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    #31
    Eu se comprasse agora um carro com 20 e tal anos escolheria um Toyota Corolla sedan ou um Nissan Sunny 1.3SLX castanho cócó made in Japan a gasolina. Não tem nada que saber. Os velhos sé que a sabem toda

    Se te metes com diesel está fdd. O que ganhas em consumos perdes na oficina.

    Comentário


      #32
      Esses motores mais antigos a gasolina, mesmo de baixa cilindrada, não te vão fazer milagres nas médias...

      Se for pra ir a Starlets e Micras mais vale o Saxo 1.5D

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DelSol Ver Post
        Esses motores mais antigos a gasolina, mesmo de baixa cilindrada, não te vão fazer milagres nas médias...

        Se for pra ir a Starlets e Micras mais vale o Saxo 1.5D
        Acho que não existiam em diesel salvo erro.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Acho que não existiam em diesel salvo erro.
          O Starlet tinha o 1.5D se não estou em erro...

          Comentário


            #35
            Pelo menos o Micra II sim.

            Comentário


              #36
              E carro comercial, ponderas?

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                #37
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                - VW Lupo 1.4 TDI - muito económico e boa fiabilidade, mas preços habitualmente inflacionados
                - VW Polo 9N 1.4 TDI; - Idem
                - Smart Fortwo cdi; - caixas auto. problemáticas e não consegue ser muito mais económico que os 1.4 TDI. Para além de que estes são bem mais polivalentes
                - Citroen Saxo 1.5 D - melhor economia de utilização (entre consumos e manutenção), mas segurança muito pobre

                Vê também outros pequenos Diesel da época como Fiat Punto, Opel Corsa, Peugeot 106 (só com motor 1.5D), etc.
                Tambem penso que globalmente é isto que penso.
                Vinha tambem referir que de facto o Saxo está num patamar de segurança ainda muito anos 90 , tal como 106 e mais alguns, coisa que já não acontece nos Polo 9n, etc.

                Relativamente ao motor, o 1.5D é de facto muito fiável e nem tem turbo nem intercooler , sempre fica mais simples, mas tem apenas 1 coisa que afectou alguns : o retentor da cambota pode ceder e pinga óleo para a distribuição e se não for visto a tempo pode quinar o motor, mas isso dá sinal, havendo pingas de óleo no chão. Num check regular ao capot ( que toda a gente devia fazer 1 vez por mês pelo menos ) isso detecta-se facilmente.

                Depois claro, é um motor fraquito e barulhento, mas cumpre.

                E, há um 106 1.5D supostamente com versão de caixa longa, que é mais lento que a versão de caixa curta ( 18s 0-100 vs 15s ).

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                  Preferia um mercedes 190 D do que qualquer um desses referidos.

                  Manutenção e peças baratas.

                  Agora, o barata sai caro.
                  É uma comparação muito injusta.
                  O 190D obviamente que é outro carro, mas é muito antigo, pode dar mais problmas e alem disso gasta muito mais que qualquer um dos referidos.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    É uma comparação muito injusta.
                    O 190D obviamente que é outro carro, mas é muito antigo, pode dar mais problmas e alem disso gasta muito mais que qualquer um dos referidos.
                    e muitos deles atualmente devem ter "ouro" na mala pelo preço a que são vendidos...e no 190d é obrigatório perguntar quantas vezes o odometro deu a volta ou quantos já teve diferentes....

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Acho que não existiam em diesel salvo erro.


                      Como referido, existe sim o Starlet com o 1.5D...

                      E o Micra também já o tinha referido, que tinha o 1.5d que no caso até é o da PSA.





                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Já que referes o Micra... o mesmo chegou a ter o mesmo 1.5D da PSA...

                      Se bem que a nível de escalonamento de caixa, o Saxo tinha melhor velocidade que o Micra.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                        E, há um 106 1.5D supostamente com versão de caixa longa, que é mais lento que a versão de caixa curta ( 18s 0-100 vs 15s ).


                        E no Saxo também existia essa versão caixa longa... sendo que a vel. maxima era de 156km/h para os 158km/h para a caixa curta.

