Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    citação:Originalmente colocada por SilverArrow

    citação:Originalmente colocada por paulinhuu

    citação:Originalmente colocada por xicos perto

    Nunca se deve desengatar o carro, só parado, claro.. E os carros actuais têm a vantagem de cortar o combustivel nas descidas qdo engatado.
    Como é que corta o combustível se o motor continua a trabalhar ? e se o motor está a trabalhar , há combustível a ser queimado....

    Pode é não estar a ser "bombeado" para lá... pode simplesmente "escorrer" para lá (para o motor)....será isso ? [8)]
    O motor continua a trabalhar, pq as rodas fazem-no mexer...

    Se for desengatado é que a injecção electrónica tem de injectar combustivel para o motor "nao ir abaixo"
    O motor não vai abaixo, está a ser movido pelas rodas que por sua vez estão a ser movidas pelo carro que por sua vez está a ser movido pela gravidade.

    Comentário


      #32
      xicos perto, foi o que eu disse...

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

        xicos perto, foi o que eu disse...
        OK;)

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por xicos perto

          Acho q este assunto já foi aqui discutido antes.

          Mas para os mais cepticos, poderão fazer uma experiencia.
          Vão para o unicio de uma subida e façam-a toda com o carro engatado, podendo travar para manter a velocidade +/- constante.
          Depois voltam a fazer o mesmo mas sem combustivel algum no deposito, e verão se o carro não faz exactamente o mesmo.

          Claro que isto é uma experiencia um pouco chata e é apenas para quem não acredita sem ver.
          [^][^] Exactamente. Só mesmo assim é que toda a gente acreditará.

          cumps

          Comentário


            #35
            AInda à n mto tempo pensei exactamente nas palavras do meu professor qdo ía na laguna a descer c ela em quinta, e o computador mostrava 0L, o q eu sempre pensei foi:
            Ok, a injecçõ está a "mandar" injectar apenas o minimo indispensavel ao motor para q ele n se desligue, pq a força da gravidade faz o resto.

            Mas o q me tao a dizer é q n entra combustivel nenhum! Então pq é q continuei a ouvir ruido? Dcpem lá mas essa custa-me a acreditar. Ainda agra experimentei co fiesta e tava a ouvir bem aqele matraquear do motor. Algum gasóleo deve ser injectado de certeza.

            É claro q num carro a carburador isto n é possivel, pq cmo é a força de sucção do motor q está a arrastar a gasolina co ar, qta maior for o caudal de ar a entrar mais gasolina é sugada. Daí o ser mais vantajoso o ponto morto.

            Comentário


              #36
              Dcpem.
              Esqueci-me de dizer uma csa. É curioso cmo certos users se fazem de tão entendidos, mas nos tópicos em q se fala de mecânica nunca vejo afirmações deles! Acho graça, se calhar têm medo de dizer asneira, qdo acho q a atitude correcta é tentar aprender, e expor as nossas dúvidas.
              Foi um bocado off-topic.

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                AInda à n mto tempo pensei exactamente nas palavras do meu professor qdo ía na laguna a descer c ela em quinta, e o computador mostrava 0L, o q eu sempre pensei foi:
                Ok, a injecçõ está a "mandar" injectar apenas o minimo indispensavel ao motor para q ele n se desligue, pq a força da gravidade faz o resto.

                Mas o q me tao a dizer é q n entra combustivel nenhum! Então pq é q continuei a ouvir ruido? Dcpem lá mas essa custa-me a acreditar. Ainda agra experimentei co fiesta e tava a ouvir bem aqele matraquear do motor. Algum gasóleo deve ser injectado de certeza.

                É claro q num carro a carburador isto n é possivel, pq cmo é a força de sucção do motor q está a arrastar a gasolina co ar, qta maior for o caudal de ar a entrar mais gasolina é sugada. Daí o ser mais vantajoso o ponto morto.
                Pensa lá porque ouves ruído... então as peças móveis do motor não estão ainda a movimentar-se, se tiveres o carro com uma mudança engatada?

                Bolas, este assunto já foi discutido vezes sem conta, usem a porcaria da pesquisa e deixem de fazer tópicos redundantes, faz favor. Já chateia. Até houve um otário que se deu ao trabalho de fazer uns bonecos e metê-los num tópico, está aqui preguiçosos:

                http://forum.autohoje.com/topic.asp?...TOPIC_ID=53272

                Comentário


                  #38
                  Presumo q já rodaste um motor c ele desligado, ou até dar ao motor de arranque sem o motor pegar?
                  O som é o mesmo?

                  Comentário


                    #39
                    Já agora bom trabalho no tópico q escreveste.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por mário silva

                      De qualquer forma, também tenho dúvidas sobre qual o que compensa mais, até porque em certos casos, mesmo uma relação superior pode travar o motor..
                      Pois, essa é a verdadeira questão. Há uma relação entre a velocidade desejada, o declive e a mudança engatada.

