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(Grandes) descidas de segmento na troca de carro
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Originalmente Colocado por Kopien Ver PostMas são banheiras confortáveis
Eu também as conduzo de familiares e para viagens longas o conforto é claramente outro, mas para o dia-a-dia é overkill.
Aliás, gosto de gozar muitas vezes com um familiar que anda sempre de A8, mercedes E ou Serie 7, porque anda 95% das vezes sozinho no carro e metade do tempo em cidade. Mas é normal habituar-se a um determinado patamar e não querer descer.
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Tenho um segmento B que é muito pequeno e jeitoso para a cidade e no entanto ando sempre com um segmento D, porque será? Não vivo em Alfama, nem costumo ir para a baixa de carro, o tamanho é irrelevante para circular nos principais eixos de Lisboa como a Av. da Republica e Av. da Liberdade e deixar num parque subterrâneo. Se tivesse um Classe S era o que utilizava, nada como circular com conforto
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Eu devo de ser aquilo que se define como "um casca grossa". Desço ou subo de segmento e sinto-me sempre igualmente bem.
Cheguei a fazer vagens de 300kms ao volante de um UMM ou de um qualquer furgão, e sempre na boa. Num fim de ano cheguei a ir buscar uma namorada num furgão com a pintura personalizada da empresa.
Sinto-me hoje feliz ao volante do Smart da mesma forma que há quase 40 anos me sentia feliz ao volante de uma Transit, ou de um renault 4l.
Com toda a sinceridade leio com espanto que alguém se habitue a um A8 ou E e estranhe andar noutro carro. Herdei os genes do meu avô, homem nascido no início do seculo passado e que, apesar de ter vivido uma época mais conservadora, não se incomodava nada em ir para o trabalho num Renault 5, se fosse caso disso.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostEu devo de ser aquilo que se define como "um casca grossa". Desço ou subo de segmento e sinto-me sempre igualmente bem.
Cheguei a fazer vagens de 300kms ao volante de um UMM ou de um qualquer furgão, e sempre na boa. Num fim de ano cheguei a ir buscar uma namorada num furgão com a pintura personalizada da empresa.
Sinto-me hoje feliz ao volante do Smart da mesma forma que há quase 40 anos me sentia feliz ao volante de uma Transit, ou de um renault 4l.
Com toda a sinceridade leio com espanto que alguém se habitue a um A8 ou E e estranhe andar noutro carro. Herdei os genes do meu avô, homem nascido no início do seculo passado e que, apesar de ter vivido uma época mais conservadora, não se incomodava nada em ir para o trabalho num Renault 5, se fosse caso disso.
Carros pequenos não tenho, porque não tenho problemas de estacionamento, e cumulativamente não sou adepto de carros pequenos. Talvez o facto de ter a coluna pior que o chapéu de um pobre ajude a esta realidade...
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Problemas de estacionamento não tenho, mas acho piada a manobrabilidade dos carros pequenos. No caso do smart, virando a direção ao máximo, o tipo quase roda em torno do eixo traseiro. É brutal.
Mas concordo contigo, aquilo dá cabo da coluna aqui do velhote.
edit: E também ando muitas vezes com o BMW 116ed do meu filho mais novo, carro que também não é nada meigo para os rins. É mesmo capaz de ser ainda pior do que o Smart.Editado pela última vez por Jbranco; 15 July 2021, 11:12.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostProblemas de estacionamento não tenho, mas acho piada a manobrabilidade dos carros pequenos. No caso do smart, virando a direção ao máximo, o tipo quase roda em torno do eixo traseiro. É brutal.
Mas concordo contigo, aquilo dá cabo da coluna aqui do velhote.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostNesse caso concordo contigo, compra mas é o cabrio. Nem penses duas vezes!
Capota rígida, gasolina, 4 lugares, cómodo, quanto mais cv melhor, quanto mais barato melhor. A minha mulher gosta do Eos... mas ainda faltam uns 3 anos até lá chegar.
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Eu o que mais aprecio num carro é o espaço.
Se eu for na minha posição de condução ideal e no lugar atrás de mim um gajo como eu conseguir ir à vontadinha com espaço e conforto, então esse carro é um sério candidato a entrar na minha garagem.
Tive um Ibiza de 2004, 5 portas e não me sentia à vontade em termos de espaço nesse carro.
