Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    é óbvio que se fizeres uma curva com o carro desengatado, ou numa mudança alta em curvas apertadas, não tens a mesma segurança que com ele engatado mas normalmente se vais em "sail mode" não vais a fazer curvas rápidas e apertadas, mas mesmo num caso em que o carro por alguma razão começa a entrar em despiste o ESP muito provavelmente engata e a própria acção dos travões pelo ESP é suficiente para este não entrar em despiste.
    Mais, como o ESP lê o ângulo das rodas/velocidade, muito provavelmente quando em "sail mode" as rodas viram determinado grau em função de determinada velocidade o carro automaticamente sai de "sail mode".
    Não vamos começar a pôr em causa o sistema porque eles não vão mandar um carro que em "sail mode" se despista, é tudo devidamente testado e mais que testado e não vale a pena pensar que os engenheiros não se vão lembrar disso.

    Comentário


      Originalmente Colocado por hog Ver Post
      é óbvio que se fizeres uma curva com o carro desengatado, ou numa mudança alta em curvas apertadas, não tens a mesma segurança que com ele engatado
      Sim é mesmo óbvio.

      Mas já agora, explica como se eu fosse muito burro.

      Comentário


        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
        Há que definir o que é que vocês consideram "tracção".

        A aderência dos pneus é dada, tudo o resto sendo igual, pelo quociente de atrito, que é constante para os materiais em contacto. A aderência dos pneus é a mesma, quer vá engatado quer desengatado.

        Referem-se a tracção, no sentido de manter um binário sempre aplicado às rodas, neste caso a contrariar a aceleração? Mas aí os travões continuam a ser muito mais seguros que o motor, uma vez que 1) travam 4 rodas invés de 2 2) distribuem a força de travagem como for necessário (um carro de tradicional diferencial aberto, se uma roda bloqueia a outra é que leva o binário todo, que é tudo menos seguro) 3) os carros modernos têm todos ABS que em situações normais nunca deixará nenhuma roda bloquear.
        De facto tracção poderá ser interpretado como a força aplicada às rodas tracionárias ou como dizes, quando os pneus estão em aderência para com a estrada.

        Apesar do Abs já evitar muitos dissabores, ao entrar numa curva a alta velocidade, continuo com o carro engatado ao invés de ir com ele desengatado apenas a confiar no ABS.

        Comentário


          Eu vejo o carro engatado como apeans e só uma forma de ter a velocidade mais estabilizada do que quando desengrenado.
          Isto porque a força de contacto com o asfalto é igual, engrenado ou desengrenado.

          Comentário


            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
            Eu vejo o carro engatado como apeans e só uma forma de ter a velocidade mais estabilizada do que quando desengrenado.
            Isto porque a força de contacto com o asfalto é igual, engrenado ou desengrenado.
            E em curva?

            Para mim a segurança em piso seco, não deverá sofrer alterações.
            Agora como já disse, com possibilidade de gelo ou piso escorregadio, carro engatado sempre.

            Comentário


              Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post
              E em curva?

              Para mim a segurança em piso seco, não deverá sofrer alterações.
              Agora como já disse, com possibilidade de gelo ou piso escorregadio, carro engatado sempre.
              A vantagem do ir engatado prende-se mais (a meu ver) com a possibilidade de fazer algumas correcções com acelerador.

              Se formos em piso seco e entrarmos numa curva "a matar" e o carro escorregar de traseira (por exemplo), isso é mais fácil de contrariar usando o acelerador e direcção do que só a direcção.
              Aliás, uma das coisas interessantes de se fazer é utilizar o acelerador para soltar a frente ou traseira propositadamente (nos espaços adequados, claro).

              Com o piso molhado ainda se torna mais importante, embora este equilíbrio se torne substancialmente mais delicado.

              No entanto, e não tendo acompanhado os posts anteriores, considero que uma condução mais virada para a economia não passa por grandes velocidades ou invenções, pois aí o maior propósito é evitar grandes acelerações e desacelerações, o que pede bastante suavidade na condução.

              Enquanto uma condução agressiva joga imenso com toda a dinâmica do carro e torna o trio acelerador/direcção/travão determinante, a andar nas calmas isso é pouco significativo, pois como até já foi demonstrado, tentar parar um carro com travões e caixa facilmente aumenta a distância de travagem quando comparado com os travões isoladamente, pelo menos considerando veículos com ABS.

