Não tenho nenhum carro em referência, apesar de ter visto muitos e parecerem que levam ouro na mala.
Volto a repetir!
Não Tenho Preferência Por Combustível!
Não Tenho Preferência Por Segmento!
Até agora enchia o depósito uma vez por mês, que dá por volta de 70 euros.
Vou passar a gastar 130 euros mensais em média. Isto a contar com o carro a andar em nacional a maior parte do tempo, o que leva aos 5 litros.
Num diesel poupado, gasto 100 com os mesmos 5 litros aos 100.
Se for a pisar ovos para 4 litros, gasto 79€.
PS: Os valores que usei foi a 95 a 1.479 e o diesel a 1.339 euros.
A troca não vai ser já feita a correr. Vou dar pelo menos um mês a mim próprio para pesquisar melhor.
Os euros serão sempre importantes.
O meu medo com o 106 é o efeito do aumento da quilometragem anual.
Não é um carro que use para correrias nem para pára-arrancas, mas será usado para fazer kms enquanto o manter na situação em que me encontro.
E já há uns bons anos que tem o habito de papar óleo a cada 10 mil kms.
Apesar de ter trocado a embraiagem, velas, kit distribuição no início do ano, assim como amortecedores frontais e revisionado o circuito de travagem há um ano atrás, haverá sempre alguma coisa a queixar-se, mesmo fazendo uma revisão regular.
Por enquanto vou mantendo-o. Depois fica para a companheira dar umas voltas na cidade quando precisar.
Tive recentemente uma mudança como a tua e também faço esses km's num carro a gasolina.
A diferença é que tenho uma Astra que está a dias de fazer os 9 anos, tem perto de 100.000kms.
Confesso que não equacionei a troca de carro, embora no teu caso talvez o fizesse uma vez que o 106 está velhote e a nível mecânico pelo que dizes não está famoso ( perda de óleo ).
Acho que deves procurar outra coisa, com tempo e calma, também para te adaptares no trabalho e para não comprares mal, visto que também não irás comprar nada recente com esse orçamento.
Faço 100km de nacional com relativamente pouco trânsito e 20km de AE todos os dias num segmento B 1.3 diesel com jante de 17.
Velocidades médias de 70~90 (mais um pouco quando as condições o permitem) em Nacional e 130 em AE. O consumo médio ronda os 5.5/5.7L.
Não estou aqui a atirar postas ao ar.
Obviamente que a AE não é muito favorável a motores pequenos a diesel mas ainda assim, está longe de fazer os tais consumos miraculosos.
Estás numa sociedade repleta de aldrabões dos consumos e das velocidades máximas, nada de novo.
Mas de qualquer forma 5.5 L faz um segmento D sem andar a pisar ovos em nacionais , tipo 90/100. Ou seja eu diria que estás com uma ideia ligeiramente errada dos consumos mas atenção, o que eu disse na 1ª frase , mantenho
Vou passar a gastar 130 euros mensais em média. Isto a contar com o carro a andar em nacional a maior parte do tempo, o que leva aos 5 litros.
Num diesel poupado, gasto 100 com os mesmos 5 litros aos 100.
Se for a pisar ovos para 4 litros, gasto 79€.
Cenário otimista:
Manténs o 106, ao fim de 3 anos gastas 130*12*3 = 4680€
Compras carro diesel de 3000€ e vendes o 106 por 1500€, ao fim de 3 anos gastas 3000 - 1500 + 79*12*3 = 4344€
Cenário pessimista: Manténs o 106, ao fim de 5 anos gastas 130*12*5 = 7800€
Compras carro diesel de 4000€ e vendes o 106 por 1000€, ao fim de 5 anos gastas 4000 - 1000 + 79*12*5 = 7740€
Depende muito dos valores de compra e de venda dos carros, mas em média os custos equilibram-se ao fim de cerca de 4 anos. Tens de pensar se vais manter o carro mais do que esse tempo. Se sim, pode ser vantajoso trocar. Mas varia muito...
o 106 em estrada consome pouco e não anda nada , ultrapassar com isso deve ser um pesadelo.
