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    #61
    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    ...
    Tu continuas a confundir boa fiabilidade e exigência com perfeição, ninguém disse que os Japoneses são perfeitos mas são muito mais honestos e competentes do que os europeus.

    Já percebi que para ti qualidade é apenas interiores bons, ou seja, preocupas-te mais com a aparência do que com a verdadeira qualidade que é fiabilidade mas também é segurança, dinâmica, conforto, etc.. Se calhar dás mais valor a um carro com interiores aparentemente sólidos e sem ruídos do que a um carro que te salve a vida em caso de acidente. São opções, eu discordo totalmente mas respeito.

    Tu não deverias basear a tua opinião apenas pela tua experiência pessoal, não é pelo facto de teres tido problemas com um carro de uma marca que os carros dessa marca dão problemas. As opiniões devem ser fundamentadas com factos e estatísticas baseadas na experiência de milhares de pessoas.

    Quando as marcas fazem porcaria têm de pagar por isso, porque só assim é que são obrigadas a melhorar. Aconteceu com a Fiat por exemplo nos anos 80/90 ou com a Renault no início dos anos 2000, erraram muito e pagaram por isso, aprenderam com os erros e hoje são duas marcas muito fiáveis e produzem dos melhores automóveis dentro dos seus segmentos e do seu preço.

    Eu falei no socialismo porque no fundo o socialismo pode-se resumir da seguinte forma: sustentar os incompetentes com o dinheiro dos competentes até o dinheiro acabar, o facto de tu seres socialista pode explicar o facto de defenderes tanto a incompetência.

    As marcas alemãs só vão começar a melhorar o seu miserável serviço pós-venda e todos os seus problemas se forem obrigadas pelos países como acontece nos EUA ou então pela pressão do mercado. Enquanto houverem consumidores como tu que defendem a incompetência alemã, eles vão continuar a lançar produtos problemáticos.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
      Tu continuas a confundir boa fiabilidade e exigência com perfeição, ninguém disse que os Japoneses são perfeitos mas são muito mais honestos e competentes do que os europeus.

      Já percebi que para ti qualidade é apenas interiores bons, ou seja, preocupas-te mais com a aparência do que com a verdadeira qualidade que é fiabilidade mas também é segurança, dinâmica, conforto, etc.. Se calhar dás mais valor a um carro com interiores aparentemente sólidos e sem ruídos do que a um carro que te salve a vida em caso de acidente. São opções, eu discordo totalmente mas respeito.

      Tu não deverias basear a tua opinião apenas pela tua experiência pessoal, não é pelo facto de teres tido problemas com um carro de uma marca que os carros dessa marca dão problemas. As opiniões devem ser fundamentadas com factos e estatísticas baseadas na experiência de milhares de pessoas.

      Quando as marcas fazem porcaria têm de pagar por isso, porque só assim é que são obrigadas a melhorar. Aconteceu com a Fiat por exemplo nos anos 80/90 ou com a Renault no início dos anos 2000, erraram muito e pagaram por isso, aprenderam com os erros e hoje são duas marcas muito fiáveis e produzem dos melhores automóveis dentro dos seus segmentos e do seu preço.

      Eu falei no socialismo porque no fundo o socialismo pode-se resumir da seguinte forma: sustentar os incompetentes com o dinheiro dos competentes até o dinheiro acabar, o facto de tu seres socialista pode explicar o facto de defenderes tanto a incompetência.

      As marcas alemãs só vão começar a melhorar o seu miserável serviço pós-venda e todos os seus problemas se forem obrigadas pelos países como acontece nos EUA ou então pela pressão do mercado. Enquanto houverem consumidores como tu que defendem a incompetência alemã, eles vão continuar a lançar produtos problemáticos.
      Tu vives neste mundo, ou tens um só para ti?
      quem te ler pensa que os alemães só lançam produtos problemáticos para o mercado é que os outros são perfeitos.
      Vou te dar uma novidade, são todos iguais, japoneses incluídos.
      Aliás, os japoneses devem ser piores, pois apontar um problema num carro perfeito era motivo de gozo no pós venda.
      Encostei um Nissan novo (com entranhas renault) porque para além do carro ter vários problemas relacionados com segurança, ainda era gozado quando reclamava.
      Nao vou falar dos Peugeot e Renault que “tive”, pois esses eram ridículos como carros. No Stand eram os melhores, curiosamente.
      Troquei um Nissan por um Audi a3, depois por uma Peugeot 508, depois por uma 320d e Mercedes clk e por fim mandei todos à fava e comprei um elétrico.

