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Pode um ‘elétrico’ poluir mais do que um carro convencional? Estudo revela que sim

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    Toda a gente sabe que o veículo eléctrico, sozinho, não vai resolver todos os problemas ambientais. Mais vai dar uma grande ajuda nesse sentido.

    Toda a gente sabe que isso só é munição para os anti-VE, porque só eles usam essa falácia. Os defensores da mobilidade eléctrica sabem perfeitamente que benefícios, tanto actuais como potenciais podem advir desta transição.

    Ainda assim, posso dizê-lo com convicção, não será essa a razão pela qual o VE "triunfará". "Triunfará" porque é melhor, em tudo, para o propósito da mobilidade pessoal.

    É mais eficiente.
    É mais performante.
    É menos complexo mecanicamente, "faz mais, com menos".
    É mais seguro.
    E sim, é mais limpo para o meio ambiente no seu ciclo de vida, quando comparado com um ICE equivalente.

    Temos pena se:
    Não faz barulho
    Não tem caixas manuais
    Não cheira a combustível

    Isso são coisas de petrolheads, como eu (pasme-se), que devem entender e aceitar que pertencem a uma era do automóvel que está a chegar ao fim.

    Para mim é este o maior problema dos antis, e que leva a que haja todo este extremismo ridículo. Sentem-se ameaçados pela mudança, empurrados para um futuro onde um dos seus, talvez o maior prazer, esteja "ameaçado". Porque não querem, ou não conseguem entender o novo paradigma, e perceber que isto só é bom para todos, inclusive os que querem preservar as máquinas actuais e do antigamente.

    É sempre mais fácil negar e resistir à mudança do que aceitá-la e lidar com a adaptação.

    Comentário


      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
      Mas porquê apenas parte?
      Toda a energia pode vir de fontes renováveis. Aliás, chega-nos todos os dias tanta energia solar, que apenas uma fracção pequenissima dessa energia daria para alimentar o planeta todo.
      OS VE não são efectivamente a solução. A solução é acabar com as fontes de energia fósseis e mudar para fontes de energia renováveis, e eventualmente nuclear aonde as renováveis não forem suficientes.
      Agora uma coisa é certa, com carros a combustão não conseguimos acabar com a dependência das energias fósseis. Com VE sim, é essa a diferença.
      Porque se eu disser toda, vêm com o lobbie verde, exemplos de fora de Portugal (quando interessa) etc.

      Comentário


        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
        Mas porquê apenas parte?
        Toda a energia pode vir de fontes renováveis. Aliás, chega-nos todos os dias tanta energia solar, que apenas uma fracção pequenissima dessa energia daria para alimentar o planeta todo.
        OS VE não são efectivamente a solução. A solução é acabar com as fontes de energia fósseis e mudar para fontes de energia renováveis, e eventualmente nuclear aonde as renováveis não forem suficientes.
        Agora uma coisa é certa, com carros a combustão não conseguimos acabar com a dependência das energias fósseis. Com VE sim, é essa a diferença.
        Se a humanidade confiar apenas nas renovaveis, morrem todos de frio.

        ja tinha colocado aqui este grafico
        % de producao de enegia renovavel 1 fev 2019 durante polar vortex

        Comentário


          E então? Esse gráfico prova que não se podem deixar as fontes de energia fóssil?

          Comentário


            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
            (...)
            Há muito a fazer e não se vai lá a pensar que os outros é que têm de fazer algo.
            Pois. Diz quem num tópico sobre poluição de EV vs ICE vem falar de botes no meio do oceano.
            Continua a desviar as atenções, para usarem como desculpa para evitar acabar com os carros a gasóleo nas cidades.

            Comentário


              Comentário


                Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                Se a humanidade confiar apenas nas renovaveis, morrem todos de frio.

                ja tinha colocado aqui este grafico
                % de producao de enegia renovavel 1 fev 2019 durante polar vortex
                E se a minha avó tivesse rodas era uma bicicleta.


                Essa de usar um caso extremo, quando tens exemplo como o Português onde a produção média anual é maioritariamente renovável, é prova da falácia da tua argumentação

                Comentário


                  Estes gajos que dizem que os elétricos são mais poluentes são os mesmos que não acreditam nas alterações climáticas. Nem conseguem ser coerentes nas suas crenças

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Pois. Diz quem num tópico sobre poluição de EV vs ICE vem falar de botes no meio do oceano.
                    Continua a desviar as atenções, para usarem como desculpa para evitar acabar com os carros a gasóleo nas cidades.
                    Os teus botes vêm demonstrar a tua falta de pontaria.

