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Porque que os Diesel têm mais disparo que os Gasolina?

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    #31
    Outra questão para complementar o que já foi dito e bem, o diesel t mais binário e disparo a baixas rotações, mas depois "acaba-se" o motor mais depressa a maiores rotações estando apenas a fazer mais barulho e a consumir mais sem puxar mais. A maiores rotações um a gasolina continua a puxar e muito provavelmente com o binário todo disponível

    Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

    Comentário


      #32
      Mas para isso tens a caixa para trocar e depois há o pormenor de que cada RPM num diesel faz mais kms do que num gasolinas, dai haver menos necessidade de recorrer à caixa

      Comentário


        #33
        Faltou ainda referirem que por norma os Diesel têm mais Turbo lag e quando o turbo entra vem todo de uma vez, sendo menos progressivo e refinado.

        Comentário


          #34
          Mas para quem não gosta de usar a caixa há sempre a caixa automatica, resolve todos esses problemas.

          Não sei porque (disclamer: afinal sei) mas este tópico está-se a tornar em mais um topico de amor pelo diesel e odio pela gasolina.

          BTW, entre o meu punto a gasolina e o 116d que tenho agora, o punto gastava menos nos mesmos percursos citadinos. e puxava mais por ele para andar bem no transito, a subir para puxar minimamente não se trocava antes das 4k rpm... o 116d ED, no minimo, gasta o mesmo. E não me perguntem os L/100KM que não me lembro das figuras, mas o gasto é o mesmo (10€/semana).

          o diesel só ganha nos consumos se nos metermos em andamentos constantes em AE e EN (aqui sim, o diesel gasta menos).

          Quanto á caixa, ou voces andam sempre em 3ª ou têm carros milagrosos, eu uso tanto a caixa num carro a diesel como num carro a gasolina. Alias, se calhar até uso menos a caixa num zagolinas só pelo prazer de puxar mais um bocadinho as RPM. Essa questão é uma ilusão, no minimo.

          Comentário


            #35
            E nos diesel já andamos com 3000cc quadriturbo e nos a gasolina os que usam quatro turbos estão numa cilindrada bastante superior...

            Comentário


              #36
              Se têm a mesma potência também vão ter mais ou menos a mesma aceleração (depende da caixa e da curva de potência).

              Quanto ao binário, isso já foi muito discutido e muita gente continua a não perceber.

              Basicamente o que determina a aceleração é a o binário na roda. Uma vez que há uma coisa chamada caixa de velocidades, o que determina o binário máximo na roda é a potência máxima do motor, e não o binário no motor. Um binário de motor elevado apenas se traduz em conseguir-se mais potência a RPM mais baixas.


              Pegas em dois carros de potência semelhante, metes a 50 km/h, metes a mudança que aproxime as RPM do pico de potência do motor, pisas o acelerador a fundo, e deverás sentir um disparo semelhante em ambos os carros.

              Comentário


                #37
                VW Passat 2.0 TDi 4Motion (B8) vs VW Passat 2.0 TSi (B8) : Duelo 55455844

                Este exemplo:

                2 Passats. Um 2.0 TDI 240cv e um 2.0 TSI 220.
                O TDI tem mais 20cv e 150nm mas é mais pesado. Tem também tracção às 4 rodas e até aos 100km/h é rei e senhor. Contudo, o menos potente 2.0 TSI depois dos 130 é mais rápido.

                Acredito que o TDI pareça ser muito mais rápido do que na realidade o é.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  Bons tempos em que a gasolina era barata...tinhas o 1.6 de 101cv de 12v...o pastelão mor que fazia 9L de média em cidade...elasticidade à custa das rotações e chegavas a uma altura que nem assim ia lá...mas embalava bem isso embalava, tive esse motor num A4.
                  E digo-te que sinceramente bem preferiria o 1.9tdi nessa altura o vp de 110cv...porque se para ti só te soavam a mais 10cv...em banco tinha substancialmente mais... na altura a vag divulgava menos cv para menores impostos...agora foi mais emissões mas tendo também em vista a poupança em impostos.
                  Isso não passa de um grande mito.

                  E digo-te já porquê, porque em AE o TDI 110cv não ganhava por exemplo a um 2.0 HDI 110 e o HDI 110 não tem mais potência que o declarado.

