Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hyundai Tucson 1.6 GDI fraco desempenho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Desculpem lá mas não concordo nada convosco e acho que o OP tem toda a razão.

    Não aceito, nem ninguém devia aceitar , que um SUV em 2020 com 136cv não suba Minde a 140 ou mais de ponteiro sem reduzir da última mudança. Chegar ao topo a 90 então é assustador.

    Nos anos 90, havia carros que me permitem fazer várias vezes essa subida num atmosférico na última relação de caixa, com potência idêntica , e chegar ao topo a perto de 200km/h. Não tinha a aerodinâmica de SUV, mas há mínimos e o turbo não explica tudo.

    Isso tem 160 N.M de binário , claro que não sobe a serra da estrela em 4ª e será necessário recorrer à caixa , mas esse comportamento em AE não é de todo normal.

    E tenho bastante experiência em otto NA, mais até do que em turbo-diesel como o que conduzo atualmente.
    Editado pela última vez por Etcetera; 23 July 2020, 00:02.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
      Desculpem lá mas não concordo nada convosco e acho que o OP tem toda a razão.

      Não aceito, nem ninguém devia aceitar , que um SUV em 2020 com 136cv não suba Minde a 140 ou mais de ponteiro sem reduzir da última mudança. Chegar ao topo a 90 então é assustador.

      Nos anos 90, havia carros que me permitem fazer várias vezes essa subida num atmosférico na última relação de caixa, com potência idêntica , e chegar ao topo a perto de 200km/h. Não tinha a aerodinâmica de SUV, mas há mínimos e o turbo não explica tudo.

      Isso tem 160 N.M de binário , claro que não sobe a serra da estrela em 4ª e será necessário recorrer à caixa , mas esse comportamento em AE não é de todo normal.

      E tenho bastante experiência em otto NA, mais até do que em turbo-diesel como o que conduzo atualmente.
      Depende da relação de caixa. Se a 6ª for muito longa e o carro for carregado, é perfeitamente normal dadas as características. Para extrair um bom rendimento em estrada aberta é impensável circular a baixo das 3000 rpm, sendo que o regime ideal para o melhor rendimento é das 4500 ás 6500 rpm. É usar a caixa e não ter medo de usar as rotações. Se usares a caixa não fica atrás do TDiesel.

      Em 6ª, a 120 vai a quantas rotações?

      Nessa subida da A1, no meu Corolla 1.3 88cv e com um Meriva 1.6 100 cv, neste ultimo bem carregado, com 4 pessoas mais bagagem, mantém sem grandes problemas os 110/ 120 km/h em 5ª. Mas nessas velocidades em 5ª vão ás 3500 rpm.

      Tudo isto não invalida a hipótese de que o motor não tenha algum problema. Mas neste caso parece-me que está é um pouco chocado com o comportamento do motor ser totalmente diferente daquilo que estava habituado, pois nos turbodiesel que teve, o regime de rendimento é das 2000 ás 4000 rpm, agora é das 4500 ás 6500 rpm. Agora tem que apanhar o gostinho pelas rotações .

      Tenho um amigo meu que tem um Corsa 1.3 CDTI, um Mondeo 2.0 TDCI e um Golf TDI, tudo TD's portanto. Emprestei-lhe o meu Corolla 1.3 do século passado. Comentário dele imediato "nem se ouve, muito bom, mas falta o turbo". E eu "pode não te parecer mas isto anda mais que o teu Corsa, tens que lhe dar rotação" e ele "a serio? hummm", nesse dia fomos dar uma voltinha e levei o chaço. Na saida do tunel da CRIL em direcção em Algés toca a fazer a demonstração. Comentário dele "ihhh, passamos dos 160, isto realmente anda mais que o Corsa, realmente puxa de maneira diferente", pois é, não dava um tostão furado por isto porque não sentia o kick e antes da zona comercial de Algragide já ia em 170 em 4ª, saindo do túnel a 80, quando pensava que aquilo para chegar a essas velocidades demorava uma eternidade. Acho que o meu amigo se um dia tiver um atmosférico a gasolina, depois disto, vai compreende-lo melhor.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ribeiro2020 Ver Post
        Bom dia,

        Adquiri este ano um Hyundai Tucson 1.6 GDI com 132cv. Na altura tínhamos uma Volvo V50 1.6 a gasóleo e decidimos comprar um carro a gasolina porque atualmente não fazemos muitos km por ano.
        Não conseguimos fazer nenhum test drive em modelos a gasolina porque não havia carros disponíveis. Por isso experimentámos a versão a gasóleo (1.6 CRDi), no entanto a nossa zona é bastante plana.