Arranjando um diesel vai poupar uns 350-400 euros em combustível, e tendo em conta que andaste a arranjar recentemente o teu carro do ponto e vista económico acho que faria sentido manter o 106 algum tempo.
Agora para fazer nacional todos os dias esse carro já está muito ultrapassado e por isso é que pensaria fazer a troca se tivesse oportunidade, é uma questão de ires procurando com calma até aparecer um bom negocio.
Dinheiro terá sempre de se gastar. Pode gastar uns 3 mil euros nun carro a gasolina que comparativamente ao 106 vai ser muito mais moderno e seguro. O problema é que a gasolina está demasiado cara.
Um diesel seria a poupança intermédia entre gasolina e GPL / hibrido/eléctrico mas aqui temos um problema é que há tantos diesel usados abaixo dos 5 mil euros que andam tão desgastados.....
Para não ficarem a pensar que sou anti diesel, é óbvio que há muito bons negócios mas o problema não é confiar nos carros mas sim nos donos que tiveram.
o 106 em estrada consome pouco e não anda nada , ultrapassar com isso deve ser um pesadelo.
Ultrapassar com um 106 é um drama porquê ? Obriga a ter mais cuidado? A reduzir e a fazer RPM's com barulho? Que draaaama
Ainda há dias andei em nacional com o Polo 64cv da minha maria que não anda assim tão mais que esse 106 1.0 50cv e olha que é uma questão de nos adaptarmos e fazer as coisas com cuidado.
Pesadelo pesadelo é um carro com falha nos travões, isso sim
Se achas que vale a pena ou é necessário, já consegues dar o "salto" para um segmento C. Falta ver se preferes a gasóleo (talvez já valha a pena) ou gasolina. Vais já ser bombardeado com o GPL, por isso esclarece logo se isso é opção para ti ou não.
o meu exemplo é só isso mesmo, um exemplo puro e simples. até é já deveras conhecido aqui no fórum. tenho carro a diesel que consome pouquinho (tdi de 150cv) e há ano e meio adquiri um carro a gpl. ia para gasolina, mas apareceu esta oportunidade e ainda bem, pois passei, em menos de 1 ano, a fazer 100kms diários em vez de 15 e a minha mulher começou a fazer 40kms diários 4 dias por semana, regra geral.
o bicho gasta muito, é um 1.6 a gastar 10lts aos 100, o que me dá cerca de 7/7,5€ por 100kms. os trajetos também não são nada favoráveis, pois passo por duas serras, com descidas e subidas de 10 e 12%. mesmo assim, não sei se conseguiria tirar 1lt se o trajeto fosse BEM mais favorável, já que regra geral ando com os consumos sempre na ordem do dia.
esse motor 1.0 é muito antigo, vem pelo menos do visa, é um motor que, comparado com o 1.1, bem mais recente, é 30% mais fraco em tudo. o carro vai começar a ressentir-se, pois vai haver sempre alguma coisa a dar o berro. se for para trocar, é sempre por algo melhor, mas acabas por ter que fazer o tal investimento e só daqui a muito tempo poupar. é sempre um pau de dois bicos...
Eu ponderava a troca por algo tipo tanque, por exemplo um Corolla a gasolina 1.4 de 2002, p.ex, a diferença de conforto seria da noite para o dia! Pensando só em consumos, não trocava.
Vou propor algo que ainda ninguém se lembrou. Para já manténs o 106, com o emprego novo (presumo que vás ganhar mais um pouco que actualmente) poupas mais umas massas, e daqui a um ano ou assim já tens um orçamento para algo mais carro. Um Focus 1.6 TDCi como já propuseram por aí seria uma excelente opção, mas eu preferia a versão de 109cv, e com menos kms. Com uns 6 ou 7k já arranjas um exemplar desses.
Bem, obrigado pela ajuda. Serviu para clarear as ideias.