      Quem me dera que o elétrico é os Franceses tivessem a qualidade dos alemães.
      Editado pela última vez por rcontra; 20 October 2019, 07:54.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
        Responde-me honestamente, qualidade para ti é um carro com interiores sólidos que não façam ruídos parasitas ou é a qualidade dinâmica e estrutural de um carro (segurança ativa e passiva)?

        Só para perceber as tuas prioridades e para perceber até onde vai a tua obsessão com os interiores e com a aparência.
        Estás a insistir num único aspecto para ver se levas a melhor, mas a esqueceres que esses carros que tu supostamente acusas de terem interiores sólidos, normalmente também estão no topo da tabela dos mais seguros, mais eficientes, bastante economicos para o que andam, muita tecnologia que funciona e não está lá só a fazer número!, são bons dinamicamente e têm boa condução...enfim, podem por vezes dar alguns problemas, mas num pacote de coisas que é um automóvel continuam a ser aqueles que mais têm para oferecer.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
          Tu vives neste mundo, ou tens um só para ti?
          quem te ler pensa que os alemães só lançam produtos problemáticos para o mercado é que os outros são perfeitos.
          Vou te dar uma novidade, são todos iguais, japoneses incluídos.
          Aliás, os japoneses devem ser piores, pois apontar um problema num carro perfeito era motivo de gozo no pós venda.
          Encostei um Nissan novo (com entranhas renault) porque para além do carro ter vários problemas relacionados com segurança, ainda era gozado quando reclamava.
          Nao vou falar dos Peugeot e Renault que “tive”, pois esses eram ridículos como carros. No Stand eram os melhores, curiosamente.
          Troquei um Nissan por um Audi a3, depois por uma Peugeot 508, depois por uma 320d e Mercedes clk e por fim mandei todos à fava e comprei um elétrico.

          Quem me dera que o elétrico é os Franceses tivessem a qualidade dos alemães.
          Se interpretaste dessa forma é porque não leste aquilo que eu escrevi, eu nunca disse que os carros alemães é só problemas, só disse que hoje em dia os carros alemães são dos menos fiáveis do mercado e têm um serviço pós-venda do pior e comprovei com o maior estudo exclusivamente sobe fiabilidade do Reino Unido que se quiseres posso voltar a colocar aqui para que percebas. "Qualidade alemã" "qualidade alemã" é daquelas mentiras que tantas vezes repetidas passam a "verdade", eu gostava de saber o que é a qualidade alemã além de uns interiores fofinhos porque um simples Kia é melhor e mais barato do que um alemão.

          Quando as pessoas percebem pouco de determinada área avaliam as coisas pela imagem de marca. Isto é bom porque é da marca X. Isto é mau porque é da marca Y.

          Para as pessoas ignorantes Kia, Renault, Fiat, Peugeot é tudo lixo, alemão é que é bom, mas na realidade não é assim:



          1. Daihatsu 2.00
          2. Honda 41.00
          3. Suzuki 54.00
          4. Toyota 58.00
          5. Mazda 65.00
          6. Lexus 73.00
          7. Ford 77.00
          8. Rover 79.00
          9. Renault
          88.00
          10. Smart 89.00
          11. Nissan 89.00
          12. Skoda 92.00
          13. Hyundai 93.00
          14. Peugeot 96.00
          15. Chevrolet 98.00
          16. Fiat 99.00
          17. MG 103.00
          18. Subaru 105.00
          19. Kia 109.00
          20. Mitsubishi 113.00
          21. Citroen 114.00
          22. Mini 116.00
          23. Volvo 127.00
          24. Vauxhall 129.00
          25. Volkswagen 136.00
          26. Seat 143.00
          27. Saab 144.00
          28. Jaguar 172.00
          29. Jeep 173.00
          30. Mercedes-Benz
          173.00
          31. BMW
          177.00
          32. SsangYong 179.00
          33. Alfa Romeo 187.00
          34. Audi 195.00
          35. Chrysler 206.00
          36. LANDROVER 308.00
          37. Porsche 355.00
          38. Aston Martin 390.00
          39. Bentley 530.00
          40. Maserati 774.00
          https://www.reliabilityindex.com/manufacturer


