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Efeitos da Crise Covid na Industria Automóvel
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O stress mais recente é a falta de chips fruto de dois motivos: o primeiro é a procura ter disparado por causa dos confinamentos e o segundo é a ruptura de cadeias de produção nos EUA.
Isso para já dá a produção interrompida em fábricas tão variadas como a Auto Europa ou a fábrica da Toyota na Rep Checa.
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Originalmente Colocado por Celsius Ver Posthttps://www.jornaldenegocios.pt/empr...quinta-posicao
Dados de Fevereiro.
Pug com 19% do mercado e Renault com quebra superior a 70%.
- Peugeot 208, 18.375 (-12%)
- Peugeot 2008, 17.120 (+51%)
- Volkswagen Golf, 16.185 (-34%)
- Toyota Yaris, 15.467 (+7%)
- Fiat Panda, 15.400 (-13%)
- Renault Clio, 15.349 (-38%)
- Citroen C3, 15.281 (-6%)
- Opel/Vauxhall Corsa, 14.615 (-21%)
- Skoda Octavia, 14.554 (-2%)
- Volkswagen T-Roc, 13.829 (0%)(...)"
Sorpresa, a febbraio la Peugeot 208 è l'auto più venduta d'Europa
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Se o Clio está com quebras brutais, é melhor nem falar do Captur.
Desapareceu completamente dos tops, e mesmo cá em PT não se veem unidades matriculadas recentemente.
Seria curioso ver se a distribuição das vendas entre diesel e gasolina justifica esta quebra.
Como disse anteriormente, o Panda é um carro eterno. Vai ser o último carro a ser vendido com motor de combustão.
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Originalmente Colocado por pm2lp Ver PostPois, eu já tinha falado disso, não sei se neste tópico ou noutro... Um testemunho real dum vendedor Renault que não consegue atingir os objectivos e no mesmo espaço o da dacia com objectivo de vender 6 carros vendeu 26... Porque convenhamos, quem é que no seu perfeito juízo vai pagar mais 6 ou 7 mil euros pela mesma coisa? O bocadinho de conforto ou isolamento extra não compensam isso... E a Renault está ciente disso, tanto que acabaram de subir os preços dos novos sanderos só porque sim.
http://www.motorconsult.pt/mercado/v...s#.YFvZgzhUmNw
(e ambos menos do que o GLC...)
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Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver PostSe o Clio está com quebras brutais, é melhor nem falar do Captur.
Desapareceu completamente dos tops, e mesmo cá em PT não se veem unidades matriculadas recentemente.
Seria curioso ver se a distribuição das vendas entre diesel e gasolina justifica esta quebra.
Como disse anteriormente, o Panda é um carro eterno. Vai ser o último carro a ser vendido com motor de combustão.
A Renault está simplesmente a desaparecer do mapa em termos de vendas e eu não consigo entender a razão para tal.
Já a Peugeot é exactamente o contrário e também não consigo perceber porque...
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Originalmente Colocado por RAD Ver PostSandero a vender tanto como o Clio, que caiu 85% face a 2020:
Modelos - MotorConsult - Consultoria e Formação Automóvel
(e ambos menos do que o GLC...)
Folgo é em saber que a treta dos micro híbridos e mesmo os plugins está a dar barraca nas vendas, afinal quem compra não se deixa enganar assim tão facilmente.
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Originalmente Colocado por pm2lp Ver PostO Sandero é normal que deixe de vender, já não têm muitos carros em stock e as encomendas feitas agora só chegam em Outubro/Novembro.
Folgo é em saber que a treta dos micro híbridos e mesmo os plugins está a dar barraca nas vendas, afinal quem compra não se deixa enganar assim tão facilmente.
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Mais vendidos na Itália: Peugeot cresce e ameaça VW na vice-liderança
Ford Puma é destaque, conquistando a 3ª posição e liderando entre os SUVs e crossovers
https://motor1.uol.com.br/news/49671...evereiro-2021/
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Originalmente Colocado por H83 Ver PostA Renault está simplesmente a desaparecer do mapa em termos de vendas e eu não consigo entender a razão para tal.
Já a Peugeot é exactamente o contrário e também não consigo perceber porque...
Pelo menos em Portugal a falta de motores diesel no Clio e Captur está a ter impactos.
A meu ver de momento a Peugeot vende pela estética original e diferente do resto. O grosso das vendas deles está no 208, 2008 e 3008.
Não me lembro de ver 2008 ou 3008 matriculados recentemente, mas eles andarão por aí.Editado pela última vez por filipeGtturbo; 25 March 2021, 17:44.
