Falta pouco para o final do mês... ele/a que aguente mais uns dias, fdx!
ele agora a dizer que vai pedir emprestado o dinheiro para a transferencia mas eu ja perdi a confiança nele..ja nao quero que ele venha ver o carro nem nada porque depois fica a saber onde moro...com isto tudo ainda vou mudar é de numero de telemovel, tenho medo dessa gente
tou mesmo desmoralizada com isto..vou apagar o anuncio do olx, só atrai gatunos
alguem sabe quando custa anular a matricula/dar baixa do carro?
Editado pela última vez por girl92; 20 June 2022, 23:22.
ele agora a dizer que vai pedir emprestado o dinheiro para a transferencia mas eu ja perdi a confiança nele..ja nao quero que ele venha ver o carro nem nada porque depois fica a saber onde moro...com isto tudo ainda vou mudar é de numero de telemovel, tenho medo dessa gente
tou mesmo desmoralizada com isto..vou apagar o anuncio do olx, só atrai gatunos
alguem sabe quando custa anular a matricula/dar baixa do carro?
Fala com centro de abate e eles tratam disso, do abate da matricula.
Correcto e tudo derivado de conclusão do TJUE a pedido do STJ
Fica até o link da conclusão dada pelo TJUE (Tribunal de Justiça da União Europeia), atendo que o próprio STJ (Supremo Tribunal de Justiça) pediu para que TJUE se pronunciasse.
Carros parados em casa ou na rua obrigados a ter seguro em dia
O Supremo Tribunal da Justiça conclui que donos só podem deixar de pagar seguro quando as viaturas forem regularmente retiradas de circulação. Casos de doença ”não são desculpa”.
Qualquer automóvel que permaneça estacionado em terreno particular ou na via pública será obrigado a manter o seguro em dia. A decisão foi o Tribunal Supremo de Justiça, depois de ter questionado o Tribunal de Justiça da União Europeia sobre dúvidas em relação à interpretação das diretivas europeias.
A notícia é avançada pelo ”Jornal de Notícias”, na sua edição desta sexta feira, 23 de novembro. Em caso de dúvida, esta jurisprudência deverá ser seguida pelos tribunais e autoridades, refere o diário generalista.
Caso se encontre nesta situação – e não queira pagar um seguro que cubra estas despesas -, o jornal do grupo Global Media informa que deve efetuar o cancelamento da matrícula, para não pagar imposto único de circulação e seguro. O cancelamento é feito no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que retira a autorização para o veiculo circular na via publica. Pode ser feito a tempo definitivo ou temporário.
ele agora a dizer que vai pedir emprestado o dinheiro para a transferencia mas eu ja perdi a confiança nele..ja nao quero que ele venha ver o carro nem nada porque depois fica a saber onde moro...com isto tudo ainda vou mudar é de numero de telemovel, tenho medo dessa gente
tou mesmo desmoralizada com isto..vou apagar o anuncio do olx, só atrai gatunos
alguem sabe quando custa anular a matricula/dar baixa do carro?
Mas se quiseres ser tu a tratar disso:
Já agora:
2. Cancelamento por o veículo deixar de ser utilizado na via pública O cancelamento da matrícula pode ser requerido quando veículo deixe de ser utilizado na via pública, passando a ter utilização exclusiva em provas desportivas ou em recintos privados não abertos à circulação.
O cancelamento é temporário e terá uma duração máxima de 5 anos, devendo ser requerida a reposição ou o cancelamento definitivo da matrícula antes do fim do prazo indicado, sob pena de proprietário ser sancionado com coima nos termos legalmente em vigor.
Certificado de matrícula ou livrete e título de registo de propriedade do veículo ou caso o proprietário os não possua, Documento comprovativo da propriedade emitido pela Conservatória do Registo Automóvel;
Peço desculpa se já alguém respondeu mas não consegui ler o tópico todo e surge-me uma questão, será que existisse seguro como no caso do que despoletou este acordão, a seguradora não fugia à responsabilidade no caso do carro não ter inspecção(estou a assumir que não tinha)?
Não estou a encontrar nenhum ponto nessa lista para o caso de querer cancelar a matrícula devido ao carro ir para abate.. esse segundo ponto seria bom para não ter de pagar IUC e seguro certo?
