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Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

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    #31
    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Será que em apenas 2/3 anos vão ter assim tanta oferta de full EVs?

    Espero que sim, mas a mim parece-me que não têm grande interesse numa transição rápida.

    Por razões óbvias e legítimas na ótica deles, mas o que dá os melhores resultados/lucros hoje pode ser o princípio do fim amanhã.


    Cá estaremos para ver.


    BTW, também já tinha pensado nisso dos japunas sim, continuam agarrados aos híbridos e com a ideia dos fuel cell...

    Não sou suficientemente entendido na matéria e os japoneses não são burros, mas o fuel cell não tem tido grande exposição e o buzz por exemplo da Tesla faz muito pelo conceito em si (dos VEs), o que por sua vez faz com que o conceito fuel cell fique esquecido.

    Marketing... coisa em que os japoneses me parecem fracos, mas que é de extrema importância.

    Comentário


      #32
      A indústria automóvel alemã tem problemas mais graves com empresas fornecedoras do que os construtores. Tipo Bosch, que terá de despedir dezenas de milhares de pessoas com a queda de vendas dos ICE.

      Comentário


        #33
        Os Japoneses merecem o benefício da duvida menos pelo facto de terem sido dos únicos que nunca acreditaram no diesel. Ou seja, não andam propriamente a dormir.

        Quanto as Alemãs também não me parece que andem a dormir, a BMW até em PT desenvolve software( https://www.criticaltechworks.com/)

        Enquanto conseguirem vender os ICE, vao continuar. Entretanto acredito que quando chegar a altura lançarão os VE.

        Comentário


          #34
          Será que a indústria auto alemã irá sobreviver ?

          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
          A Alemanha é um navio grande com um leme pequeno. Nunca foi flexível e ágil e nunca será porque é contrário à sua natureza.

          Mas quando muda de direcção, mantém a rota.

          O que se vê é que tanto a VW, como a Mercedes e como a BMW estão a investir massivamente em VE e no espaço de 2-3 anos estão a dominar esse mercado pelo menos na Europa.

          Os franceses não estão mal, nomeadamente a Renault. A PSA está a fazer um catch-up mas também já mudou o leme.

          Quem está muito atrasado nesta matéria até é o Japão, veja-se a Toyota. Nem falo da Itália (Fiat) que é um caso perdido.

          E nos EUA temos a Tesla e...só. Ford e GM estão atrasadíssimas.

          E claro que a China surge como um novo player. Quando não há passado é fácil investir numa nova era. Não há bagagem.

          Portanto, chillout. O maior risco para a indústria alemã e os seus postos de trabalho é muito mais os custos laborais e a competitividade. Aliás, a tecnologia eléctrica e nomeadamente de baterias até está a trazer mais investimentos para países com elevados custos laborais que há anos não recebiam novos investimentos na indústria automóvel como a Suécia ou Bélgica.
          Concordo.

          No próximo ano na Fórmula E a nivel oficial vamos ter Mercedes, Porsche, Bmw e Audi.

          Independente do mérito da competição (ou falta dele) a verdade é q a entrada de todos estes colossos industriais valida o investimento na tecnologia dos eléctricos.

          O problema é q está longe de estar madura e nos segmentos mais vendidos ou seja B e C os equivalentes eléctricos são mto mais caros.

          E não é com o id3 q isso vai mudar.

          Não q nos outros segmentos o panorama seja mto melhor mas para mim a chave do sucesso (ou falta dele) dos eléctricos está no sucesso q vão ter (ou não) nos segmentos b e c, suv e não suv.

          E deixem-me q vos diga q será muitíssimo complicado nos próximos anos e até década q um veículo eléctrico seja rentável para a marca q os vende.
          Editado pela última vez por Celsius; 14 September 2019, 22:17.

          Comentário


            #35
            A DS, Audi Formula E, Jaguar Racing, ou BMW MS, já estão a nível oficial no campeonato FE da FIA.

            A Porsche FE, a par da MB EQ, é que vão se estrear no próximo campeonato.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
              A DS, Audi Formula E, Jaguar Racing, ou BMW MS, já estão a nível oficial no campeonato FE da FIA.

              A Porsche FE, a par da MB EQ, é que vão se estrear no próximo campeonato.
              Eu sei.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                Mesmo assim os Alemães são os únicos que percebem que estão tramados porque o resto da Europa nem sabe o que se passa.

                Os construtores Alemães fazem carros e é isso que vão continuar a fazer enquanto poderem, o problema é que a mobilidade estar a mudar e quem estiver com a tenção percebe que o futuro da mobilidade tem tudo a ver com electrónica (e electricidade) e muito pouco com mecânica pura, é na mecânica pura que os Alemães sãos reis, condução autónoma, actualizações pela internet, comercio online, tecnologia de baterias, software, aqui os Alemães não ensinam nada de novo.

