Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Custos de manutenção de comprar um carro usado (com + de 15 anos e + de 200.000 kms)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Já recebi a conta desta última intervenção (reparação da cx de velocidades + substituição da embraiagem). A "brincadeira" ficou em €610,84 (valor que está próximo ao que me havia sido adiantado). A este valor há ainda a acescentar mais 1 alinhamento de direção e verificação de geometria (€20).

    Foi-me dada a possibilidade de pagar em 2 vezes, algo que nesta altura dá muito jeito.
    Editado pela última vez por PauloRaposo; 31 October 2020, 16:55.

    Comentário


      O carro está com quantos km?

      Comentário


        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        O carro está com quantos km?
        Cerca de 234 mil Kms.

        Comentário


          Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
          caditonuno, são situações diferentes. Talvez eu não tenha sido suficientemente claro. Quando disse que dificilmente recuperaria o $$$ da reparação numa possível posterior venda, referia-me ao facto de não conseguir vendê-lo pelo seu valor comercial + o valor da reparação. Como é óbvio, depois de reparado, o carro vale bem mais que os cerca de 500/600 euros da reparação. Claro que, tendo procedido à reparação e dados os valores em causa, o carro será para manter a não ser que me apareça uma proposta irrecusável ou por uma questão de necessidade.
          eu percebi. o valor das reparações não podemos recuperá-lo, é certo. eu tive sorte de esganar o preço dos dois últimos carros e vender com algum lucro, um em que era esse chaço e andei com ele (embora pouco anualmente) sem enterrar dinheiro, se calhar sem gastar 500€ em reparações, pneus, óleos, etc e o outro em 2 anos vendi acima do valor que dei, embora com mais 35 mil kms, mas mudei muitas peças, sobretudo devido ao gpl. se calhar não me volta a acontecer, só se comprar carros e vender passado 1 anito ou ano e meio.


          Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
          Já recebi a conta desta última intervenção (reparação da cx de velocidades + substituição da embraiagem). A "brincadeira" ficou em €610,84 (valor que está próximo ao que me havia sido adiantado). A este valor há ainda a acescentar mais 1 alinhamento de direção e verificação de geometria (€20).

          Foi-me dada a possibilidade de pagar em 2 vezes, algo que nesta altura dá muito jeito.
          mais uma dolorosa. valeu a atenção do mecânico no final. agora é andar com o carro até ele não conseguir circular mais...

          Comentário


            Incluído no post inicial deste tópico a última intervenção na cx de velocidades (com descriminação de valores para material e mão de obra).

            Comentário


              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              andar com o carro até ele não conseguir circular mais...
              Ou fazer como muitos. Vender na mesma, provar que trocou embraiagem, acrescentar esse custo ao preço final e...tentar a sorte.

              Também podia ter despachado o meu ha quase tres anos atrás, quando a correia de distribuição estava prestes a ser trocada e a embraiagem estava quase a dar o berro. Mas a necessidade do carro era muita e a troca de carro seria mais demorada e financeiramente estrangulante.

              Comentário


                trocar será sempre pior, isso é certo. pode meter à venda a ver se pega caso tenha condições para tal e depois é fazer contas. nada perde, é verdade.

                Comentário


                  Ontem, lá foi fazer novo alinhamento de direção e verificação de geometria (obrigatório depois da intervenção na cx e da substituição da embraiagem).



                  Depois da reparação na cx de velocidades e da substituição da embraiagem defeituosa, ficou impecável. O carro nunca teve um "rolar" tão silencioso/suave como o que tem agora. Havia sempre um ruído demasiado presente, barulho esse que, agora vejo, estava relacionado com o desgaste dos rolamentos da cx de velocidades/diferencial. O carro parece outro.

                  Ainda tem coisas para rever/fazer (nomeadamente substituir uns apoios do sistema de escape que já estão deteriorados) mas nada que seja urgente/grave.

                  Entretanto, já seguiu reclamação para o fornecedor do kit de embraiagem SACHS defeituoso.

                  Comentário


                    O clio 1.9d da empresa conta com 313mil km. Na sua vida levou: amortecedores, silent blocks, embraiagem, 1 radiador e junta da colaça depois de ter feito porto-algarve sempre de pé a fundo. De resto é gasoleo e revisões a cada 10mil km.

