Boa noite, abro este tópico porque estou muito curioso em relação a este motor, vou comprar de carro daqui a uns tempos e vários modelos com este motor serão fortes candidatos, agradeceria que quem experimentou desse o seu ponto de vista, a sua experiência e coloquem também ensaios da imprensa que estejam disponíveis, obrigado.
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Novo motor 1.3 TCE da Mercedes e da Renault/Nissan - o Tópico
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Ainda não o conduzi mas do que tenho lido é um motor muito equilibrado, não é demasiado gastador nem demasiado fraco, não é o melhor motor do mercado mas é bom em tudo, se for bastante fiável como costumam ser os motores a gasolina da Renault e da Mercedes tem tudo para ser um tremendo sucesso, de alguma forma lembra o 1.5 dCi em relação aos modelos onde vai estar disponível e ao seu preço e poderá ter o mesmo sucesso do dCi que apesar de já ter quase 20 anos continua a ser um best seller, tal como o dCi este novo motor vai estar disponível desde o Clio até aos segmentos mais elevados.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostAinda não o conduzi mas do que tenho lido é um motor muito equilibrado, não é demasiado gastador nem demasiado fraco, não é o melhor motor do mercado mas é bom em tudo, se for bastante fiável como costumam ser os motores a gasolina da Renault e da Mercedes tem tudo para ser um tremendo sucesso, de alguma forma lembra o 1.5 dCi em relação aos modelos onde vai estar disponível e ao seu preço e poderá ter o mesmo sucesso do dCi que apesar de já ter quase 20 anos continua a ser um best seller, tal como o dCi este novo motor vai estar disponível desde o Clio até aos segmentos mais elevados.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostAinda não o conduzi mas do que tenho lido é um motor muito equilibrado, não é demasiado gastador nem demasiado fraco, não é o melhor motor do mercado mas é bom em tudo, se for bastante fiável como costumam ser os motores a gasolina da Renault e da Mercedes tem tudo para ser um tremendo sucesso, de alguma forma lembra o 1.5 dCi em relação aos modelos onde vai estar disponível e ao seu preço e poderá ter o mesmo sucesso do dCi que apesar de já ter quase 20 anos continua a ser um best seller, tal como o dCi este novo motor vai estar disponível desde o Clio até aos segmentos mais elevados.
Único ponto bom dos DCI 1.5 , pa mim : consumos.
No resto são inferiores à concorrência. Fiabilidade, performance....
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostCredo, misturar Tces com DCis...
Único ponto bom dos DCI 1.5 , pa mim : consumos.
No resto são inferiores à concorrência. Fiabilidade, performance....
O 1.5 dCi é simplesmente um dos motores mais bem sucedidos de sempre. Os 1.6/2.0/2.3 dCi também são muito fiáveis.Editado pela última vez por Fabulous; 14 April 2019, 01:33.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostIsso não é verdade. Depende dos anos e das versões, desde finais de 2012 é um dos mais fiáveis e antes disso tirando a questão das capas das bielas/bomba de óleo que é barato de substituir é fiável.
O 1.5 dCi é simplesmente um dos motores mais bem sucedidos de sempre. Os 1.6/2.0/2.3 dCi também são muito fiáveis.
Só não estou a ver é onde é que seja mais bem sucedido que a concorrência. Foram anos a fio de problemas, coisa que a concorrência não teve.
Mas indo de encontro ao tópico, a ideia que me dá é que se este 1.3 tce tambem for fiável como os outros motores a gasolina da renault, continua a tradição de ser a marca francesa com os motores a gasolina mais interessantes e fiáveis.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostCapa das bielas, coisa pouca e que custou milhares de euros a tanta gente.
Só não estou a ver é onde é que seja mais bem sucedido que a concorrência. Foram anos a fio de problemas, coisa que a concorrência não teve.
Mas indo de encontro ao tópico, a ideia que me dá é que se este 1.3 tce tambem for fiável como os outros motores a gasolina da renault, continua a tradição de ser a marca francesa com os motores a gasolina mais interessantes e fiáveis.
Quando deram fé tarde de mais,e já tinham o mercado minado com motores assim.
Neste mesmo periodo de tempo a VAG também teve os mesmos problemas nos seus TDI.
Em motores a diesel,os 1.5 DCi e os 1.3 e 1.6 mj da fiat são considerados os mais robustos e fiáveis do mercado,e o 1.6 DCi também se juntou à lista.
Os PSA também o são,mas com reticências.
Os Fiat que foram para a Opel/Vauxhall devido a periféricos montados à la GM,perderam em fiabilidade.
Atenção estou a falar de motorizações atuais e montadas neste mesmo momento
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostCapa das bielas, coisa pouca e que custou milhares de euros a tanta gente.
Só não estou a ver é onde é que seja mais bem sucedido que a concorrência. Foram anos a fio de problemas, coisa que a concorrência não teve.
Mas indo de encontro ao tópico, a ideia que me dá é que se este 1.3 tce tambem for fiável como os outros motores a gasolina da renault, continua a tradição de ser a marca francesa com os motores a gasolina mais interessantes e fiáveis.