                      Por exemplo, desço de Linda-a-Velha a A5 em 5ª sem pressionar o acelerador, e faço-o a uns 100km/h. Se eu desengatar o carro (nunca experimentei) talvez a faça a uns 110km/h ou mais, mas aí estou a gastar gasolina, talvez uns 0.5l/100km, suponhamos. Ora se eu quisesse fazer essa descida aos tais 110km/h, mas com o carro engatado em 5ª, teria que pressionar o acelerador, e aí o consumo talvez apontasse para uns 2l/100km, +-. Compensa? Não.

                      Percebem onde quero chegar? Não vamos discutir mais o sexo dos anjos: regra geral, o motor não gasta nicles quando se desce com o carro engatado e quando não se pressiona o acelerador (e desde que não se esteja a deixar o motor trabalhar na zona abaixo das 1000rpm, onde é injectado combustível para evitar que o motor vá abaixo). Alguns poderiam fazer as contas e ver se compensa andar engatado ou desengatado em certas descidas para ganhar velocidade com o minimo custo. Outros preferem andar seguros e nunca circular com o carro desengatado.

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                        Presumo q já rodaste um motor c ele desligado, ou até dar ao motor de arranque sem o motor pegar?
                        O som é o mesmo?
                        Sim.

                        Comentário


                          #42
                          Isso do motor nao injectar combustivel engatado...é o mm que a historia do triciclo... Se fizerem uma descida num triciclo com as pernas no ar...os pedais vao continuar a girar... 1+1=2

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                            Presumo q já rodaste um motor c ele desligado, ou até dar ao motor de arranque sem o motor pegar?
                            O som é o mesmo?
                            Sim.
                            Ok.
                            N vou trocar mais impressões.
                            Assumo q posso estar errado.
                            N assumo é q possa estar surdo.
                            Ou então tdas as experiências q fiz, ía a rodar a uma rotação em q continuava a compensar mais ir em ponto morto.

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por xisco_xisco

                              Isso do motor nao injectar combustivel engatado...é o mm que a historia do triciclo... Se fizerem uma descida num triciclo com as pernas no ar...os pedais vao continuar a girar... 1+1=2
                              Exactamente, todo o motor se move graças à energia cinética do carro, quando tem uma mudança engrenada. Consequentemente, não há pressão no acelerador, não há injecção de combustível. Os pistons sobem e descem mas a mistura é 100% ar.

                              Comentário


                                #45
                                [quote]citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                Originalmente colocada por Nitrofurano
                                Ok.
                                N vou trocar mais impressões.
                                Assumo q posso estar errado.
                                N assumo é q possa estar surdo.
                                Ainda há pouco tempo tivemos que meter um carro que não arrancava a descer uma ladeira. O som é o mesmo.

                                Comentário


                                  #46
                                  [quote]citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                  Originalmente colocada por Nitrofurano
                                  Ok.
                                  N vou trocar mais impressões.
                                  Assumo q posso estar errado.
                                  N assumo é q possa estar surdo.
                                  Ainda há pouco tempo tivemos que meter um carro que não arrancava a descer uma ladeira. O som é o mesmo.
                                  N vamos chegar a acordo nessa questão.
                                  O som n é o mesmo, poe a rodar um motor num banco a "seco", cmo eu já fiz para ter a certeza se a distribuição tava bem montada, e garanto-te q o som n é o mesmo.
                                  Os RR v8 desligam uma bancada de cilindros qdo esta n é precisa, e nota-se bem a diferença.
                                  Se tirares o escape a uma viatura (cuidado cos ouvidos, um rapaz na minha universidade ficou sem ouvir durante um dia e tal, e n tou a brincar n se ponham junto às "condutas" de escape), vais ouvir e bem as "explosões", cmo na altura a ideia era afinar o ponto de ignição tivémos até a sorte de a ver pq o atraso tbem estava mal afinado e fazia ráteres À "grande".

                                  N será possivel q a injecção mande só os "cagagésimos" indispensáveis?
                                  Mas posso tar errado, se calhar sempre q me lembrei de fazer a experiência, compensava mais estar em ponto morto, curioso q a laguna se bem me lembro, alguem q confirme, até em ponto morto n acusa consumo. A avensis até nas descidas da a8 engrenada em 6ª acusava "cagagésimos" de consumo, o q mostra comportamentos diferentes dos cb´s.

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                    ESPRIT em alguns carros muda de l/km para l/h
                                    Curioso.
                                    Podes dar exemplos, de facto se em ponto morto o consumo é baixo faz sentido mudar.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Quantas rotações por minuto deste ao motor quando estavas a verificar a distribuição?

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                        citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                        ESPRIT em alguns carros muda de l/km para l/h
                                        Curioso.
                                        Podes dar exemplos, de facto se em ponto morto o consumo é baixo faz sentido mudar.
                                        Os Opel fazem isso. Por exemplo, quando estás parado no trânsito tu não percorres distância alguma, logo passa a ser mais útil quanto combustível gastar por unidade de tempo e não por unidade de distância.