                  E não estou a falar de velocidade máxima, estou a falar de aceleração.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                    Bons tempos em que a gasolina era barata...
                    Lamento desiludir-te, mas... a gasolina nunca foi barata.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por WastedDeep Ver Post
                      Porque que é isto acontece em carros com a mesma potencia? Não deveriam ser equivalentes?
                      A potência declarada é a potência máxima. O carro só debita essa potência com o motor a chegar ao redline.

                      Nas outras gamas de rotação, tudo depende do binário e, como disseram acima, esse é maior nos diesel.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                        VW Passat 2.0 TDi 4Motion (B8) vs VW Passat 2.0 TSi (B8) : Duelo 55455844

                        Este exemplo:

                        2 Passats. Um 2.0 TDI 240cv e um 2.0 TSI 220.
                        O TDI tem mais 20cv e 150nm mas é mais pesado. Tem também tracção às 4 rodas e até aos 100km/h é rei e senhor. Contudo, o menos potente 2.0 TSI depois dos 130 é mais rápido.

                        Acredito que o TDI pareça ser muito mais rápido do que na realidade o é.
                        Como parece ser mais rapido do que é? Ou é ou não é....ainda por cima os velocimetros são feitos pelo meso fabricante


                        E um factor importante é saber quanto vão a gastar o 2.0 TSI e o 2.0 TDI a 130 km/h. Mantendo essa velocidade de cruzeiro em AE quem faz mais kms sem ter que parar para abastecer....

                        Comentário


                          #42
                          No dia a dia ninguém anda a puxar pelos carros até elevadas rotações por isso é que os carros a diesel são melhores para o dia a dia além de consumirem bem menos.

                          Agora quem sabe e gosta muito de conduzir consegue retirar mais prazer de condução de um motor a gasolina.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
                            Como parece ser mais rapido do que é? Ou é ou não é....ainda por cima os velocimetros são feitos pelo meso fabricante
                            É o chamado kick a entrada brusca do turbo, os TDI são reis nisso.

                            Comentário


                              #44
                              Também gostava de compreender porque acham que ter mais "disparo" no diesel é melhor de conduzir do que mais lenearidade num a gasolina. Alguém que me explique

                              Comentário


                                #45
                                Uma pessoa que possa ter um carro a gasolina $$$$$$ ê muito melhor que a diesel, se pudesse andava de Ford Mustang V8.

                                Cumps

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                  Também gostava de compreender porque acham que ter mais "disparo" no diesel é melhor de conduzir do que mais lenearidade num a gasolina. Alguém que me explique

                                  Talvez porque não gostem de ter que fazer rpms, dar mais desgaste ao motor e gastar mais combustivel para o obter

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                                    Uma pessoa que possa ter um carro a gasolina $$$$$$ ê muito melhor que a diesel, se pudesse andava de Ford Mustang V8.

                                    Cumps

                                    Com tanto carro bom para gastar dinheiro e vais logo para um dos piores

                                    O que o marketing de hollywood faz

                                    Comentário


                                      #48
                                      Os diesel da Mercedes têm o maior disparo.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                        Talvez porque não gostem de ter que fazer rpms, dar mais desgaste ao motor e gastar mais combustivel para o obter
                                        Também gostava de saber porque associam sempre o "ser melhor" a maior capacidade de resposta

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                          Talvez porque não gostem de ter que fazer rpms, dar mais desgaste ao motor e gastar mais combustivel para o obter
                                          Isso é um todo de sensacoes. O diesel parece puxar muito bem mas um motor linear a gasolina que a sensacao de puxar é diminuta pode perfeitamente andar mais que o diesel.

                                          Para todos os efeitos os motores a gasolina conseguem maior binario perante os motores diesel para uma igual cilindrada ponto.

                                          Os diesel de 8v softem de ejaculacao precoce.... Dao tudo numa faixa muito limitada de rpm e depois disso ja nada fazem e teem de trocar de velocidade.

                                          Actualmente os motores a gasolina turbo conseguem binario maximo mais cedo e durante muito mais tempo que os diesel.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Disparo É isso amigo, gasolina é para lavar peças! Quando carregares a tua Ibiza deixa me dar uma volta!

                                            Comentário


                                              #52
                                              C 250 (W205) vs C 250 BlueTec (W205) : Comparativos 10735

                                              Um comparativo entre um gasolina e um diesel modernos de gama alta.