        Acontece que logo após a compra notámos que o carro tinha pouca força e não desenvolvia com a rapidez e agilidade desejadas.
        Como ainda era recente pensámos que poderia ser a nossa própria adaptação ao novo carro, que era mais pesado e mais alto do que o anterior.

        Contactámos o concessionário que nos pediu para fazermos mais uns 1000/1500km porque o carro ainda era muito recente (tinha cerca de 2500km). Assim, após o período de quarentena fizemos uma viagem ao Algarve e tanto na ida como na vinda notámos as mesmas limitações...

        Para vos dar alguns exemplos:
        Na A1, sentido sul-norte:
        - na zona da área de serviço da Mealhada existe uma subida e o carro tem dificuldade em manter-se nos 120km/h ou acima (cruise control a 139km/h desceu até aos 125km/h);
        - na zona da Serra de Aire com o cruise control nos 135km/h o carro chegou aos 90km/h;
        Também no IC8 sentido A13-Sertã, logo após um túnel existe uma subida com 2 faixas é impossível fazer uma ultrapassagem pois chega a ser necessário colocar a 3ª mudança.
        À saída do Algarve/Albufeira pela A2 na zona de serra também chegou a descer aos 90km/h.
        Já temos uma marcação na oficina da marca para que o carro seja avaliado.
        Mas neste momento estamos completamente decepcionados com o desempenho do carro. Claro que não esperávamos nenhum formula 1 mas não me parece razoável que um carro destes apresente tão fraco desempenho, onde temos receio que não responda numa ultrapassagem e que em auto-estrada basta aparecer uma pequena subida para que desça drasticamente a velocidade.

        Assim, gostaríamos de ter o feedback de quem tem/conhece este modelo ou modelo semelhante/equiparável para tentarmos perceber se efetivamente é uma limitação "normal" ou se poderemos estar perante algum defeito.
        Sucintamente? Aprende a trabalhar com a caixa.
        Não tens potência nem binário para usar CC na última relação, em subidas.
        Editado pela última vez por brkncrss; 23 July 2020, 02:08.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
          Desculpem lá mas não concordo nada convosco e acho que o OP tem toda a razão.

          Não aceito, nem ninguém devia aceitar , que um SUV em 2020 com 136cv não suba Minde a 140 ou mais de ponteiro sem reduzir da última mudança. Chegar ao topo a 90 então é assustador.

          Nos anos 90, havia carros que me permitem fazer várias vezes essa subida num atmosférico na última relação de caixa, com potência idêntica , e chegar ao topo a perto de 200km/h. Não tinha a aerodinâmica de SUV, mas há mínimos e o turbo não explica tudo.

          Isso tem 160 N.M de binário , claro que não sobe a serra da estrela em 4ª e será necessário recorrer à caixa , mas esse comportamento em AE não é de todo normal.

          E tenho bastante experiência em otto NA, mais até do que em turbo-diesel como o que conduzo atualmente.
          O Tucson com o 1.6GDi nem em plano dá 200, e atinge a vmax em 4a. A 5a e a 6a estão lá para os consumos.

          A 120km/h em 6a vai pouco acima das 3000rpm e portanto muuuito longe das 4750 onde aparece o binário máximo. Isto tudo junto o peso acrescido e má aerodinâmica faz com que claramente tenho que reduzir em AE quando apanhar uma subida mais acentuada.

          Tenho bastante experiência em otto NA e recorro sempre à caixa para ultrapassar, já se sabe a potência está lá em cima na faixa de rotação.

          Comentário


            #95
            Não conheço o carro/motor mas disseram aí atrás que a 140 vai a cerca de 3700rpm. Nao estamos propriamente a falar de um regime muito baixo, tipo pisar às 1500rpm e esperar que algo aconteça , como sucede em (alguns) TD.

            Continuo a achar que não manter 140 ou 120 em Minde não é normal. O decréscimo para os 90 é um absurdo.

