Originalmente Colocado por JN1984
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SUV a gasolina ou plug-in a gasolina
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Critica-se tanto os PHEV ou Hibridos pelos consumos em autoestrada. Na hora de decidir e se é assim tão importante os consumos em autoestrada devem:
1º Escolher um veiculo convencional e não um SUV, pois estes andem a que combustível andarem gastam sempre mais;
2º Os hibridos e PHEV gastam pouco nas situações para as quais foram desenhados. Em cidade e velocidades "legais". Seria otimo não criticarem as máquinas e talvez ajustarem o estilo de condução, pois aí é que esta o grande ganho....
3º Os hibridos e PHEV apesar de já estarem democratizados, vejo alguns comentários pouco sensatos quanto a este tipo de mecânica. Existem muitos modelos atuais que depois de supostamente "acabar a bateria" continuam a funcionar em modo hibrido convencional. O problema reside apenas quando se querem praticar velocidades muito elevadas (> 150km/h) pois o motor eletrico não é tão eficiente acima destas velocidades, optando muitas marcas por desativá-lo para não provocar aquecimento excessivo nas baterias. Por isso, mais uma vez à que adequar o estilo de condução à nova realidade automobilística
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Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostO phev em estrada aberta e com CC pelos 140 kmh ou 150 km/h tem vantagem em que, mesmo?
De qualquer forma, apenas relatei a minha experiência, com dados objectivos, SUV phev e carrinha golf gasolina, com mild hybrid.
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kw? que eu saiba, tem uma bateria de 48v apenas.
o eHybrid é que tem bateria a sério:
The plug-in hybrid drive consists of elements including a 1.4-liter TSI engine, the electric drive motor and 6-speed DSG as well as a lithium-ion battery. The new battery is characterized by 50% more energy capacity (13 kWh) and thus an improved electric range, meaning that almost all daily journeys within an urban environment can consequently be covered without generating any local emissions.
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Por exemplo: no Puma 155 MHEV vi em qualquer sítio (talvez Km77) que a bateria teria aprox 0,5 kWh; o valor parece-me bastante reduzido.
Tenho ideia - que pode estar errada - que há híbridos (não PHEV) com baterias de 1kWh, ou até um pouco mais.Editado pela última vez por DMA; 03 August 2021, 16:34.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostO Puma MHEV não é um híbrido, é um mild...
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Originalmente Colocado por MANOG Ver PostIsso significa que não anda sem o motor térmico. Isso de MHEV é uma treta para enganar os Estados e os consumidores e ainda por cima existir mais uma bateria de 48v debaixo de um dos bancos da frente que irá dar raia um dia.
Tenho que ter atenção ao que, propriamente?
Obrigada pelo teu imput
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Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostVai? Mas tens factos ?
Tenho que ter atenção ao que, propriamente?
Obrigada pelo teu imput
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Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostEssa doutrina vem dos mesmos que apregoavam que o tricilindrico da Ford ia dar muitos problemas?!
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Originalmente Colocado por MANOG Ver PostA probabilidade de dar chatices eléctricas provenientes de mais uma bateria, essa de iões de lítio, é elevada ao fim de uns anos. E depois qual é a vantagem? Mais vale comprar um SUV a gasolina, simples e sem essas tretas. Ou então avançar para um híbrido verdadeiro, daqueles que fazem pelo menos 40 km em modo eléctrico.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostCreio que estás a ver mal a coisa...que os mild são uma treta, ok...é verdade...os ganhos nos consumos não justificam de todo o maior preço...agora...problemas elétricos com a bateria?...essa tecnologia já está bem dominada...e nem sabemos se essas são de lítio...podem ser de níquel...como algumas que a Toyota ainda usa...
Claro que não é nada significativo mas 0.2l é algo. O Start-Stop é outro mecanismo que não faz milagres mas baixa qq coisa.
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Originalmente Colocado por corsadti16v Ver PostNão são treta. Nos motores pequenos turbinados dá uma ajuda a baixa rotação que atenua por completo o turbo lag e em cidade no momento do arranque ajuda a descer consumos.
Claro que não é nada significativo mas 0.2l é algo. O Start-Stop é outro mecanismo que não faz milagres mas baixa qq coisa.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostEu disse que são treta tendo em conta os ganhos... ... Devemos tb alertar que são uma treta pq as marcas anunciam os como híbridos... o que é uma grande treta...... Neste momento algumas marcas já só têm a versão MHEV, mas quando tinham a normal e a MHEV, e algumas ainda têm, a MHEV custava mais 1000 a 1500€...ora, para recuperar esse montante com um ganho de cerca de 0.2L/100, soa completamente a banha da cobra... Num golf etsi 130cv o "ganho" é negativo face ao 1.5 tsi normal...Certamente ajudará algo em alguns modelos /circunstâncias... mas muuuuuito residual... Uma treta face às mudanças na mobilidade e face ao que já há no mercado...
