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O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

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    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Eu recomendo que vejam as linhas de financiamento para o H subsídios. É que o dinheiro já está aí.
    Parecendo que não.
    Yap, e com base nisso dezenas de OEMs a trabalhar (fortemente) em projetos H2, muitas silenciosas quanto a isto devido à boa imagem que hoje só se obtém a vender veiculos a baterias. Para HD muito promissor, para uso em ligeiros not so much

    Comentário


      Mesmo pra HD o H2 só é promissor enquanto os contribuintes estiverem dispostos a subsidiar os transportadores. Um kg de H2 custa SEM IMPOSTOS mais ou menos o que custam 7 litros de gasolina e em carros ligeiros tem um rendimento equivalente. Em camiões o rendimento energético não deve andar muito longe em proporção.
      Portanto, uma tonelada de carga por km vai sair muitíssimo mais cara do que sai agora com os camiões diesel. Só vai funcionar com uma boa rede de extorsão e cunhas políticas montada à volta do H2, na volta ainda mais vampira que a rede que eles criaram à volta do diesel e está hoje aí.

      Comentário


        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Como quase todo o dinheiro do PRR...

        Mais uma oportunidade desperdiçada.
        O normal quando o dinheiro é grátis...

        Comentário


          Enquanto os Tugas continuam a julgar que os VE a bateria de Lítio são a única opção de mobilidade e querem esburacar todo o Portugal para terem mais umas baterias de Li, aqui ao lado em Espanha saem noticias destas:
          https://www.energias-renovables.com/...ogeno-20220215

          Comentário


            Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
            Enquanto os Tugas continuam a julgar que os VE a bateria de Lítio são a única opção de mobilidade e querem esburacar todo o Portugal para terem mais umas baterias de Li, aqui ao lado em Espanha saem noticias destas:
            https://www.energias-renovables.com/...ogeno-20220215
            Pssst. Não digas a ninguém, mas os carros a hidrogénio têm todos baterias de lítio, praticamente do tamanho dos PHEV a combustão...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
              Enquanto os Tugas continuam a julgar que os VE a bateria de Lítio são a única opção de mobilidade e querem esburacar todo o Portugal para terem mais umas baterias de Li, aqui ao lado em Espanha saem noticias destas:
              https://www.energias-renovables.com/...ogeno-20220215
              Cheira-me a projeto para sacar fundos Europeus...

              Comentário


                https://electrek.co/2022/02/15/study...FgnPyvEj2sM_Ms

                "For passenger cars, it’s already game over for fuel cells (FCEV)."

                "Some of the biggest FCEV programs in the world, like the Toyota Mirai and Hyundai Nexo, have failed to gain any reactions after years and billions invested in them."

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                  Enquanto os Tugas continuam a julgar que os VE a bateria de Lítio são a única opção de mobilidade e querem esburacar todo o Portugal para terem mais umas baterias de Li, aqui ao lado em Espanha saem noticias destas:
                  https://www.energias-renovables.com/...ogeno-20220215
                  Logo hoje que saiu o estudo na Nature....pensava que ias colocar isso por cá

                  *já está em cima, lol
                  Editado pela última vez por tonyV; 16 February 2022, 21:36.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    Logo hoje que saiu o estudo na Nature....pensava que ias colocar isso por cá

                    *já está em cima, lol
                    E é difícil de o pessoal perceber que o hidrogénio pode ter um papel mas que não passa pelos veículos ligeiros, aí perdeu a guerra. Nem os projetos de H2 em Portugal são direcionados para isso.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                      E é difícil de o pessoal perceber que o hidrogénio pode ter um papel mas que não passa pelos veículos ligeiros, aí perdeu a guerra. Nem os projetos de H2 em Portugal são direcionados para isso.
                      A única direcção dos projectos H2 em Portugal, até hoje, são para lamber subsídios......e aparentemente para exportar....num país que importa +50% da energia.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                        E é difícil de o pessoal perceber que o hidrogénio pode ter um papel mas que não passa pelos veículos ligeiros, aí perdeu a guerra. Nem os projetos de H2 em Portugal são direcionados para isso.
                        Exatamente, o H2 nunca vai funcionar nos veículos pessoas porque as pessoas são muito sensíveis ao preço. Se o consumidor se borra todo por alguns centimos a mais pela gasolina e anda tudo a gasóleo, quero ver quem é que vai pagar 4 ou 5x por casa 100km para andar a hidrogénio em vez do tradicional BEV.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                          Exatamente, o H2 nunca vai funcionar nos veículos pessoas porque as pessoas são muito sensíveis ao preço. Se o consumidor se borra todo por alguns centimos a mais pela gasolina e anda tudo a gasóleo, quero ver quem é que vai pagar 4 ou 5x por casa 100km para andar a hidrogénio em vez do tradicional BEV.
                          O H2 só vai funcionar quando tivermos execedentes energéticos...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                            O H2 só vai funcionar quando tivermos execedentes energéticos...
                            Tenho dúvidas desses excedentes e respetivas quantidades que fossem suficientes para produzir hidrogénio e fazer mover veículos em massa... Mas estou disposto a ser provado o contrário no futuro.

