Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DPF, problemas e outras coisas.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
    Já alguem reparou nisto, foi aqui falado?

    Novas regras na inspeção reprovam automóveis sujos...


    Instituto da Mobilidade e dos Transporte aperta regras na avaliação de viaturas.

    Filtros

    A deliberação do IMT estabelece novos limites de ‘opacidade’ (medição dos gases de escape) e promete chumbar qualquer carro ao qual o filtro de partículas tenha sido retirado ilegalmente.

    Fonte:https://www.cmjornal.pt/portugal/det...7N_KLgsVVdL-NY
    Não me espanta em Espanha já estão a fazer isso não iria demorar muito a começar por cá também penso que está para começar em Novembro, vai começar a apertar agora

    Comentário


      Toca a meter filtros, la vão os tipos da oficina lucrar.

      Comentário


        Tenho visto alguns comentarios no facelol a acusar o outro dos pooops and bangs de ter acelerado a lei

        Comentário


          Originalmente Colocado por Next Ver Post
          Não me espanta em Espanha já estão a fazer isso não iria demorar muito a começar por cá também penso que está para começar em Novembro, vai começar a apertar agora
          Já era para ontem.

          Infelizmente, conhecendo bem a palhaçada do que é a inspecção de um automóvel em Portugal, vai ficar tudo na mesma. Quando muito ao invés de 1 serão 2 notas de 20€ debaixo da mesa para passar.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
            Já era para ontem.

            Infelizmente, conhecendo bem a palhaçada do que é a inspecção de um automóvel em Portugal, vai ficar tudo na mesma. Quando muito ao invés de 1 serão 2 notas de 20€ debaixo da mesa para passar.
            Pois tem de haver mais fiscalização eu no meu caso estou descansado tenho o filtro de particulas e o fix das emissões em dia

            Comentário


              Era uma questão de tempo. Já há muito que se fala nisso e está a chegar, pelos vistos.

              Comentário


                Já vem tarde!

                Comentário


                  Já saiu a norma técnica para a medição?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                    Já saiu a norma técnica para a medição?
                    Pagina 66
                    https://dre.pt/application/conteudo/137125502

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                      Obrigado

                      Comentário


                        Aplaudo a medida, sem ironia, e tenho um carro com FAP.

                        Agora só falta fazerem com que a substituição deste componente tenha um preço que não incite à sua remoção.

                        Porque é um componente de desgaste que pode durar 100k kms ou 500k kms, mas o motivo pelo qual se opta pela remoção , é o preço para o substituir.

                        O meu FAP nunca me deu problemas. Mas, questões morais à parte, por 2000€ de reparação, eu não censuro quem o remove. Se a reparação for 500€, aposto que as tendências para o retirar diminuem substancialmente.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                          Aplaudo a medida, sem ironia, e tenho um carro com FAP.

                          Agora só falta fazerem com que a substituição deste componente tenha um preço que não incite à sua remoção.

                          Porque é um componente de desgaste que pode durar 100k kms ou 500k kms, mas o motivo pelo qual se opta pela remoção , é o preço para o substituir.

                          O meu FAP nunca me deu problemas. Mas, questões morais à parte, por 2000€ de reparação, eu não censuro quem o remove. Se a reparação for 500€, aposto que as tendências para o retirar diminuem substancialmente.
                          Por falar nisso, os americanos andam com um problema de roubo de catalizadores para os gasolinas, segundo se depreende dos comentários aqui: https://www.reddit.com/r/Justrolledi..._hey_at_least/

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                            Tenho visto alguns comentarios no facelol a acusar o outro dos pooops and bangs de ter acelerado a lei
                            Agora tem que abrir uma sucursal que faça IPO´s e o assunto fica "em casa"

                            Comentário


                              No meu carro o FAP já vai com 305k KM's e parece-me q.b saudável.

                              Há 9k KM's subiu o nível do óleo, deve ter injetado gasóleo para forçar a queima, troquei imediatamente o óleo, até agora tudo parece ok.

                              Faço alguns KM's em circuito urbano durante a semana e aos fds, nem que seja de 15 em 15 dias faço bastante KM's em IPs e AE.

                              Acredito que em certos centros de inspeção com caras conhecidas, não se vá passar nada.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
                                Já alguem reparou nisto, foi aqui falado?

                                Novas regras na inspeção reprovam automóveis sujos...


                                Instituto da Mobilidade e dos Transporte aperta regras na avaliação de viaturas.

                                Filtros

                                A deliberação do IMT estabelece novos limites de ‘opacidade’ (medição dos gases de escape) e promete chumbar qualquer carro ao qual o filtro de partículas tenha sido retirado ilegalmente.

                                Fonte:https://www.cmjornal.pt/portugal/det...7N_KLgsVVdL-NY



                                Já há muitos (desde há uns anos), que se vinha a referir que isso iria ser implementado.

