Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Média de idades dos carros ligeiros de passageiros na Europa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    https://observador.pt/2022/05/31/ida...para-135-anos/

    Cheira-me que este valor vai subir fortemente nos próximos tempos.

    Comentário


      nada de novo. por aqui é a velha história. 2 carros velhos, um com 21 e outro com quase 18, só ainda não troquei porque para comprar algo com 10 anos mais vale andar com o meu e mesmo com meia dúzia de anos é preciso alguma sorte. como um é para andar às voltas serve, vai-se também adiando a compra do outro, porque neste último ano os preços têm subido vertiginosamente. na minha faixa de preços, dantes encontrava carros a 13 e 14 mil, agora andam a 16, 18, 20. está mesmo tudo louco!

      Comentário


        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
        nada de novo. por aqui é a velha história. 2 carros velhos, um com 21 e outro com quase 18, só ainda não troquei porque para comprar algo com 10 anos mais vale andar com o meu e mesmo com meia dúzia de anos é preciso alguma sorte. como um é para andar às voltas serve, vai-se também adiando a compra do outro, porque neste último ano os preços têm subido vertiginosamente. na minha faixa de preços, dantes encontrava carros a 13 e 14 mil, agora andam a 16, 18, 20. está mesmo tudo louco!
        Muito semelhante ao meu caso. O meu está com 16 e, quando olho para o mercado atual, não sei qual seria a melhor escolha, nomeadamente ao nível do combustível. A isso acresce-se os preços inflacionados de novos e usados (um novo Aygo agora custa 20k€ ). O meu carro caminha para os 300k km, mas não dá problemas e gasta pouco. Em condições normais estaria a ponderar mudar de carro, mas nesta circunstâncias vai ser até não dar mais.

        Comentário


          Não me incomoda nada isto da idade do parque automóvel aumentar.
          Por mais que as ajudas electrónicas, tecnologia e segurança estejam cada vez mais presentes, a realidade é que praticamente qualquer carro com menos de 20 anos oferece condições de segurança dignas para quem circular a cumprir os limites de velocidade.

          Chegamos a um ponto que a nível qualitativo qualquer carro dos últimos 20 anos cumpre, não se vai desintegrar todo, inclusive não se nota um acrescento na qualidade de construção nos últimos anos, havendo claro, uns melhores e outros piores.
          Mesmo a nível de economia, não houve melhorias evidentes que possam fazer as pessoas trocar de carro, e mesmo que as haja, por norma os mais antigos compensam com custo de pneus e mecânica mais simples.

          Para ajudar à festa, estamos numa fase em que nem se sabe bem qual vai ser o futuro do automóvel, não só em termos de "combustível", mas também o próprio conceito de posse também pode mudar, agilizado pelos preços absurdos que começam a custar e consequentemente inacessibilidade a grande parte da população (portuguesa em particular).

          Por todas estas questões, o mais certo é ainda demorar uns aninhos a trocar, e quando isso acontecer não faço a mais pequena ideia do que vai ser.

          Comentário


            Tenho a mesma opinião. Hoje em dia, de uma forma geral um carro com 15 anos está perfeitamente funcional, e oferece um mínimo de conforto e segurança.

            Já por exemplo, em 2001, um carro de 1985 era um chaço intragável. 15 anos nessa altura representavam uma evolução muito superior a todos os níveis.

            Comentário


              Pois, os carros tornarem-se cada vez mais tecnológicos são por vezes mais uma dor de cabeça que outra coisa. É a utilização que é cada vez mais complexa em vez de nos focarmos no essencial, são mais tretas para (des)actualizações, etc.

              Os carros passaram a ser concebidos por engenheiros informáticos em vez de mecânicos!

              Comentário


                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Tenho a mesma opinião. Hoje em dia, de uma forma geral um carro com 15 anos está perfeitamente funcional, e oferece um mínimo de conforto e segurança.

                Já por exemplo, em 2001, um carro de 1985 era um chaço intragável. 15 anos nessa altura representavam uma evolução muito superior a todos os níveis.
                E isso tambem pode explicar o porquê de um carro com 15 anos hoje ter mt mais valor comercial que em 2007 por ex.