              Quando um carro com ESP e ABS faz um aquaplanning a sério, conta mais a vontade "dos santos" do que outra coisa qualquer, até porque o acelerador e travões até acabam por ser inutilizados pelo ESP e ABS.

              Comentário


                Originalmente Colocado por godfather89 Ver Post
                carro engatado sempre.
                Eu também faço isso, mas atenção que o carro engatado nas mãos de quem não sabe o que vai a fazer pode ser pior a emenda que o soneto.

                Imagina que vais num carro de tracção traseira sem ESP, entras na curva com ele engatado numa mudança baixa e lhe tiras o pé do acelerador de repente...

                ...as probabilidades de ficares virado para onde vinhas são muito maiores do que se entrasses com ele desengatado, porque essa desaceleração brusca já causa problemas em piso seco se for mal feita, quanto mais em molhado.

                Mesmo em certos carros com ESP (e falando de coisas como Porsche's), mesmo em piso seco se fizeres uma redução de 3ª para 2ª a martelo com o carro sem estar perfeitamente em linha recta, levas um abanão de traseira enorme.

                Comentário


                  Um carro sem ABS engatado numa travagem a fundo bloqueia mais tarde do que desengatado, portanto carro sempre engatado, e também não é por ir numa descida que vai gastar mais 3l/100km..
                  Desde que andei a testar travagens a baixa velocidade engatado ou desengatado cheguei a essa conclusão, e o aumento de consumo compensa na segurança,

                  PS: Se não for como digo, é favor explicar-me porque posso estar a ver as coisas mal.. e os resultados saírem um pouco desfasados com a realidade, devido a ser pouco científicos e ter como base um operador que actua com erro sistemático..

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Eu também faço isso, mas atenção que o carro engatado nas mãos de quem não sabe o que vai a fazer pode ser pior a emenda que o soneto.

                    Imagina que vais num carro de tracção traseira sem ESP, entras na curva com ele engatado numa mudança baixa e lhe tiras o pé do acelerador de repente...

                    ...as probabilidades de ficares virado para onde vinhas são muito maiores do que se entrasses com ele desengatado, porque essa desaceleração brusca já causa problemas em piso seco se for mal feita, quanto mais em molhado.

                    Mesmo em certos carros com ESP (e falando de coisas como Porsche's), mesmo em piso seco se fizeres uma redução de 3ª para 2ª a martelo com o carro sem estar perfeitamente em linha recta, levas um abanão de traseira enorme.
                    Concordo contigo

                    À pouco falava de deixar engatado especialmente num tracção frontal ou tracção integral.

                    Com tracção traseira já poderá não ser bem assim e como dizes, deve ser ter cuidado com reduções e tudo isso pois poderá meio caminho andado para que a traseira se solte.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                      Um carro sem ABS engatado numa travagem a fundo bloqueia mais tarde do que desengatado, portanto carro sempre engatado, e também não é por ir numa descida que vai gastar mais 3l/100km..
                      Desde que andei a testar travagens a baixa velocidade engatado ou desengatado cheguei a essa conclusão, e o aumento de consumo compensa na segurança,

                      PS: Se não for como digo, é favor explicar-me porque posso estar a ver as coisas mal.. e os resultados saírem um pouco desfasados com a realidade, devido a ser pouco científicos e ter como base um operador que actua com erro sistemático..
                      Ora aqui está.
                      Ao que parece faltam Kms a alguns dos intervenientes que por aqui aparecem cheios de teorias...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Imagina que vais num carro de tracção traseira sem ESP, entras na curva com ele engatado numa mudança baixa e lhe tiras o pé do acelerador de repente...

                        ...as probabilidades de ficares virado para onde vinhas são muito maiores do que se entrasses com ele desengatado, porque essa desaceleração brusca já causa problemas em piso seco se for mal feita, quanto mais em molhado.
                        Atenção que essa situação (o chamado lift-off oversteer)) é completamente independente da tracção do carro.

                        Se entras a matar e de gás à tábua num FWD potente, e a meio da curva levantas o acelerador de repente, também vais andar ali às voltas. Tem a ver com a transferência do peso do carro, que quando vais em aceleração vai tendencialmente na traseira (carregando as rodas, permitindo mais aderência), mas ao largar o acelerador o carro volta ao seu estado de distribuição de massas normal e a traseira perde aquela aderência que tinha "extra".

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Atenção que essa situação (o chamado lift-off oversteer)) é completamente independente da tracção do carro.

