Boa Noite,
Quem acompanha alguns dos meus tópicos já sabe o que eu vou aqui escrever...
No entanto e porque surgiram-me algumas dúvidas, gostava de obter uma opinião um pouco mais abrangente...
No ano passado andei a escolher um carro novo, depois do Limão que foi o meu C4 comprado num daqueles stands de rua...
Visto que tenho um puto e uma pessoa de idade que anda normalmente comigo e com a minha esposa, resolvi orbitar entre as carrinhas, os monovolumes e os SUVs.
Vi vários modelos destes tipos de carros, e assumo que o design que mais gostei foi o dos SUV´s, no entanto todos se mandavam para 30k no mínimo...
Os Monovolumes, são bastante flexíveis mas andavam também um pouco acima do que eu pretendia...
Acabei por optar por uma carrinha de segmento C, que acabou por se revelar um bom compromisso entre o espaço interior e o espaço de carga...
Acabei por ir buscar no final de Novembro a dita.
Para ajudar nas respostas o produto foi uma carrinha: KIA Cee´d SW 1.0T GT Line (Versão de 2018 e não a nova de 2019).
Esta carrinha é bastante bem equipada e bem construída, ficou-me por 20.500€ onde fiz um crédito e dei de entrada 4000€ do meu antigo carro e 2500€ de Sinal. (portanto 14.000€ a crédito).
O que é certo é que nunca esqueci os suv´s... em especial o 3008.
No início de 2019 a Citroên lança o C5 Aircross por cá... Na altura vi o SUV gostei bastante do que eu vi, mas o preço acabou por me afastar a ideia do SUV.
No entanto no inicio de Abril, vi uma campanha do C5 (penso que até foi na TV) e isso despertou-me a curiosidade de ir ao site da marca e dar uma volta pelo configurador.
Foi com surpresa que consegui configurar um C5 Aircross com praticamente tudo o que eu pretendia por pouco mais de 26k!
Sabendo eu que a Citroen faz descontos interessantes para ENI´s e Empresas, pedi 2 propostas para esse carro.
Uma á Santogal (empresa onde comprei o meu KIA) e outra á concessionária aqui da zona. A FMarques, Lda.
Os comerciais de ambas as empresas contactam-me por telefone onde eu explico a situação e proponho a eventual retoma da minha carrinha por troca pelo novo SUV.
Ambos ficaram de me dar uma resposta.
Senti logo que a comercial da FMarques, foi logo muito mais diligente e atenta á minha questão.
Ambos pediram-me fotos da carrinha e cópia do livrete.
Esperei ambas as respostas da análise de retoma, tendo sempre em conta que esperei que a Santogal sendo eu cliente deles tivesse um pouco mais de atenção.
Chegaram posteriormente as respostas deles...
Santogal: 15.000€
FMarques: 17.000€
Questionei se era o máximo que ambas as empresas conseguiam, mesmo depois de uma verificação "in loco", a Santogal disse logo que não subiam mais.
A FMarques mostrou abertura para tentar dar mais alguma coisa, caso fosse analisado "in loco" a carrinha.
Pedi então propostas para o C5 Aircross na versão Feel com o motor 1.2 Puretech e CMV6.
Pedi apenas 4 extras:
- Apontamentos a Vermelho nos AirBumps
- Pack Drive Assist
- Vidros Laminados e Acusticos
- Tejadilho e Retrovisores em Bi-Tom (Cizento Platinium e Preto Perla Nera)
Da parte da Santogal até ao dia de hoje espero o dito novo contacto do vendedor e a proposta por escrito... Depois de indicar que conseguia melhor retoma na outra empresa remeteram-se ao silêncio...
Nota bastante negativa para a Santogal, onde pelos vistos o cliente não serve para nada...
Por parte da FMarques (Concessionário da Citroên) recebi a seguinte proposta:
Penso que o valor é bastante competitivo para o carro que é.
Pedi então se era possível fazer um test drive com um C5 Aircross que fosse o mais próximo da configuração que eu queria.
Ficou combinado para um dia na semana seguinte que iam arranjar um C5 semelhante ao que eu queria.
E assim foi... Foram a Lisboa de propósito buscar um C5 (só era diferente na cor exterior), com o nível de equipamento que eu queria, motor e caixa que eu queria, para que eu pudesse ter uma ideia o mais próxima do que iria ter.
Fiz o test drive com o C5 e realmente o carro é bastante bom... Mesmo com os estofos em tecido aquilo parece que nos "abraça", a suspensão é algo de muito bom mesmo, o motor comporta-se muito bem e a caixa é para mim das melhores caixas manuais que já testei... Curta, Precisa e com excelente feel.
Fiquei na altura bastante convencido com o andei no carro.
Com isto dito, pus-me a fazer algumas contas.
Fazendo um paralelismo dos créditos e abatendo o valor entre o que eu ainda devo para pagar e o que sobra (14000€ para 17000€ - 3000€ de sinal), o SUV ficaria-me á volta dos 22.600€ no entanto se formos a ver são 8000€ de diferença entre ambos os carros.
Sei que o C5 é um carro mais recente e no geral mais seguro e mais bem equipado.
A minha dúvida é saber se faz sentido apostar no C5 ou se deveria deixar-me estar quieto... Em termos de mensalidades passaria a pagar mais 100€ sobre o valor que actualmente já pago pela carrinha.
Caso não trocasse agora pelo SUV seria para trocar no futuro, no entanto teria que enfrentar a mesma realidade... Carro que valia menos, o outro valeria o mesmo e se calhar até com outras taxas de juro no crédito.
Agradeço críticas construtivas, até porque mais do que gostos pessoais é também ver as virtudes e desvantagens de ambos os carros (carrinha vs suv).
