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    #31
    O Golf em relação a dinamica não era a referencia. No Golf V veio a publicidade da suspensão traseira independente como um grande trunfo, coisa que o Focus I já tinha e que o fazia a referencia em termos dinamicos. A plataforma do Focus foi melhorada e é superior à do Golf.

    O Golf era referencia em termos de conjunto (motor/chassis/interior/qualidade de construção).
    Mas isso, na minha opinião, acabou com o Golf IV.

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

      O Golf era referencia em termos de conjunto (motor/chassis/interior/qualidade de construção).
      Mas isso, na minha opinião, acabou com o Golf IV.
      Como é que é [?] Onde é que o Golf foi alguma vez referência a nível de chassis [?]

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

        citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

        O Golf era referencia em termos de conjunto (motor/chassis/interior/qualidade de construção).
        Mas isso, na minha opinião, acabou com o Golf IV.
        Como é que é [?] Onde é que o Golf foi alguma vez referência a nível de chassis [?]
        Lê lá bem. No conjunto de tudo era uma referencia. Uma referencia não tem que ser obrigatoriamente a melhor em tudo, mas sim a melhor no conjunto.

        Comentário


          #34
          O Golf sempre foi mau a nível de comportamento, sempre atrás dos melhores, não me lixem...

          E foi preciso a última geração para se situar entre os melhores e ainda assim teve de recorrer a tecnologia bem mais cara que a maioria dos concorrentes...

          Comentário


            #35
            Mas isso não implica que não fosse uma referencia. O resto compensava a falra de chassis.

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              #36
              Consumos de 7.8 e não passaste dos 120km/h???


              Isso não é de estranhar???

              Comentário


                #37
                Se fez uns arranques e puxou umas 1ªs, 2ªs e 3ªs não é muito.

                Eu tenho um Mazda 3 com aquele motor. Tive que ir a uma intervista a Lisboa e nos 500km que fiz, dos quais 450km foram em AE em velocidades entre os 150e os 180km/h (3000 a 3500rpm), a média que ficou no computador de bordo foi de 6,2. Tendo em conta que acho que o CB dá menos 0,5l a média foi de 6,7l/100km, o que acho muito bom tendo em conta as velocidades a que andei.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por EnginE

                  Considerando por exemplo o Golf V e o Ford focus, qual será superior em qualidade de interiores e em comportamento/dinámica?


                  Será o Ford superior ao Golf, ou Golf continua neste capitulo a ser a referência do segmento C não premium?



                  O Golf e o Focus são carros bastante homgéneos, no entanto o preço do Focus será sempre mais baixo que o preço do Golf.

                  Comentário


                    #39
                    citação:mas deu para perceber que o motor tem muita força, porém estou mesmo habituado a carros a gasolina, [u]onde posso andar a 40km em 5ª</u> ou em 2ªvel. a 10km/h e neste diesel(e penso que em quase todos) isso é impossível...
                    Ó EnginE, desculpa que te diga, mas... não estarás a ver as coisas um pouco mal?

                    Só um carro com muita potência (mas muita mesmo) consegue fazer isso que tu referiste. Como já disseram aqui e muito bem, assim é para estragar. Esse andamento em 5ª [:0] não seria mais... 3ª?!?!?! Não creio que algum carro irá responder com suavidade (ou até mesmo responder de todo) em 5ª a 40 km/h, seja ele a gasolina ou a gasóleo!!!

                    As mudanças existem para adequar a rotação do motor à velocidade, tirando melhor partido possível do motor e o que estás a dizer é completamente ao contrário. O que tu disseste dá para pensar que, mal arrancas, trocas logo uma carrada de mudanças (4 relações), engatando a 5ª... a 40 km/h!!! [:0] [xx(] Não há carro nenhum que aceite bem isso!

                    Deixa-me avisar-te que esses "fossos" que sentes a baixas rotações são normais para motores diesel. A questão é que fazem-se notar menos ou mais consoante os modelos. Poucos são os que não sentes muito esse fosso em baixas e nesse caso são motores bem mais perfomantes!

                    Acho que os motores 1.6 TDCI/HDI são bons (não são os supra-sumos, nem nada que se pareça) e é normal para um diesel sentir essa hesitação em baixas. Neste aspecto e, como já foi aqui dito, acredita que há motores piores!

                    O meu conselho imparcial é experimentares outros motores da concorrência e comparar. Tiras as conclusões e decides o que é melhor.

                    Quanto a consumos (para quem respondeu a criticar), eu considero que os do TDCI/HDI são comedidos. No entanto, digam-me qual é o motor a diesel directamente concorrente (nada estilo Lupo's 3L!!!) que consegue fazer menos que 7 L/100km a abrir completamente como um louco??? Se houver, contam-se pelos dedos!!! E ainda sobram (muitos) dedos... :D

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por blindness2005

                      citação:mas deu para perceber que o motor tem muita força, porém estou mesmo habituado a carros a gasolina, [u]onde posso andar a 40km em 5ª</u> ou em 2ªvel. a 10km/h e neste diesel(e penso que em quase todos) isso é impossível...
                      Ó EnginE, desculpa que te diga, mas... não estarás a ver as coisas um pouco mal?

                      Só um carro com muita potência (mas muita mesmo) consegue fazer isso que tu referiste. Como já disseram aqui e muito bem, assim é para estragar. Esse andamento em 5ª [:0] não seria mais... 3ª?!?!?! Não creio que algum carro irá responder com suavidade (ou até mesmo responder de todo) em 5ª a 40 km/h, seja ele a gasolina ou a gasóleo!!!

