Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SUV a gasolina ou plug-in a gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
    A média é de porta a porta, saindo de LX-S.B. Messines e depois até Silves, pela nacional.

    Como digo, para conseguires fazer média de 115-120 nestas condições, na AE tens andar pelos 140-150, ou até mais, para ultrapassar.

    Para referência, Porsche C4s cabrio 2020, Lisboa-Viana do Castelo, sempre 160-180, tiradas a 2xx, passando pelo Porto com trânsito, abrandar para os radares.... e chega-se com média de 134
    Eu percebo isso tudo... mas estamos a divagar... A questão é que os 8.8 do Tiguan com média de 115 numa viagem de apenas 250kms é péssimo e não são exemplo que reflita o ADN dos phev no geral ...

    Comentário


      #32
      Critica-se tanto os PHEV ou Hibridos pelos consumos em autoestrada. Na hora de decidir e se é assim tão importante os consumos em autoestrada devem:

      1º Escolher um veiculo convencional e não um SUV, pois estes andem a que combustível andarem gastam sempre mais;

      2º Os hibridos e PHEV gastam pouco nas situações para as quais foram desenhados. Em cidade e velocidades "legais". Seria otimo não criticarem as máquinas e talvez ajustarem o estilo de condução, pois aí é que esta o grande ganho....

      3º Os hibridos e PHEV apesar de já estarem democratizados, vejo alguns comentários pouco sensatos quanto a este tipo de mecânica. Existem muitos modelos atuais que depois de supostamente "acabar a bateria" continuam a funcionar em modo hibrido convencional. O problema reside apenas quando se querem praticar velocidades muito elevadas (> 150km/h) pois o motor eletrico não é tão eficiente acima destas velocidades, optando muitas marcas por desativá-lo para não provocar aquecimento excessivo nas baterias. Por isso, mais uma vez à que adequar o estilo de condução à nova realidade automobilística

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
        O phev em estrada aberta e com CC pelos 140 kmh ou 150 km/h tem vantagem em que, mesmo?

        De qualquer forma, apenas relatei a minha experiência, com dados objectivos, SUV phev e carrinha golf gasolina, com mild hybrid.
        Sabes quantos kW de capacidade tem a bateria do Golf eTSI?

        Comentário


          #34
          kw? que eu saiba, tem uma bateria de 48v apenas.

          o eHybrid é que tem bateria a sério:

          The plug-in hybrid drive consists of elements including a 1.4-liter TSI engine, the electric drive motor and 6-speed DSG as well as a lithium-ion battery. The new battery is characterized by 50% more energy capacity (13 kWh) and thus an improved electric range, meaning that almost all daily journeys within an urban environment can consequently be covered without generating any local emissions.

          Comentário


            #35
            Por exemplo: no Puma 155 MHEV vi em qualquer sítio (talvez Km77) que a bateria teria aprox 0,5 kWh; o valor parece-me bastante reduzido.
            Tenho ideia - que pode estar errada - que há híbridos (não PHEV) com baterias de 1kWh, ou até um pouco mais.
            Editado pela última vez por DMA; 03 August 2021, 16:34.

            Comentário


              #36
              O Puma MHEV não é um híbrido, é um mild...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                O Puma MHEV não é um híbrido, é um mild...
                Isso significa que não anda sem o motor térmico. Isso de MHEV é uma treta para enganar os Estados e os consumidores e ainda por cima existir mais uma bateria de 48v debaixo de um dos bancos da frente que irá dar raia um dia.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                  Isso significa que não anda sem o motor térmico. Isso de MHEV é uma treta para enganar os Estados e os consumidores e ainda por cima existir mais uma bateria de 48v debaixo de um dos bancos da frente que irá dar raia um dia.
                  Vai? Mas tens factos ?

                  Tenho que ter atenção ao que, propriamente?

                  Obrigada pelo teu imput

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                    Vai? Mas tens factos ?

                    Tenho que ter atenção ao que, propriamente?

                    Obrigada pelo teu imput
                    A probabilidade de dar chatices eléctricas provenientes de mais uma bateria, essa de iões de lítio, é elevada ao fim de uns anos. E depois qual é a vantagem? Mais vale comprar um SUV a gasolina, simples e sem essas tretas. Ou então avançar para um híbrido verdadeiro, daqueles que fazem pelo menos 40 km em modo eléctrico.

