Depois das carrinhas, depois dos mpv's, de momento e de já à alguns anos que o formato da moda é o Suv/Crossover mas haverá certamente uma altura em que o mercado se cansará deles (esperemos, ou pelo menos eu!), a pergunta que fica é qual acham que será a proxima tipologia do carro da moda?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Um pouco de futurologia!
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Pneucareca Ver PostNão era bem o seu funcionamento mas ok!
Eu cá acho e de forma a responder ao tópico que poderá os pod cars, carros de certa forma mais pequenos mas muito espaçosos ainda assim.
Por acaso acho que esse pode ser um formato futuro e que deverá ocorrer quando se conseguir reduzir a incidência de acidentes, talvez com condução autónoma, pois deixa de ser necessário o formato como hoje conhecemos com frente e compartimento do motor.
Mas isto será num futuro longínquo, pois no momento acho que os ditos "SUV" vieram para ficar, se bem que muitos deles já são uma coisa híbrida entre SUV, Hatchback, carrinha, MPV ou coupé, onde o elemento comum são as rodas grandes e o capô elevado.
Mesmo nos furgões, tipo citroen Berlingo, isso é notório, parecem as tipologias antigas mas sobreelevadas com m uma secção de 20cm entre o fundo do carro e a linha de cintura.
Comentário
-
Os SUV e Crossover não podem já ser vistos como uma moda.
São uma evolução. Tal como quando olhamos para os carros de há 80 anos havia diferenças enormes.
Mas está evolução não estagnou nesse conceito SUV.
Os carros desenhados hoje têm grandes rodas e o capot elevado (como já foi apontado) mas não necessariamente altura ao solo propriamente dita da carroçaria. O condutor até pode ir elevado. Mas os famosos ângulos que permitem alguma saída se estrada não estão lá.
Portanto, volume, rodas grandes, capot elevado.
Quem conseguiu ver e materializar bem esta evolução foi a VW com a gama eléctrica que aí está, os id.
Eu já tinha esta ideia de evolução natural e quando vi os VW pensei exactamente isto: ora aí estão eles.
E diga-se que estão bem porreiros. A maioria das pessoas que conheço aprova o conceito estético dos id.
Comentário
-
A próxima moda não sei qual será , mas sei que cada vez as pessoas gostam menos de conduzir, mesmo aqui no forum se nota isso quando comparando com há 15 anos atrás.
Posto isto, tudo o que seja eléctrico e autónomo deve vingar.
Que assim seja.
Retiram-se muitos condutores monos da estrada.
Que fiquem todos agarradinhos aos netflix's da vida.
Já agora o conceito de SUV na moda é relativo.
Um SUV a sério, 4x4, nao é para qualquer bolsa, já que envolve o conceito de TT e de conforto na estrada. Não é somente para terra batida.
E mesmo que esteja na moda, não percebo porque tanta gente tem asco a isso.
Também estão ou estiveram na moda os monovolumes e SW's sem que muitos fizessem grande aproveitamento disso mas com um pormenor: gostavam, e isso era suficiente, como é natural.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostOs SUV e Crossover não podem já ser vistos como uma moda.
São uma evolução. Tal como quando olhamos para os carros de há 80 anos havia diferenças enormes.
Mas está evolução não estagnou nesse conceito SUV.
Os carros desenhados hoje têm grandes rodas e o capot elevado (como já foi apontado) mas não necessariamente altura ao solo propriamente dita da carroçaria. O condutor até pode ir elevado. Mas os famosos ângulos que permitem alguma saída se estrada não estão lá.
Portanto, volume, rodas grandes, capot elevado.
Quem conseguiu ver e materializar bem esta evolução foi a VW com a gama eléctrica que aí está, os id.
Eu já tinha esta ideia de evolução natural e quando vi os VW pensei exactamente isto: ora aí estão eles.
E diga-se que estão bem porreiros. A maioria das pessoas que conheço aprova o conceito estético dos id.
Já eu acho que os SUV não são evolução nenhuma, pois são altamente ineficientes e quanto mais avançam no tempo mais parecidos são com o Ford T, isto é evolução?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostJá eu acho que os SUV não são evolução nenhuma, pois são altamente ineficientes e quanto mais avançam no tempo mais parecidos são com o Ford T, isto é evolução?
Tu e muitos que desconhecem tal coisa.
