Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Compra] Vamos lá fazer muitos kms em AE, mas como?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    [Compra] Vamos lá fazer muitos kms em AE, mas como?

    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Percebi, isso que está a bold é contra a minha "religião". As coisas são para se usar, mas compreendo que isso depois prejudica na desvalorização.

    Com um 50, há aí um vídeo na A1 em que fez 250 km a 125 km/h de velocidade constante. Com um 40 é uma questão de extrapolar, mas também existem vídeos. Cá em casa, como temos o pé pesado, estávamos a equacionar um 50. Mas a vinda de um carro de serviço veio resolver a questão.

    PS: O leasing/renting é que pode baralhar as contas.
    Talvez faça sentido dar aqui algum contexto.
    Todos os 4 carros que são apresentados no meu DB são utilizados numa base diária ou muito perto disso.
    O único que está parado é o “extra”, o Clio 1.1 de 91, porque é realmente “outra coisa”.

    Seja qual for a opção ou reorganização, o Fiesta vai à vida. Com pena, sim, mas não fica. Tenho uma ligação forte ao “objecto”, mas não deixa de ser isso mesmo. Tem-se mantido porque tem um custo de utilização global baixo e nem tem tantos kms quanto isso (para a idade). Mudando o nosso perfil de utilização, deixa de fazer tanto sentido manter.

    Se converter o A160 para GPL, algo mais remoto de momento, é para comprar outro carro para ocupar o lugar desse - aqui até seria no sentido de algo que já foi falado, ter um segmento C tradicional para fazer AE.
    O substituto seria provavelmente um SUV ou crossover, porque continuamos a ter, aqui e ali, dificuldades com a baixa altura do carro e os percursos são bastante diversos.

    Isto tudo para explicar que o Countryman andaria menos, mas não deixaria de andar uns bons kms anuais.
    No fundo, o que estou aqui a tentar perceber é se consigo efectivamente uma poupança, ainda que a médio-longo prazo, ou se isto é só o meu gosto por carros a falar mais alto…
    O leasing/renting entra directamente nessas contas e deve ser uma boa opção nos EV, mas num Dacia a GPL nem tanto.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
      Eu faço 100km /dia em condições piores (sem AE), e numa questão económica, a única hipótese real é GPL.
      Abasteci há momentos, e a minha parcela diária subiu desde Outubro de 7e para 10,50e por dia, só para diesel.
      Depois do tipo de combustível, eu iria para um carro maior e mais confortável, para circular em AE.
      Neste caso em concreto, gastava o mini e depois comprava outro
      Posso muito bem acabar por seguir essa linha, sim, mas espero que o Countryman demore algum tempo até ficar gasto…

      A essa factura de gasóleo que referes, adiciona para mim cerca de 6€ de portagem em cada viagem de ida e volta.

      Para contornar este tipo de custos fixos não há como negar que a “única” opção é andar de transportes… Passes a 40€ fazem “milagres”.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por nunofrc Ver Post
        Os carros bi fuel de fábrica, não e bem assim. O carro sai de fábrica a gasolina, no entanto e depois convertido a GPL numa oficina certificada que têm acordo antes de serem comercializados. É exactamente a mesma coisa que converteres after market

        Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
        Isso já não é assim a mais de 10 anos!
        Os pioneiros Aveo Bi-fuel, os Punto Bi-Fuel, a gama Opel e incluindo os Renault/Dacia vêm já todos de fábrica convertidos para GPL. A cablagem do kit de GPL já vem integrada na cablagem normal do carro. Não há cá nada de alterações a posteriori.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
          Talvez faça sentido dar aqui algum contexto.
          Todos os 4 carros que são apresentados no meu DB são utilizados numa base diária ou muito perto disso.
          O único que está parado é o “extra”, o Clio 1.1 de 91, porque é realmente “outra coisa”.

          Seja qual for a opção ou reorganização, o Fiesta vai à vida. Com pena, sim, mas não fica. Tenho uma ligação forte ao “objecto”, mas não deixa de ser isso mesmo. Tem-se mantido porque tem um custo de utilização global baixo e nem tem tantos kms quanto isso (para a idade). Mudando o nosso perfil de utilização, deixa de fazer tanto sentido manter.

          Se converter o A160 para GPL, algo mais remoto de momento, é para comprar outro carro para ocupar o lugar desse - aqui até seria no sentido de algo que já foi falado, ter um segmento C tradicional para fazer AE.
          O substituto seria provavelmente um SUV ou crossover, porque continuamos a ter, aqui e ali, dificuldades com a baixa altura do carro e os percursos são bastante diversos.

