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Originalmente Colocado por Next Ver PostNão me espanta em Espanha já estão a fazer isso não iria demorar muito a começar por cá também penso que está para começar em Novembro, vai começar a apertar agora
Infelizmente, conhecendo bem a palhaçada do que é a inspecção de um automóvel em Portugal, vai ficar tudo na mesma. Quando muito ao invés de 1 serão 2 notas de 20€ debaixo da mesa para passar.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostJá era para ontem.
Infelizmente, conhecendo bem a palhaçada do que é a inspecção de um automóvel em Portugal, vai ficar tudo na mesma. Quando muito ao invés de 1 serão 2 notas de 20€ debaixo da mesa para passar.
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tonyV
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Originalmente Colocado por bg2 Ver PostJá saiu a norma técnica para a medição?
https://dre.pt/application/conteudo/137125502
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Aplaudo a medida, sem ironia, e tenho um carro com FAP.
Agora só falta fazerem com que a substituição deste componente tenha um preço que não incite à sua remoção.
Porque é um componente de desgaste que pode durar 100k kms ou 500k kms, mas o motivo pelo qual se opta pela remoção , é o preço para o substituir.
O meu FAP nunca me deu problemas. Mas, questões morais à parte, por 2000€ de reparação, eu não censuro quem o remove. Se a reparação for 500€, aposto que as tendências para o retirar diminuem substancialmente.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostAplaudo a medida, sem ironia, e tenho um carro com FAP.
Agora só falta fazerem com que a substituição deste componente tenha um preço que não incite à sua remoção.
Porque é um componente de desgaste que pode durar 100k kms ou 500k kms, mas o motivo pelo qual se opta pela remoção , é o preço para o substituir.
O meu FAP nunca me deu problemas. Mas, questões morais à parte, por 2000€ de reparação, eu não censuro quem o remove. Se a reparação for 500€, aposto que as tendências para o retirar diminuem substancialmente.
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No meu carro o FAP já vai com 305k KM's e parece-me q.b saudável.
Há 9k KM's subiu o nível do óleo, deve ter injetado gasóleo para forçar a queima, troquei imediatamente o óleo, até agora tudo parece ok.
Faço alguns KM's em circuito urbano durante a semana e aos fds, nem que seja de 15 em 15 dias faço bastante KM's em IPs e AE.
Acredito que em certos centros de inspeção com caras conhecidas, não se vá passar nada.
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Originalmente Colocado por Mestre78 Ver PostJá alguem reparou nisto, foi aqui falado?
Novas regras na inspeção reprovam automóveis sujos...
Instituto da Mobilidade e dos Transporte aperta regras na avaliação de viaturas.
Filtros
A deliberação do IMT estabelece novos limites de ‘opacidade’ (medição dos gases de escape) e promete chumbar qualquer carro ao qual o filtro de partículas tenha sido retirado ilegalmente.
Fonte:https://www.cmjornal.pt/portugal/det...7N_KLgsVVdL-NY
Já há muitos (desde há uns anos), que se vinha a referir que isso iria ser implementado.
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O estar escrito torna a coisa mais "controlada" porém tendo em conta o número de veículos recentes a diesel que circulam sem fap por motivos de ordem vária leva a que se continue a contornar a lei.
Vai levar alguns inseguros a não arriscarem a retirada, mas quem já não tem não vai a correr colocar, porque o processo já está bem enraizado.
Mas aplaudo a iniciativa legislativa.
A do carro sujo no interior parece caricata mas existe cada lixeira ambulante que não me admira mesmo nada.
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A limpeza eu acho bem, faz parte da manutenção do carro. Não é preciso um detalhe, mas há mínimos, até por questões de saúde.
Um hábito que nunca entendi foi o de lavar o carro antes de ir à inspeção. Isto é alguma tradição antiga ou por algum motivo em específico? Conheço várias pessoas que vão de propósito lavar o carro antes do mesmo ir à inspecção.
Eu nunca o fiz , mas ando sempre com o carro apresentável (no verão lavo a cada 15 dias, no inverno a cada mês).
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostA limpeza eu acho bem, faz parte da manutenção do carro. Não é preciso um detalhe, mas há mínimos, até por questões de saúde.
Um hábito que nunca entendi foi o de lavar o carro antes de ir à inspeção. Isto é alguma tradição antiga ou por algum motivo em específico? Conheço várias pessoas que vão de propósito lavar o carro antes do mesmo ir à inspecção.
Eu nunca o fiz , mas ando sempre com o carro apresentável (no verão lavo a cada 15 dias, no inverno a cada mês).
Isso da lavagem... até em alguns concessionários das marcas, se não levares o carro lavado... não acham piada intervir no mesmo.
Mas a lavagem do carro (e muitas vezes por baixo), é para tentar disfarçar, alguma babo de óleo e afins, que possa existir.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostA limpeza eu acho bem, faz parte da manutenção do carro. Não é preciso um detalhe, mas há mínimos, até por questões de saúde.
Um hábito que nunca entendi foi o de lavar o carro antes de ir à inspeção. Isto é alguma tradição antiga ou por algum motivo em específico? Conheço várias pessoas que vão de propósito lavar o carro antes do mesmo ir à inspecção.
Eu nunca o fiz , mas ando sempre com o carro apresentável (no verão lavo a cada 15 dias, no inverno a cada mês).
Essa do lavar pré inspeção é uma forma de dar outra apresentação ao chasso.
