Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Economizar Combustivel Velocidade Ideal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    e para um hummer H2, qual será a velocidade para baixos consumos???
    Depende se a Reboques Amadora manda uma Canter ou Dyna.

    Comentário


      #32
      Fiz o teste e circulei quase sempre em Autoestradas e Estradas entre 80Km/h-90Km/h, e consegui percorer 520Km com 35 Litros, nada mau certo? Quer dizer que cada Litro dá para 15Km, pensei que era muito menos. Ou seja, faz 6,7L/100Km. Se só fizesse uma viagem só em AE a 85Km/h, calculo que gasta-se 5L/100Km.
      Editado pela última vez por insyspower; 19 August 2021, 15:11.

      Comentário


        #33
        Há muita desinformação neste tópico.

        A velocidade constante que produz melhores consumos é a velocidade mais baixa que a mudança mais alta consiga aguentar sem queixumes. Num Ford Fiesta de 98 devemos estar a falar em algo como 50 ou 60 Km/h.

        No entanto, os melhores consumos absolutos não são conseguidos em velocidade constante, mas sim em "pulse & glide" (google it), devido à eficiência energética do motor ser menor quando a borboleta do acelerador está quase fechada (criando perdas).

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JohnMorconzol Ver Post
          Originalmente Colocado por PeLeve
          Como já foi dito, circular no regime de rotação (mais importante do que a velocidade para o efeito...) máximo, na relação de caixa mais elevada ou mantendo a rotação nesse regime em caso de mudança de velocidade, engrenando, para o efeito, a relação que permita esse valor!

          No meu carro, o melhor regime situa-se entre as 1700 rpm e as 2200 rpm, numa velocidade, em AE, em torno dos 111 kms/h.

          É, aliás, fácil (conhecendo o carro) perceber isso, pois é nos valores nos quais o carro rola com mais suavidade em rendimento motor...
          Não acredito nisso, a 111Km/h o carro está a fazer mais resistência ao ar que propriamente a fazer rolar as rodas, o consumo mínimo na grande maioria dos carros está por volta dos 70km/h na mudança mais alta. Já verifiquei isso com carros de 4, 5, 6, 7, 8 velocidades, hibridos, electricos e de várias potências. Isto porque partir dos 80-90 a energia gasta é para a aerodinâmica, digamos assim.
          Essa é a beleza da individualidade de cada um e o busílis desta questão: A particularidade de cada veículo. No meu, são esses os valores que registei e que confirmo. Mas, repara, são valores registados no automóvel que conduzo, que podem e certamente serão diferentes noutros, independentemente de acreditares ou não!

          Comentário


            #35
            Há por aí muitas teorias, umas mais certas que outras, e dicas interessantes.

            A maior parte não serve de grande coisa porque há pouquissimos sitios com vários kms em plano. Temos a A2, a A12, a A6 etc que têm muitos kms com poucas variações, mas essas poucas variações chegam para deitar por terra a maior parte das teorias.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
              Há por aí muitas teorias, umas mais certas que outras, e dicas interessantes.

              A maior parte não serve de grande coisa porque há pouquissimos sitios com vários kms em plano. Temos a A2, a A12, a A6 etc que têm muitos kms com poucas variações, mas essas poucas variações chegam para deitar por terra a maior parte das teorias.
              Exactamente!

              No fundo, e em poucas palavras, condução no regime máximo (melhor) do binário ideal de cada carro, na relação de caixa mais alta possível.

              Comentário


                #37
                Há uma regra básica: nunca se acelera pra passar à velocidade seguinte a não ser quando se tem a certeza de que é pra aguentar o resto do caminho, pelo menos por um bom bocado.
                Depois, é "planar" na mais alta de maneira a que o motor se mantenha disponível com o pé mais levezinho possível. Nessa base, p. ex. num Mazda 3 ou Peugeot 308, os que eu já guiei, é possível planar em AE entre os 110 e os 120 entre os 3 e os 3.8 no CB. Cair pra os 90/100 não tem ganho praticamente nenhum, com a agravante de que se aparece subida é preciso "acordar" o motor, o que implica injectar mais combustível. E estragar a média pra o record.
                O mais importante de tudo é "tentar" esquecer que aquilo tem travão, não usar e tentar calcular antecipadamente todas as desacelerações, que é pra aproveitar bem as inércias.
                Quem aprender a fazer bem isso já fica em condições de desafiar o jornalista austríaco Gerd Plattner pra um mano a mano de record de consumo.