          Deixa-me adivinhar, tu és daqueles que tem carro da empresa e o troca ao fim de 4 anos? Como dizem os Norte-Americanos, carro alemão é bom mas é para despachar quando acaba no leasing porque depois dos 4 anos é um cancro para a carteira.

          Os Norte-Americanos fazem milhões de quilómetros por ano sob temperaturas desérticas, sabem bem o que é Verdadeira Qualidade, e não aparência, por isso é que as marcas Japonesas dominam o mercado Norte-Americano em conjunto com as marcas nacionais, as alemãs ficam longe do topo.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
            Estás a insistir num único aspecto para ver se levas a melhor, mas a esqueceres que esses carros que tu supostamente acusas de terem interiores sólidos, normalmente também estão no topo da tabela dos mais seguros, mais eficientes, bastante economicos para o que andam, muita tecnologia que funciona e não está lá só a fazer número!, são bons dinamicamente e têm boa condução...enfim, podem por vezes dar alguns problemas, mas num pacote de coisas que é um automóvel continuam a ser aqueles que mais têm para oferecer.
            Os premium alemães não são mais seguros do que os generalistas, podes ir confirmar no EuroNCAP, marcas como a Volvo, Renault e mais recentemente a Tesla foram pioneiras em termos de segurança tanto ativa como passiva, não são os mais eficientes, não têm sequer um sistema híbrido que esteja sequer perto do da Toyota, não têm motores pequenos tão eficientes como os da Ford, Renault-Nissan ou PSA, os da Renault-Nissan que a Mercedes até pede emprestado, não são tão avançados tecnologicamente como os Tesla, são dos menos fiáveis do mercado, o serviço pós-venda é medíocre, tirando os interiores os premium alemães não são superiores no que quer que seja em relação aos outros construtores que justifique a imagem de superioridade que têm.


            Um simples Hyundai/Kia tem um produto com melhor qualidade Real do que um premium alemão pelo mesmo preço.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
              Basta visitar o Portal da Queixa para termos uma ideia da falibilidade em Portugal, a Fiat por exemplo está muito bem cotada, comparativamente às marcas alemãs.
              Os carros alemães sempre foram os meus preferidos (tirando a aldrabice da Opel) mas tenho de admitir que posso confirmar que na empresa os carros que mais têm aguentado são os Fiat e os Renault Clio DCI boas máquinas..

              Neste momento preferia comprar uma frota de Fiat Bravos ou Tipos em vez dos Volkswagen Golf...e sempre gostei dos golf

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                Já percebi que para ti qualidade é apenas interiores bons, ou seja, preocupas-te mais com a aparência do que com a verdadeira qualidade que é fiabilidade mas também é segurança, dinâmica, conforto, etc.. Se calhar dás mais valor a um carro com interiores aparentemente sólidos e sem ruídos do que a um carro que te salve a vida em caso de acidente. São opções, eu discordo totalmente mas respeito.

                Tu usas e abusas da falácia do espantalho, ao atribuir-me opiniões falsificadas, que depois refutas.

                Eu nunca disse que a qualidade são apenas os interiores. Vai ler outra vez a minha primeira intervenção neste tópico. O que eu digo sobre a qualidade é:

                Originalmente Colocado por eu
                A qualidade engloba muitos fatores diferentes: o design, os materiais usados no interior, a fiabilidade, a pintura, o isolamento acústico, o nível de vibrações, a rigidez, a qualidade da montagem, o desempenho do motor, a suavidade da caixa, o desempenho da suspensão, a dinâmica, a facilidade de utilização, e muitos outros fatores.
                Qual foi a parte que não percebeste?