          Isto tudo para explicar que o Countryman andaria menos, mas não deixaria de andar uns bons kms anuais.
          No fundo, o que estou aqui a tentar perceber é se consigo efectivamente uma poupança, ainda que a médio-longo prazo, ou se isto é só o meu gosto por carros a falar mais alto…
          O leasing/renting entra directamente nessas contas e deve ser uma boa opção nos EV, mas num Dacia a GPL nem tanto.
          Converter o A160 só valeria a pena se houver um kit dedicado(caso seja de injeção directa) ou se for de injeção multiponto.

          Outro cenário seria fazeres essa conversão no Clio, mas o kit é mais caro que o valor do carro…. E no fim não fará muito sentido.

          Em relação aos Bi-Fuel, salvo erro novos apenas a Dacia e Renault têm ofertas no mercado. Tanto a Fiat como a Opel já acabaram com a oferta.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
            Devo deduzir dos teus posts que o GPL não te agrada…?
            Eu nunca tive carros a GPL, seria uma novidade.

            De resto, revejo-me no que escreves em relação aos segmentos B/C.
            Quando dei o salto do Fiesta para o Golf foi bastante significativo. Aliás, o que me deixa ainda um pouco de pé atrás com um Sandero, mas também com um Clio, é mesmo a “construção” - não discuto aqui neste ponto a qualidade superior ou inferior das marcas/modelos.

            O problema é que, como já foi referido, voltar para um Golf (ou equivalente) dificilmente traria poupança no final das contas, entre compra e manutenções. De tudo o que estou a ponderar, é provavelmente a opção mais remota.
            Verdade, talvez por questões de segurança, limitações de acessos a algumas garagens e mesmo limitações de disponibilidade de abastecimento.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
              Falas de 120 km diários em AE como se fosse uma odisseia

              Sim, o EV só faz sentido se o Mini sair, e num contexto de poupança pura e dura.
              Não é uma odisseia, são 60 km para cada lado.

              Eu há muitos anos cheguei a ir e vir ao Porto 2 dias seguidos para trabalhar, ou seja em 2 dias fiz 1.200 km

              E uma vez mesmo ir e vir de carro a Madrid para ter lá 3 reuniões.

              Mas sempre gostei de conduzir e sempre fui um animal a fazer km, principalmente em carros da empresa com combustivel pago. Em resumo sempre a fundo resisto muito bem ao stress

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                Há uma única tomada na garagem toda. Sei que posso explorer opções de instalar um carregador e depois ter um dispositivo de contagem daquilo que gasto, mas simplesmente não o quero fazer.
                Vai obrigar-me a investir dinheiro que não quero investir e vai dar-me dores de cabeça que não preciso de ter.
                Estás a fazer disto um bicho de sete cabeças desnecessáriamente. Trinta euros num contador de tomada e numa extensão decente, e nem sequer ficam agarrados ao prédio. Se um aquecedor de 3 kW não fizer saltar o disjuntor, dá perfeitamente para o EVSE que vem com o carro electrico. Não precisas de wallbox.

                Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                Depois viria a questão dos modelos. Já falamos no i3 e no Zoe, para que outros “posso” olhar tendo em conta que não será para uso citadino? Conheço quem faça um trajecto semelhante com um i-Pace, mas isso está fora das minhas possibilidades.
                Qualquer coisa com bateria de 40 kWh para cima deve dar. Os Kia/Hyundai têm até versões de 64 kWh a preços decentes. Há por onde escolher nos usados: Eléctrico | Standvirtual

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por mpereira Ver Post


                  Cuidado que no caso do Seat o dito não é de GPL, mas sim de GNC.

                  E em Portugal tem poucas estações com o mesmo, além de que o preço do GNC e do GNL como até já tinha referido no tópico dos combustiveis, já tinha disparado os preços ainda antes da guerra.

                  O preço dos mesmos já andava nos 2.20/2.30€ antes de se iniciar a guerra

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por poloTDI Ver Post
                    Boas!

                    Atenção que o SEAT não é GPL, mas sim GNC (gás natural comprimido, acho).
                    E assim sendo, julgo que não dá para usar GPL! (e não há rede de abastecimento capaz...)

                    Cumps.



                    Correcto, é a GNC e a rede de estações de serviço é bem pequena, além do custo como já referi.