            Se estivéssemos a falar de entrar na subida em 6ª a 90, claro que nesse caso seria totalmente diferente e nunca na vida ia ganhar velocidade ou sequer manter.

            Comentário


              #96
              Eu gostava de saber o resultado em quinta velocidade.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                Não conheço o carro/motor mas disseram aí atrás que a 140 vai a cerca de 3700rpm. Nao estamos propriamente a falar de um regime muito baixo, tipo pisar às 1500rpm e esperar que algo aconteça , como sucede em (alguns) TD.

                Continuo a achar que não manter 140 ou 120 em Minde não é normal. O decréscimo para os 90 é um absurdo.

                Se estivéssemos a falar de entrar na subida em 6ª a 90, claro que nesse caso seria totalmente diferente e nunca na vida ia ganhar velocidade ou sequer manter.
                Tenderia a não concordar, mas dado que a minha pandeireta de 90cv ( turbo e caixa curta , não suv e 1150 kg só , é verdade ) sobe em 5ª com muita facilidade a partir dos 100 na serra algarvia...

                Mas a verdade é que isto não é nada linear e a situação reportada não me surpreende nada.

                Não é à toa que existem carros que atingem maior v.max em 5ª que em 6ª.

                Mas quem está habtuados a conduzir vários carros de vários motores não fica admirado com este tipo de coisas.

                O papel é...o papel.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Eu tenho para mim que todos os carros andam relativamente depressa ate' aos limites legais, tudo depende de quanto se quer gastar em combustivel.
                  Sim, é um bocado por aí.
                  Claro que há carros mais fraquitos e tal, mas, longe vão os tempos do ZX 1.4D 53cv, Vectra 1.7D 55cv, Mercedes W123 200D , etc etc.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    Sim, é um bocado por aí.
                    Claro que há carros mais fraquitos e tal, mas, longe vão os tempos do ZX 1.4D 53cv, Vectra 1.7D 55cv, Mercedes W123 200D , etc etc.

                    57cv "faxavor"...

                    Sendo que até a partir de finais de 1993... passou a ser de 60cv...
                    Editado pela última vez por nto; 23 July 2020, 09:07. Razão: Complemento info

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Sim, é um bocado por aí.
                      Claro que há carros mais fraquitos e tal, mas, longe vão os tempos do ZX 1.4D 53cv, Vectra 1.7D 55cv, Mercedes W123 200D , etc etc.
                      A diferença é que nessa altura a malta sabia mexer na caixa, a maior parte das pessoas actualmente habituados aos diesel turbinados não sabe.
                      Quantas pessoas sabem a que rotações têm a potencia e binários máximos? Vão conduzir um carro a gasolina como se fosse um diesel turbinado, ficam desiludidos...

                      Comentário


                        Encontrei este teste de potência do mesmo motor montado num Veloster com DCT.

                        https://www.veloster.org/threads/vel...hout-ac.41585/

                        Por acaso a curva de binário até é mais plana do que pensava, mas às 3.000 que alguém mencionou, tem apenas cerca de 65cvs...

                        De destacar a considerável perda de potência com o AC ligado, claramente visivel na figura 5 quando o AC entra em funcionamento às 4.250.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PP Ver Post
                          Encontrei este teste de potência do mesmo motor montado num Veloster com DCT.

                          https://www.veloster.org/threads/vel...hout-ac.41585/

                          Por acaso a curva de binário até é mais plana do que pensava, mas às 3.000 que alguém mencionou, tem apenas cerca de 65cvs...

                          De destacar a considerável perda de potência com o AC ligado, claramente visivel na figura 5 quando o AC entra em funcionamento às 4.250.
                          Ainda para mais AC a bombar forte e tempo quente.

                          Comentário


                            1st Gear 3.83 :1
                            2nd Gear 2.14 :1
                            3rd Gear 1.37 :1
                            4th Gear 1.04 :1
                            5th Gear 0.89 :1
                            6th Gear 0.79 :1
                            Final Drive 4.56 :1



                            Para pneu 225/55/18 - 705mm de diametro



                            2700rpm - 100km/h
                            3250rpm - 120km/h
                            3650rpm - 135km/h
                            4350rpm - 150km/h
                            4850rpm - 180km/h (rpm torque máximo)
                            6500rpm - 240km/h


                            4850rpm - 160km/h
                            6500rpm - 213km/


                            4850rpm - 135km/h
                            6500rpm - 182km/h

                            Conclusão, para manter a velocidade de 135km/h nessa subida, a 4ª será a relação que terá maior capacidade para tal.

