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Os kms, o combustível, a decisão
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Originalmente Colocado por fredman Ver PostOntem tive a fazer o teste e se indicar manualmente se é deposito cheio, parcial, etc. não me dá medias, se seleccionar o modo automático dá-me a média.
tirei um print-screen do site:[ATTACH]148581[/ATTACH]
Com essas entradas, não estás a usar a aplicação correctamente.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostCada carro é um carro. tens de fazer as contas de quanto te custa fazer 100km a gasolina e 100km a gasóleo. Depois abater o diferencial de preço.
Vou te dar um exemplo. Imagina 2 carros iguais, um a gasolina de 120cv e outro diesel de 120cv. O diesel custa mais 5000€.
A gasolina a média é 6.5, considerando 1,5 € o litro, para fazeres 100km gastas 9.75€
O diesel a média é 5,5, considerando o gasóleo a 1.4, para fazeres 100km gastas 7.7€
Daqui se conclui que o diesel é mais barato 1.05€ por cada 100km. Mas o diesel custou mais 5000€. Se dividirmos os 5000€ por 1.05 (a poupança por cada 100km),dá o valor de 4761,904762. Multiplicando por 100, dá 476190 km.
Se fizeres mais de 476190km com o diesel, compensa. Se não, não compensa. É assim que se fazem as contas.
Depois há pequenas nuances, como o facto de o diesel poder dar para recuperar alguma coisa na retoma. Ou o facto de ser mais caro pagar mais seguro de danos próprios, ou tendo mais cilindrada pagar mais iuc.
Nada como fazer uma tabela coom os custos de um e de outro. Mas o principal é mesmo a conta do combustível.
De todo o modo, a conclusão quanto a mim é a mesma: manter o carro que o user tem será a melhor opção. Se eventualmente se aproximar ou ultrapassar os 20 mil kms anuais, considerar colocar GPL.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO dado de consumo mais correto é sempre o do CB. E quanto mais quilõmtros melhor. Eu guio-me sempre pelo consumo a longo prazo +- 10000km(entre os 5,5 a 5,7).
Se fizer 200km em estrada nacional posso fazer a volta dos 4. se fizer 200km em AE sempre perto dos 200, faz perto dos 8.
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Originalmente Colocado por fredman Ver PostBoas minha gente.
Desde 2011 que passei a morar em Lisboa e os carro que tive foram todos a gasolina devidos ao poucos kms que fazia (e faço) diariamente e pelo que poupava na aquisição do carro.
Mas actualmente começei a repensar se ainda estarei correcto ou não.
Contextualizando, actualmente tenho uma Ford Focus 1.0 EcoBoost de 2014 que foi comprada em finais de Janeiro de 2018 com 45.000km e ao dia de hoje está com 71.000km, ou seja, em pouco mais de ano e meio andei cerca de 26.000km.
No CB indica média de 6.0 l/100km, no entanto comecei a usar a aplicação Spritmonitor e com a ainda pouco informação lá colocada está a dar-me uma média de 8.91 l/100km (presumo que a média do CB no final do dia vale o que vale, se a do spritmonitor é mais precisa)
Sempre ouvi dizer que "se é para fazeres poucos kms compra gasolina, se vais fazer muitos kms compra gasóleo".
Segue-se a minha grande questão, qual a quilometragem ideal para se ter carros a gasolina e a gasóleo? tem que se ver apenas os kms que se fazem diariamente ou no todo (anual)?
Até meados do mês passado estava a fazer 32.3km/dia, entretanto mudei de emprego e passei a fazer 22.3km/dia e a partir de setembro vai passar a ser 21km/dia (nos bons dias em que faça 2ª circular caso contrário tenho que usar caminhos alternativos que vão aumentar cerca de 3km +/-), por mudança de instalações.
A todos os experientes e gurus do sitio, peço-vos que me iluminem o caminho
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Aquelas entradas estão bem; o problema é que, se tinha colocado 20, e depois coloca só 5 e fez um porradão de kms, claro que a app vai ler que consumiu pouco.
E se depois coloca 20, para muito menos kms feitos com os 5, a app vai dizer mamou muito.
Se ele atestar uma vez, fica logo com a média certa.