                      As mudanças existem para adequar a rotação do motor à velocidade, tirando melhor partido possível do motor e o que estás a dizer é completamente ao contrário. O que tu disseste dá para pensar que, mal arrancas, trocas logo uma carrada de mudanças (4 relações), engatando a 5ª... a 40 km/h!!! [:0] [xx(] Não há carro nenhum que aceite bem isso!

                      Deixa-me avisar-te que esses "fossos" que sentes a baixas rotações são normais para motores diesel. A questão é que fazem-se notar menos ou mais consoante os modelos. Poucos são os que não sentes muito esse fosso em baixas e nesse caso são motores bem mais perfomantes!

                      Acho que os motores 1.6 TDCI/HDI são bons (não são os supra-sumos, nem nada que se pareça) e é normal para um diesel sentir essa hesitação em baixas. Neste aspecto e, como já foi aqui dito, acredita que há motores piores!

                      O meu conselho imparcial é experimentares outros motores da concorrência e comparar. Tiras as conclusões e decides o que é melhor.

                      Quanto a consumos (para quem respondeu a criticar), eu considero que os do TDCI/HDI são comedidos. No entanto, digam-me qual é o motor a diesel directamente concorrente (nada estilo Lupo's 3L!!!) que consegue fazer menos que 7 L/100km a abrir completamente como um louco??? Se houver, contam-se pelos dedos!!! E ainda sobram (muitos) dedos... :D
                      Eu concordo com a afirmação original, é possível andar a 40km/h em 5ª e com motores pouco potentes. Provavelmente motores muito potentes têm o efeito contrário, com relações mais longas e onde circular em 5ª a 40km/h pode levar o motor muito abaixo das 1000rpm.
                      Obviamente nenhum motor (excepto eléctricos) responde bem quando roda às 1000rpm, mas em muitas situações tal não é preciso. Nos modernos tubo Diesel (ainda pior nos de baixa cilindrada) o problema é de facto mais acentuado, primeiro porque as caixas são mais longas (e não é defeito até pode ser uma vantagem) e porque de facto os motores são completamente vazios de força (para além de muitos terem uma grande tendência para os "soluços").

                      Comentário


                        #41
                        Concordo com o Blindness, mas deixa-me dar-te mais uma opinião imparcial.

                        O meu carro é um Astra 1.9 CDTi, motor sobejamente conhecido por não existir até âs 2.000 rpm (estou a exagerar, mas não muito!). Há uns tempos fui gentilmente albaroado por outro veículo, o que obrigou a que a companhia de seguros do senhor condutor dessa viatura, me cedesse uma viatura de substituição, a qual me calhou uma Focus SW 1.6 TDCi de... não faço a mais pálida ideia qual a sua potência (noutra ocasião, recebi uma C-Max com o motor de 109 cv.

                        Em ambos os casos, globalmente gostei muito do carro. Achei-os muito solícitos a baixa rotação (pelo menos comparando com o meu, lá está), subindo de rotação muito linearmente, sem aquele kick tradicional. Desgostei da caixa de velocidades, não pelo seu manuseamento (quer era agradável e preciso), mas pelo longo curso da mesma e pela ausência de uma sexta velocidade.

                        No interior, já não gostei tanto, acho "desenxabido" pelo menos comparando com outras propostas. No entanto achei que os materiais e a montagem eram bons.

                        Aliás, isso é uma coisa que não percebo na Ford. Os carros até têm piada, são giros e tal. Tem um bom powertrain e chassis que lhe permite ter um comportamento bastante bom para o segmento. Entra-se dentro do carro e pronto perde-se o encanto. O dia que os designers pegarem num Ford e lhes dêem interiores condignos acredito que a Ford venda muito mais (pelo menos em Portugal).

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por Alex

                          citação:Originalmente colocada por blindness2005

                          citação:mas deu para perceber que o motor tem muita força, porém estou mesmo habituado a carros a gasolina, [u]onde posso andar a 40km em 5ª</u> ou em 2ªvel. a 10km/h e neste diesel(e penso que em quase todos) isso é impossível...
                          Ó EnginE, desculpa que te diga, mas... não estarás a ver as coisas um pouco mal?

                          Só um carro com muita potência (mas muita mesmo) consegue fazer isso que tu referiste. Como já disseram aqui e muito bem, assim é para estragar. Esse andamento em 5ª [:0] não seria mais... 3ª?!?!?! Não creio que algum carro irá responder com suavidade (ou até mesmo responder de todo) em 5ª a 40 km/h, seja ele a gasolina ou a gasóleo!!!

                          As mudanças existem para adequar a rotação do motor à velocidade, tirando melhor partido possível do motor e o que estás a dizer é completamente ao contrário. O que tu disseste dá para pensar que, mal arrancas, trocas logo uma carrada de mudanças (4 relações), engatando a 5ª... a 40 km/h!!! [:0] [xx(] Não há carro nenhum que aceite bem isso!

                          Deixa-me avisar-te que esses "fossos" que sentes a baixas rotações são normais para motores diesel. A questão é que fazem-se notar menos ou mais consoante os modelos. Poucos são os que não sentes muito esse fosso em baixas e nesse caso são motores bem mais perfomantes!

                          Acho que os motores 1.6 TDCI/HDI são bons (não são os supra-sumos, nem nada que se pareça) e é normal para um diesel sentir essa hesitação em baixas. Neste aspecto e, como já foi aqui dito, acredita que há motores piores!

                          O meu conselho imparcial é experimentares outros motores da concorrência e comparar. Tiras as conclusões e decides o que é melhor.

