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O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

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    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    O hidrogénio em veículos ligeiros morreu, não há discussão possível.

    É estranho ainda haver pessoas a venerar o cadáver e a dizer que ele respira.
    Completamente. O pessoal não percebe que o problema do hidrogénio vs BEV, não é o carro em si ou a tecnologia dos carros, os carros são os dois viáveis. Ninguém vai querer pagar 5x mais eletricidade para produzir hidrogenio para o carro, do que meter diretamente nas baterias... Se o pessoal borra a cueca por meia duzia de centimos por litro do gasóleo vs gasolina, nunca na vida ninguém vai pagar 5-10x por cada km que faz, para poder abastecer ligeiramente mais depressa com o H2 face a carregar um EV.

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      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      O hidrogénio em veículos ligeiros morreu, não há discussão possível.

      É estranho ainda haver pessoas a venerar o cadáver e a dizer que ele respira.
      E nos ligeiros de mercadorias? Também?

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        Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
        E nos ligeiros de mercadorias? Também?
        Também, provavelmente ainda mais. Carro de empresa que fica na empresa vai ter sitio onde carregar, e depois é o custo. Quando todos os departamentos de contabilidade descobrirem que a prestação de um carro elétrico fica mais barato que o custo mensal de combustível + manutenção do carro a combustão/H2, vira tudo EV.

        A padaria de um amigo meu comprou uma Nissan NV200 (carrinha EV tipo Mercedes vito) para as entregas de pão, e a prestação é mais barata do que somente o que gastava em gasóleo, nem se fala nas manutenção

        O único caso que ainda é "zona cinzenta" são os pesados com trailer de longa distancia, para esses é que EV ainda não é solução, só para média distancia. Que eu saiba ainda não há camiões EV que consigam andar 8h seguidas. Mas mesmo assim, sendo o setor dos transportes tão sensível ao custo do combustível, não me admirava que o transporte aceitasse um aumento nos tempos de transito (para carregar) se o custo for mais baixo.

        "Cash is King", é tipo o Concorde... O Concorde morreu porque as pessoas preferiam ou pagar menos e ir mais devagar, ou pagar o mesmo e ir mais devagar Mas com outro conforto:
        Editado pela última vez por Oliveiraz33; 18 February 2022, 10:12.

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          Mesmo em pesados já se pensa/testa em soluções de carregamento em andamento (cabos aéreos), o que torna o abastecimento mais rapido até do que os CIs.

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            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
            E nos ligeiros de mercadorias? Também?
            Mais 4 garagens que saltaram para lojistas durante a pandemia....é observar e ver o choradinho

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              Não "matem" já o hidrogénio...



              Exemplos de motores de hidrogênio em mobilidade e transporte


              27 de janeiro de 2022 pela Cummins Inc., líder global de potência

              Por um longo tempo, parecia que os carros com motores a hidrogênio ou células de combustível um dia tomaria as estradas e o setor de transporte. Os carros de célula de combustível de hidrogênio não liberam emissões prejudiciais de qualquer tipo, têm um longo alcance e podem ser reabastecidos em minutos. Em teoria, eles soam como uma ótima maneira de descarbonizar o setor de transporte. Na prática, os carros movidos a hidrogênio estão enfrentando uma forte concorrência de veículos elétricos de tomada de bateria. Tem sido uma piada na indústria que os carros a hidrogénio estão sempre a dez anos de distância.

              Assim, é este o fim para o uso de hidrogênio em veículos motorizados? Longe disso.

              A tecnologia de bateria elétrica é ótima para veículos pessoais e veículos comerciais selecionados no setor de transporte. Enquanto isso, o setor de transporte inclui veículos com um conjunto diversificado de ciclos de trabalho e aplicações. Alguns desses veículos e equipamentos atualmente não são priorizados para aplicações de tecnologia elétrica da bateria. Isso significa que a tecnologia do hidrogênio fará parte das emissões de carbono do destino zero para muitos operadores de veículos comerciais.

              Há duas maneiras de acionar um veículo a motor usando hidrogênio. Estes são motores a combustão interna de hidrogênio (gelo hidrogênio) e células de combustível de hidrogênio . O primeiro usa hidrogênio para abastecer um motor de combustão interna. O outro usa uma célula de combustível em combinação com motores elétricos e uma bateria.