                Agora, convenhamos, não eram chaços nenhuns.
                ok, segurança por ex nem havia comparação.
                Espaço nos segmentos mais baixos tb mt mais limitado etc.

                Mas já tinhamos excelentes maquinas nessa altura
                E nos anos 90 tb.

                Lembro-me de ter o Xantia TD VSX e os meus colegas chamarem carro velho...lol, mal sabiam eles a maquina que ali estava, comparando com os corsas C da praxe que eles tinham Mas eram semi novos, pois

                Comentário


                  12 anos aqui.
                  Só lhe falta ter sido envelhecido em cascos de carvalho...

                  Comentário


                    Aliás, a lógica dos 3R começa mesmo por reduzir, logo, a ideia será manter o mesmo carro o mais tempo possível.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Os carros passaram a ser concebidos por engenheiros informáticos em vez de mecânicos!
                      E na próxima iteração, serão feitos por gestores financeiros.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                        12 anos aqui.
                        Só lhe falta ter sido envelhecido em cascos de carvalho...
                        Aqui, um tem 14 anos e o outro 8 anos. Espero que ambos durem pelo menos 20 anos.

                        Comentário


                          com 20 anos e mantendo-se minimamente atuais não digo, mas um carro de 2005, por aí (ou pronto, de 2004 mas sem ser o meu, que ainda só trazia cds) já não se nota tanto. são cerca de 15 anitos. os de 2000, 2001 ainda são carros que vinham quase todos dos anos 90 e com tudo o que de mau isso acaretava, principalmente ao nível da segurança, sem airbags, sem abs, com travões a fazerem as funções mínimas, ainda alguns, mas já poucos, sem direção assistida. em 2005 já não havia nada disso e sim já bastante tecnologia para a época, só talvez nalgum modelo mesmo básico é que ainda se regulaia quae pelos padrões da década anterior.

                          como curiosidade, o caso mais gritante era o do meu pai, da mesma data que o meu, mais novo uns dias apenas, trazer cds e... leitor de cassetes ainda num caro que na altura custava quase 40 mil euros!!!)

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Tenho a mesma opinião. Hoje em dia, de uma forma geral um carro com 15 anos está perfeitamente funcional, e oferece um mínimo de conforto e segurança.

                            Já por exemplo, em 2001, um carro de 1985 era um chaço intragável. 15 anos nessa altura representavam uma evolução muito superior a todos os níveis.
                            Tal e qual. Um Clio de 1995 em 2010 é muito diferente de um clio de 2007 em 2022. O primeira estava completamente obsoleto a todos os níveis, o segundo está, de facto "obsoleto", mas não "envergonha" ninguém. O segmento B continua a ter um porte semelhante, ao contrário do anterior, já tem um nível de segurança bastante razoável e, portanto, fica no meio do caminho entre um carro atual e um completamente obsoleto apesar da idade.

                            Creio que as alterações atuais no mundo automóvel são a conjugação perfeita para que a Dacia venda bem. Carro simples, (agora) bastante razoáveis a nível de design, não promete o que não entrega e apresenta um preço justo. Por outro lado, marcas como a Nissan, provavelmente, vão passar tempos complicados (pelo menos no mercado português). Ou a Renault que, caso o Megane elétrico não venda razoavelmente, ficam numa posição complicada.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                              https://observador.pt/2022/05/31/ida...para-135-anos/

                              Cheira-me que este valor vai subir fortemente nos próximos tempos.

                              quer isto dizer que os carros duram em media 27 anos

                              e se forem conversar com o pessoal mais velho, tipo 60+, há muita gente que acha que este país está a ficar mais rico só porque se recebe mais ignorando que ninguém consegue construir ou comprar casas hoje em dia sem ficar a pagar a vida toda, etc...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                https://observador.pt/2022/05/31/ida...para-135-anos/

                                Cheira-me que este valor vai subir fortemente nos próximos tempos.
                                Estou mesmo dentro da média faz 14 em Outubro e por este andar ao preço que estão os carros ainda vou manter mais alguns anos

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                  quer isto dizer que os carros duram em media 27 anos

                                  e se forem conversar com o pessoal mais velho, tipo 60+, há muita gente que acha que este país está a ficar mais rico só porque se recebe mais ignorando que ninguém consegue construir ou comprar casas hoje em dia sem ficar a pagar a vida toda, etc...