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Originalmente Colocado por SeeTrought Ver PostAquelas entradas estão bem; o problema é que, se tinha colocado 20, e depois coloca só 5 e fez um porradão de kms, claro que a app vai ler que consumiu pouco.
E se depois coloca 20, para muito menos kms feitos com os 5, a app vai dizer mamou muito.
Se ele atestar uma vez, fica logo com a média certa.
Mas não pode colocar (ou deixar por defeito) que são depositos cheios... quando não o são.
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Originalmente Colocado por nuno2018 Ver PostO mais correto ainda é atestar sempre o carro e fazer as contas (excel, à mão, aplicação) aos consumos. Há diferenças grandes na leitura do CB. Conheço carros onde a diferença entre CB e consumo real é inferior a 0,5 litros e conheço carros onde chega a 1 litro/1,5 litros. Mais do que isso só se CB tiver erro ou as contas à mão ou dados introduzidos na aplicação/folha de cálculo estiverem mal. Neste caso, se CB indica 6,0 litros, é bastante provável que o consumo médio real esteja abaixo dos 7 litros e não nos 8,9 litros como os dados da aplicação estarão a indicar.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostOs dados mais corretos são os do CB. O erro de fazer á mão é maior. Nunca pões o combustível extamente até ao mesmo ponto da vez anterior. Mas façam como entenderem. É a mesa coisa que me dizerem que conseguem trocar de mudanças manualmente exatamente a mesma rotação, melhor que mudanças automáticas.
Se fizeres sempre isso, não vai falhar muito porque apesar da temperatura ambiente, humidade interferir ligeiramente na quantidade de combustível que consegues colocar no depósito, ainda para mais se usares sempre (ou quase sempre) o mesmo posto de abastecimento, não vais falhar em mais de 0,5 litro na quantidade de combustível em que tens depósito cheio.
No meu carro atual, não interessa qual (VAG) o CB indica consumo médio 0,9 litros inferior ao real. Mas já tive carros com 0,1 litros de diferença a mais no consumo real do que o CB indica, por isso depende.
O CB pela minha experiência varia muito de marca para marca. Muitos CB fazem estimativa eletrónica de consumo e nem sequer conseguem fazer cálculo real. Há marcas muito precisas, mas outras nem por isso.
PS: Claro que não consegues fazer trocas manuais de mudança à mesma rotação nem de forma mais precisa que as mudanças automáticas.
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Originalmente Colocado por nuno2018 Ver PostAo fazer à mão não há grande margem de erro. Tens é de atestar sempre o depósito, eu costumo atestar até primeiro disparo da pistola. Convém também que se ateste tendo gasto a maioria do depósito e não ao fim de 100-200 kms como um user sugeriu como exemplo.
Se fizeres sempre isso, não vai falhar muito porque apesar da temperatura ambiente, humidade interferir ligeiramente na quantidade de combustível que consegues colocar no depósito, ainda para mais se usares sempre (ou quase sempre) o mesmo posto de abastecimento, não vais falhar em mais de 0,5 litro na quantidade de combustível em que tens depósito cheio.
No meu carro atual, não interessa qual (VAG) o CB indica consumo médio 0,9 litros inferior ao real. Mas já tive carros com 0,1 litros de diferença a mais no consumo real do que o CB indica, por isso depende.
O CB pela minha experiência varia muito de marca para marca. Muitos CB fazem estimativa eletrónica de consumo e nem sequer conseguem fazer cálculo real. Há marcas muito precisas, mas outras nem por isso.
PS: Claro que não consegues fazer trocas manuais de mudança à mesma rotação nem de forma mais precisa que as mudanças automáticas.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostO primeiro disparo da pistola é tudo menos preciso. Basta a pistola não estar exatamente ma mesma posição, o depósito ter mais ar, a bomba ter um pico de pressão no débito etc etc.
