Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o motivo de haver mais carrinhas do que sedans?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
    E a nível de preços

    sedan vs sw

    Do que vi nos sites, a versão sedan está em menor quantidade e tambem mais barato, não me lembro de ser sempre assim, alias há uns tempos atras parece me que as carrinhas até eram mais baratas e a versão carro mais caro.
    Nunca vi isso acontecer, pelo contrário.

    As diferenças por vezes passavam os 1000€, em que as carrinhas eram sempre mais caras (refiro-me a novos mas no mercado de usados também tenho esta ideia).

    Em relação a esta assunto e já o disse em vários tópicos, as carrinhas são muito mais práticas em relação aos sedan, desde o plano de carga à abertura da mala muito maior.

    No segmento B ou C têm a desvantagem do tamanho, que não existe em segmentos mais altos.

    Já tive e convivi de perto com vários tipos de carros e sou um confesso apreciador das carrinhas que, como já foi dito, não é todos os dias que fazem falta, mas quando fazem é uma maravilha.
    Editado pela última vez por JoelM; 06 February 2019, 10:40.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
      Não acho que se possa reduzir a uma questão de "modas" porque as carrinhas são efetivamente mais práticas.

      Não fazem falta todos os dias, se calhar só fazem falta raramente, mas quando fazem falta são insubstituíveis.
      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
      Não tem nada a ver com modas, mas sim com a versatilidade. Até ao segmento C, falamos de uma diferença de capacidade na bagageira de cerca de 200 litros. Nos segmentos acima, a diferença reduz, mas como a maioria das berlinas têm formatos de três volumes, o uso da bagageira fica bastante face às carrinhas.

      A coisa é tão simples como isto: as carrinhas não têm nenhuma desvantagem face às berlinas, mas têm vantagens. Optar por um sedan é perfeitamente válido, mas será apenas uma questão de gosto, nada mais.
      É claro que uma carrinha é mais versátil, prática que um sedan. Mas se não são modas, porque é que nos anos 80 essa versatilidade/praticalidade não se traduziu em carrinhas? E agora, que até se compram SUVs mais caros, com menos 20/30% de volume de bagageira que a carrinha correspondente, não serão modas também?

      Lembro-me bem dos anos 80, se calhar até meio dos 90, ver uma carrinha era raro e obviamente que havia a necessidade que há hoje no transporte de carga. Aliás, os sedans que dominavam na altura, nem 400 L de mala deviam ter.

      Começaram a aparecer carrinhas e pronto, massificou-se. Actualmente vemos isso nos SUVs. Para mim, independentemente dos prós e contras de ambos os formatos, o maior componente é a "moda".

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
        É muito simples.

        Eu chamo a isso o síndrome da marquise.

        Porque é que há tanta marquise em Portugal?

        É igual. SW é a versão marquise de um carro.

        (tenho uma SW e uma marquise, atenção!! )
        Hhahaha tá boa

        Detesto esteticamente as carrinhas vulgarmente chamadas de SW.

        Até hoje, a única que gostei esteticamente foi esta :



        De resto, para mim, são todas feias.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          É claro que uma carrinha é mais versátil, prática que um sedan. Mas se não são modas, porque é que nos anos 80 essa versatilidade/praticalidade não se traduziu em carrinhas? E agora, que até se compram SUVs mais caros, com menos 20/30% de volume de bagageira que a carrinha correspondente, não serão modas também?

          Lembro-me bem dos anos 80, se calhar até meio dos 90, ver uma carrinha era raro e obviamente que havia a necessidade que há hoje no transporte de carga. Aliás, os sedans que dominavam na altura, nem 400 L de mala deviam ter.

          Começaram a aparecer carrinhas e pronto, massificou-se. Actualmente vemos isso nos SUVs. Para mim, independentemente dos prós e contras de ambos os formatos, o maior componente é a "moda".
          Claro que o principal factor é moda. Não poderia estar mais de acordo.
          É em carrinhas, é em diesel para nem que seja 4 mil km/ano, é em carros comerciais só porque sim, etc.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            Nunca vi isso acontecer, pelo contrário.

