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Originalmente Colocado por PedroPereiraaa Ver PostSim podem ser caros, mas estava a falar a nivel de produção. Sao comercializados ha algum tempo e hoje sao vendidos novos modelos com motores de 2 litros, de várias marcas com mais de 150 cv
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Sim é verdade,
Esse conceito, de carro forte , e pouca velocidade de ponta.
mas viram que os diesel satisfazem a classe mais jovem, e a tecnoligia levou-os a meter mais cavalagem nos blocos 2.0, facilmente o conseguiramOriginalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSim e há uma coisa curiosa, por exemplo ainda há uns 4 anos a volvo lançou um motor 2.0D 120cv....potência que é igualada e ultrapassada pelos 1.6 da praxe, mas quem o conduziu, ouvi opinião de que o 2.0 apesar de ter a mesma potência, era muito mais agradável de conduzir.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSim e há uma coisa curiosa, por exemplo ainda há uns 4 anos a volvo lançou um motor 2.0D 120cv....potência que é igualada e ultrapassada pelos 1.6 da praxe, mas quem o conduziu, ouvi opinião de que o 2.0 apesar de ter a mesma potência, era muito mais agradável de conduzir.
Tens também o exemplo do 2.0 TDI de 110cv vs o 1.6 TDI de 105cv... na época... e o 2.0 era "mais" competente.
Como referido, serão um motor menos "turbo dependente"... logo e por sí, terá sempre "maior" fulgor.
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Originalmente Colocado por pontopt Ver PostO teu conceito de baixas é antes do turbo entrar.
O teu conceito de baixas é pouco após o turbo entrar.
Mas, turbo lag é basicamente ser NA, pelo que nem deveria ser um contra nesta comparacao. E o 2.0 TSI nao tem assim tanto turbo lag, o turbo nao é assim tao grande.
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Não é bem assim. O turbo abafa o motor e isso ocorre até o mesmo encher e conseguir enviar ar suficiente para a admissão. Por melhor e mais evoluído que seja o turbo, geometria variavel, em paralelo sendo um mais pequeno para minimizar o problema, mas o facto é que isso acontece sempre. Para disponibilidade imediata de binario é mesmo um bom NA, não é por acaso que em TT os preferidos são os motores NA, o exemplo do 3.3 no patrol
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Originalmente Colocado por Error0001 Ver PostNão é bem assim. O turbo abafa o motor e isso ocorre até o mesmo encher e conseguir enviar ar suficiente para a admissão. Por melhor e mais evoluído que seja o turbo, geometria variavel, em paralelo sendo um mais pequeno para minimizar o problema, mas o facto é que isso acontece sempre. Para disponibilidade imediata de binario é mesmo um bom NA, não é por acaso que em TT os preferidos são os motores NA, o exemplo do 3.3 no patrol
Passado 0,2 segundos tens mais binario num turbo que num NA, isto nem é discussao a ter. Dou este offtopic por encerrado
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Turbo lag é por exemplo imaginando que estás numas RPM em que o turbo já está activo, mas deixas de acelerar...e ele reduz a velocidade da turbina....depois quando voltas a acelerar, o tempo que demora até as turbinas ficarem nas RPM necessárias para admitir fluxo de ar suficiente é que é o turbo lag.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostTurbo lag é por exemplo imaginando que estás numas RPM em que o turbo já está activo, mas deixas de acelerar...e ele reduz a velocidade da turbina....depois quando voltas a acelerar, o tempo que demora até as turbinas ficarem nas RPM necessárias para admitir fluxo de ar suficiente é que é o turbo lag.
Quando se fala em "poucas baixas" num motor turbo é o chamado spool
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Os turbos dos 2.0 atuais são projetados para oferecer o melhor regime em baixas, altas e médias rotações.
A engenharia / projetistas dos motores diesel sabem melhor que ninguem como por um 2.0 tdi de 210 cv ou ate mais, mantendo toda a fiabilidade.
A nivel de comportamento , pode ate ser melhor que muitos a gasolina. Já está mais que comprovado que uma simples alteração de centralina, pode extrair rendimentos extra aos TDI.
Esta è a minha opinião, respeitanto todas as outras
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Originalmente Colocado por PedroPereiraaa Ver PostOs turbos dos 2.0 atuais são projetados para oferecer o melhor regime em baixas, altas e médias rotações.
A engenharia / projetistas dos motores diesel sabem melhor que ninguem como por um 2.0 tdi de 210 cv ou ate mais, mantendo toda a fiabilidade.
A nivel de comportamento , pode ate ser melhor que muitos a gasolina. Já está mais que comprovado que uma simples alteração de centralina, pode extrair rendimentos extra aos TDI.
Esta è a minha opinião, respeitanto todas as outras
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Originalmente Colocado por PedroPereiraaa Ver PostOs turbos dos 2.0 atuais são projetados para oferecer o melhor regime em baixas, altas e médias rotações.
A engenharia / projetistas dos motores diesel sabem melhor que ninguem como por um 2.0 tdi de 210 cv ou ate mais, mantendo toda a fiabilidade.
A nivel de comportamento , pode ate ser melhor que muitos a gasolina. Já está mais que comprovado que uma simples alteração de centralina, pode extrair rendimentos extra aos TDI.
Esta è a minha opinião, respeitanto todas as outras
A questão não é só a performance; se fosse, havia por aí muita "casa" que percebia mais de programação do que as marcas, e não é assim.
O desafio é conseguir ter elevada performance em conjunto com o cumprimento de outros requisitos, nomeadamente o menor número possível de componentes, evitar componentes de qualidade superior (mais caros, o que se reflecte no preço de venda do veículo) e ainda respeitar as emissões poluentes, entre outros.
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ConcordoOriginalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver PostA própria VW é o melhor exemplo disso.
A questão não é só a performance; se fosse, havia por aí muita "casa" que percebia mais de programação do que as marcas, e não é assim.
O desafio é conseguir ter elevada performance em conjunto com o cumprimento de outros requisitos, nomeadamente o menor número possível de componentes, evitar componentes de qualidade superior (mais caros, o que se reflecte no preço de venda do veículo) e ainda respeitar as emissões poluentes, entre outros.
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