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A Renault fez uma aposta algo estranha no Clio ( e no Captur foi semelhante).
Um carro com plataforma nova e motores novos (1.0 vs 0.9 e o híbrido vs o DCI) e apostaram na continuidade estética. Convenhamos que ao longe não se distinguem assim tão facilmente.
Esta fórmula é precisamente o inverso do que a indústria costuma fazer, tanto que muitas vezes entre gerações se mantêm os motores e aparecem motores novos nos restylings. Lembro me do primeiro Megane manter os motores do R19 até ao restyling.
Foi uma aposta arriscada. Na minha opinião foi uma ma aposta dado o cansaço que as linhas apresentam ao fim de algum tempo. É irremediável e acontece com todos, mas acaba por ser pior nos carros mais vistos nas estradas.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostA Renault fez uma aposta algo estranha no Clio ( e no Captur foi semelhante).
Um carro com plataforma nova e motores novos (1.0 vs 0.9 e o híbrido vs o DCI) e apostaram na continuidade estética. Convenhamos que ao longe não se distinguem assim tão facilmente.
Esta fórmula é precisamente o inverso do que a indústria costuma fazer, tanto que muitas vezes entre gerações se mantêm os motores e aparecem motores novos nos restylings. Lembro me do primeiro Megane manter os motores do R19 até ao restyling.
Foi uma aposta arriscada. Na minha opinião foi uma ma aposta dado o cansaço que as linhas apresentam ao fim de algum tempo. É irremediável e acontece com todos, mas acaba por ser pior nos carros mais vistos nas estradas.
Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver PostO mesmo por aqui, pelo menos no segmento B/B-SUV. A oferta da Renault no segmento C neste momento não é apelativa, principalmente o Kadjar.
Pelo menos em Portugal a falta de motores diesel no Clio e Captur está a ter impactos.
A meu ver de momento a Peugeot vende pela estética original e diferente do resto. O grosso das vendas deles está no 208, 2008 e 3008.
Não me lembro de ver 2008 ou 3008 matriculados recentemente, mas eles andarão por aí.
Curiosamente a Renault nunca teve um Megane com uma estética tão interessante, mas também nunca vendeu tão pouco.
Originalmente Colocado por H83 Ver PostA Renault está simplesmente a desaparecer do mapa em termos de vendas e eu não consigo entender a razão para tal.
Já a Peugeot é exactamente o contrário e também não consigo perceber porque...
Há tempos falamos disso no topic da marca. Creio que é um mix de situações: pandemia, falta de novidades disruptivas, atraso na reação ao mercado...
Por outro lado, creio que o lançamento do Arkana não vem acrescentar nada. Temos um carro caro, entre segmento B e C e que não é carne nem peixe.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostA Renault fez uma aposta algo estranha no Clio ( e no Captur foi semelhante).
Um carro com plataforma nova e motores novos (1.0 vs 0.9 e o híbrido vs o DCI) e apostaram na continuidade estética. Convenhamos que ao longe não se distinguem assim tão facilmente.
Esta fórmula é precisamente o inverso do que a indústria costuma fazer, tanto que muitas vezes entre gerações se mantêm os motores e aparecem motores novos nos restylings. Lembro me do primeiro Megane manter os motores do R19 até ao restyling.
Foi uma aposta arriscada. Na minha opinião foi uma ma aposta dado o cansaço que as linhas apresentam ao fim de algum tempo. É irremediável e acontece com todos, mas acaba por ser pior nos carros mais vistos nas estradas.
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Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
Por outro lado, creio que o lançamento do Arkana não vem acrescentar nada. Temos um carro caro, entre segmento B e C e que não é carne nem peixe.
É caro demais, sem diesel (que ainda é procurado neste segmento) e não tem arrojo estético suficiente para se destacar.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostO actual Captur vi-o num nível de equipamento soberbo, o problema maior é o que referes, o cansaço ou pouco arrojo exterior, é um excelente Crossover urbano, o 2008 é precisamente o inverso a meu ver , na disputa de utilitário o arrojo do 208 é avassalador e as vendas a nível europeu destacam isso mesmo. Não é um fenómeno exlusivo do mercado francófono.
Do ponto de vista estético não posso falar muito dado que nunca gostei da linguagem estilística da Renault dos últimos anos, Clio IV para a frente. Diz-me zero.
Mas gostando ou não da linguagem que adoptaram, o cansaço das linhas é evidente. Tanto que a fórmula do Golf resulta porque as linhas são clássicas, coisa que não acontece nestes Renault.