                          Quanto a consumos (para quem respondeu a criticar), eu considero que os do TDCI/HDI são comedidos. No entanto, digam-me qual é o motor a diesel directamente concorrente (nada estilo Lupo's 3L!!!) que consegue fazer menos que 7 L/100km a abrir completamente como um louco??? Se houver, contam-se pelos dedos!!! E ainda sobram (muitos) dedos... :D
                          Eu concordo com a afirmação original, é possível andar a 40km/h em 5ª e com motores pouco potentes. Provavelmente motores muito potentes têm o efeito contrário, com relações mais longas e onde circular em 5ª a 40km/h pode levar o motor muito abaixo das 1000rpm.
                          Obviamente nenhum motor (excepto eléctricos) responde bem quando roda às 1000rpm, mas em muitas situações tal não é preciso. Nos modernos tubo Diesel (ainda pior nos de baixa cilindrada) o problema é de facto mais acentuado, primeiro porque as caixas são mais longas (e não é defeito até pode ser uma vantagem) e porque de facto os motores são completamente vazios de força (para além de muitos terem uma grande tendência para os "soluços").
                          Eu compreendo o que estás a querer dizer.

                          Uma coisa é poder, outra coisa é dever. Na prática, não há benefício.

                          Os carros podem rolar a essa velocidade em 5ª. Mas se acelerares q.b., simplesmente não acontece nada mais do que um treme-treme do motor ou até mesmo uns esticões, ou seja, diz-se que o motor aceita e tal, pois não vai abaixo, mas na prática não serve de grande coisa porque simplemente não anda, não desenvolve. Para além disso, não abona nada aos consumos (está a consumir em vão) e não é saudável ao motor, pois vai a "martelar".

                          Falando de acordo com o tópico, não significa que o motor que não responde a menos de 1200rpm seja mau. Digamos que é normalíssimo, porque não é nessas rotações demasiado baixas que se deve conduzir um carro. Para todos os motores existe uma faixa de rotações "utilizável" e no caso dos diesel será entre as 1500rpm até às 2500/3000rpm. Para menos não há benefício potência/consumo, pois o motor vai a consumir sem responder (e é mau para a saúde do motor) e para menos vai em desgaste elevado, consumindo desnecessáriamente pois numa mudança superior já se conseguem performances idênticas com menor consumo. Como se costuma dizer: "Nem 8, nem 80".

                          Até vos digo uma coisa... se repararem, muitos carros têm a marca dos 50 km/h de uma cor diferente (vermelho). Porque será? Simples! É essa a velocidade mínima recomendada para passar de 3ª para 4ª (em plano, claro!). Vão ver que na prática tem lógica, porque se vamos a rolar calmamente é mesmo a essa velocidade que ele aceita com conforto a 4ª. A menos do que isso o motor já dá sinal de fraqueza! Se querem que vos diga, normalmente a velocidade mínima para a 5ª é de 60/70km/h. Menos do que isso é esforço inútil para o motor.

                          Depois disto tudo, se me dizem que o motor aceita a 5ª a 40 km/h... imagino o estardalhaço que o coitado do motor vai a fazer! [8]

                          Comentário


                            #43
                            Por experiência própria, vários carros andam muito bem a 40km/h na última relação, não soluçam e não fazem mais ruído do que o normal. Também não consomem mais combustível, bem pelo contrário consomem menos do que se fosem em 4ª ou 3ª.
                            Obviamente se a carga for elevada (subida, peso) as coisas podem não correr tão bem e não existe dúvida que para chegarem por ex. aos 60 demoram muito mais tempo do que se fossem numa relação mais baixa.
                            Se estou por ex. numa localidade onde o limite é 50km/h a necessidade de subir "rapidamente" de velocidade é practicamente nula e andar em 5ª é de todo vantajoso.
                            Não consigo confirmar, mas duvido que a marca vermelha dos 50km/h tenham alguma coisa a ver com as passagens de caixa. Elas estão presentes em carros com 500cv como em pesados!

                            Comentário


                              #44
                              Alex, se essa marca não é para isso, então gostaria que me confirmasses para que serve! Alguém ajuda?

                              Mas de resto, fica na tua que eu fico na minha.

                              Comentário


                                #45
                                Pessoalmente acho que terá a ver com o limite de velocidade nas cidades.

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                  citação:Originalmente colocada por Alex

                                  citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                  citação:mas deu para perceber que o motor tem muita força, porém estou mesmo habituado a carros a gasolina, [u]onde posso andar a 40km em 5ª</u> ou em 2ªvel. a 10km/h e neste diesel(e penso que em quase todos) isso é impossível...
                                  Ó EnginE, desculpa que te diga, mas... não estarás a ver as coisas um pouco mal?

                                  Só um carro com muita potência (mas muita mesmo) consegue fazer isso que tu referiste. Como já disseram aqui e muito bem, assim é para estragar. Esse andamento em 5ª [:0] não seria mais... 3ª?!?!?! Não creio que algum carro irá responder com suavidade (ou até mesmo responder de todo) em 5ª a 40 km/h, seja ele a gasolina ou a gasóleo!!!

                                  As mudanças existem para adequar a rotação do motor à velocidade, tirando melhor partido possível do motor e o que estás a dizer é completamente ao contrário. O que tu disseste dá para pensar que, mal arrancas, trocas logo uma carrada de mudanças (4 relações), engatando a 5ª... a 40 km/h!!! [:0] [xx(] Não há carro nenhum que aceite bem isso!

