Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DPF, problemas e outras coisas.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Sim não é o fim do mundo claro está, e pior que isso são os problemas como consequência de parar regenerações.
    Mas eu se tiver opções ao diesel opto sempre por elas para tambem não ter essa chatice.

    Antigamente em carros a carburador ao ligar a frio tinha que se regular o " botão do ar " para ajustar a mistura e depois ir diminuindo aos poucos. Não dava para arrancar logo. Mas aí não me chateava, vá-se lá perceber

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Estava a ouvir um programa na semana passada em que o entrevistado era um professor universitario que fazia peritagens automoveis para tribunais onde ele relata um sem numero de problemas (alguns graves) com os filtros de particulas dos veiculos com motores diesel.
      Um comprador de um carro actual precisa de levar estes problemas em conta? Que problemas se podem esperar? Ate que ponto os filtros de particulas sao um problema? Serao os motores a gasolina mais resistentes a uma conducao tipica onde se fazem habitualmente pequenos trajectos (< 30Km)?
      Desde que não interrompas a regeneração não tens problemas

      Gastas menos de 10€ a instalar uma luz avisadora LED e a unica coisa que tens que fazer é deixar o carro terminar a regeneração enquanto a luz LED piscar..

      https://forum.motorguia.net/boxes/14...elo-sff-3.html
      Editado pela última vez por M207; 08 June 2020, 17:04.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Em relacao aos hibridos, qual e' a duracao media (em tempo) das baterias antes de ser necessario substiui-las?
        Eu para mim escolheria sempre hibrido.

        O meu carro que faz as viagens mais curtas é diesel (trocos de 3 km no dia a dia) é de 2019 e tem agora 20 000 mas e cedo para conclusões é apenas conduzido por mim.

        Digamos que nao tenho que me preocupar propriamente com avarias, reparações etc porque nao sou eu que pago (so perco tempo a tratar)

        O meu carro que faz viagens de 15 + 15 é um hibrido, porque foi pago com o meu dinheiro.

        Baterias depende da marca, mas na toyota 10 anos não é tema, tem garantia.

        Já é o meu segundo hibrido, apesar de mais guloso que o anterior esta a ter um melhor custo de combustivel por km que o diesel de potência equivalente que tinha antes, mesmo sendo um carro muito menos aerodinamico e igualmente pesado

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por M207 Ver Post
          Desde que não interrompas a regeneração não tens problemas

          Gastas menos de 10€ a instalar uma luz avisadora LED e a unica coisa que tens que fazer é deixar o carro terminar a regeneração enquanto a luz LED piscar..

          https://forum.motorguia.net/boxes/14...elo-sff-3.html
          Tenho um diesel recente e às vezes faço muita cidade. Noto que a regeneração é interrompida muitas vezes, mas isso tanto acontece em pequenas deslocações, como logo após fazer 300kms de seguida. Não sei qual é o padrão e nem pretendo saber.

          A informação que tive da oficina (marca) é que só não se deve interromper regenerações "forçadas", isto é, aquelas que são anunciadas no CB e que que acende uma luz amarela (alegadamente, poi nunca vi).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            Tenho um diesel recente e às vezes faço muita cidade. Noto que a regeneração é interrompida muitas vezes, mas isso tanto acontece em pequenas deslocações, como logo após fazer 300kms de seguida. Não sei qual é o padrão e nem pretendo saber.

            A informação que tive da oficina (marca) é que só não se deve interromper regenerações "forçadas", isto é, aquelas que são anunciadas no CB e que que acende uma luz amarela (alegadamente, poi nunca vi).
            O meu se quando fica a bufar e regeneração interrompida ( penso que sim) é as semanas inteiras. Em duas das 4 deslocações. Que vou fazer...
            so para quando o levo a uma viagem maior no fim de semana mais proximo. E depende da qualidade da viagem, porque as vezes para por meia semana, as vezes por 2...

            À regeneração é tudo menos inteligente. Posso fazer 120 km e nada.. no dia a seguir faço 2 e la esta ele a tentar.

            Comentário


              #36
              Tudo se resolvia com um botão para efetuar manualmente a regeneração. A máquina não consegue adivinhar qual o trajeto que iremos fazer.

              Ainda na próxima sexta vou ao Algarve , viagem ideal para limpar. Com azar meu, só vai acumular e nada de limpezas ...