Não estou a encontrar nenhum ponto nessa lista para o caso de querer cancelar a matrícula devido ao carro ir para abate.. esse segundo ponto seria bom para não ter de pagar IUC e seguro certo?
Certo,
Para abate, são os próprios centros que recolhem a viatura que te irão emitir documento como foi dado baixa.
Para abate, são os próprios centros que recolhem a viatura que te irão emitir documento como foi dado baixa.
MAs esse documento serve para apresentar ao imt declarar o cancelamento de matrícula pagando os 10 euros ?
Normalmente um centro de abate paga quanto pelo carro ?
MAs esse documento serve para apresentar ao imt declarar o cancelamento de matrícula pagando os 10 euros ?
Normalmente um centro de abate paga quanto pelo carro ?
Os centros de abate, por regra pagam o peso/kg da viatura... conta com uns 200€/250€.
O Veículo em Fim de Vida (VFV) corresponde genericamente aos veículos que não apresentando condições para a circulação, em consequência de acidente, avaria, mau estado ou outro motivo, chegaram ao fim da respetiva vida útil, passando a constituir um resíduo. De acordo com a legislação em vigor, o cancelamento da matrícula de um Veículo em Fim de Vida só é efetuado pelo IMT desde que seja apresentado um certificado de destruição emitido por um operador de desmantelamento autorizado. Assim, o proprietário de um VFV deve entregá-lo num centro de receção ou num operador de desmantelamento autorizado, competindo a estas entidades encaminhar o pedido de cancelamento definitivo da matrícula do veículo para os serviços do IMT. Taxa: Isento Informação relativa aos operadores de desmantelamento autorizados deve ser obtida junto da APA – Agência Portuguesa do Ambiente ou das Comissões de Coordenação Regional (CCDR).
Regime transitório até 31 de Dezembro de 2008 O Decreto-Lei n.º 78/2008, de 6 de maio, veio possibilitar o cancelamento de matrículas de veículos que tinham sido destruídos ou desmantelados entre 1 de dezembro de 2000 e 6 de maio de 2008. Tratando-se de um regime transitório e excepcional, este diploma vigorou até 31 de dezembro de 2008.
Resumindo não vou pagar nada [emoji23][emoji23][emoji23]ainda ontem um gajo a dizer que me pagava 120 euros e era ele a tratar do abate e não sei quê.. que gatunos..
Ja estou a chegar á conclusão que vou ganhar mais metendo no carro no abate do que o vendendo a alguém
Já agora eu posso levar o carro até ao centro de abate nas condições que quiser certo? Quero tirar pelo menos os pneus pois eles são recentes
Resumindo não vou pagar nada [emoji23][emoji23][emoji23]ainda ontem um gajo a dizer que me pagava 120 euros e era ele a tratar do abate e não sei quê.. que gatunos..
Ja estou a chegar á conclusão que vou ganhar mais metendo no carro no abate do que o vendendo a alguém
Já agora eu posso levar o carro até ao centro de abate nas condições que quiser certo? Quero tirar pelo menos os pneus pois eles são recentes
Isso já terás de ver com centro de abate, se te aceitam viatura sem os ditos.
Peço desculpa se já alguém respondeu mas não consegui ler o tópico todo e surge-me uma questão, será que existisse seguro como no caso do que despoletou este acordão, a seguradora não fugia à responsabilidade no caso do carro não ter inspecção(estou a assumir que não tinha)?
Exclusão da cobertura de seguro automóvel por falta de inspeção
O Tribunal da Relação de Évora (TRE) decidiu que não é abusiva uma cláusula de exclusão do contrato de seguro facultativo em caso de incumprimento da obrigação de inspeção periódica do veículo, já que apenas prevê o cumprimento da lei. O caso
Em fevereiro de 2012, o condutor de um automóvel sofreu um despiste e capotou para fora da estrada, provocando a destruição total do veículo.
Porém, a seguradora recusou-se a pagar qualquer indemnização porque o veículo não tinha sido submetido à inspeção periódica obrigatória, situação que, segundo o contrato, estava excluída da cobertura do seguro.
Perante essa recusa, o dono do veículo recorreu a tribunal, invocando a nulidade da cláusula de exclusão, mas a ação foi julgada improcedente. Inconformado, o proprietário recorreu para o TRE. Apreciação do Tribunal da Relação de Évora
O TRE negou provimento ao recurso ao decidir que não é abusiva a cláusula de exclusão do contrato de seguro facultativo em caso de incumprimento da obrigação de inspeção periódica do veículo, já que apenas prevê o cumprimento da lei.