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Originalmente Colocado por bg2 Ver Posté um motor absolutamente normal.
Como todos os turbinados desta gama, sensível nos consumos a variações de andamento. Tende a ser guloso em SUV.
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Ando a maturar a ideia de adquirir um 7 lugares e a nova Grand Scénic é um dos modelos que mais me atrai. Andei a ver nos sites estrangeiros só para perceber a oferta que existe e aparecem imensas TCe nos diversos niveis de potência (115/130/140/160 cv). Parece-me ser uma boa alternativa ao Dci 1.5/1.6, sobretudo numa ótica de importação, já que no simulador do ISV a pagar, o valor a pagar por um gasolina é muito inferior a um diesel (cerca de 2.000€ vs cerca de 5.000€).
Para um carroçaria com a Scenic, julgo que 140 ou 160cv seria o ideal mas ainda há muito pouca informação, pelo menos cá em PT.
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Originalmente Colocado por petrus Ver PostConheço de uma Megane. Já tem alguns milhares de km's que o dono anda bastante e não quer diesel...
É na declinação de 140 cv. Mexe-se bem, é muitíssimo suave e tem boas baixas.
O consumo é bipolar, como todos os pequenos zagolina turbinados, mas ele falou-me à volta dos 7 reais...
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostConcordo contigo quando dizes que demoraram muito tempo a resolver esse problema, mas a concorrência também teve problemas durante muitos anos, por exemplo o 1.6 Hdi deu vários problemas desde fugas de óleo até injetores passando por problemas de turbo e de Fap pelo menos até 2011 ou todos os problemas dos 1.3 cdti montados nos Opel. Acho que os fornecedores como a Faurecia ou a Bosch também tiveram a sua quota parte de responsabilidade nestes problemas. No entanto como estes motores são muito comuns todos os seus defeitos são mais do que conhecidos e as peças são acessíveis por isso é que aguentam tanto, 1.5 DCis com mais de 400kkm é o que não falta por aí, então táxis Dacias 1.5 dCi já deve haver alguns com mais de 600kkm.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Posthavia um dacia táxi aqui em PT à venda há 1 ano e tal com precisamente 600 mil e com poucos anos, 4 ou 6, se não me engano. pediam 6 ou 7 mil por ele.
Qual é o destino dos ex-táxis com quilometragens elevadíssimas? Imagino que muitos deles devem ser exportados para África como "semi-novos"
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MOTOR NOVO SCENIC
TCe 115 FAP TCe 140 FAP TCe 140 EDC FAP TCe 160 FAP TCe 160 EDC FAP Blue dCi 120 Blue dCi 150 Blue dCi 150 EDC
Cilindrada (cm3) 1,332 1,332 1,332 1,332 1,332 1,749 1,749 1,749
Número de cilindros – válvulas 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16
Combustível Gasolina Gasolina Gasolina Gasolina Gasolina Gasóleo Gasóleo Gasóleo
Potência máxima (kW/CV) 85 (115) 103 (140) 103 (140) 117 (160) 117 (160) 88 (120) 110 (150) 110 (150)
Binário máximo (Nm) 220 240 240 260 270 300 340 340
Regime de potência máxima em r.p.m. 4,500 5,000 5,000 5,500 5,500 3,500 3,500 3,500
Regime de binário máximo em r.p.m. 1,500 1,600 1,600 1,750 1,800 1,750 1,750 1,750
PERFORMANCE
Velocidade máxima (km/h) 193 201 201 210 210 195 210 210
0 à 100 km/h (s) 11.0 10.4 9.6 10.0 9.3 14.2 12.1 10.4
400 m D.A. (s) 18.0 17.3 17 16.9 16.7 18.7 17.5 17.3
1000 m D.A. (s) 33.5 31.5 30.8 30.4 29.8 34.2 31.9 31.5
CONSUMO E EMISSÕES*
Consumo ciclo misto (l/100 km) 6.6/6.7 6.7/6.8 6.8/7.1 6.8/6.8 6.8/7.1 5.4/5.6 5.3/5.6 7.0/ -
Emissões de CO2 ciclo misto (g/km) 150/151 151/154 155/161 153/155 155/162 142/148 141/147 158/162
+ info sobre os motores TCe:
https://www.razaoautomovel.com/2019/...renault-meganeEditado pela última vez por mpereira; 21 April 2019, 00:28.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostTambem já andei numa Logan MCV (modelo de 2008) com mais de 500.000km e estava num surpreendente bom estado para os quilómetros. Escusado será dizer que quando lhe perguntei sobre a máquina passou a viagem a gabar a Logan, que aquilo era um relógio suíço, sempre a andar, baixos consumos, impecável
Qual é o destino dos ex-táxis com quilometragens elevadíssimas? Imagino que muitos deles devem ser exportados para África como "semi-novos"
Para África... pouco interessa se são semi-novos ou afins.
É um mercado paralelo mesmo, existindo empresas gigantes a lucrarem com esse mercado.
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