              Crucialmente, os motores a motor a hidrogênio são mecanicamente muito parecidos com os tradicionais trens de transmissão. Os veículos de motor a hidrogênio dependem quase inteiramente dos componentes testados e testados. Isso significa que, para os operadores avessos ao risco que dirigem veículos em ambientes adversos ou que desejam custos de manutenção previsíveis, eles podem ser a solução de escolha. Abaixo estão algumas aplicações em que os motores a hidrogênio são uma ótima opção.

              Motores a hidrogênio em veículos e equipamentos de construção

              O setor de construção é outra fonte de emissões CO 2. Nas áreas urbanas, o uso de equipamentos de construção pesada também pode contribuir para uma menor qualidade do ar. Isso não deve ser surpreendente, já que uma grande escavadeira pode consumir mais de cinco galões de combustível diesel por hora. Embora as soluções elétricas da bateria estejam se tornando cada vez mais viáveis para pequenas escavadeiras, uma bateria grande o suficiente para permitir que uma escavadeira maior opere durante um dia inteiro de trabalho precisaria ser bem grande. Também seria muito caro.

              Enquanto isso, o hidrogênio comprimido traz maior densidade de energia. Isso permitiria que uma escavadeira operasse com tanques de combustível de tamanho aceitável ; aqueles que são maiores que os de máquinas diesel tradicionais ainda gerenciáveis . Esses motores a hidrogênio também eliminam a interrupção prolongada do trabalho para recarregar as baterias.

              Motores a hidrogênio em caminhões de serviço pesado

              Os caminhões semi-reboque são outra categoria de veículos em que a tecnologia elétrica da bateria pode não ser a solução definitiva de descarbonização ainda.

              Assim como alguns dos equipamentos de construção, o problema com a tecnologia da bateria se resume ao alcance, ao espaço de carga reduzido e ao tempo de carregamento. Vários fabricantes estão desenvolvendo semis elétricos da bateria, mas a maioria anuncia uma faixa de 150 a 300 milhas. Isso os torna mais adequados para transporte de curto e médio alcance.

              No transporte de longa distância, os motoristas teriam que parar por uma ou duas horas para recarregar, a cada três a cinco horas. Alguns fabricantes anunciam intervalos mais longos, mas a maior capacidade da bateria só pode ser alcançada a um custo maior e com a perda de espaço de carga valioso.

              Os caminhões de hidrogênio, em contrapartida, têm um intervalo e tempo de reabastecimento comparáveis aos do diesel e do gás natural – sem qualquer material particulado ou emissões de gases de efeito estufa.

              Os motores a hidrogênio são viáveis sem uma densa rede de reabastecimento?

              Outra razão pela qual todas essas aplicações de hidrogênio são especialmente promissoras é que eles podem ser viáveis sem a existência de uma densa rede de abastecimento de hidrogênio.

              As empresas de caminhões, por exemplo, podem traçar um itinerário antes do tempo usando um pequeno número de estações de abastecimento colocadas em rotas fixas, sem a necessidade de caçar estações de abastecimento na natureza. As empresas de caminhões também podem instalar a distribuição de hidrogênio no local em seus hubs regionais ou centros de distribuição, bem como instalar eletrízers para produzir hidrogênio no local.

              Os canteiros de obras são outro bom exemplo para o uso de motores a hidrogênio sem uma densa rede de reabastecimento. Esses sites são estacionários e geralmente são funcionais por meses a anos nos quais o armazenamento de hidrogênio no local é mais viável. No caso de uma área de construção remota, até mesmo a possibilidade de produção local de hidrogênio pode ser avaliada. As escavadeiras nesses locais operam em condições ambientais desafiadoras em ciclos de trabalho agressivos. Esses aplicativos difíceis de eletrificar combinados com a oportunidade de armazenar ou produzir hidrogênio localmente tornam os motores a hidrogênio uma opção para veículos de construção.

              Além dessa viabilidade imediata, os motores a hidrogênio também impulsionam o progresso na economia e na infraestrutura do hidrogênio.
              Se isso o empolgou, não se esqueça de ler sobre como os motores a hidrogênio funcionam e seu papel na redução das emissões de veículos e transporte para o destino zero.

