Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os kms, o combustível, a decisão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
    OK, isso entendo. Mas esse erro posso eu controlar fazendo a média ao longo de umas centenas de litros. Por exemplo se atestar agora, e daqui a 200 L atestar de novo, uma possível diferença de 2 L no nível do depósito cheio é menos de 1% de erro.

    A um desvio sistemático no sensor usado pelo CB do carro não há nada a fazer ...
    Bem visto. Nem me tinha lembrado disso. O CB do carro acaba por ter um erro sistemático e que se remete em desvio na mesma % de erro, quer faças a aferição em 10.000 kms percorridos, quer em 100.000. Ao fazer a contagem (e posterior média) atestando sempre o carro, a eventual diferença de 1 a 2 litros entre depósitos "cheios", ao fim de 10.000 ou 20.000 kms vai ser cada vez menos importante na média calculada.

    Para ajudar ao argumento, há apenas e só o importante detalhe, que são as aldrabices que os fabricantes fazem no software das viaturas e sempre que entidades externas foram testar o consumo real da viatura, utilizando aparelhos certificados, calibrados e altamente precisos, verificavam que o consumo real da viatura era bastante superior ao consumo homologado tal como era superior ao consumo indicado pelo CB das viaturas.

    Assim, reconhecendo as limitações e alguma imprecisão normal do processo, parece-me que quem abasteça sempre o carro com depósito cheio, ao fim de largos milhares de kms, o cálculo de médias que daí fizer, darão um valor de consumo "mais" real do que o indicado pelo CB, que normalmente é demasiado optimista.

    Comentário


      #62
      Encontrei esta informação que aponta duas razões para o desvio do CB (por fontes oficiais da indústria automóvel):

      "Mark Allen, GM’s director of global energy, mass, and aerodynamics, says some inaccuracy is unavoidable. “The density of fuel varies. We have no way to measure it. Mobil might be different than Shell. Summer gas to winter gas could be a big difference.” And then there are vapor-recovery systems. With modern cars’ sealed fuel tanks, gasoline vapor accumulated in the tank is absorbed by a charcoal-filled canister. Periodically, this canister is purged by the engine. “If the weather is hot, you generate lots of purge,” says Allen. “This unmetered fuel isn’t counted by the trip computer.”"

      "
      Honda uses additional inputs to calculate trip mpg. “We look at the fuel-consumed data that comes from the engine-control computer, but we also track the float sensor measuring the fuel level in the tank,” says Raj Manakkal, chief engineer for electrical and infotainment devices. He also points out that, due to temperature changes, plastic fuel tanks can expand and contract by as much as a liter. On the Acura ILX, that yields a total variation of 4 percent."

      In:
      https://www.caranddriver.com/news/a1...how-to-fix-it/

      Comentário


        #63
        E para terminar este offtopic, dou o exemplo do meu carro, que no menu escondido tem uma opção de calibração (usando um fator multiplicativo) do consumo do CB.

        Com o fator neutro (origem), indica menos 0.2l... Ainda assim com um ligeiro ajuste, coloquei-o a menos 0.1l (vs calculado à mão com depósitos atestados).

        Comentário


          #64
          Eu não gosto do Spritmonitor (por isso que não o uso) precisamente por isso, é uma aplicação que complica demasiado o que é simples e só se orienta com depósitos cheios, que na minha opinião é uma parvoíce.
          Nunca entendi porque essa aplicação não faz os cálculos pelo acumulado dos km percorridos e litros abastecidos.

          Se a pessoa percorre 20 mil km com 1200 litros são 6 litros por cada 100 km, independentemente se encheu depósito, abasteceu parcial, ou apenas apeteceu abastecer 5 litros.
          Não entendo esta necessidade do Spritmonitor em complicar o que é simples, é por isso que se vê muitas médias erradas no Spritmonitor, basta os dados não serem inseridos da forma que eles exigem e há muita gente que não os sabe inserir.

          Existe muitas aplicações disponíveis que fazem o calculo acumulado aos km e litros, instala uma dessas no telemóvel e começa a registar os abastecimentos que vais ter a média real de modo simples e sem complicações.

          Comentário


            #65
            Eu ainda vou mais longe: é mesmo preciso um raio de um telemóvel para fazer isso??

