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Meganes com mais de 200mil KM | JM povoa
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Confesso-vos que o que me mete receio nesses 1.5 dci, com tantos km, é o conjunto de bomba de alta pressão, injectores e FAP.
A FAP terá muito a ver com a utilização, já que a minha está com praticamente 200 mil km e de acordo com a última ida ao concessionário, aos 185 mil km, o mesmo está impecável.
Já tudo o que tem a ver com injecção é uma incógnita, e é isso que me faz estabelecer a meta dos 300 mil km para a mandar embora.
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postnão sendo diretamente para ti, mas qualquer carro dura muitos kms, no entanto é preciso saber-se, isso sim, como foi tratado durante esses kms, que peças levou, o que falta mudar. para mim essa é a verdadeira questão.
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostConfesso-vos que o que me mete receio nesses 1.5 dci, com tantos km, é o conjunto de bomba de alta pressão, injectores e FAP.
A FAP terá muito a ver com a utilização, já que a minha está com praticamente 200 mil km e de acordo com a última ida ao concessionário, aos 185 mil km, o mesmo está impecável.
Já tudo o que tem a ver com injecção é uma incógnita, e é isso que me faz estabelecer a meta dos 300 mil km para a mandar embora.
O que se falou aqui é o "fim de vida de um carro" aos 300 mil kms como chapa 7 para todos. Diria que há alguns que nem aí chegam e outros que dobram esta marca. E claro, ainda há a definição de "fim de vida".
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostMas não é isso que está em causa. Aliás, tendo 100 mil ou 300 mil kms, se vais comprar usado, essa máxima aplica-se sempre.
E estás no teu direito, como é óbvio. Conheço quem faça 100 mil kms em 3 anos e troca de carro porque diz que o carro já não fica o mesmo depois desta quilometragem. É a ideia dele, e como tal, eu tenho que respeitar.
O que se falou aqui é o "fim de vida de um carro" aos 300 mil kms como chapa 7 para todos. Diria que há alguns que nem aí chegam e outros que dobram esta marca. E claro, ainda há a definição de "fim de vida".
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostTeoricamente não existe um "fim de vida", mas qualquer viatura/máquina, dependendo da qualidade e do tipo de utilização, tem um ponto em que ou é recondicionada ou as paragens para manutenção correctiva passam a ser demasiadas. Isto é mais visível a nível industrial que a nível doméstico.
Tens desde logo:
- tipo de motor
- tipo de utilização
- manutenção
- idade
- ...
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostE essa altura depende de tantos factores que não pode ser taxativamente apontada a uma quilometragem específica.
Tens desde logo:
- tipo de motor
- tipo de utilização
- manutenção
- idade
- ...
Nem de propósito ontem levei a Astra 1.7 CDTI 101cv à IPO anual.
O inspector pergunta-me os kms e digo-lhe 271576 km, ele diz "Ah este ainda tem poucos kms para o motor que é".
No teste de aceleração e controlo de gases e relanti, dele diz, " parece um relógio".
No fim após concluir todos os testes, direcção, travagem, amortecedores, folgas... etc, dá-me a folha verde sem anotações e termina dizendo que está muito bom e por baixo e tudo parece novo!
Resumindo, é um carro velho mas em bom estado.Editado pela última vez por Gavela; 25 February 2020, 10:51.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostExactamente.
Nem de propósito ontem levei a Astra 1.7 CDTI 101cv à IPO anual.
O inspector pergunta-me os kms e digo-lhe 271576 km, ele diz "Ah este ainda tem poucos kms para o motor que é".
No teste de aceleração e controlo de gases e relanti, dele diz, " parece um relógio".
No fim após concluir todos os testes, direcção, travagem, amortecedores, folgas... etc, dá-me a folha verde sem anotações e termina dizendo que está muito bom e por baixo e tudo parece novo!
Resumindo, é um carro velho mas em bom estado.
PS: não relacionem estes km com a barreira psicológica dos 300k km.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostExactamente.
Nem de propósito ontem levei a Astra 1.7 CDTI 101cv à IPO anual.
O inspector pergunta-me os kms e digo-lhe 271576 km, ele diz "Ah este ainda tem poucos kms para o motor que é".
No teste de aceleração e controlo de gases e relanti, dele diz, " parece um relógio".
No fim após concluir todos os testes, direcção, travagem, amortecedores, folgas... etc, dá-me a folha verde sem anotações e termina dizendo que está muito bom e por baixo e tudo parece novo!
Resumindo, é um carro velho mas em bom estado.
A utilização é determinante a longo prazo, ele fazia viagens para o Algarve com 30 e tal graus a rebocar uma mota de água a 170/180 ou seja a fundo, não dá muita saúde ...
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Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostTive um amigo com um que gripou o motor muito antes desses km, mas já anteriormente tinha gripado um Astra do modelo anterior 1,4.
A utilização é determinante a longo prazo, ele fazia viagens para o Algarve com 30 e tal graus a rebocar uma mota de água a 170/180 ou seja a fundo, não dá muita saúde ...
Já reparaste nas dezenas e dezenas de manchas pretas/negras nas bermas da A2 tanto para sul, como em sentido contrário?