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Originalmente Colocado por Motora Ver Post
A gama phev parece mto competitiva.
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Tempestade perfeita para o sector automóvel - Crise covid e logo de seguida crise dos chips.
Esta última está bem explicada aqui:
https://edition.cnn.com/2021/04/29/b...ods/index.html
Ainda por cima na semana passada houve um grande incêndio numa fábrica Japonesa muito relevante.
Outra nota interessante que falam aí, e que já tinha visto referido, é a falta de stock nos dealers Norte-Americanos estar a levar a aumento de preços - dificilmente replicáveis cá dada a monumental diferença de recuperação económica cá - muito discreta - e lá - fulgurante.
https://jalopnik.com/is-it-worth-try...f-t-1846772962
Aí fala-se de novos mas tb está a influenciar os usados.
Noutra nota os concessionários por cá é que devem estar bastante apertados. A procura secou a certa altura com lockdown´s e incertezas e agora temos a falta de inventário e de possibilidades de os repor rapidamente e de garantir entregas e encomendas em tempos razoáveis.Editado pela última vez por Celsius; 03 May 2021, 15:47.
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Após os dados de Abril, de notar a acentuada queda da Tesla (-52%) no acumulado do ano. Em Abril não matriculou nenhum carro apresentando 317 matriculações de Janeiro a Abril de 2021. O ano passado entre Jan e Abril tinha feito 671 matriculações. Pior mesmo só a Mitsubishi com uma queda de 53,6% no acumulado de Jan a Abr 2021.
O mercado de ligeiros de passageiros registou uma queda de 4,5% no mesmo periodo.
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Com a gama reduzida e envelhecida da Mitsubishi, essa queda é esperada.
Não sei se o novo Outlander vai ser vendido na Europa, se não for a coisa está difícil.
O Space Star está completamente datado. Agora tem uma versão Cross, com estilo SUV, mas duvido que vá vender alguma coisa.
O Eclipse Cross é uma miragem. Até agora só vi um, carro de serviço de um stand Mitsubishi.
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Originalmente Colocado por Celsius Ver PostTempestade perfeita para o sector automóvel - Crise covid e logo de seguida crise dos chips.
Esta última está bem explicada aqui:
https://edition.cnn.com/2021/04/29/b...ods/index.html
Ainda por cima na semana passada houve um grande incêndio numa fábrica Japonesa muito relevante.
Outra nota interessante que falam aí, e que já tinha visto referido, é a falta de stock nos dealers Norte-Americanos estar a levar a aumento de preços - dificilmente replicáveis cá dada a monumental diferença de recuperação económica cá - muito discreta - e lá - fulgurante.
https://jalopnik.com/is-it-worth-try...f-t-1846772962
Aí fala-se de novos mas tb está a influenciar os usados.
Noutra nota os concessionários por cá é que devem estar bastante apertados. A procura secou a certa altura com lockdown´s e incertezas e agora temos a falta de inventário e de possibilidades de os repor rapidamente e de garantir entregas e encomendas em tempos razoáveis.
Eu já tinha dito no inicio do Covid que os preços não iriam descer ao contrário de uma data de profetas aqui. Não desceram...e agora estão a subir. E estão a subir, principalmente nas frotas, porque não há dinheiro por parte dos importadores para colocar nos negócios. O negocio automóvel em Portugal, salvo excepções, é um negocio de volume: é um negocio de milhões que dá tostões. Em 2019 havia, para algumas contas, descontos acima dos 30%, inclusive nas marcas Premium. Isso acabou.
Há percentuais de desconto a cair 10%. Não há milagres. Sem vendas/volume não há dinheiro.
Tenho "n" empresas as queixarem-se que conseguiam colocar o carro X ou Y na renda X ou Y e agora não. Tenho "n" utilizadores de empresas a dizerem que há 3 anos conseguiram o Serie 4 Grand Coupé, ou a Audi A4 e agora nem um 3008 conseguem. E não é só porque as locadoras estão a promover prolongamentos e a levantar o pé nos valores residuais dos carros a diesel. É porque os descontos desceram...e desceram muito.
Não há dinheiro e, é verdade, o tema dos semicondutores/chips só veio penalizar ainda mais.....
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Outra coisa "engraçada" nos EUA.
Li algures que as empresas de rent-a-car precisam de inventário, nomeadamente para as férias de verão que lá se preveem em grande.
Problema: Não há stock de novos.
Solução: Estão a participar em força em leilões de usados - com o correspondente efeito no preços dos mesmos pela maior procura.
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