A ficha técnica da VW é toda uma mentira també, queres ver? anuncia menos co2, menos consumo....
Aqui tens um video a demonstar a vantagem do sistema.
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostEu disse que são treta tendo em conta os ganhos... ... Devemos tb alertar que são uma treta pq as marcas anunciam os como híbridos... o que é uma grande treta...... Neste momento algumas marcas já só têm a versão MHEV, mas quando tinham a normal e a MHEV, e algumas ainda têm, a MHEV custava mais 1000 a 1500€...ora, para recuperar esse montante com um ganho de cerca de 0.2L/100, soa completamente a banha da cobra... Num golf etsi 130cv o "ganho" é negativo face ao 1.5 tsi normal...Certamente ajudará algo em alguns modelos /circunstâncias... mas muuuuuito residual... Uma treta face às mudanças na mobilidade e face ao que já há no mercado...
Não vejo as coisas apenas pela parte monetária. Qualquer equipamento que minimize os consumos é bem-vindo, independentemente se demora muito ou pouco a amortizar.
O meio ambiente e as gerações futuras agradecem.
Em relação ao golf etsi vs versão normal, custa-me a crer no que dizes, mas não vou fundamentar pois nunca testei.
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Muito obrigado a todos pelo feedback, com base nas vossas respostas fiquei a conhecer melhor os consumos dos PHEV de alguns modelos e que se ligar à "ficha" sempre que possível pode traduzir-se numa poupança considerável.
No caso que expliquei o uso será cerca de metade dos 10mil kms anuais em modo elétrico e a restante metade a combustão (em viagens em que não será possível carregar), por isso fiz algumas contas para perceber a poupança:
SUV PHEV
5000km/ano a gasolina @1.70 €/L, assumindo uma média de consumo 7L/100km = 595€/ano
5000km/ano em modo eletrico @2€ por carregamento de bateria de 10 kwh, assumindo que dá para 50km = 200€/ano
SUV Gasolina
10000km/ano a gasolina @1.70 €/L, assumindo uma média de consumo 7L/100km = 1190€/ano
Custo/ano PHEV (595+200) = 795€
Custo/ano Gasolina = 1190€
Ou seja, estaria a falar de diferença de 395€/ano, ou após 7 anos uma poupança de 2765€, no caso do PHEV, claro que isto é assumindo os pressupostos acima. Tendo em conta que um PHEV atualmente custa cerca de + 6 ou 7 mil € que a sua versão a gasolina é difícil justificar a diferença. Claro que com o PHEV é mais flexível, se eventualmente estes percursos mudarem e passar a ser mais cidade sempre com a possibilidade de carregar a poupança aumentaria significativamente.
Parece-vos bem este raciocínio/contas que fiz?
Obrigado.
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Originalmente Colocado por whereagles Ver Postacho que também há umas diferenças no IUC, mas não deve passar dos 500-1000 € em 7 anos.
No IUC, também não há qualquer distinção entre híbridos normais e híbridos plug-in (PHEV).
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Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostO do etsi é negativo? ora esta é que nao esperava, em que te baseias para dizer isto?
A ficha técnica da VW é toda uma mentira també, queres ver? anuncia menos co2, menos consumo....
1.5 e-tsi 130 - wltp combinado 5.5L/100 e 124g https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos
1.5 tsi 130 - wltp combinado 5.4L/100 e 122g https://www.km77.com/coches/volkswag...-130-cv2/datos
É certo que o e-tsi só há com DSG e o 1.5 normal é caixa manual...mas isso vale o que vale...a DSG é uma boa caixa e por ex no Golf 8, o 2.0 TDI 115 tem o mesmo wltp combinado com caixa manual e DSG...
Atualmente só há o 1.5 e-tsi DSG com os mesmos 5.5L/100 e 124g...NADA mudou... https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos
E na altura que coabitaram as 2 versões, o e-tsi custava mais ( como podes ver nos links ), em Espanha, 2615€ ( tb pela dsg claro ).
Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostAqui tens um video a demonstar a vantagem do sistema.
Uma treta de sistema...Um focus 1.0 125cv fazia o mesmo sem problema...
PS...sobre os chassos estava a brincar...o Golf 1.5 e-tsi é bom carro mas não é mais do que um gasolina...e goza, como muitos, de um estatuto fraudulento...Para mim, são carros já fora do tempo...
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Originalmente Colocado por corsadti16v Ver PostNão vejo as coisas apenas pela parte monetária. Qualquer equipamento que minimize os consumos é bem-vindo, independentemente se demora muito ou pouco a amortizar.