                    Comentário


                      #40
                      Essa doutrina vem dos mesmos que apregoavam que o tricilindrico da Ford ia dar muitos problemas?!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                        Essa doutrina vem dos mesmos que apregoavam que o tricilindrico da Ford ia dar muitos problemas?!
                        Não, vem daqueles que têm mais experiência do que tu e que prevêm essas chatices. Os motores tri-cilíndricos da Ford, da VW, da Hyundai, da Fiat, da BMW são todos bons. Têm todos turbo, claro, mas é uma tecnologia já dominada, sem grandes problemas. Agora esses (falsos) híbridos é que me parece que não convencem. Desde logo porque não se vê nenhuma vantagem nos consumos em geral e depois porque têm mais componentes para dar chatices. Claro que os plug-in também, mas esses, pelo menos, ainda conseguem rolar uns quilómetros sem ligar o motor a combustão.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                          A probabilidade de dar chatices eléctricas provenientes de mais uma bateria, essa de iões de lítio, é elevada ao fim de uns anos. E depois qual é a vantagem? Mais vale comprar um SUV a gasolina, simples e sem essas tretas. Ou então avançar para um híbrido verdadeiro, daqueles que fazem pelo menos 40 km em modo eléctrico.
                          Creio que estás a ver mal a coisa...que os mild são uma treta, ok...é verdade...os ganhos nos consumos não justificam de todo o maior preço...agora...problemas elétricos com a bateria?...essa tecnologia já está bem dominada...e nem sabemos se essas são de lítio...podem ser de níquel...como algumas que a Toyota ainda usa...

                          Comentário


                            #43
                            Isto é a malta que não queria vidros elétricos e fecho centralizados porque avariam

                            Comentário


                              #44
                              e porque não um SUV 100% elétrico?

                              tipo Hyundai Kauiai

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                Creio que estás a ver mal a coisa...que os mild são uma treta, ok...é verdade...os ganhos nos consumos não justificam de todo o maior preço...agora...problemas elétricos com a bateria?...essa tecnologia já está bem dominada...e nem sabemos se essas são de lítio...podem ser de níquel...como algumas que a Toyota ainda usa...
                                Não são treta. Nos motores pequenos turbinados dá uma ajuda a baixa rotação que atenua por completo o turbo lag e em cidade no momento do arranque ajuda a descer consumos.
                                Claro que não é nada significativo mas 0.2l é algo. O Start-Stop é outro mecanismo que não faz milagres mas baixa qq coisa.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                  Não são treta. Nos motores pequenos turbinados dá uma ajuda a baixa rotação que atenua por completo o turbo lag e em cidade no momento do arranque ajuda a descer consumos.
                                  Claro que não é nada significativo mas 0.2l é algo. O Start-Stop é outro mecanismo que não faz milagres mas baixa qq coisa.
                                  Eu disse que são treta tendo em conta os ganhos... ... Devemos tb alertar que são uma treta pq as marcas anunciam os como híbridos... o que é uma grande treta...... Neste momento algumas marcas já só têm a versão MHEV, mas quando tinham a normal e a MHEV, e algumas ainda têm, a MHEV custava mais 1000 a 1500€...ora, para recuperar esse montante com um ganho de cerca de 0.2L/100, soa completamente a banha da cobra... Num golf etsi 130cv o "ganho" é negativo face ao 1.5 tsi normal...Certamente ajudará algo em alguns modelos /circunstâncias... mas muuuuuito residual... Uma treta face às mudanças na mobilidade e face ao que já há no mercado...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                    Eu disse que são treta tendo em conta os ganhos... ... Devemos tb alertar que são uma treta pq as marcas anunciam os como híbridos... o que é uma grande treta...... Neste momento algumas marcas já só têm a versão MHEV, mas quando tinham a normal e a MHEV, e algumas ainda têm, a MHEV custava mais 1000 a 1500€...ora, para recuperar esse montante com um ganho de cerca de 0.2L/100, soa completamente a banha da cobra... Num golf etsi 130cv o "ganho" é negativo face ao 1.5 tsi normal...Certamente ajudará algo em alguns modelos /circunstâncias... mas muuuuuito residual... Uma treta face às mudanças na mobilidade e face ao que já há no mercado...
                                    O do etsi é negativo? ora esta é que nao esperava, em que te baseias para dizer isto?