                                  Deixa-me avisar-te que esses "fossos" que sentes a baixas rotações são normais para motores diesel. A questão é que fazem-se notar menos ou mais consoante os modelos. Poucos são os que não sentes muito esse fosso em baixas e nesse caso são motores bem mais perfomantes!

                                  Acho que os motores 1.6 TDCI/HDI são bons (não são os supra-sumos, nem nada que se pareça) e é normal para um diesel sentir essa hesitação em baixas. Neste aspecto e, como já foi aqui dito, acredita que há motores piores!

                                  O meu conselho imparcial é experimentares outros motores da concorrência e comparar. Tiras as conclusões e decides o que é melhor.

                                  Quanto a consumos (para quem respondeu a criticar), eu considero que os do TDCI/HDI são comedidos. No entanto, digam-me qual é o motor a diesel directamente concorrente (nada estilo Lupo's 3L!!!) que consegue fazer menos que 7 L/100km a abrir completamente como um louco??? Se houver, contam-se pelos dedos!!! E ainda sobram (muitos) dedos... :D
                                  Eu concordo com a afirmação original, é possível andar a 40km/h em 5ª e com motores pouco potentes. Provavelmente motores muito potentes têm o efeito contrário, com relações mais longas e onde circular em 5ª a 40km/h pode levar o motor muito abaixo das 1000rpm.
                                  Obviamente nenhum motor (excepto eléctricos) responde bem quando roda às 1000rpm, mas em muitas situações tal não é preciso. Nos modernos tubo Diesel (ainda pior nos de baixa cilindrada) o problema é de facto mais acentuado, primeiro porque as caixas são mais longas (e não é defeito até pode ser uma vantagem) e porque de facto os motores são completamente vazios de força (para além de muitos terem uma grande tendência para os "soluços").
                                  Eu compreendo o que estás a querer dizer.

                                  Uma coisa é poder, outra coisa é dever. Na prática, não há benefício.

                                  Os carros podem rolar a essa velocidade em 5ª. Mas se acelerares q.b., simplesmente não acontece nada mais do que um treme-treme do motor ou até mesmo uns esticões, ou seja, diz-se que o motor aceita e tal, pois não vai abaixo, mas na prática não serve de grande coisa porque simplemente não anda, não desenvolve. Para além disso, não abona nada aos consumos (está a consumir em vão) e não é saudável ao motor, pois vai a "martelar".

                                  Falando de acordo com o tópico, não significa que o motor que não responde a menos de 1200rpm seja mau. Digamos que é normalíssimo, porque não é nessas rotações demasiado baixas que se deve conduzir um carro. Para todos os motores existe uma faixa de rotações "utilizável" e no caso dos diesel será entre as 1500rpm até às 2500/3000rpm. Para menos não há benefício potência/consumo, pois o motor vai a consumir sem responder (e é mau para a saúde do motor) e para menos vai em desgaste elevado, consumindo desnecessáriamente pois numa mudança superior já se conseguem performances idênticas com menor consumo. Como se costuma dizer: "Nem 8, nem 80".

                                  Até vos digo uma coisa... se repararem, muitos carros têm a marca dos 50 km/h de uma cor diferente (vermelho). Porque será? Simples! É essa a velocidade mínima recomendada para passar de 3ª para 4ª (em plano, claro!). Vão ver que na prática tem lógica, porque se vamos a rolar calmamente é mesmo a essa velocidade que ele aceita com conforto a 4ª. A menos do que isso o motor já dá sinal de fraqueza! Se querem que vos diga, normalmente a velocidade mínima para a 5ª é de 60/70km/h. Menos do que isso é esforço inútil para o motor.

                                  Depois disto tudo, se me dizem que o motor aceita a 5ª a 40 km/h... imagino o estardalhaço que o coitado do motor vai a fazer! [8]
                                  Concordo plenamente.. Usem e abusem da caixa de velocidades, é para isso que ela existe! Utilizem a caixa de acordo com o que o motor e a vossa atitude necessita. Pra que ir em 5ª em baixa velocidade quando se pode ir em 4º ou até em 3ª e sentir que o motor se encontra vivo e em capacidade de responder ao que se lhe é exigido.
                                  Usar mudanças altas em baixas velocidades em nada contribui para a longevidade do motor...

                                  Cmpts

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                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por EnginE

                                    citação:Originalmente colocada por AALVESCOSTA

                                    Boas..
                                    Eu tenho uma SW de 109 CV e até agora relativamente ao motor está um espanto!!! Quantos KM tinha o titanium que exprimentaste?
                                    É que na verdade quando sai do stand com ele (0 Km) e cheguei a casa, fui logo lá outra vez porque me parecia que o motor não tinha força. Foi-me entao dito que é normal por ser novo e de facto (agora com 7000 Km) nem parece o mesmo, com boas prestações quer em baixas, quer em altas rotações.

                                    Cmpts

                                    Isso é um informação muito útil que vou ter em conta.

                                    Para já, a minha decisão recai sobre o Focus 1.6tdci 109cv.

                                    Na próxima semana pretendo fazer test-drive ao corolla 1.4 d4d 90cv e se possível ao Mazda 3 1.6 com o mesmo motor do Ford.
                                    Engine: como é? já tens uma decisão? como correu o teste drive do corolla e mazda?
                                    Conta-nos tudo heim?
                                    AHHHhh... e quando tiveres os teu focus poe fotos pra gente se deliciar...

                                    Cmpts

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                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por EnginE

                                      citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                      Tenho um desses com motor de 90cv. Por acaso até acho o motor bastante progressivo, 40Km/h em 5ª é andar a estragar, poucos motores devem andar a essa velocidade sem protestar. Quanto à solidez, sim até parece ser sólido, ruídos parasitas só mesmo do tweeter do pendura, mas dá-se um toquezinho e depois desaparece. O carro não é para grandes paixões, é um carro honesto com um preço honesto. Por acaso perguntaste os preços no stand?