                Tu não deverias basear a tua opinião apenas pela tua experiência pessoal, não é pelo facto de teres tido problemas com um carro de uma marca que os carros dessa marca dão problemas. As opiniões devem ser fundamentadas com factos e estatísticas baseadas na experiência de milhares de pessoas.

                Sem dúvida que as estatísticas são importantes, mas a experiência pessoal também é, principalmente para avaliar todos os aspetos qualitativos de um automóvel e não apenas a fiabilidade. Asseguro-te que raramente alguém volta a comprar um carro de uma marca que lhe dê muitas chatices ou que o desiluda por ter fraca qualidade. E no entanto, temos milhões de pessoas que continuam a comprar VW, Audi, BMW, Citroen, Peugeot, etc em vez de comprar carros japoneses equivalentes. Porque será? Serão todos estúpidos?


                Eu falei no socialismo porque no fundo o socialismo pode-se resumir da seguinte forma: sustentar os incompetentes com o dinheiro dos competentes até o dinheiro acabar, o facto de tu seres socialista pode explicar o facto de defenderes tanto a incompetência.
                Enfim, este tipo de patetices infantis nem merece comentários...

                As marcas alemãs só vão começar a melhorar o seu miserável serviço pós-venda e todos os seus problemas se forem obrigadas pelos países como acontece nos EUA ou então pela pressão do mercado. Enquanto houverem consumidores como tu que defendem a incompetência alemã, eles vão continuar a lançar produtos problemáticos.


                Tu vives mesmo numa realidade paralela. Só pode. Os alemães são tão incompetentes que dominam o segmento premium em muitos mercados há décadas. E sempre com grandes margens de lucro.

                E os incompetentes são eles.
                Editado pela última vez por eu; 20 October 2019, 20:49.

                Comentário


                  #68
                  Para os que gostam de índices de fiabilidade:



                  Sabem qual é a principal conclusão deste gráfico? É que, com exceção das últimas da lista, não há assim tantas diferenças na fiabilidade entre as várias marcas como se apregoa.

                  Comentário


                    #69
                    O gráfico mostra também Nissan, Honda, Mitsubishi, Mazda e Acura abaixo da média de fiabilidade.

                    Comentário


                      #70
                      Só vi hoje este tópico e antes de o abrir disse para mim: 'aposto que o tópico já está 'dominado' pelo recém promovido a filósofo automóvel'.

                      É que não há pachorra...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Para os que gostam de índices de fiabilidade:

                        Sabem qual é a principal conclusão deste gráfico? É que, com exceção das últimas da lista, não há assim tantas diferenças na fiabilidade entre as várias marcas como se apregoa.
                        O JD Powers foca-se apenas nos 3 primeiros anos. E eles consideram apenas o número de problemas, não a gravidade dos mesmos.

                        Para dar um exemplo prático, para o JD Powers é pior um carro ter dois problemas de 50€, do que ter um problema de 1000€.

                        É um bom estudo apenas para a malta que compra carros em leasing ou renting e os devolve ao fim de 4 anos.

                        E vai de encontro àquilo que os Norte-Americanos dizem, os carros alemães são bons mas são para despachar/vender ao fim de 4/5 anos porque a partir dessa altura começam a arruinar a carteira. E eles sabem o que dizem porque fazem em média muitos mais quilómetros do que os Europeus e em condições muito mais extremas desde temperaturas polares até ao deserto.

                        Para que fique claro eu nada tenho contra carros ou produtos alemães, gosto de carros de todas as marcas e nacionalidades, simplesmente sou frontalmente contra esta mania da superioridade alemã, que acaba por enganar muitas pessoas.
                        Editado pela última vez por Fabulous; 21 October 2019, 05:23.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post

                          Tu vives mesmo numa realidade paralela. Só pode. Os alemães são tão incompetentes que dominam o segmento premium em muitos mercados há décadas. E sempre com grandes margens de lucro.

                          E os incompetentes são eles.

                          As vendas de um produto nada dizem sobre a qualidade do mesmo. Há muitos fatores que influenciam as vendas. Os construtores alemães são os que têm a melhor imagem, devido à imagem da superioridade alemã, que até pode ter sido uma realidade no passado mas hoje já não existe.

