Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Amnistia Internacional diz q veículos elétricos envolvem exploração humana e poluição

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Amnistia Internacional diz q veículos elétricos envolvem exploração humana e poluição

    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Posso garantir que tudo o que consumo e que tenho conhecimento que de alguma forma foi usada mão de obra infantil, deixarei de comprar. Especialmente se tiver alternativas.

    Não é uma questão de preto ou branco e se leres melhor o início do meu post eu falo em reduzir e minimizar.
    Eu também sou assim!
    Por isso é que faço questão de não saber de onde vêm as coisas que compro, se não não tinha nada em casa e tinha que andar nu...principalmente por causa da parte da exploração humana...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
      Exactamente. O problema já existia, a questão agora é que está a ser multiplicado sem que se nada faça para evitar (aparentemente).

      É natural que se apontem baterias ao assunto porque este está a ganhar escala e obviamente não se pode fechar os olhos.

      Em Moçambique também sempre existiu fome e miséria, mas não se pode fechar os olhos à dimensão que assola actualmente o país...
      Se o problema já existia, e está a ser multiplicado mas em rigor é uma indústria que tem um problema. O facto dessa indústria ter mais trabalho agora, não responsabiliza o VE...

      O chavão "Veículo Eléctrico" é bom para clickbait, e para chamar atenção para o problema.
      Neste caso falar no VE pode ser o suficiente para que se comece a fazer algo.

      Claro que para alguns isto é mais lenha para queimar o VE, quando o VE não tem "culpa" em nada disto.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
        Aparentemente ninguém está a fechar os olhos...
        Segundo alguns users por aqui, parece que é "tranquilo"... Afinal até acontece o mesmo numa bateria de telemóvel. E quem é que não tem telemóvel?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          Segundo alguns users por aqui, parece que é "tranquilo"... Afinal até acontece o mesmo numa bateria de telemóvel. E quem é que não tem telemóvel?
          Isso já és tu a interpretar erradamente.

          Se eu usar a tua lógica. Para ti é "tranquilo" fechar os olhos à exploração no fabrico de gadjets electrónicos mas não de VE, é isso

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
            Eu também sou assim!
            Por isso é que faço questão de não saber de onde vêm as coisas que compro, se não não tinha nada em casa e tinha que andar nu...principalmente por causa da parte da exploração humana...
            Não sou radical, mas não posso fechar os olhos à informação que é disponibilizada.

            Já aconteceu em vários sectores, como o da moda, e o escândalo do óleo de palma, onde gigantes da indústria alimentar viram os nomes envolvidos.

            Aqui (baterias) é bom que "pressionem" os mais possível os grandes fabricantes a assegurarem a origem de todos os componentes para evitar esta escalada.

            Por mim, irei "premiar" que mostrar mais transparência e responsabilidade social.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Paladino Ver Post
              Fazer dos outros parvos já não pega, há pessoas que já entraram no sec XXI

              Portanto, pelo que percebo, a tua posição é a que é aceitavel continuar ou mesmo ampliar algo errado só porque já é feito ha algum tempo, mesmo quando se trata de exploração humana ou poluição (esta ultima feita por quem defende que está a contribuir para o bem da ecologia planetária)
              Decidamente não sabes ler.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                Isso já és tu a interpretar erradamente.

                Se eu usar a tua lógica. Para ti é "tranquilo" fechar os olhos à exploração no fabrico de gadjets electrónicos mas não de VE, é isso
                Não é. O problema já existe, é reconhecido. Ninguém falou em fechar olhos ao que já existe.

                Mas falaram que "se já existe" não serão as baterias dos VE que irá mudar algo. Na verdade pode mudar e muito = a escala do problema que poderá ser multiplicado milhares de vezes.

                Comentário


                  #38

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                    Se o problema já existia, e está a ser multiplicado mas em rigor é uma indústria que tem um problema. O facto dessa indústria ter mais trabalho agora, não responsabiliza o VE...

                    O chavão "Veículo Eléctrico" é bom para clickbait, e para chamar atenção para o problema.
                    Neste caso falar no VE pode ser o suficiente para que se comece a fazer algo.

