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Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?
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Os Japoneses merecem o benefício da duvida menos pelo facto de terem sido dos únicos que nunca acreditaram no diesel. Ou seja, não andam propriamente a dormir.
Quanto as Alemãs também não me parece que andem a dormir, a BMW até em PT desenvolve software( https://www.criticaltechworks.com/)
Enquanto conseguirem vender os ICE, vao continuar. Entretanto acredito que quando chegar a altura lançarão os VE.
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Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?
Originalmente Colocado por Andre Ver PostA Alemanha é um navio grande com um leme pequeno. Nunca foi flexível e ágil e nunca será porque é contrário à sua natureza.
Mas quando muda de direcção, mantém a rota.
O que se vê é que tanto a VW, como a Mercedes e como a BMW estão a investir massivamente em VE e no espaço de 2-3 anos estão a dominar esse mercado pelo menos na Europa.
Os franceses não estão mal, nomeadamente a Renault. A PSA está a fazer um catch-up mas também já mudou o leme.
Quem está muito atrasado nesta matéria até é o Japão, veja-se a Toyota. Nem falo da Itália (Fiat) que é um caso perdido.
E nos EUA temos a Tesla e...só. Ford e GM estão atrasadíssimas.
E claro que a China surge como um novo player. Quando não há passado é fácil investir numa nova era. Não há bagagem.
Portanto, chillout. O maior risco para a indústria alemã e os seus postos de trabalho é muito mais os custos laborais e a competitividade. Aliás, a tecnologia eléctrica e nomeadamente de baterias até está a trazer mais investimentos para países com elevados custos laborais que há anos não recebiam novos investimentos na indústria automóvel como a Suécia ou Bélgica.
No próximo ano na Fórmula E a nivel oficial vamos ter Mercedes, Porsche, Bmw e Audi.
Independente do mérito da competição (ou falta dele) a verdade é q a entrada de todos estes colossos industriais valida o investimento na tecnologia dos eléctricos.
O problema é q está longe de estar madura e nos segmentos mais vendidos ou seja B e C os equivalentes eléctricos são mto mais caros.
E não é com o id3 q isso vai mudar.
Não q nos outros segmentos o panorama seja mto melhor mas para mim a chave do sucesso (ou falta dele) dos eléctricos está no sucesso q vão ter (ou não) nos segmentos b e c, suv e não suv.
E deixem-me q vos diga q será muitíssimo complicado nos próximos anos e até década q um veículo eléctrico seja rentável para a marca q os vende.Editado pela última vez por Celsius; 14 September 2019, 22:17.
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Originalmente Colocado por vsr200 Ver PostMesmo assim os Alemães são os únicos que percebem que estão tramados porque o resto da Europa nem sabe o que se passa.
Os construtores Alemães fazem carros e é isso que vão continuar a fazer enquanto poderem, o problema é que a mobilidade estar a mudar e quem estiver com a tenção percebe que o futuro da mobilidade tem tudo a ver com electrónica (e electricidade) e muito pouco com mecânica pura, é na mecânica pura que os Alemães sãos reis, condução autónoma, actualizações pela internet, comercio online, tecnologia de baterias, software, aqui os Alemães não ensinam nada de novo.
Este é o problema deles e da Europa, os próximos tempos caminham para uma evolução onde os Europeus não dão cartas, Chineses e Indianos vão chegar em força carregados de dinheiro e com mercados enormes, os Americanos ainda tem Silicon Valley para se agarrarem, agora a Europa!!!
Vamos andar a reboque e tentar não perder o comboio mas liderar, não vai ser connosco.
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Originalmente Colocado por Topolino Ver PostNa Europa em cada 100 carros que se vendem, eléctricos ou hibridos não são mais que dois. A nível mundial não deve chegar a 1.
Nestes tópicos todos sobre carros eléctricos parece que se passa o contrário.
O fim do motor de combustão está mais dependente de avanços tecnológicos do que de legislação politica.
Continua a ser mais rentável para qualquer marca lançar um suv do que um veículo eléctrico.
Talvez daqui a 20 anos, e mesmo assim...
Não acredito que cheguem a 50% de vendas antes de 2030 e também não acredito que antes de 2050 metade dos carro Sem circulação sejam eléctricos.
Não vejo ninguém atrasado. Vejo é o pessoal todo a querer correr para o precipício.
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Hoje visitei o Salão de Frankfurt.
Como estive lá há dois anos, deu para comparar.
