Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Carro pesado e mau aerodinamicamente, atmosférico, pouco binário ainda por cima com relações longas. Parece-me tudo normal. Não existem milagres.

    Se quiseres que ele não perca velocidade tens de trabalhar com a caixa, pois esse carro precisa de rotação. A potência máxima é as 6300 e o binário máximo às 4850, logo gosta de andar bem lá em cima, o que obviamente traduz-se em consumos também elevados, mas ao menos tens potência.

    Devias ter comprado turbo a gasolina ou então a versão a gasóleo.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
      não há um unico carro no mercado que, no seu desempenho normal e com condução normal, tenha que meter uma 3ª para se aguentar numa subida de AE.

      Já há muitas decadas que não existe disso.
      O que é que entendes por subida?

      Se for uma subida minimamente a sério, isso não é verdade.

      E tambem depende da velocidade.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        O que é que entendes por subida?

        Se for uma subida minimamente a sério, isso não é verdade.

        E tambem depende da velocidade.
        Subida de AE, como no caso relatado.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
          Só que o utilizador pelos vistos liga o CC em 6a e espera que o carro aguente nas subidas sem tocar na caixa de velocidades. Se é essa a expectativa não podia ter escolhido pior motor...
          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
          A questão é que se calhar não há assim tantos motores que aguentem fazer esse serviço (conduzir sem noção do que se faz). Nem os turbodiesel da moda, que apesar de o fazerem, pagas a fatura mais tarde na oficina!

          Já um carro com caixa auto...até pode ter 50cv e 2000kg, vai fazer a A2 a 120 de cruise control como se não se passasse nada.
          Pois, admitindo que está tudo bem com o carro, entrar em 6ª numa subida é má política.

          E depois tambem depende do escalonamento da caixa.

          Um Clio III 1.5 DCI 105cv tem um power do caraças em AE, não lhe peçam é para andar 6ª abaixo dos 120 sobretudo na subidas.


          Ainda este fim de semana andei com o meu Sandero TCE 90cv na Serra Algarvia entre os 90 e 120 nas zonas que tais, claro, e nas subidas em 5ª a partir dos 100 km/h era mais que tranquilo, até porque é turbo e já estava nas 2500 RPM e a 120 nas 3000 RPM.

          Se fosse um atmosférico da mesma potência teria de fazer bem mais RPM's.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
            Só que o utilizador pelos vistos liga o CC em 6a e espera que o carro aguente nas subidas sem tocar na caixa de velocidades. Se é essa a expectativa não podia ter escolhido pior motor...
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Subida de AE, como no caso relatado.
            Que é subida de AE sei eu....mas há umas mais inclinadas que outras, como bem sabemos.

            A subida em questão é aquela que fica logo a seguir à saída para a A23 na A1 ? se for isso, não e fácil.

            Comentário


              #66
              Já fiz a A23 de ponta a ponta dezenas, provavelmente centenas de vezes, com vários carros. Desde 106 1.1 a carros modernos. Todos aguentavam 4a, pelo menos. E a pior subida da A23, em inclinação, será a antes do túnel da gardunha no sentido N-S.

              Comentário


                #67
                Para além de tudo o que foi dito, não esquecer que o motor ainda é novo... por aqui um 2.0 gasolina atmosférico num SUV (cx auto) e para manter velocidade em AE, ele passa de sexta para quarta mudança, por vezes... para estar no regime ideal...

                Pessoalmente não sou adepto de motores gasolina com turbo, mas admito que sejam mais "user friendly" para o comum condutor. Nem toda a gente gosta de puxar pelo motor para manter velocidade e/ou ultrapassar... e quem anda comigo, pensa: que acelera

                Conheço bem o motor em causa, e para quem não está habituado... pode parecer um pouco anémico... e não se pode esperar milagres de um 1.6 atmosférico, naquela carroçaria/peso. A Hyundai não vende o 1.6 T-GDI porque é 4x4 e pagaria classe 2... noutros mercados, está disponível.

                Por comparação, um MX-5 1.5 tem o binário máximo às 4000RPM vs Tucson às 4850RPM... agora coloquem em perspectiva (diferença na aerodinâmica e pesos)
                Editado pela última vez por oruisilva; 22 July 2020, 16:12.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                  Já fiz a A23 de ponta a ponta dezenas, provavelmente centenas de vezes, com vários carros. Desde 106 1.1 a carros modernos. Todos aguentavam 4a, pelo menos. E a pior subida da A23, em inclinação, será a antes do túnel da gardunha no sentido N-S.
                  Sim mas 4 é uma coisa e 6 é outra além de muitas vezes os carros com motores mais fracos terem caixas mais curtas.

                  Quero com isto dizer que o autor do topico se meter uma 4ª, aquilo como que " voa " .