                                      Perguntei os preços e vim de lá com duas propostas da campanha Ford options. aproveito para deixar aqui os valores e darem-me uma opinião:

                                      Ford Focus 1.6 tdci 90cv 5p connection = Preço Venda 22.325€
                                      Entrada inicial 5.581€
                                      Prestação = 204,53€ x 24
                                      VFMG = 14.554


                                      Ford Focus 1.6 Tdci 109cv 5p Connection = Preço Venda 23.905€
                                      Entrada inicial 5.976€
                                      Prestação = 234.53€
                                      VFMG = 15.178€



                                      O que acham destes valores?
                                      Pois parece bom mas......

                                      Fazendo bem as contas por ex. ao de 109cv.

                                      EI+Prestações+VR=26.780€

                                      Logo 26.780€-23.905€=2.877€

                                      Ou seja paga-se de juros em dois anos qualquer coisa como 2.877€ que é mais ou menos 16%.

                                      Sinceramente não me parece assim tão bom negocio a não ser para a Ford, porque no fundo pagamos 2.877€ em dois anos e acabamos por continuar a dever á ford 15.000€.

                                      Só como exemplo pedi 16.500€ a uma financeira ( M%$#! de financeira mas isso está noutro post ), e ao fim de quatro anos e com 48x410€=19.680€, o que significa que pago de juros ao fim de quantro anos por 16.500€ financiados 3.180€ isto com 0 de VR claro.

                                      Ora se o tdci de 109cv custa 23.950€ e dou 5.976€ de entrado o financiamento é 17.974€. Pagar 2.877€ de juros em dois anos e ainda ter que pagar de valor residual mais de 15.000€ não me parece nada bom negocio, mas posso ter-me enganado algures nas contas.



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                                        #49
                                        Então o test ao Mazda 3 sai ou não sai?
                                        É para sem dúvida o carro mais bonito do segmento C (MAZDA 3 CS), marcas premium incluidas

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                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por Balthar

                                          citação:Originalmente colocada por EnginE

                                          citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                          Tenho um desses com motor de 90cv. Por acaso até acho o motor bastante progressivo, 40Km/h em 5ª é andar a estragar, poucos motores devem andar a essa velocidade sem protestar. Quanto à solidez, sim até parece ser sólido, ruídos parasitas só mesmo do tweeter do pendura, mas dá-se um toquezinho e depois desaparece. O carro não é para grandes paixões, é um carro honesto com um preço honesto. Por acaso perguntaste os preços no stand?

                                          Perguntei os preços e vim de lá com duas propostas da campanha Ford options. aproveito para deixar aqui os valores e darem-me uma opinião:

                                          Ford Focus 1.6 tdci 90cv 5p connection = Preço Venda 22.325€
                                          Entrada inicial 5.581€
                                          Prestação = 204,53€ x 24
                                          VFMG = 14.554


                                          Ford Focus 1.6 Tdci 109cv 5p Connection = Preço Venda 23.905€
                                          Entrada inicial 5.976€
                                          Prestação = 234.53€
                                          VFMG = 15.178€



                                          O que acham destes valores?
                                          Pois parece bom mas......

                                          Fazendo bem as contas por ex. ao de 109cv.

                                          EI+Prestações+VR=26.780€

                                          Logo 26.780€-23.905€=2.877€

                                          Ou seja paga-se de juros em dois anos qualquer coisa como 2.877€ que é mais ou menos 16%.

                                          Sinceramente não me parece assim tão bom negocio a não ser para a Ford, porque no fundo pagamos 2.877€ em dois anos e acabamos por continuar a dever á ford 15.000€.

                                          Só como exemplo pedi 16.500€ a uma financeira ( M%$#! de financeira mas isso está noutro post ), e ao fim de quatro anos e com 48x410€=19.680€, o que significa que pago de juros ao fim de quantro anos por 16.500€ financiados 3.180€ isto com 0 de VR claro.

                                          Ora se o tdci de 109cv custa 23.950€ e dou 5.976€ de entrado o financiamento é 17.974€. Pagar 2.877€ de juros em dois anos e ainda ter que pagar de valor residual mais de 15.000€ não me parece nada bom negocio, mas posso ter-me enganado algures nas contas.
                                          Estás enganado. E não é por culpa das contas que fizeste, pois essas estão bem feitas.

                                          A questão é a seguinte:

                                          A Ford diz que o de 109cv custa 23.905€, mas na verdade isso é mentira, pois o carro custou, custa e custará sempre sem tirar nem por 26.780€. Este será sempre o valor que o cliente vai efectivamente pagar pelo carro e é esse o valor que o concessionário entrega à Ford, pois é esse o preço exacto do carro! Eles dizem que pagas 23.905€, mas na realidade não é. O que vais pagar no final de contas são os 26.780€!!!

                                          Eles apregoam (enganando) que fazem um desconto de cerca de 3.000€ e que o carro fica em 23.905€. Está-se mesmo a ver... 23.905€ + 3.000€ = 26.905€, ou seja, vai dar praticamente o valor exacto do carro, porque esse "desconto" que eles falam pagas em "juros"!

                                          citação:Logo 26.780€-23.905€=2.877€
                                          Lá está... 2.877€ é o tal "desconto" (not!) Entendes a jogada?