            As diferenças por vezes passavam os 1000€, em que as carrinhas eram sempre mais caras (refiro-me a novos mas no mercado de usados também tenho esta ideia).

            Em relação a esta assunto e já o disse em vários tópicos, as carrinhas são muito mais práticas em relação aos sedan, desde o plano de carga à abertura da mala muito maior.

            No segmento B ou C têm a desvantagem do tamanho, que não existe em segmentos mais altos.

            Já tive e convivi de perto com vários tipos de carros e sou um confesso apreciador das carrinhas que, como já foi dito, não é todos os dias que fazem falta, mas quando fazem é uma maravilha.


            E ainda, nos casos em que havia versão de 5 portas vs o sedan (4 portas), ou eram ao mesmo preço ou então, a versão de 5 portas mais cara que a de 4 portas.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
              Eu tinha um filhote e comprei um sedan, depois nasceu um 2º filho e cheguei à conclusão que a carrinha tinha sido melhor escolha, mesmo que mais feia (se eu adivinhasse)... Meto o carrinho de bebe e acabou-se a mala.... Não cabe mais nada.


              A comparação com as marquises está genial!


              Continuo a achar a generalidade das carrinhas feias, mais vale um SUV.
              Viste a luz!! Hallelluia

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                É claro que uma carrinha é mais versátil, prática que um sedan. Mas se não são modas, porque é que nos anos 80 essa versatilidade/praticalidade não se traduziu em carrinhas? E agora, que até se compram SUVs mais caros, com menos 20/30% de volume de bagageira que a carrinha correspondente, não serão modas também?

                Lembro-me bem dos anos 80, se calhar até meio dos 90, ver uma carrinha era raro e obviamente que havia a necessidade que há hoje no transporte de carga. Aliás, os sedans que dominavam na altura, nem 400 L de mala deviam ter.

                Começaram a aparecer carrinhas e pronto, massificou-se. Actualmente vemos isso nos SUVs. Para mim, independentemente dos prós e contras de ambos os formatos, o maior componente é a "moda".
                Nos anos 80 a oferta de carrinhas eram muito menor. Mais tarde, já nos anos 90, começaram a aparecer, mas eram feias que dói. Basta pensar nisto em relação a um modelo de grande volume: Mégane. Basta comparar as carrinhas da primeira e da segunda geração.

                Nos anos 90 acho que não eram assim tão raras. Em 1995, ou algo do género, era eu adolescente, os meus pais compraram uma Ford Mondeo SW. Nessa altura não me lembro de ser assim uma raridade tão grande. E o motivo foi precisamente a versatilidade. Tinhamos um cão que ia connosco para todo o lado. A carrinha tinha rede de separação, o que tornou as viagens mais fáceis e seguras. Isto foi há bem mais de 20 anos.

                Comentário


                  #38
                  A rede de separação é fundamental para maximizar o espaço utilizável. Não compreendo como há carrinhas e suvs que não trazem isso.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Nos anos 80 a oferta de carrinhas eram muito menor. Mais tarde, já nos anos 90, começaram a aparecer, mas eram feias que dói. Basta pensar nisto em relação a um modelo de grande volume: Mégane. Basta comparar as carrinhas da primeira e da segunda geração.

                    Nos anos 90 acho que não eram assim tão raras. Em 1995, ou algo do género, era eu adolescente, os meus pais compraram uma Ford Mondeo SW. Nessa altura não me lembro de ser assim uma raridade tão grande. E o motivo foi precisamente a versatilidade. Tinhamos um cão que ia connosco para todo o lado. A carrinha tinha rede de separação, o que tornou as viagens mais fáceis e seguras. Isto foi há bem mais de 20 anos.


                    A "massificação"... se é que assim se pode referir, terá sido ali no decorrer de meados dos anos 80 e inícios dos 90.

                    Veja-se na época que havia o BMW 3er Touring, Ford Sierra SW, Peugeot 405 SW, Citroen BX SW ou então Opel Kadett, Ford Escort, Alfa Romeo 33 SW...