                    A frota de cargueiros e afins poluem MUITO mais que todos os automóveis juntos.

                    Assim ficas sempre com a testa gelada...

                    Por mim, como ja disse, acabava rapidamente com automóveis anteriores a euro 5 ou 6.

                    E claramente com o tipo de combustível barato desse cargueiros.

                    Bom apetite

                    Comentário


                      Obviamente acabava também com a remoção de faps e egrs.

                      Punha as inspeções a controlar o seu funcionamento e criminalizava a sua adulteração.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                        Os teus botes vêm demonstrar a tua falta de pontaria.

                        A frota de cargueiros e afins poluem MUITO mais que todos os automóveis juntos.

                        Assim ficas sempre com a testa gelada...

                        Por mim, como ja disse, acabava rapidamente com automóveis anteriores a euro 5 ou 6.

                        E claramente com o tipo de combustível barato desse cargueiros.

                        Bom apetite
                        Depois os outros é que comem gelados com a testa...


                        Continua a misturar as coisas, continua.
                        Tens uma falta de visão que é obra!
                        Essa falta de visão vai muito para além da pontaria com os gelados.

                        O objectivo é emissões ZERO onde vivem/trabalham as pessoas.
                        ZERO!
                        Esquece lá essa treta das Euro 5 e 6.
                        Isso serve para deslocações FORA dos centros urbanos.

                        Se o problema fosse o CO2, falava-se em acabar com os carros a gasolina, e não a gasóleo.
                        O problema dos NOx e partículas são emissões LOCAIS, a mrd dos cargueiros não tem qualquer influência (ver o post com o link de Munique, Estugarda, e Colónia).

                        Acho que uma formação de como comer gelados seria útil para o teu desempenho neste assunto.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                          Obviamente acabava também com a remoção de faps e egrs.

                          Punha as inspeções a controlar o seu funcionamento e criminalizava a sua adulteração.
                          Pronto... já cá faltava a crença no Pai Natal...

                          Sim, porque a fiscalização apanhou imediatamente as burlas nas emissões... não foi preciso aparecer um gajo de fora a descobrir a marosca e a meter a boca no trombone.

                          Se isto foi a incapacidade de detectar maroscas que TODOS os carros de cada modelo tinham, imaginem a detectar as maroscas diferentes feitas individualmente a cada carro...




                          Sim, sim. Todos aqui acreditamos no Pai Natal. Podes continuar, que tens toda a razão.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                            Se o problema fosse o CO2, falava-se em acabar com os carros a gasolina, e não a gasóleo.
                            O problema dos NOx e partículas são emissões LOCAIS, a mrd dos cargueiros não tem qualquer influência (ver o post com o link de Munique, Estugarda, e Colónia).

                            Acho que uma formação de como comer gelados seria útil para o teu desempenho neste assunto.
                            Se o problema fosse o CO2, começava-se logo por taxar o litro do gasóleo 14% acima do litro de gasolina. Os automóveis não se transformam em CO2, os combustíveis sim, e um litro gasóleo 14% são 2,64 kgs de CO2, de gasolina são só 2,33 kgs de CO2.
                            E a seguir não se acabava com os carros a gasolina, fazia-se era uma jihad impiedosa a tudo o que era carro grande/pesado/potente - TTs, SUVs, premiums e segmentos D e E, supercarros e muscle cars. Só ficavam os utilitários pequenos, diesel ou gasolina.
                            Isso sim, era a verdadeira caça ao CO2.

                            Comentário


                              Resolver o problema dos gases de efeito de estufa nem era começar pelo CO2, era começar pelo metano, que é bem pior para o efeito de estufa que o CO2.

                              Era acabar com as feijoadas, e criminalizar os peidos.

                              Comentário


                                Agora é que foi. O topping em cima do gelado.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  criminalizar os peidos.
                                  Tu não me faças isso, que vou preso o resto dos dias...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                                    Se a humanidade confiar apenas nas renovaveis, morrem todos de frio.
                                    Apenas nas renováveis?......meu...estou a ver que falhaste a consulta...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      E então? Esse gráfico prova que não se podem deixar as fontes de energia fóssil?
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      grafico
                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                      E se a minha avó tivesse rodas era uma bicicleta.