                    Claro que para alguns isto é mais lenha para queimar o VE, quando o VE não tem "culpa" em nada disto.
                    Se são os VE quem compra material de origem em trabalho infantil, sim também é responsável.

                    O caso do óleo de palma foi um exemplo recente, onde gigantes como a Nestlé estariam a usar produto comprado a fornecedores que abusam de trabalho infantil. E isto será apenas um exemplo.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Se são os VE quem compra material de origem em trabalho infantil, sim também é responsável.

                      O caso do óleo de palma foi um exemplo recente, onde gigantes como a Nestlé estariam a usar produto comprado a fornecedores que abusam de trabalho infantil. E isto será apenas um exemplo.
                      Não responsabiliza o VE como solução de mobilidade, como muitos gostam de logo embandeirar

                      Pode sim responsabilizar os fabricantes ou seus os fornecedores, ou a cadeia de distribuição.

                      Comentário


                        #41
                        O problema não é os fabricantes de carros ou de baterias, o problema é a corrupção que existe em todo o mundo, não apenas nesses paises, isso é que a Amnistia devia investigar também. É um problema político à partida.

                        Comentário


                          #42
                          O boom dos carros elétricos pelo menos teve um efeito extremamente positivo: fez aparecer em alguns utilizadores deste fórum súbitas e enormes preocupações com a exploração de trabalho infantil em países do terceiro mundo, e com os efeitos no ambiente da exploração de minerais.

                          É comovente esta súbita conversão aos valores humanistas e ecológicos.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Como os plásticos. Precisamos para quase tudo. Oceanos? Temos pena...

                            As questões "paralelas" pouco importam. E a origem das decisões também, sejam ambientais ou políticas. A questão é que quando o mercado "incentiva/promove" estas práticas.
                            Portanto admites ver-te privado de quase tudo, certo? Começando por dispositivos médicos!? Ok....

                            Comentário


                              #44
                              Por mim prefiro continuar a financiar guerras e regimes autoritários através da compra do petróleo. /s

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                Veículos eléctricos...esse mal de toda a humanidade...se não fossem os VE não existia exploração humana e poluição no mundo...

                                Portanto, e mais uma vez, mas será se os outros fazem mal os EVs estão legitimados a fazerem tambem?

                                Nao era suposto os EVs serem o inicio de uma nova era, sem poluição, sem exploração, mais justa, limpa e transparentes para todos como é publicitado pelos seus defensores, ou será que não, será que na realidade é mais uma falácia como tantas outras que temos assistido?

                                Há que ser pragmático, e depois de tantos escandalos e mentiras no sector automovel há que mudar de rumo e só há duas hipoteses:

                                - Ou têm credibilidade
                                - Ou não têm credibilidade

                                Para mim parece-me que é apenas mais do mesmo

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  Decidamente não sabes ler.

                                  Decidamente não tens argumentos.

                                  Como te disse antes, essa postura arrogante e a vã tentativa de ridicularizar os outros já está mais que vista, está desgastada e já não convence ninguem, está ultrapassada. Evolui

                                  Comentário


                                    #47
                                    A minha postura não é arrogante, é muito clara. Acho que ninguém teve dúvidas.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Paladino Ver Post
                                      Portanto, e mais uma vez, mas será se os outros fazem mal os EVs estão legitimados a fazerem tambem?

                                      Nao era suposto os EVs serem o inicio de uma nova era, sem poluição, sem exploração, mais justa, limpa e transparentes para todos como é publicitado pelos seus defensores, ou será que não, será que na realidade é mais uma falácia como tantas outras que temos assistido?


                                      Há que ser pragmático, e depois de tantos escandalos e mentiras no sector automovel há que mudar de rumo e só há duas hipoteses:

                                      - Ou têm credibilidade
                                      - Ou não têm credibilidade

                                      Para mim parece-me que é apenas mais do mesmo
                                      Quase, era isso enquanto distribuíam gelados sem lactose às criancinhas pobres, lavavam as ruas, e geravam rendimento para os sem abrigo.
                                      Isso sim foi o prometido.

