Anúncio

Collapse
No announcement yet.

E Portugal daqui a 10 anos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Acho que esta coisa do Covid veio abrandar muito essa teoria das partilhas.
    Não é bem teoria, é um processo. O total cost of ownership de um carro é algo de absurdo, especialmente em países como o nosso mas não só.
    E não faz sentido do ponto de vista da sustentabilidade ter tantos carros parados especialmente nas grandes cidades. Tenho a certeza que o futuro dos carros é baseado em assinaturas ou pagar para usar. Assinaturas já existem ( pagas um x e tens sempre carro novo) mas o conceito tem de evoluir para a assinatura com partilha.

    É o futuro.

    Comentário


      #32
      Por acaso não me desagrada nada o conceito de car sharing - desde que funcione como é suposto. Assim temos oportunidade para experimentar vários carros diferentes em pouco espaço de tempo sem as preocupações e despesas daí resultantes.

      Comentário


        #33
        Daqui a 10 anos vemos isto a bater mais no fundo do que aquilo que se imagina.

        Até lá, vou reunir a sete bolas de cristal e chamar o dragão para pedir um desejo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Não é bem teoria, é um processo. O total cost of ownership de um carro é algo de absurdo, especialmente em países como o nosso mas não só.
          E não faz sentido do ponto de vista da sustentabilidade ter tantos carros parados especialmente nas grandes cidades. Tenho a certeza que o futuro dos carros é baseado em assinaturas ou pagar para usar. Assinaturas já existem ( pagas um x e tens sempre carro novo) mas o conceito tem de evoluir para a assinatura com partilha.

          É o futuro.
          O total cost of ownership de um carro compensa e bem pra quem o comprar pra o esmifrar até ao caroço em 15 ou 20 anos. E ainda há muita gente a fazer essas contas.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            Não é bem teoria, é um processo. O total cost of ownership de um carro é algo de absurdo, especialmente em países como o nosso mas não só.
            E não faz sentido do ponto de vista da sustentabilidade ter tantos carros parados especialmente nas grandes cidades. Tenho a certeza que o futuro dos carros é baseado em assinaturas ou pagar para usar. Assinaturas já existem ( pagas um x e tens sempre carro novo) mas o conceito tem de evoluir para a assinatura com partilha.

            É o futuro.
            Em Lisboa tinhas a DriveNow e a Emov e agora já não vejo nada disso. Se não resultou em Lisboa, iria resultar no resto do país?

            Pessoalmente, acho que o futuro passará pelos elétricos, mas espero conseguir comprar um ou dois bons ICE para guardar antes de as marcas só venderem elétricos e carros cada vez mais complexos e pseudo-sistemas de segurança (como os limitadores de velocidade em carros produzidos a partir de 2022).

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
              Em Lisboa tinhas a DriveNow e a Emov e agora já não vejo nada disso. Se não resultou em Lisboa, iria resultar no resto do país?

              Pessoalmente, acho que o futuro passará pelos elétricos, mas espero conseguir comprar um ou dois bons ICE para guardar antes de as marcas só venderem elétricos e carros cada vez mais complexos e pseudo-sistemas de segurança (como os limitadores de velocidade em carros produzidos a partir de 2022).
              Sei disso mas, provavelmente faliram mas nasceram antes do tempo. Há quantos anos existe internet e estafetas? E no entanto só muito recentemente o conceito de um UberEATS começou a resultar.

              E o coisa do streaming neflix já tem 20 anos. Só usamos há 2 ou 3 em massa.

              Nos carros partilhados será o mesmo princípio. O conceito vai amadurecer e a coisa vai acontecer mais tarde sou mais cedo.