                        Comentário


                          #42
                          O starlet e o micra também têm o mesmo motor 1.5D do saxo/106, mas é preciso cuidado que não é fácil arranjar certas coisas e o que fôr diferente do 106/saxo, será geralmente mais caro

                          Radiadores, tubos de água, transmissões, etc

                          Comentário


                            #43
                            apagar
                            Editado pela última vez por nto; 20 May 2020, 17:00.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Eu se comprasse agora um carro com 20 e tal anos escolheria um Toyota Corolla sedan ou um Nissan Sunny 1.3SLX castanho cócó made in Japan a gasolina. Não tem nada que saber. Os velhos sé que a sabem toda

                              Se te metes com diesel está fdd. O que ganhas em consumos perdes na oficina.
                              Há de facto esse problema.
                              Depois costuma haver alguns a GPL, que estão ainda mais podres.

                              Comentário


                                #45
                                Se fosse eu aumentava o orçamento e ia para um Aygo novo. O maior investimento inicial seria, a longo prazo, compensado pelos anos de uso económico e livre de problemas. Dura à vontade 20 anos sem chatices, o que feitas as contas dá 50€/mês de investimento.
                                Editado pela última vez por MSchumacher; 20 May 2020, 15:40.

                                Comentário


                                  #46
                                  Um Segmento B com um motor pequenino, como o Starlet em eco-driving deve fazer consumos de 5 e é fiável e barato.

                                  Não vejo que devas pagar mais uns 1000 euros por um carro a gasóleo para poupares 150 ou 200 euros por ano.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                    O starlet e o micra também têm o mesmo motor 1.5D do saxo/106, mas é preciso cuidado que não é fácil arranjar certas coisas e o que fôr diferente do 106/saxo, será geralmente mais caro

                                    Radiadores, tubos de água, transmissões, etc


                                    O motor do Starlet é Toyota... o mesmo já data de 1986... e transitou depois para o modelo seguinte do Starlet, tinha 1453cm3... (código motor 1N)

                                    Sendo que havia ainda a versão turbo desse motor 1.5 da Toyota, no Toyota Tercel (código motor 1N-T)


                                    O PSA tinha 1527cm3 (surgiu em 1994)

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                      Se fosse eu aumentava o orçamento e ia para um Aygo novo. O maior investimento inicial seria, a longo prazo, compensado pelos anos de uso económico e livre de problemas. Dura à vontade 20 anos sem chatices, o que feitas as contas dá 50€/mês de investimento.
                                      Aygo novo? Mas o tecto é até 3 mil euros.
                                      Um novo são 12 ou 13 mil...

                                      Esticar orçamento de 3 pa 13 é tramado pá.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                        Também pensei no Yaris 1.0 VVTI foi o meu primeiro carro, sei que era económico mas na altura era estudante e só punha aos 10€ de cada vez :D, não tenho bem noção das médias, mas se calhar uns 6 litros fará.



                                        Sim, é verdade. Irei sempre fazer uma revisão grande para substituir fluidos, filtros, velas, e eventualmente correias e bomba de agua. Seja qual for o carro.

                                        Saxo 1.5

                                        Todo descascado por dentro!

                                        Banco de condutor (banco único de madeira) aqueles tipo para um vaso!

                                        Reprogramado com turbo chino , com MFS para economia!

                                        4 jantes com pneu 125/65 ( aquelas jantes serve para desenrascar caso de furo)

                                        Mais económico é impossível! Totalmente ilegal mas serviria para andar pelo campo por exemplo sem chatices!

                                        Minha sugestão, para ser mesmo económico somente com pneus de fininhos e vês isso no eléctrico da BMW, concerteza se a Tesla estivesse uns pneus mais finos faria actualmente na boa 1000km com uma carga!


                                        Fica bem boa sorte com projecto

                                        Comentário


                                          #50
                                          Falando a sério, em 2017 comprei um Opel Agila B de 2009, com 90000Km e por 4000€.


                                          Satisfeitissimo com ele. Em estrada gasta pouco (5 a 5,5). Em cidade gasta um pouco mais (6,6l média geral). Espaço jeitoso, bem equipado para os parÂmetros da altura e com um motro tricilindrico de 65CV que chega para as encomendas.

                                          E para já nem uma chatice e vai com pouco mais de 115000.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            E carro comercial, ponderas?
                                            Não queria muito ir por aí.

                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Como referido, existe sim o Starlet com o 1.5D...