              À medida que essas aplicações comerciais se tornarem mainstream, as redes de abastecimento de hidrogênio parecerão servi-las. Concebível, estas redes limitadas poderiam então ser usadas por carros de hidrogênio pessoais. Os motores a hidrogênio estão ao virar da esquina, então os carros a hidrogênio podem ter uma chance de revivificação dentro de menos de dez anos depois de tudo.
              Src

              Comentário


                ... Ou seja, pode bem depreender-se que em menos de dez anos a solução eléctrica estará... obsoleta...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  ... Ou seja, pode bem depreender-se que em menos de dez anos a solução eléctrica estará... obsoleta...
                  Já a Honda dizia isso à 15 anos.
                  E os FCEV são elétricos.
                  E consegues ter uma conclusão completamente diferente do artigo que colocas.
                  Editado pela última vez por Afcivic; 18 February 2022, 14:21.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                    Já a Honda dizia isso à 15 anos.
                    E os FCEV são elétricos.
                    E consegues ter uma conclusão completamente diferente do artigo que colocas.
                    Não duvido!

                    Faço, porém, uma interpretação extensiva de todo o artigo, plenamente actual, sublinhando o último parágrafo e considerando a flexibilidade de uso, bem como de poluição zero (...), desta tecnologia!

                    À medida que essas aplicações comerciais se tornarem mainstream, as redes de abastecimento de hidrogênio parecerão servi-las. Concebível, estas redes limitadas poderiam então ser usadas por carros de hidrogênio pessoais. Os motores a hidrogênio estão ao virar da esquina, então os carros a hidrogênio podem ter uma chance de revivificação dentro de menos de dez anos depois de tudo.
                    Posso estar errado? Claro que posso! Talvez daqui a menos de dez anos possamos repristinar este tema pela abordagem aqui feita, pelo artigo!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                      ... Ou seja, pode bem depreender-se que em menos de dez anos a solução eléctrica estará... obsoleta...
                      Não consigo compreender como algo pode virar obsoleto se o meu objectivo a 10 anos gira à volta da quase independência energética (pelo menos doméstica) com base em baterias.

                      Ou ando a fazer mal as contas ou não estou a contar com o socialismo....

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        Não consigo compreender como algo pode virar obsoleto se o meu objectivo a 10 anos gira à volta da quase independência energética (pelo menos doméstica) com base em baterias.

                        Ou ando a fazer mal as contas ou não estou a contar com o socialismo....
                        Sociaquê?...

                        A sério... A obsolescência é algo que está intrínseco à realidade tecnológica actual, tal rapidez com que as coisas evoluem! Daí que, é sensato, tenhamos que contar com a dita...

                        Eu não estou aqui a "defender alguma dama", estou apenas a suscitar a dúvida sobre verdades imutáveis que, ao que parece, dão a tecnologia eléctrica (...) como segura para as próximas décadas, mas refutam, dando-a como morta, a solução do hidrogénio! Não faz sentido, nem mesmo pela abordagem de nichos, em vez de holística, descartar-se, já, até a (diria...) forte probabilidade de até surgirem outras soluções não equacionadas hoje!

                        Eu posso não ter razão, é certo, mas uma visão "vidrada" talvez não seja a mais adequada!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                          Não duvido!

                          Faço, porém, uma interpretação extensiva de todo o artigo, plenamente actual, sublinhando o último parágrafo e considerando a flexibilidade de uso, bem como de poluição zero (...), desta tecnologia!



                          Posso estar errado? Claro que posso! Talvez daqui a menos de dez anos possamos repristinar este tema pela abordagem aqui feita, pelo artigo!
                          Basta olhares para trás e verás muitos artigos como esses que não deram em nada, tudo se baseia em eletricidade a custo da uva mijona, a realidade é muito diferente.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                            Não duvido!

                            Faço, porém, uma interpretação extensiva de todo o artigo, plenamente actual, sublinhando o último parágrafo e considerando a flexibilidade de uso, bem como de poluição zero (...), desta tecnologia!



                            Posso estar errado? Claro que posso! Talvez daqui a menos de dez anos possamos repristinar este tema pela abordagem aqui feita, pelo artigo!
                            Nem precisas procurar longe. Olha o que se falava neste mesmo forum em 2006, há 16 anos!
                            https://r.tapatalk.com/shareLink/top...ink_source=app

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                              Nem precisas procurar longe. Olha o que se falava neste mesmo forum em 2006, há 16 anos!
                              https://r.tapatalk.com/shareLink/top...ink_source=app

                              Bem visto!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                Nem precisas procurar longe. Olha o que se falava neste mesmo forum em 2006, há 16 anos!
                                https://r.tapatalk.com/shareLink/top...ink_source=app

                                E tens aqui outro tópico, excelente, aliás, onde se verifica a, então, abordagem ao tema e o que se "desviou" até hoje em consequência do avanço temporal e tecnológico, e até variadas opiniões extremamente interessantes!