O meio ambiente e as gerações futuras agradecem.
Originalmente Colocado por corsadti16v Ver PostEm relação ao golf etsi vs versão normal, custa-me a crer no que dizes, mas não vou fundamentar pois nunca testei.
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Originalmente Colocado por newark Ver Post...por norma os PHEV até têm mais cilindrada para puxar o peso extra (pelo menos o Ford Kuga o PHEV é 2.5L e o a gasolina 1.5).
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostNao tem nada a ver a cilindrada com ser phev ou gasolina...Há phevs 1.5 e 1.6...e gasolinas 2.0 e 2.5...e por aí fora...São apenas sistemas diferentes e escolhas de cada marca...nada a ver com o peso extra...
Mas esse exemplo do Kuga tem a sua piada, além do que nunca conseguiam escoar a plataforma com um motor a gasolina simples de 2.5....
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver PostSão mesmo escolhas das marcas...até pelas potencias disponiveis nos motores a gasolina...a toyota/lexus tem subido na cilindrada, os vag usam o turbo de apoio e mantêm cilindrada em niveis baixos...
Mas esse exemplo do Kuga tem a sua piada, além do que nunca conseguiam escoar a plataforma com um motor a gasolina simples de 2.5....
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Originalmente Colocado por PedroF Ver PostCalma...não tenho culpa de estares rodeado de "chassos"......Eu baseio-me na informação que saiu na altura em que saiu o 1.5 e-tsi 130 a coabitar com o 1.5 tsi normal tb de 130......em 2020 portanto...
1.5 e-tsi 130 - wltp combinado 5.5L/100 e 124g https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos
1.5 tsi 130 - wltp combinado 5.4L/100 e 122g https://www.km77.com/coches/volkswag...-130-cv2/datos
É certo que o e-tsi só há com DSG e o 1.5 normal é caixa manual...mas isso vale o que vale...a DSG é uma boa caixa e por ex no Golf 8, o 2.0 TDI 115 tem o mesmo wltp combinado com caixa manual e DSG...
Atualmente só há o 1.5 e-tsi DSG com os mesmos 5.5L/100 e 124g...NADA mudou... https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos
E na altura que coabitaram as 2 versões, o e-tsi custava mais ( como podes ver nos links ), em Espanha, 2615€ ( tb pela dsg claro ).
Esse video já o tinha visto...e este assunto já por aqui foi falado...Uma viagem portanto num só sentido ( saída e regresso na mesma altitude dão feedback válido ) onde grande parte ( onde começa o consumo a baixar ) é plano ou a descer e a velocidade reduzida...Esses 4.4 do e-tsi ,num corolla ou ioniq hibrido eram menos de 3L/100 ( eu cheguei a fazer 25 kms com 2.9 no CHR num percurso identico...só que na volta já fez 5.x... )...
Uma treta de sistema...Um focus 1.0 125cv fazia o mesmo sem problema...
PS...sobre os chassos estava a brincar...o Golf 1.5 e-tsi é bom carro mas não é mais do que um gasolina...e goza, como muitos, de um estatuto fraudulento...Para mim, são carros já fora do tempo...
O que vale é Para gustos, los colores.
E fico me por aqui
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Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostLá estás tu a querer comparar mild hybrid com hybrid... Até já chegámos ao nível de apelidar o etsi de chasso.
O que vale é Para gustos, los colores.
E fico me por aqui
Originalmente Colocado por PedroF Ver Post1.5 e-tsi 130 - wltp combinado 5.5L/100 e 124g https://www.km77.com/coches/volkswag...sg-7-vel/datos
1.5 tsi 130 - wltp combinado 5.4L/100 e 122g https://www.km77.com/coches/volkswag...-130-cv2/datos
E...o termo "chasso" esteve sempre entre-aspas...porque me refiro obviamente á ( inexistente ) eficiência do sistema...
Originalmente Colocado por PedroF Ver PostPS...sobre os chassos estava a brincar...o Golf 1.5 e-tsi é bom carro...
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Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostApenas para referência, de modo a desmentir os dados apresentados, aí está a ficha técnica da VW.
Atenção que pode ter havido alterações/updates nos modelos...é coisa normal...os valores da km77 são de á quase 2 anos quando saiu o etsi...Atualmente, em PT o 1.5 normal 130cv só em versão style que informa 5.47 combinado...e em ES o Rline que informa 5.5...ambos com pneus 225...Já o etsi que informa 5.5 é com pneus 205...
No site PT informam ainda que os modelos 2022 irão ter novamente alterações wltp...mas pá...esgraveta aí...mas, mais 0.1 menos 0.1...não muda nada na prática...
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