Com os meus melhores cumprimentos,
LPC
Quem acompanha alguns dos meus tópicos já sabe o que eu vou aqui escrever...
No entanto e porque surgiram-me algumas dúvidas, gostava de obter uma opinião um pouco mais abrangente...
No ano passado andei a escolher um carro novo, depois do Limão que foi o meu C4 comprado num daqueles stands de rua...
Visto que tenho um puto e uma pessoa de idade que anda normalmente comigo e com a minha esposa, resolvi orbitar entre as carrinhas, os monovolumes e os SUVs.
Vi vários modelos destes tipos de carros, e assumo que o design que mais gostei foi o dos SUV´s, no entanto todos se mandavam para 30k no mínimo...
Os Monovolumes, são bastante flexíveis mas andavam também um pouco acima do que eu pretendia...
Acabei por optar por uma carrinha de segmento C, que acabou por se revelar um bom compromisso entre o espaço interior e o espaço de carga...
Acabei por ir buscar no final de Novembro a dita.
Para ajudar nas respostas o produto foi uma carrinha: KIA Cee´d SW 1.0T GT Line (Versão de 2018 e não a nova de 2019).
Esta carrinha é bastante bem equipada e bem construída, ficou-me por 20.500€ onde fiz um crédito e dei de entrada 4000€ do meu antigo carro e 2500€ de Sinal. (portanto 14.000€ a crédito).
O que é certo é que nunca esqueci os suv´s... em especial o 3008.
No início de 2019 a Citroên lança o C5 Aircross por cá... Na altura vi o SUV gostei bastante do que eu vi, mas o preço acabou por me afastar a ideia do SUV.
No entanto no inicio de Abril, vi uma campanha do C5 (penso que até foi na TV) e isso despertou-me a curiosidade de ir ao site da marca e dar uma volta pelo configurador.
Foi com surpresa que consegui configurar um C5 Aircross com praticamente tudo o que eu pretendia por pouco mais de 26k!
Sabendo eu que a Citroen faz descontos interessantes para ENI´s e Empresas, pedi 2 propostas para esse carro.
Uma á Santogal (empresa onde comprei o meu KIA) e outra á concessionária aqui da zona. A FMarques, Lda.
Os comerciais de ambas as empresas contactam-me por telefone onde eu explico a situação e proponho a eventual retoma da minha carrinha por troca pelo novo SUV.
Ambos ficaram de me dar uma resposta.
Senti logo que a comercial da FMarques, foi logo muito mais diligente e atenta á minha questão.
Ambos pediram-me fotos da carrinha e cópia do livrete.
Esperei ambas as respostas da análise de retoma, tendo sempre em conta que esperei que a Santogal sendo eu cliente deles tivesse um pouco mais de atenção.
Chegaram posteriormente as respostas deles...
Santogal: 15.000€
FMarques: 17.000€
Questionei se era o máximo que ambas as empresas conseguiam, mesmo depois de uma verificação "in loco", a Santogal disse logo que não subiam mais.
A FMarques mostrou abertura para tentar dar mais alguma coisa, caso fosse analisado "in loco" a carrinha.
Pedi então propostas para o C5 Aircross na versão Feel com o motor 1.2 Puretech e CMV6.
Pedi apenas 4 extras:
- Apontamentos a Vermelho nos AirBumps
- Pack Drive Assist
- Vidros Laminados e Acusticos
- Tejadilho e Retrovisores em Bi-Tom (Cizento Platinium e Preto Perla Nera)
Da parte da Santogal até ao dia de hoje espero o dito novo contacto do vendedor e a proposta por escrito... Depois de indicar que conseguia melhor retoma na outra empresa remeteram-se ao silêncio...
Nota bastante negativa para a Santogal, onde pelos vistos o cliente não serve para nada...
Por parte da FMarques (Concessionário da Citroên) recebi a seguinte proposta:
Penso que o valor é bastante competitivo para o carro que é.
Pedi então se era possível fazer um test drive com um C5 Aircross que fosse o mais próximo da configuração que eu queria.
Ficou combinado para um dia na semana seguinte que iam arranjar um C5 semelhante ao que eu queria.
E assim foi... Foram a Lisboa de propósito buscar um C5 (só era diferente na cor exterior), com o nível de equipamento que eu queria, motor e caixa que eu queria, para que eu pudesse ter uma ideia o mais próxima do que iria ter.
Fiz o test drive com o C5 e realmente o carro é bastante bom... Mesmo com os estofos em tecido aquilo parece que nos "abraça", a suspensão é algo de muito bom mesmo, o motor comporta-se muito bem e a caixa é para mim das melhores caixas manuais que já testei... Curta, Precisa e com excelente feel.
Fiquei na altura bastante convencido com o andei no carro.
Com isto dito, pus-me a fazer algumas contas.
Fazendo um paralelismo dos créditos e abatendo o valor entre o que eu ainda devo para pagar e o que sobra (14000€ para 17000€ - 3000€ de sinal), o SUV ficaria-me á volta dos 22.600€ no entanto se formos a ver são 8000€ de diferença entre ambos os carros.
Sei que o C5 é um carro mais recente e no geral mais seguro e mais bem equipado.
A minha dúvida é saber se faz sentido apostar no C5 ou se deveria deixar-me estar quieto... Em termos de mensalidades passaria a pagar mais 100€ sobre o valor que actualmente já pago pela carrinha.
Caso não trocasse agora pelo SUV seria para trocar no futuro, no entanto teria que enfrentar a mesma realidade... Carro que valia menos, o outro valeria o mesmo e se calhar até com outras taxas de juro no crédito.
Agradeço críticas construtivas, até porque mais do que gostos pessoais é também ver as virtudes e desvantagens de ambos os carros (carrinha vs suv).
Com os meus melhores cumprimentos,
LPC
Comentário