                                Noção Errada que carro Eléctrico Gasta 0 e Polui 0

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                                  E outro, com doze anos decorridos, que demonstra algo tido como "já ali, ao virar das esquina", mas que ainda hoje não tornou massiva essa possibilidade...

                                  Carro eléctrico: bateria carrega em 6 minutos

                                  Comentário


                                    Isso serve perfeitamente para ver que as coisas não são bem como começaste a falar, se para os puros elétricos a coisa demora, imagina para os a hidrogenio onde precisas de contornar a fisica para os tornares viàveis.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Sociaquê?...

                                      A sério... A obsolescência é algo que está intrínseco à realidade tecnológica actual, tal rapidez com que as coisas evoluem! Daí que, é sensato, tenhamos que contar com a dita...

                                      Eu não estou aqui a "defender alguma dama", estou apenas a suscitar a dúvida sobre verdades imutáveis que, ao que parece, dão a tecnologia eléctrica (...) como segura para as próximas décadas, mas refutam, dando-a como morta, a solução do hidrogénio! Não faz sentido, nem mesmo pela abordagem de nichos, em vez de holística, descartar-se, já, até a (diria...) forte probabilidade de até surgirem outras soluções não equacionadas hoje!

                                      Eu posso não ter razão, é certo, mas uma visão "vidrada" talvez não seja a mais adequada!
                                      No contexto actual de inflacção estás simplesmente a defender uma solução "inflacção x3".....meto um smile ou não vale a pena?

                                      Há soluções que só com o socialismo....devia ser suficiente para perceber como é que o H2 pode ser viável

                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      Isso serve perfeitamente para ver que as coisas não são bem como começaste a falar, se para os puros elétricos a coisa demora, imagina para os a hidrogenio onde precisas de contornar a fisica para os tornares viàveis.
                                      O vezes 3 ou mais, continua a ser uma matemática complicada....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                        E outro, com doze anos decorridos, que demonstra algo tido como "já ali, ao virar das esquina", mas que ainda hoje não tornou massiva essa possibilidade...

                                        Carro eléctrico: bateria carrega em 6 minutos
                                        Mudar um paradigma nunca é ao virar da esquina.

                                        Há 10 anos, todos os dias saíam notícias de tecnologias milagrosas em ambas as tecnologias. O objectivo era apenas obtenção de investimento. Outras vezes o objectivo era burlar investidores.
                                        Tens 1 caso muito conhecido no hidrogénio, os camiões da Nikola
                                        https://youtu.be/88fWUZhYb04

                                        Por outro lado, existiam alguns tipos de baterias que efectivamente carregavam em 10 minutos. Eu tive algumas células em casa. Escalar isto para uma utilização em massa é que não se faz de um dia para o outro. Por exemplo as LiPo que se usavam no modelismo eram extremamente instáveis.

                                        O que existia em 2010 era o Nissan Leaf e o Mitsubishi Imiev com 24kwh e 16kwh com carga rápida de 45Kw. Hoje passamos a ter baterias de 100kwh e cargas rápidas de 350kw.

                                        Mas este nunca foi um problema do hidrogénio. Abastecer em 5 minutos e autonomias de 500km sempre foram possíveis. A evolução do hidrogénio é ao nível da produção e distribuição. E neste ponto continua tudo como em 2010.
                                        Editado pela última vez por marcopns; 18 February 2022, 18:01.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                          Mudar um paradigma nunca é ao virar da esquina.

                                          Há 10 anos, todos os dias saíam notícias de tecnologias milagrosas em ambas as tecnologias. O objectivo era apenas obtenção de investimento. Outras vezes o objectivo era burlar investidores.
                                          Tens 1 caso muito conhecido no hidrogénio, os camiões da Nikola
                                          https://youtu.be/88fWUZhYb04

                                          Por outro lado, existiam alguns tipos de baterias que efectivamente carregavam em 10 minutos. Eu tive algumas células em casa. Escalar isto para uma utilização em massa é que não se faz de um dia para o outro. Por exemplo as LiPo que se usavam no modelismo eram extremamente instáveis.

                                          O que existia em 2010 era o Nissan Leaf e o Mitsubishi Imiev com 24kwh e 16kwh com carga rápida de 45Kw. Hoje passamos a ter baterias de 100kwh e cargas rápidas de 350kw.