                                      Essa de usar um caso extremo, quando tens exemplo como o Português onde a produção média anual é maioritariamente renovável, é prova da falácia da tua argumentação
                                      Vou explicar como explico as crianças (é o que merecem)

                                      Meninos, no dia 1 de fevereiro de 2019 nos estados unidos fez muito frio, tanto frio que gelou os rios, gelou os tintins, gelou os neuronios de muita gente que ficaram mais burros que uma bota da tropa...

                                      Acontece que temos varias fontes de energia man-made a mais de 50 anos, mais recentemente surgiram as fontes renováveis de energia, e nesse dia, ou melhor nessa semana gelada... as fontes renováveis como o sol e o vento produziram insuficiente energia diária na américa, menos de 3% dos 100% necessários diariamente.

                                      Se o pais dependesse de apenas energia renovável teria acontecido um blackout e tinham morrido milhares de pessoas devido ao frio pois não existem backups suficientes para manter o pais a funcionar com GWh produzido com renováveis.

                                      Caso a mesma situação extrema tivesse acontecido em Portugal teria sido uma catástrofe, pois segundo os últimos dados o pais gera +50% de renováveis anualmente.

                                      Existem uma soluções "loucas" que consiste em usar mega-baterias (como caso da Alemanha que compraram 1 unidade ) que custam apenas alguns trilhoes de euros, e permite manter o pais com GHw para 2 a 3 dias, ao custo de 1000€ por GWh.
                                      O preço por GWh actual é entre do 50€ a 60€...para 1000€ + alguns trilhos de euros, ainda vai uma grande diferença para usar em casos extremos.

                                      O blackout de 2006 que durou apenas 40 minutos

                                      In total, over a 10 million people in northern Germany, France, Italy, Belgium, and Spain lost power or were affected by the blackout. In northern Germany, more than 100 trains were delayed for more than two hours because of the blackout.[4] Almost all of France was affected except the southeast of the country.[4] In affected areas in France, firefighters were asked to respond to approximately 40 people being stuck in elevators. In Belgium, only the area around Antwerp was seriously affected, as well as Ghent and Liège, leaving the rest of the country with power.[5] Italy, which had experienced a similar blackout in 2003 which left 95% of the country without power, was only affected in a few areas, mainly Piedmont, Liguria in northern Italy, and Puglia in southern Italy.[5] In Spain, the news network Red Electrica was affected, as were the regions of Madrid, Barcelona, Zaragoza, and part of Andalusia.[4]

                                      Comentário


                                        Tu precisas de aprender muito antes de conseguires explicar o que quer que seja.

                                        Qualquer renovável volátil tem instalado um backup em função do seu credit capacity, sempre.

                                        E ainda bem que falas no dia 1 das fevereiro, pois nesse dia Portugal foi alimentado a 90% eólica.


                                        https://www.dinheirovivo.pt/economia/1319883/

                                        http://www.centrodeinformacao.ren.pt...aDiagrama.aspx

                                        Comentário


                                          Outra vez arroz?

                                          A mudança no sector dos transportes começa nos automoveis, por uma simples razão, é mais fácil, mas nos barcas também já se está a avançar, existem fery boats electricos na Noruega, a Maerks, que é a maior empresa de transporte de contentores do mundo, já disse que até 2050 irá ser segundo eles "carbon Neutral" nos aviões a Easyjet tem previsto começar testes comerciais com aviões eléctricos este ano.

                                          A mudança está a acontecer, mas cada sector tem as suas características que vai fazer com que os ritmos de mudança sejam diferentes.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                                            Vou explicar como explico as crianças (é o que merecem)

                                            Meninos, no dia 1 de fevereiro de 2019 nos estados unidos fez muito frio, tanto frio que gelou os rios, gelou os tintins, gelou os neuronios de muita gente que ficaram mais burros que uma bota da tropa...

                                            Acontece que temos varias fontes de energia man-made a mais de 50 anos, mais recentemente surgiram as fontes renováveis de energia, e nesse dia, ou melhor nessa semana gelada... as fontes renováveis como o sol e o vento produziram insuficiente energia diária na américa, menos de 3% dos 100% necessários diariamente.

                                            Se o pais dependesse de apenas energia renovável teria acontecido um blackout e tinham morrido milhares de pessoas devido ao frio pois não existem backups suficientes para manter o pais a funcionar com GWh produzido com renováveis.