                          Hoje em dia um Fiat é mais fiável do que um BMW. As coisas mudam com o tempo, umas para melhor outra para pior.


                          Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                          Só vi hoje este tópico e antes de o abrir disse para mim: 'aposto que o tópico já está 'dominado' pelo recém promovido a filósofo automóvel'.

                          É que não há pachorra...

                          Em vez de negarem a realidade podem sempre tentar aprender com a Humildade dos Japoneses e pesquisar por este assunto em vez de serem fanboys da falsa qualidade alemã:

                          German Reliability: The Greatest Myth Ever Sold to American Car Buyers

                          Comentário


                            #73
                            Usar o mercado americano para provar o que quer que seja no mundo automóvel - erro de principiante.

                            Os americanos compram Japoneses e domésticos porque são muito mais baratos. Comparar a qualidade de qualquer carro americano com um alemão é coisa de ficção científica.

                            A SW mais popular dos estados unidos é a Subaru Outback, um carro que vendeu 180.000 unidades em 2018. A audi vendeu 220.000 carros no TOTAL. A subaru lá é super popular e vende aos pontapés, tanto quanto a audi, bmw e mercedes juntas.

                            O subaru outback e outros modelos populares da marca, para além do design, escolha e qualidade de materiais e montagem MUITOOOO longe do melhor que se faz nos carros europeus, foram alvo de tantos recall que é dificil de os nomear, inclusivamente, recall para corrigir as soldas em pontos chave do chassis e carroçaria, que levavam o carro a perder rigidez ao nível de partir, literalmente.

                            A subaru gastou 2.7 mil milhões de euros em recalls e garantias por defeito nos últimos 5 anos.

                            Portanto, usem lá outro exemplo que não o mercado americano.

                            Comentário


                              #74
                              Também me parece que ao longo de mais de 30 anos os carros mais fiáveis que tive foram genericamente os alemães. Os piores terão sido, mais uma vez genericamente, talvez os italianos. Em relação aos Japoneses não me manifesto porque não tive nenhum.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                Também me parece que ao longo de mais de 30 anos os carros mais fiáveis que tive foram genericamente os alemães. Os piores terão sido, mais uma vez genericamente, talvez os italianos. Em relação aos Japoneses não me manifesto porque não tive nenhum.
                                Depois tambem depende se falamos de motores só ou do resto do carro, e aí complica-se tudo.

                                A nível de chaparia por exemplo, resistência á corrosão os alemães supostamente eram os melhores. E mesmo aqui a coisa complica-se.

                                Os Citroens fabricados em Mangualde, antigamente, e pelo que sei, tinham menos resistência à corrosão comparando aos fabricados no estrangeiro.

                                Depois é tambem muito comum carros franceses e italianos baratos e de segmentos baixos terem interiores e exteriores degradados enquanto o motor ainda está na " rodagem "

                                Um Fiat Punto tem motor que dura uma vida, o resto é que nem tanto por ex.

                                Comentário


                                  #76
                                  Com os italianos tive essencialmente problemas de Electrónica. Imagina tu que todos os carros italianos que tive, entre 1985 e 1995, tiveram problemas de injecção electrónica. Independentemente do fornecedor ou do tipo de injecção (monoponto/multiponto), sem excepção, todos apresentaram problemas recorrentes.

                                  Depois claro existiam outras avarias, mas não eram recorrentes. Num Lancia de 1986 ou 1987 um dia carreguei no botão para recuar o banco e ele só parou no fim da calha. Depois ficou ali um bocadinho a moer e acabou por queimar. Para reparar aquilo os tipos da Lancia mandaram um mecânico de baixa estatura. Não tendo o senhor conseguido avançar o banco, lá teve ele de ir a conduzir até à oficina sentado apenas na frente do banco.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Também me parece que ao longo de mais de 30 anos os carros mais fiáveis que tive foram genericamente os alemães. Os piores terão sido, mais uma vez genericamente, talvez os italianos. Em relação aos Japoneses não me manifesto porque não tive nenhum.
                                    Quando li a primeira frase vi logo que nunca tinhas tido um carro Japonês. Há uma primeira vez para tudo