Tendo em conta que uso o carro como meio de transporte, é natural que ligue a consumos para os kms a fazer.
Calculei os 1600 kms como média mensal a contar. Pode acontecer num mês ou outro do ano a media subir ligeiramente.
No entanto, procuro um equilíbrio entre consumos e fiabilidade. Se num diesel há mais complexidade de componentes (mais recente, maior complexidade), num gasolina mais antigo há sempre a possibilidade da junta da colassa berrar sem a pessoa dar conta a tempo, por exemplo. Portanto, agradecia menos fundamentalismos...
o 106 em estrada consome pouco e não anda nada , ultrapassar com isso deve ser um pesadelo.
Arranjando um diesel vai poupar uns 350-400 euros em combustível, e tendo em conta que andaste a arranjar recentemente o teu carro do ponto e vista económico acho que faria sentido manter o 106 algum tempo.
Agora para fazer nacional todos os dias esse carro já está muito ultrapassado e por isso é que pensaria fazer a troca se tivesse oportunidade, é uma questão de ires procurando com calma até aparecer um bom negocio.
Ultrapassar neste carro sempre foi um assunto a calcular de forma fria. É normal acabar por aliviar o pé e continuar na mesma posição, na maior parte das situações.
O meu dilema com o meu carro prende-se pelo estado actual mecânico que já falei antes, e os dissabores que pode trazer, principalmente numa deslocação para o trabalho.
Em 11 anos de carta, nunca troquei de carro. O trocar porque sim, neste momento é um luxo arriscado, e noutras ocasiões não troquei porque via motivos para trocar. Não fazia grandes kms e o 106 continuava como um tanque.
Ok, mas se consideras que agora trocar é um luxo arriscado, anda nem que seja mais uns meses pelo menos, com o 106. Logo vês como ele reage e como te adaptas.
Comprar " à pressa " nunca é boa solução. E alem disso, caso venhas a comprar, tambem não é por mais uns meses que vai haver stress.
Bem, obrigado pela ajuda. Serviu para clarear as ideias.
Tendo em conta que uso o carro como meio de transporte, é natural que ligue a consumos para os kms a fazer.
Calculei os 1600 kms como média mensal a contar. Pode acontecer num mês ou outro do ano a media subir ligeiramente.
No entanto, procuro um equilíbrio entre consumos e fiabilidade. Se num diesel há mais complexidade de componentes (mais recente, maior complexidade), num gasolina mais antigo há sempre a possibilidade da junta da colassa berrar sem a pessoa dar conta a tempo, por exemplo. Portanto, agradecia menos fundamentalismos...Ultrapassar neste carro sempre foi um assunto a calcular de forma fria. É normal acabar por aliviar o pé e continuar na mesma posição, na maior parte das situações.
O meu dilema com o meu carro prende-se pelo estado actual mecânico que já falei antes, e os dissabores que pode trazer, principalmente numa deslocação para o trabalho.
Em 11 anos de carta, nunca troquei de carro. O trocar porque sim, neste momento é um luxo arriscado, e noutras ocasiões não troquei porque via motivos para trocar. Não fazia grandes kms e o 106 continuava como um tanque.
Aqui vão algumas sugestões entre os 4000/5000 € sem FAPS:
Barato, poupado, manutenção básica, selo barato. E para quem vem de um 106 vais achar um luxo. Em meia dúzia de anos tens os 3k amortizados da compra só na poupança de combustível. E vais passar a andar com um carro muito superior a tudo em relação ao 106.
Anúncio errado... tem 70cv, não 80. Aquelas jantes são 15, não 16. Nesse carro, com esses km's, é um carro já cheio de barulhos parasitas.
No entanto, para nacional, confesso que faço excelentes consumos nele... Algumas viagens que fazia pela N13 entre Póvoa de Varzim e Viana do Castelo, foram feitas com médias de 5l.
Porque é que dizes que são sem FAP?
Eu não conheço um único 407 1.6 HDi sem FAP.
