Se estivermos a falar até nivel 4 onde quem vai ao "volante" pode intervir a responsabilidade poderá ser atribuída ao condutor, se estivermos a falar de nivel 5 em que o condutor/dono não tem possibilidade de intervir na condução então a responsabilidade terá ser de terceiros, tanto pode ser do fabricante se for falha do carro, do responsável pela via por alguma deficiência ou pode ser de uma pessoa que do nada se lembrou de atravessar a estrada, sem ver se vinha algum carro e era impossível o carro ter tempo para parar a marcha, já "atropelei" alguns animais nesta situação
Mas até chegarmos ao nivel 5, a legislação ira ser alterada e as responsabilidade serão dentro do possível estabelecidas.
E se lá chegarmos, haverá data-loggers, câmaras, tudo e mais par de botas para apurar responsabilidades.
Não é preciso adaptar nada.
O dono/condutor é responsável.
Não há nada que saber.
É responsável se tiver controlo sobre o carro, se for um FSD nível 5 sem comandos nenhuns (vulgo pedais + volante ou similar), como é que o condutor pode ser imputado como responsável por um acidente que não tinha forma nenhuma de evitar?
É responsável se tiver controlo sobre o carro, se for um FSD nível 5 sem comandos nenhuns (vulgo pedais + volante ou similar), como é que o condutor pode ser imputado como responsável por um acidente que não tinha forma nenhuma de evitar?
É responsável. Ponto.
Sem "se" nem meio "se".
Lex dixit.
Eu tenho seguro mas que eu saiba o seguro automóvel não "cobre" a parte da responsabilidade criminal, seja ele qual for, mas posso estar enganado...
Cobre responsabilidade civil, que inclui indemnização em caso de morte.
Obviamente que se matares alguém de propósito (ou negligência, como condução embriagada) não cobre nada. E vais para a cadeia.
E? Invalida que um veículo não autónomo possa tê-lo?
Se o tem... é autónomo.
Não precisa ser 100% autónomo para ser autónomo.
Se trava sozinho... é autónomo na travagem.
Se acelera sozinho... é autónomo na aceleração.
Se vira sozinho... é autónomo na direcção.
Se faz tudo sozinho... é totalmente autónomo.
Cobre responsabilidade civil, que inclui indemnização em caso de morte.
Obviamente que se matares alguém de propósito (ou negligência, como condução embriagada) não cobre nada. E vais para a cadeia.
E no caso de ser o teu carro a matar "alguém de propósito" ou por negligência, tu também és o responsável e também vais para a cadeia!??? É isto que eu não concordo e não percebo mas ok.
Já agora uma última questão, eu compro um carro novo que por acaso vem com os travões avariados e num belo dia a descer uma estrada vejo uma pessoa na passadeira e tento travar mas não consigo por causa dos travões avariados. A pessoa morre e a culpa é minha pois o carro é meu e eu sou o responsável por ele, isto seguindo a lógica de quem diz que a culpa de o sistema de condução autónoma falhar ser do dono do carro e não da marca que vendeu o carro ou desenvolveu o mesmo.
Então estão-me a dizer que vocês estão de acordo em ser responsabilizados totalmente por quaisquer danos que possam ser causados por um sistema de software desenvolvido por terceiros que funcione incorrectamente ou que tenha falhas, mesmo que possam ser presos??? (...)
Não. Estou a dizer-te como está a lei.
Só compras um carro nessas condições se quiseres.
Se não quiseres... faz com que mudem a lei.
É para isso que serve o voto nas eleições legislativas.
(...) e a comparação com os cães não faz sentido nenhum.
A responsabilidade com animais, crianças, etc. é igual à dos carros: é do dono.
Artigo 493.º - (Danos causados por coisas, animais ou actividades)
1. Quem tiver em seu poder coisa móvel ou imóvel, com o dever de a vigiar, e bem assim quem tiver assumido o encargo da vigilância de quaisquer animais, responde pelos danos que a coisa ou os animais causarem, salvo se provar que nenhuma culpa houve da sua parte ou que os danos se teriam igualmente produzido ainda que não houvesse culpa sua.
2. Quem causar danos a outrem no exercício de uma actividade, perigosa por sua própria natureza ou pela natureza dos meios utilizados, é obrigado a repará-los, excepto se mostrar que empregou todas as providências exigidas pelas circunstâncias com o fim de os prevenir.
E no caso de ser o teu carro a matar "alguém de propósito" ou por negligência, tu também és o responsável e também vais para a cadeia!??? É isto que eu não concordo e não percebo mas ok. (...)
É a lei.
Tens um carro "normal".
Vais a conduzir com nível de álcool acima do valor permitido.
Tens um acidente com danos materiais em terceiro.
Vais pagar tudo do teu bolso.
Tens um carro "normal".
Deixaste o carro estacionado numa descida e destravado de propósito.
O carro começa a rolar sozinho, e atropela mortalmente alguém.
Pagas as indemnizações do teu bolso, e és acusado de homicídio.
Consoante a legislação actual, um carro autónomo é o mesmo que um carro normal.
Se não estás lá dentro a conduzir, não respondes pelos danos enquanto condutor, respondes pelos danos enquanto proprietário.
(...)
Já agora uma última questão, eu compro um carro novo que por acaso vem com os travões avariados e num belo dia a descer uma estrada vejo uma pessoa na passadeira e tento travar mas não consigo por causa dos travões avariados. A pessoa morre e a culpa é minha pois o carro é meu e eu sou o responsável por ele, isto seguindo a lógica de quem diz que a culpa de o sistema de condução autónoma falhar ser do dono do carro e não da marca que vendeu o carro ou desenvolveu o mesmo.
Perante a justiça és o responsável.
Se achares que não és, cabe-te a ti demonstrar isso.
Então é a lei que está mal e deve ser mudada, tal como eu disse.
A lei obriga a teres as mãos no volante, se na condução nivel 5 o carro não tem volante, não é possivel andar na estrada ao carro com autonomia nivel 5, os Tesla têm o chamado "tesla nag" que esta constantemente a obrigar o condutor a mexer o volante, assim com os carros que tem o sistema de manter automaticamente na faixa de rodagem.
Tens um carro "normal".
Vais a conduzir com nível de álcool acima do valor permitido.
Tens um acidente com danos materiais em terceiro.
Vais pagar tudo do teu bolso.
Tens um carro "normal".
Deixaste o carro estacionado numa descida e destravado de propósito.
O carro começa a rolar sozinho, e atropela mortalmente alguém.
Pagas as indemnizações do teu bolso, e és acusado de homicídio.
Consoante a legislação actual, um carro autónomo é o mesmo que um carro normal.
Se não estás lá dentro a conduzir, não respondes pelos danos enquanto condutor, respondes pelos danos enquanto proprietário.
Tal como com os cães.
Perante a justiça és o responsável.
Se achares que não és, cabe-te a ti demonstrar isso.
Desculpa mas acho que as empresas são legalmente responsáveis por produzir/vender produtos defeituosos e não o consumidor final por razões óbvias.
Desculpa mas acho que as empresas são legalmente responsáveis por produzir/vender produtos defeituosos e não o consumidor final por razões óbvias.
E quem disse que não eram? Só tu...
Estás para aí com uma confusão de quem não sabe como funciona nada disto.
Atropelas um tipo na passadeira ao volante de um carro normal. 2 opções:
1. A culpa é tua
2. O carro tinha um defeito que provocou o atropelamento - pedes perícia para averiguar os factos, para te ilibar de responsabilidades.
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