              E depois é questão de contas. Hoje em dia para quem não anda todos os dias de carro, a posso não se justifica. Se alugar um carro ou andar de táxi sempre que precisa: o custo é inferior. Mesmo que tenha de alugar carro para 1 ou duas semanas para férias ou fins de semana. Só que as pessoas não querem fazer essas contas e o mercado não quer que sejam feitas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Daqui a 10 anos irão descobrir que estamos perante um dos maiores logros da história depois de ter acabado a mama da energia à borla, terem percebido que após apenas "meia dúzia" de anos se tornarão economicamente inviáveis devido à fortuna necessária para trocar as baterias e amaldiçoarão a praga ambiental causada pelas quantidades massivas de baterias a acumularem-se para serem recicladas...

                Adoro pessoas com pensamentos como o teu..Quantos mais, melhor..significa que continuarei a andar a 1,5€/100km durante muitos anos enquanto que os que pensam assim vão sendo sugados nos impostos sobre o sumo jurássico para que eu continue a ter eletricidade a menos de 0,10€/kWh, não pagar IUC, ter estacionamentos gratuitos, etc..

                Enquanto isso, já lá vão quase 160000km nos dois EVs cá da casa e já há mais de 4 meses que a única coisa que faço numa bomba de combustível é "atestar" os pneus

                Comentário


                  #38
                  Daqui a 10 anos a China toma conta desta treta toda e andaremos todos de casaquinho com gola à Mao. Entretanto a Europa torna-se uma Disneylândia gigante para os turistas chineses visitarem em massa e os migrantes estarão cá para os servir.
                  Quanto aos autóctones, os que puderem, terão partido em busca de melhores vidas noutras paragens.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                    Adoro pessoas com pensamentos como o teu..Quantos mais, melhor..significa que continuarei a andar a 1,5€/100km durante muitos anos enquanto que os que pensam assim vão sendo sugados nos impostos sobre o sumo jurássico para que eu continue a ter eletricidade a menos de 0,10€/kWh, não pagar IUC, ter estacionamentos gratuitos, etc..

                    Enquanto isso, já lá vão quase 160000km nos dois EVs cá da casa e já há mais de 4 meses que a única coisa que faço numa bomba de combustível é "atestar" os pneus
                    Mas é o que eu digo: um dia a mama acaba-se (além do problema do fim de vida das baterias) e depois é baralhar e dar de novo - não tenhas ilusões quanto a isso. Além do mais, há que ler com atenção o título do tópico!

                    É que depois também posso dizer: pois: a tua máquina de costura precisa de trocar o motor após 8 anos e a minha locomotiva a vapor com 20 anos anda tem o coração original.

                    Comentário


                      #40
                      Até lá, já eu poupei uns bons milhares de euros [emoji6]

                      Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk

                      Comentário


                        #41
                        Daqui a 10 anos?? Dito pelo meu puto que tem 16 anos...estamos lixados... os putos na escola a maioria com lavagem cerebral...vai ser tudo bloco de esquerda....vão ser eles a maioria a votar....

                        Daqui a 10 anos as donas disto tudo serão a catarina martins e as manas mortágua....

                        A não ser que as PS10 e jogos online e de realidade virtual levem a melhor no dia de eleições....mas pelo andar da carruagem também votarão via smartphone...

                        Já fomos!... e nunca mais seremos o que já fomos...!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                          Daqui a 10 anos?? Dito pelo meu puto que tem 16 anos...estamos lixados... os putos na escola a maioria com lavagem cerebral...vai ser tudo bloco de esquerda....vão ser eles a maioria a votar....

                          Daqui a 10 anos as donas disto tudo serão a catarina martins e as manas mortágua....

                          A não ser que as PS10 e jogos online e de realidade virtual levem a melhor no dia de eleições....mas pelo andar da carruagem também votarão via smartphone...

                          Já fomos!... e nunca mais seremos o que já fomos...!
                          O tópico não é sobre politica.
                          Aliás isto (forum) cada vez parece menos sobre carros.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Sei disso mas, provavelmente faliram mas nasceram antes do tempo. Há quantos anos existe internet e estafetas? E no entanto só muito recentemente o conceito de um UberEATS começou a resultar.

                            E o coisa do streaming neflix já tem 20 anos. Só usamos há 2 ou 3 em massa.