                                    A ficha técnica da VW é toda uma mentira també, queres ver? anuncia menos co2, menos consumo....



                                    Aqui tens um video a demonstar a vantagem do sistema.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                      Eu disse que são treta tendo em conta os ganhos... ... Devemos tb alertar que são uma treta pq as marcas anunciam os como híbridos... o que é uma grande treta...... Neste momento algumas marcas já só têm a versão MHEV, mas quando tinham a normal e a MHEV, e algumas ainda têm, a MHEV custava mais 1000 a 1500€...ora, para recuperar esse montante com um ganho de cerca de 0.2L/100, soa completamente a banha da cobra... Num golf etsi 130cv o "ganho" é negativo face ao 1.5 tsi normal...Certamente ajudará algo em alguns modelos /circunstâncias... mas muuuuuito residual... Uma treta face às mudanças na mobilidade e face ao que já há no mercado...

                                      Não vejo as coisas apenas pela parte monetária. Qualquer equipamento que minimize os consumos é bem-vindo, independentemente se demora muito ou pouco a amortizar.
                                      O meio ambiente e as gerações futuras agradecem.

                                      Em relação ao golf etsi vs versão normal, custa-me a crer no que dizes, mas não vou fundamentar pois nunca testei.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Muito obrigado a todos pelo feedback, com base nas vossas respostas fiquei a conhecer melhor os consumos dos PHEV de alguns modelos e que se ligar à "ficha" sempre que possível pode traduzir-se numa poupança considerável.

                                        No caso que expliquei o uso será cerca de metade dos 10mil kms anuais em modo elétrico e a restante metade a combustão (em viagens em que não será possível carregar), por isso fiz algumas contas para perceber a poupança:

                                        SUV PHEV
                                        5000km/ano a gasolina @1.70 €/L, assumindo uma média de consumo 7L/100km = 595€/ano
                                        5000km/ano em modo eletrico @2€ por carregamento de bateria de 10 kwh, assumindo que dá para 50km = 200€/ano

                                        SUV Gasolina
                                        10000km/ano a gasolina @1.70 €/L, assumindo uma média de consumo 7L/100km = 1190€/ano

                                        Custo/ano PHEV (595+200) = 795€
                                        Custo/ano Gasolina = 1190€

                                        Ou seja, estaria a falar de diferença de 395€/ano, ou após 7 anos uma poupança de 2765€, no caso do PHEV, claro que isto é assumindo os pressupostos acima. Tendo em conta que um PHEV atualmente custa cerca de + 6 ou 7 mil € que a sua versão a gasolina é difícil justificar a diferença. Claro que com o PHEV é mais flexível, se eventualmente estes percursos mudarem e passar a ser mais cidade sempre com a possibilidade de carregar a poupança aumentaria significativamente.

                                        Parece-vos bem este raciocínio/contas que fiz?

                                        Obrigado.

                                        Comentário


                                          #50
                                          acho que também há umas diferenças no IUC, mas não deve passar dos 500-1000 € em 7 anos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                            acho que também há umas diferenças no IUC, mas não deve passar dos 500-1000 € em 7 anos.
                                            Segundo esta página: https://impostosobreveiculos.info/iu...veis-hibridos/

                                            No IUC, também não há qualquer distinção entre híbridos normais e híbridos plug-in (PHEV).
                                            Logo depende da CC do PHEV vs Gasolina, por norma os PHEV até têm mais cilindrada para puxar o peso extra (pelo menos o Ford Kuga o PHEV é 2.5L e o a gasolina 1.5).

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                              O do etsi é negativo? ora esta é que nao esperava, em que te baseias para dizer isto?

                                              A ficha técnica da VW é toda uma mentira també, queres ver? anuncia menos co2, menos consumo....
                                              Calma...não tenho culpa de estares rodeado de "chassos"......Eu baseio-me na informação que saiu na altura em que saiu o 1.5 e-tsi 130 a coabitar com o 1.5 tsi normal tb de 130......em 2020 portanto...