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
              Eu não gosto do Spritmonitor (por isso que não o uso) precisamente por isso, é uma aplicação que complica demasiado o que é simples e só se orienta com depósitos cheios, que na minha opinião é uma parvoíce.
              Nunca entendi porque essa aplicação não faz os cálculos pelo acumulado dos km percorridos e litros abastecidos.

              Se a pessoa percorre 20 mil km com 1200 litros são 6 litros por cada 100 km, independentemente se encheu depósito, abasteceu parcial, ou apenas apeteceu abastecer 5 litros.
              Não entendo esta necessidade do Spritmonitor em complicar o que é simples, é por isso que se vê muitas médias erradas no Spritmonitor, basta os dados não serem inseridos da forma que eles exigem e há muita gente que não os sabe inserir.

              Existe muitas aplicações disponíveis que fazem o calculo acumulado aos km e litros, instala uma dessas no telemóvel e começa a registar os abastecimentos que vais ter a média real de modo simples e sem complicações.
              O Spritmonitor não faz os cálculos a apenas depósitos cheios, tens lá que por a informação se atestaste ou não e por defeito essa opção está no depósito cheio, mas obviamente que podes mudar para indicares que foi um enchimento parcial.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                O Spritmonitor não faz os cálculos a apenas depósitos cheios, tens lá que por a informação se atestaste ou não e por defeito essa opção está no depósito cheio, mas obviamente que podes mudar para indicares que foi um enchimento parcial.
                O problema é que se não indicas depósitos cheios ele baralha-se todo e não dá médias reais.
                Tens o exemplo do autor deste tópico, registou os dados (km's e litros) e mesmo assim o Spritmonitor não entende bem o que fazer com essa informação.
                Eu já tive conta no Spritmonitor, mas como tinha muitos abastecimentos parciais e indicava lá que eram parciais, ele simplesmente não os contabilizava até eu introduzir o próximo depósito cheio.

                Quando está lá toda a informação necessária, km's e litros... não entendo a dificuldade em dar uma média do total.
                Editado pela última vez por SuiSSaS; 03 August 2019, 21:28.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Eu ainda vou mais longe: é mesmo preciso um raio de um telemóvel para fazer isso??
                  É o mais prático... caso contrário tens de recorrer a uma folha excel para todos os registos.
                  Por exemplo eu tenho registos de 90 mil km, com a respectiva média total.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post

                    Portanto fazermos de forma manual, com achismos, é muito mais fiável que um sistema calibrado, programado, para fazer medições exatas de consumo. Está certo.
                    Se esse sistema fosse exacto... Mas não é.

                    Logo, a melhor maneira é fazer a mão. Não engana, x Litros fiz x Km, logo a média é...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                      O primeiro disparo da pistola é tudo menos preciso. Basta a pistola não estar exatamente ma mesma posição, o depósito ter mais ar, a bomba ter um pico de pressão no débito etc etc.
                      A média faz-se com os Km feitos e os litros consumidos.

                      Ora, se meteres 42 ou 42.5 não é relevante...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                        Eu não gosto do Spritmonitor (por isso que não o uso) precisamente por isso, é uma aplicação que complica demasiado o que é simples e só se orienta com depósitos cheios, que na minha opinião é uma parvoíce.
                        Nunca entendi porque essa aplicação não faz os cálculos pelo acumulado dos km percorridos e litros abastecidos.

                        Se a pessoa percorre 20 mil km com 1200 litros são 6 litros por cada 100 km, independentemente se encheu depósito, abasteceu parcial, ou apenas apeteceu abastecer 5 litros.
                        Não entendo esta necessidade do Spritmonitor em complicar o que é simples, é por isso que se vê muitas médias erradas no Spritmonitor, basta os dados não serem inseridos da forma que eles exigem e há muita gente que não os sabe inserir.

                        Existe muitas aplicações disponíveis que fazem o calculo acumulado aos km e litros, instala uma dessas no telemóvel e começa a registar os abastecimentos que vais ter a média real de modo simples e sem complicações.
                        Por curiosidade, que app andas a usar?

                        Já tentei a Drivvo mas não me entendi com aquilo

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                          Por curiosidade, que app andas a usar?

                          Já tentei a Drivvo mas não me entendi com aquilo
                          Fuelio
                          Penso que só está disponível para android, mas é muito boa.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                            Fuelio
                            Penso que só está disponível para android, mas é muito boa.
                            Vou testar.

