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O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?
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Mesmo pra HD o H2 só é promissor enquanto os contribuintes estiverem dispostos a subsidiar os transportadores. Um kg de H2 custa SEM IMPOSTOS mais ou menos o que custam 7 litros de gasolina e em carros ligeiros tem um rendimento equivalente. Em camiões o rendimento energético não deve andar muito longe em proporção.
Portanto, uma tonelada de carga por km vai sair muitíssimo mais cara do que sai agora com os camiões diesel. Só vai funcionar com uma boa rede de extorsão e cunhas políticas montada à volta do H2, na volta ainda mais vampira que a rede que eles criaram à volta do diesel e está hoje aí.
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Enquanto os Tugas continuam a julgar que os VE a bateria de Lítio são a única opção de mobilidade e querem esburacar todo o Portugal para terem mais umas baterias de Li, aqui ao lado em Espanha saem noticias destas:
https://www.energias-renovables.com/...ogeno-20220215
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostEnquanto os Tugas continuam a julgar que os VE a bateria de Lítio são a única opção de mobilidade e querem esburacar todo o Portugal para terem mais umas baterias de Li, aqui ao lado em Espanha saem noticias destas:
https://www.energias-renovables.com/...ogeno-20220215
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostEnquanto os Tugas continuam a julgar que os VE a bateria de Lítio são a única opção de mobilidade e querem esburacar todo o Portugal para terem mais umas baterias de Li, aqui ao lado em Espanha saem noticias destas:
https://www.energias-renovables.com/...ogeno-20220215
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https://electrek.co/2022/02/15/study...FgnPyvEj2sM_Ms
"For passenger cars, it’s already game over for fuel cells (FCEV)."
"Some of the biggest FCEV programs in the world, like the Toyota Mirai and Hyundai Nexo, have failed to gain any reactions after years and billions invested in them."
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostEnquanto os Tugas continuam a julgar que os VE a bateria de Lítio são a única opção de mobilidade e querem esburacar todo o Portugal para terem mais umas baterias de Li, aqui ao lado em Espanha saem noticias destas:
https://www.energias-renovables.com/...ogeno-20220215
*já está em cima, lolEditado pela última vez por tonyV; 16 February 2022, 21:36.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostLogo hoje que saiu o estudo na Nature....pensava que ias colocar isso por cá
*já está em cima, lol
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostE é difícil de o pessoal perceber que o hidrogénio pode ter um papel mas que não passa pelos veículos ligeiros, aí perdeu a guerra. Nem os projetos de H2 em Portugal são direcionados para isso.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostE é difícil de o pessoal perceber que o hidrogénio pode ter um papel mas que não passa pelos veículos ligeiros, aí perdeu a guerra. Nem os projetos de H2 em Portugal são direcionados para isso.
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostExatamente, o H2 nunca vai funcionar nos veículos pessoas porque as pessoas são muito sensíveis ao preço. Se o consumidor se borra todo por alguns centimos a mais pela gasolina e anda tudo a gasóleo, quero ver quem é que vai pagar 4 ou 5x por casa 100km para andar a hidrogénio em vez do tradicional BEV.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostO H2 só vai funcionar quando tivermos execedentes energéticos...
Se andamos a criar infraestruturas e acabamos com "energia a mais" parece-me desperdiçador logo à nascença. Algumas serras aqui do Norte já estão infestadas de ventoinhas. Quando era uma ou outra, até era engraçado, neste momento já começo a achar poluição ambiental/visual.
Hidrogénio para mim não funciona com energias renováveis. Hidrogénio para mim funcionava bem com energia nuclear, Mas há muita gente que prefere ter "ventoinhas" e paineis solares e barragens espalhadas em todo lado ocupando gigantes massas de terreno e estragando a paisagem, do que ter "meia duzia" de metros cubicos de de resíduos radioativos enterrados no meio do nada em em granito. (<-- tópico controverso eu sei, é a minha opinião e respeito que pensa diferente)
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostTenho dúvidas desses excedentes e respetivas quantidades que fossem suficientes para produzir hidrogénio e fazer mover veículos em massa... Mas estou disposto a ser provado o contrário no futuro.