E não sabendo se é um sinal, o investimento no salão, por parte das marcas alemãs, sobretudo BMW e Mercedes, foi imensamente menor (também porque os salões já têm a importância do passado na apresentação de novidades).
Mas a diferença é impressionante.
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Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver PostHoje visitei o Salão de Frankfurt.
Como estive lá há dois anos, deu para comparar.
E não sabendo se é um sinal, o investimento no salão, por parte das marcas alemãs, sobretudo BMW e Mercedes, foi imensamente menor (também porque os salões já têm a importância do passado na apresentação de novidades).
Mas a diferença é impressionante.
NB: https://twitter.com/KT_Neumann/statu...77504157704192Editado pela última vez por TURBO; 15 September 2019, 17:07.
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Originalmente Colocado por CL Ver PostSignifica que eles já não precisam de investir tanto em Salões... aquilo já se vende só por ser alemão.
E toda a gente sabe que se é alemão é bom! É como os hambrugers e os pop-conrs ou os hot-dogs... quer com esta mustarda e este ketchup ou vai mesmo a seco?
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Originalmente Colocado por cinciberlandia Ver PostToda a gente adora bêmêmês com as correntes a saltar e diesels fraudulentos.
"Então e você, se eu lhe disser agora para ir a um stander, que carro vai buscar?"
Ai eu quero um Porche híbrido com as pinças verdes!
2ª pergunta...
"Então e que carro vai COMPRAR porque é você que o vai pagar?"
Fonix... eu nem tenho dinheiro para comprar um Fiat 500 dos mais baratos... Mas não pode ser mesmo o Porxes das pinças verdes?
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Confesso que a minha dor de cotovelo é mesmo com as pinças verdes...
Mas têm que trazer o Proxes branco agarrado! Eu até pagava as pinças e os discos e as pastilhas e tudo!
Não sei se o Halibut servirá para os casos de inveja... mas certamente que o nosso SNS estará apetrechado de médicos e enfermeiros especialistas para tratar desses casos mais bicudos.
Talvez não hoje porque é Domingo e os standers estão fechados... mas há sempre os nossos belos serviços de urgência nos hospitais. Olha aqui o nosso Garcia da Orta tão "às moscas" à espera de pacientes urgentes!
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostTenho muitíssima dúvida sobre a fiabilidade da industria automóvel da RPC. Pouca dúvida sobre a Indiana ou Sul-Coreana.
Basta quererem. Dominam o 5G porque assim o decidiram.
No ano passado venderam-se mais carros eléctricos na China do que na Europa e EUA juntos.
Autocarros eléctricos:
"The U.S. Has a Fleet of 300 Electric Buses. China Has 421,000. The rest of the world will struggle for years to match China's rapid embrace of electric transit."
Assim como também dominam os comboios de alta velocidade:
https://www.cntraveler.com/stories/2...s-in-the-world
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Originalmente Colocado por HalfTruths Ver PostOs mais recentes já vêm com pomada para a dor de cotovelo para se oferecer ao vizinho
Ainda ontem estava a ler o fórum e tive que meter mais pomada. Não é que um camarada investiu mais 4k no seu bêéme para rejuvenescer o motor!! Deu-me logo uma cotovelite, aquilo é que me doía, até liguei para o 112!
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Originalmente Colocado por RepleteCell Ver PostHumm, olha que não é preciso muito para notar a tua "cotovelite" , basta ver como escreves "bééme"
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Originalmente Colocado por eu Ver PostTenho poucas dúvidas sobre isto. E não vão ser chaços, vão ser carros de qualidade.
Mas antes de conquistarem o planeta terão de se digladiar entre eles.
Entre construtores estabelecidos e novos para veículos New Energy na China, são já mais de 400 de momento com "actividade aberta".
Muitos deles estão na corda bamba.
E tal como aconteceu (e acontece) no nosso lado, veremos primeiro uma consolidação de toda a sua indústria local com um monte de falências, aquisições e fusões.
Até começarem a emergir construtores financeiramente sólidos, não acredito que vejamos avanços significativos na UE e EUA.
Além do mais, num mercado de 30 milhões ao ano, o equivalente a quase uma UE e EUA juntos, e com tão elevada concorrência (local e não só), o melhor é mesmo focarem-se no seu território, porque se é difícil estabelecerem-se em casa, cá fora, não vai ser melhor.
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Está dado o pontapé de saída. Homologado o primeiro veículo eléctrico Chinês na Europa:
https://cleantechnica.com/2019/09/24...type-approval/
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