                Este é o problema deles e da Europa, os próximos tempos caminham para uma evolução onde os Europeus não dão cartas, Chineses e Indianos vão chegar em força carregados de dinheiro e com mercados enormes, os Americanos ainda tem Silicon Valley para se agarrarem, agora a Europa!!!

                Vamos andar a reboque e tentar não perder o comboio mas liderar, não vai ser connosco.
                Estou curioso então de saber quem vai liderar nas soluções de topo. Segmentos F, superdesportivos, etc.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                  Na Europa em cada 100 carros que se vendem, eléctricos ou hibridos não são mais que dois. A nível mundial não deve chegar a 1.

                  Nestes tópicos todos sobre carros eléctricos parece que se passa o contrário.

                  O fim do motor de combustão está mais dependente de avanços tecnológicos do que de legislação politica.

                  Continua a ser mais rentável para qualquer marca lançar um suv do que um veículo eléctrico.

                  Talvez daqui a 20 anos, e mesmo assim...
                  Não será apenas 1% mas ainda ficam bem baixos e ainda são marginais a nível global.

                  Não acredito que cheguem a 50% de vendas antes de 2030 e também não acredito que antes de 2050 metade dos carro Sem circulação sejam eléctricos.

                  Não vejo ninguém atrasado. Vejo é o pessoal todo a querer correr para o precipício.

                  Comentário


                    #39
                    Meu Deus...tantas dificuldades... são carros com rodas e volante... não naves espaciais...

                    Comentário


                      #40
                      Sim, vai

                      Mas vai sair disto com muito menos empregos, portanto deve perder algum poder especifico de grande empregador.

                      Comentário


                        #41
                        Quando a indústria automóvel alemã começar a ter algum problema... Portugal já fechou para férias há 3 anos atrás!

                        Comentário


                          #42
                          Hoje visitei o Salão de Frankfurt.

                          Como estive lá há dois anos, deu para comparar.
                          E não sabendo se é um sinal, o investimento no salão, por parte das marcas alemãs, sobretudo BMW e Mercedes, foi imensamente menor (também porque os salões já têm a importância do passado na apresentação de novidades).

                          Mas a diferença é impressionante.

                          Comentário


                            #43
                            Significa que eles já não precisam de investir tanto em Salões... aquilo já se vende só por ser alemão.

                            E toda a gente sabe que se é alemão é bom! É como os hambrugers e os pop-conrs ou os hot-dogs... quer com esta mustarda e este ketchup ou vai mesmo a seco?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                              Hoje visitei o Salão de Frankfurt.

                              Como estive lá há dois anos, deu para comparar.
                              E não sabendo se é um sinal, o investimento no salão, por parte das marcas alemãs, sobretudo BMW e Mercedes, foi imensamente menor (também porque os salões já têm a importância do passado na apresentação de novidades).

                              Mas a diferença é impressionante.
                              Cada vez será menor, o impacto mediático de um tradicional Salão Automóvel do século XX.

                              NB: https://twitter.com/KT_Neumann/statu...77504157704192
                              Editado pela última vez por TURBO; 15 September 2019, 17:07.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                Significa que eles já não precisam de investir tanto em Salões... aquilo já se vende só por ser alemão.

                                E toda a gente sabe que se é alemão é bom! É como os hambrugers e os pop-conrs ou os hot-dogs... quer com esta mustarda e este ketchup ou vai mesmo a seco?
                                Toda a gente adora bêmêmês com as correntes a saltar e diesels fraudulentos.

                                Comentário


                                  #46
                                  Os Chineses vão dominar a produção dos eléctricos.
                                  Vai ser como a Huawei, quando acordarem já é tarde.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por cinciberlandia Ver Post
                                    Toda a gente adora bêmêmês com as correntes a saltar e diesels fraudulentos.
                                    Esse é um facto! Sai à rua a fazer um inquérito, tipo agora as sondagens antes das eleições!

                                    "Então e você, se eu lhe disser agora para ir a um stander, que carro vai buscar?"

                                    Ai eu quero um Porche híbrido com as pinças verdes!


                                    2ª pergunta...

                                    "Então e que carro vai COMPRAR porque é você que o vai pagar?"

                                    Fonix... eu nem tenho dinheiro para comprar um Fiat 500 dos mais baratos... Mas não pode ser mesmo o Porxes das pinças verdes?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por cinciberlandia Ver Post
                                      Toda a gente adora bêmêmês com as correntes a saltar e diesels fraudulentos.

                                      Os mais recentes já vêm com pomada para a dor de cotovelo para se oferecer ao vizinho

                                      Comentário


                                        #49
                                        Confesso que a minha dor de cotovelo é mesmo com as pinças verdes...