                                  Não sei onde foste buscar essa média de 27 anos de duração do parque automóvel...mas há que ter em conta muitas variáveis, entre elas o crescente ou decrescente número de vendas. Por exemplo, os anos de 99 e 2000 venderam-se muitos carros, enquanto que de 2009 a 2015 foram muito menos.

                                  Outro fator a ter em conta é o uso que esses carros têm. E aqui, por mera percepção pessoal, vejo a circular nas autoestradas e nos IC's carros muito mais recentes do que os que vejo parados em meio urbano. Muitas famílias acabam por comprar carros novos e ficar com os carros muito velhos para o desenrasque, pagam pouco de IUC, uma inspeção e está feito, sendo a manutenção ou até o seguro, inexistentes. Estes carros contam para a estatística.

                                  Quanto à questão dos mais velhos, entendo o que querem dizer, porque apesar de estar pior do que há 15/20 anos atrás, está bem melhor do que várias décadas atrás onde o acesso a bens de consumo era muito menor.

                                  Comentário


                                    15 anos por aqui.

                                    Não tenho capacidade financeira para me oferecer um carro muito mais recente, cumprindo alguns pontos que considero necessários.

                                    Veículo funcional e cumpre cabalmente as funções que lhe são atribuídas. Manutenção corrente sem falhas, ainda que não excepcional (há picuises com as quais não me preocupo).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Não sei onde foste buscar essa média de 27 anos de duração do parque automóvel...mas há que ter em conta muitas variáveis, entre elas o crescente ou decrescente número de vendas. Por exemplo, os anos de 99 e 2000 venderam-se muitos carros, enquanto que de 2009 a 2015 foram muito menos.

                                      Outro fator a ter em conta é o uso que esses carros têm. E aqui, por mera percepção pessoal, vejo a circular nas autoestradas e nos IC's carros muito mais recentes do que os que vejo parados em meio urbano. Muitas famílias acabam por comprar carros novos e ficar com os carros muito velhos para o desenrasque, pagam pouco de IUC, uma inspeção e está feito, sendo a manutenção ou até o seguro, inexistentes. Estes carros contam para a estatística.

                                      Quanto à questão dos mais velhos, entendo o que querem dizer, porque apesar de estar pior do que há 15/20 anos atrás, está bem melhor do que várias décadas atrás onde o acesso a bens de consumo era muito menor.
                                      Se a idade média do parque é de 13,5 anos e sabendo que os carros mais novos têm 0 anos, dá para ter uma ideia, grosso modo, que os carros terão vida útil média até 27 anos.

                                      Se tens um carro novo de 0 anos e um velho de 27 anos, a média do parque é de 13,5 anos.

                                      Claro que entram outras variáveis, como a flutuação de vendas, abates por cada ano, etc. Mas 27 anos já dá uma ideia geral.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Se a idade média do parque é de 13,5 anos e sabendo que os carros mais novos têm 0 anos, dá para ter uma ideia, grosso modo, que os carros terão vida útil média até 27 anos.

                                        Se tens um carro novo de 0 anos e um velho de 27 anos, a média do parque é de 13,5 anos.

                                        Claro que entram outras variáveis, como a flutuação de vendas, abates por cada ano, etc. Mas 27 anos já dá uma ideia geral.
                                        Estás a assumir uma distribuição gaussiana, que certamente não corresponde à realidade. Se tiveres um novo com 0 anos para 2 com 20 anos a média também dá 13,5.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
                                          Estás a assumir uma distribuição gaussiana, que certamente não corresponde à realidade. Se tiveres um novo com 0 anos para 2 com 20 anos a média também dá 13,5.
                                          E se tiveres 9 com 0 anos e 1 com 135 anos, a média será de 13,5 anos.

                                          Não temos os dados todos, por isso é que foi chamado indicador grosso modo, ou simplista, ou o que se queira chamar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                            E se tiveres 9 com 0 anos e 1 com 135 anos, a média será de 13,5 anos.

                                            Não temos os dados todos, por isso é que foi chamado indicador grosso modo, ou simplista, ou o que se queira chamar.
                                            ora essa, também há carros que sao perdas totais na viagem para casa... e para compensar carros que duram mais de 30

                                            para isso serve a média

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              15 anos por aqui.