                            Comentário


                              Como diz o miguelspc : as RPM estão lá, é para serem usadas.

                              Comentário




                                Esquecam o binário máximo as 4800 rpms.
                                Até pode ser assim mas muito antes disso já está acima de 90% desse valor.
                                A caixa até nem é muito longa. 36 kms/h em 6a nem é muito mau.

                                O mind set tem de mudar para se aproveitar melhor as características do motor, mas não subir a 90, mesmo em 6a, algo de errado existe.

                                Já fiz Porto - Algarve num VW Up, 75cv e 95nm com ac ligado e aguentou-se bem. Raramente baixou dos 130 de ponteiro. Não me recordo de ter ido abaixo dos 120. Claro está que nas subidas mais complicadas era pé a fundo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                  Desculpem lá mas não concordo nada convosco e acho que o OP tem toda a razão.

                                  Não aceito, nem ninguém devia aceitar , que um SUV em 2020 com 136cv não suba Minde a 140 ou mais de ponteiro sem reduzir da última mudança. Chegar ao topo a 90 então é assustador.

                                  Nos anos 90, havia carros que me permitem fazer várias vezes essa subida num atmosférico na última relação de caixa, com potência idêntica , e chegar ao topo a perto de 200km/h. Não tinha a aerodinâmica de SUV, mas há mínimos e o turbo não explica tudo.

                                  Isso tem 160 N.M de binário , claro que não sobe a serra da estrela em 4ª e será necessário recorrer à caixa , mas esse comportamento em AE não é de todo normal.

                                  E tenho bastante experiência em otto NA, mais até do que em turbo-diesel como o que conduzo atualmente.
                                  Aqui não se trata de aceitar ou deixar de aceitar. Existem várias motorizações para servir diferentes propósitos e clientes.

                                  Este SUV com este motor está claramente sub-motorizado, porque o facto de ser muito pesado e o binário e a potência máxima disponivel serem disponibilizados a um regime bastante alto, faz com que tenhas de andar com relações de caixa mais baixas.

                                  Em jeito de brincadeira, quando andei com um C3 1.2, de aluguer, também fiquei chocado e detestei que ele a descer com o acelerador colado no fundo perdesse velocidade, mas olha, o carro é um tijolo. Tive que aceitar.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post

                                    Esquecam o binário máximo as 4800 rpms.
                                    Até pode ser assim mas muito antes disso já está acima de 90% desse valor.
                                    A caixa até nem é muito longa. 36 kms/h em 6a nem é muito mau.

                                    O mind set tem de mudar para se aproveitar melhor as características do motor, mas não subir a 90, mesmo em 6a, algo de errado existe.

                                    Já fiz Porto - Algarve num VW Up, 75cv e 95nm com ac ligado e aguentou-se bem. Raramente baixou dos 130 de ponteiro. Não me recordo de ter ido abaixo dos 120. Claro está que nas subidas mais complicadas era pé a fundo.
                                    Eu não sei se o motor tem algum problema ou não.

                                    Mas no meu entender não faz qualquer sentido estar a fazer comparações, porque há todo um conjunto de factores.

                                    Estar a concluir que o motor deve ter algo de errado porque o carro y ou Z faz melhor tendo menos potência é demasiado arriscado.

                                    Aliás basta verem que um 605 2.0i a 30 km/h e com 4 pessoas desenvolve com extrema facilidade em 5ª , coisa que muitos turbodiesel não fazem, apesar dos números dizerem o contrário.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Tenderia a não concordar, mas dado que a minha pandeireta de 90cv ( turbo e caixa curta , não suv e 1150 kg só , é verdade ) sobe em 5ª com muita facilidade a partir dos 100 na serra algarvia...

                                      Mas a verdade é que isto não é nada linear e a situação reportada não me surpreende nada.

                                      Não é à toa que existem carros que atingem maior v.max em 5ª que em 6ª.

