Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Holanda. Limite na auto-estrada baixa de 130 para 100 km/h

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Para quem nao é familiar com o conceito de drag aerodinâmico, a diferença entre ir 100 e 130 é de cerca de 3l/100km.

    ou em potencia, 11kW vs 25kW.
    Esta afirmação vale 0 (zero)

    Depende muito do veículo.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
      Esta afirmação vale 0 (zero)

      Depende muito do veículo.
      E o post que fizeste vale quanto? 1 (um) saquinho de carvao?

      Os valores sao baseados num calculo com um Cx de 0,32, 1300kg, motor a gasolina.

      Que so assim por alto representa uma enorme parque do parque automóvel, e que obviamente representa as médias pelas quais ha reducao do consumo considerando todo o parque automóvel.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
        Esta afirmação vale 0 (zero)
        Aqueles valores podem não ser exatos, mas ele tem razão numa coisa: a partir de uma certa velocidade, os consumos aumentam de forma exponencial.

        Dou um exemplo: no meu A4, a 100 Km/h o consumo é de uns 4,5 litros. A 130 já é quase de 6.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          E o post que fizeste vale quanto? 1 (um) saquinho de carvao?

          Os valores sao baseados num calculo com um Cx de 0,32, 1300kg, motor a gasolina.

          Que so assim por alto representa uma enorme parque do parque automóvel, e que obviamente representa as médias pelas quais ha reducao do consumo considerando todo o parque automóvel.
          Nunca tive um carro a consumir +3L por ir a 130 vs 100.....Normalmente +3L é por ir 160-180km/h.

          Acreditar que o ponto certo são 100km/h com calcúlos irreais como esses é de quem não anda ou se está a esforçar muito por uma medida sem sentido.

          Se é para ser mesmo eco burro, as velocidades a que todos os veículos que tive até hoje gastavam menos, era entre os 80-90km/h

          Comentário


            #95
            Já se calculou o impacto desta medida... que se fica por décimas de %...

            Comentário


              #96
              Isto já parece aquelas donas de casa desocupadas que passam horas a comparar detergentes lava tudo porque aquele detergente mata mais x % de bactérias do que o detergente z, quando ao cabo e ao resto nem sequer se deveriam matar o raio das bactérias daquela forma. Mas mesmo com a informação disponível continuam a faze-lo

              Comentário


                #97
                A minha vida prática diz-me que a diferença entre 100 e 145 km/h é de 1,5 litros a cada 100 km... medidos com os meus instrumentos ciêntíficos e os meus tickets das bombas ao fim de vários ensaios de 5-6 mil km cada...

                Já quanto às emissões de CO2 não me posso pronunciar mas sei que hoje ainda não fiz o carro produzir nenhum carbono! Já quanto a mim não sei... não sei quantas vezes já expirei hoje...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                  Para quem nao é familiar com o conceito de drag aerodinâmico, a diferença entre ir 100 e 130 é de cerca de 3l/100km.

                  ou em potencia, 11kW vs 25kW.
                  Como é que é? Significa que todos os carros gastam mais 3L a 130 que a 100 ?

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                    E o post que fizeste vale quanto? 1 (um) saquinho de carvao?

                    Os valores sao baseados num calculo com um Cx de 0,32, 1300kg, motor a gasolina.

                    Que so assim por alto representa uma enorme parque do parque automóvel, e que obviamente representa as médias pelas quais ha reducao do consumo considerando todo o parque automóvel.
                    O problema é esse : pensares que tudo é números e não fazeres ideia do que isso representa numa condução real.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      O problema é esse : pensares que tudo é números e não fazeres ideia do que isso representa numa condução real.
                      Óbvio... porque nunca conduzi um carro.

                      Nem sei fazer a contas a potência, eficiência, atrito de rolamento e aerodinâmico.

                      Newsflash: São números e fórmulas.

                      sl2.jpg
                      sl3.jpg


                      sl3.jpg
                      Editado pela última vez por Illusion; 18 November 2019, 08:40.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Aqueles valores podem não ser exatos, mas ele tem razão numa coisa: a partir de uma certa velocidade, os consumos aumentam de forma exponencial.

                        Dou um exemplo: no meu A4, a 100 Km/h o consumo é de uns 4,5 litros. A 130 já é quase de 6.
                        Só por acaso no teu exemplo é praticamnte uma progressão linear.

                        Comentário


                          Mas... quem anda a 100? Tirando os holandeses!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                            Mas... quem anda a 100? Tirando os holandeses!
                            Não sei, eu às vezes ando a 80km/h....mas é num ciclomotor de 2800W nominais

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              O problema é esse : pensares que tudo é números e não fazeres ideia do que isso representa numa condução real.