                            Nos carros partilhados será o mesmo princípio. O conceito vai amadurecer e a coisa vai acontecer mais tarde sou mais cedo.

                            E depois é questão de contas. Hoje em dia para quem não anda todos os dias de carro, a posso não se justifica. Se alugar um carro ou andar de táxi sempre que precisa: o custo é inferior. Mesmo que tenha de alugar carro para 1 ou duas semanas para férias ou fins de semana. Só que as pessoas não querem fazer essas contas e o mercado não quer que sejam feitas.
                            Eu não acredito muito no carsharing e se até em cidades com outro nível não é fácil penetrar imagina nas pequenas cidades do nosso país onde a mentalidade é ainda mais antiquada. Tenho um exemplo dum familiar que usava carsharing na Suíça (mobility) porque raramente usava carro e só o que pagava em estacionamento, se tivesse carro, dava para o aluguer. Entretanto teve um filho, comprou um carro em condições por causa da segurança e de vir com o carro para Portugal, mudou de casa para um sitio com garagem e ele que dizia tão bem do carsharing nunca mais voltou a pensar no assunto. E estamos a falar de alguém que vai de bicicleta ou tram para o trabalho. Nós aqui que precisamos de carro para ir trabalhar é impensável esse conceito, eu que moro numa aldeia isolada e trabalho a 35kms como fazia? Ia levantar o carro onde de manha, antes de ir para o trabalho?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                              Já o disse muitas vezes, daqui a 10 anos a maioria das vendas serão elétricas. Em 2021 já estão nos 8%. Se calhar até 2026 ou 27 atingem a maioria.

                              Será preciso mais uma década talvez para que os elétricos sejam a maioria do parque automóvel, todavia.

                              A tesla torna se uma marca de culto a longo prazo mas as outras vão conseguir vender mais.
                              Serão mesmo várias décadas. Se a partir de hoje as vendas passassem a ser 100% de VE, levaria mais de 12 anos a renovar todo o parque automóvel (mantendo as vendas médias dos últimos anos). Para chegar aos 50% levaria 6 anos, mas este cenário não irá acontecer.

                              Para chegar a 50% do parque automóvel de VE, eu acredito que não demore menos do que duas ou três décadas.

                              Não esquecer que a esmagadora maioria das vendas actuais são de ICE, que face ao aumento de custos na compra e posse de carro, estes facilmente terão vida útil acima dos 20 anos.

                              Comentário


                                #45
                                O car sharing não é suposto ser uma opção válida
                                a para todos... A ideia é que esteja acessível a muitas mais pessoas com o objetivo de se reduzir o número de carros parados por habitantes.

                                Obviamente exige repensar o tipo de carro. Por exemplo o interior, a higienização automática os materiais fáceis de limpar etc. Não é a substituição por carros iguais aos que temos! Será um conceito mais próximo do transporte público e provavelmente sem condutor ou pouca interação com o condutor.

                                Este tópico é de futurologia portanto nada é certo mas , na minha opinião, as coisas vão evoluir muito neste sentido.

                                Outra possibilidade são as baterias intermutaveis para se poder reduzir impacto ambiental sem reduzir o conforto de ter carro.

                                Comentário


                                  #46
                                  10 anos é muito ou pouco tempo, depende da perspetiva!
                                  Quanto à evolução no nosso mundo automóvel (assunto do tópico pouco claro) não faço ideia, mas calculo que as vendas de veículos a combustíveis fósseis sejam bem menores que agora, mas ainda continuem a ser a maioria dos veículos em circulação.

                                  Espero estar cá para ver e ter, pelo menos, uma moto a combustão e sem eletrónica nenhuma!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                    Não é bem teoria, é um processo. O total cost of ownership de um carro é algo de absurdo, especialmente em países como o nosso mas não só.
                                    E não faz sentido do ponto de vista da sustentabilidade ter tantos carros parados especialmente nas grandes cidades. Tenho a certeza que o futuro dos carros é baseado em assinaturas ou pagar para usar. Assinaturas já existem ( pagas um x e tens sempre carro novo) mas o conceito tem de evoluir para a assinatura com partilha.