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Originalmente Colocado por petrus Ver PostO kai-kai cá de casa está a chegar aos 80.000 e até a patroa dá conta quando está a regenerar! Deve haver por aqui muito forista insensível, para não escrever pior!
O fap do dito tem especial afeição por regenerar a chegar a casa e costuma caber-me a mim a sorte de ir passear o boby... leva uma esfrega de 5 minutos em mudanças mais baixas e está feito! Que assim continue!
Eu só noto quando o start/stop não "funciona" e mesmo assim é dúbio, pode nem ser regeneração...
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Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver PostPosso perguntar-te quais são os "sintomas" da regeneração?
Eu só noto quando o start/stop não "funciona" e mesmo assim é dúbio, pode nem ser regeneração...
Mas o carro já tem mais de um ano, pelo que sendo a primeira vez, ainda não incomodou nada. De resto nem ligo.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostPela primeira vez no meu carro acendeu o aviso de regeneração em curso, com texto explicativo e depois "símbolos" de aviso que ficam no computador de bordo. Aqui neste caso não facilitei e fui levar mesmo o cão a passear.
Mas o carro já tem mais de um ano, pelo que sendo a primeira vez, ainda não incomodou nada. De resto nem ligo.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostPela primeira vez no meu carro acendeu o aviso de regeneração em curso, com texto explicativo e depois "símbolos" de aviso que ficam no computador de bordo. Aqui neste caso não facilitei e fui levar mesmo o cão a passear.
Mas o carro já tem mais de um ano, pelo que sendo a primeira vez, ainda não incomodou nada. De resto nem ligo.Originalmente Colocado por combozip Ver PostEsse aviso só aparece quando o filtro já está tão cheio e saturado que obrigatóriamente a regeneração tem de ser feita até ao fim e não se deve desligar o carro....quando ela é feita normalmente não apareçe aviso nenhum....
Como referido, quando a luz acende, é porque o filtro já está saturado.
Em regenerações normais (sem estar saturado), não há nenhuma indicação luminosa, quando a mesma está a ocorrer.
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Já levo mais de 400.000 kms em carros com Fap e só me lembro de reparar em regenerações 2 ou 3 vezes e uma delas foi porque a luz acendeu.
Na Alfa 159 notava-se uma pequena aceleração e um cheiro pestilento do escape, no C4 também noto apenas um cheiro pestilento. Na golf, 308 e Mégane nunca notei nada mas como essas fazem mtos kms de estrada e AE é natural que façam o seu processo naturalmente.
Nota: Nem sei se o cheiro pestilento é sintoma de regeneração, apenas o associo porque na Alfa quando teve mesmo que fazer a regeneração fez o mesmo cheiro e no C4 faz um cheiro similar e o sistema de refrigeração entra em modo de funcionar a toda a força sem outra justificação. Mas como já referi, mantendo uns kms de AE a cada 15 dias só tive problemas quando não os fiz.
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Originalmente Colocado por combozip Ver PostEsse aviso só aparece quando o filtro já está tão cheio e saturado que obrigatóriamente a regeneração tem de ser feita até ao fim e não se deve desligar o carro....quando ela é feita normalmente não apareçe aviso nenhum....
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Obtuso, que carro é?
Independentemente do tipo de percursos, tendo o carro apenas um ano, não me parece muito normal já ter acendido a luz.
Eu tenho ideia (talvez errada) que quando a luz acende, o grau de saturação do filtro já é considerável e não consegue “queimar” apenas com o processo normal.
Dito de outro modo, tendo acendido a luz no teu caso, não tenho a certeza que com uns kms de AE valentes, tenhas voltado a ficar com o filtro “novo”.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostObtuso, que carro é?
Independentemente do tipo de percursos, tendo o carro apenas um ano, não me parece muito normal já ter acendido a luz.
Eu tenho ideia (talvez errada) que quando a luz acende, o grau de saturação do filtro já é considerável e não consegue “queimar” apenas com o processo normal.
Dito de outro modo, tendo acendido a luz no teu caso, não tenho a certeza que com uns kms de AE valentes, tenhas voltado a ficar com o filtro “novo”.
Quando a luz acende, está saturado de facto... mas em principio que conseguir iniciar depois o processo e concluir o mesmo, fica limpo.
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Originalmente Colocado por nto Ver PostQuando a luz acende, está saturado de facto... mas em principio que conseguir iniciar depois o processo e concluir o mesmo, fica limpo.
O meu A tem 65.000kms e (na minha mão) nunca acendeu a luz.
Por acaso sempre pensei que em caso de luz acesa, tinha de efetuar uma regeneração na oficina e, caso não fosse suficiente, substituir o filtro.
Mas ainda bem que assim é
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostAh, boa!
O meu A tem 65.000kms e (na minha mão) nunca acendeu a luz.
Por acaso sempre pensei que em caso de luz acesa, tinha de efetuar uma regeneração na oficina e, caso não fosse suficiente, substituir o filtro.
Mas ainda bem que assim é
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Falei com base na minha experiência.
Tive um Qashqai de serviço que perdeu a potência e acendeu a luz do motor ao fim de 210k kms.
Foi para a marca, diagnóstico: saturação do FAP.
Tentaram (dizem eles) a limpeza, mas a solução foi a substituição. O carro acabou por ficar lá como retoma e vale o que vale, porque podia querer cobrar os 2.500€ pelo filtro.
Mas ainda assim, antes de toda a árvore de natal que eu vi, não houve qualquer luz intermédia.
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