                                          Espero não me enganar, mas se fores pedir um crédito ao banco ou se fizeres um leasing ou ALD dos 26.780€, no final vais pagar 26.780€ + juros!!! Onde é que o Ford Options fica mais caro? Há pessoal aqui que fez contas no Ford Options e diz que fica mais caro em 400€/500€.

                                          Agora, a questão de "Ah e tal, tem que pagar muito de VR...", "Perde-se 5.000 e tal euros de entrada a fundo perdido...". E a prestação ao longo dos 24 meses? É alta? Dizes que no crédito vai pagar 48 x 410€. Se podes, muito bem. Mas é mais do dobro da mensalidade do Ford Options e a pagar durante mais tempo. Atenção que eu não quero dizer que o Ford Options é melhor e que os outros não prestam! Primeiro é preciso conhecer bem o que é o Ford Options, como funciona e fazer bem as conta. Depois é saber comparando com outras formas de financiamento aquilo que é bom para nós, para a disponibilidade financeira que temos. Lá porque o vizinho do lado optou pela forma de financiamento que era vantajosa para ele, não significa que serve para nós! O Ford Options é bom é para quem não pode pagar a pronto, não tem muita capacidade mensal para pagar uma grande mensalidade, mas tem algum dinheiro no banco que lhe dê folga para pagar o VR. Quem não tem dinheiro no banco mas tem 410€ para pagar durante 48 meses, não lhe serve o Ford Options! Balthar, se é o teu caso, não te metas no Ford Options! Se tens a ideia de como pagar o VR no final dos 2 anos, é bem capaz de valer apena. Ainda vão dizer: "Então se tem dinheiro, porque não se dá tudo para entrada?". No ALD (ou leasing, não sei) só permite 60% de entrada. E se tivermos mais do que esses 60% de entrada? Fica a render no banco e ficamos a pagar o carro em 48 x 410€? Para mim, por exemplo, é muito! Parece que não mas continua-se a pagar juros que para mim não compensam em relação ao Ford Options. Fica-me sempre mais caro no final e é dificil para mim suportar essa mensalidade. Podem pensar: "Mas no final descansas porque já não tens que pagar VR!". Não interessa, pois tenho dinheiro para cobrir o VR na totalidade ou quase e não pago mais por isso.

                                          Quem não tem dinheiro disponível, não pode pagar a pronto e tem possibilidade de pagar as mensalidades de um ALD ou leasing durante muito tempo, deve ser a única opção! Não se metam no Ford Options se andam à rasca com o VR! ;)

                                          Entendem que é tudo uma questão de opção pelo que é melhor para nós (e não para os outros)?

                                          Espero que tenha esclarecido as dúvidas todas. ;)

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                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por AALVESCOSTA

                                            citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                            citação:Originalmente colocada por Alex

                                            citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                            citação:mas deu para perceber que o motor tem muita força, porém estou mesmo habituado a carros a gasolina, [u]onde posso andar a 40km em 5ª</u> ou em 2ªvel. a 10km/h e neste diesel(e penso que em quase todos) isso é impossível...
                                            Ó EnginE, desculpa que te diga, mas... não estarás a ver as coisas um pouco mal?

                                            Só um carro com muita potência (mas muita mesmo) consegue fazer isso que tu referiste. Como já disseram aqui e muito bem, assim é para estragar. Esse andamento em 5ª [:0] não seria mais... 3ª?!?!?! Não creio que algum carro irá responder com suavidade (ou até mesmo responder de todo) em 5ª a 40 km/h, seja ele a gasolina ou a gasóleo!!!

                                            As mudanças existem para adequar a rotação do motor à velocidade, tirando melhor partido possível do motor e o que estás a dizer é completamente ao contrário. O que tu disseste dá para pensar que, mal arrancas, trocas logo uma carrada de mudanças (4 relações), engatando a 5ª... a 40 km/h!!! [:0] [xx(] Não há carro nenhum que aceite bem isso!

                                            Deixa-me avisar-te que esses "fossos" que sentes a baixas rotações são normais para motores diesel. A questão é que fazem-se notar menos ou mais consoante os modelos. Poucos são os que não sentes muito esse fosso em baixas e nesse caso são motores bem mais perfomantes!

                                            Acho que os motores 1.6 TDCI/HDI são bons (não são os supra-sumos, nem nada que se pareça) e é normal para um diesel sentir essa hesitação em baixas. Neste aspecto e, como já foi aqui dito, acredita que há motores piores!

                                            O meu conselho imparcial é experimentares outros motores da concorrência e comparar. Tiras as conclusões e decides o que é melhor.

                                            Quanto a consumos (para quem respondeu a criticar), eu considero que os do TDCI/HDI são comedidos. No entanto, digam-me qual é o motor a diesel directamente concorrente (nada estilo Lupo's 3L!!!) que consegue fazer menos que 7 L/100km a abrir completamente como um louco??? Se houver, contam-se pelos dedos!!! E ainda sobram (muitos) dedos... :D
                                            Eu concordo com a afirmação original, é possível andar a 40km/h em 5ª e com motores pouco potentes. Provavelmente motores muito potentes têm o efeito contrário, com relações mais longas e onde circular em 5ª a 40km/h pode levar o motor muito abaixo das 1000rpm.
                                            Obviamente nenhum motor (excepto eléctricos) responde bem quando roda às 1000rpm, mas em muitas situações tal não é preciso. Nos modernos tubo Diesel (ainda pior nos de baixa cilindrada) o problema é de facto mais acentuado, primeiro porque as caixas são mais longas (e não é defeito até pode ser uma vantagem) e porque de facto os motores são completamente vazios de força (para além de muitos terem uma grande tendência para os "soluços").
                                            Eu compreendo o que estás a querer dizer.