                            Se andamos a criar infraestruturas e acabamos com "energia a mais" parece-me desperdiçador logo à nascença. Algumas serras aqui do Norte já estão infestadas de ventoinhas. Quando era uma ou outra, até era engraçado, neste momento já começo a achar poluição ambiental/visual.

                            Hidrogénio para mim não funciona com energias renováveis. Hidrogénio para mim funcionava bem com energia nuclear, Mas há muita gente que prefere ter "ventoinhas" e paineis solares e barragens espalhadas em todo lado ocupando gigantes massas de terreno e estragando a paisagem, do que ter "meia duzia" de metros cubicos de de resíduos radioativos enterrados no meio do nada em em granito. (<-- tópico controverso eu sei, é a minha opinião e respeito que pensa diferente)

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                              Tenho dúvidas desses excedentes e respetivas quantidades que fossem suficientes para produzir hidrogénio e fazer mover veículos em massa... Mas estou disposto a ser provado o contrário no futuro.

                              Se andamos a criar infraestruturas e acabamos com "energia a mais" parece-me desperdiçador logo à nascença. Algumas serras aqui do Norte já estão infestadas de ventoinhas. Quando era uma ou outra, até era engraçado, neste momento já começo a achar poluição ambiental/visual.

                              Hidrogénio para mim não funciona com energias renováveis. Hidrogénio para mim funcionava bem com energia nuclear, Mas há muita gente que prefere ter "ventoinhas" e paineis solares e barragens espalhadas em todo lado ocupando gigantes massas de terreno e estragando a paisagem, do que ter "meia duzia" de metros cubicos de de resíduos radioativos enterrados no meio do nada em em granito. (<-- tópico controverso eu sei, é a minha opinião e respeito que pensa diferente)
                              Eu não tenhos muitas duvidas que isso não funciona com H2, não só pela eficiência como pelas particularidades do elemento no que toca a armazenar ou a transportar.

                              Exemplo de armazenamento mais eficiente e que pode ser usado para outros campos , por exemplo, na gestão da água.

                              https://www.iberdrola.com/quem-somos...projeto-tamega

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                Algumas serras aqui do Norte já estão infestadas de ventoinhas. Quando era uma ou outra, até era engraçado, neste momento já começo a achar poluição ambiental/visual.
                                É o custo a pagar para termos eletricidade de origem renovável.

                                É bom que se perceba que a única forma de não haver impactos ambientais é... não haver seres humanos.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                  É bom que se perceba que a única forma de não haver impactos ambientais é... não haver seres humanos.
                                  completamente. Para haver mudanças drásticas a nível de emissões e poluição, é praticamente só com políticas anti-natalistas, porque o ser humano não vai comprometer a qualidade de vida por causa.

                                  Aliás, o objetivo primário do ser humano é ganhar mais dinheiro, todos nós procuramos ganhar mais, e ganhar em regra implica poluir mais (consumir mais, fazer casas maiores cm aquecimento xpto e ar condicionado, carros maiores e mais gastadores, viajar mais, telemovel novo mais frequentemente etc).