                    Já havia oferta... mas a dado momento passou a ser ainda maior, tal como os SUV hoje em dia, que todas as marcas (ou quase), tem um SUV no portfolio.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      Nos anos 80 a oferta de carrinhas eram muito menor. Mais tarde, já nos anos 90, começaram a aparecer, mas eram feias que dói. Basta pensar nisto em relação a um modelo de grande volume: Mégane. Basta comparar as carrinhas da primeira e da segunda geração.

                      Nos anos 90 acho que não eram assim tão raras. Em 1995, ou algo do género, era eu adolescente, os meus pais compraram uma Ford Mondeo SW. Nessa altura não me lembro de ser assim uma raridade tão grande. E o motivo foi precisamente a versatilidade. Tinhamos um cão que ia connosco para todo o lado. A carrinha tinha rede de separação, o que tornou as viagens mais fáceis e seguras. Isto foi há bem mais de 20 anos.
                      Talvez em datas possa ser como dizes, já não me lembro bem. EM 1995 os meus Pais também compraram um mondeo mas de 5 portas (era raro ver o de 4, carrinhas já não).

                      O facto de haver pouca oferta nos anos 80 acaba por ser reflexo do que se procurava, penso eu. De facto, nem sei que modelos disponibilizavam SW...

                      Era com alguma frequência que se viajava com a grade em cima do tejadilho, sempre que havia necessidade. Lembro-me de muitas viagens "à terra" nestes moldes.

                      Verdade que também me lembro de que as primeiras carrinhas eram feinhas, para ser simpático. Enfim, os tempos mudaram.

                      Comentário


                        #41
                        Lembro-me de ter comprado uma E91 e muita gente me perguntar se ia ter filhos.

                        Obviamente, gostava bem mais do formato da E91 do que da E90.

                        Um bom compromisso, para mim, são os Arteons desta vida.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          É claro que uma carrinha é mais versátil, prática que um sedan. Mas se não são modas, porque é que nos anos 80 essa versatilidade/praticalidade não se traduziu em carrinhas? E agora, que até se compram SUVs mais caros, com menos 20/30% de volume de bagageira que a carrinha correspondente, não serão modas também?

                          Lembro-me bem dos anos 80, se calhar até meio dos 90, ver uma carrinha era raro e obviamente que havia a necessidade que há hoje no transporte de carga. Aliás, os sedans que dominavam na altura, nem 400 L de mala deviam ter.

                          Começaram a aparecer carrinhas e pronto, massificou-se. Actualmente vemos isso nos SUVs. Para mim, independentemente dos prós e contras de ambos os formatos, o maior componente é a "moda".
                          Penso que estás a ver a questão ao contrário, o facto de ser moda não retira a principal vantagem das carrinhas que é a sua funcionalidade.

                          A questão de haver poucas nos anos 80 tem uma explicação simples, é que nesse tempo a maioria das pessoas mal tinha dinheiro para ter um pequeno 127, quanto mais para ter uma carrinha que nesse tempo só estavam disponíveis em segmentos mais altos do que aquele a que pertenciam os populares 127, 128, R5, etc. Mas devo dizer que já nesse tempo a carrinha R12 tinha alguma popularidade. Mas eram carros caros e sem estarem ao alcance da maioria dos portugueses.

                          Mas, repito, o facto de haver quem compre por moda, ou até de a sua popularidade estar ligada a uma recente (10 ou 20 anos) ascensão social da generalidade da população não retira sentido à aquisição de uma carrinha.

                          Tenho 53 anos, cresci num meio que gozou sempre de algum desafogo financeiro, e as carrinhas sempre estiveram presentes e em grande diversidade. Renault 12, Peugeot 304, 504, 505, Toyota Corolla, Opel Kadett, Citroen CX, etc.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 06 February 2019, 11:56.

                          Comentário


                            #43
                            As carrinhas são mais praticas apesar de menos agradaveis esteticamente e menos aerodinamicas

                            Tenho dois seg D, um carrinha e um sedan, para levar o cachorro e certas cargas só da na carrinha por exemplo

                            Comentário


                              #44
                              Lembro-me de ter comprado uma E91 e muita gente me perguntar se ia ter filhos.

                              Obviamente, gostava bem mais do formato da E91 do que da E90.

                              Um bom compromisso, para mim, são os Arteons desta vida.