                                              1.5 e-tsi 130 - wltp combinado 5.5L/100 e 124g https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos

                                              1.5 tsi 130 - wltp combinado 5.4L/100 e 122g https://www.km77.com/coches/volkswag...-130-cv2/datos

                                              É certo que o e-tsi só há com DSG e o 1.5 normal é caixa manual...mas isso vale o que vale...a DSG é uma boa caixa e por ex no Golf 8, o 2.0 TDI 115 tem o mesmo wltp combinado com caixa manual e DSG...

                                              Atualmente só há o 1.5 e-tsi DSG com os mesmos 5.5L/100 e 124g...NADA mudou... https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos

                                              E na altura que coabitaram as 2 versões, o e-tsi custava mais ( como podes ver nos links ), em Espanha, 2615€ ( tb pela dsg claro ).


                                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                              Aqui tens um video a demonstar a vantagem do sistema.
                                              Esse video já o tinha visto...e este assunto já por aqui foi falado...Uma viagem portanto num só sentido ( saída e regresso na mesma altitude dão feedback válido ) onde grande parte ( onde começa o consumo a baixar ) é plano ou a descer e a velocidade reduzida...Esses 4.4 do e-tsi ,num corolla ou ioniq hibrido eram menos de 3L/100 ( eu cheguei a fazer 25 kms com 2.9 no CHR num percurso identico...só que na volta já fez 5.x... )...

                                              Uma treta de sistema...Um focus 1.0 125cv fazia o mesmo sem problema...

                                              PS...sobre os chassos estava a brincar...o Golf 1.5 e-tsi é bom carro mas não é mais do que um gasolina...e goza, como muitos, de um estatuto fraudulento...Para mim, são carros já fora do tempo...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                                Não vejo as coisas apenas pela parte monetária. Qualquer equipamento que minimize os consumos é bem-vindo, independentemente se demora muito ou pouco a amortizar.
                                                O meio ambiente e as gerações futuras agradecem.
                                                Eu tb não vejo apenas o aspecto monetário...tenho, como muitos, uma visão geral do que é melhor para todos e faço sempre, dentro do possível, as minhas escolhas considerando todo esses impactos...mas...factos são factos... o "ganho" ou é negativo...ou é inexistente...ou é demasiado residual...Estes sistemas mild são tipo...uma componente...como a egr...o turbo de geometria variável...o intercoolar ...o common rail...etc...Todos juntos criaram condições para um grande melhoramento na eficiência...mas isolados pouco ou nada melhoravam...Face ao panorama atual da mobilidade, quase podemos dizer que são um retrocesso......quase, atenção...

                                                Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                                Em relação ao golf etsi vs versão normal, custa-me a crer no que dizes, mas não vou fundamentar pois nunca testei.
                                                Custa, mas aceita que dói menos... ( estou a brincar - vê os links em cima )

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por newark Ver Post
                                                  ...por norma os PHEV até têm mais cilindrada para puxar o peso extra (pelo menos o Ford Kuga o PHEV é 2.5L e o a gasolina 1.5).
                                                  Nao tem nada a ver a cilindrada com ser phev ou gasolina...Há phevs 1.5 e 1.6...e gasolinas 2.0 e 2.5...e por aí fora...São apenas sistemas diferentes e escolhas de cada marca...nada a ver com o peso extra...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                    Nao tem nada a ver a cilindrada com ser phev ou gasolina...Há phevs 1.5 e 1.6...e gasolinas 2.0 e 2.5...e por aí fora...São apenas sistemas diferentes e escolhas de cada marca...nada a ver com o peso extra...
                                                    São mesmo escolhas das marcas...até pelas potencias disponiveis nos motores a gasolina...a toyota/lexus tem subido na cilindrada, os vag usam o turbo de apoio e mantêm cilindrada em niveis baixos...

                                                    Mas esse exemplo do Kuga tem a sua piada, além do que nunca conseguiam escoar a plataforma com um motor a gasolina simples de 2.5....

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                      São mesmo escolhas das marcas...até pelas potencias disponiveis nos motores a gasolina...a toyota/lexus tem subido na cilindrada, os vag usam o turbo de apoio e mantêm cilindrada em niveis baixos...