                                      Mas quem está habtuados a conduzir vários carros de vários motores não fica admirado com este tipo de coisas.

                                      O papel é...o papel.
                                      Mas o teu é turbo, apesar da potência estar lá em cima, o binário está em baixo, é diferente do que se está a falar. Na última relação a 120 km/h, até é provável que o teu circule com mais binário a essa velocidade que o Tucson que se está a falar. Além disso, se analisares os valores de aceleração e Vel max do teu e deste Tucson, devem ser ela por ela

                                      No meu, apesar de em 5a a 120 ir por volta das 2700rpm, faço por exemplo a A4 toda sem reduzir para 4a. Mas também te digo, aguenta melhor a velocidade se a fizer a 150 do que a 100, onde aí é possível que tenha de baixar para 4 numa ou outra situação. Mas é para isso que a caixa está lá...

                                      No caso do Tucson que se está a falar, provavelmente se circular a uns 160 até deve ser capaz de não morrer tanto nas tais subidas, mas a caixa é longa, a potência (e binário) não é muita para um carro tão pesado, e está lá em cima, não tem outra hipótese a não ser usar a caixa para reduzir.

                                      Comentário


                                        Essa caixa não é tão longa quanto isso.

                                        Há uns posts alguém disse que a 5ª e 6ª eram basicamente overdrives e por esses rácios não concluo nada disso, embora sim, a potência e velocidades máximas sejam atingidas em 4ª.

                                        Eu não encarava Minde em 6ª num NA desses, mas daí a começar a 140 e chegar lá acima a 90...

                                        Também não acho que seja necessário fazer em 4ª com o motor aos berros, a 5ª já deve ser um bom compromisso.

                                        Btw, este fórum é sempre deveras incoerente. Cá em casa há um Qashqai 1.5dci de 2018 que aqui é tido como quase submotorizado. O carro tem uma genica boa para a cilindrada e estou farto de dizer que parece que anda mais que o meu A 180cdi com o mesmo motor, talvez devido à caixa.

                                        O carro é conduzido pelo meu pai, que em AE não tem o pé leve. Afinal ha concorrentes supostamente mais potentes e que obrigam a maiores “logísticas” para manter velocidades de cruzeiro e aqui no fórum ninguém os chama de submotorizados.

                                        Vá-se lá perceber...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                                          Aqui não se trata de aceitar ou deixar de aceitar. Existem várias motorizações para servir diferentes propósitos e clientes.

                                          Este SUV com este motor está claramente sub-motorizado, porque o facto de ser muito pesado e o binário e a potência máxima disponivel serem disponibilizados a um regime bastante alto, faz com que tenhas de andar com relações de caixa mais baixas.

                                          Em jeito de brincadeira, quando andei com um C3 1.2, de aluguer, também fiquei chocado e detestei que ele a descer com o acelerador colado no fundo perdesse velocidade, mas olha, o carro é um tijolo. Tive que aceitar.
                                          Mas está sub motorizado porquê ? Porque não sobe bem em 6ª ?

                                          Comentário


                                            Resumindo:

                                            Vai aparecer no Standvirtual um Tucson semi-novo

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                              Mas o teu é turbo, apesar da potência estar lá em cima, o binário está em baixo, é diferente do que se está a falar. Na última relação a 120 km/h, até é provável que o teu circule com mais binário a essa velocidade que o Tucson que se está a falar. Além disso, se analisares os valores de aceleração e Vel max do teu e deste Tucson, devem ser ela por ela

                                              No meu, apesar de em 5a a 120 ir por volta das 2700rpm, faço por exemplo a A4 toda sem reduzir para 4a. Mas também te digo, aguenta melhor a velocidade se a fizer a 150 do que a 100, onde aí é possível que tenha de baixar para 4 numa ou outra situação. Mas é para isso que a caixa está lá...

                                              No caso do Tucson que se está a falar, provavelmente se circular a uns 160 até deve ser capaz de não morrer tanto nas tais subidas, mas a caixa é longa, a potência (e binário) não é muita para um carro tão pesado, e está lá em cima, não tem outra hipótese a não ser usar a caixa para reduzir.
                                              Sim sim tens razão eu sei, daí também ter logo especificado o peso, caixa curta, etc.

                                              Ora em 5ª o meu a 100 vai a 2500 RPM e a 120 vai nas 3000.

