Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PCP quer garantia de 10 anos para automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Estive a ver a despesa de um xsara picasso 1.6 gasolina que tive.
    Nos 10 anos iniciais, em que fez cerca de 200.000km, para além da manutenção e peças de desgaste, teve uma despesa de cerca de 800€. A maior parte da despesa concentrou-se em duas avarias que levaram cerca de 500€ (bloco de comando e radiador interior). O resto foram pequenas coisas.
    Tendo em conta que era um carro de fiabilidade mediana, se a marca tivesse dado 10 anos de garantia, ainda ganhava dinheiro, visto que aquelas peças, para a marca, custam trocos e receberia muitos anos de manutenção.
    Se os outros carros forem parecidos, não me parece impossível essa garantia de 10 anos. O problema serão certos condutores que dão um tratamento abaixo de cão aos carros e, assim, não há garantia que possa resistir.
    Editado pela última vez por M101; 05 November 2019, 20:50.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
      Podes fazer a manutenção fora da marca e manter a garantia. Aos anos que não vou a oficinas das marcas.

      Eu nunca fui a uma oficina de marca e sempre tive garantia... lol

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
        e nem me venham falar das Midas e afins como alternativas porque aí pagas o mesmo ou até mais e ficas ainda pior servido. Eu certamente pagava mais de uma troca de óleo na Midas que na BMW com o cartão Value Care, isso te garanto. Para fazer revisão por menos só no "Manel GT" sem declarar nada e mm assim naõ sei pq este óleo é caro
        Yaris e 3008 na midas e muito mais barato (fora os pneus).

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
          Precisamente por a KIA (e a Hyundai?) ser(em?) a(s?) única (s?) a oferecer 7 anos, a curto prazo acho despropositado forçar todo o mercado a oferecer 10.
          Honda?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por hifi Ver Post
            Honda?
            Em toda a gama?

            Ainda que sejam 3 marcas (todas asiáticas), a curto prazo o máximo que acho viável impor é que o resto do mercado iguale, não que supere em cerca de 40%. É mais uma vez o PCP a achar que isto é só exigir e estalar os dedos, que acontece logo.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por hifi Ver Post
              Yaris e 3008 na midas e muito mais barato (fora os pneus).
              Isso não significa que a Midas é barata, provavelmente significa que a Toyota e Peugeot cobram demasiado.

              Em carros novos ou recentes (até 4/5/6 anos) até percebo que as marcas se estiquem um pouco pq sabem que ou este cliente pode pagar (é triste dizer isto mas é verdade) ou então são rentings pelo que podem pedir "o que quiserem" (quase!).

              A partir de certa idade em que o carro já não está na garantia (a partir dos 4/5 anos só mesmo as coreanas ainda dão garantia, as restantes mesmo com extensões não costumam ir além dos 5 anos) e/ou já é de um segundo dono com um perfil diferente (aka não é pessoa disposta a dar aí €300 por uma simples troca de óleo e filtro, sobretudo qdo o carro já não está na garantia) não percebo como outras marcas não copiam o modelo de negócio da BMW com o programa Value Care. Até porque com 5 ou mais anos o carro garantidamente também já não é de renting.

              É a única forma de manter os clientes com carros de 5 ou mais anos de idade na marca, mas pelos vistos a concorrência acha bom é cobrar muito a 2 ou 3 gajos em vez de menos mas a centenas de clientes.

              Mais: à conta de continuares a levar o carro à marca continuas a receber serviços de ações técnicas e gratuitos obviamente. Por exemplo a minha carrinha tem 8 anos (e há unidades semelhantes com 11 anos) e em abril recebeu uma açõa técnica referente ao AC.

              Quem deixa de ir à marca deixa de ter este tipo de assistência.


              Obviamente se comprar um segmento B simples com 10 ou mais anos não vou à marca, mas ir à marca mm pós 5 anos pode fazer sentido (na minha opnião).

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                Isso não significa que a Midas é barata, provavelmente significa que a Toyota e Peugeot cobram demasiado.