Se andamos a criar infraestruturas e acabamos com "energia a mais" parece-me desperdiçador logo à nascença. Algumas serras aqui do Norte já estão infestadas de ventoinhas. Quando era uma ou outra, até era engraçado, neste momento já começo a achar poluição ambiental/visual.
Hidrogénio para mim não funciona com energias renováveis. Hidrogénio para mim funcionava bem com energia nuclear, Mas há muita gente que prefere ter "ventoinhas" e paineis solares e barragens espalhadas em todo lado ocupando gigantes massas de terreno e estragando a paisagem, do que ter "meia duzia" de metros cubicos de de resíduos radioativos enterrados no meio do nada em em granito. (<-- tópico controverso eu sei, é a minha opinião e respeito que pensa diferente)
Exemplo de armazenamento mais eficiente e que pode ser usado para outros campos , por exemplo, na gestão da água.
https://www.iberdrola.com/quem-somos...projeto-tamega
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Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostAlgumas serras aqui do Norte já estão infestadas de ventoinhas. Quando era uma ou outra, até era engraçado, neste momento já começo a achar poluição ambiental/visual.
É bom que se perceba que a única forma de não haver impactos ambientais é... não haver seres humanos.
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Originalmente Colocado por eu Ver Post
É bom que se perceba que a única forma de não haver impactos ambientais é... não haver seres humanos.
Aliás, o objetivo primário do ser humano é ganhar mais dinheiro, todos nós procuramos ganhar mais, e ganhar em regra implica poluir mais (consumir mais, fazer casas maiores cm aquecimento xpto e ar condicionado, carros maiores e mais gastadores, viajar mais, telemovel novo mais frequentemente etc).
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Cenários onde considero que o Hidrogénio pode fazer a diferença ao nível dos ligeiros de passageiros:
- Para pessoas em que o carregamento em casa seja complicado, por falta de garagem.
- Associado ao ponto inicial, carregamento elétrico na rua mais caro do que em casa, podendo a diferença para o hidrogénio esbater-se.
- Associado ao ponto inicial, falta de pontos de carregamento elétrico na rua de residência.
- Associado ao ponto inicial, limitações do tempo de ocupação do posto de carregamento na rua (não poder ficar toda a noite a ocupar um carregador, por exemplo).
- Associado ao ponto inicial, eventual vandalismo ao nível dos cabos de carregamento na rua (uma hipótese, não faço ideia se atualmente é um problema).
- Eventual custo de aquisição de um veículo FCEV inferior ao de um BEV, podendo a diferença fazer pender para um lado ou para o outro em função do número de quilómetros que a pessoa faça (Gasolina/Gasóleo dos tempos modernos)
- Valorização que a pessoa fizer da possibilidade de encher o depósito em poucos minutos vs a facilidade de carregamento em garagem (sempre pronto para o dia-a-dia, mas carregamentos mais longos em situações para lá da capacidade da bateria)
- Surgimento da fusão nuclear, com energia eventualmente barata (ainda faltarão muitos anos), podendo tornar o custo de utilização menos relevante (é esperar para ver)
Claro que isto só é válido havendo opções FCEV no mercado e rede de abastecimento adequada. Coisa que atualmente não existe. Mas surgindo para os véiculos pesados e ligeiros de mercadorias (acho que há algum consenso a este nível), acabará por servir também os ligeiros de passageiros.
É esperar para ver.
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Já por cá deve ter passado, mas, ainda assim, aqui fica:
Especialistas avaliam célula de etanol como opção mais sustentável para veículos elétricos no Brasil
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostJá por cá deve ter passado, mas, ainda assim, aqui fica:
Especialistas avaliam célula de etanol como opção mais sustentável para veículos elétricos no Brasil
O que acham que está errado neste ciclo?
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostProduzir cana de açúcar, para produzir etanol, para produzir hidrogénio, para produzir eletricidade para finamente produzir movimento...