                                              Mesmo a potência máxima é às 5250 RPM e os 135NM são às 2500 RPM.

                                              Como dizes e bem, muda tudo. O Tucson tem o binário máximo às 4850 RPM.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                Essa caixa não é tão longa quanto isso.

                                                Há uns posts alguém disse que a 5ª e 6ª eram basicamente overdrives e por esses rácios não concluo nada disso, embora sim, a potência e velocidades máximas sejam atingidas em 4ª.

                                                Eu não encarava Minde em 6ª num NA desses, mas daí a começar a 140 e chegar lá acima a 90...

                                                Também não acho que seja necessário fazer em 4ª com o motor aos berros, a 5ª já deve ser um bom compromisso.

                                                Btw, este fórum é sempre deveras incoerente. Cá em casa há um Qashqai 1.5dci de 2018 que aqui é tido como quase submotorizado. O carro tem uma genica boa para a cilindrada e estou farto de dizer que parece que anda mais que o meu A 180cdi com o mesmo motor, talvez devido à caixa.

                                                O carro é conduzido pelo meu pai, que em AE não tem o pé leve. Afinal ha concorrentes supostamente mais potentes e que obrigam a maiores “logísticas” para manter velocidades de cruzeiro e aqui no fórum ninguém os chama de submotorizados.

                                                Vá-se lá perceber...
                                                Credo, quem é que disse que um cascais 1.5 DCI é submotorizado? Osga-se.....vai lá vai Mas há malta muito exigente sem duvida, mas pronto cada um terá os seus critérios.

                                                Mas se tu subires em 4ª a 4800 RPM não é propriamente berros, mas pronto, compreendo. Referes a 5ª à mesma velocidade, ok, eu diria que o melhor é ver no CB o consumo instantâneo e ver a 140 por ex a subir, qual das relações tem melhor consumo.

                                                O facto do motor fazer barulho não significa que esteja " a sofrer " como sabemos.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                                                  Aqui não se trata de aceitar ou deixar de aceitar. Existem várias motorizações para servir diferentes propósitos e clientes.

                                                  Este SUV com este motor está claramente sub-motorizado, porque o facto de ser muito pesado e o binário e a potência máxima disponivel serem disponibilizados a um regime bastante alto, faz com que tenhas de andar com relações de caixa mais baixas.

                                                  Em jeito de brincadeira, quando andei com um C3 1.2, de aluguer, também fiquei chocado e detestei que ele a descer com o acelerador colado no fundo perdesse velocidade, mas olha, o carro é um tijolo. Tive que aceitar.
                                                  Até concordo que o motor seja um pouco submotorizado, mas não é muito diferente de qualquer 1.5/1.6D de 110cv "da praça". A diferença é o regime de funcionamento, coisa que muitos utilizadores já se esqueceram ou nunca aprenderam a conduzir motores NA.

                                                  As caixas curtas são porreiras por parecer que os carros andam mais, mas a meu ver as longas juntam o melhor dos dois mundos: consegue-se rolar a velocidade cruzeiro a um regime de rotação mais baixo, ou seja menos barulho, com prejuízo de performance, mas a velocidade cruzeiro isso pouco importa.
                                                  Por outro lado, se se pretende acelerar o mais rápido possível, é reduzir a relação de caixa, simples!

                                                  O grande erro foi não ter testado o carro, ou algo do género, antes de comprar. Nunca façam isso

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    Sim sim tens razão eu sei, daí também ter logo especificado o peso, caixa curta, etc.

                                                    Ora em 5ª o meu a 100 vai a 2500 RPM e a 120 vai nas 3000.

                                                    Mesmo a potência máxima é às 5250 RPM e os 135NM são às 2500 RPM.

                                                    Como dizes e bem, muda tudo. O Tucson tem o binário máximo às 4850 RPM.
                                                    Mais uma vez, o regime de binário máximo ou potência máxima pouco interessa.
                                                    Interessa é a curva, que até é bastante plana. Mesmo sem ter uma escala, aposto que entre as 2000 rpms e as 6000 rpms o binário está sempre acima dos 90% do máximo. Logo, terá sem 140 nm ou mais numa larga faixa de utilização.