                Em carros novos ou recentes (até 4/5/6 anos) até percebo que as marcas se estiquem um pouco pq sabem que ou este cliente pode pagar (é triste dizer isto mas é verdade) ou então são rentings pelo que podem pedir "o que quiserem" (quase!).

                A partir de certa idade em que o carro já não está na garantia (a partir dos 4/5 anos só mesmo as coreanas ainda dão garantia, as restantes mesmo com extensões não costumam ir além dos 5 anos) e/ou já é de um segundo dono com um perfil diferente (aka não é pessoa disposta a dar aí €300 por uma simples troca de óleo e filtro, sobretudo qdo o carro já não está na garantia) não percebo como outras marcas não copiam o modelo de negócio da BMW com o programa Value Care. Até porque com 5 ou mais anos o carro garantidamente também já não é de renting.

                É a única forma de manter os clientes com carros de 5 ou mais anos de idade na marca, mas pelos vistos a concorrência acha bom é cobrar muito a 2 ou 3 gajos em vez de menos mas a centenas de clientes.

                Mais: à conta de continuares a levar o carro à marca continuas a receber serviços de ações técnicas e gratuitos obviamente. Por exemplo a minha carrinha tem 8 anos (e há unidades semelhantes com 11 anos) e em abril recebeu uma açõa técnica referente ao AC.

                Quem deixa de ir à marca deixa de ter este tipo de assistência.


                Obviamente se comprar um segmento B simples com 10 ou mais anos não vou à marca, mas ir à marca mm pós 5 anos pode fazer sentido (na minha opnião).
                Qual a diferença entre ação técnica e recall?

                Comentário


                  #68
                  As empresas de renting também fazem as manutenções nas oficinas Midas, Bosch Car Service, etc. Vocês ficaram parados em 1990?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    10 anos parece-me um abuso face ao ciclo de vida do produto.

                    No entanto, da última vez que comprei carro adicionei um Pack de manutenção + garantia por 4 anos e não ficou por aí além caro.

                    Portanto acredito que as marcas estejam mais que preparadas para uns 5 anos / 1x0 000 kms sem grande incremento de valor
                    O desenvolvimento de um novo carro, já pressupõe hoje, uma simulação de desgaste a nível mecânico, do carro a um prazo de utilização nunca inferior a uma década. Ou a robótica, a simular uso interior do carro, em laboratório de unidade de produção.

                    Daí muita vez, os testes de desenvolvimento serem realizados em locais inóspitos, a questão é mesmo a rápida substituição dos modelos hoje, Vocsa.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                      Qual a diferença entre ação técnica e recall?
                      Nem sei, mas acho que é a mm coisa.


                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                      As empresas de renting também fazem as manutenções nas oficinas Midas, Bosch Car Service, etc. Vocês ficaram parados em 1990?
                      Não sabia isso, mas a regra parece-me ser na marca.

                      Seja como for uma locadora tem outro poder negocial em termos de valores e uma melhor forma de se fazer valer pela sua dimensão, já um particular é quase smp para ser tratado abaixo de cão (aqui não é necessariaemnte mto melhor nas marcas é um facto).

                      Mas pelo menos regra geral as Midas desta vida costumam ser péssimas, ou pelo menos é a ideia que tenho do que se vai vendo por aí porque carros meus não os cheiram.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                        Nem sei, mas acho que é a mm coisa.




                        Não sabia isso, mas a regra parece-me ser na marca.

                        Seja como for uma locadora tem outro poder negocial em termos de valores e uma melhor forma de se fazer valer pela sua dimensão, já um particular é quase smp para ser tratado abaixo de cão (aqui não é necessariaemnte mto melhor nas marcas é um facto).

                        Mas pelo menos regra geral as Midas desta vida costumam ser péssimas, ou pelo menos é a ideia que tenho do que se vai vendo por aí porque carros meus não os cheiram.
                        Diria que um recall pressupõem a chamada das viaturas, já acção técnica só é realizada aos que vão à oficina.