                    Comentário


                      Pequeno update:

                      O kit de embraiagem defeituoso foi entregue hoje nos CTT para ser devolvido ao fornecedor.

                      Devo dizer que o processo está a decorrer melhor do que estava à espera. O fornecedor de peças on-line aparenta ser bastante organizado no que a devoluções e garantias diz respeito. Foram muito rápidos a responder à minha reclamação e sempre muito solícitos a responder às questões que eu coloquei. É tudo feito via site e, até agora, funcionou muito bem.

                      Foi-me solicitado um relatório técnico do mecânico, que já foi enviado, e perguntado se preferia o reembolso ou envio de novo kit de embraiagem. Todas as instruções para o procedimento de devolução estão bem descritas no site e qualquer dúvida que, ainda assim, tenhamos basta perguntar por mensagem escrita no site que eles respondem prontamente.

                      A devolução é gratuita, ou seja, não tem custos para o Cliente e a guia de transporte é emitida no próprio site (basta imprimir e entregar nos CTT junto com a embalagem a devover). Tudo muito organizado e de fácil compreensão. Até agora 5 estrelas para este serviço de devoluções.

                      Agora resta aguardar pela resposta definitiva que será dada após análise do material devolvido e do relatório técnico do mecânico.

                      Vamos ver, mas tudo parece bem encaminhado para, pelo menos, ser reembolsado pelo valor do kit de embraiagem.
                      Editado pela última vez por PauloRaposo; 11 November 2020, 10:38.

                      Comentário


                        Boa sorte nisso!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Boa sorte nisso!
                          Obrigado Lino, espero que tudo fique resolvido a contento das 2 partes.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                            Obrigado Lino, espero que tudo fique resolvido a contento das 2 partes.
                            Isso mesmo!

                            Agradeço ainda a tua honestidade. Nem todos têm essa coragem!

                            Carros muito usados e com essa quilometragem ou mais são mesmo um golpe de sorte... ou de azar!

                            A semana passada uma pessoa próxima mandou para a sucata (não se magoou) uma velhinha kangoo com o 1.9 td (80 cv, acho) que estava quase a chegar ao meio milhão! Durante esse tempo (e vida dura) nunca o deixou apeado e levou apenas peças de desgaste: embraiagem, amortecedores, pneus, distribuição, foi estofada, mas nunca falhou!

                            O homem dizia que até sonhava em a mandar reparar!!!

                            Comentário


                              Recebi no passado dia 14/12/2020 uma mensagem, via site, do fornecedor de peças online a dizer o seguinte:


                              "Estimado Sr. Paulo Raposo

                              Muito boa tarde.

                              Gostaríamos de informá-lo que o procedimento do seu reembolso (72.90 €) será finalizado dentro de seis dias consecutivos.
                              Entretanto, ficamos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos que considere necessários.

                              Com os melhores cumprimentos,


                              Cordialmente
                              A equipa da xxxxxx-xxxx


                              Os €72,90 foi o preço que me custou o kit de embraiagem da Sachs. Portanto, vou ser reembolsado a 100% pelo kit defeituoso

                              Ainda falta o $$$ ser creditado na conta (o que, em princípio, acontecerá na próxima semana) mas, até agora, este processo de reclamação e devolução de material correu muito bem.
                              Bom serviço pós-venda por parte do fornecedor de peças online

                              Comentário


                                Update à manutenção do Clio 1.6 16v:

                                No post #158 deste tópico, em 06/Nov/2020, escrevi o seguinte:

                                "Ainda tem coisas para rever/fazer (nomeadamente substituir uns apoios do sistema de escape que já estão deteriorados) mas nada que seja urgente/grave"


                                Pois bem, cerca de 1 mês depois o carro voltou à oficina para substituir todos (são 3) os apoios de escape e também para substituir os amortecedores da bagageira uma vez que a mesma já não se segurava em cima sem ajuda humana.
                                Por outro lado aproveitei para corrigir o "efeito árvore de Natal" (que consiste no acender aleatório de certas luzes no painél de instrumentos).

                                Entretanto, já neste ano de 2021, o Clio foi fazer a revisão anual em SET. Tirando a manutenção regular, foi necessário substituir o tensor da correia de acessórios (o motor fazia um barulho estranho - tipo um grilar - a baixa rotação).