                                          Mas este nunca foi um problema do hidrogénio. Abastecer em 5 minutos e autonomias de 500km sempre foram possíveis. A evolução do hidrogénio é ao nível da produção e distribuição. E neste ponto continua tudo como em 2010.
                                          Acho que disseste tudo!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                            Acho que disseste tudo!
                                            As autonomias de 500km já são uma realidade nos VEs. Os 5 minutos de carga, tenho algumas dúvidas que surjam nos próximos anos. Não é tanto por limitação de tecnologia, até porque já tens telemóveis a carregar a 150W, cerca de 10 minutos. É sim porque uma pequena redução de 10 para 5 minutos implica dobrar secções de cabos, usar componentes muito mais robustos e duplicar potências. É um enorme investimento com o custo/ benefício demasiado elevado. A não ser que se adapte tecnologia destinada a veículos pesados que existem velocidade de carga na ordem dos Megawatts...

                                            Hidrogénio, tens o problema de que a produção de 1kg (100km) de hidrogénio verde consome 3 a 4x mais eletricidade que a necessária para um carro elétrico percorrer a mesma distância. Daí a pergunta... quanto estarias disposto a pagar a mais pelo abastecimento em 5 minutos?

                                            Conheço o exemplo dos autocarros da Caetano que existem nas 2 tecnologias. Os eletricos consomem cerca de 10€/100km, os de Hidrogénio cerca de 100€. E não se resolve com a produção em massa...

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                                              Entretanto:

                                              Renault antecipa protótipo com motor de combustão a hidrogénio

                                              Para já ainda pouco se sabe sobre este protótipo da Renault, mas a marca francesa avança que vai contar com um motor a hidrogénio.



                                              Isto foi tudo o que pudemos ver do protótipo que a Renault vai revelar em maio. É fácil perceber que este adota as «linhas mestras» do design dos Renault contemporâneos.

                                              Antecipado à margem da apresentação de resultados da marca francesa, este protótipo da Renault ainda não tem uma designação oficial, mas já se sabem algumas coisas sobre ele.

                                              Desenhado sob a direção do novo diretor de design da Renault, Gilles Vidal, e com revelação marcada para maio de 2022, este protótipo “faz parte do objetivo recentemente anunciado de atingir um mix de energia 100% elétrica até 2030“.

                                              Sobre este protótipo, o diretor executivo da Renault, Luca De Meo, começou por afirmar: “Em breve vamos lançar um protótipo. Queríamos materializar a nossa visão de sustentabilidade baseada em três pilares — segurança, inclusão e meio ambiente — num só produto”.

                                              A NÃO PERDER: Renault quer ser 100% elétrica em 2030, mas…

                                              O mais interessante é que de acordo com Luca De Meo, este protótipo dará origem a um modelo de produção, ressalvando “Quando fazemos protótipos na Renault, queremos transformá-los em carros reais”.

                                              Hidrogénio como combustível

                                              Apesar de a Renault afirmar que este protótipo é parte integrante do seu objetivo de eletrificação, não deixa de ser intrigante que se apresente com um motor a hidrogénio.

                                              E não, não se trata de um veículo elétrico equipado com um sistema fuel cell ou de pilha de combustível a hidrogénio como acontece, por exemplo, com o veículo comercial da Renault, a Master Van H2-TECH. Nesta, o hidrogénio armazenado num tanque de alta pressão reage com o oxigénio do ar, o que gera a energia elétrica de que o motor elétrico necessita (energia essa que fica armazenada numa bateria).

                                              No caso do novo protótipo da Renault, este está equipado com um motor de combustão interna que ao invés de usar gasolina como combustível recorre ao hidrogénio.

                                              Uma solução que já vimos antes, que está a ser colocada em prática por vários construtores.

                                              Destaca-se a Toyota que já competiu com um Corolla com um motor a hidrogénio e mostrou um protótipo do GR Yaris que também queima hidrogénio e não gasolina.

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                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                Há-de ir muito longe...motor de combustão a hidrogénio mais um reboque para os tanques do dito.

                                                Comentário


                                                  A mesma Renault que oferece um pseudo Megane sem carregamento DC?

                                                  Há um termo usado na gíria dos EV's, mas com uma aplicação bem maior no H2.....

                                                  Comentário


                                                    Muitas das "notícias" sobre protótipos são apenas publicidade gratuita encapotada...