De resto todos os outros que tive eram espaçosos (Ceed SW, 308 SW, Kadjar, Touran, F45, F34 e agora o F46) excepto o Fiat 500, esse tirava-me do sério tal a falta de espaço.
O Ibiza comercial, mas esse como era comercial não entra para as contas.
E o GVitara também não é espaçoso, mas como ando sozinho...
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Originalmente Colocado por MikePug82 Ver PostEu o que mais aprecio num carro é o espaço.
Se eu for na minha posição de condução ideal e no lugar atrás de mim um gajo como eu conseguir ir à vontadinha com espaço e conforto, então esse carro é um sério candidato a entrar na minha garagem.
Tive um Ibiza de 2004, 5 portas e não me sentia à vontade em termos de espaço nesse carro.
De resto todos os outros que tive eram espaçosos (Ceed SW, 308 SW, Kadjar, Touran, F45, F34 e agora o F46) excepto o Fiat 500, esse tirava-me do sério tal a falta de espaço.
O Ibiza comercial, mas esse como era comercial não entra para as contas.
E o GVitara também não é espaçoso, mas como ando sozinho...
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Originalmente Colocado por Bigpapafrank Ver PostE exatamente por isto é que tenho uma V70. Quando preciso de ir para as ruelas de Lisboa rogo uma praga ao raio da carrinha, mas os outros 90% do tempo é um sonho
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostNo caso dos Volvos dessa geração não é só a dimensão, é a brecagem reduzida.
A primeira vez que entrei com a dita no parque subterrâneo do Atrium Saldanha foi uma revelação e uma visão do inferno tudo de uma vez
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Originalmente Colocado por MMdC Ver PostPassei de um Megane II para um Grande Punto.
E agora vendi a A6 e tenho um A de 2020, mas porque este é carro de empresa e tinha a A6 parada.
Eu tambem vendi o F11 por estar parado porque passei a ter um A da empresa.
O meu daily car passou de um F11 para um W177
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostTambem ja conduzi Berlingos 1.9D e 1.4i, e tambem adorei.
Versatilidade e facilidade de condução brutais mesmo.
Eu quando andei na univ tambem tinha 1 ou 2 colegas que se riam com o meu Fiat Uno estimadinho.
Que carro eles tinham? Aqueles mercedes e volvo de alta cilindrada com motorista
A 1.4, essa dava a sensação menor de se estar a conduzir uma "van" . Na época haviam umas versões com algumas zonas do tablier iguais á cor exterior e já com A/C e motor 1.6 mas nunca vi nenhuma cá em PT. Lá está, eu gostava daquilo.
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Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostNão há nada como um bom Celerio ou Space Star. Ou então C1. Os 3 do jogo mínimo, que mais serviço mostram pelo gravete. É evidente que pra ir de viagem de férias a bagageira fica curta, mas pra isso há malas de tejadilho pra alugar.
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Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver PostUma prima minha teve um Aygo, irmão do C1, que coisa divertida de guiar, fiquei agradavelmente surpreendido com a agilidade daquela minhoca. Só teve um problema, tinha o carro uma semana, depois de resolvido foram 400.000km sem mais stress nenhum. Mesmo aquela caixa auto não deu problema nenhum.
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Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver PostExacto, consegues recordar-te da medida dos pneus? Eu tenho ideia que eram 155, mas no entanto parece-me uma medida estreita demais.
Mas sim, se fosse 165 ou 175 seria melhor mesmo sacrificando um pouco os consumos, porque apesar dele curvar bem, nota-se que a limitação está nos pneus 155. Se não fosse isso ainda curvava melhor.
E há outro ponto: em dias de chuva e curvas prolongadas ( exemplo ramais de acesso às vias rápidas e AE ) convem não pisar a margem ( linhas brancas ) porque como o pneu é fino, a maioria dele fica na tinta branca e o atrito é quase nulo e uma vez apanhei um susto à conta disso e para mais, o meu não tinha ESP infelizmente.
Mas, e aquilo em 3ª a chegar às 6500 RPM e a tocar com o velocímetro nos 160 km/h ?
Depois em 4ª e 5ª era máx 170 de velocímetro, que equivalia +/- aos 158 / 160 de velocidade máxima real anunciada.