Os vossos preconceitos são fantásticos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostSugiro que estudes um pouco do conveito SUV.
Tu e muitos que desconhecem tal coisa.
Os vossos preconceitos são fantásticos.
EDIT:Não é o conceito que me faz confusão, é a forma como se compra esta plataforma para uma utilização estradista.Editado pela última vez por Afcivic; 11 June 2021, 08:57.
Comentário
-
Originalmente Colocado por PedroF Ver PostO futuro é não tocar em nada no carro...nem na porta...próximas gerações vai ser só sentar e esperar...Basta ver os manuais dos carros...Á 50 anos explicavam como afinar as válvulas...Hoje, dizem para não beber os líquidos das baterias......A moda será apenas sobreviver á viagem...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostIsto nada tm a ver com preconceitos, apenas tenho uma visão de carro diferente do pessoal, pois para mim um carro deve ser rasteirinho o mais fluente aerodinamicamente na estrada, por isso qualquer coisa parecida com um caixote não me entra no meu conceito de carro, um TT sim para a sua utilização bem definida, mas um SUV nem é uma coisa nem outra, portanto e sem preconceitos abomino tudo o que seja SUV (Suburban Utility Vehicle) para uma utilização principalmente em estrada, é a minha opinião acerca do assunto SUV não é nenhum preconceito.
EDIT:Não é o conceito que me faz confusão, é a forma como se compra esta plataforma para uma utilização estradista.
O conceito está bem definido.
Eu tambem abomino carrinhas mas sei qual o seu propósito.
Essa tua análise de dizer que não são evolução, não faz sentido.
São evolução sim, dentro do conceito.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostO SUV tem um propósito aliás tem vários, não digas que não é nem uma coisa nem outra, porque está errado.
O conceito está bem definido.
Eu tambem abomino carrinhas mas sei qual o seu propósito.
Essa tua análise de dizer que não são evolução, não faz sentido.
São evolução sim, dentro do conceito.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostSão uma evolução. Tal como quando olhamos para os carros de há 80 anos havia diferenças enormes.
As pessoas compram o SUV/CUV pelo aspeto, gostam do visual do carro "grande" e da posição elevada face aos outros carros. O problema é que ando andarmos todos elevandos, ninguém anda elevado, e o carro deixa de ser "fixe"
Se todos formos bonitos, ninguém é bonito.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostNão é evolução é um acessório de moda. Evolução parte-se do pressuposto que a funcionalidade é melhorada, que nos SUV/CUV é o inverso uma vez que as versões "normais" em que se baseiam esses carros são melhores em praticamente tudo. Clio > Captur.
As pessoas compram o SUV/CUV pelo aspeto, gostam do visual do carro "grande" e da posição elevada face aos outros carros. O problema é que ando andarmos todos elevandos, ninguém anda elevado, e o carro deixa de ser "fixe"
Se todos formos bonitos, ninguém é bonito.
Na minha opinião os SUV são muito mais funcionais e práticos de se utilizar do que os automóveis normais ditos "rasterinhos". E quem tem filhos pequenos e que necessita de andar todos os dias a meter e a tirar da cadeirinha, num SUV é muito mais fácil e prático devido à sua maior altura e espaço para tal.
Mesmo com pessoas mais idosas e sobretudo que tenham problemas de mobilidade, a diferença entre entrar e sobretudo sair de um carro ou de um SUV é bem considerável. Eu tenho um exemplo deste na família e sei bem o que é a imensa dificuldade que a minha Mãe tem em sair de uma simples Audi A4 Avant (que é bastante baixa).
Embirrarem com os SUV só porque sim, é não conhecerem a realidade de muita gente, ou não quererem ver as coisas.
Para mim, nesta altura um SUV, ou eventualmente um monovolume, é o tipo de carro que vai mais de encontro às minhas necessidades. E mesmo em termos de condução em estrada actualmente os SUV são muito bons dinamicamente, ao contrário do que muitos pensam.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNão percebeste, eu liguei o conceito à moda, ou seja, o que abomino é a compra de um SUV para o dia a dia, que na maior parte não é mais do que levar uma pessoa ao trabalho por estrada e, se calhar, na maior parte por AE, aí o SUV é a pior das opções, pois compras um espaço que não utilizas, compras um formato que não utilizas e ainda compras um conceito que não utilizas. Sim, sei perfeitamente qual o conceito de um SUV tenho um HRV na familia há muito tempo e é usado como um verdadeiro TT, onde pode levar pessoas, cães, gatos,..., o conceito levado ao extremo, mas conheço quem nunca teve problemas com um Y10 e atualmente comprou um Qashqai para andar sozinho e ainda por cima quase sempre em AE, é isto que eu abomino, é obvio que todos temoss direito às nossas opções e eu tenho direito à minha opinião, se ainda não percebeste.... desisto.