                                                      Mas esse exemplo do Kuga tem a sua piada, além do que nunca conseguiam escoar a plataforma com um motor a gasolina simples de 2.5....
                                                      Salvo erro o sistema do kuga é da Toyota...do Rav4...ciclo atkinson e bem eficiente...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                        Calma...não tenho culpa de estares rodeado de "chassos"......Eu baseio-me na informação que saiu na altura em que saiu o 1.5 e-tsi 130 a coabitar com o 1.5 tsi normal tb de 130......em 2020 portanto...

                                                        1.5 e-tsi 130 - wltp combinado 5.5L/100 e 124g https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos

                                                        1.5 tsi 130 - wltp combinado 5.4L/100 e 122g https://www.km77.com/coches/volkswag...-130-cv2/datos

                                                        É certo que o e-tsi só há com DSG e o 1.5 normal é caixa manual...mas isso vale o que vale...a DSG é uma boa caixa e por ex no Golf 8, o 2.0 TDI 115 tem o mesmo wltp combinado com caixa manual e DSG...

                                                        Atualmente só há o 1.5 e-tsi DSG com os mesmos 5.5L/100 e 124g...NADA mudou... https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos

                                                        E na altura que coabitaram as 2 versões, o e-tsi custava mais ( como podes ver nos links ), em Espanha, 2615€ ( tb pela dsg claro ).



                                                        Esse video já o tinha visto...e este assunto já por aqui foi falado...Uma viagem portanto num só sentido ( saída e regresso na mesma altitude dão feedback válido ) onde grande parte ( onde começa o consumo a baixar ) é plano ou a descer e a velocidade reduzida...Esses 4.4 do e-tsi ,num corolla ou ioniq hibrido eram menos de 3L/100 ( eu cheguei a fazer 25 kms com 2.9 no CHR num percurso identico...só que na volta já fez 5.x... )...

                                                        Uma treta de sistema...Um focus 1.0 125cv fazia o mesmo sem problema...

                                                        PS...sobre os chassos estava a brincar...o Golf 1.5 e-tsi é bom carro mas não é mais do que um gasolina...e goza, como muitos, de um estatuto fraudulento...Para mim, são carros já fora do tempo...
                                                        Lá estás tu a querer comparar mild hybrid com hybrid... Até já chegámos ao nível de apelidar o etsi de chasso.

                                                        O que vale é Para gustos, los colores.

                                                        E fico me por aqui

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                          Lá estás tu a querer comparar mild hybrid com hybrid... Até já chegámos ao nível de apelidar o etsi de chasso.

                                                          O que vale é Para gustos, los colores.

                                                          E fico me por aqui
                                                          Ui...essa interpretação...Isto foi o que eu comparei......mild com gasolina...

                                                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                          1.5 e-tsi 130 - wltp combinado 5.5L/100 e 124g https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos

                                                          1.5 tsi 130 - wltp combinado 5.4L/100 e 122g https://www.km77.com/coches/volkswag...-130-cv2/datos
                                                          E...os híbridos ( e o focus ) foram um pequeno aparte sobre os resultados do vídeo que partilhas-te...

                                                          E...o termo "chasso" esteve sempre entre-aspas...porque me refiro obviamente á ( inexistente ) eficiência do sistema...
                                                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                          PS...sobre os chassos estava a brincar...o Golf 1.5 e-tsi é bom carro...
                                                          E...vai lá então...mas vai no sentido da descida para veres bons números no quadrante......

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Apenas para referência, de modo a desmentir os dados apresentados, aí está a ficha técnica da VW.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                              Apenas para referência, de modo a desmentir os dados apresentados, aí está a ficha técnica da VW.
                                                              Desmentir o quê?...Ficha técnica de que versões?...Caramba...quase conseguíamos ler......

                                                              Atenção que pode ter havido alterações/updates nos modelos...é coisa normal...os valores da km77 são de á quase 2 anos quando saiu o etsi...Atualmente, em PT o 1.5 normal 130cv só em versão style que informa 5.47 combinado...e em ES o Rline que informa 5.5...ambos com pneus 225...Já o etsi que informa 5.5 é com pneus 205...

                                                              No site PT informam ainda que os modelos 2022 irão ter novamente alterações wltp...mas pá...esgraveta aí...mas, mais 0.1 menos 0.1...não muda nada na prática...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X