                              Comentário


                                #45
                                O meu avô, em finais de 80 comprou uma Ford Escort mk1 se, 3portas. Era burro de carga para todos
                                Depois em 89 decidiu comprar um carro novo. Na altura pretendia um Sedan e estava indeciso entre o Corolla e o Orion. Acabou por escolher o Ford devido à maior altura da bagageira.

                                Depois, em 96 vendeu o Orion ao meu pai (que tinha desde 88 um Renault 9), e comprou um Patrol 260 que usou durante 12 anos como carro de família, até que comprou um jazz.

                                O meu pai quando vendeu o Orion virou-se para os carros altos, primeiro uma C-max, depois uma S e agora um Kuga, isto nos carros de viagem, onde a capacidade da mala é um aspecto importante.

                                A minha mãe nunca se entendeu a conduzir o Orion (e diz que sedans são carro de velho ), e carrinhas baixas estão fora de questão.
                                Não diria moda, mas é uma questão de gosto pessoal, principalmente pela condução mais elevada e também do aspecto prático.

                                Eu cá tenho preferencias diferentes: hatchbacks e coupés, depois o resto é um bocado indiferente e depende do modelo em si.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                  A rede de separação é fundamental para maximizar o espaço utilizável. Não compreendo como há carrinhas e suvs que não trazem isso.
                                  Mas só para se colocar lá objectos tipo roupas, não?
                                  Imagino que objectos minimamente consistentes, em caso de travagem forte ou acidente tornem-se projécteis mortais

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Penso que estás a ver a questão ao contrário, o facto de ser moda não retira a principal vantagem das carrinhas que é a sua funcionalidade.

                                    A questão de haver poucas nos anos 80 tem uma explicação simples, é que nesse tempo a maioria das pessoas mal tinha dinheiro para ter um pequeno 127, quanto mais para ter uma carrinha que nesse tempo só estavam disponíveis em segmentos mais altos do que aquele a que pertenciam os populares 127, 128, R5, etc. Mas devo dizer que já nesse tempo a carrinha R12 tinha alguma popularidade. Mas eram carros caros e sem estarem ao alcance da maioria dos portugueses.

                                    Mas, repito, o facto de haver quem compre por moda, ou até de a sua popularidade estar ligada a uma recente (10 ou 20 anos) ascensão social da generalidade da população não retira sentido à aquisição de uma carrinha.

                                    Tenho 53 anos, cresci num meio que gozou sempre de algum desafogo financeiro, e as carrinhas sempre estiveram presentes e em grande diversidade. Renault 12, Peugeot 304, 504, 505, Toyota Corolla, Opel Kadett, Citroen CX, etc.
                                    Ena a 504 e 505, tractores do crl

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Mas só para se colocar lá objectos tipo roupas, não?
                                      Imagino que objectos minimamente consistentes, em caso de travagem forte ou acidente tornem-se projécteis mortais


                                      Daí que seja indicado que a carga não deva ultrapassar a altura das costas dos bancos.

                                      Mesmo a volumetria das bagagens, só é medida até essa altura.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Pensem no seguinte: a Renault 4L, que podia ser entendida como uma pequena carrinha acessível a todos, era muito popular já nos anos 70 e 80.

                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Ena a 504 e 505, tractores do crl
                                        Já nesse tempo com a opção das três filas de bancos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          No mercado europeu as carrinhas começaram por ser uma forma barata e económica de aumentar a versatilidade e mala. Não nos podemos esquecer que os custos de combustível sempre foram muito mais elevados do que nos EUA e, como tal, na altura houve uma divergência evidente: europeus faziam extensões dos sedans e os americanos apostaram nos Jipes/pick-ups.

                                          As carrinhas eram vistas como produtos muito utilitários, muitas vezes permitiam até 2 lugares extra na mala (Peugeot 405, Laguna Nevada...) numa altura em que os MPV também não estavam difundidos.