Agora já estás a falar das pessoas comprarem e não utilizarem para o propósito para o qual foram esses carros concebidos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MGomes Ver PostNão concordo.
Na minha opinião os SUV são muito mais funcionais e práticos de se utilizar do que os automóveis normais ditos "rasterinhos". E quem tem filhos pequenos e que necessita de andar todos os dias a meter e a tirar da cadeirinha, num SUV é muito mais fácil e prático devido à sua maior altura e espaço para tal.
Mesmo com pessoas mais idosas e sobretudo que tenham problemas de mobilidade, a diferença entre entrar e sobretudo sair de um carro ou de um SUV é bem considerável. Eu tenho um exemplo deste na família e sei bem o que é a imensa dificuldade que a minha Mãe tem em sair de uma simples Audi A4 Avant (que é bastante baixa).
Embirrarem com os SUV só porque sim, é não conhecerem a realidade de muita gente, ou não quererem ver as coisas.
Para mim, nesta altura um SUV, ou eventualmente um monovolume, é o tipo de carro que vai mais de encontro às minhas necessidades. E mesmo em termos de condução em estrada actualmente os SUV são muito bons dinamicamente, ao contrário do que muitos pensam.
E depois fala-se de aerodinâmica....
É o mesmo que falar de um comboio ser leve.
Acontece o mesmo com GPL, coupés ou o que quer que seja.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver PostNao sei se vives debaixo de uma pedra, Mas há imensos carros elétricos no mercado que não tem 5 metros de comprimento nem 2 de altura. Ex. Hyundai Ioniq, tesla model 3
Comentário
-
Originalmente Colocado por pm2lp Ver PostQuem acha que os SUV/crossovers não são o futuro qual é a vossa ideia para colocar as baterias? Carros com 5 metros de comprimento tipo model S? Temos é que remodelar os milhares de lugares de estacionamento em paralelo por este país fora...
Para já o formato SUV deve ser o mais amigável dos eléctricos por causa da distribuição de pesos.
Diria também que a tendência num futuro não muito longínquo será a da redução do tamanho dos carros, é uma questão de evolução dos materiais e segurança que permitam uma redução das espessuras e consequente redução de dimensões ou aumento do espaço interior.
O urbanismo é pouco plausível de ser modificado, além de já cá andar há muitos séculos antes dos automóveis pareceres, que também eles de algum modo tiveram de se moldar às dimensões das cidades.
Quanto muito o que se vai fazer a partir de agora será adaptado aos veículos do futuro, mas o que está feito feito está, e só será adaptado quando houver oportunidades.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pneucareca Ver PostMas tal como dizes também existem os monovolumes, que em termos praticos e de espaço oferecido humilham os suvs.
Os SUV's têm outras capacidades que os monovolumes não têm.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNão percebeste, eu liguei o conceito à moda, ou seja, o que abomino é a compra de um SUV para o dia a dia, que na maior parte não é mais do que levar uma pessoa ao trabalho por estrada e, se calhar, na maior parte por AE, aí o SUV é a pior das opções, pois compras um espaço que não utilizas, compras um formato que não utilizas e ainda compras um conceito que não utilizas. Sim, sei perfeitamente qual o conceito de um SUV tenho um HRV na familia há muito tempo e é usado como um verdadeiro TT, onde pode levar pessoas, cães, gatos,..., o conceito levado ao extremo, mas conheço quem nunca teve problemas com um Y10 e atualmente comprou um Qashqai para andar sozinho e ainda por cima quase sempre em AE, é isto que eu abomino, é obvio que todos temoss direito às nossas opções e eu tenho direito à minha opinião, se ainda não percebeste.... desisto.
Por mim tinha na garagem um roadster, um jipe TT a sério e motas, tudo veículos inúteis, a bem da felicidade
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário