Boas.
Tenho um amigo que tem um Dacia Duster 1600 a GPL de 2019 que me mostrou no site das finanças que o IUC tinha subido de 2020 para 2021 praticamente para o dobro.
Custou-me a acreditar, mas de facto é verdade de 170€ passou para 330€.
Andei a tentar perceber o aumento e pareceu-me ter a ver com forma de cálculo da emissões poluentes (NEDC ou WLTP).
O que é estranho é que num ano foi calculado usando uma formula e este ano está a ser usada outra, o que faz com que os carros que emitem até 180g/km paguem 171€ e os que emitirem 181g/km em diante paguem 327€ o DACIA emite 182g/km.
Ou seja por UMA grama a diferença é praticamente o dobro do preço!!
Acho a situação caricata..
Ao tentar pesquisar as diferenças e o porquê das formulas NEDC ou WLTP a informação não é muito clara e o mais estranho é no ano passado terem usado uma formula e neste estarem a usar outra...
Tenho um amigo que tem um Dacia Duster 1600 a GPL de 2019 que me mostrou no site das finanças que o IUC tinha subido de 2020 para 2021 praticamente para o dobro.
Custou-me a acreditar, mas de facto é verdade de 170€ passou para 330€.
Andei a tentar perceber o aumento e pareceu-me ter a ver com forma de cálculo da emissões poluentes (NEDC ou WLTP).
O que é estranho é que num ano foi calculado usando uma formula e este ano está a ser usada outra, o que faz com que os carros que emitem até 180g/km paguem 171€ e os que emitirem 181g/km em diante paguem 327€ o DACIA emite 182g/km.
Ou seja por UMA grama a diferença é praticamente o dobro do preço!!
Acho a situação caricata..
Ao tentar pesquisar as diferenças e o porquê das formulas NEDC ou WLTP a informação não é muito clara e o mais estranho é no ano passado terem usado uma formula e neste estarem a usar outra...
Saber se é NEDC ou WLTP
De forma muito simples, para não complicar, NEDC e WLTP são métodos de medir as emissões de CO2.
Como saber se um carro é NEDC ou WLTP? Vendo a documentação do carro - DUA, COC, manual, sítio do fabricante, etc.
Se a documentação não estiver disponível, em geral é assim (pode haver excepções):
O mesmo carro (modelo/versão) pode ter sido medido pelos dois métodos mas, só pagará consoante aquele com que foi matriculado - acontece especialmente nos carros vendidos em novo nos anos 2018 e 2019 (não se aplica a carros vendidos novos noutros anos).
Na dúvida, simule pelos dois métodos para ficar com uma ideia de ambos os valores.
Tenha em atenção que as emissões pelo método WLTP são sempre mais elevadas, cuidado para não cometer o erro de simular pelo método WLTP com os valores de CO2 do método NEDC - os valores e os escalões são sempre diferentes pelo que se cometer este erro o resultado da simulação poderá estar incorrecto.
De forma muito simples, para não complicar, NEDC e WLTP são métodos de medir as emissões de CO2.
Como saber se um carro é NEDC ou WLTP? Vendo a documentação do carro - DUA, COC, manual, sítio do fabricante, etc.
Se a documentação não estiver disponível, em geral é assim (pode haver excepções):
- automóveis novos vendidos até 2017 são NEDC
- automóveis novos vendidos em 2018 e 2019 podem ser NEDC ou WLTP
- automóveis novos vendidos em 2018 são maioritariamente NEDC
- automóveis novos vendidos em 2019 são maioritariamente WLTP
- qualquer automóvel novo vendido a partir de 2020 é WLTP
O mesmo carro (modelo/versão) pode ter sido medido pelos dois métodos mas, só pagará consoante aquele com que foi matriculado - acontece especialmente nos carros vendidos em novo nos anos 2018 e 2019 (não se aplica a carros vendidos novos noutros anos).
Na dúvida, simule pelos dois métodos para ficar com uma ideia de ambos os valores.
Tenha em atenção que as emissões pelo método WLTP são sempre mais elevadas, cuidado para não cometer o erro de simular pelo método WLTP com os valores de CO2 do método NEDC - os valores e os escalões são sempre diferentes pelo que se cometer este erro o resultado da simulação poderá estar incorrecto.
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