                                  Comentário


                                    Cenários onde considero que o Hidrogénio pode fazer a diferença ao nível dos ligeiros de passageiros:

                                    - Para pessoas em que o carregamento em casa seja complicado, por falta de garagem.
                                    - Associado ao ponto inicial, carregamento elétrico na rua mais caro do que em casa, podendo a diferença para o hidrogénio esbater-se.
                                    - Associado ao ponto inicial, falta de pontos de carregamento elétrico na rua de residência.
                                    - Associado ao ponto inicial, limitações do tempo de ocupação do posto de carregamento na rua (não poder ficar toda a noite a ocupar um carregador, por exemplo).
                                    - Associado ao ponto inicial, eventual vandalismo ao nível dos cabos de carregamento na rua (uma hipótese, não faço ideia se atualmente é um problema).
                                    - Eventual custo de aquisição de um veículo FCEV inferior ao de um BEV, podendo a diferença fazer pender para um lado ou para o outro em função do número de quilómetros que a pessoa faça (Gasolina/Gasóleo dos tempos modernos)
                                    - Valorização que a pessoa fizer da possibilidade de encher o depósito em poucos minutos vs a facilidade de carregamento em garagem (sempre pronto para o dia-a-dia, mas carregamentos mais longos em situações para lá da capacidade da bateria)
                                    - Surgimento da fusão nuclear, com energia eventualmente barata (ainda faltarão muitos anos), podendo tornar o custo de utilização menos relevante (é esperar para ver)

                                    Claro que isto só é válido havendo opções FCEV no mercado e rede de abastecimento adequada. Coisa que atualmente não existe. Mas surgindo para os véiculos pesados e ligeiros de mercadorias (acho que há algum consenso a este nível), acabará por servir também os ligeiros de passageiros.

                                    É esperar para ver.

                                    Comentário


                                      Essa espera já mostrou o que ver...

                                      Comentário


                                        Já por cá deve ter passado, mas, ainda assim, aqui fica:

                                        Especialistas avaliam célula de etanol como opção mais sustentável para veículos elétricos no Brasil

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                          Produzir cana de açúcar, para produzir etanol, para produzir hidrogénio, para produzir eletricidade para finamente produzir movimento...
                                          O que acham que está errado neste ciclo?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                            Produzir cana de açúcar, para produzir etanol, para produzir hidrogénio, para produzir eletricidade para finamente produzir movimento...
                                            O que acham que está errado neste ciclo?
                                            Se calhar usar logo o etanol era mais eficiente... Ah! Espera, já se faz...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                              Produzir cana de açúcar, para produzir etanol, para produzir hidrogénio, para produzir eletricidade para finamente produzir movimento...
                                              O que acham que está errado neste ciclo?
                                              Até a adição de biocombustíveis que se faz por cá é uma enorme estupidez...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                                Produzir cana de açúcar, para produzir etanol, para produzir hidrogénio, para produzir eletricidade para finamente produzir movimento...
                                                O que acham que está errado neste ciclo?
                                                A fundamentação, que esclarece mais do que apenas a simples leitura do texto do link...:

                                                ...

                                                Nenhuma tecnologia de mobilidade deve ser descartada, todas podem conviver e ser utilizadas de acordo com necessidades específicas de cada local e de cada país. Esse é o ponto de vista defendido por Ricardo Simões de Abreu, engenheiro, consultor da Bright Consulting e especialista em bioenergia.

                                                “Quando avaliamos as tecnologias em termos de emissões de CO2, tanto veículos híbridos movidos à etanol, quanto veículos elétricos à bateria, ou mesmo motores elétricos movidos à hidrogênio têm um índice de emissões bem inferior aos movidos à gasolina. Se a questão for reduzir emissões para respeitar acordos climáticos, todas essas tecnologias contribuem para atender a essa demanda”, explica.

                                                ...

                                                Comentário


                                                  Isso não é fundamento é "tudo vale a pena quando a alma não é pequena".....fica bonito num poema, não em decisões sócio económicas (e climáticas).

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                    A fundamentação, que esclarece mais do que apenas a simples leitura do texto do link...:
                                                    Sim, eu li porque achei o titulo bastante interessante. Mas não vi nada de novo. Há 1 milhão de formas de produzir hidrogénio e a partir do etanol é apenas mais uma. Não faço ideia se é melhor ou pior que a tradicional electrólise, o que eu sei é que acabas por adicionar agricultura intensiva e possível desflorestação à equação da sustentabilidade.