                                      Afinal parece que são apenas uma nova tecnologia com potencial de ser melhor que a anterior.
                                      Mas como todas terá os seus desafios e problemas associados.
                                      Como qualquer pragmático deveria saber

                                      Importante é embandeirar em arco, e não saber interpretar o que se diz da indústria das baterias e culpabilizar uma solução tecnológica em vez de culpar algo que é fruto de políticas de mercado.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        Portanto admites ver-te privado de quase tudo, certo? Começando por dispositivos médicos!? Ok....
                                        Não sei se acompanhaste os meus posts, mas nunca tive um discurso radical.

                                        Falei em reduzir e minimizar. Dou o exemplo do sector de roupa/equipamento desportivo onde de há uns anos para cá só tenho comprado adidas e preterido outras marcas, porque é a marca que tem mostrado mais transparência e garantias de que é socialmente responsável. Faço isto porque existem alternativas dentro do mesmo sector.

                                        Mas fico curioso em saber qual é o dispositivo médico (ou quais) que vendem milhões de unidades por ano e que usam baterias de dezenas de kwh.

                                        É incrível como tentam justificar um mal (maior) com outro mal (necessário) que possa existir. A história "recente" tem mostrado que o "crime" acaba por não compensar e produtos de origem duvidosa serão sempre de evitar.

                                        Resumo: eu não me privo de nada, mas faço escolhas e uso critérios nessas escolhas. Se posso escolher um produto que tenha menos probabilidade de ter mão de obra infantil envolvida, é esse que irei preferir.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                          Resumo: eu não me privo de nada, mas faço escolhas e uso critérios nessas escolhas. Se posso escolher um produto que tenha menos probabilidade de ter mão de obra infantil envolvida, é esse que irei preferir.
                                          No gasóleo que metes, dás prioridade ao petróleo de que País ?...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            Resumo: eu não me privo de nada, mas faço escolhas e uso critérios nessas escolhas. Se posso escolher um produto que tenha menos probabilidade de ter mão de obra infantil envolvida, é esse que irei preferir.
                                            Parabéns. De facto o resto do fórum, quando dada a oportunidade, faz exatamente o oposto...



                                            Sent from my iPhone using Tapatalk

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                              No gasóleo que metes, dás prioridade ao petróleo de que País ?...
                                              Fácil, de um onde não hajam crianças para explorar. Tipo... Principado da Fuzeta... diz que há petróleo por aqueles lados.


                                              Sent from my iPhone using Tapatalk

                                              Comentário


                                                #53
                                                A BMW em 2017 veio falar publicamente sobre este problema e anunciar que os seus relatórios iriam conter informação detalhada sobre a origem do cobalto e as medidas que era impostas aos seus fornecedores no sentido de garantir maior transparência e supervisão sobre a sustentabilidade destas minas.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Aos poucos a verdade vem acima e a careca descobre-se. Afinal os EVs não vão salvar o mundo

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por GummyNoodles Ver Post
                                                    Aos poucos a verdade vem acima e a careca descobre-se. Afinal os EVs não vão salvar o mundo
                                                    Para excitação de muitos...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      De acordo com a Amnistia Internacional a BMW e a Fiat responderam aos inquéritos e publicamente reconhecem o problema e tentam trabalhar com os fornecedores no sentido de colmatar este problema.
                                                      A Tesla e a General Motors não responderam à Amnistia. Na hora de comprar cabe ao consumidor escolher as marcas que lidam de forma mais transparente com o problema (europeias) e as que fingem que ele não existe (americanas).

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        Para excitação de muitos...
                                                        Acredito que sim, ha gente para tudo. A mim em particular entristece-me o facto de ser mais da mesma lenga-lenga de sempre unicamente com o objectivo de vender usando a desculpa da ecologia que muitos engolem sem pestanejar

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          A desculpa da ecologia não é de agora ;)

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por GummyNoodles Ver Post
                                                            Aos poucos a verdade vem acima e a careca descobre-se. Afinal os EVs não vão salvar o mundo
                                                            E tu acreditas mesmo que havia quem achasse isso? Isso sempre foi, e é, um espantalho dos anti-VE.


                                                            Sent from my iPhone using Tapatalk

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Agora a culpa é dos supostos antis, omg

                                                              Faz favor a ti proprio e faz uma pesquisa e tenta contar, se conseguires, quantos artigos dos radicais dos EVs ha a defenderem exactamente isso

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X