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                    A Hyundai não vende o 1.6 T-GDI porque é 4x4 e pagaria classe 2... noutros mercados, está disponível.
                    Estranho, o Kauai tem disponível o 1.6 T-GDI por exemplo.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                      Estranho, o Kauai tem disponível o 1.6 T-GDI por exemplo.
                      4x4, mas não paga classe 2, pois é mais baixo que o Tucson.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                        Para além de tudo o que foi dito, não esquecer que o motor ainda é novo... por aqui um 2.0 gasolina atmosférico num SUV (cx auto) e para manter velocidade em AE, ele passa de sexta para quarta mudança, por vezes... para estar no regime ideal...

                        Pessoalmente não sou adepto de motores gasolina com turbo, mas admito que sejam mais "user friendly" para o comum condutor. Nem toda a gente gosta de puxar pelo motor para manter velocidade e/ou ultrapassar... e quem anda comigo, pensa: que acelera

                        Conheço bem o motor em causa, e para quem não está habituado... pode parecer um pouco anémico... e não se pode esperar milagres de um 1.6 atmosférico, naquela carroçaria/peso. A Hyundai não vende o 1.6 T-GDI porque é 4x4 e pagaria classe 2... noutros mercados, está disponível.

                        Por comparação, um MX-5 1.5 tem o binário máximo às 4000RPM vs Tucson às 4850RPM... agora coloquem em perspectiva (diferença na aerodinâmica e pesos)
                        Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                        Estranho, o Kauai tem disponível o 1.6 T-GDI por exemplo.


                        Também existe o 1.6 T-GDI em "formato 4x2" no Tucson...

                        Politica do importador..

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Também existe o 1.6 T-GDI em "formato 4x2" no Tucson...

                          Politica do importador..
                          Efectivamente... seria preferível ter o 1.6 T-GDI, que assentaria melhor, no que às performances diz respeito.

                          Comentário


                            #73
                            Um 1600 atmosférico a puxar um SUV, é mais do que esperado.

                            Esperar ir em 6ª e ele aguentar qualquer subida é pura utopia.

                            É antecipar subidas e usar a caixa, caso contrário vai parecer sempre que não tem força.

                            Estive a ver e esse motor tem 161 Nm às 4850 rotações. Muito pouco binário a rotação bem elevadas.

                            A versão turbo tem 265 Nm constantes entre as 1500-4500 rpm. Tem um comportamento completamente diferente.

                            Fala alguém que conduziu muitos anos um 190D. Lento para muitos mas com uma condução minimamente empenhada fazia viagens com velocidades médias bem razoáveis.
                            Editado pela última vez por MicroMC; 22 July 2020, 17:56.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                              Um 1600 atmosférico a puxar um SUV, é mais do que esperado.

                              Esperar ir em 6ª e ele aguentar qualquer subida é pura utopia.

                              É antecipar subidas e usar a caixa, caso contrário vai parecer sempre que não tem força.

                              Estive a ver e esse motor tem 161 Nm às 4850 rotações. Muito pouco binário a rotação bem elevadas.

                              A versão turbo tem 265 Nm constantes entre as 1500-4500 rpm. Tem um comportamento completamente diferente.

                              Fala alguém que conduziu muitos anos um 190D. Lento para muitos mas com uma condução minimamente empenhada fazia viagens com velocidades médias bem razoáveis.
                              E reduzias nas subidas e/ou ultrapassagens ou era sempre em 5a?

                              Comentário


                                #75
                                A maior parte só tinha 4.ª!

                                Já agora, andei algumas centenas de km como passageiro num 190E 1.8 de 5 velocidades e aquilo nas subidas em estradas nacionais chegava a necessitar de uma 3.ª também...

                                Comentário


                                  #76
                                  Resumindo; O carro não tem um fraco desempenho, é preciso é saber conduzi-lo.

                                  Há, e os carros não são melhores, apenas por se aguentarem em sexta numa subida...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                    Há, e os carros não são melhores, apenas por se aguentarem em sexta numa subida...
                                    São mais confortáveis de guiar, o que os torna melhores nesse aspecto em particular.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                      (...)

                                      Fala alguém que conduziu muitos anos um 190D. Lento para muitos mas com uma condução minimamente empenhada fazia viagens com velocidades médias bem razoáveis.
                                      Era um bom carro, tive um na década de 80.

                                      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                      E reduzias nas subidas e/ou ultrapassagens ou era sempre em 5a?
                                      Acho que o meu só tinha 4.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                        São mais confortáveis de guiar, o que os torna melhores nesse aspecto em particular.
                                        São opiniões, mas para isso existem os carros com caixa automática.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Suv's a gasolina onde não sintas isso eu diria o VW T-Roc R

                                          Podes é não gostar muito na bomba

                                          Comentário


                                            #81
                                            A 6ª desse carro faz 36 km/h a cada mil...a 140 de ponteiro vai pelas 3700rpm...bem longe da potencia máxima (6300rpm)e bem longe do binário máximo que tb é perto das 5000rpm...não há milagres...é colar a mão direita na manete e o pé esquerdo na embraiagem...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Genericamente concordo com o que tem sido dito mas claro, admitindo que o carro de facto não tem problemas ( que provavelmente não tem ).