                                Apresento de seguida as alterações (a azul) feitas ao post #1, após este último update:


                                10. DEZ 2020, aos 235.505 Kms (custo total = €98,30)

                                Material = apoios (3) da linha de escape + amortecedores da bagageira (€70,80).
                                Mão de Obra = substituir apoios da linha de escape e amortcedores da bagageira (€10,00); soldar contactos elétricos dos farolins traseiros, para resolver o problema de massa que provocava o acender de luzes no painel de instrumentos (€17,50).


                                11. SET 2021, aos 244.773 Kms (custo total = 167,90)

                                Material = óleo de motor ELF Evolution 900SXR 5W30 5Lts (€29,90); filtro de óleo (€5,00); filtro de ar (€7,50); filtro de pólen (€7,44); correia de acessórios (€0,00 - garantia); tensor da correia de acessórios (€35,87); óleo de travões (€7,50).
                                Mão de Obra = substituir correia de acesórios + tensor; mudar óleo do motor; substituir filtros de óleo, ar e pólen; trocar o óleo dos travões; afinar a orientação dos esguichos dianteiros; verificar estado das velas, dos rolamentos FRT e TR e dos travões (€75,00).

                                Além disto gastei €20,99 num par de colunas de som da Pioneer para trás, €37,00 num conjunto de 4 tapetes (dianteiros + traseiros) e €25,00 na reparação da costura do estofo lateral do banco de condutor.Em Fev 2021 gastei mais €6,99 num conjunto de escovas limpa pára-brisas (FRT).

                                Conclusão: até agora, em pouco mais de 4 anos e volvidos mais de 41.000 kms, gastei €2.654,92 em manutenção com o Clio 1.6 16v. No entanto, há que deduzir o custo do kit de embraiagem defeituoso (€72,90), uma vez que o mesmo foi reeembolsado pelo formecedor do material. Sendo um utilitário não se pode dizer que os custos sejam comedidos. Claro que se tem de ter em consideração a idade do carro e a sua quilometragem. E que a fiabilidade não é o ponto forte dos Clio desta geração. Tem a seu favor o facto de ser fácil encontrar material de substituição e a preço relativamente acessível.



                                Editado pela última vez por PauloRaposo; 07 January 2022, 21:59.

                                Comentário


                                  sei que o carro com essas peças ficou muito bom e não vai dar problemas de maior durante uns tempos, mas é um carro que já passou os 20 anos. gastar 3 mil euros para andar 40 mil kms em 4 anos é obra! com esses 3000 e mais algum arranjavas algo com 12 ou 15 anos, se procurasses um modelo mais específico. claro que irias ter manutenção na mesma, mas mesmo assim... se calhar vou ser criticado, mas venham eles.

                                  curiosamente, o maior chaço que eu tive foi um zx desde os seus 19 anos, que veio de vila real para guimarães com os travões de trás colados, veio a circular. praticamente não fiz manutenção nenhuma no carro até o despachar com 25 anos e ainda ganhei dinheiro com ele. paguei um motor novo com 140 e tal mil quando o fui buscar (200€ + correia da distribuição 75€ + óleo e filtros 850€), depois mudei os travões de trás, um bombito e pneus semi novos da dunlop com 80 ou 90% do piso, que vinha uns da marca CEAT e outros de uma marca dessas qualquer , peguei nele passados uns 5 meses de o arranjar e fui para o ribatejo trabalhar com ele durante 6 meses, a fazer 150kms por semana só para ir trabalhar, 600kms por mês naquelas estradas, por vezes mais 160kms mensais para ir para o comboio, 40kms para cada lado - uma das vezes dei 140 na ponte salgueiro maia, de atrasado que eu estava! - e entretanto andou mais uns 4 anos aqui. no último ano em que o tive, já com a caixa de velocidades a bater quando se deixava de acelerar, ou a partir, como quiserem, foi numa viagem de várias horas de nacional para vila franca e lá andou mais uns meses.

                                  entretanto regressei e pu-lo à venda. começou a ficar todo engasgado e gastei 120 ou 130€ naquela cena do escape e mais um tubo qualquer. foi vendido com a caixa assim e um tubo da água com uma gretagem qualquer, coisas que os compradores sabiam. mudei-lhe nesse tempo todo mais uma vez o óleo e foi com os mesmos pneus que comprei. só pelo preço do carro, ainda tive lucro de 350€... parece que ainda circula, pelo que vi agora, provavelmente nas mesmas mãos.

