Por acaso, eu já tive um Clio II 1.4 16v (fase 2) a passar os 200.000 km nas minhas mãos. Quando o vendi, em 2016, estava perto dos 250.000 km. Mas não comprei com tantos quilómetros. Creio que tinha 130.000 km. Também não tinha 20 anos. Era de 2001, por isso comprei com 9 e vendi com 15 anos.
Tive-o durante seis anos e nos primeiros anos fazia cerca de 10.000 km por ano, até que nos últimos 2 anos fez cerca de 30.000 km em cada um desses dois anos.
Nestes 6 anos e mais de 100.000 km, nunca andou de reboque. No entanto, foi-me bastante ao bolso. Já passou muito tempo e não tenho aqui os registos à mão, mas consigo recordar, além das naturais revisões:
correia de distribuição, bomba d'água, retentor da polie da cambota;
Bombitos e calços traseiros (duas vezes);
Discos e pastilhas, sendo que de pastilhas mudei 2 vezes;
Motores dos esguichos do para-brisas e lava-farois;
Bateria;
Alternador;
Vedantes do coletor de admissão;
Sensor PMS;
Apoios de motor e caixa;
Rolamentos das rodas traseiras;
Carregamento AC;
Transmissões;
Junta do cárter;
Algumas são normais, claro, e outras foram porque sou rigoroso e gosto de ter tudo impecável. Ainda assim, confesso que não era fixe andar sempre a gastar dinheiro.
Por outro lado, já comprei dois carros com mais de 200.000 km e 20 anos e em ambos não gastei nada a não ser revisões. Qual a diferença? Andavam muito pouco. Nunca foram carros de dia-a-dia.
O meu carro atual foi comprado novo e tem agora 60.000 km, feitos em dois anos. Gastos? Fez uma revisão e vai fazer agora a segunda. De resto, tudo de origem, incluindo pastilhas, pneus e escovas. Nesse aspeto, tem saído muito mais barato do que o usado.
Tive-o durante seis anos e nos primeiros anos fazia cerca de 10.000 km por ano, até que nos últimos 2 anos fez cerca de 30.000 km em cada um desses dois anos.
Nestes 6 anos e mais de 100.000 km, nunca andou de reboque. No entanto, foi-me bastante ao bolso. Já passou muito tempo e não tenho aqui os registos à mão, mas consigo recordar, além das naturais revisões:
correia de distribuição, bomba d'água, retentor da polie da cambota;
Bombitos e calços traseiros (duas vezes);
Discos e pastilhas, sendo que de pastilhas mudei 2 vezes;
Motores dos esguichos do para-brisas e lava-farois;
Bateria;
Alternador;
Vedantes do coletor de admissão;
Sensor PMS;
Apoios de motor e caixa;
Rolamentos das rodas traseiras;
Carregamento AC;
Transmissões;
Junta do cárter;
Algumas são normais, claro, e outras foram porque sou rigoroso e gosto de ter tudo impecável. Ainda assim, confesso que não era fixe andar sempre a gastar dinheiro.
Por outro lado, já comprei dois carros com mais de 200.000 km e 20 anos e em ambos não gastei nada a não ser revisões. Qual a diferença? Andavam muito pouco. Nunca foram carros de dia-a-dia.
O meu carro atual foi comprado novo e tem agora 60.000 km, feitos em dois anos. Gastos? Fez uma revisão e vai fazer agora a segunda. De resto, tudo de origem, incluindo pastilhas, pneus e escovas. Nesse aspeto, tem saído muito mais barato do que o usado.
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