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostHá uns meses vendi um carro desses com 305k km. Mecanicamente, tudo óptimo... Já a electrónica estava a morrer a pouco e pouco.
PS: não relacionem estes km com a barreira psicológica dos 300k km.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostA electrónica poderá ser um ponto menos bom, mas achei curioso, foi logo o facto do inspector dizer que este ainda tem poucos kms para o motor que é! Ele não faz mais nada que é ver/inspeccionar carros, deve ter lá um histórico deles bem mais rodados, para aquela afirmação!
De resto, a pessoa que ficou com o carro à retoma, referiu que a mecânica estava aparentemente impecável. Mas obviamente que já tinha levada amortecedores, alguns sinoblocos, etc.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostMas não é isso que está em causa. Aliás, tendo 100 mil ou 300 mil kms, se vais comprar usado, essa máxima aplica-se sempre.
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Originalmente Colocado por Gavela Ver PostA electrónica poderá ser um ponto menos bom, mas achei curioso, foi logo o facto do inspector dizer que este ainda tem poucos kms para o motor que é! Ele não faz mais nada que é ver/inspeccionar carros, deve ter lá um histórico deles bem mais rodados, para aquela afirmação!
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Postaplica-se sempre, é certo, mas tendo 100 ou 150 mil é bem diferente de 300 mil, em que na última quilometragem deve ter mudado já umas quantas peças, bem diferente de um carro aos 100 mil se tratado até aí de forma relativamente digna.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostExplicação técnica
Vendi a minha antiga carrinha com 293 mil kms há 3 anos e meio. Tinha gasto 200€ num tubo do intercooler, fora as manutenções normais. Ainda está para as curvas hoje. Isso dos carros com 300 mil kms em fim de vida é uma falácia e bem grande. Há uns com 100 mil bem piores que alguns com 300 mil. Depende de tanta coisa que generalizar dessa forma não faz sentido algum.
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Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver PostJá eu tive um segmento c diesel (tipo Megane) que troquei aos 265000 que sempre fez as manutenções a tempo e horas e que até ao dia em que a troquei levou uma embraiagem, um bimassa, uma egr, uma corrente de distribuição 2 amortecedores 2x os braços em ferro que ligam ao braço de direção e mais umas coisitas pequenas quando acendeu a luz de avaria e safemode umas 3 a 4x. Quase tudo depois dos 200000km, de resto impecável e tenho a certeza que quem anda com o carro ainda fará muitos km...
Claro que na internet há sempre casos de 300 mil km apenas a trocar óleos e filtros, lol.
Mas eu diria que entre 200 e 300 mil o carro está ainda em plena vida útil, mas com alguns custos. Se formos nós a comprar peças e substituir, os custos podem ser " irrisórios ".
Agora, se por vida útil se entende apenas as revisões normais sem trocar mais nada, apontava para o máximo de 150 mil km
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Está discussão é caricata... E no contexto deste fórum não deixa de ser irónica.
Causou comichão a expressão que usei, um carro eatar em fim de vida aos 300000km, imagino que isto tenha entrado em confronto com as crenças pessoais de cada um que se sentiu contrariado, com as experiências pessoais de cada um e com o facto eventualmente de possuírem carros que vão a caminho dessas marcas.
Não deixa de ser caricato que quando por vezes lemos outros tópicos do género, ou até mesmo os tópicos dedicados aos elétricos e híbridos, se demonise is carros diesel porque todos vão avariar o FAP, a embraiagem e o bimassa, os injetores vão todos avariar e logo de seguida a egr, e isto tudo muito antes dos 200000km! De repente neste tópico, os carros fazem todos muito mais que 300000km só com manutenções programadas....
Comi devem ter ligo, ou pelo menos deviam, eu disse que é possível fazer muito mais que 300k, que na verdade se pode prolongar a vida de um carro indefinidamente, terá o seu custo. Obviamente que é impossível dizer o número exacto em que o carro irá acabar, é como com um ser humano, há uma estimativa de esperança de vida, mas uns morrem aos 20 anos e outros aos 100 anos. É portanto uma meta teórica, e quem pensar que facilmente chega aos 300000km com manutenções programadas está a ser optimista, tudo o que se constrói tem uma lógica de ciclo de vida esperada, é um facto e depois de facto pode ser extendido com reoacaoes e cuidados.
Isto para dizer apenas que para os km apresentados nos anúncios 220000km o preço estava elevado pois rapidamente se chega a um percurso teórico de final de vida em que serão necessários vários € para Continuar a te rum carro funcional, seguro e confortável.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSim, mas eu considero que essas coisas que tiveste no carro, são normais, admitindo que os componentes não duram para sempre.
Claro que na internet há sempre casos de 300 mil km apenas a trocar óleos e filtros, lol.
Mas eu diria que entre 200 e 300 mil o carro está ainda em plena vida útil, mas com alguns custos. Se formos nós a comprar peças e substituir, os custos podem ser " irrisórios ".