                                Comentário


                                  O estar escrito torna a coisa mais "controlada" porém tendo em conta o número de veículos recentes a diesel que circulam sem fap por motivos de ordem vária leva a que se continue a contornar a lei.
                                  Vai levar alguns inseguros a não arriscarem a retirada, mas quem já não tem não vai a correr colocar, porque o processo já está bem enraizado.
                                  Mas aplaudo a iniciativa legislativa.

                                  A do carro sujo no interior parece caricata mas existe cada lixeira ambulante que não me admira mesmo nada.

                                  Comentário


                                    A limpeza eu acho bem, faz parte da manutenção do carro. Não é preciso um detalhe, mas há mínimos, até por questões de saúde.

                                    Um hábito que nunca entendi foi o de lavar o carro antes de ir à inspeção. Isto é alguma tradição antiga ou por algum motivo em específico? Conheço várias pessoas que vão de propósito lavar o carro antes do mesmo ir à inspecção.

                                    Eu nunca o fiz , mas ando sempre com o carro apresentável (no verão lavo a cada 15 dias, no inverno a cada mês).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                      A limpeza eu acho bem, faz parte da manutenção do carro. Não é preciso um detalhe, mas há mínimos, até por questões de saúde.

                                      Um hábito que nunca entendi foi o de lavar o carro antes de ir à inspeção. Isto é alguma tradição antiga ou por algum motivo em específico? Conheço várias pessoas que vão de propósito lavar o carro antes do mesmo ir à inspecção.

                                      Eu nunca o fiz , mas ando sempre com o carro apresentável (no verão lavo a cada 15 dias, no inverno a cada mês).



                                      Isso da lavagem... até em alguns concessionários das marcas, se não levares o carro lavado... não acham piada intervir no mesmo.

                                      Mas a lavagem do carro (e muitas vezes por baixo), é para tentar disfarçar, alguma babo de óleo e afins, que possa existir.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                        A limpeza eu acho bem, faz parte da manutenção do carro. Não é preciso um detalhe, mas há mínimos, até por questões de saúde.

                                        Um hábito que nunca entendi foi o de lavar o carro antes de ir à inspeção. Isto é alguma tradição antiga ou por algum motivo em específico? Conheço várias pessoas que vão de propósito lavar o carro antes do mesmo ir à inspecção.

                                        Eu nunca o fiz , mas ando sempre com o carro apresentável (no verão lavo a cada 15 dias, no inverno a cada mês).
                                        Eu diria que é algo mais visivel em carros de trabalho...muito pessoal em várias profissões usam o carro por obrigação, é o meio de trabalho e em alguns carros isso é descurado...ou pelo menos era na era pré-pandemia, penso que agora existam outros cuidados.

                                        Essa do lavar pré inspeção é uma forma de dar outra apresentação ao chasso.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          O kai-kai cá de casa está a chegar aos 80.000 e até a patroa dá conta quando está a regenerar! Deve haver por aqui muito forista insensível, para não escrever pior!

                                          O fap do dito tem especial afeição por regenerar a chegar a casa e costuma caber-me a mim a sorte de ir passear o boby... leva uma esfrega de 5 minutos em mudanças mais baixas e está feito! Que assim continue!
                                          Posso perguntar-te quais são os "sintomas" da regeneração?

                                          Eu só noto quando o start/stop não "funciona" e mesmo assim é dúbio, pode nem ser regeneração...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            Posso perguntar-te quais são os "sintomas" da regeneração?

                                            Eu só noto quando o start/stop não "funciona" e mesmo assim é dúbio, pode nem ser regeneração...
                                            Pela primeira vez no meu carro acendeu o aviso de regeneração em curso, com texto explicativo e depois "símbolos" de aviso que ficam no computador de bordo. Aqui neste caso não facilitei e fui levar mesmo o cão a passear.

                                            Mas o carro já tem mais de um ano, pelo que sendo a primeira vez, ainda não incomodou nada. De resto nem ligo.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Pela primeira vez no meu carro acendeu o aviso de regeneração em curso, com texto explicativo e depois "símbolos" de aviso que ficam no computador de bordo. Aqui neste caso não facilitei e fui levar mesmo o cão a passear.

                                              Mas o carro já tem mais de um ano, pelo que sendo a primeira vez, ainda não incomodou nada. De resto nem ligo.
                                              Esse aviso só aparece quando o filtro já está tão cheio e saturado que obrigatóriamente a regeneração tem de ser feita até ao fim e não se deve desligar o carro....quando ela é feita normalmente não apareçe aviso nenhum....

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Pela primeira vez no meu carro acendeu o aviso de regeneração em curso, com texto explicativo e depois "símbolos" de aviso que ficam no computador de bordo. Aqui neste caso não facilitei e fui levar mesmo o cão a passear.