                                                    Comentário


                                                      Acho que não podemos estar colados ao regime de binário máximo. Convém circular a uma rotação a que o motor vá “folgado” e parece-me que nesse Tucson não é preciso ir a gritar as 5000rpm para tal.

                                                      Vou dar um exemplo.

                                                      O meu A tem binário máximo constante das 1750-2500rpm. As 1750rpm em 6ª devem ser um 100km/h (não sei porque não uso a 6ª a esses regimes).

                                                      Supostamente , pelo papel , eu em 6ª a 120 km/h trepava tudo tranquilo, dado que ia no regime de binário máximo.

                                                      Realmente até trepo, mas nunca subo Minde em 6ª a 120km/h. Primeiro, porque esses não são os meus ritmos. Depois , porque se subir a 140 ou 150km/h, o carro vai bem mais folgado.

                                                      Alias, sem grande fundamento científico já disse por cá que parece que gasto mais em 6ª a 120 do que a 140. Tudo devido à carga de acelerador necessária num e noutro caso.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        Eu não sei se o motor tem algum problema ou não.

                                                        Mas no meu entender não faz qualquer sentido estar a fazer comparações, porque há todo um conjunto de factores.

                                                        Estar a concluir que o motor deve ter algo de errado porque o carro y ou Z faz melhor tendo menos potência é demasiado arriscado.

                                                        Aliás basta verem que um 605 2.0i a 30 km/h e com 4 pessoas desenvolve com extrema facilidade em 5ª , coisa que muitos turbodiesel não fazem, apesar dos números dizerem o contrário.
                                                        Estares a insinuar que um VW Up 1.0 com 75cv ser melhor em AE que um Tucson, é um bocado ridículo.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post


                                                          Esquecam o binário máximo as 4800 rpms.
                                                          Até pode ser assim mas muito antes disso já está acima de 90% desse valor.
                                                          A caixa até nem é muito longa. 36 kms/h em 6a nem é muito mau.

                                                          O mind set tem de mudar para se aproveitar melhor as características do motor, mas não subir a 90, mesmo em 6a, algo de errado existe.

                                                          Já fiz Porto - Algarve num VW Up, 75cv e 95nm com ac ligado e aguentou-se bem. Raramente baixou dos 130 de ponteiro. Não me recordo de ter ido abaixo dos 120. Claro está que nas subidas mais complicadas era pé a fundo.

                                                          Sim... De todo o modo, ao analisar o gráfico desse veloster 1.6 gdi, a 135km/h em 6a (3650rpm), o tucson até pode ter 140 ou 145nm de torque, mas só tem cerca de 70cv.

                                                          70cv e 140nm a puxar 1700kg + com ac ligado, a subir e com aerodinâmica de um tijolo, pneus grandes, sinceramente não vejo nada de anormal no comportamento descrito.


                                                          O up tem 940kg, caixa curta e pneus de bicicleta.


                                                          Cá em casa temos pela primeira vez um SUV, e em AE nota-se claramente que é penalizado pelo seu formato em relação ao um sedan/hatch.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                            Mais uma vez, o regime de binário máximo ou potência máxima pouco interessa.
                                                            Interessa é a curva, que até é bastante plana. Mesmo sem ter uma escala, aposto que entre as 2000 rpms e as 6000 rpms o binário está sempre acima dos 90% do máximo. Logo, terá sem 140 nm ou mais numa larga faixa de utilização.
                                                            Sim quando digo as RPM de binário máximo digo tambem a curva mas de facto não tinha ideia da curva ser tão plana daí que nem me lembrei.

                                                            Mas então vê, o meu as 2500 RPM tem 135NM , pneus 185 65 15" , 1150 KG, e isto a 100 km/h de RPM.

                                                            Ora, o do user, às mesmas 2500 RPM terá imagina que 140 NM , mas tem que peso e que pneus? Não deverá fazer diferença considerável?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                              Estares a insinuar que um VW Up 1.0 com 75cv ser melhor em AE que um Tucson, é um bocado ridículo.
                                                              Não, não é ridículo.
                                                              Tu é que estares a fazer essas comparações directas é que não tem grande sentido.
                                                              Se tivesses muito mais experiência com diversos carros motores e escalonamentos de caixa e conjuntos de pneus e aerodinâmica irias perceber.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X