              Comentário


                #37
                Não me preocupo com isso do FAP, também acho que existem mais motores propensos a ter problemas devido ao FAP que outros, eu no meu A4 na minha rotina diária faço a maior parte das vezes menos de 10km´s por trajecto e nunca tive problemas desses, regenerações já interrompi várias vezes então quando tou a casa paciência não vou andar a passear só porque sim.
                Preocupo-me isso sim em levar à revisão o carro a horas em ter uns bons pneus no carro agora FAP não me preocupo
                Editado pela última vez por Next; 08 June 2020, 18:48.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                  Tudo se resolvia com um botão para efetuar manualmente a regeneração. A máquina não consegue adivinhar qual o trajeto que iremos fazer.

                  Ainda na próxima sexta vou ao Algarve , viagem ideal para limpar. Com azar meu, só vai acumular e nada de limpezas ...
                  Era isto. A cereja no topo do bolo era num daqueles milhentos menus do computador de bordo, um com o grau de saturação do dito. E pronto. Epá, ainda só tenho o filtro a 50%, mas para a semana vou andar sempre em trajetos curtos, é melhor queimar já isto.

                  Podia ser extra e custar 500 euros, que ia poupar mais que isso a muito boa gente.

                  Comentário


                    #39
                    Tive uma Megane Sport Tourer de 2014 ate Fevereiro várias foram as vezes em que cheguei a casa e lá estava o FAP a regenerar, nunca fui dar voltas adicionais, apenas deixava-o terminar o serviço parado e nunca tive chatices.

                    Como me foi atribuído um carro de empresa em Dezembro e a Megane passava uma semana parada optei por vendê-la e comprar um carro a gasolina.

                    O carro de serviço é um Punto de 2012 e raro é o dia em que o FAP não regenera, a maior parte dos dias faço percursos curtos com ele e isso nota-se.

                    Comentário


                      #40
                      Como é que vocês identificam que o processo está a acontecer?
                      Tenho agora um carro a gasolina com filtro. O meu anterior a diesel também tinha. Nem num nem noutro alguma vez notei alguma coisa.
                      Sempre me disseram para estar atento às rotações do motor n ralenti e aos consumos, mas nunca vi nada que fosse evidente para que pudesse ser notado facilmente.

                      Pelas ventoinhas? Só ouço as ventoinhas quando ando armado em parvo com o carro...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Tiltslb Ver Post
                        Tive uma Megane Sport Tourer de 2014 ate Fevereiro várias foram as vezes em que cheguei a casa e lá estava o FAP a regenerar, nunca fui dar voltas adicionais, apenas deixava-o terminar o serviço parado e nunca tive chatices.

                        Como me foi atribuído um carro de empresa em Dezembro e a Megane passava uma semana parada optei por vendê-la e comprar um carro a gasolina.

                        O carro de serviço é um Punto de 2012 e raro é o dia em que o FAP não regenera, a maior parte dos dias faço percursos curtos com ele e isso nota-se.
                        Mas como sabias no megane que estava a regenerar? É isso que ainda nao consegui perceber em carro nenhum. Suspeito mas nao ha como ter certezas

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por fpcunha Ver Post
                          Como é que vocês identificam que o processo está a acontecer?
                          Tenho agora um carro a gasolina com filtro. O meu anterior a diesel também tinha. Nem num nem noutro alguma vez notei alguma coisa.
                          Sempre me disseram para estar atento às rotações do motor n ralenti e aos consumos, mas nunca vi nada que fosse evidente para que pudesse ser notado facilmente.

                          Pelas ventoinhas? Só ouço as ventoinhas quando ando armado em parvo com o carro...
                          Eu pelo meno diria que é:
                          Ventoinhas
                          Start stop nao ativar mesmo quando se fez uma distancia sem usar estando o carro quente

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por fpcunha Ver Post
                            Como é que vocês identificam que o processo está a acontecer?
                            Tenho agora um carro a gasolina com filtro. O meu anterior a diesel também tinha. Nem num nem noutro alguma vez notei alguma coisa.
                            Sempre me disseram para estar atento às rotações do motor n ralenti e aos consumos, mas nunca vi nada que fosse evidente para que pudesse ser notado facilmente.

                            Pelas ventoinhas? Só ouço as ventoinhas quando ando armado em parvo com o carro...
                            Na Megane a ventoinha começava a trabalhar, e ao relantim as rotações aumentavam ligeiramente e começava a cheirar a queimado.