A maioria dos 307s 1.6 HDi 110 também tinha FAP. Apenas os 307s 1.4 HDi, 1.6 HDi 90 e 2.0 HDI 90 nunca tiveram FAP. Os 1.6 HDI 110 tinham na maioria, os 2.0 HDI 110 e 136 tinham FAP em todos.
Já agora, uns modos de saber se tem ou não FAP num 307.
Cenário otimista:
Manténs o 106, ao fim de 3 anos gastas 130*12*3 = 4680€
Compras carro diesel de 3000€ e vendes o 106 por 1500€, ao fim de 3 anos gastas 3000 - 1500 + 79*12*3 = 4344€
Cenário pessimista: Manténs o 106, ao fim de 5 anos gastas 130*12*5 = 7800€
Compras carro diesel de 4000€ e vendes o 106 por 1000€, ao fim de 5 anos gastas 4000 - 1000 + 79*12*5 = 7740€
Depende muito dos valores de compra e de venda dos carros, mas em média os custos equilibram-se ao fim de cerca de 4 anos. Tens de pensar se vais manter o carro mais do que esse tempo. Se sim, pode ser vantajoso trocar. Mas varia muito...
Comprar um 106 por 1000 ou 1500€ é que...mas há malucos para tudo
Não esquecer que um 106 1.0 ( e se for anterior a 95 ainda melhor) paga pouco de IUC, e muitos componentes de desgaste também são mais baratos, como por exemplo pneus.
E nos dias que correm, comprar um diesel por 3 ou 4 mil€ que seja um valor seguro em termos de não investimento em avarias no prazo de 3 ou 5 anos, deve ser mais fácil encontrar uma agulha num palheiro!
Faço 100km de nacional com relativamente pouco trânsito e 20km de AE todos os dias num segmento B 1.3 diesel com jante de 17.
Velocidades médias de 70~90 (mais um pouco quando as condições o permitem) em Nacional e 130 em AE. O consumo médio ronda os 5.5/5.7L.
Não estou aqui a atirar postas ao ar.
Obviamente que a AE não é muito favorável a motores pequenos a diesel mas ainda assim, está longe de fazer os tais consumos miraculosos.
essas médias faço eu sem qualquer tipo de problema com AE a 120 e 20% de cidade com filas. em nacional por volta dos 90/100 gasta por volta dos 4. e é um C carrinha.
Comprar um 106 por 1000 ou 1500€ é que...mas há malucos para tudo
Não esquecer que um 106 1.0 ( e se for anterior a 95 ainda melhor) paga pouco de IUC, e muitos componentes de desgaste também são mais baratos, como por exemplo pneus. E nos dias que correm, comprar um diesel por 3 ou 4 mil€ que seja um valor seguro em termos de não investimento em avarias no prazo de 3 ou 5 anos, deve ser mais fácil encontrar uma agulha num palheiro!
Pois a questão é mesmo essa !
E houve tanto, mas tanto carro usado que a manutenção foi deixada para 2º plano....
Mas tudo isto da compra diesel vs gasolina era evitada se o nosso país não tivesse a gota ao preço do ouro
Porque é que dizes que são sem FAP?
Eu não conheço um único 407 1.6 HDi sem FAP.
A maioria dos 307s 1.6 HDi 110 também tinha FAP. Apenas os 307s 1.4 HDi, 1.6 HDi 90 e 2.0 HDI 90 nunca tiveram FAP. Os 1.6 HDI 110 tinham na maioria, os 2.0 HDI 110 e 136 tinham FAP em todos.
Já agora, uns modos de saber se tem ou não FAP num 307.
O 2.0 HDI 110 do 307 que se vendeu em PT não tinha FAP. A versão com, era 107cv salvo erro e não se vendeu em nennhum modelo cá. Pelo menos que eu saiba.
Porque é que dizes que são sem FAP?
Eu não conheço um único 407 1.6 HDi sem FAP.