                                              Poucas diferenças excepto nos consumos.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Racinghero Ver Post
                                                C 250 (W205) vs C 250 BlueTec (W205) : Comparativos 10735

                                                Um comparativo entre um gasolina e um diesel modernos de gama alta.

                                                Poucas diferenças excepto nos consumos.
                                                Sim mas existe difetencas muito a favor do diesel e mesmo assim pouco se destaca....

                                                Nessa comparação o diesel tem mais cilindrada e 2 turbos o que favorece no binario.

                                                O gasolina tem menos cilindrada e apenas 1 turbo e mesmo assim bate se quase em igualdade

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Sim mas existe difetencas muito a favor do diesel e mesmo assim pouco se destaca....

                                                  Nessa comparação o diesel tem mais cilindrada e 2 turbos o que favorece no binario.

                                                  O gasolina tem menos cilindrada e apenas 1 turbo e mesmo assim bate se quase em igualdade
                                                  Isso é porque o tuga acha que binário = ao valor do binário máximo, desconhece o conceito de relações de transmissão, de relação final, acha que rotação não serve para nada, etc. Por outras palavras, porque há muito tuga que é engenheiro de teclado

                                                  Depois é o que se vê no youtube português

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                                    Talvez porque não gostem de ter que fazer rpms, dar mais desgaste ao motor e gastar mais combustivel para o obter
                                                    A questão do consumo ainda percebo, agora o resto, nos carros atuais não é verdade.
                                                    Os turbo atuais não precisam de espremer o motor para andar.
                                                    No meu caso resolvi a questão do consumo ao comprar um carro a gpl. Fica muito mais em conta que o diesel da mesma potência que tenho.
                                                    A baixa rotação, devido ao compressor, é muito mais espevitado que o diesel (sem comparação mesmo).

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Numa tradução "livre":

                                                      Compramos "cavalos", mas na realidade conduzimos "binário"!

                                                      Curiosamente (ou não) um motor diesel sem turbo (penso que são uma espécie extinta ou em vias disso) acaba por ter bastante menos binário, tal como um zagolina turbinado acaba por ter bastante mais e mais cedo ajudando a nivelar as coisas, mesmo a baixas rotações!

                                                      Seja como for, o ministro do ambiente já disse que os diesel vão sofrer muito daqui a 4 ou 5 anos e mais ninguém compra fumarentos cá no burgo!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                        Se têm a mesma potência também vão ter mais ou menos a mesma aceleração (depende da caixa e da curva de potência).

                                                        Quanto ao binário, isso já foi muito discutido e muita gente continua a não perceber.

                                                        Basicamente o que determina a aceleração é a o binário na roda. Uma vez que há uma coisa chamada caixa de velocidades, o que determina o binário máximo na roda é a potência máxima do motor, e não o binário no motor. Um binário de motor elevado apenas se traduz em conseguir-se mais potência a RPM mais baixas.


                                                        Pegas em dois carros de potência semelhante, metes a 50 km/h, metes a mudança que aproxime as RPM do pico de potência do motor, pisas o acelerador a fundo, e deverás sentir um disparo semelhante em ambos os carros.
                                                        Ora aqui está uma boa explicacao, que me parece ser acessivel a todos!

                                                        O binario de motor apenas diz quao cedo (nas RPM) se consegue obter a potência maxima. Mas o que determina o quanto o carro anda é a potência do motor, ou seja, 2 carros no pico de potência e o binario nao irá importar para nada (quase, nao literalmente).

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                          Curiosamente (ou não) um motor diesel sem turbo (penso que são uma espécie extinta ou em vias disso) acaba por ter bastante menos binário, tal como um zagolina turbinado acaba por ter bastante mais e mais cedo ajudando a nivelar as coisas, mesmo a baixas rotações!
                                                          Isso nao é curioso, é obvio. O binario elevado deve-se puramente ao turbo, nao ao facto de ser diesel.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Fazer um clone, abrir um topico a cascar num combustivel ou em determinada marca, e esperar. Daqui a uns dias, repeat.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                                              Com tanto carro bom para gastar dinheiro e vais logo para um dos piores

                                                              O que o marketing de hollywood faz
                                                              Pior em quê?

                                                              Cumps

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