                                  depois comprei o fiat, uma só mão, quase 14 anos, 145 mil kms, ao contrário do zx, que tinha andado por umas 4 mãos e foi o descalabro que vocês conhecem...

                                  Comentário


                                    É sempre algo complicado. Trocar algo que já é nosso e sabemos como está a ser tratado por algo que é, na teoria, um pouco melhor mas que é uma incógnita o seu real estado
                                    A fazer uma troca deve ser quando se tem condições (€€) de trocar por algo realmente superior e consideravelmente mais recente. Mas claro, na hora da verdade muita coisa passa pela cabeça e numa pesquisa pode aparecer algo que se goste e pronto
                                    Acho que não há propriamente uma resposta certa, vai muito da situação em concreto

                                    Comentário


                                      Ao longo da vida de um carro, seja pelos kms ou pela idade, é comum chegar-se a uma altura em que preciso fazer um maior número de arranjos.

                                      Muitas vezes, como o valor do carro já é baixo, os donos optam por não as fazer, e garantem só que o carro anda, trava e passa na inspeção.

                                      Não me parece ser o caso deste Clio, pois aqui está a ser feito um investimento além do necessário para garantir os mínimos. Ou seja, acredito que seria possível ter feito estes 40 mil kms gastando menos, mas como é claro o carro estaria em pior estado.

                                      Tendo um Renault também a gasolina com 15 anos, sei que não vale um charuto, e que os gastos em manutenção regular por vezes doem, principalmente quando se juntam. O valor de mudar uma embraiagem, amortecedores ou até pneus já é uma percentagem significativa do valor do carro.

                                      Mas lá está, com este sei com o que posso contar.

                                      Por fim, não tenho ideia que os Clios desta geração sejam pouco fiáveis, principalmente as versões gasolina. São motores simples, que podem levar alguma porrada e desleixo na manutenção, e pouco se queixam. Por vezes alguns periféricos é que podem dar sinal, como o caso das bobines nos 1.4, ou os sensores pms nos 1.2.

                                      Conheço vários casos acima dos 250 mil kms, e lá se vão aguentando sem grandes dramas.

                                      Comentário


                                        Os maiores custos de um carro estão associados a manutenção preventiva, valores que oscilam de mecânico para mecânico, podendo variar consoante o amedrontamento ou meticulosidade do proprietário.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                          Update à manutenção do Clio 1.6 16v:

                                          No post #158 deste tópico, em 06/Nov/2020, escrevi o seguinte:

                                          "Ainda tem coisas para rever/fazer (nomeadamente substituir uns apoios do sistema de escape que já estão deteriorados) mas nada que seja urgente/grave"


                                          Pois bem, cerca de 1 mês depois o carro voltou à oficina para substituir todos (são 3) os apoios de escape e também para substituir os amortecedores da bagageira uma vez que a mesma já não se segurava em cima sem ajuda humana.
                                          Por outro lado aproveitei para corrigir o "efeito árvore de Natal" (que consiste no acender aleatório de certas luzes no painél de instrumentos).

                                          Entretanto, já neste ano de 2021, o Clio foi fazer a revisão anual em SET. Tirando a manutenção regular, foi necessário substituir o tensor da correia de acessórios (o motor fazia um barulho estranho - tipo um grilar - a baixa rotação).


                                          Apresento de seguida as alterações (a azul) feitas ao post #1, após este último update:


                                          10. DEZ 2020, aos 235.505 Kms (custo total = €98,30)

                                          Material = apoios (3) da linha de escape + amortecedores da bagageira (€70,80).
                                          Mão de Obra = substituir apoios da linha de escape e amortcedores da bagageira (€10,00); soldar contactos elétricos dos farolins traseiros, para resolver o problema de massa que provocava o acender de luzes no painel de instrumentos (€17,50).


                                          11. SET 2021, aos 244.773 Kms (custo total = 167,90)

                                          Material = óleo de motor ELF Evolution 900SXR 5W30 5Lts (€29,90); filtro de óleo (€5,00); filtro de ar (€7,50); filtro de pólen (€7,44); correia de acessórios (€0,00 - garantia); tensor da correia de acessórios (€35,87); óleo de travões (€7,50).
                                          Mão de Obra = substituir correia de acesórios + tensor; mudar óleo do motor; substituir filtros de óleo, ar e pólen; trocar o óleo dos travões; afinar a orientação dos esguichos dianteiros; verificar estado das velas, dos rolamentos FRT e TR e dos travões (€75,00).

