Toyota Yaris IV (2020)
Fica aqui a minha experiência, até agora com o GR Yaris:
Conduzi um na 4a feira passada e o carro ainda não me saiu da cabeça. O GR Yaris está fantástico.
Fiz cerca de 50km em estradas de serra, a puxar e o carro é óptimo. O vendedor insistiu em vir comigo. Começou por dar uma introdução muito básica ao carro, mencionando alguns dos pontos do YouTube, mas claramente o GR não é o normal Prius híbrido vendido pela Toyota.
Fez algumas alusões à dinâmica apurada e à agilidade que o carro tem a mudar de direção. Fun fact enalteceu a presença de uma pega de teto no lugar do passageiro, única entre os Yaris. Foi-lhe útil durante a viagem, bom pormenor.
O test drive começou na cidade, sempre a velocidades moderadas. Quando me sentei no carro o primeiro choque foi a posição de condução alta, mas extremamente ergonómica e onde a localização de todos os elementos importantes estão onde seria de esperar. Muito rapidamente me senti como peixe na água.
O destino era um dos muitos castelos aqui da zona. Assim que a cidade acabou deu para abrir as goelas e fazer uma ultrapassagem com toda a facilidade. Desde logo nota positiva para o motor. Ao abrandar para entrar na vila seguinte deu para sentir que os travões prometiam.
Livre do circuito urbano foi tempo de puxar. E que maravilha. O motor é do caceta, em baixas é capaz de ter um bocado de lag, mas quem quer saber ? Está sempre a puxar até ao red line pouco acima das 7000rpm. É um motor que anda feliz e sem grande esforço às 4-5000rpm, com pouca carga de acelerador. Claramente gosta de rodar e tem um volante de motor leve.
O fake sound dos speakers, conjugado com o som da admissão e dos diferencias dão um sentimento muito engraçado e que dá "pica" a bordo. Para os puristas, já dá para descodificar via OBD, mas pelo que percebi nem é que seja completamente falso, mas simplesmente uma amplificação do som existente. Interessante de desligar para viagens mais longas.
O vendedor sofreu um bocado. Lá ia pedindo para "ter cuidado", que gostava que os clientes sentissem o carro mas que àqueles ritmos talvez só "depois de comprar". Eu não estava com meias medidas, tava ali para experimentar e queria saber com o que contar.
Condução aí a 8/10, travagens fortes no ABS mas com alguma distância para as curvas, deixar margem na entrada e sair de gás com o carro a puxar.
O feeling dos travões pareceu ok. De certo irá beneficiar de umas pastilhas mais agressivas e de umas linhas com malha de aço. Não notei fadiga nenhuma, mas de certo que aqueceram bastante. Quando fiz uma pequena pausa, antes de iniciar o caminho de regresso, a cabine ficou inundado por um agradável cheiro a pneu e a pastilha. Claro que o vendedor pediu para arrefecer o carro no regresso :D. Uma nota negativa para o sistema que acende os 4 piscas em travagens de "emergência", o sistema está "sempre" a entrar e não dá para desligar.
Como nota final, enaltecer de novo a ergonomia da posição de condução. Volante com excelente diâmetro, boa pega e espessura. A caixa é do cacete também, tem um curso muito curto e todas as posições muito bem definidas. Acho que a única coisa que falta é um pouco mais de feedback quando a mudança "entra". No início dei por mim, devido ao curso curto, sem saber ao certo se a mudança "estava lá dentro" ou não. As relações de caixa são muito curtas, segunda esgota antes dos 100km/h. Os pedais dão muito bem para fazer ponta tacão, o volante do motor leve e acelerador previsível ajudam à festa. Nunca senti necessidade de ligar o auto rev match (IMT).
Como follow-up troquei uns emails com o vendedor em que ele disse o seguinte "Die Probefahrt war sehr spannend !". Que se pode traduzir como "O test drive foi muito emocionante!".
Como nota gostava de dizer que eu não tenho prazer nenhum em colocar as pessoas que estão comigo no carro com medo, e tento fazer tudo dentro das minhas capacidades como condutor e segurança. Normalmente faço sempre os meus test drives sozinho, este stand infelizmente tinha como política para o GR que todos os test drives tinham que ser acompanhados... Eu quero realmente experimentar o carro, e claro não o consigo fazer a conduzir como uma avozinha num Yaris híbrido.
Numa conversa posterior, ele (o vendedor) também confessou que no mesmo dia de tarde teve outro sujeito de 40-50 anos a experimentar o carro. Diz que lhe recomendou ir fazer o mesmo percurso [emoji16], mas que ele quis ir para AE dar >200... Claramente uma desilusão para ele face à experiência da manhã. Ficou o meu convite para uma volta no GT4.