O que acham que está errado neste ciclo?
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostProduzir cana de açúcar, para produzir etanol, para produzir hidrogénio, para produzir eletricidade para finamente produzir movimento...
O que acham que está errado neste ciclo?
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Originalmente Colocado por marcopns Ver PostProduzir cana de açúcar, para produzir etanol, para produzir hidrogénio, para produzir eletricidade para finamente produzir movimento...
O que acham que está errado neste ciclo?
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Nenhuma tecnologia de mobilidade deve ser descartada, todas podem conviver e ser utilizadas de acordo com necessidades específicas de cada local e de cada país. Esse é o ponto de vista defendido por Ricardo Simões de Abreu, engenheiro, consultor da Bright Consulting e especialista em bioenergia.
“Quando avaliamos as tecnologias em termos de emissões de CO2, tanto veículos híbridos movidos à etanol, quanto veículos elétricos à bateria, ou mesmo motores elétricos movidos à hidrogênio têm um índice de emissões bem inferior aos movidos à gasolina. Se a questão for reduzir emissões para respeitar acordos climáticos, todas essas tecnologias contribuem para atender a essa demanda”, explica.
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostA fundamentação, que esclarece mais do que apenas a simples leitura do texto do link...:
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Motor V8 a Hidrogénio, pela Yamaha e Toyota
449 BHP
Zero baterias
https://www.autocar.co.uk/car-news/t...lled-449bhp-v8Editado pela última vez por MaxVerstappen; 18 February 2022, 00:36.
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O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?
Originalmente Colocado por MaxVerstappen Ver PostMotor V8 a Hidrogénio, pela Yamaha e Toyota
449 BHP
Zero baterias
https://www.autocar.co.uk/car-news/t...lled-449bhp-v8
“ there remains no indication that the modified unit could find its way into a production car”
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Enfim, continuam a insistir em ideias estapafúrdias, entretanto os veiculos eléctricos a baterias aumentam enormemente a sua quota ano após ano, e essas ideias vão ficando para trás. Em 10/15 anos praticamente todos os automóveis ligeiros à venda vão ser eléctricos a baterias e ainda há-de haver gente a insistir nisso.
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Originalmente Colocado por pontopt Ver PostCenários onde considero que o Hidrogénio pode fazer a diferença ao nível dos ligeiros de passageiros:
- Para pessoas em que o carregamento em casa seja complicado, por falta de garagem.
- Associado ao ponto inicial, falta de pontos de carregamento elétrico na rua de residência.
Mas ele vai haver. Isto por uma simples razão, há alguém que te quer vender eletricidade para colocar no carro, logo eles vão-te por essa eletricidade disponível, e depois a concorrencia vai tratar de por os preços "decentes".
Os combustíveis há em todo lado, e tem um uma cadeia de abastecimento infinitamente mais complexa que a eletricidade que já existe em todo lado. Se conseguimos tirar um liquido da terra, refinar, e ter disponível em todo o lado e esquina, eletricidade vai ser muito mais fácil, é questão da procura ir aumentando.
- Associado ao ponto inicial, carregamento elétrico na rua mais caro do que em casa, podendo a diferença para o hidrogénio esbater-se.
- Valorização que a pessoa fizer da possibilidade de encher o depósito em poucos minutos vs a facilidade de carregamento em garagem (sempre pronto para o dia-a-dia, mas carregamentos mais longos em situações para lá da capacidade da bateria)
E eu não estou a debater que hidrogénio ou gasolina é ainda melhor, Mas o que manda é a carteira, e toda a gente vai preferir demorar mais um bocadinho a carregar o carro e em contrapartida ter um custo por km muito mais baixo.
Mentalizem-se que o carro elétrico é o novo Diesel. Com todos os defeitos que o motor diesel tem face ao a gasolina, o pessoal borra-se todo para pagar mais meia duzia de centimos a gasolina, até os ricos andam com panameras diesel, classe S diesel, série 8 diesel, a Diesel lol.
A malta até vai ao supermercado só para abaster o EV e poupar guito, vai ser assim.
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