                                        Mas têm que trazer o Proxes branco agarrado! Eu até pagava as pinças e os discos e as pastilhas e tudo!


                                        Não sei se o Halibut servirá para os casos de inveja... mas certamente que o nosso SNS estará apetrechado de médicos e enfermeiros especialistas para tratar desses casos mais bicudos.

                                        Talvez não hoje porque é Domingo e os standers estão fechados... mas há sempre os nossos belos serviços de urgência nos hospitais. Olha aqui o nosso Garcia da Orta tão "às moscas" à espera de pacientes urgentes!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por cinciberlandia Ver Post
                                          Os Chineses vão dominar a produção dos eléctricos.
                                          Vai ser como a Huawei, quando acordarem já é tarde.
                                          Tenho poucas dúvidas sobre isto. E não vão ser chaços, vão ser carros de qualidade.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Tenho poucas dúvidas sobre isto. E não vão ser chaços, vão ser carros de qualidade.
                                            Tenho muitíssima dúvida sobre a fiabilidade da industria automóvel da RPC. Pouca dúvida sobre a Indiana ou Sul-Coreana.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                              Tenho muitíssima dúvida sobre a fiabilidade da industria automóvel da RPC. Pouca dúvida sobre a Indiana ou Sul-Coreana.
                                              A China tornou-se em uma potência onde tudo é possível acontecer.

                                              Basta quererem. Dominam o 5G porque assim o decidiram.
                                              No ano passado venderam-se mais carros eléctricos na China do que na Europa e EUA juntos.

                                              Autocarros eléctricos:
                                              "The U.S. Has a Fleet of 300 Electric Buses. China Has 421,000. The rest of the world will struggle for years to match China's rapid embrace of electric transit."

                                              Assim como também dominam os comboios de alta velocidade:
                                              https://www.cntraveler.com/stories/2...s-in-the-world

                                              Comentário


                                                #53
                                                Claro que vai. Mal seria...

                                                Com a ajuda do Euro, todos os outros produzem igualmente caro sem conseguirem tirar dividendos de imagem ganha noutros tempos.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  O TAVARES, diz que não DeCeIi, PUSH TO PASS.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                    O TAVARES, diz que não DeCeIi, PUSH TO PASS.
                                                    Esse gajo vai ter é de ver como se vai safar com três marcas apontadas para a mesma faixa de mercado e ainda preocupar-se com a concorrência. Não lhe gabo a sorte...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por HalfTruths Ver Post
                                                      Os mais recentes já vêm com pomada para a dor de cotovelo para se oferecer ao vizinho
                                                      Cotovelites ... Sofro imenso com elas ... Farto-me de gastar bisnagas de pomada cotovelix.

                                                      Ainda ontem estava a ler o fórum e tive que meter mais pomada. Não é que um camarada investiu mais 4k no seu bêéme para rejuvenescer o motor!! Deu-me logo uma cotovelite, aquilo é que me doía, até liguei para o 112!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Humm, olha que não é preciso muito para notar a tua "cotovelite" , basta ver como escreves "bééme"

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por RepleteCell Ver Post
                                                          Humm, olha que não é preciso muito para notar a tua "cotovelite" , basta ver como escreves "bééme"
                                                          Isso é por causa do meu primo Zeca que está na Suíça. Ainda agora quando cá esteve estava sempre a dizer que o bêéme dele com 4 escapes é que era máquina, e não os bêémes dos tesos que ele via em Portugal.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Tenho poucas dúvidas sobre isto. E não vão ser chaços, vão ser carros de qualidade.
                                                            Não duvido da qualidade. Recrutaram todos os experts da EU e EUA para desenvolverem os seus automóveis. Com o know-how adquirido e a formação em massa, acredito que não falte muito para que sejam os próprios chineses a liderar os seus construtores em departamentos chave.

                                                            Mas antes de conquistarem o planeta terão de se digladiar entre eles.
                                                            Entre construtores estabelecidos e novos para veículos New Energy na China, são já mais de 400 de momento com "actividade aberta".
                                                            Muitos deles estão na corda bamba.
                                                            E tal como aconteceu (e acontece) no nosso lado, veremos primeiro uma consolidação de toda a sua indústria local com um monte de falências, aquisições e fusões.
                                                            Até começarem a emergir construtores financeiramente sólidos, não acredito que vejamos avanços significativos na UE e EUA.

                                                            Além do mais, num mercado de 30 milhões ao ano, o equivalente a quase uma UE e EUA juntos, e com tão elevada concorrência (local e não só), o melhor é mesmo focarem-se no seu território, porque se é difícil estabelecerem-se em casa, cá fora, não vai ser melhor.

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                                                              #60
                                                              Está dado o pontapé de saída. Homologado o primeiro veículo eléctrico Chinês na Europa:
                                                              https://cleantechnica.com/2019/09/24...type-approval/

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