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Fiz o teste e circulei quase sempre em Autoestradas e Estradas entre 80Km/h-90Km/h, e consegui percorer 520Km com 35 Litros, nada mau certo? Quer dizer que cada Litro dá para 15Km, pensei que era muito menos. Ou seja, faz 6,7L/100Km. Se só fizesse uma viagem só em AE a 85Km/h, calculo que gasta-se 5L/100Km.Editado pela última vez por insyspower; 19 August 2021, 15:11.
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Há muita desinformação neste tópico.
A velocidade constante que produz melhores consumos é a velocidade mais baixa que a mudança mais alta consiga aguentar sem queixumes. Num Ford Fiesta de 98 devemos estar a falar em algo como 50 ou 60 Km/h.
No entanto, os melhores consumos absolutos não são conseguidos em velocidade constante, mas sim em "pulse & glide" (google it), devido à eficiência energética do motor ser menor quando a borboleta do acelerador está quase fechada (criando perdas).
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Originalmente Colocado por JohnMorconzol Ver PostOriginalmente Colocado por PeLeve
Como já foi dito, circular no regime de rotação (mais importante do que a velocidade para o efeito...) máximo, na relação de caixa mais elevada ou mantendo a rotação nesse regime em caso de mudança de velocidade, engrenando, para o efeito, a relação que permita esse valor!
No meu carro, o melhor regime situa-se entre as 1700 rpm e as 2200 rpm, numa velocidade, em AE, em torno dos 111 kms/h.
É, aliás, fácil (conhecendo o carro) perceber isso, pois é nos valores nos quais o carro rola com mais suavidade em rendimento motor...
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Há por aí muitas teorias, umas mais certas que outras, e dicas interessantes.
A maior parte não serve de grande coisa porque há pouquissimos sitios com vários kms em plano. Temos a A2, a A12, a A6 etc que têm muitos kms com poucas variações, mas essas poucas variações chegam para deitar por terra a maior parte das teorias.
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Originalmente Colocado por Eliselotus Ver PostHá por aí muitas teorias, umas mais certas que outras, e dicas interessantes.
A maior parte não serve de grande coisa porque há pouquissimos sitios com vários kms em plano. Temos a A2, a A12, a A6 etc que têm muitos kms com poucas variações, mas essas poucas variações chegam para deitar por terra a maior parte das teorias.
No fundo, e em poucas palavras, condução no regime máximo (melhor) do binário ideal de cada carro, na relação de caixa mais alta possível.
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Há uma regra básica: nunca se acelera pra passar à velocidade seguinte a não ser quando se tem a certeza de que é pra aguentar o resto do caminho, pelo menos por um bom bocado.
Depois, é "planar" na mais alta de maneira a que o motor se mantenha disponível com o pé mais levezinho possível. Nessa base, p. ex. num Mazda 3 ou Peugeot 308, os que eu já guiei, é possível planar em AE entre os 110 e os 120 entre os 3 e os 3.8 no CB. Cair pra os 90/100 não tem ganho praticamente nenhum, com a agravante de que se aparece subida é preciso "acordar" o motor, o que implica injectar mais combustível. E estragar a média pra o record.
O mais importante de tudo é "tentar" esquecer que aquilo tem travão, não usar e tentar calcular antecipadamente todas as desacelerações, que é pra aproveitar bem as inércias.
Quem aprender a fazer bem isso já fica em condições de desafiar o jornalista austríaco Gerd Plattner pra um mano a mano de record de consumo.
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A minha estratégia é, como já disseram, manter o carro numa velocidade que, não sendo muito elevada, é a suficiente para permitir manter o ritmo sem precisar de reduzir.
Assumindo sempre que estamos a falar da mesma viatura, há que ter em conta o peso que o mesmo está a carregar e o perfil da estrada.
Enquanto que na A1 posso apontar para os 110km/h, e sei que o carro aguenta bem as subidas, na A3 ou A25 com o carro carregado em certas zonas vou nos 120km/h para não ter de reduzir nas subidas mais acentuadas.
De resto, sempre que consiga manter a velocidade nas descidas tiro o pé do acelerador, se tiver numa AE com 2 vias e pesados na direita ou adopto a velocidade deles (raro) ou a velocidade da via da esquerda, para ser mais simples voltar a essa via para ultrapassar.
Quando vou sair da AE, em vez de manter a velocidade até à saída vou abrandando gradualmente, o que se traduz em menor necessidade de travagem. É frequente ver malta que mantém velocidade até à saída, e depois começa a travar ainda antes do começo da faixa de desaceleração.
Somando tudo a diferença pode ser considerável. Sem preocupações já fiz Porto - Lisboa com consumos de 8.8l/100kms, com algumas destas fiz 6.2. E no final de contas a vantagem temporal não foi assim tão grande.
Claro que há sempre dias em que não tenho paciência para estas tretas e gasta o que gastarEditado pela última vez por filipeGtturbo; 22 August 2021, 21:58.
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A melhor estratégia para não gastar combustivel de momento é comprar um elétrico.