                            Na Proceed, a gasolina também com FAP, ainda não dei conta de qualquer regeneração.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                              Mas como sabias no megane que estava a regenerar? É isso que ainda nao consegui perceber em carro nenhum. Suspeito mas nao ha como ter certezas
                              Respondi em cima.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                Não me preocupo com isso do FAP, também acho que existem mais motores propensos a ter problemas devido ao FAP que outros, eu no meu A4 na minha rotina diária faço a maior parte das vezes menos de 10km´s por trajecto e nunca tive problemas desses, regenerações já interrompi várias vezes então quando tou a casa paciência não vou andar a passear só porque sim.
                                Preocupo-me isso sim em levar à revisão o carro a horas em ter uns bons pneus no carro agora FAP não me preocupo
                                Mas se calhar devias-te preocupar um pouco...pelo que me disseram para o nosso carro/motor são 2500 € para o FAP.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                                  Era isto. A cereja no topo do bolo era num daqueles milhentos menus do computador de bordo, um com o grau de saturação do dito. E pronto. Epá, ainda só tenho o filtro a 50%, mas para a semana vou andar sempre em trajetos curtos, é melhor queimar já isto.

                                  Podia ser extra e custar 500 euros, que ia poupar mais que isso a muito boa gente.


                                  E tal existe... mas na Europa nem ver...

                                  Mas nos EUA muitos carros tem esse menu... e até em maquinaria pesada, existe.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Como referido... a parte chata do FAP é que só "opera quando lhe apetece"... e não são raras as vezes, em que pessoal faz grandes tiradas de centenas de quilómetros... e só quando está a chegar ao destino aquilo começa a funcionar.


                                    Depois, uns há que se ouve ventoinhas... outros, nada de ventoinhas, somente o "roncar" mais grosso do motor... etc etc.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Pois pois. É um esquema feito para entalar seja o dono de um caro de 80 mil euros seja o de um de 15 mil que não tem tão facilmente 1000 euros para um FAP novo !

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Mas se calhar devias-te preocupar um pouco...pelo que me disseram para o nosso carro/motor são 2500 € para o FAP.
                                        A sério não me preocupo era só o que faltava ter que ir passear o carro só por estar com uma regeneração o carro é para servir as pessoas e não o contrário

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Tiltslb Ver Post
                                          Na Megane a ventoinha começava a trabalhar, e ao relantim as rotações aumentavam ligeiramente e começava a cheirar a queimado.

                                          Na Proceed, a gasolina também com FAP, ainda não dei conta de qualquer regeneração.
                                          Entendo, mas eu tenho ideia que só ouço ventoinhas quando puxo demasiado pelo carro. Não me lembro de as ouvir noutros cenários. No meu Volvo c30 antigo a diesel tambem sempre associei as ventoinhas à forma como conduzia.

                                          Então se assim é vou ter problemas. O meu carro atual tem muito boa insonorização e não ouço nada, só quando abro a porta para sair.
                                          O start and stop também não funciona quando uso o AC no máximo. Para ver as rotações ao ralenti tinha de ganhar o hábito de reparar nisso a toda a hora.

                                          Seria muito mais fácil se houvesse uma indicação clara de que esse processo está a acontecer.
                                          Conhecem alguma marca que dê indicação da regeneração?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por fpcunha Ver Post
                                            Entendo, mas eu tenho ideia que só ouço ventoinhas quando puxo demasiado pelo carro. Não me lembro de as ouvir noutros cenários. No meu Volvo c30 antigo a diesel tambem sempre associei as ventoinhas à forma como conduzia.

                                            Então se assim é vou ter problemas. O meu carro atual tem muito boa insonorização e não ouço nada, só quando abro a porta para sair.
                                            O start and stop também não funciona quando uso o AC no máximo. Para ver as rotações ao ralenti tinha de ganhar o hábito de reparar nisso a toda a hora.

                                            Seria muito mais fácil se houvesse uma indicação clara de que esse processo está a acontecer.
                                            Conhecem alguma marca que dê indicação da regeneração?
                                            Sem duvida que seria mais fácil o painel ter uma luz indicadora de quando a regeneração acontece, infelizmente a maior parte, ou todos, só indicam alguma coisa sobre o assunto quando o FAP já está saturado.

                                            Pelo que sei há alguns modelos que quando o FAP entra em funcionamento ligam o desembaciador do óculo traseiro.

                                            Realmente tens que estar com atenção quando páras o carro e o S/S não funciona se o relantim está um pouco mais elevado, tem em atenção as rotações, não há muito mais a fazer, eu na altura até consegui um vídeo do sistema a funcionar na Megane e depois a terminar, podes tentar procurar algo parecido para o teu modelo para ficares com uma ideia.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Duplicado.
                                              Editado pela última vez por Tiltslb; 09 June 2020, 07:27.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                                A sério não me preocupo era só o que faltava ter que ir passear o carro só por estar com uma regeneração o carro é para servir as pessoas e não o contrário
                                                É uma maneira de ver as coisas, eu não tenho nada contra. Eu prefiro jogar pelo seguro, até porque em média o ciclo repete a cada 400 ou 500 kms. Se tiveres o azar de acontecer ao chegar a casa, acredito que isso possa ser uma pequena minoria de vezes. Se te causa transtorno dares saúde ao FAP e ao motor (menos contaminação de gasóleo no óleo) por ires dar uma volta para terminar o ciclo, volto a dizer, não tenho nada contra. Espero mesmo que mais tarde (não estou a ser cínico) não te venhas a arrepender disso.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Mas se calhar devias-te preocupar um pouco...pelo que me disseram para o nosso carro/motor são 2500 € para o FAP.
                                                  Não sei o preço e nem estou preocupado. O carro é para me servir e não o contrário.