                                          Além disto gastei €20,99 num par de colunas de som da Pioneer para trás, €37,00 num conjunto de 4 tapetes (dianteiros + traseiros) e €25,00 na reparação da costura do estofo lateral do banco de condutor.Em Fev 2021 gastei mais €6,99 num conjunto de escovas limpa pára-brisas (FRT).

                                          Conclusão: até agora, em pouco mais de 4 anos e volvidos mais de 41.000 kms, gastei €2.938,92 em manutenção com o Clio 1.6 16v. No entanto, há que deduzir o custo do kit de embraiagem defeituoso (€72,90), uma vez que o mesmo foi reeembolsado pelo formecedor do material. Sendo um utilitário não se pode dizer que os custos sejam comedidos. Claro que se tem de ter em consideração a idade do carro e a sua quilometragem. E que a fiabilidade não é o ponto forte dos Clio desta geração. Tem a seu favor o facto de ser fácil encontrar material de substituição e a preço relativamente acessível.



                                          Deixa lá, que eu em pouco mais de 6 anos/92mil kms que tenho o A4 já gastei quase 3mil€ só em manutenção

                                          Comentário


                                            mas neste tipo de carros realmente quando aparece uma conta mais chata, por vezes são 10% do carro. não estou contra isso e compreendo que se o paulo faz manutenção "a mais", eu fiz manutenção "a menos". a ford feia daqui precisa de mudar pneus à frente e de vez em quando parece que só funciona cada vez mais com mais gasolina no depósito. quero despachá-la e ver se me dão quase o que investi nela há quase 3 anos. no entanto é sempre incerto meter-me noutro similar, 1 ou 2 anos mais novo apenas. dai que os donos vão mantendo e arranjando anos e anos a fio.

                                            não tinha qualquer confiança no meu carrito quando o tive que levar para baixo pela segunda vez e já com 25 anos, mas se ele aguentasse a viagem, então andaria por lá sem problemas e assim foi, ficando o carro a gasóleo para a minha mulher andar por aqui meia dúzia de meses. eu pu-lo à venda por 250€ pouco depois de o trazer novamente para cima, para ser vendido como dador, muito provavelmente. nos primeiros minutos de venda ofereceram-me 190€. eu subi para 200€, não quiseram e por aqui ficou a deteriorar-se mais. ligava gente do minho, de aveiro, até 1 cigano da ponte de sôr me ligou, pelo que estes carros velhos continuam a ter procura, principalmente de marcas europeias ou japonesas. mas o carro demorou 2 meses para ser vendido, no entanto, foi por 325, umas quantas notas e 5 moedas de 1€. até estive para recusar as moedas...

                                            Comentário


                                              Agradeço a todos os comentários. É de facto difícil tomar certo tipo de decisões quando um carro já tem muitos anos e cujo valor comercial é baixo. Este tópico serve para isto mesmo, para potenciais compradores de "charutos" (vulgo carros com muitos anos e de baixo valor comercial) perceberem os custos de manutenção que, nos dias de hoje, um carro deste tipo implica. Claro que nem todos os proprietários têm o mesmo grau de exigência nas manutenções que fazem aos seus carros e isso é algo que tem influência num exercício como este que tento mostrar neste tópico.

                                              O caso da caixa de velocidades, que teve de ser reparada, é claramente uma situação anormal. Sem essa reparação imprevista (foram mais de €600,00) os valores gastos até agora teriam sido mais simpáticos, mesmo tendo em conta o meu grau de exigência no que a manutenção diz respeito. Mas desenganem-se os que pensam que um carro com esta idade, e com tudo o que já foi feito nele, "não irá dar problemas de maior durante uns tempos" como refriu o caditonuno. À medida que os carros envelhecem aparecem novos problemas.

                                              Por outro lado, este carro foi comprado em 2017. Agora tem 21 anos, na altura tinha 17 anos. Tenho sérias dúvidas, caso tivesse gasto 4500 a 5000 euros num carro em 2017, se teria compensado mais. Até porque em 4 anos, teria que fazer pelo menos 4 manutenções (1 por ano) e muito provavelmente teria também que ter trocado pneus (dificilmente um carro usado viria com pneus novos ou com muito poucos kms).