                        Curiosamente, um dos carros da casa, com 13 anos foi sujeito a um recall.

                        Quanto às manutenções, as locadoras estão a abandonar as marcas. A manutenção preventiva de uma viatura não é rocket science. Em caso de avaria, mandam à marca, e em caso de litígio, devem ter uns quantos juristas para se dedicar a isso.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          Eu nunca fui a uma oficina de marca e sempre tive garantia... lol
                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                          As empresas de renting também fazem as manutenções nas oficinas Midas, Bosch Car Service, etc. Vocês ficaram parados em 1990?
                          Pois, quando se fala em manutenção fora da marca convém referir que é nas oficinas autorizadas, colocando o respectivo carimbo. Midas, Norauto, etc.
                          Sem referir isso parece que estão a fazer dos outros estúpidos sendo vocês os supra sumos da batata doce.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Acho um exagero e tem custos inaceitáveis, quer para os fabricantes e fornecedores, como para o cliente final.

                            Aumentar para 3 anos e progressivamente até aos 5, parece-me mais sensato e sobretudo, exequível.
                            É.
                            De tal maneira que tantas e tantas marcas já dão facilmente 3 , 4 e 5 anos de garantia. Daí até 10 já é outra conversa.

                            Comentário


                              #74
                              Tendo em conta que o mercado automovel considera cerca de 10 a 12 anos o tempo de vida de um carro, diria que 10 anos de garantia é no minimo ridiculo, na minha opinião.
                              O meu Jazz de 2002 foi chamado o ano passado a um recall, muito para lá do seu tempo expectavel de vida, e continua a viver. O que acho é que a haver alguma peça defeituosa, esta se manifestar nos primeiros anos de vida, não será preciso tanto tempo, digo eu.

                              Comentário


                                #75
                                Pede 10 anos de garantia quem não produz ou produz "papel"....vejo muitos

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Quanto às manutenções, as locadoras estão a abandonar as marcas. A manutenção preventiva de uma viatura não é rocket science. Em caso de avaria, mandam à marca, e em caso de litígio, devem ter uns quantos juristas para se dedicar a isso.
                                  Tal como as seguradoras cada vez mais empurram as revisões para as oficinas com as quais têm acordo$.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                    Tal como as seguradoras cada vez mais empurram as revisões para as oficinas com as quais têm acordo$.
                                    Algumas até oficinas próprias possuem.

                                    serve para controlo de custos e dissuasão de possíveis fraudes

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      Tendo em conta que o mercado automovel considera cerca de 10 a 12 anos o tempo de vida de um carro
                                      O tempo de vida de um carro são 10 a 12 anos?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                        Pede 10 anos de garantia quem não produz ou produz "papel"....vejo muitos
                                        Será que é assim tão complicado produzir componentes auto que durem pelo menos 10 anos?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Não é que seja complicado... mas o lucro dos fabricantes não está na venda dos automóveis em si, mas sim nas peças que irão ser repostas no tempo de vida útil dos 15 anos.

                                          Os fabricantes que faziam carros para 20-30 anos já faliram...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Faliram?


                                            Comentário


                                              #82
                                              OK... alguns ainda não... entretanto começaram a fazer carros que dessem dinheiro!

                                              Alguns até ardem que é para nem durarem 10 anos...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                Faliram?


                                                Essa então é um óptimo exemplo do que o CL referia

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  O tempo de vida de um carro são 10 a 12 anos?
                                                  Qual foi a parte que não percebeste mesmo?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                    Qual foi a parte que não percebeste mesmo?
                                                    O que não falta por aí são carros com 20 anos (e até mais) perfeitamente funcionais.

                                                    Eu próprio tenho um carro com 11 anos (A4 B8) que está praticamente como novo.

                                                    Por isso, fiquei curioso: onde foste buscar esse limite de idade para os carros?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      É a meta quando se projectam carros...