                                            Caso a mesma situação extrema tivesse acontecido em Portugal teria sido uma catástrofe, pois segundo os últimos dados o pais gera +50% de renováveis anualmente.

                                            Existem uma soluções "loucas" que consiste em usar mega-baterias (como caso da Alemanha que compraram 1 unidade ) que custam apenas alguns trilhoes de euros, e permite manter o pais com GHw para 2 a 3 dias, ao custo de 1000€ por GWh.
                                            O preço por GWh actual é entre do 50€ a 60€...para 1000€ + alguns trilhos de euros, ainda vai uma grande diferença para usar em casos extremos.

                                            O blackout de 2006 que durou apenas 40 minutos
                                            Esse argumento é tão estapafúrdio e inválido para discussão em causa a tantos níveis que nem me vou dar ao trabalho.

                                            Lá está Caso a minha avó tivesse rodas, seria uma bicicleta

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                                              Vou explicar como explico as crianças (é o que merecem)
                                              (...)
                                              Jazuz!!!

                                              Portanto, porque há a possibilidade de haver 1 dia por ano sem vento, nem Sol, nem marés, nem energia geo-térmica, nem hídricas, no planeta inteiro (não sei se sabes que a electricidade não precisa ser produzida onde é consumida), as renováveis não prestam, e por isso mais vale continuar a queimar carvão, queimar combustíveis fósseis, e ter uma Hiroshima em cada distrito.

                                              Não tens noção do ridículo da posição que defendes, pois não?
                                              Aliás, não tens noção do ridículo das mentiras que os gajos da desinformação política inventam para envenenar a opinião pública, pois não?

                                              É tipo aquele presidente mundial de um país chamado Ontário, que cancelou as energias renováveis do planeta.
                                              Ah! A inteligência desses partidos conservadores/republicanos…


                                              Até usam palhaçadas sobre a morte de pássaros por colisões com as pás das turbinas eólicas!!!
                                              Que ridículo!!!


                                              E se o "CLEAN DIESEL" é ridículo, então o "CLEAN COAL" é épico!!!

                                              Comentário


                                                A ler, especialmente pelos praticantes de testa no gelado:
                                                https://observador.pt/2019/03/04/ten...em-psicologos/

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
                                                  Outra vez arroz?

                                                  A mudança no sector dos transportes começa nos automoveis, por uma simples razão, é mais fácil, mas nos barcas também já se está a avançar, existem fery boats electricos na Noruega, a Maerks, que é a maior empresa de transporte de contentores do mundo, já disse que até 2050 irá ser segundo eles "carbon Neutral" nos aviões a Easyjet tem previsto começar testes comerciais com aviões eléctricos este ano.

                                                  A mudança está a acontecer, mas cada sector tem as suas características que vai fazer com que os ritmos de mudança sejam diferentes.
                                                  Só há uma coisa em que não me apanham: num avião eléctrico. Nem percebo como é que pode fazer sentido tecnicamente, porque não faz. Vamos voltar aos motores com hélices?

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                                                    Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                    Só há uma coisa em que não me apanham: num avião eléctrico. Nem percebo como é que pode fazer sentido tecnicamente, porque não faz. Vamos voltar aos motores com hélices?
                                                    O hidrogénio poderá ser uma boa opção nesse caso.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                      O hidrogénio poderá ser uma boa opção nesse caso.
                                                      Hidrogénio... transporte aéreo... isto lembra-me alguma coisa...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                        O hidrogénio poderá ser uma boa opção nesse caso.
                                                        O problema não é o abastecimento, é a propulsão. Gera-se uma enormidade de propulsão com a queima do combustível no motor de um avião. Não sei como é que se pode bater um motor a jacto com a tecnologia actual.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Hidrogénio... transporte aéreo... isto lembra-me alguma coisa...
                                                          Oh the humanity!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                            O problema não é o abastecimento, é a propulsão. Gera-se uma enormidade de propulsão com a queima do combustível no motor de um avião. Não sei como é que se pode bater um motor a jacto com a tecnologia actual.

                                                            3A1366A6-D655-46F6-8B0B-258A6F62B54C.jpeg

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                                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                              Hidrogénio... transporte aéreo... isto lembra-me alguma coisa...
                                                              Pode lembrar, mas um avião actual não é propriamente feito de papel.

                                                              Comentário

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