                                              Mas este assunto remete-nos para o facto de eu tantas vezes ler e ouvir pessoas dizer que carros de 70cv são isto e aquilo....bom, acima de tudo quanto pior for a relação peso/potência, mais se tem que utilizar a caixa de velocidades , conhecer o motor, os melhores regimes, etc.

                                              Claro que uma caixa bem gerida não faz de um 1.0 50cv um carro rápido, mas faz com que seja extremamente difícil esse carro causar embaraço ao trânsito.


                                              Compreendo que muitos se habituem a conduzir somente nas 1500-3000 RPM mas num motor atmosférico seja diesel ou gasolina, não pode ser assim.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                São opiniões, mas para isso existem os carros com caixa automática.
                                                Num manual com força tens o melhor dos dois mundos. Em AE se quiseres segues sempre na última mudança e tens conforto de um automático. Mas ao contrário de um automático convencional, se queres tirar o máximo partido do motor, podes dar uso à caixa.

                                                Usar a caixa é um prazer, quando o queremos fazer. Quando somos obrigados a fazê-lo, perde o encanto...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                                  Num manual com força tens o melhor dos dois mundos. Em AE se quiseres segues sempre na última mudança e tens conforto de um automático. Mas ao contrário de um automático convencional, se queres tirar o máximo partido do motor, podes dar uso à caixa.

                                                  Usar a caixa é um prazer, quando o queremos fazer. Quando somos obrigados a fazê-lo, perde o encanto...
                                                  Concordo com o que dizes, mas eu prefiro poder puxar um carro até às 7.000 rotações, do que apenas até às 4.000, como num diesel.

                                                  Sem falar no desconforto que é ouvir o martelar de um diesel.

                                                  Mas em jeito de conclusão, acho que cada um deve saber o que mais gosta e informar-se bem antes da compra, para não acontecer o que aconteceu ao user, que estava a contar com uma coisa mas comprou outra.

                                                  O problema não é do carro, é do user.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                    Concordo com o que dizes, mas eu prefiro poder puxar um carro até às 7.000 rotações, do que apenas até às 4.000, como num diesel.

                                                    Sem falar no desconforto que é ouvir o martelar de um diesel.
                                                    Depende dos carros. Muitos dos diesel modernos dentro do habitáculo pouco se ouvem.

                                                    Espremer motores a gasolina a 7 mil e ele não andar nada de jeito também não é a coisa mais entusiasmante de sempre. Até porque muitas vezes o barulho é de sofrimento.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                      Concordo com o que dizes, mas eu prefiro poder puxar um carro até às 7.000 rotações, do que apenas até às 4.000, como num diesel.

                                                      Sem falar no desconforto que é ouvir o martelar de um diesel.

                                                      Mas em jeito de conclusão, acho que cada um deve saber o que mais gosta e informar-se bem antes da compra, para não acontecer o que aconteceu ao user, que estava a contar com uma coisa mas comprou outra.

                                                      O problema não é do carro, é do user.
                                                      Eu nunca falei em diesel. Isso é uma questão totalmente independente.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Genericamente concordo com o que tem sido dito mas claro, admitindo que o carro de facto não tem problemas ( que provavelmente não tem ).

                                                        Mas este assunto remete-nos para o facto de eu tantas vezes ler e ouvir pessoas dizer que carros de 70cv são isto e aquilo....bom, acima de tudo quanto pior for a relação peso/potência, mais se tem que utilizar a caixa de velocidades , conhecer o motor, os melhores regimes, etc.

                                                        Claro que uma caixa bem gerida não faz de um 1.0 50cv um carro rápido, mas faz com que seja extremamente difícil esse carro causar embaraço ao trânsito.


                                                        Compreendo que muitos se habituem a conduzir somente nas 1500-3000 RPM mas num motor atmosférico seja diesel ou gasolina, não pode ser assim.
                                                        Eu tenho para mim que todos os carros andam relativamente depressa ate' aos limites legais, tudo depende de quanto se quer gastar em combustivel.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Eu tenho para mim que todos os carros andam relativamente depressa ate' aos limites legais, tudo depende de quanto se quer gastar em combustivel.
                                                          Se o limite for 50, talvez

                                                          No ano passado fui experimentar uma Mazda BT2500 e nunca tinha conduzido algo tão lento, nem mesmo o Saxo 1.5d ou o Patrol 260. Quando cheguei a casa fui confirmar e demora mais de 20 segundos dos 0-100, por isso imagino que para chegar aos 120 devam ser uns 30 ou 40 segundos (no mínimo)

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Eu no cx30 2.0 gasolina faço ae sem nenhum problema. Claro que não é um carro explosivo, mas por exemplo faz muito bem porto tras os montes com cc em sexta, no Marão não noto perda de rendimento

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Marionog37 Ver Post
                                                              Eu no cx30 2.0 gasolina faço ae sem nenhum problema. Claro que não é um carro explosivo, mas por exemplo faz muito bem porto tras os montes com cc em sexta, no Marão não noto perda de rendimento


                                                              Sempre é mais leve... sem esquecer o facto de ter mais binário.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X