                                          Só a partir de meados dos anos 90 as carrinhas deixaram de ser puramente funcionais e os construtores começaram a ter mais cuidado no seu desenho. Curiosamente numa era onde os MPVs se começaram a massificar, esse movimento é lógico. Precisavam de ser tornar "desportivas" e oferecer um compromisso que os MPVs não conseguiam. Podemos dizer que tanto a E36 Touring como a primeira A4 Avant foram dos primeiros exemplos dessa alteração de paradigma. Em 2001 a própria 156 SW foi muito frontal nesse aspecto ao causar um semi-escândalo por ter uma volumetria de bagageira inferior ao sedan.

                                          Mais recentemente estamos a ver os SUVs a tomarem tanto o lugar dos MPVs como das carrinhas, novamente porque são o melhor compromisso de look e versatilidade. Podemos dizer que os americanos viram isso cedo. Agora a diferença é que são quase todos 2WD, têm custos de utilização que não são muito superiores às carrinhas e, como tal, são propostas possíveis para as especificidades do mercado europeu.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Exacto. E a EDP que o diga.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              É claro que uma carrinha é mais versátil, prática que um sedan. Mas se não são modas, porque é que nos anos 80 essa versatilidade/praticalidade não se traduziu em carrinhas? E agora, que até se compram SUVs mais caros, com menos 20/30% de volume de bagageira que a carrinha correspondente, não serão modas também?

                                              Lembro-me bem dos anos 80, se calhar até meio dos 90, ver uma carrinha era raro e obviamente que havia a necessidade que há hoje no transporte de carga. Aliás, os sedans que dominavam na altura, nem 400 L de mala deviam ter.

                                              Começaram a aparecer carrinhas e pronto, massificou-se. Actualmente vemos isso nos SUVs. Para mim, independentemente dos prós e contras de ambos os formatos, o maior componente é a "moda".

                                              Tem a ver com praticabilidade e tem ainda mais a ver com modas sim. Logo a seguir á moda das carrinhas veio a moda das monovolumes e qualquer pretexto era suficiente para justificar a escolha de um monovolume.
                                              Entretanto cairam de moda, e a familia de 5 mais o cão e o gato já cabem na carrinha novamente...
                                              Agora é a moda dos SUV e mesmo os mais pequenos já servem para tudo e mais alguma coisa.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Pensem no seguinte: a Renault 4L, que podia ser entendida como uma pequena carrinha acessível a todos, era muito popular já nos anos 70 e 80.

                                                Já nesse tempo com a opção das três filas de bancos.


                                                Nem mais, tudo uma questão de evolução dos tempos.

                                                Sendo que e de facto, em outras alturas, as SW não eram "chamativas"... porque basicamente tinham "colocado mais aquele volume em cima da configuração sedan"...

                                                Certo é que com o evoluír, as mesmas tem ficado mais apelativas, sendo que em alguns casos, a capacidade da mala até foi menor no SW vs sedan... caso do Alfa Romeo 156, em que carro tinha mais capacidade de mala que o SW.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                  No mercado europeu as carrinhas começaram por ser uma forma barata e económica de aumentar a versatilidade e mala. Não nos podemos esquecer que os custos de combustível sempre foram muito mais elevados do que nos EUA e, como tal, na altura houve uma divergência evidente: europeus faziam extensões dos sedans e os americanos apostaram nos Jipes/pick-ups.

                                                  As carrinhas eram vistas como produtos muito utilitários, muitas vezes permitiam até 2 lugares extra na mala (Peugeot 405, Laguna Nevada...) numa altura em que os MPV também não estavam difundidos.

                                                  Só a partir de meados dos anos 90 as carrinhas deixaram de ser puramente funcionais e os construtores começaram a ter mais cuidado no seu desenho. Curiosamente numa era onde os MPVs se começaram a massificar, esse movimento é lógico. Precisavam de ser tornar "desportivas" e oferecer um compromisso que os MPVs não conseguiam. Podemos dizer que tanto a E36 Touring como a primeira A4 Avant foram dos primeiros exemplos dessa alteração de paradigma. Em 2001 a própria 156 SW foi muito frontal nesse aspecto ao causar um semi-escândalo por ter uma volumetria de bagageira inferior ao sedan.