                                              A vantagem é que este Clio 1.6 16v, se eu o quiser vender, não irá perder grande valor face ao seu custo de aquisição (porventura até poderá ser vendido a um preço superior ao da aquisição). Um carro comprado em 2017 por 4500 a 5000 euros iria apresentar, passados 4 anos, uma desvalorização mínima na ordem dos 2000 euros (ou seja, o seu valor comercial não seria superior a 2500-3000 euros).
                                              Editado pela última vez por PauloRaposo; 19 December 2021, 14:40.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                mas neste tipo de carros realmente quando aparece uma conta mais chata, por vezes são 10% do carro. não estou contra isso e compreendo que se o paulo faz manutenção "a mais", eu fiz manutenção "a menos". a ford feia daqui precisa de mudar pneus à frente e de vez em quando parece que só funciona cada vez mais com mais gasolina no depósito. quero despachá-la e ver se me dão quase o que investi nela há quase 3 anos. no entanto é sempre incerto meter-me noutro similar, 1 ou 2 anos mais novo apenas. dai que os donos vão mantendo e arranjando anos e anos a fio.

                                                não tinha qualquer confiança no meu carrito quando o tive que levar para baixo pela segunda vez e já com 25 anos, mas se ele aguentasse a viagem, então andaria por lá sem problemas e assim foi, ficando o carro a gasóleo para a minha mulher andar por aqui meia dúzia de meses. eu pu-lo à venda por 250€ pouco depois de o trazer novamente para cima, para ser vendido como dador, muito provavelmente. nos primeiros minutos de venda ofereceram-me 190€. eu subi para 200€, não quiseram e por aqui ficou a deteriorar-se mais. ligava gente do minho, de aveiro, até 1 cigano da ponte de sôr me ligou, pelo que estes carros velhos continuam a ter procura, principalmente de marcas europeias ou japonesas. mas o carro demorou 2 meses para ser vendido, no entanto, foi por 325, umas quantas notas e 5 moedas de 1€. até estive para recusar as moedas...
                                                Já estive para comprar uma carrinha (julgo que igual à tua) Ford, ano 2000, mas com o motor 1.6 a gasolina. O 1.4 parece-me muito fraco para o Focus, ainda mais se fôr carrinha.

                                                Comentário


                                                  A minha maria teve um clio 1.9d mk2 dos 270 aos 330mil por aí...

                                                  Serviu, mas isso dos farolins era cancro, depois foi o motor da sofagem, depois desligava-se,... tudo fichas e contactos e tal... é realmente fácil gastar paciência e dinheiro. Chega a um ponto que se junta dinheiro para outra coisa e segue-se principalmente para deixar de moer a paciência com problemas e carro parado!
                                                  Porque o carro em si, acho que até servia por mais anos...

                                                  Comentário


                                                    Só tive um carro em que prolonguei o seu uso (suportei os seus custos de manutenção para lá do que seria normalmente racional) porque realmente gostar daquele carro em particular (e por ter sido dos primeiros na familia cá em casa). Mas eventualmente teve-se que seguir em frente e hoje em dia a matemática entre o custo de aquisição e os € necessários para o manter minimamente a rolar na estrada vs o tempo expectável na minha posse (tendo em conta obviamente o seu objectivo, o seu trajecto) é o que decide se vai para a sucata ou se se investe para passar na próxima inspeção (tenho um tecto máximo a partir do qual já não meto dinheiro).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                      Já estive para comprar uma carrinha (julgo que igual à tua) Ford, ano 2000, mas com o motor 1.6 a gasolina. O 1.4 parece-me muito fraco para o Focus, ainda mais se fôr carrinha.
                                                      olha, não te aconselho nenhuma! a minha esposa quis subir uma serra aqui e eu disse-lhe que aquilo não subia com 4 pessoas. ela lá foi e depois disse-me que realmente até teve que meter primeira. eu subo no meu em ª e 4ª sem puxar muito. binários...

