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    #91
    Não é um tiro no pé, são as limitações da tecnologia.

    Originalmente Colocado por inconstitu Ver Post
    Isso é um tiro no pé, assim sendo só poderá compensar na autonomia, nunca no preço / km.

    Comentário


      #92
      Por um lado até tenho alguma pena da Toyota.

      Eles investiram tanto tempo, dinheiro e investigação no hidrogénio, pelos vistos até fizeram um excelente trabalho, e...

      ...a evolução das baterias de lítio deitou por terra quase todo este trabalho. Talvez arranjem um nicho de mercado para a tecnologia, mas estou a ver as coisas muito más. Até os pesados já demonstraram que funcionam bem "a pilhas".

      Comentário


        #93
        não deve estar em queda, deve é estar ainda pouco desenvolvido. ou então é como disseram também, provavelmente depois poderão desviar a produção para outros fins.

        https://observador.pt/2021/10/13/com...e-combustivel/

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Por um lado até tenho alguma pena da Toyota.

          Eles investiram tanto tempo, dinheiro e investigação no hidrogénio, pelos vistos até fizeram um excelente trabalho, e...

          ...a evolução das baterias de lítio deitou por terra quase todo este trabalho. Talvez arranjem um nicho de mercado para a tecnologia, mas estou a ver as coisas muito más. Até os pesados já demonstraram que funcionam bem "a pilhas".
          Como podes ter pena do maior e mais rico constructor automóvel do mundo?
          Eu tenho pena de não ter uma Toyota portuguesa, o PIB de Portugal duplicava.

          Não é só a Toyota a investir em fuel cells Honda e Hyundai têm investido bastante.
          Suponho que estes gigantes com recursos quase infinitos saibam um pouquinho mais.

          https://fuelcellsworks.com/news/bosc...-fuel-cells-2/
          Editado pela última vez por Prelude; 14 October 2021, 19:54.

          Comentário


            #95
            Toyota Mirai bate recorde ao rodar 1.360 km sem “reabastecer”

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
              Como podes ter pena do maior e mais rico constructor automóvel do mundo?
              Eu tenho pena de não ter uma Toyota portuguesa, o PIB de Portugal duplicava.

              Não é só a Toyota a investir em fuel cells Honda e Hyundai têm investido bastante.
              Suponho que estes gigantes com recursos quase infinitos saibam um pouquinho mais.

              https://fuelcellsworks.com/news/bosc...-fuel-cells-2/


              Já que referes a Hyundai, tens os cerca de 50 camiões que circulam na Suiça, os Hyundai Xcient Fuell Cell.


              https://www.swisscamion.ch/fr/articl...ent-fuel-cell/


              https://www.ansa.it/canale_motori/no...91be24044.html

              Comentário


                #97

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                  Como podes ter pena do maior e mais rico constructor automóvel do mundo?
                  É uma pena "relativa".

                  Eles investiram imenso nas fuel cells, considerando que esta seria a tecnologia futura da maioria dos veículos ligeiros, a tecnologia que iria substituir os motores de combustão.

                  E seria... se não fosse a inesperada evolução das baterias de lítio.

                  Comentário


                    #99
                    Faz-me lembrar o case study da Nokia, como a malta da gestão tanto gosta:
                    - tinham a maior parte do market share em 2007 e perderam-na porque insistiram no Symbian.




                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Eles investiram tanto tempo, dinheiro e investigação no hidrogénio, pelos vistos até fizeram um excelente trabalho, e...

                    ...a evolução das baterias de lítio deitou por terra quase todo este trabalho.
                    Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                    Suponho que estes gigantes com recursos quase infinitos saibam um pouquinho mais.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      É uma pena "relativa".

                      Eles investiram imenso nas fuel cells, considerando que esta seria a tecnologia futura da maioria dos veículos ligeiros, a tecnologia que iria substituir os motores de combustão.

                      E seria... se não fosse a inesperada evolução das baterias de lítio.
                      A Toyota prepara - se para iniciar revolução nas baterias, esperaram pela altura certa e não colocaram todos os ovos no mesmo cesto.
                      Fazem porque podem, são de longe o construtor automóvel mais poderoso.

                      https://asia.nikkei.com/Spotlight/Mo...for-2021-debut

                      https://www-motortrend-com.cdn.amppr...-investment%2F
                      Editado pela última vez por Prelude; 15 October 2021, 13:41.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                        A Toyota prepara - se para iniciar revolução nas baterias, esperaram pela altura certa
                        Será que esperaram pela altura certa ou aperceberam-se demasiado tarde que o futuro dos automóveis ligeiros é o BEV ?

                        Quanto a essas baterias de estado sólido, vamos ver se não é apenas vapourware.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Será que esperaram pela altura certa ou aperceberam-se demasiado tarde que o futuro dos automóveis ligeiros é o BEV ?