                                                    Comentário


                                                      Depois de já haver aviões em testes com Hidrogénio, Portugal começa timidamente a investir nesta área, descarbonizando a Industria, o Tuga nunca gostou de reformas, nem inovações, essas coisas é sempre de desconfiar!

                                                      https://eco.sapo.pt/2022/02/22/inves...nde-e-leiria/?

                                                      Comentário


                                                        A minha carteira timidamente prefere abrir-se aqui no aeródromo a soluções destas https://dailyillinois.com/46125/worl...sterious-rift/

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                          O único caso que ainda é "zona cinzenta" são os pesados com trailer de longa distancia, para esses é que EV ainda não é solução, só para média distancia. Que eu saiba ainda não há camiões EV que consigam andar 8h seguidas. Mas mesmo assim, sendo o setor dos transportes tão sensível ao custo do combustível, não me admirava que o transporte aceitasse um aumento nos tempos de transito (para carregar) se o custo for mais baixo.

                                                          "Cash is King", é tipo o Concorde... O Concorde morreu porque as pessoas preferiam ou pagar menos e ir mais devagar, ou pagar o mesmo e ir mais devagar Mas com outro conforto:
                                                          A camionagem de longo curso a prazo deverá estar condenada. Já hoje se reconhece que aquilo é altamente ineficiente, a gastar à volta de 7X mais energia por tonelada deslocada que a ferrovia, fora os encargos que causa ao erário público. Só que como é um assunto muito sensível, quer pra capitalistas, quer pra sindicatos, evita-se ao máximo tocar nele.
                                                          Agora, a função do camião vai ser cada vez last mile, do terminal ferroviário ou fluvial ao destino da carga.
                                                          Se forem ver os camiões que circulam em direcção da fronteira francesa e retorno, é quase tudo tugas. Os espanhóis preferem meter o trailers num ferry que vai de Vigo pra Saint Nazaire e trazer o tractor de volta pra a base.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                            A camionagem de longo curso a prazo deverá estar condenada. Já hoje se reconhece que aquilo é altamente ineficiente, a gastar à volta de 7X mais energia por tonelada deslocada que a ferrovia, fora os encargos que causa ao erário público. Só que como é um assunto muito sensível, quer pra capitalistas, quer pra sindicatos, evita-se ao máximo tocar nele.
                                                            Agora, a função do camião vai ser cada vez last mile, do terminal ferroviário ou fluvial ao destino da carga.
                                                            Se forem ver os camiões que circulam em direcção da fronteira francesa e retorno, é quase tudo tugas. Os espanhóis preferem meter o trailers num ferry que vai de Vigo pra Saint Nazaire e trazer o tractor de volta pra a base.

                                                            A falta de noção é tramada, eu adoro a ferrovia prefiro viajar de comboio e ir a trabalhar no comboio, que estar preocupado em ir a conduzir o automóvel, mas falar que em Portugal se pode substituir o transporte de mercadorias totalmente por transporte ferroviário é de quem nunca estudou o assunto, nem faz a mínima ideia, para isso acontecer para pararem todos os "camiões TIR" das inúmeras transportadoras nacionais, tinhas que construir muitos KMs de ferrovia e comprar muitas centenas de composições. Isso era um investimento brutal, num País que nem consegue acabar as obras de melhoramento da linha do Norte, não tem máquinas nem composições, que não consegue rentabilizar ao máximo os Alfas, quanto mais um enorme acréscimo no trânsito nas poucas linhas que existem e que não arrancaram!

                                                            Agora em teoria, eu concordo a 200% com a ferrovia, mas isso em Portugal é um investimento que os atuais Geringonços só conseguem concretizar daqui a uns 200 anos.

                                                            Comentário


                                                              Não é só substituir camiões TIR por transporte de mercadorias ferroviário, é também fluvial, que não precisa de gastos pra construir vias. E construir KMs de ferrovia e comprar composições (como se os camiões não precisassem de ser comprados e mantidos) não era um investimento tão mais brutal do que construir AEs. A diferença é que nas AEs e nas ENs o camião estupora, esburaca e o contribuinte paga. Pra os padrinhos da camionagem ficam só os ganhos.
                                                              Há linhas que só precisam de ser reactivadas, outras está lá o espaço pra recolocar travessas e carris. E vai ser feito, quanto mais cedo melhor. Só falta é coragem pra enfrentar e dizer aos gajos da camionagem "meus amigos, vocês já não fazem parte disto, passaram de vez à história, vamos lá chutar-vos todos pra canto".

                                                              Comentário

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