A maioria dos 307s 1.6 HDi 110 também tinha FAP. Apenas os 307s 1.4 HDi, 1.6 HDi 90 e 2.0 HDI 90 nunca tiveram FAP. Os 1.6 HDI 110 tinham na maioria, os 2.0 HDI 110 e 136 tinham FAP em todos.
Já agora, uns modos de saber se tem ou não FAP num 307.
E houve tanto, mas tanto carro usado que a manutenção foi deixada para 2º plano....
Mas tudo isto da compra diesel vs gasolina era evitada se o nosso país não tivesse a gota ao preço do ouro
Atenção que os carros a gasolina de 4 mil € também precisam de investimento no prazo de 3 a 5 anos e 60 a 100mil km's, que é o caso do tópico. Não há volta a dar.
E isto é transversal a qualquer carro independentemente de ser bem ou mal tratado mecanicamente.
Recentemente trocou-se um carro cá em casa que ia a caminho dos 10 anos. Gasóleo e 125 mil km, está "novo". Mas de momento estava a precisar da revisão dos 9 anos, calços, discos e 4 pneus novos (caros). No próximo ano precisaria de trocar a correia de distribuição e tinha mais uma outra coisa para resolver. Já se andava a pensar na troca, mas todas estas coisas somadas e que viriam ao mesmo tempo serviu de empurrãozinho para trocar já.
O 2.0 HDI 110 do 307 que se vendeu em PT não tinha FAP. A versão com, era 107cv salvo erro e não se vendeu em nennhum modelo cá. Pelo menos que eu saiba.
O nosso 2.0 HDI 110 era esse de 107cv e com FAP. Disso tenho eu a certeza.
Já nos C5 e Xsaras era o 2.0 HDI 110 com 109cv sem FAP.
A versão 2.0 HDI 110 do 307 tinha 79kw o que dava uns 107cv.
Atenção que os carros a gasolina de 4 mil € também precisam de investimento no prazo de 3 a 5 anos e 60 a 100mil km's, que é o caso do tópico. Não há volta a dar.
E isto é transversal a qualquer carro independentemente de ser bem ou mal tratado mecanicamente.
Recentemente trocou-se um carro cá em casa que ia a caminho dos 10 anos. Gasóleo e 125 mil km, está "novo". Mas de momento estava a precisar da revisão dos 9 anos, calços, discos e 4 pneus novos (caros). No próximo ano precisaria de trocar a correia de distribuição e tinha mais uma outra coisa para resolver. Já se andava a pensar na troca, mas todas estas coisas somadas e que viriam ao mesmo tempo serviu de empurrãozinho para trocar já.
SIm sim sem qualquer dúvida.
A cena é que eu tenho muito receio desses negócios do típico diesel a 4 ou 5 mil euros com 170 mil ou 180 mil KM.....que quilometragem oportunista. Ou estão a precisar de uma boa revisão ou estão com KM martelados....
Ahh ok então é isso. Terá sido o único modelo com 2.0 HDI 110 FAP ?em PT pelo menos.
Houve outro.
Os quadrigemeos Peugeot 807, Citroën C8, Fiat Ulisses e Lancia Phedra tinham uma versão 2.0 HDI 110 FAP com 109cv e 270nm de binário, em vez dos 250nm no 307, porque já tinham 16v.
Tenho ideia da Phedra não ter por cá esse motor 2.0 110.
A cena é que eu tenho muito receio desses negócios do típico diesel a 4 ou 5 mil euros com 170 mil ou 180 mil KM.....que quilometragem oportunista. Ou estão a precisar de uma boa revisão ou estão com KM martelados....
Não são todos, óbvio....mas....
São opções. Pode correr bem ou correr mal.
Quando se compra algo mais novo também é igual, mas sempre há garantias e pelo menos tem-se algumas dezenas de km's para rolar sem gastos em manutenção.
Isto para mim não faz qualquer sentido nesta fase, provavelmente mudaste de emprego para ir ganhar mais e agora vais logo gastar 5000€ num carro quando o aumento mensal é de 60€ que a dividir por 5000€ dá para andar mais de 80 meses.
Comentário