Agora, se por vida útil se entende apenas as revisões normais sem trocar mais nada, apontava para o máximo de 150 mil km
Por acaso ainda convivo com o carro esporadicamente e vai andando, não sei se mudou mais alguma coisa entretanto, mas já não é carro para fazer grandes viagens.
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Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver PostClaro que são coisa normais.... Chegaram ao fim de vida e foi necessário substituir, não foram foi baratas.... Não dá para comprar uma embraiagem e bimassa baratos e mudar em casa! Nem uma corrente de distribuição e mudar em casa... (estas foram as reparações mais dispendiosas)
Por acaso ainda convivo com o carro esporadicamente e vai andando, não sei se mudou mais alguma coisa entretanto, mas já não é carro para fazer grandes viagens.
No meu velho HDI foram 300 e tal euros apenas. Mas em muitos casos ultrapassa os 1000 euros.
E dá para fazer em casa mas é preciso saber ou ter tempo para aprender, estar disposto a poder sacrificar o carro caso a experiencia corra mal, e claro, é preciso investimento em ferramentas e preferencialmente uma boa garagem com elevador ( ou buraco ).
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Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver PostEstá discussão é caricata... E no contexto deste fórum não deixa de ser irónica.
Causou comichão a expressão que usei, um carro eatar em fim de vida aos 300000km, imagino que isto tenha entrado em confronto com as crenças pessoais de cada um que se sentiu contrariado, com as experiências pessoais de cada um e com o facto eventualmente de possuírem carros que vão a caminho dessas marcas.
Não deixa de ser caricato que quando por vezes lemos outros tópicos do género, ou até mesmo os tópicos dedicados aos elétricos e híbridos, se demonise is carros diesel porque todos vão avariar o FAP, a embraiagem e o bimassa, os injetores vão todos avariar e logo de seguida a egr, e isto tudo muito antes dos 200000km! De repente neste tópico, os carros fazem todos muito mais que 300000km só com manutenções programadas....
Comi devem ter ligo, ou pelo menos deviam, eu disse que é possível fazer muito mais que 300k, que na verdade se pode prolongar a vida de um carro indefinidamente, terá o seu custo. Obviamente que é impossível dizer o número exacto em que o carro irá acabar, é como com um ser humano, há uma estimativa de esperança de vida, mas uns morrem aos 20 anos e outros aos 100 anos. É portanto uma meta teórica, e quem pensar que facilmente chega aos 300000km com manutenções programadas está a ser optimista, tudo o que se constrói tem uma lógica de ciclo de vida esperada, é um facto e depois de facto pode ser extendido com reoacaoes e cuidados.
Isto para dizer apenas que para os km apresentados nos anúncios 220000km o preço estava elevado pois rapidamente se chega a um percurso teórico de final de vida em que serão necessários vários € para Continuar a te rum carro funcional, seguro e confortável.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostDepende dos motores, mas sim os minimamente modernos tem embraiagem´bimassa caros.
No meu velho HDI foram 300 e tal euros apenas. Mas em muitos casos ultrapassa os 1000 euros.
E dá para fazer em casa mas é preciso saber ou ter tempo para aprender, estar disposto a poder sacrificar o carro caso a experiencia corra mal, e claro, é preciso investimento em ferramentas e preferencialmente uma boa garagem com elevador ( ou buraco ).
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostA quem causou comichão? a mim não foi, até porque se eu pudesse teria carros antigos e não andava de carro moderno. Mais que fazer.
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Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver PostA quem não aceitou que um carro tem uma ciclo de vida útil, e em todo o lado que possas pesquisar se aponta para algo em torno dos 250k 350k km, É um facto. (que não invalida que se possa prolongar essas marcas)
Mas eu até concordo contigo mas não para 300 mil. Penso que aos 500 ou 600 mil quando o motor em si já não tem nem o mesmo som, nem consumos nem performance, aí sim penso que chegou altura de trocar, até porque provavelmente o motor já precisa de rectificações.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostMas acho que não foi comichão, apenas debater pontos de vista. Acho eu, posso tar enganado né :P
Mas eu até concordo contigo mas não para 300 mil. Penso que aos 500 ou 600 mil quando o motor em si já não tem nem o mesmo som, nem consumos nem performance, aí sim penso que chegou altura de trocar, até porque provavelmente o motor já precisa de rectificações.
Mas dá para andar meio milhão de km com um carro, dá, tem que se ir trocando e reparando o que for necessário pelo caminho.
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Originalmente Colocado por Nelson1003 Ver PostPodes pesquisar... Há tanta coisa para lá do bloco do motor, se calhar esse até é a menor das preocupações que tem uma estimativa de vida várias vezes inferior aos 500000km e mais dispendiosas que o bloco do motor, faps, transmissão, injetores, caixa de velocidades, sistemas de travagem, suspensões, chapa, sistemas elétricos e eletrónicos, etc etc que seria necessário trocar para chegar a essas marcas....
Mas dá para andar meio milhão de km com um carro, dá, tem que se ir trocando e reparando o que for necessário pelo caminho.
Mas pior que os custos do pós 200 ou 300 mil KM, é a falta de confiança que alguns carros podem provocar. Nunca se sabe quando se fica a meio da viagem.
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