                          Se entras a matar e de gás à tábua num FWD potente, e a meio da curva levantas o acelerador de repente, também vais andar ali às voltas. Tem a ver com a transferência do peso do carro, que quando vais em aceleração vai tendencialmente na traseira (carregando as rodas, permitindo mais aderência), mas ao largar o acelerador o carro volta ao seu estado de distribuição de massas normal e a traseira perde aquela aderência que tinha "extra".
                          o rca33 não se estava a referir a transferências de massas, referia-se que ao travar com o motor vai ser aplicado um binário contraditório à aceleração, que quando é aplicado na rodas traseiras pode ser a mesma coisa que puxar um travão de mão. Independentemente das transferências de massas

                          Comentário


                            Estive ontem a debater este assunto, e apesar de defender o óbvio (que engatado gasta 0, e em ponto-morto gasta o suficiente para manter o motor em funcionamento), só fiquei na dúvida porque é que o motor continua a "roncar" sem explosão de gasolina nos cilindros. Depois de folhear um bocado este tópico li isto:

                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                            Se o ouves a trabalhar é porque as suas INÚMERAS peças internas estão a mover-se. Devido ao combustível queimado ou à inércia, tanto faz. A diferença é que é natural que faça um barulho diferente quando há explosão envolvida. Isso nota-se claramente quando se acelera ou se tira o pé do acelerador, o barulho varia ligeiramente porque deixa de haver explosões.
                            Obrigado

                            Comentário


                              Eu em grandes descidas na auto-estrada e mm em transito citadino desengato sempre o carro isto com bom tempo, de chuva ja anda sempre engatado

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                Eu em grandes descidas na auto-estrada e mm em transito citadino desengato sempre o carro isto com bom tempo, de chuva ja anda sempre engatado
                                Não compensa, deverá ir na mudança mais alta e engatado para ter os melhores consumos, a não ser que seja um carro muito antigo.

                                Comentário


                                  É hábito, desengatar quando vou devagar a descer, numa estrada em paralelos, porque ou é isto, ou vou em 1ª.

                                  E em último caso, mas raro, para ganhar mais velocidade numa descida em ae (ex.), enquanto que numa 5ª vou a 90km/hr, em ponto morto consigo chegar aos 110km/hr (ex.).

                                  Já de moto, vai sempre engatada, não hã alternativa.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por hog Ver Post
                                    Não compensa, deverá ir na mudança mais alta e engatado para ter os melhores consumos, a não ser que seja um carro muito antigo.
                                    No caso das descidas de AE, se vier uma subida de seguida até compensa dar embalo se o carro não aguentar nas subidas.

                                    Comentário


                                      Este tópico chamou-me a atenção porque tenho andado a procurar medidas para poupar nos consumos.
                                      Depois de ler tudo, parece-me um excelente caso de o que à partida pode parecer tremendamente óbvio, na verdade é o oposto.

                                      Eu tenho andado sempre a desengatar o carro sempre que vejo que o declive me vai dar velocidade. Já entendi que o meu Skoda Felicia de 2000 não é antigo o suficiente e como tal deve ter motor de injecção eléctrica e como tal vai gastar mais desengatado.

                                      Há mais casos deste género?

                                      Comentário


                                        Gasta mais a subir em ponto morto ou engatado?

                                        Comentário


                                          Obviamente que qualquer carro com injeção direta gasta menos ENGATADO, em descidas suficientemente íngremes para que seja este declive o responsável pela movimentação das rodas motrizes e consequentemente manter o motor a trabalhar, ao invés de ser a injeção de combustível.
                                          Porquê injeção direta? Porque normalmente são carros com centralina, que conseguem comandar os injectores para que estes distingam aceleração de desaceleração.

                                          Quando o declive é suficientemente grande para embalar o carro, os injectores entram em modo de desaceleração e como tal ou deixam de debitar combustível ou debitam significativamente menos pela razão explicada acima. Isto com o carro engrenado numa mudança, seja ela qual for.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Superc Ver Post
                                            Gasta mais a subir em ponto morto ou engatado?
                                            Obviamente que numa subida gasta mais desengatado, fazes a descida a esgassar por ali abaixo até ao corte, desengatas e tens velocidade suficiente para enfrentar a subida na sua totalidade.

                                            Comentário


                                              Ora bem, só para lançar a confusão!, o meu gpunto 1.3 75cv mjet, a descer no cb acusa os mesmos 2l quer em ponto morto quer em 5ª e agora?
                                              é o cb que está marado? é que aquilo nunca passa dos 2l para baixo...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X