                            Num dos carros é raro encher o tanque. Ele vai fazendo o cálculo e da as médias mesmo sem entradas de atesto?

                            No Spritmonitor não dá, acabo por dar sempre visto na opção tanque cheio mesmo quando não o faço, não deve produzir médias fiáveis.

                            Acabo por fazer a mão muitas vezes (maioria).

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                              Vou testar.

                              Num dos carros é raro encher o tanque. Ele vai fazendo o cálculo e da as médias mesmo sem entradas de atesto?

                              No Spritmonitor não dá, acabo por dar sempre visto na opção tanque cheio mesmo quando não o faço, não deve produzir médias fiáveis.

                              Acabo por fazer a mão muitas vezes (maioria).
                              Sim, ele dá-te a média mesmo apenas com enchimentos parciais.
                              Ele vai fazendo o cálculo entre os km's percorridos e os litros que abasteces.

                              Comentário


                                #75
                                Penso que a razão teórica para o spritmonitor não indicar média até haver um enchimento é ele não poder saber quanto lá deixaste no depósito (a mais ou a menos) em relação ao atesto parcial anterior que fizeste.

                                Quanto começas a fazer um atesto parcial, ele não sabe a que nível está o depósito (pode ter 5 litros, como pode ter 40);
                                No próximo atesto parcial, idem aspas.

                                Ora, tanto podes ter agora 40 litros e meter mais 10, andar 800 km, e meter mais 10 litros...
                                Como podes ter agora 5 litros e meter mais 10, andar 200 km, e meter mais 10 litros...

                                Em ambos os caso meteste 10 litros, mas num andaste 800, noutro 200... Num tinhas antes 40 litros, noutro 5 - mas isso ele não pode saber, nem quanto ainda tem quando voltas a meter.

                                Claro que estas diferenças se esbatem ao fim de muitos atestos parciais, mas com poucos qualquer indicação de consumo será carregadissima de erro.

                                Mas o propósito destas apps é dar uma percepção muito exata de quanto se gasta, o que só é passível de ser corretamente calculado com atestos ocasionais.

                                Comentário


                                  #76
                                  Se introduzes a quantidade em litros no abastecimento parcial ele sabe exactamente quanto combustível entrou... então pode e deve fazer o cálculo através dos km's percorridos.

                                  Se tiveres 5 abastecimentos parciais de 21,48+25,34+34,12+16,20+8,67 isto dá 105,81 litros
                                  Como em cada abastecimento introduzes os km's do carro, se no primeiro abastecimento tiveres 26455 km e no último 28565 km, significa que percorreste 2110 km.

                                  Neste caso retiras das contas o último abastecimento de 8,67 porque ele só saberá quantos km's percorreste com esses 8,67 litros no próximo abastecimento, quando introduzires os km's.

                                  Assim tens 2110 km percorridos com 97,14 litros que dá a média real de 4,60 L/100 km
                                  Isto não tem nada de erro e é assim que as aplicações funcionam. O Spritmonitor só não o faz porque eles gostam de complicar o simples.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Uso o fuelio e a mim não faz media quando não atesto...

                                    Só apresenta media quando atesto.


                                    Editado pela última vez por fokemon; 04 August 2019, 00:51.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por fokemon Ver Post
                                      Uso o fuelio e a mim não faz media quando não atesto...

                                      Só apresenta media quando atesto.
                                      Estamos a falar de média global... e essa tens na Visão Global e nas Estatísticas.
                                      A média global incluí os abastecimentos parciais.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Para não citar o post todo,
                                        Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                        Se introduzes a quantidade em litros no abastecimento parcial ele sabe exactamente quanto combustível entrou... então pode e deve fazer o cálculo através dos km's percorridos.
                                        Sim, concordo com o resto do post, que diz aquilo que eu disse - fazendo muitos abastecimentos parciais, o erro diminui e o cálculo apresentado tende para mais correto;

                                        Mas para por exemplo 1 ou 2 abastecimentos parciais, não concordo - não leste o meu exemplo.
                                        Como eu disse acima, em ambos os exemplos meti 10 litros. Até reabastecer, num caso andei 200 km, noutro 800.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Gostei do Fuelio, parece-me mais intuitivo que o Drivvo.

                                          Vou testar nos próximos meses.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X