                              Adoro estes tolinhos que acham que as leis da física são só teoria e não se aplicam ao mundo real.

                              Comentário


                                Há muitos, muitos carros que não gastam mais 3L a 130 comparando com 100.
                                As leis aplicam-se ao mundo real sim, mal seria, mas não de forma linear como alguns de vocês pensam, isto é as regras são as mesmas mas as variáveis mudam muito de caso para caso.

                                Se têm dúvidas, abram um tópico acerca de consumos a 100 vs 130. Depois vão ter surpresas. Até lá continuem a pensar que é geral que a 130 se gasta mais 3 L que a 100.

                                Comentário


                                  Claro que o que se passa com um Clio não é o mesmo que se passa com um Cayenne, mas estas generalizações à CM são muito bem aceites por quem não percebe nada.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Há muitos, muitos carros que não gastam mais 3L a 130 comparando com 100.
                                    As leis aplicam-se ao mundo real sim, mal seria, mas não de forma linear como alguns de vocês pensam, isto é as regras são as mesmas mas as variáveis mudam muito de caso para caso.

                                    Se têm dúvidas, abram um tópico acerca de consumos a 100 vs 130. Depois vão ter surpresas. Até lá continuem a pensar que é geral que a 130 se gasta mais 3 L que a 100.
                                    A esmagadora maioria....como já alguém apontou estão a olhar para consumos como algo linear que não é.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      Claro que o que se passa com um Clio não é o mesmo que se passa com um Cayenne, mas estas generalizações à CM são muito bem aceites por quem não percebe nada.
                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      A esmagadora maioria....como já alguém apontou estão a olhar para consumos como algo linear que não é.
                                      Como é óbvio.
                                      Mas eu fico espantado que a malta evoca leis da física ou gráficos para generalizarem sobre um assunto criando autênticas inverdades.

                                      Ainda para mais hoje em dia com motores altamente eficientes e com caixas de 6v, 7, 8, 9....ou mesmo de 5....

                                      A vida não é só clio 1.2 60cv que a 100 gasta bem menos que a 130.....

                                      A conclusão a que chego é que as pessoas têm mesmo muito pouca experiência ao volante , com os dados de consumo em tempo real de um CB .

                                      Comentário


                                        Eu juro que cada vez que participo neste forúm e me deparo com a pura ignorância destilada em estupidez me dá vontade de não por cá mais os pés, mas aí seria uma vitória para todos os idiotas deste mundo.


                                        https://theicct.org/sites/default/fi...-EU_121516.pdf


                                        Valores MÉDIOS do segmento B, mais vendido na Europa.

                                        Drag Cx 0.32, area frontal - 2.11, motor a gasolina, 15 graus

                                        Contas para quem não percebe nada disto

                                        https://ecomodder.com/forum/tool-aer...ToStep=5-200-5


                                        A 100 km/h - 76% do atrito vem do ar, são precisos 11.6kW para manter o veiculo a circular, ou para quem não percebe unidades do sistema SI, 15.6 CV - Para aquelas condicões e eficiencia de motor, consome 5.4 l/100km

                                        A 129 km/h - 84% do atrito vem do ar, são precisos 23kW para manter o veiculo a circular, ou para quem não percebe unidades do sistema SI, 30 CV - Para aquelas condições e eficiência de motor, consome 8.32 l/100km

                                        Comentário


                                          https://www.acea.be/uploads/statisti...urope_2017.pdf


                                          Cars are on average 10.7 years old in the EU. Poland, Latvia and Lithuania have the oldest fleets,while the youngest cars can be found in Luxembourg and Belgium (page 9). 

                                          The average age of vans in the EU is close to 11 years (10.7 years).

                                          Among the EU’s five bigautomobile markets, Spain has the oldest light commercial vehicle fleet (page 10). 


                                          Trucks are on average 11.7 years old in the European Union. Greek trucks are the oldest ones,with an average age of 18.7 years (page 11).

                                          Porque faz muito sentido usar os melhores valores disponíveis, quando o parque automóvel em média tem 11 anos, ao invés de usar os valores médios.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            Eu juro que cada vez que participo neste forúm e me deparo com a pura ignorância destilada em estupidez me dá vontade de não por cá mais os pés, mas aí seria uma vitória para todos os idiotas deste mundo.
                                            Estás-te a esticar ...

                                            A tua afirmação foi esta:

                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            Para quem nao é familiar com o conceito de drag aerodinâmico, a diferença entre ir 100 e 130 é de cerca de 3l/100km.

                                            ou em potencia, 11kW vs 25kW.
                                            Não só os valores até são um bocado diferentes dos que referiste agora, como são médias e tentam ilustrar/simplificar uma realidade especifica. Sem explicar e contextualizar, a tua afirmação pouco ou nada vale.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                              Estás-te a esticar ...