                                                    Comentário


                                                      Motor V8 a Hidrogénio, pela Yamaha e Toyota

                                                      449 BHP
                                                      Zero baterias

                                                      https://www.autocar.co.uk/car-news/t...lled-449bhp-v8
                                                      Editado pela última vez por MaxVerstappen; 18 February 2022, 00:36.

                                                      Comentário


                                                        O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

                                                        Originalmente Colocado por MaxVerstappen Ver Post
                                                        Motor V8 a Hidrogénio, pela Yamaha e Toyota

                                                        449 BHP
                                                        Zero baterias

                                                        https://www.autocar.co.uk/car-news/t...lled-449bhp-v8
                                                        Zero baterias por ser a combustão. Mais uma ineficiência e muitas peças moveis. Combustão de hidrogénio faz pouco sentido para ligeiros…

                                                        “ there remains no indication that the modified unit could find its way into a production car”

                                                        Comentário


                                                          Enfim, continuam a insistir em ideias estapafúrdias, entretanto os veiculos eléctricos a baterias aumentam enormemente a sua quota ano após ano, e essas ideias vão ficando para trás. Em 10/15 anos praticamente todos os automóveis ligeiros à venda vão ser eléctricos a baterias e ainda há-de haver gente a insistir nisso.

                                                          Comentário


                                                            O hidrogénio em veículos ligeiros morreu, não há discussão possível.

                                                            É estranho ainda haver pessoas a venerar o cadáver e a dizer que ele respira.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                              Cenários onde considero que o Hidrogénio pode fazer a diferença ao nível dos ligeiros de passageiros:

                                                              - Para pessoas em que o carregamento em casa seja complicado, por falta de garagem.
                                                              - Associado ao ponto inicial, falta de pontos de carregamento elétrico na rua de residência.
                                                              Ninguém mete gasolina em casa, por isso eventualmente vai deixar de ser problema quando as infraestruturas estiverem mais desenvolvidas. Vai haver carregamente de sobra em todo lado. Vai ser tipo estacionamento, as vezes podes ter que procurar um pouco.

                                                              Mas ele vai haver. Isto por uma simples razão, há alguém que te quer vender eletricidade para colocar no carro, logo eles vão-te por essa eletricidade disponível, e depois a concorrencia vai tratar de por os preços "decentes".

                                                              Os combustíveis há em todo lado, e tem um uma cadeia de abastecimento infinitamente mais complexa que a eletricidade que já existe em todo lado. Se conseguimos tirar um liquido da terra, refinar, e ter disponível em todo o lado e esquina, eletricidade vai ser muito mais fácil, é questão da procura ir aumentando.


                                                              - Associado ao ponto inicial, carregamento elétrico na rua mais caro do que em casa, podendo a diferença para o hidrogénio esbater-se.
                                                              Primeiro o Hidrogénio vai ter de se apeoximar da gasolina/gasóleo, quando o do H2 chegar ao custo do elétrico (se alguma vez chegar), provavelmente já os teus problemas todos anteriores estão solucionados.

                                                              - Valorização que a pessoa fizer da possibilidade de encher o depósito em poucos minutos vs a facilidade de carregamento em garagem (sempre pronto para o dia-a-dia, mas carregamentos mais longos em situações para lá da capacidade da bateria)
                                                              O Carregamento do EV já está muito rápido, já há postos a debitar 350kwh. Carros como o Lucid Air já fazem 30km por cada minuto de carregamento, em 5min carregas 150km. e a coisa via ficar mais rapida com as baterias solid state.

                                                              E eu não estou a debater que hidrogénio ou gasolina é ainda melhor, Mas o que manda é a carteira, e toda a gente vai preferir demorar mais um bocadinho a carregar o carro e em contrapartida ter um custo por km muito mais baixo.

                                                              Mentalizem-se que o carro elétrico é o novo Diesel. Com todos os defeitos que o motor diesel tem face ao a gasolina, o pessoal borra-se todo para pagar mais meia duzia de centimos a gasolina, até os ricos andam com panameras diesel, classe S diesel, série 8 diesel, a Diesel lol.

                                                              A malta até vai ao supermercado só para abaster o EV e poupar guito, vai ser assim.

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