Mas a descer cheguei por varias vezes com o velocimetro a passar o fim da escala ( 170) e a chegar aos 180 ou mais, que reais deviam ser 170 +/-.
E com uma estabilidade brutal, desde que não houvesse muito vento, claro.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEram pneus 155 sim, daí a boa performance face à potência, e baixos consumos.
Mas sim, se fosse 165 ou 175 seria melhor mesmo sacrificando um pouco os consumos, porque apesar dele curvar bem, nota-se que a limitação está nos pneus 155. Se não fosse isso ainda curvava melhor.
E há outro ponto: em dias de chuva e curvas prolongadas ( exemplo ramais de acesso às vias rápidas e AE ) convem não pisar a margem ( linhas brancas ) porque como o pneu é fino, a maioria dele fica na tinta branca e o atrito é quase nulo e uma vez apanhei um susto à conta disso e para mais, o meu não tinha ESP infelizmente.
Mas, e aquilo em 3ª a chegar às 6500 RPM e a tocar com o velocímetro nos 160 km/h ?
Depois em 4ª e 5ª era máx 170 de velocímetro, que equivalia +/- aos 158 / 160 de velocidade máxima real anunciada.
Mas a descer cheguei por varias vezes com o velocimetro a passar o fim da escala ( 170) e a chegar aos 180 ou mais, que reais deviam ser 170 +/-.
E com uma estabilidade brutal, desde que não houvesse muito vento, claro.
Subscrevo quase tudo. O Aygo da minha prima tinha ESP.
Acrescento que o 1.0 Toyota tinha um barulho interessante em altas rotações para um 3 cilindros
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEram pneus 155 sim, daí a boa performance face à potência, e baixos consumos.
Mas sim, se fosse 165 ou 175 seria melhor mesmo sacrificando um pouco os consumos, porque apesar dele curvar bem, nota-se que a limitação está nos pneus 155. Se não fosse isso ainda curvava melhor.
E há outro ponto: em dias de chuva e curvas prolongadas ( exemplo ramais de acesso às vias rápidas e AE ) convem não pisar a margem ( linhas brancas ) porque como o pneu é fino, a maioria dele fica na tinta branca e o atrito é quase nulo e uma vez apanhei um susto à conta disso e para mais, o meu não tinha ESP infelizmente.
Mas, e aquilo em 3ª a chegar às 6500 RPM e a tocar com o velocímetro nos 160 km/h ?
Depois em 4ª e 5ª era máx 170 de velocímetro, que equivalia +/- aos 158 / 160 de velocidade máxima real anunciada.
Mas a descer cheguei por varias vezes com o velocimetro a passar o fim da escala ( 170) e a chegar aos 180 ou mais, que reais deviam ser 170 +/-.
E com uma estabilidade brutal, desde que não houvesse muito vento, claro.
estes tripletos são os únicos carros recentes que me lembro de conduzir em AE e me sentir inseguro.
não têm qualquer estabilidade de jeito a velocidades >100km/h.
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Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver PostOk, não me falhou a memória então.
Subscrevo quase tudo. O Aygo da minha prima tinha ESP.
Acrescento que o 1.0 Toyota tinha um barulho interessante em altas rotações para um 3 cilindros
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Originalmente Colocado por Andre Ver Postqual estabilidade brutal
estes tripletos são os únicos carros recentes que me lembro de conduzir em AE e me sentir inseguro.
não têm qualquer estabilidade de jeito a velocidades >100km/h.
Se não houver ventos, não estou a ver qual o stress da estabilidade, bem pelo contrário.
Mesmo comparando com segmentos D.
Claro que não é a mesma coisa mas o nível considero muito bom, nunca me senti inseguro nem lá perto.
Quem está sempre habituado a um segmento naturalmente que vai achar o outro muito diferente.
Após dezenas de carros fabricados desde anos 80 até aos ultimos anos, segmentos A ao D de diversas marcas e incluindo furgões, esta é a minha experiência, desculpa qq coisinha mas não estou a dar uma opinião baseada em testes de revistas auto.
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Originalmente Colocado por Andre Ver Postqual estabilidade brutal
estes tripletos são os únicos carros recentes que me lembro de conduzir em AE e me sentir inseguro.
não têm qualquer estabilidade de jeito a velocidades >100km/h.
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