                                              A tua afirmação foi esta:



                                              Não só os valores até são um bocado diferentes dos que referiste agora, como são médias e tentam ilustrar/simplificar uma realidade especifica. Sem explicar e contextualizar, a tua afirmação pouco ou nada vale.
                                              Os valores foram explicados logo no post seguinte ao teu post do "zerinho".

                                              E depois começou a insurgência contra a realidade dos factos e das contas ali a cavar um buraco cada vez mais fundo.

                                              Os valores são diferentes porque tendo eu já experiência na matéria coloquei os valores médios de cabeça, agora para ser científico fui buscar as publicações oficiais, mas se queres debater agora 2kW em vez do foco da questão estás à vontade.

                                              Comentário


                                                Realmente não percebo a controvérsia. Todos os meus carros a gasolina, os que tenho e os que tive, gastam muito mais a 160 do que a 100. Nos diesel o fenómeno é efetivamente menos óbvio mas também ocorre.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                  Só por acaso no teu exemplo é praticamnte uma progressão linear.
                                                  Isso é se considerares apenas aqueles dois pontos do gráfico e assumires que a muito baixas velocidades o consumo é quase zero. Mas não é.

                                                  A realidade é mais parecida com isto:

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Realmente não percebo a controvérsia. Todos os meus carros a gasolina, os que tenho e os que tive, gastam muito mais a 160 do que a 100. Nos diesel o fenómeno é efetivamente menos óbvio mas também ocorre.
                                                    Isso e que os aumento são exponenciais, de forma mais evidente quando nos aproximamos dos limites dos carros, também me parece óbvio. Agora há naturalmente acentuadas diferenças consoante os carros.

                                                    O que será difícil é calcular qual o impacto desta medida a nível de trânsito e seu agravamento, a nível de risco porque são velocidades cada vez mais mornas e implicam cada vez mais tempo de condução e até o impacto da qualidade de vida das pessoas e as implicações que daí advêm.

                                                    Reduzindo isto a números, a 130 percorre-se 650 km em 5 horas e a 100 percorre-se apenas 500 km nas mesmas 5 horas, implica uma importante alterção logistica.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Isso é se considerares apenas aqueles dois pontos do gráfico e assumires que a muito baixas velocidades o consumo é quase zero. Mas não é.

                                                      A realidade é mais parecida com isto:

                                                      60/70 km/h será a meta daqui a uns anos ......

                                                      Comentário


                                                        Em autoestrada não faz sentido nenhum limitar a velocidade para reduzir emissões.

                                                        É uma zona para circular rápido com mais condições de segurança que outras vias.

                                                        É o mesmo que fazer uma lei para reduzir o consumo de peixe ou carne ou papel ou tabaco ou doces ou saladas porque faz mal à saúde e ao ambiente. Sim porque há quem não possa comer saladas e praticamente tudo faz mal ao ambiente só para exagerar. Já que a notícia é um exagero.


                                                        Agora limitar a velocidade às condições é diferente. Eu gosto de andar rápido em piso seco e com visão e raramente apanho um Fittipaldi. Mas curiosamente sou muito ultrapassado em dias de chuva ou com transito intenso.


                                                        Para além de que já está previsto um limitador obrigatório nos carros até 2023? Será mesmo para avançar?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                          Isso e que os aumento são exponenciais, de forma mais evidente quando nos aproximamos dos limites dos carros, também me parece óbvio. Agora há naturalmente acentuadas diferenças consoante os carros.

                                                          O que será difícil é calcular qual o impacto desta medida a nível de trânsito e seu agravamento, a nível de risco porque são velocidades cada vez mais mornas e implicam cada vez mais tempo de condução e até o impacto da qualidade de vida das pessoas e as implicações que daí advêm.

                                                          Reduzindo isto a números, a 130 percorre-se 650 km em 5 horas e a 100 percorre-se apenas 500 km nas mesmas 5 horas, implica uma importante alterção logistica.
                                                          Não sei se tens noção.... Mas a Holanda mede cerca de 200km de largura e 300 em comprimento......

                                                          Comentário


                                                            E mesmo cá chega-se a todo lá rápidamente circulando a 120kms/h.

                                                            Há 30 anos ir de Lisboa a Elvas era uma viagem, agora é um saltinho.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                              Realmente não percebo a controvérsia. Todos os meus carros a gasolina, os que tenho e os que tive, gastam muito mais a 160 do que a 100. Nos diesel o fenómeno é efetivamente menos óbvio mas também ocorre.
                                                              Pois mal seria. A questão não era essa.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X