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                          Quantas rotações por minuto deste ao motor quando estavas a verificar a distribuição?
                                          N tou a falar daquilo q se faz ca chave só pa ver se n bate nas válvulas, isso é a 1ª operação.
                                          O banco mete a rodar a 1000 salvo erro, já mta válvula a gente estragou :D, até saíam limalhas :D.

                                          Mas tbem já nos estamos a afastar do tema do tópico, admito q a injecção possa ser zero, mas essa do ruído do motor!

                                          Aliás, isso deve dar pa simular com os pc´s de diagnostico das marcas, um dos parametros q se pode ver é o combustivel injectado. Agra q penso nisso era um belo exercicio pa fazer qdo tava na ford.

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                            citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                            citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                            ESPRIT em alguns carros muda de l/km para l/h
                                            Curioso.
                                            Podes dar exemplos, de facto se em ponto morto o consumo é baixo faz sentido mudar.
                                            Os Opel fazem isso. Por exemplo, quando estás parado no trânsito tu não percorres distância alguma, logo passa a ser mais útil quanto combustível gastar por unidade de tempo e não por unidade de distância.
                                            Os consumos dos carros "industriais" cmo por exemplo os tractores de bagagens no aeroporto, cmo mediam horas de serviço e n km´s, tbem era assim q faízmos as contas, pq alí fazia mais sentido.

                                            Comentário


                                              #52
                                              1000rpm é pouco. Mesmo assim tu não podes ter um termo de comparação, visto que terias de ouvir aí no banco um motor a rolar graças à energia cinética de um carro, sem usar combustível. Nesse caso o ruído é ligeiramente diferente (obviamente), dada a inexistência de explosões.

                                              Comentário


                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por ESPRIT
                                                Os consumos dos carros "industriais" cmo por exemplo os tractores de bagagens no aeroporto, cmo mediam horas de serviço e n km´s, tbem era assim q faízmos as contas, pq alí fazia mais sentido.
                                                Pois, é conforme as necessidades. Os condutores normais funcionam à base de quilometragens, e esses carros especificos funcionam à base de horas de trabalho, daí a diferença entre os processos de medida.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  A melhor maneira é utilizar a maior mudança possível, mas dentro da velocidade a que queremos fazer a descida. S formos a 30 a hora, claro k n vamos em 5ª, na pior das hipoteses em 4ª, mas de modo a deixar k o carro mantenha ou aumente ligeiramente a velocidade sem grandes necessidades de ppressionar o pedal. Conseguem-se resultados incríveis com estes tipos de condução. Eu passei de 7,5 aos 100 para 6,2/6,3 o k considero k é mto bom!!!Cumps!!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                                    citação:Originalmente colocada por ESPRIT
                                                    Os consumos dos carros "industriais" cmo por exemplo os tractores de bagagens no aeroporto, cmo mediam horas de serviço e n km´s, tbem era assim q faízmos as contas, pq alí fazia mais sentido.
                                                    Pois, é conforme as necessidades. Os condutores normais funcionam à base de quilometragens, e esses carros especificos funcionam à base de horas de trabalho, daí a diferença entre os processos de medida.
                                                    Engraçado é fazer por operação.
                                                    E veres resultados difrentes a aparecer (picos).
                                                    E ires tentar descobrir o q aconteceu, isso é q é divertido:D:D.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Bom exemplo. Se aprendermos a usar a força da gravidade e a inércia do carro, complementando com um correcto uso da caixa de velocidades e capacidade de antecipação (acelerações e travagens desnecessárias) conseguimos fazer boas médias. Desde rolar sem gastar uma gota de combustível a rolar usando menos combustível do que aquele usado em circunstâncias de pior aproveitamento da nossa parte das caracteristicas que enunciei atrás.

                                                      Quantas pessoas não vemos nós a só travarem quase em cima de um semáforo, quando podiam ter desacelerado e chegado suavemente ao pé do mesmo sem gastar combustível algum?

                                                      Quantas pessoas não vemos nós que circulam numa mudança demasiado elevada para o declive onde rolam, obrigando o motor a esforço suplementar e a um insconsciente apertar do acelerador?

                                                      Quantas pessoas não vemos nós que ganham velocidade pisando bruscamente o acelerador a baixas rotações, queimando combustível que não é aproveitado dado que o motor ainda não se encontra na sua faixa de regime ideal?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Teorias à parte, pois não percebo nada do assunto(haja honestidade,lol). Pela experiencia que tenho em conduzir e como pendura, acho que o desengatar em descidas leva a uma tendencia de travar mais e durante mais tempo gastando em vez de combustivel...os travões.

                                                        Em prefiro não desengatar...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          áo menos o meu gasta mais de qualquer maneira!!:D

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Sempre engatado... quero la saber que gaste mais ou menos... o que eu quero é andar engatado... desengatado é que nao!!!
                                                            ;)
                                                            (tudo por questoes de segurança!!!)

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Repost!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X