                Comentário


                  #38
                  Básico, básico é saber usar a caixa de velocidades de forma a manter o carro na rotação (RPM)
                  óptima de cada carro...

                  Comentário


                    #39
                    A minha estratégia é, como já disseram, manter o carro numa velocidade que, não sendo muito elevada, é a suficiente para permitir manter o ritmo sem precisar de reduzir.

                    Assumindo sempre que estamos a falar da mesma viatura, há que ter em conta o peso que o mesmo está a carregar e o perfil da estrada.

                    Enquanto que na A1 posso apontar para os 110km/h, e sei que o carro aguenta bem as subidas, na A3 ou A25 com o carro carregado em certas zonas vou nos 120km/h para não ter de reduzir nas subidas mais acentuadas.

                    De resto, sempre que consiga manter a velocidade nas descidas tiro o pé do acelerador, se tiver numa AE com 2 vias e pesados na direita ou adopto a velocidade deles (raro) ou a velocidade da via da esquerda, para ser mais simples voltar a essa via para ultrapassar.

                    Quando vou sair da AE, em vez de manter a velocidade até à saída vou abrandando gradualmente, o que se traduz em menor necessidade de travagem. É frequente ver malta que mantém velocidade até à saída, e depois começa a travar ainda antes do começo da faixa de desaceleração.

                    Somando tudo a diferença pode ser considerável. Sem preocupações já fiz Porto - Lisboa com consumos de 8.8l/100kms, com algumas destas fiz 6.2. E no final de contas a vantagem temporal não foi assim tão grande.

                    Claro que há sempre dias em que não tenho paciência para estas tretas e gasta o que gastar
                    Editado pela última vez por filipeGtturbo; 22 August 2021, 21:58.

                    Comentário


                      #40
                      A melhor estratégia para não gastar combustivel de momento é comprar um elétrico.

                      Pelas minhas contas (fiz mas não apresentei, porque senão a professora nota que copiamos) e tendo sempre o binário disponivel e linear, podes rodar a qualquer velocidade.


                      Assim em vez de combustível gastas luz.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rdguerra Ver Post
                        A melhor estratégia para não gastar combustivel de momento é comprar um elétrico.

                        Pelas minhas contas (fiz mas não apresentei, porque senão a professora nota que copiamos) e tendo sempre o binário disponivel e linear, podes rodar a qualquer velocidade.


                        Assim em vez de combustível gastas luz.

                        mas para isso precisa de comprar outro carro, quanta gasolina pode comprar com o dinheiro de um elétrico?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por rdguerra Ver Post
                          Assim em vez de combustível gastas luz.
                          O pior é de noite.

                          Não levem estes exercícios da poupança ao extremo. Andar muito devagar ou atrás de caminhões tem vários riscos.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                            mas para isso precisa de comprar outro carro, quanta gasolina pode comprar com o dinheiro de um elétrico?
                            Compreendo, mas a EDP num mês cobra menos por kwh que a Galp por litro....

                            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                            O pior é de noite.

                            Não levem estes exercícios da poupança ao extremo. Andar muito devagar ou atrás de caminhões tem vários riscos.
                            De noite é complicado mas já vi extensões de 100 metros, se não fores muito longe e o fio não engatar num catalisador (dos poucos que ainda restam debaixo dos carros) tás safo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Circular à velocidade onde as rotações do motor estejam no ponto onde o motor tem o binário máximo. Que deverá ser em torno das 3.000 rpm.

                              Esse motor é gastador por natureza, podes começar a pensar em comprar algo mais poupado.
                              Errado. Muitas pessoas interpretam mal o "motor é mais eficiente no regime máximo de binário". Isso só funciona para casos onde o motor está sob carga elevada e onde não está a mover um veículo sobre o ar (ex. Gerador).

                              Quando não está sob muita carga, o motor pouco mais é que uma bomba de ar e fluidos, e quanto mais rotação tem, mais perdas parasíticas tem.

                              Na maioria dos carros, a velocidade mais económica é ir na mudança mais alta, à menor rotação possível, é por isso que os Corvettes conseguem ter fantásticos consumos em autoestrada, tem caixas longas que fazem 1500rpm a 120kph.

                              E se quiserem poupar mais é usar a técnica do "pulse and glide". que é tipo aceleram até aos 120kph, e depois deixam ir o carro em ponto morto até aos 80kph, voltam a acelerar aos 120, e depois ponto morto até aos 80kph.

                              São técnicas muito usadas no "hypermiling" existem forums específicos sobre isso.