                                                  A regeneração normal é preventiva e por isso não existe qualquer problema em ser abortada. Por exemplo, só entre ontem e hoje já abortei pelo menos umas 4x a regeneração que tenho em curso.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Ja' agora, o que diz o manual dos carros em relacao ao DPF e 'a sua correcta utilizacao?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      É uma maneira de ver as coisas, eu não tenho nada contra. Eu prefiro jogar pelo seguro, até porque em média o ciclo repete a cada 400 ou 500 kms. Se tiveres o azar de acontecer ao chegar a casa, acredito que isso possa ser uma pequena minoria de vezes. Se te causa transtorno dares saúde ao FAP e ao motor (menos contaminação de gasóleo no óleo) por ires dar uma volta para terminar o ciclo, volto a dizer, não tenho nada contra. Espero mesmo que mais tarde (não estou a ser cínico) não te venhas a arrepender disso.
                                                      As minhas voltas são pequenas e quando chego do trabalho já vou com o miúdo atrás normalmente já cheio de sono não vou tar a dar voltas extra, sim um dia de cada vez depois logo se vê

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por fpcunha Ver Post
                                                        Entendo, mas eu tenho ideia que só ouço ventoinhas quando puxo demasiado pelo carro. Não me lembro de as ouvir noutros cenários. No meu Volvo c30 antigo a diesel tambem sempre associei as ventoinhas à forma como conduzia.

                                                        Então se assim é vou ter problemas. O meu carro atual tem muito boa insonorização e não ouço nada, só quando abro a porta para sair.
                                                        O start and stop também não funciona quando uso o AC no máximo. Para ver as rotações ao ralenti tinha de ganhar o hábito de reparar nisso a toda a hora.

                                                        Seria muito mais fácil se houvesse uma indicação clara de que esse processo está a acontecer.
                                                        Conhecem alguma marca que dê indicação da regeneração?
                                                        Eu tenho duas formas de ver se a regeneração está a ocorrer.

                                                        Quando paro num semáforo e vejo que as rotações estão acima das 1000rpm (tenho sempre o start stop desligado).

                                                        Quando estaciono, saio do carro e fica uma barulheira de ventoinhas durante algum tempo (porque dentro do carro também não ouço nada).

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Ja' agora, o que diz o manual dos carros em relacao ao DPF e 'a sua correcta utilizacao?
                                                          No manual do meu fala em conduzir x tempo acima de x rotações. Eu pensei que fosse em todas as situações, mas segundo a oficina isso é aplicável às regenerações correctivas e não preventivas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Não sei o preço e nem estou preocupado. O carro é para me servir e não o contrário.

                                                            A regeneração normal é preventiva e por isso não existe qualquer problema em ser abortada. Por exemplo, só entre ontem e hoje já abortei pelo menos umas 4x a regeneração que tenho em curso.
                                                            Mas acreditas mesmo nisto ou estás só a dizer por dizer?

                                                            Eu posso estar a repetir-me, mas eu não tenho nada contra quem não respeita os ciclos do FAP, apenas não concordo e não o faço quando me é possível. Se temos os cuidados com o carro de fazer a revisão a tempo e horas, de não puxar pelo motor a frio, etc, etc, etc, este é só mais um. É certo que pode ser mais chato, e não nego isso, mas essa frase que já a oiço há muitos anos ("o carro é para me servir e não o contrário") não a consigo entender neste sentido do FAP.

                                                            Claro que quem tem carros para durar poucos anos ou de empresa, deve estar pouco preocupado com isso. Mas quem os quer para fazer 300/400 mil kms já deve pensar de outra forma. Até porque é uma peça cara, e que pode ter consequências desastrosas em caso de obstrução (p.e. um incêndio).


                                                            Nisto e como em tudo, cada um sabe de si.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                                              As minhas voltas são pequenas e quando chego do trabalho já vou com o miúdo atrás normalmente já cheio de sono não vou tar a dar voltas extra, sim um dia de cada vez depois logo se vê
                                                              Essa é a melhor desculpa para ires dar uma volta O puto adormece muito bem a passear de carro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X