                                                Mas o carro já tem mais de um ano, pelo que sendo a primeira vez, ainda não incomodou nada. De resto nem ligo.
                                                Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                                Esse aviso só aparece quando o filtro já está tão cheio e saturado que obrigatóriamente a regeneração tem de ser feita até ao fim e não se deve desligar o carro....quando ela é feita normalmente não apareçe aviso nenhum....



                                                Como referido, quando a luz acende, é porque o filtro já está saturado.

                                                Em regenerações normais (sem estar saturado), não há nenhuma indicação luminosa, quando a mesma está a ocorrer.

                                                Comentário


                                                  Já levo mais de 400.000 kms em carros com Fap e só me lembro de reparar em regenerações 2 ou 3 vezes e uma delas foi porque a luz acendeu.

                                                  Na Alfa 159 notava-se uma pequena aceleração e um cheiro pestilento do escape, no C4 também noto apenas um cheiro pestilento. Na golf, 308 e Mégane nunca notei nada mas como essas fazem mtos kms de estrada e AE é natural que façam o seu processo naturalmente.

                                                  Nota: Nem sei se o cheiro pestilento é sintoma de regeneração, apenas o associo porque na Alfa quando teve mesmo que fazer a regeneração fez o mesmo cheiro e no C4 faz um cheiro similar e o sistema de refrigeração entra em modo de funcionar a toda a força sem outra justificação. Mas como já referi, mantendo uns kms de AE a cada 15 dias só tive problemas quando não os fiz.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                                    Esse aviso só aparece quando o filtro já está tão cheio e saturado que obrigatóriamente a regeneração tem de ser feita até ao fim e não se deve desligar o carro....quando ela é feita normalmente não apareçe aviso nenhum....
                                                    Sim, é isso. Foi onque disseram na oficina. Nunca me preocupei com o assunto até aparecer o aviso. Dei umas voltas e ficou resolvido. Uma vez em mais de um ano é razoável.

                                                    Comentário


                                                      Obtuso, que carro é?

                                                      Independentemente do tipo de percursos, tendo o carro apenas um ano, não me parece muito normal já ter acendido a luz.

                                                      Eu tenho ideia (talvez errada) que quando a luz acende, o grau de saturação do filtro já é considerável e não consegue “queimar” apenas com o processo normal.

                                                      Dito de outro modo, tendo acendido a luz no teu caso, não tenho a certeza que com uns kms de AE valentes, tenhas voltado a ficar com o filtro “novo”.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                        Obtuso, que carro é?

                                                        Independentemente do tipo de percursos, tendo o carro apenas um ano, não me parece muito normal já ter acendido a luz.

                                                        Eu tenho ideia (talvez errada) que quando a luz acende, o grau de saturação do filtro já é considerável e não consegue “queimar” apenas com o processo normal.

                                                        Dito de outro modo, tendo acendido a luz no teu caso, não tenho a certeza que com uns kms de AE valentes, tenhas voltado a ficar com o filtro “novo”.


                                                        Quando a luz acende, está saturado de facto... mas em principio que conseguir iniciar depois o processo e concluir o mesmo, fica limpo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Quando a luz acende, está saturado de facto... mas em principio que conseguir iniciar depois o processo e concluir o mesmo, fica limpo.
                                                          Ah, boa!

                                                          O meu A tem 65.000kms e (na minha mão) nunca acendeu a luz.

                                                          Por acaso sempre pensei que em caso de luz acesa, tinha de efetuar uma regeneração na oficina e, caso não fosse suficiente, substituir o filtro.

                                                          Mas ainda bem que assim é

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                            Ah, boa!

                                                            O meu A tem 65.000kms e (na minha mão) nunca acendeu a luz.

                                                            Por acaso sempre pensei que em caso de luz acesa, tinha de efetuar uma regeneração na oficina e, caso não fosse suficiente, substituir o filtro.

                                                            Mas ainda bem que assim é
                                                            Andas a saltar passos, o filtro antes de substituição pode ser limpo e aí de duas formas...no local com aditivo ou retirado e limpo com algo mais agressivo e recolocado (ainda com miolo...o mistolin é forte mas não come o miolo).

                                                            Comentário


                                                              Falei com base na minha experiência.

                                                              Tive um Qashqai de serviço que perdeu a potência e acendeu a luz do motor ao fim de 210k kms.

                                                              Foi para a marca, diagnóstico: saturação do FAP.

                                                              Tentaram (dizem eles) a limpeza, mas a solução foi a substituição. O carro acabou por ficar lá como retoma e vale o que vale, porque podia querer cobrar os 2.500€ pelo filtro.

                                                              Mas ainda assim, antes de toda a árvore de natal que eu vi, não houve qualquer luz intermédia.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X