                          Quanto a essas baterias de estado sólido, vamos ver se não é apenas vapourware.
                          As baterias de estado solido não são exclusivas da Toyota, todos os fabricantes estão com, pelo menos, um olho nessa tecnologia.

                          Comentário



                            Falta saber a que velocidade média. Se for como o elétricos terem que andar a pastar bem que podem ficar com ele

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                              As baterias de estado solido não são exclusivas da Toyota, todos os fabricantes estão com, pelo menos, um olho nessa tecnologia.
                              Vamos aguardar para ver se é mesmo uma tecnologia promissora...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Vamos aguardar para ver se é mesmo uma tecnologia promissora...
                                A tecnologia é inequivocamente promissora e estará no mercado em breve, mas não necessariamente pela mão da Toyota.

                                Vários fabricantes têm estado a investir nesta área e não parece haver um avanço especial da marca neste domínio que lhe permita chegar lá com alguns anos de avanço.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Prelude Ver Post
                                  A Toyota prepara - se para iniciar revolução nas baterias, esperaram pela altura certa e não colocaram todos os ovos no mesmo cesto.
                                  Fazem porque podem, são de longe o construtor automóvel mais poderoso.

                                  https://asia.nikkei.com/Spotlight/Mo...for-2021-debut

                                  https://www-motortrend-com.cdn.amppr...-investment%2F

                                  A Toyota deixou-se apanhar um bocado na curva no que toca aos eléctricos mas eles são das poucas marcas que se podem dar ao luxo de se atrasar devido ao sucesso dos seus híbridos e porque continuam a vender e a facturar a grande.

                                  Além de que ser dos primeiros no que toca aos eléctricos não garante sucesso no futuro, a Nissan que o diga...

                                  Quanto a aposta no hidrogénio é algo a que eles se podem dar ao luxo de apostar forte e feio mesmo que seja um fracasso, algo que eu duvido pois muitas marcas também estão a postar no hidrogénio, mas mais nos carros comerciais e pesados. E muitos continuam a jurar que o hidrogénio é o futuro, se tem ou não razão, não faço ideia.

                                  Também convém lembrar que a Toyota é uma firma gigantesca que opera em várias áreas, sendo que algumas delas podem fazer uso do hidrogénio no futuro, a Toyota não está a investir biliões na tecnologia só a pensar nos automóveis de passageiros.

                                  Se não me engano o Japão até está a investir e a incentivar as empresas locais no hidrogénio para poderem ser energeticamente independentes no futuro e sendo a Toyota uma das maiores e mais importantes empresas do país.

                                  Por isso, a aposta da Toyota no hidrogénio tem muito que se lhe diga. Quanto do possível sucesso, só o futuro dirá se foi uma boa ou má aposta

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                    A tecnologia é inequivocamente promissora e estará no mercado em breve,
                                    Vamos aguardar para ver... muitas vezes as tecnologias são interessantes, mas difíceis ou caras de produzir em massa. E estes dois fatores são cruciais.

                                    Comentário


                                      Para eliminar os veículos a combustão seria preciso uma produção massiva dessa nova tecnologia, logo nunca poderá ser baseada em materiais raros, caros, ou de difícil produção.
                                      Podem investigar o que quiserem, pode ser a melhor tecnologia do mundo, se não for barata, será sempre uma coisa de minorias.
                                      A alternativa vai ter que ser barata e de baixo consumo energético, essa tecnologia é que poderá fazer diferença.
                                      As outras são só curiosidades da humanidade.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por famoso Ver Post
                                        Falta saber a que velocidade média. Se for como o elétricos terem que andar a pastar bem que podem ficar com ele
                                        E falta saber quantos kgs de hidrogénio consumiu e a como sai cada kg, antes e depois de impostos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por H83 Ver Post

                                          Por isso, a aposta da Toyota no hidrogénio tem muito que se lhe diga. Quanto do possível sucesso, só o futuro dirá se foi uma boa ou má aposta
                                          Nenhum futuro irá alterar as leis da Física: fazem-se 3x mais km usando a eletricidade diretamente num carro do que usando-a para produzir H2 e depois para locomoção via fuel cell.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                            E falta saber quantos kgs de hidrogénio consumiu e a como sai cada kg, antes e depois de impostos.
                                            Sai a cerca de 15€, 100kms...

                                            Mas o hidrogênio é o futuro (ironia)

                                            Comentário


                                              Ainda gostava de perceber que raio vai na cabeça dos administradores da Toyota para continuarem com essa brincadeira do H2. Mas parece que já devem ter aberto os olhos para os veiculos eléctricos;

                                              https://www.jornaldenegocios.pt/empr...terias-nos-eua

                                              3.4 mil milhões para uma fábrica de baterias nos states.