Fica aqui a minha experiência, até agora com o GR Yaris:
Conduzi um na 4a feira passada e o carro ainda não me saiu da cabeça. O GR Yaris está fantástico.
Fiz cerca de 50km em estradas de serra, a puxar e o carro é óptimo. O vendedor insistiu em vir comigo. Começou por dar uma introdução muito básica ao carro, mencionando alguns dos pontos do YouTube, mas claramente o GR não é o normal Prius híbrido vendido pela Toyota.
Fez algumas alusões à dinâmica apurada e à agilidade que o carro tem a mudar de direção. Fun fact enalteceu a presença de uma pega de teto no lugar do passageiro, única entre os Yaris. Foi-lhe útil durante a viagem, bom pormenor.
O test drive começou na cidade, sempre a velocidades moderadas. Quando me sentei no carro o primeiro choque foi a posição de condução alta, mas extremamente ergonómica e onde a localização de todos os elementos importantes estão onde seria de esperar. Muito rapidamente me senti como peixe na água.
O destino era um dos muitos castelos aqui da zona. Assim que a cidade acabou deu para abrir as goelas e fazer uma ultrapassagem com toda a facilidade. Desde logo nota positiva para o motor. Ao abrandar para entrar na vila seguinte deu para sentir que os travões prometiam.
Livre do circuito urbano foi tempo de puxar. E que maravilha. O motor é do caceta, em baixas é capaz de ter um bocado de lag, mas quem quer saber ? Está sempre a puxar até ao red line pouco acima das 7000rpm. É um motor que anda feliz e sem grande esforço às 4-5000rpm, com pouca carga de acelerador. Claramente gosta de rodar e tem um volante de motor leve.
O fake sound dos speakers, conjugado com o som da admissão e dos diferencias dão um sentimento muito engraçado e que dá "pica" a bordo. Para os puristas, já dá para descodificar via OBD, mas pelo que percebi nem é que seja completamente falso, mas simplesmente uma amplificação do som existente. Interessante de desligar para viagens mais longas.
O vendedor sofreu um bocado. Lá ia pedindo para "ter cuidado", que gostava que os clientes sentissem o carro mas que àqueles ritmos talvez só "depois de comprar". Eu não estava com meias medidas, tava ali para experimentar e queria saber com o que contar.
Condução aí a 8/10, travagens fortes no ABS mas com alguma distância para as curvas, deixar margem na entrada e sair de gás com o carro a puxar.
O feeling dos travões pareceu ok. De certo irá beneficiar de umas pastilhas mais agressivas e de umas linhas com malha de aço. Não notei fadiga nenhuma, mas de certo que aqueceram bastante. Quando fiz uma pequena pausa, antes de iniciar o caminho de regresso, a cabine ficou inundado por um agradável cheiro a pneu e a pastilha. Claro que o vendedor pediu para arrefecer o carro no regresso :D. Uma nota negativa para o sistema que acende os 4 piscas em travagens de "emergência", o sistema está "sempre" a entrar e não dá para desligar.
Como nota final, enaltecer de novo a ergonomia da posição de condução. Volante com excelente diâmetro, boa pega e espessura. A caixa é do cacete também, tem um curso muito curto e todas as posições muito bem definidas. Acho que a única coisa que falta é um pouco mais de feedback quando a mudança "entra". No início dei por mim, devido ao curso curto, sem saber ao certo se a mudança "estava lá dentro" ou não. As relações de caixa são muito curtas, segunda esgota antes dos 100km/h. Os pedais dão muito bem para fazer ponta tacão, o volante do motor leve e acelerador previsível ajudam à festa. Nunca senti necessidade de ligar o auto rev match (IMT).
Como follow-up troquei uns emails com o vendedor em que ele disse o seguinte "Die Probefahrt war sehr spannend !". Que se pode traduzir como "O test drive foi muito emocionante!".
Como nota gostava de dizer que eu não tenho prazer nenhum em colocar as pessoas que estão comigo no carro com medo, e tento fazer tudo dentro das minhas capacidades como condutor e segurança. Normalmente faço sempre os meus test drives sozinho, este stand infelizmente tinha como política para o GR que todos os test drives tinham que ser acompanhados... Eu quero realmente experimentar o carro, e claro não o consigo fazer a conduzir como uma avozinha num Yaris híbrido.
Numa conversa posterior, ele (o vendedor) também confessou que no mesmo dia de tarde teve outro sujeito de 40-50 anos a experimentar o carro. Diz que lhe recomendou ir fazer o mesmo percurso [emoji16], mas que ele quis ir para AE dar >200... Claramente uma desilusão para ele face à experiência da manhã. Ficou o meu convite para uma volta no GT4.
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