                                                      agora a sério, não deu chatices, só no segundo dia em que tive que mandar fazer uma chave nova. com comando eram 120€, acho, mais de 10% do valor da carrinha. decidi fazer uma normal, foram 50€ e muito trabalho dado ao homem, que não conseguia que aquilo ficasse a funcionar bem. abria, fechava, depois já não fechava... lá conseguiu. dias depois, o fecho centralizado tanto abria todas as portas como não funcionava... nem limpando as palhetas nem nada.
                                                      mas de resto, de motor e periféricos, mudou-se a correia e foi praticamente isso. só pneus (4), óleo e filtros e praticamente foi isso, mas para 5 ou 6 mil kms anuais para voltinhas chega bem. a viagem maior que fez foram uns 80kms para cada lado no mesmo dia.

                                                      Comentário


                                                        Um carro com 15-20 anos, guardado em garagem e bem cuidado, ainda é um carro extremamente fiável. Agora carros de rua, principalmente aqueles que passam tardes inteiras a estorricar ao sol, vão ter sempre menos tempo de vída a funcionar direito.

                                                        Pouca gente sabe que o sol destroi carros, e não estamos a falar só de pintura e farois queimados. As amplitudes termicas que carros cá fora sofrem, destroi todos so componentes prematuramente. Borrachas vão logo de vela ao fim de 10 anos ou menos, que depois deixam passar humidades e que ajudam a destruir outros componentes sensíveis à água.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                          Agradeço a todos os comentários. É de facto difícil tomar certo tipo de decisões quando um carro já tem muitos anos e cujo valor comercial é baixo. Este tópico serve para isto mesmo, para potenciais compradores de "charutos" (vulgo carros com muitos anos e de baixo valor comercial) perceberem os custos de manutenção que, nos dias de hoje, um carro deste tipo implica. Claro que nem todos os proprietários têm o mesmo grau de exigência nas manutenções que fazem aos seus carros e isso é algo que tem influência num exercício como este que tento mostrar neste tópico.

                                                          O caso da caixa de velocidades, que teve de ser reparada, é claramente uma situação anormal. Sem essa reparação imprevista (foram mais de €600,00) os valores gastos até agora teriam sido mais simpáticos, mesmo tendo em conta o meu grau de exigência no que a manutenção diz respeito. Mas desenganem-se os que pensam que um carro com esta idade, e com tudo o que já foi feito nele, "não irá dar problemas de maior durante uns tempos" como refriu o caditonuno. À medida que os carros envelhecem aparecem novos problemas.

                                                          Por outro lado, este carro foi comprado em 2017. Agora tem 21 anos, na altura tinha 17 anos. Tenho sérias dúvidas, caso tivesse gasto 4500 a 5000 euros num carro em 2017, se teria compensado mais. Até porque em 4 anos, teria que fazer pelo menos 4 manutenções (1 por ano) e muito provavelmente teria também que ter trocado pneus (dificilmente um carro usado viria com pneus novos ou com muito poucos kms).

                                                          A vantagem é que este Clio 1.6 16v, se eu o quiser vender, não irá perder grande valor face ao seu custo de aquisição (porventura até poderá ser vendido a um preço superior ao da aquisição). Um carro comprado em 2017 por 4500 a 5000 euros iria apresentar, passados 4 anos, uma desvalorização mínima na ordem dos 2000 euros (ou seja, o seu valor comercial não seria superior a 2500-3000 euros).
                                                          Sistematizar os gastos que temos com as viaturas é sempre um exercício ingrato, porque nos mostra a verdade nua e crua, e a generalidade das outras pessoas não o faz. Depois ainda tens outra nuance, é que uns gostam de trazer os carros em muito bom estado (pintura e/ou mecânica), e outros já têm um grau de tolerância maior.

                                                          Há pouco fui ali actualizar o meu xls, da Megane 3 dci 110 cv que fez hoje os 230 mil km. Está cá em casa há 70 meses, tendo percorrido 184 mil km. Só em manutenção (preventiva e correctiva) custou 3950€.

                                                          Comentário


                                                            Eu evito fazer contas com o que gasto e o que recebo em troca nos automóveis ou nas motos!

                                                            Ainda morria com um ataque fulminante!!!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                              Eu evito fazer contas com o que gasto e o que recebo em troca nos automóveis ou nas motos!

                                                              Ainda morria com um ataque fulminante!!!
                                                              Da Megane sistematizo, até porque o objectivo era perceber se a "posse" é efectivamente a opção mais barata.

                                                              Quase aquilo gastei no jipe em 18 meses, e outros tantos em 3 anos de S80

                                                              A YZF é agora em 2022.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X