                                                      Eu tenho um com 15 anos que está novo e só tem 128 mil km... dá-me um prazer enorme todos os dias! Ainda hoje de manhã, às 7h30 da mãedrogada! Estava um briol do camano... é tão bom ter estofos de pele aquecidos... é tão bom sentir o rabiosque, os pés e as costas quentinhas quando toda a gente gela lá fora...

                                                      Mas em termos de NCap... está muito longe dos padrões actuais... E nem tenho um tablet de 10" lá plantado à frente onde possa ligar o Android App...


                                                      Mas é daquelas coisas... onde se aponta a frente... ele vai certinho e direitinho!




                                                      Eu gosto do PCP porque vêem sempre muito mais à frente!


                                                      Há uns 4 meses que eles andam a reinvindicar um salário mínimo de 850€! O nosso governo já fala em 750€ em 2023... Portanto o PCP tem algum efeito!


                                                      Agora eles querem garantia automóvel com um mínimo de 10 anos... O legal acho que ainda está nos 2 anos... (em 2001 quando comprei um dos Rover já tive 3 anos ou 100k km...) hoje, 18 anos após, quase 19!, ainda há quem se contente com 2 anos num carro novo!

                                                      Portanto os tais 10 anos serão um bom ponto de partida para uma discussão profícua para um mínimo de 5 anos... ou 3 anos já em 2021.
                                                      Editado pela última vez por CL; 07 November 2019, 16:58.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Será que é assim tão complicado produzir componentes auto que durem pelo menos 10 anos?
                                                        Não produzes peças/componentes/objectos alvo de função com desgaste/fadiga....check!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Ai produzes, produzes... e o "eu" sabe que se produz para um determinado ciclo mínimo de utilizações!

                                                          Normalmente utilizam-se uns factores majorantes quando não queremos correr riscos... noutras vezes o factor majorante é adequado ao que se pretende obter, seja lá o que fôr... pode ser 100 quilhões de ciclos... podem ser apenas 1,1 quilhões de ciclos...

                                                          E depois depende da qualidade de fabrico e de onde se manda fabricar e que materiais são mesmo utilizados...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            O que não falta por aí são carros com 20 anos (e até mais) perfeitamente funcionais.

                                                            Eu próprio tenho um carro com 11 anos (A4 B8) que está praticamente como novo.

                                                            Por isso, fiquei curioso: onde foste buscar esse limite de idade para os carros?
                                                            Até eu dei o meu exemplo que tenho um carro com 17 anos e está impecável, a questão é que as marcas projetam carros para essa duração, aliás, até mesmo em peças de reserva apenas são obrigados a tê-las durante 10 anos, em lado nenhum eu disse que os carros só duram isso, não distorças as coisas.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Já lá vai o tempo em que os produtos eram feitos para durar, não pela tecnologia, mas pela necessidade de conjugar produtos cada vez mais avançados e que oferecem mais por menor preço. Temos visto várias marcas fechar portas, outras em processos de recuperação e a redução de custos é um tema que já há vários anos está na ordem do dia.

                                                              Há muito componente que é feito com um nível de qualidade no limite do necessário para cumprir a função e custar o mínimo possível. Os fornecedores podem fazer melhor mas a cobrar mais. E como sabemos na produção dum carro todo o cêntimo conta. Já para não falar que certos gastos são invisíveis para o consumidor e não têm influência directa nas decisões de compra, ainda que possam vir a dar origem a alguma ocorrência com a idade.

                                                              Se compararmos um carro actual com um de há 20-30 anos, apesar de todas as reduções de custo derivadas da evolução tecnológica, a complexidade e os desafios também são incomparavelmente superiores. Veja-se só ao nível da segurança, emissões e toda a electrónica envolvida. Chega a ser incrível o que um segmento C oferece hoje.

                                                              Estou de acordo que uma garantia de 2 anos começa a saber a pouco mas era mais importante uma Lemon Law eficaz que desse aos consumidores a protecção que lhes é devida.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X