                                            E o Micra também já o tinha referido, que tinha o 1.5d que no caso até é o da PSA.
                                            Um Micra da primeira geração com um 1.5D da PSA era o carro perfeito para mim xD. Não fazia ideia que existia.

                                            Em termos de consumos será semelhante a montado num saxo/106?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              O motor do Starlet é Toyota... o mesmo já data de 1986... e transitou depois para o modelo seguinte do Starlet, tinha 1453cm3... (código motor 1N)

                                              Sendo que havia ainda a versão turbo desse motor 1.5 da Toyota, no Toyota Tercel (código motor 1N-T)


                                              O PSA tinha 1527cm3 (surgiu em 1994)
                                              Era capaz de jurar que não, mas já fui confirmar e parece que é mesmo diferente.

                                              my bad! Obrigado pela correcção

                                              Comentário


                                                #53
                                                https://www.olx.pt/anuncio/nissan-mi...tml#fe7eb9a4fe

                                                Este é PSA?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                  Era capaz de jurar que não, mas já fui confirmar e parece que é mesmo diferente.

                                                  my bad! Obrigado pela correcção


                                                  Ora essa.

                                                  Mas já agora e mera curiosidade...



                                                  https://download.autobild.de/dl/7219...H13_S62_63.pdf



                                                  http://www.toyotaoldies.de/galp7.html

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post


                                                    É sim...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post


                                                      Um Micra da primeira geração com um 1.5D da PSA era o carro perfeito para mim xD. Não fazia ideia que existia.

                                                      Em termos de consumos será semelhante a montado num saxo/106?


                                                      O Micra com o 1.5D da PSA, não é o da 1a geração, mas sim o da 2a geração...

                                                      O da 2a geração, é o do anúncio que colocaste.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Aygo novo? Mas o tecto é até 3 mil euros.
                                                        Um novo são 12 ou 13 mil...

                                                        Esticar orçamento de 3 pa 13 é tramado pá.
                                                        Na Alemanha arranja-se por 1500:
                                                        https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/d...8-2d4160c0ef96

                                                        ISV é quase zero, uns tostões. A burocracia é que custa bem mais do que isso.

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                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Eu se comprasse agora um carro com 20 e tal anos escolheria um Toyota Corolla sedan ou um Nissan Sunny 1.3SLX castanho cócó made in Japan a gasolina. Não tem nada que saber. Os velhos sé que a sabem toda

                                                          Se te metes com diesel está fdd. O que ganhas em consumos perdes na oficina.
                                                          Absolutamente correcto. Ou Honda Civic. Alguns - poucos cá, por causa do preço da gasolina, muitíssimos nos States - passaram dos 400k.
                                                          Gasolina, japonês, motor asp(ir)ado. Aspadinho 4ever.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            O Micra com o 1.5D da PSA, não é o da 1a geração, mas sim o da 2a geração...

                                                            O da 2a geração, é o do anúncio que colocaste.
                                                            Certo. Erro meu.

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                                                              #60
                                                              Estive há uns tempo exactamente com a mesma duvida, precisava de um carro extremamente económico, relativamente fiavel e de manutenção barata.Comprei um Peugeot 106 com o motor 1.5D. Uma pandeireta a andar é verdade, mas nunca me gastou mais de 5,5l/100kms, sendo que fazia medias de 4,5l sem stress e com algum transito.Com 50€ eu mudava-lhe o oleo, filtro de óleo, filtro de ar e de combustivel. O filtro de combustivel custava-me 5€...lol
                                                              Na altura a minha duvida era entre o 106 e um corsa TD, comprei o 106 porque o Corsa de chapa estava em pior estado e o homem queria mais 200€ que o que dei pelo 106.
                                                              Fiz 60.000kms , saiu das minhas mãos com 380.000kms e ainda anda a rolar. Só tive de lhe meter 2 rolamentos e um fole de transmissão, alem das trocas de oleo e filtros e 2 pneus.
                                                              Se fosse hoje não o vendia.

                                                              Na minha modesta opinião, eu compraria um carro deste género por cerca de 1000€.1500€, fazia-lhe uma boa revisão ai por 500€ (com 500€ já se trocam muitos componentes num carro destes) e ainda lucrava 1000€.

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