                                                  Mais recentemente estamos a ver os SUVs a tomarem tanto o lugar dos MPVs como das carrinhas, novamente porque são o melhor compromisso de look e versatilidade. Podemos dizer que os americanos viram isso cedo. Agora a diferença é que são quase todos 2WD, têm custos de utilização que não são muito superiores às carrinhas e, como tal, são propostas possíveis para as especificidades do mercado europeu.
                                                  Ainda me lembro na 2ª metade dos anos 90 e inicios dos anos 2000, houve muito a moda das SHarans, Zafiras Alhambras.....por norma com o 1.9 TDI e na zafira com os 2.0 DI, DTI e 2.2 DTI.

                                                  Na altura esses monovolumes metiam respeito, e um vizinho meu teve uma Sharan V6, que som

                                                  Hoje em dia muitas delas após várias centenas de milhares de KM, estão com os seus motores diesel velhos e cansados, e já parecem uns tractores, mas na altura ainda chegou a ser uma moda considerável, tambem coincidente com uma boa altura da economia.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Não acho que se possa reduzir a uma questão de "modas" porque as carrinhas são efetivamente mais práticas.

                                                    Não fazem falta todos os dias, se calhar só fazem falta raramente, mas quando fazem falta são insubstituíveis.
                                                    Exato.

                                                    No meu caso até nem preciso no dia a dia e por vezes penso nisso e que não faz muito sentido.

                                                    Mas quando preciso de levar a cadela (ao veterinário ou de viagem para visitar familiares), ir ao IKEA, ir de férias a 4 com malas etc. dá "um jeitão".

                                                    E ainda nem tenho filhos, portanto com filhos só posso imaginar que seja quase obrigatório.



                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Não tem nada a ver com modas, mas sim com a versatilidade. Até ao segmento C, falamos de uma diferença de capacidade na bagageira de cerca de 200 litros. Nos segmentos acima, a diferença reduz, mas como a maioria das berlinas têm formatos de três volumes, o uso da bagageira fica bastante face às carrinhas.

                                                    A coisa é tão simples como isto: as carrinhas não têm nenhuma desvantagem face às berlinas, mas têm vantagens. Optar por um sedan é perfeitamente válido, mas será apenas uma questão de gosto, nada mais.
                                                    Não iria tão longe e dizer que não têm nenhuma desvantagem pois tipicamente são um pouco mais caras (ainda que residualmente), gastam mais ligeiramente mais (quase impercetível é certo mas é por pesarem ligeiramente mais e terem uma aerodinâmica ligeiramente pior), têm mais tendência a ganhar ruídos na parte traseira (chapeleira e o andar a mexer e rebater ajuda nisto) e têm uma pior acústica (para quem tem bons sistemas de som e é audio geek pode ser fator a considerar).

                                                    Tudo somado pode ser relevante para alguns compradores, no entanto é muito diferente dos SUVs vs carrinhas que o que acrescentam é muito pouco face às desvantagens bem mais acentuadas que das carrinhas pois aqui sim o consumo é bastante superior, as performances piores para algo equivalente rasteiro, os pneus são bem mais caros etc.

                                                    No caso do segmentos C o hatch tipicamente mede menos 30cm que as carrinhas o que é uma vantagem, mas aqui não falamos de sedans.

                                                    Eu mais depressa comprava um hatch que um sedan pois é mais versátil que este último.


                                                    Nos últimos anos aparecou uma solução intermédio, os sedans estilo coupé com 5p em vez de 4p. Esta solução elimina boa parte das desvantagens dos sedans a nível de versatilidade e tipicamente são mais apelativos (opinião consensual do mercado) que sedans (embora eu pessoalmente até prefira alguns sedans vs a sua versão coupé 5p, mas isso é algo pessoal).

                                                    Acrescento outro pequeno grande detalhe, nalguns modelos como o BMW Série 3 o rebatimento dos bancos traseiros é opcional e acredite-se ou não é muito comum no mercado de usados apanhar modelos sem isto, ou por falta de informação ou por serem rentings em que ng liga a isso e "vem como vem".


                                                    Por fim, estética, há muitos modelos que são mais apelativos em carrinha que na versão sedan.