Pelas minhas contas (fiz mas não apresentei, porque senão a professora nota que copiamos) e tendo sempre o binário disponivel e linear, podes rodar a qualquer velocidade.
Assim em vez de combustível gastas luz.
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Originalmente Colocado por rdguerra Ver PostA melhor estratégia para não gastar combustivel de momento é comprar um elétrico.
Pelas minhas contas (fiz mas não apresentei, porque senão a professora nota que copiamos) e tendo sempre o binário disponivel e linear, podes rodar a qualquer velocidade.
Assim em vez de combustível gastas luz.
mas para isso precisa de comprar outro carro, quanta gasolina pode comprar com o dinheiro de um elétrico?
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Originalmente Colocado por rtxs Ver Postmas para isso precisa de comprar outro carro, quanta gasolina pode comprar com o dinheiro de um elétrico?
Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostO pior é de noite.
Não levem estes exercícios da poupança ao extremo. Andar muito devagar ou atrás de caminhões tem vários riscos.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostCircular à velocidade onde as rotações do motor estejam no ponto onde o motor tem o binário máximo. Que deverá ser em torno das 3.000 rpm.
Esse motor é gastador por natureza, podes começar a pensar em comprar algo mais poupado.
Quando não está sob muita carga, o motor pouco mais é que uma bomba de ar e fluidos, e quanto mais rotação tem, mais perdas parasíticas tem.
Na maioria dos carros, a velocidade mais económica é ir na mudança mais alta, à menor rotação possível, é por isso que os Corvettes conseguem ter fantásticos consumos em autoestrada, tem caixas longas que fazem 1500rpm a 120kph.
E se quiserem poupar mais é usar a técnica do "pulse and glide". que é tipo aceleram até aos 120kph, e depois deixam ir o carro em ponto morto até aos 80kph, voltam a acelerar aos 120, e depois ponto morto até aos 80kph.
São técnicas muito usadas no "hypermiling" existem forums específicos sobre isso.
Fora da autoestrada, a melhor forma de poupar não é o acelerador e sim o travão. Conduzir de forma a minimizar a necessidade de travar é a verdadeira forma de economizar. Travar é deitar for a energia (combustível) que usaste para colocar o carro em movimento.Editado pela última vez por Oliveiraz33; 23 August 2021, 10:01.
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostExactamente!
No fundo, e em poucas palavras, condução no regime máximo (melhor) do binário ideal de cada carro, na relação de caixa mais alta possível.
Ir a 80kph a 2000rpm é muito mais económico que ir a 120kph a 3000rpm, mesmo que o motor desenvolva binário máximo às 3000rpm.
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Pulse & Glide = preparem o que pouparam para trocar a embraiagem mais cedo.
Eu só faço antecipação de situações pontuais de prever e apenas Glide em descidas longas.
Quando tenho que andar devagar ando e quando tenho que andar depressa ando.
E embalar é essencial para evitar reduções de última hora.
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Originalmente Colocado por ASOT Ver PostPulse & Glide = preparem o que pouparam para trocar a embraiagem mais cedo.
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Originalmente Colocado por rdguerra Ver PostA melhor estratégia para não gastar combustivel de momento é comprar um elétrico.
Pelas minhas contas (fiz mas não apresentei, porque senão a professora nota que copiamos) e tendo sempre o binário disponivel e linear, podes rodar a qualquer velocidade.
Assim em vez de combustível gastas luz.
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Em relação aos fornecedores de combustível alguém sabe se compensa comprar barato o Litro por exemplo no Auchan onde meto sempre, será que comprar mais caro por exemplo na Galp ou BP compensa? A relação autonomia/preço será benéfico na Galp/BP ou no Auchan/Intermarché? Além da autonomia (quantidade Km percorridos tanque cheio mesmo quantidade litros) também gostava de saber se combustível low cost estraga o motor e/ou é necessário mais manutenção (que acarreta custos adicionais). Entre 95/98 qual será a escolha?, eu é sempre 95, por isso não sei se devia por 98 e ter mais autonomia.
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Originalmente Colocado por insyspower Ver PostEm relação aos fornecedores de combustível alguém sabe se compensa comprar barato o Litro por exemplo no Auchan onde meto sempre, será que comprar mais caro por exemplo na Galp ou BP compensa? A relação autonomia/preço será benéfico na Galp/BP ou no Auchan/Intermarché? Além da autonomia (quantidade Km percorridos tanque cheio mesmo quantidade litros) também gostava de saber se combustível low cost estraga o motor e/ou é necessário mais manutenção (que acarreta custos adicionais). Entre 95/98 qual será a escolha?, eu é sempre 95, por isso não sei se devia por 98 e ter mais autonomia.
Mas não compensa pois é muito mais cara.
As gasolinas do Intermarché são Repsol ou Galp.
Quanto à gasolina aditivada, acho que a diferença que os aditivos fazem é pouca.
Mas eu alterno entre um depósito de gasolina normal e um de aditivada.
https://www.youtube.com/watch?v=fPW1GfnoFyM
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