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Originalmente Colocado por nuno2018 Ver PostPode ser mas não será determinante. Dificilmente quando pistola dispara a primeira vez ainda consegues meter 1 litro até disparo seguinte. 1 litro a mais ou a menos representa 0,13 litros de diferença na média se fizeres 800 kms com cada depósito até atestar (exemplo para 50 litros vs 49 litros atestados). Aqui falávamos de uma diferença imensa entre indicação do CB e o suposto consumo real. Para o user ter uma ideia fidedigna do consumo real, o cálculo sugerido com 2 ou 3 depósitos completos e fazer as médias entre depósitos vai dar um consumo real bastante preciso, em princípio mais preciso que o do CB. Mas esta é a minha experiência. Não faço ideia se o CB do carro do user é preciso ou se é daqueles que faz estimativas muito otimistas. Mas ele não perde nada em tentar.
Não tomar o tudo por um todo.
Por exemplo e por aqui, num MINI R56, sempre que dispara a pistola a primeira vez... enchendo depois até à rola, ainda se consegue meter +- 8 litros (depois de disparar).
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Originalmente Colocado por nto Ver PostNão tomar o tudo por um todo.
Por exemplo e por aqui, num MINI R56, sempre que dispara a pistola a primeira vez... enchendo depois até à rola, ainda se consegue meter +- 8 litros (depois de disparar).
No meu carro é diferente. Reserva avisa quando faltam 10 litros no depósito. Habitualmente abasteço 49 ou 50 litros (depósito leva 60), sem deixar acender a luz da reserva antes de abastecer. Por isso no meu caso, corresponde. Claro que outros carros e outras marcas podem ter outras diferenças mas para deixar ainda 8 litros após primeiro disparo é porque da primeira vez a pistola não estava bem colocada. Ou então é do próprio bocal do depósito do mini mas não é de todo normal o disparo ocorrer enquanto ainda há 8 litros livres. Mas obrigado, é bom saber.
Mesmo assim, para a diferença de consumo que o user tem (6 litros no CB e 8,9 na aplicação) seria uma diferença de 18 litros entre disparos de pistolas para depósitos "cheios" (considerando por exemplo 550 km de autonomia e 50 litros de capacidade de depósito) para explicar uma diferença dessas (2,9 litros/100 kms). Portanto, mesmo assim, fazer 2 ou 3 atestos e fazer média entre abastecimentos, servirá para estimar um consumo mais próximo do real do que os 8,9 da aplicação.
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Originalmente Colocado por nuno2018 Ver PostPode ser mas não será determinante. Dificilmente quando pistola dispara a primeira vez ainda consegues meter 1 litro até disparo seguinte. 1 litro a mais ou a menos representa 0,13 litros de diferença na média se fizeres 800 kms com cada depósito até atestar (exemplo para 50 litros vs 49 litros atestados). Aqui falávamos de uma diferença imensa entre indicação do CB e o suposto consumo real. Para o user ter uma ideia fidedigna do consumo real, o cálculo sugerido com 2 ou 3 depósitos completos e fazer as médias entre depósitos vai dar um consumo real bastante preciso, em princípio mais preciso que o do CB. Mas esta é a minha experiência. Não faço ideia se o CB do carro do user é preciso ou se é daqueles que faz estimativas muito otimistas. Mas ele não perde nada em tentar.
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Originalmente Colocado por nuno2018 Ver Posteh lá, 8 litros, que abuso....
No meu carro é diferente. Reserva avisa quando faltam 10 litros no depósito. Habitualmente abasteço 49 ou 50 litros (depósito leva 60), sem deixar acender a luz da reserva antes de abastecer. Por isso no meu caso, corresponde. Claro que outros carros e outras marcas podem ter outras diferenças mas para deixar ainda 8 litros após primeiro disparo é porque da primeira vez a pistola não estava bem colocada. Ou então é do próprio bocal do depósito do mini mas não é de todo normal o disparo ocorrer enquanto ainda há 8 litros livres. Mas obrigado, é bom saber.
Mesmo assim, para a diferença de consumo que o user tem (6 litros no CB e 8,9 na aplicação) seria uma diferença de 18 litros entre disparos de pistolas para depósitos "cheios" (considerando por exemplo 550 km de autonomia e 50 litros de capacidade de depósito) para explicar uma diferença dessas (2,9 litros/100 kms). Portanto, mesmo assim, fazer 2 ou 3 atestos e fazer média entre abastecimentos, servirá para estimar um consumo mais próximo do real do que os 8,9 da aplicação.