                                              Não tenho capacidade financeira para me oferecer um carro muito mais recente, cumprindo alguns pontos que considero necessários.

                                              Veículo funcional e cumpre cabalmente as funções que lhe são atribuídas. Manutenção corrente sem falhas, ainda que não excepcional (há picuises com as quais não me preocupo).
                                              Pois é como eu, se tenho dinheiro para trocar de carro até tenho mas para ir buscar um com as mesmas caraterísticas que o meu ao preço certo já não, logo teria de baixar de gama e de motorização e para isso mantenho o que tenho

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                Não sei onde foste buscar essa média de 27 anos de duração do parque automóvel...mas há que ter em conta muitas variáveis, entre elas o crescente ou decrescente número de vendas. Por exemplo, os anos de 99 e 2000 venderam-se muitos carros, enquanto que de 2009 a 2015 foram muito menos.

                                                Outro fator a ter em conta é o uso que esses carros têm. E aqui, por mera percepção pessoal, vejo a circular nas autoestradas e nos IC's carros muito mais recentes do que os que vejo parados em meio urbano. Muitas famílias acabam por comprar carros novos e ficar com os carros muito velhos para o desenrasque, pagam pouco de IUC, uma inspeção e está feito, sendo a manutenção ou até o seguro, inexistentes. Estes carros contam para a estatística.

                                                Quanto à questão dos mais velhos, entendo o que querem dizer, porque apesar de estar pior do que há 15/20 anos atrás, está bem melhor do que várias décadas atrás onde o acesso a bens de consumo era muito menor.

                                                Também tenho essa perceção. Já dei por mim em autoestradas a olhar à volta e a não ver ou ver muito poucos carros mais velhos que o meu (16), o que não acontece em cidade.

                                                Comentário


                                                  Está em geral péssimo para quem quer comprar.

                                                  Comentário


                                                    Se deixares de usar o carro no para-arranca da AML ou AMP e só usares em percursos sempre em 5.a ou em 6.a ele dura-te 30 anos ou mais. Quem é capaz de ficar muito chateado são os sem vergonhas do lobby automóvel que te vão exigir que lhes leves o gravete de um novo, e o estado, que te vai exigir mais um ISV.

                                                    Comentário


                                                      Cá em casa a média está nos 9 anos, muito por culpa do velhote BMW E39 que já tem 26 anos.

                                                      Comentário


                                                        O polo daqui já tem 18 anos quase.

                                                        É de tal forma pa manter que pondero convertê-lo a GPL caso a maria precise de fazer mais KM.

                                                        Comentário


                                                          3 carros, média de 19,7 anos.

                                                          Comentário


                                                            a realidade do parque automovel também é bastante dependente do país a que se refere e do seu clima. é muito mais fácil manter um carro 20 anos em boas condicoes em Portugal do que no Reino Unido - basta pensar nos meses em que metem sal nas estradas, e em que as pessoas raramente tem garagem, entao temos carros que passam o ano todo ao sol e á chuva, com muitos meses de humidade e chuviscos constantes, e atacados pelo sal. o que nao falta sao carros que sao abatidos porque já nao passam na inspecao devido a ferrugem excessiva. carros mais antigos sao uma raridade porque raramente sobrevivem. paises mais quentes e/ou com melhor infraestrutura conseguem fazer os carros durar mais, e isso é uma boa coisa.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                              a realidade do parque automovel também é bastante dependente do país a que se refere e do seu clima. é muito mais fácil manter um carro 20 anos em boas condicoes em Portugal do que no Reino Unido - basta pensar nos meses em que metem sal nas estradas, e em que as pessoas raramente tem garagem, entao temos carros que passam o ano todo ao sol e á chuva, com muitos meses de humidade e chuviscos constantes, e atacados pelo sal. o que nao falta sao carros que sao abatidos porque já nao passam na inspecao devido a ferrugem excessiva. carros mais antigos sao uma raridade porque raramente sobrevivem. paises mais quentes e/ou com melhor infraestrutura conseguem fazer os carros durar mais, e isso é uma boa coisa.
                                                              Sem dúvida, tendo eu um Terrano 2 basta acompanhar o grupo dos Terranos do UK. É com cada cenário dantesco.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X