                                    Em relação aos italianos estão muito melhores do que os dos anos 80/90, mas pronto a má fama ainda teima a persegui-los. Curiosamente as pessoas que adoram e sobrevalorizam os carros alemães muitas vezes são as mesmas pessoas que também desvalorizam e desprezam os franceses e os italianos, é um fenómeno curioso. Quando um carro alemão avaria as pessoas parece que desculpam mais e compreendem melhor do que se for um carro mais barato francês/italiano quando na verdade deveria ser o contrário porque um carro alemão que normalmente é mais caro também deveria ter a obrigação de ser mais fiável.

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                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Quando li a primeira frase vi logo que nunca tinhas tido um carro Japonês. Há uma primeira vez para tudo

                                      Em relação aos italianos estão muito melhores do que os dos anos 80/90, mas pronto a má fama ainda teima a persegui-los. Curiosamente as pessoas que adoram e sobrevalorizam os carros alemães muitas vezes são as mesmas pessoas que também desvalorizam e desprezam os franceses e os italianos, é um fenómeno curioso. Quando um carro alemão avaria as pessoas parece que desculpam mais e compreendem melhor do que se for um carro mais barato francês/italiano quando na verdade deveria ser o contrário porque um carro alemão que normalmente é mais caro também deveria ter a obrigação de ser mais fiável.
                                      A tua postura já enjoa.
                                      Tens claramente um problema mal resolvido com marcas alemãs, e nem percebo porquê. Normalmente quem tem essa postura são os putos que nem sequer têm carta e vão na cantiga dos filmes e videojogos que viam no início dos anos 2000. Ou então alguém que não percebe nada de carros.

                                      Os carros japoneses não precisam desse fanatismo, são muito maiores que isso.

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                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                        Quando li a primeira frase vi logo que nunca tinhas tido um carro Japonês. Há uma primeira vez para tudo
                                        Já não me lembrava mas, por volta do início do século, por uns meses tive um Honda Accord 2.2 diesel que depois cedi a um familiar. Era um bom carro.

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                                          #80
                                          Este tema ou é abordado com alguma seriedade ou não vale a pena.

                                          Dificilmente a nossa experiência individual pode ser representativa e permitir tirar conclusões, mas se a isso adicionarmos o que vamos vendo, lendo, sabendo, conversando, etc. aí talvez já se possa ter um pouco mais de credibilidade.

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                                            #81
                                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                            A tua postura já enjoa.
                                            Tens claramente um problema mal resolvido com marcas alemãs, e nem percebo porquê. Normalmente quem tem essa postura são os putos que nem sequer têm carta e vão na cantiga dos filmes e videojogos que viam no início dos anos 2000. Ou então alguém que não percebe nada de carros.

                                            Os carros japoneses não precisam desse fanatismo, são muito maiores que isso.
                                            Os carros alemães têm uma imagem de superioridade que não se coaduna com a realidade de hoje, é tão simples como isto, gosto da verdade dos factos.

                                            Nada tenho contra carros alemães, gosto de carros de todas as nacionalidades, gosto do Mundo automóvel de modo geral, desde carros low-cost até carros de F1.

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                                              #82
                                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                              Este tema ou é abordado com alguma seriedade ou não vale a pena.

                                              Dificilmente a nossa experiência individual pode ser representativa e permitir tirar conclusões, mas se a isso adicionarmos o que vamos vendo, lendo, sabendo, conversando, etc. aí talvez já se possa ter um pouco mais de credibilidade.
                                              Efectivamente.
                                              De outra forma acaba por ser como a maioria das discussões de futebol. E aqui estou no mesmo " patamar " das mulheres ou seja, como não gosto de futebol, ao ver de fora uma discussão sobre futebol, dá para rir, ai dá....tal é o fanatismo.
                                              Mesmo após ter conhecido inclusive jogadores, um deles da 1ª divisão de sub-qq coisa, a minha opinião não muda : quase todos acham que sabem mais que os outros

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