                                              Comentário


                                                Acordaram agora...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Acordaram agora...
                                                  Será que já perceberam isto? [emoji28]

                                                  Comentário


                                                    Se bem que esse market cap da Tesla é claramente uma bolha...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Se bem que esse market cap da Tesla é claramente uma bolha...

                                                      Uma grande bolha...

                                                      Comentário


                                                        A toyota aposta no hidrogénio com o dinheiro do governo japonês, é só procurarem na net.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                          Nenhum futuro irá alterar as leis da Física: fazem-se 3x mais km usando a eletricidade diretamente num carro do que usando-a para produzir H2 e depois para locomoção via fuel cell.
                                                          Claro. O problema é que as leis da física também se aplicam as baterias e ao peso das mesmas, tornando-as inadequadas para muitos veículos, como os pesados já para não falar dos aviões e dos navios.

                                                          As pessoas têm que entender que a Toyota e outras grandes firmas estão interessadas no hidrogénio devido ao potencial do mesmo em muitos sectores nos quais as baterias não servem, pelo menos para agora.

                                                          Quanto ao automóvel ligeiro, pode não servir, mas não custa nada a uma firma como a Toyota experimentar, afinal são apenas uns "trocos" de investimento para eles.
                                                          Editado pela última vez por H83; 18 October 2021, 20:16.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Será que esperaram pela altura certa ou aperceberam-se demasiado tarde que o futuro dos automóveis ligeiros é o BEV ?

                                                            Quanto a essas baterias de estado sólido, vamos ver se não é apenas vapourware.
                                                            Não se aperceberam demasiado tarde.
                                                            Os regulamentos é que os obrigaram a entrar no mercado dos BEV. Os regulamentos continuam a ser a principal razão para as mudanças da indústria automóvel.
                                                            A opinião do CEO da Toyota ainda é a mesma de sempre sobre os eléctricos: ainda é demasiado cedo.
                                                            Este caminho está a ser forçado, não significa que seja o melhor caminho.

                                                            Toyota não é a única a apostar nas baterias de estado sólido. BMW e Renault também já estão em cima do assunto, mas esse será um tópico quente para a próxima década, não para esta.

                                                            Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                            A Toyota deixou-se apanhar um bocado na curva no que toca aos eléctricos mas eles são das poucas marcas que se podem dar ao luxo de se atrasar devido ao sucesso dos seus híbridos e porque continuam a vender e a facturar a grande.

                                                            Além de que ser dos primeiros no que toca aos eléctricos não garante sucesso no futuro, a Nissan que o diga...

                                                            Quanto a aposta no hidrogénio é algo a que eles se podem dar ao luxo de apostar forte e feio mesmo que seja um fracasso, algo que eu duvido pois muitas marcas também estão a postar no hidrogénio, mas mais nos carros comerciais e pesados. E muitos continuam a jurar que o hidrogénio é o futuro, se tem ou não razão, não faço ideia.

                                                            Também convém lembrar que a Toyota é uma firma gigantesca que opera em várias áreas, sendo que algumas delas podem fazer uso do hidrogénio no futuro, a Toyota não está a investir biliões na tecnologia só a pensar nos automóveis de passageiros.

                                                            Se não me engano o Japão até está a investir e a incentivar as empresas locais no hidrogénio para poderem ser energeticamente independentes no futuro e sendo a Toyota uma das maiores e mais importantes empresas do país.

                                                            Por isso, a aposta da Toyota no hidrogénio tem muito que se lhe diga. Quanto do possível sucesso, só o futuro dirá se foi uma boa ou má aposta
                                                            Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                            A toyota aposta no hidrogénio com o dinheiro do governo japonês, é só procurarem na net.
                                                            A questão do hidrogénio é mesmo por aqui.
                                                            Não é à toa que sejam a Toyota e o Hyundai Motor Group os principais a apostar nesta tecnologia: têm o forte apoio dos seus governos, que também estão a apostar fortíssimo no hidrogénio e têm planos para construir uma "sociedade do hidrogénio".

                                                            Mas duvido que o hidrogénio se torne numa opção viável nos automóveis ligeiros fora de alguns mercados específicos.
                                                            Acredito que tenha melhores probabilidades de sucesso no transporte rodoviário e marítimo de mercadorias.
                                                            E pode ser que até leve um "boost" caso a aposta nos combustíveis sintéticos se concretize.

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                                                              Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                              Claro. O problema é que as leis da física também se aplicam as baterias e ao peso das mesmas, tornando-as inadequadas para muitos veículos, como os pesados já para não falar dos aviões e dos navios.
                                                              Os depósitos do hidrogénio - altamente reforçados - também não são propriamente leves. No fim de contas a redução de peso em relação às baterias não é por aí além. O Mirai pesa 1850 kg, menos 100 ou 200 que um BVE equivalente.

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