                                            Uma coisa é poder, outra coisa é dever. Na prática, não há benefício.

                                            Os carros podem rolar a essa velocidade em 5ª. Mas se acelerares q.b., simplesmente não acontece nada mais do que um treme-treme do motor ou até mesmo uns esticões, ou seja, diz-se que o motor aceita e tal, pois não vai abaixo, mas na prática não serve de grande coisa porque simplemente não anda, não desenvolve. Para além disso, não abona nada aos consumos (está a consumir em vão) e não é saudável ao motor, pois vai a "martelar".

                                            Falando de acordo com o tópico, não significa que o motor que não responde a menos de 1200rpm seja mau. Digamos que é normalíssimo, porque não é nessas rotações demasiado baixas que se deve conduzir um carro. Para todos os motores existe uma faixa de rotações "utilizável" e no caso dos diesel será entre as 1500rpm até às 2500/3000rpm. Para menos não há benefício potência/consumo, pois o motor vai a consumir sem responder (e é mau para a saúde do motor) e para menos vai em desgaste elevado, consumindo desnecessáriamente pois numa mudança superior já se conseguem performances idênticas com menor consumo. Como se costuma dizer: "Nem 8, nem 80".

                                            Até vos digo uma coisa... se repararem, muitos carros têm a marca dos 50 km/h de uma cor diferente (vermelho). Porque será? Simples! É essa a velocidade mínima recomendada para passar de 3ª para 4ª (em plano, claro!). Vão ver que na prática tem lógica, porque se vamos a rolar calmamente é mesmo a essa velocidade que ele aceita com conforto a 4ª. A menos do que isso o motor já dá sinal de fraqueza! Se querem que vos diga, normalmente a velocidade mínima para a 5ª é de 60/70km/h. Menos do que isso é esforço inútil para o motor.

                                            Depois disto tudo, se me dizem que o motor aceita a 5ª a 40 km/h... imagino o estardalhaço que o coitado do motor vai a fazer! [8]
                                            Concordo plenamente.. Usem e abusem da caixa de velocidades, é para isso que ela existe! Utilizem a caixa de acordo com o que o motor e a vossa atitude necessita. Pra que ir em 5ª em baixa velocidade quando se pode ir em 4º ou até em 3ª e sentir que o motor se encontra vivo e em capacidade de responder ao que se lhe é exigido.
                                            Usar mudanças altas em baixas velocidades em nada contribui para a longevidade do motor...

                                            Cmpts
                                            Não queria voltar à baila com este assunto, mas ontem fiquei com a curiosidade de saber exactamente como o carro iria reagir com a 5ª a 40 km/h. Lá fui testar e que barbaridade! Pasmem-se! O motor tentava a todo o custo rolar a menos das 1000rpm!!! Coitado do motor! Tremia por todos os lados! Não era suposto essa rotação ser quase a rotação que vai ao relanti? Mais um mito! Dassssssss...

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                                              #52
                                              Depende da caixa e do motor.

                                              Olha o Corsa 1.2. 5ªa as 1000 vai a 30 km/h.

                                              Ou seja a 40 vai a 1333 rpm.

                                              Ninguem vai subir em quinta. Mas em plano chega perfeitamente.

                                              Agora claro falamos de ritmo constante. Pq se quiser ganhar velocidade passo para terceira como e obvio

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                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por blindness2005
                                                Não queria voltar à baila com este assunto, mas ontem fiquei com a curiosidade de saber exactamente como o carro iria reagir com a 5ª a 40 km/h. Lá fui testar e que barbaridade! Pasmem-se! O motor tentava a todo o custo rolar a menos das 1000rpm!!! Coitado do motor! Tremia por todos os lados! Não era suposto essa rotação ser quase a rotação que vai ao relanti? Mais um mito! Dassssssss...
                                                Um diesel não aceita isso porque têm caixas longas e baixo binário abaixo da entrada do turbo.

                                                O meu anterior Lexus IS200 aceitava sem problemas rolar em 6ª a 40km/h. E disse em 6ª. Não é engano. Claro está que não eu não fazia isso por norma mas imagina que ias em andamento calmo tipo 80km/h em 6ª e de repentes tinhas de abrandar. Mesmo em 6ª bastava acelerar desde que acima das 1000 rpm's - e a 6ª do IS faz 33km/h por cada 1000 rpm's. Isto é a 40km/h vou nas 1200 rpm's. Numa condução calma este facto aumenta a agradabilidade de condução.

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                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                  citação:Originalmente colocada por blindness2005
                                                  Não queria voltar à baila com este assunto, mas ontem fiquei com a curiosidade de saber exactamente como o carro iria reagir com a 5ª a 40 km/h. Lá fui testar e que barbaridade! Pasmem-se! O motor tentava a todo o custo rolar a menos das 1000rpm!!! Coitado do motor! Tremia por todos os lados! Não era suposto essa rotação ser quase a rotação que vai ao relanti? Mais um mito! Dassssssss...
                                                  Um diesel não aceita isso porque têm caixas longas e baixo binário abaixo da entrada do turbo.

                                                  O meu anterior Lexus IS200 aceitava sem problemas rolar em 6ª a 40km/h. E disse em 6ª. Não é engano. Claro está que não eu não fazia isso por norma mas imagina que ias em andamento calmo tipo 80km/h em 6ª e de repentes tinhas de abrandar. Mesmo em 6ª bastava acelerar desde que acima das 1000 rpm's - e a 6ª do IS faz 33km/h por cada 1000 rpm's. Isto é a 40km/h vou nas 1200 rpm's. Numa condução calma este facto aumenta a agradabilidade de condução.
                                                  Eu sei que há carros que aceitam bem, mas regra geral não se deve fazer isso, pois não ajuda nada à saúde do motor, mesmo sem acelerar.