                                                    O Audi A4 é um exemplo claro disso em que pelo desde a versão B6 (2001) a versão carrinha é geralmente mais apelativa. Aqui é um misto de opinião pessoal com tb o consenso do mercado.

                                                    Aliás nos últimos 10 anos por cada A4 sedan quantas carrinhas se vê por aí ? 3 ? 4 ? Neste modelo atual acho que ainda só vi 2 ou 3 sedans


                                                    Outro exemplo é o Alfa 159 que acho mais apelativo em SW que em sedan, e o mercado de usados mostra isso.



                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    É claro que uma carrinha é mais versátil, prática que um sedan. Mas se não são modas, porque é que nos anos 80 essa versatilidade/praticalidade não se traduziu em carrinhas? E agora, que até se compram SUVs mais caros, com menos 20/30% de volume de bagageira que a carrinha correspondente, não serão modas também?

                                                    Lembro-me bem dos anos 80, se calhar até meio dos 90, ver uma carrinha era raro e obviamente que havia a necessidade que há hoje no transporte de carga. Aliás, os sedans que dominavam na altura, nem 400 L de mala deviam ter.

                                                    Começaram a aparecer carrinhas e pronto, massificou-se. Actualmente vemos isso nos SUVs. Para mim, independentemente dos prós e contras de ambos os formatos, o maior componente é a "moda".
                                                    Não acho que o maior fator seja ser moda, tem a ver fundamentalmente com estética* e versatalidade.

                                                    Pode haver pessoas que compram por moda, mas mesmo essas é bem possível que pontualmente tirem partido da versatilidade de uma carrinha.

                                                    Qto aos anos 80 e 90, como já aqui disseram, tem a ver fudamentalmente com a oferta, ou, neste caso, falta dela.


                                                    *sim é algo pessoal mas é o chamado "consenso de mercado" e esse é o consenso do nosso mercado
                                                    Editado pela última vez por ClioIIIRS; 06 February 2019, 12:33.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Ainda me lembro na 2ª metade dos anos 90 e inicios dos anos 2000, houve muito a moda das SHarans, Zafiras Alhambras.....por norma com o 1.9 TDI e na zafira com os 2.0 DI, DTI e 2.2 DTI.

                                                      Na altura esses monovolumes metiam respeito, e um vizinho meu teve uma Sharan V6, que som

                                                      Hoje em dia muitas delas após várias centenas de milhares de KM, estão com os seus motores diesel velhos e cansados, e já parecem uns tractores, mas na altura ainda chegou a ser uma moda considerável, tambem coincidente com uma boa altura da economia.
                                                      Era mais ainda do que agora com os SUVs. Ionicamente SUVs esses que se estão pouco a pouco a transformar em monovolumes, o que faz todo o sentido

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Uma marca de que eu me lembro (tenho 53 anos) de sempre ter tido carrinhas disponíveis é precisamente a ilustre Mercedes. Mas a questão é: Quantos teriam dinheiro para as comprar? E desses poucos, quantos teriam a necessidade de ter uma carrinha?

                                                        Mas uma coisa é certa, se a Mercedes as fazia por alguma razão seria, alguma vantagem já então as carrinhas tinham para alguns consumidores. Já que por moda não seria certamente!

                                                        edit: Década de 60...

                                                        Editado pela última vez por Jbranco; 06 February 2019, 12:38.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Uma marca de que eu me lembro (tenho 53 anos) de sempre ter tido carrinhas disponíveis é precisamente a ilustre Mercedes. Mas a questão é: Quantos teriam dinheiro para as comprar? E desses poucos, quantos teriam a necessidade de ter uma carrinha?

                                                          Mas uma coisa é certa, se a Mercedes as fazia por alguma razão seria, alguma vantagem já então as carrinhas tinham para alguns consumidores. Já que por moda não seria certamente!


                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Hhahaha tá boa

                                                            Detesto esteticamente as carrinhas vulgarmente chamadas de SW.

                                                            Até hoje, a única que gostei esteticamente foi esta :

                                                            De resto, para mim, são todas feias.
                                                            Lá está: para mim é uma das carrinhas mais "mal paridas" que conheço!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                                                              De resto, para mim, são todas feias.
                                                              Todas? Tens a certeza?



                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X