                                    É o futuro.
                                    Exacto, as pessoas nas grandes cidades vão provavelmente deixar de ter carro próprio (carro onde possam deixar objectos pessoais).

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
                                      Haverá gasolina sintetica e gasoleo sintetico? Com que custos? Mais caros que os atuais? Tendo em conta que já se fala em tanta descarbonização, este tema já não deveria ser mais publicitado ou o lobby dos EV abafa completamente o tema?
                                      A isso tem de se acrescentar os biocombustiveis

                                      Comentário


                                        #49
                                        Era meter a malta toda a andar já de twizzy e ami e já se iam habituando...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Ridler Ver Post
                                          A isso tem de se acrescentar os biocombustiveis
                                          Os biocombustíveis não resolvem nada. Emitem C02 na mesma. É só porque são de origem vegetal...

                                          Tudo o que emite C02 é para esquecer por mais malabarismos que se queirem a fazer.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Os biocombustíveis não resolvem nada. Emitem C02 na mesma. É só porque são de origem vegetal...

                                            Tudo o que emite C02 é para esquecer por mais malabarismos que se queirem a fazer.
                                            Permitem a neutralidade carbónica. Emites só o que retiras da atmosfera.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Pelo sim pelo não vou por o meu puto na equitação! Se houver blackout o gajo tem de poupar as solas das botas...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Permitem a neutralidade carbónica. Emites só o que retiras da atmosfera.
                                                Sim, é o tal malabarismo. Não é esse o caminho...

                                                Acho que é uma etapa desnecessária na descarbonização e porque não falamos apenas de CO2 mas de muitos outros gases nocivos....

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Sim, é o tal malabarismo. Não é esse o caminho...

                                                  Acho que é uma etapa desnecessária na descarbonização e porque não falamos apenas de CO2 mas de muitos outros gases nocivos....
                                                  Um litro de gasolina tem cerca de 9kwh de energia. Esta capacidade de armazenamento está a kms de distância de qualquer solução eléctrica conhecida.

                                                  E por diversas razões e necessidades, as emissões irão continuar. A questão é mais saber se queremos que continuem com produtos naturais refinados ou se criam alternativas sintéticas e melhor controladas nas emissões.

                                                  Se os países mais ricos vão demorar diversas décadas na transição, imagina o mundo inteiro.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Serão mesmo várias décadas. Se a partir de hoje as vendas passassem a ser 100% de VE, levaria mais de 12 anos a renovar todo o parque automóvel (mantendo as vendas médias dos últimos anos). Para chegar aos 50% levaria 6 anos, mas este cenário não irá acontecer.

                                                    Para chegar a 50% do parque automóvel de VE, eu acredito que não demore menos do que duas ou três décadas.

                                                    Não esquecer que a esmagadora maioria das vendas actuais são de ICE, que face ao aumento de custos na compra e posse de carro, estes facilmente terão vida útil acima dos 20 anos.
                                                    Aposto que será mais por aqui.
                                                    O poder de compra de quem pode "bulir" com o mercado de forma massificada está cada vez pior, pelo que o que agora existe terá de aguentar mais tempo.
                                                    Os custos de utilização também estão em crescendo, pelo que aqui talvez haja redução de quilómetros percorridos.
                                                    Atingir os 100% de veículos eléctricos será impossível, se calhar nem 75%, e mesmo 50% deverá demorar décadas, quanto mais não seja porque as nossas cidades não estão preparadas para tal nem nunca estarão...muita gente não tem condições para vir a carregar um carro em casa, e devemos também contar com a resiliência em investir em sistemas de carregamento nas habitações, que também custam dinheiro.