                                                  Também acho demais considerar isso como um factor bastante negativo no motor. Parece que o motor se resume apenas a isso.

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                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                    citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                    citação:Originalmente colocada por blindness2005
                                                    Não queria voltar à baila com este assunto, mas ontem fiquei com a curiosidade de saber exactamente como o carro iria reagir com a 5ª a 40 km/h. Lá fui testar e que barbaridade! Pasmem-se! O motor tentava a todo o custo rolar a menos das 1000rpm!!! Coitado do motor! Tremia por todos os lados! Não era suposto essa rotação ser quase a rotação que vai ao relanti? Mais um mito! Dassssssss...
                                                    Um diesel não aceita isso porque têm caixas longas e baixo binário abaixo da entrada do turbo.

                                                    O meu anterior Lexus IS200 aceitava sem problemas rolar em 6ª a 40km/h. E disse em 6ª. Não é engano. Claro está que não eu não fazia isso por norma mas imagina que ias em andamento calmo tipo 80km/h em 6ª e de repentes tinhas de abrandar. Mesmo em 6ª bastava acelerar desde que acima das 1000 rpm's - e a 6ª do IS faz 33km/h por cada 1000 rpm's. Isto é a 40km/h vou nas 1200 rpm's. Numa condução calma este facto aumenta a agradabilidade de condução.
                                                    Eu sei que há carros que aceitam bem, mas regra geral não se deve fazer isso, pois não ajuda nada à saúde do motor, mesmo sem acelerar.

                                                    Também acho demais considerar isso como um factor bastante negativo no motor. Parece que o motor se resume apenas a isso.
                                                    Quando o carro tem a caixa mais longa é natural que não sejam possíveis velocidades mais baixas na última relação, nos Diesel isso acontece e claramente não é defeito.
                                                    Mas existem carros (motores) que ao contrário de outros têm problemas em rodar nas rotações baixas, soluçando ou tendo uma enorme tendência para os solavancos mesmo em desaceleração (o 1.3jtd/cdti é um bom (mau) exemplo) e isso é na minha opinião bastante incomodativo - obviamente não é o "fim do Mundo".
                                                    O ideal do ponto de vista de utilização seria obviamente existir apenas uma relação e um motor que fosse das 0rpm às 20000rpm com o mesmo binário, resposta, ruído, vibrações e economia - um motor eléctrico portanto.

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                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por Alex

                                                      Por experiência própria, vários carros andam muito bem a 40km/h na última relação, não soluçam e não fazem mais ruído do que o normal. Também não consomem mais combustível, bem pelo contrário consomem menos do que se fosem em 4ª ou 3ª.
                                                      Obviamente se a carga for elevada (subida, peso) as coisas podem não correr tão bem e não existe dúvida que para chegarem por ex. aos 60 demoram muito mais tempo do que se fossem numa relação mais baixa.
                                                      [u]Se estou por ex. numa localidade onde o limite é 50km/h a necessidade de subir "rapidamente" de velocidade é practicamente nula e andar em 5ª é de todo vantajoso.</u>
                                                      Não consigo confirmar, mas duvido que a marca vermelha dos 50km/h tenham alguma coisa a ver com as passagens de caixa. Elas estão presentes em carros com 500cv como em pesados!
                                                      confirmo:

                                                      O meu 1.6 TS de 120cvs ( gasolina ) em 5ª na av. da Republica: ( 4,9 / 100 )





                                                      Tenho outra que ja coloquei aqui antes, que não consigo encontrar o link, a marcar 3.8l /100...


                                                      Claro que se precisar de resposta rapida vou á caixa, não mantineho a 5ª...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Olá amigos,

                                                        Quanto à questão polémica que eu referi de poder rolar com o meu actual carro(Renault megane II 1.4 16v) em 5ª vel. a 40km/h é totalmente veridico. Claro que as condições ideias é quando se vai num regime de passeio, sem subidas, e o motor não se queixa, sempre suave e melhor ainda: Gasta Menos!


                                                        Caro blindness2005, eu sei que o teu focus não consegue fazer isso, e por isso é que foquei na minha analise de test-drive que estranhei quando o focus respondia tão mal a baixas velocidades.


                                                        Vou dar outro exemplo, se eu estiver a chegar a uma rotunda abrando em 2ª velocidade e o carro vai a 10km/h e se não vierem carro, torno a acelarar sem ter que meter a 1ª velocidade. No focus teria que meter a primeira velocidade senão o motor "MORRIA" completamente...

                                                        esta suavidade dos carros a gasolina impressiona-me e leva-me a dizer que em termos de agradabilidade ainda são os que se adequam mais a [u]mim</u>



                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Bom... vocês lá sabem como cuidar dos carros!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                            Bom... vocês lá sabem como cuidar dos carros!


                                                            Imagino o teu... [8)]

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Infelizmente(ou não) tenho de comprar um carro a diesel, porque a minha vida profissional assim o obriga.

                                                              Como tal, continuando a falar do assunto em questão:

                                                              Estou à espera que o vendedor da mazda me disponibilize um Mazda 3 para test-drive e entre hoje/amanhã vou experimentar o Corolla.

                                                              O seat Leon tb despertoume o interesse, mas não sei se é um produto ao nivel destes que ando a equacionar, que dizem?



                                                              Cumps

                                                              Comentário

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