Independentemente das bombas e da forma que se coloque a pistola... tal acontece... na melhor das hipóteses leva 6 litros... na pior... leva perto de 10 litros (como já aconteceu).
Quanto ao user, no caso e como se pode ver acima, nunca fez nenhum depósito cheio... o sistema é que assumiu que todos os abastecimentos eram como se tivesse atestado.
Como tal, os dados de 8,9 estão errados.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostEu acho piada haver que acha que uma conta feita a partir de dados não controlados, um abastecimento é tudo menos uma experiência controlada, ser fidedigna, mas dados dados por comutador, com sistemas calibrados, ser enganoso. Mas façam lá as vossas médias como quiserem.
A indicação do consumo, para o comum dos mortais, mais do que o valor que daí resulta, interessa como baliza entre os custos médios que x km feitos por semana ou mês ou ano para aquele carro podem custar e em termos práticos, teres uma ideia concreta de quantos kms consegues em média fazer com um depósito no carro (tipo consigo até ao ponto B sem parar para abastecer, etc). Tiro toda essa informação dos cálculos entre depósitos atestados. Claro que pode falhar 1 litro ou 2 e a média calculada pode falhar 0,5 litro ou mais. Mas o CB também falha. E em muitos carros até falha mais. Agora cada um escolhe e faz o que lhe interessa mais.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostIndependentemente das bombas e da forma que se coloque a pistola... tal acontece... na melhor das hipóteses leva 6 litros... na pior... leva perto de 10 litros (como já aconteceu).
Quanto ao user, no caso e como se pode ver acima, nunca fez nenhum depósito cheio... o sistema é que assumiu que todos os abastecimentos eram como se tivesse atestado.
Como tal, os dados de 8,9 estão errados.
Sobre o user, de acordo. A aplicação não consegue estimar nem fazer bem o cálculo enquanto não houver depósitos cheios e dados de abastecimento submetidos. Quanto mais entradas ele tiver assim, mais próximo do real poderá estar esse cálculo, que acredito que o consumo médio real não chegue aos 7 litros e como tal, melhor opção será manter o carro que tem.
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Originalmente Colocado por nuno2018 Ver PostOs dados e parâmetros usados pelo CB do carro pra calcular consumo médio também não são calibrados, nem controlados e muito sinceramente de forma muito otimista “estimados” (para não dizer outra coisa) porque o carro não mede e portanto não sabe o volume em litros de combustível abastecido a cada depósito.
A indicação do consumo, para o comum dos mortais, mais do que o valor que daí resulta, interessa como baliza entre os custos médios que x km feitos por semana ou mês ou ano para aquele carro podem custar e em termos práticos, teres uma ideia concreta de quantos kms consegues em média fazer com um depósito no carro (tipo consigo até ao ponto B sem parar para abastecer, etc). Tiro toda essa informação dos cálculos entre depósitos atestados. Claro que pode falhar 1 litro ou 2 e a média calculada pode falhar 0,5 litro ou mais. Mas o CB também falha. E em muitos carros até falha mais. Agora cada um escolhe e faz o que lhe interessa mais.
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Originalmente Colocado por dci80 Ver Postcomo podes dizer que falha mais o CB? o CB não usa o litros do depósito metidos para fazer médias. Usa medições do que é efetivamente consumido. Medições. Aparelhos de medida. Mas se voçês acham que fazendo contas contando com os litros que se metem, numa ação tudo menos controlada.... Quem sou eu.
Na página indexada com "dia de S.Nunca à tarde".
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Originalmente Colocado por A4B5 Ver PostClaro, é só escolher entre as medidas da bomba de combustível - inspeccionada e certificada por autoridades estatais por razões comerciais e fiscais - e um sensor qualquer nos canos do automóvel, certificado para a precisão indicada no manual.
Na página indexada com "dia de S.Nunca à tarde".
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Originalmente Colocado por dci80 Ver PostA bomba está certificada relativamente a quantidade de litros que se colocam. Só isso. Se me conseguires garantir que sempre quw atestas, o deposito fica exatamente com os mesmo litros.... como é impossivel garantir....
A um desvio sistemático no sensor usado pelo CB do carro não há nada a fazer ...
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