                              Fora da autoestrada, a melhor forma de poupar não é o acelerador e sim o travão. Conduzir de forma a minimizar a necessidade de travar é a verdadeira forma de economizar. Travar é deitar for a energia (combustível) que usaste para colocar o carro em movimento.
                              Editado pela última vez por Oliveiraz33; 23 August 2021, 10:01.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                Exactamente!

                                No fundo, e em poucas palavras, condução no regime máximo (melhor) do binário ideal de cada carro, na relação de caixa mais alta possível.
                                Errado, ver post acima. A parte da relação mais alta está correta.

                                Ir a 80kph a 2000rpm é muito mais económico que ir a 120kph a 3000rpm, mesmo que o motor desenvolva binário máximo às 3000rpm.

                                Comentário


                                  #46
                                  Pulse & Glide = preparem o que pouparam para trocar a embraiagem mais cedo.

                                  Eu só faço antecipação de situações pontuais de prever e apenas Glide em descidas longas.

                                  Quando tenho que andar devagar ando e quando tenho que andar depressa ando.

                                  E embalar é essencial para evitar reduções de última hora.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                    Pulse & Glide = preparem o que pouparam para trocar a embraiagem mais cedo.
                                    90% do desgaste da embraiagem é em arranque, mudanças de caixa são migalhas no consumo do disco, e com um condutor minimamente experiente, mesmo essas migalhas são minimizadas ao engrenar ao fazer rev matching. Acho que me preocupava mais com o desgaste da bomba de embraiagem.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por rdguerra Ver Post
                                      A melhor estratégia para não gastar combustivel de momento é comprar um elétrico.

                                      Pelas minhas contas (fiz mas não apresentei, porque senão a professora nota que copiamos) e tendo sempre o binário disponivel e linear, podes rodar a qualquer velocidade.


                                      Assim em vez de combustível gastas luz.
                                      Luz ou eletricidade?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                        Pulse & Glide = preparem o que pouparam para trocar a embraiagem mais cedo.
                                        Tenho talvez uns 100 mil Km feitos em P & G e ainda não troquei nenhuma embraiagem. Rev matching e é como outra troca de mudança qualquer.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                          Errado, ver post acima. A parte da relação mais alta está correta.

                                          Ir a 80kph a 2000rpm é muito mais económico que ir a 120kph a 3000rpm, mesmo que o motor desenvolva binário máximo às 3000rpm.
                                          Isto mesmo.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                            Luz ou eletricidade?
                                            Não, não.. é mesmo luz.
                                            Lampadas H7 e assim.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Em relação aos fornecedores de combustível alguém sabe se compensa comprar barato o Litro por exemplo no Auchan onde meto sempre, será que comprar mais caro por exemplo na Galp ou BP compensa? A relação autonomia/preço será benéfico na Galp/BP ou no Auchan/Intermarché? Além da autonomia (quantidade Km percorridos tanque cheio mesmo quantidade litros) também gostava de saber se combustível low cost estraga o motor e/ou é necessário mais manutenção (que acarreta custos adicionais). Entre 95/98 qual será a escolha?, eu é sempre 95, por isso não sei se devia por 98 e ter mais autonomia.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Em relação à autonomia/preço nada como fazer o teste, atestar com as duas marcas e fazer as contas à média para perceber se existem diferenças significativas.

                                                Quanto ao low cost estragar o motor é uma discussão antiga, há quem garanta que sim e há quem garanta que não.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por insyspower Ver Post
                                                  Em relação aos fornecedores de combustível alguém sabe se compensa comprar barato o Litro por exemplo no Auchan onde meto sempre, será que comprar mais caro por exemplo na Galp ou BP compensa? A relação autonomia/preço será benéfico na Galp/BP ou no Auchan/Intermarché? Além da autonomia (quantidade Km percorridos tanque cheio mesmo quantidade litros) também gostava de saber se combustível low cost estraga o motor e/ou é necessário mais manutenção (que acarreta custos adicionais). Entre 95/98 qual será a escolha?, eu é sempre 95, por isso não sei se devia por 98 e ter mais autonomia.
                                                  Eu noto um consumo menor com gasolina BP 98.
                                                  Mas não compensa pois é muito mais cara.

                                                  As gasolinas do Intermarché são Repsol ou Galp.

                                                  Quanto à gasolina aditivada, acho que a diferença que os aditivos fazem é pouca.
                                                  Mas eu alterno entre um depósito de gasolina normal e um de aditivada.

                                                  https://www.youtube.com/watch?v=fPW1GfnoFyM



                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X