Segundo o TRE, importa distinguir entre a cláusula limitativa do risco, que é admissível, e a cláusula abusiva. Enquanto aquela visa restringir a obrigação assumida pela seguradora, esta última visa restringir ou excluir a sua responsabilidade de forma ilegítima, traduzindo-se num aproveitamento da sua posição de superioridade para impor, em seu benefício, vantagens excessivas, criando uma situação de grave desequilíbrio face ao segurado.
Assim, é legítimo à seguradora introduzir cláusulas limitativas nos contratos de seguro, desde que estas não possam consideradas abusivas.
É o que ocorre quando a cláusula limitativa corresponda ao cumprimento de uma obrigação legal do segurado, enquanto proprietário do veículo seguro, como seja a de submeter o mesmo à inspeção periódica obrigatória, dentro dos prazos estabelecidos para a sua realização.
Compreendendo-se e fazendo todo o sentido que as seguradoras incluam como pressuposto do acionamento das coberturas de seguros desta natureza o cumprimento da lei, sobretudo quando esteja em causa uma medida destinada a garantir que os veículos se encontram em condições de circulação em segurança e a diminuir a ocorrência de acidentes.
O TRE afirmou, ainda, que no âmbito do seguro facultativo, saber se é necessário demonstrar a existência de um nexo de causalidade entre a falta de inspeção e a ocorrência do acidente, é algo que depende estreitamente da redação que, em concreto, tiver sido dada à cláusula limitadora.
Assim, se ao abrigo da liberdade de estipulação contratual, foi definido o limite da exclusão da cobertura contratual por referência à falta de inspeção, essa exclusão opera independentemente da existência ou não desse nexo de causalidade.
Referências
Acórdão do Tribunal da Relação de Évora, proferido no processo n.º 649/15.7T8ENT.E1, de 30 de junho de 2016
Código Civil, artigos 236.º, 238.º e 405.º
Em 2016 tratei de um abate de um veiculo num centro destes para as bandas de Fanhões. Pagaram 125€ por que o carro foi a funcionar até lá, se não andasse só pagavam 100€.
Tudo tratado no centro e em 15 dias o carro tava eliminado nas finanças.
Em 2016 tratei de um abate de um veiculo num centro destes para as bandas de Fanhões. Pagaram 125€ por que o carro foi a funcionar até lá, se não andasse só pagavam 100€.
Tudo tratado no centro e em 15 dias o carro tava eliminado nas finanças.
Liguei agora para um centro de abate e eles só me vao dizer o preço na altura,mas surgiu me uma dúvida, o preço varia de centro para centro ou é igual para todos ? Como se fosse uma coisa de preço tabelado por lei...
o meu zx, na altura em que estava à venda e avariou, peguei nele e fui a um centro de abate aqui perto e nem quiseram ficar com o carro. davam-me 50€ só por dar. disseram-me que ainda tinham lá esse carro e que já ninguém procurava peças para ele. isto talvez em 2017...
o meu zx, na altura em que estava à venda e avariou, peguei nele e fui a um centro de abate aqui perto e nem quiseram ficar com o carro. davam-me 50€ só por dar. disseram-me que ainda tinham lá esse carro e que já ninguém procurava peças para ele. isto talvez em 2017...
entao nem devia ser certificado porque eles têm o dever de aceitar o serviço, ou nao? se é um centro de abate o dever deles é desmontarem aquilo para ir para o lixo, acho que nem tem a ver com aproveitar as peças para depois venderem..é por isso que eles pesam o veiculo
Editado pela última vez por girl92; 27 June 2022, 16:31.
estava a ler alguns comentarios no google de centros de abate e um comentario do funcionario foi este (afinal eu sempre estava certa): "Por lei temos que aceitar todas as viaturas, só por uma questão logística encaminhamos as outras marcas para outro centro de abate que temos a 200 metros e damos o contacto do escritório."
bem encontrei um centro de abate no seixal que alem de ter excelentes avaliações positivas ainda dão um orçamento ao veiculo através do preenchimento de um formulário no site..há centros de abate que alem de nao terem comentarios nem site têm, isso assim nao chama clientes lol
Editado pela última vez por girl92; 27 June 2022, 19:07.
Comentário