                                                    Neste momento, sendo os eléctricos uma minoria ainda é uma festa, mas é esperar que em poucos anos teremos outro problema que é a necessidade de energia a mais que vamos precisar. É uma questão de fazer contas e ver quanta energia é preciso para percorrer 100 km's e para quanto tempo essa energia dura no abastecimento duma habitação
                                                    painéis fotovoltaicos até pode ser uma solução, mas seremos no futuro uma mega floresta fotovoltaica? Ou vão ser precisas mais barragens, mais eólicas ou...vamos continuar a produzir energia em centrais térmicas e a importar nuclear?

                                                    Nos veículos eléctricos ficaremos encravados entre: manter +/- como está com veículos menos eficientes e funcionais mas com uma evolução gradual, ou uma revolução para algo realmente evoluído mas que o preço a pagar vão ser milhões de veículos arcaicos para destruir...

                                                    Nos próximos 10 anos ainda se vai bater muito na parede, a pressa de alguns vai ser um grande problema, e a conclusão a que se vai chegar vão ser metas inatingidas, uma degradação da vida dos cidadãos e um país pouco diferente em termos de mobilidade eléctrica.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Mas é o que eu digo: um dia a mama acaba-se (além do problema do fim de vida das baterias) e depois é baralhar e dar de novo - não tenhas ilusões quanto a isso. Além do mais, há que ler com atenção o título do tópico!

                                                      É que depois também posso dizer: pois: a tua máquina de costura precisa de trocar o motor após 8 anos e a minha locomotiva a vapor com 20 anos anda tem o coração original.
                                                      Esse "problema" vai tornar-se num negocio.

                                                      8 anos para trocar o quê?

                                                      https://www.tsf.pt/portugal/sociedad...-13476254.html

                                                      https://www.autofoco.pt/noticia/ver/905643

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Um litro de gasolina tem cerca de 9kwh de energia. Esta capacidade de armazenamento está a kms de distância de qualquer solução eléctrica conhecida.
                                                        Um motor a gasolina tem um rendimento típico de 25%, ou seja, esses 9kWh transformam-se em 2,25kWh. Um EV tem rendimentos na casa dos 90%, logo um EV com 80kWh equivale a um gasolina com um depósito de 32l.

                                                        Afinal não está assim tão longe

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                          Um motor a gasolina tem um rendimento típico de 25%, ou seja, esses 9kWh transformam-se em 2,25kWh. Um EV tem rendimentos na casa dos 90%, logo um EV com 80kWh equivale a um gasolina com um depósito de 32l.

                                                          Afinal não está assim tão longe
                                                          Eu falei em custo de armazenamento. Refaz lá essas contas ao custo de armazenamento, e mesmo de transporte, considerando apenas esses 2,25kwh por litro.

                                                          [emoji6]

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Um litro de gasolina tem cerca de 9kwh de energia. Esta capacidade de armazenamento está a kms de distância de qualquer solução eléctrica conhecida.

                                                            E por diversas razões e necessidades, as emissões irão continuar. A questão é mais saber se queremos que continuem com produtos naturais refinados ou se criam alternativas sintéticas e melhor controladas nas emissões.

                                                            Se os países mais ricos vão demorar diversas décadas na transição, imagina o mundo inteiro.
                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Eu falei em custo de armazenamento.

                                                            [emoji6]

                                                            Onde é que está lá mesmo a palavra custo?

                                                            Mas nós já sabemos que tu és especialista em desviar o assunto, quando o mesmo não te é favorável

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Há aí outro gamechanger de que pouco se fala. Chama-se sódio. Pra já tem à volta de 2/3 da densidade energética do lítio, mas é 30X mais barato e muito mais abundante e ecológico de extrair. E até tem melhor desempenho a baixas temperaturas. Além disso, packs de sódio podem ser combinados com packs de lítio, ficando o conjunto muito mais barato.
                                                              Os chineses da CATL estão prestes a começar a produzir, o que significa logo EVs de segmento baixo mais baratos que ICEs. A consequência disso era o abreviar da machadada final nos ICEs.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X