                    Comentário


                      #40
                      Já andei numa vida de fazer ainda mais kms que esses por semana.

                      A resposta económica é GPL. Ainda por cima com a incerteza do preço do gasóleo nos dias de hoje.

                      O @now já disse o principal. Eu não convertia o A160 mesmo se houver kit dedicado, é caro e complexo. Pessoalmente só me metia nisso em carros de injecção indirecta.

                      Tens a Renault, Dacia e podes converter um usado mas aí tens de estudar bem o caso e escolher bem.

                      Comentário


                        #41
                        Tens a certezas que esse panorama profissional é para manter? Sem querer entrar em grandes pormenores da tua vida, pergunto isto porque, neste momento, as coisas mudam muito rápido. O mercado laboral está muito dinâmico.

                        Esquecendo isso e assumindo que se vai manter, acho que tens de pensar em diversos pontos. Primeiro que tudo, tens um carro bom para esse tipo de utilização. Claro que há melhores do que o Countryman, mas vejo aí uma bom carro para isso.
                        Há coisas mais económicas? Sim, claro. Mas é um dos incovenientes de se optar por um SUV. Se optares por uma berlina Diesel, duvido que a poupança em combustível seja relevante face ao investimento que terás de aplicar na troca.

                        Podes sempre optar um utilitário com motor Diesel, daqueles que gastam muito pouco. No entanto, para utilizar em AE, não os vejo como uma boa opção. Evoluiram muito nos últimos anos, é certo, mas continuam a ser mais indicados para outro tipo de utilização.

                        GLP de fábrica? Tendo em conta que falas num Sandero, não colocaria na equação. É certo que não conheço a geração atual, mas duvido que seja brilhante para AE. O motor conheço e é... curtinho.

                        Quanto aos elétrico, tendo em conta que não podes carregar em casa, também não entraria nas opções.

                        Comentário


                          #42
                          Vende o Mini e compra Elétrico sem dúvida. A fazer 120km por dia em pouco tempo foste buscar o investimento. 120km não é nada, até um Dacia Spring que é dos elétricos com menos autonomia deve fazer na boa 120kms.

                          Se não tens box de carregamento mas tens possibilidade de a colocar, é um no brainer. Só o que poucas em combustível em meia duzia de meses, vais buscar o valor da box de carregamento.

                          A nível de EV's o ceu é o limite. Relação preço-autonomia é difícil bater o Hyundai Kona 64kw. Mas para essas distancias se calhar um elétrico maior vai trazer mais conforto (EV6, Ioniq, bmw I4, jaguar I-pace, etc). Contudo, os elétricos novos estão com listas de espera de 1 ano across the board, e esta escassez vai afetar o preço dos usados.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                            Vende o Mini e compra Elétrico sem dúvida. A fazer 120km por dia em pouco tempo foste buscar o investimento. 120km não é nada, até um Dacia Spring que é dos elétricos com menos autonomia deve fazer na boa 120kms.

                            Se não tens box de carregamento mas tens possibilidade de a colocar, é um no brainer. Só o que poucas em combustível em meia duzia de meses, vais buscar o valor da box de carregamento.

                            A nível de EV's o ceu é o limite. Relação preço-autonomia é difícil bater o Hyundai Kona 64kw. Mas para essas distancias se calhar um elétrico maior vai trazer mais conforto (EV6, Ioniq, bmw I4, jaguar I-pace, etc). Contudo, os elétricos novos estão com listas de espera de 1 ano across the board, e esta escassez vai afetar o preço dos usados.
                            Então como e que um eléctrico e solução?! [emoji23]

                            Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                              Uma das opções que me passou pela cabeça seria converter o A160 para GPL.
                              Contudo, isto teria 2 problemas: 1) obrigaria a outras trocas dentro do nosso lote de carros e 2) não estou muito virado para conversões.

                              Um pouco como na sugestão da mota, é uma opção perfeitamente legítima, mas a comprar um carro a GPL prefiro que o seja já de fábrica.

                              Aqueles que me parecem mais razoáveis são os Dacias.
                              O Duster é naturalmente melhor, mas o motor é o mesmo para um carro bem mais pesado, portanto à partida seria o Sandero. A ideia do Stepway já é mais estética do que outra coisa.
                              Alternativamente, com uma proposta competitiva, o Clio.

                              De qualquer forma ainda tenho que explorar melhor, confesso que estou por fora das opções. Sei que já vi bi-fuel na Opel e na Fiat, ainda é assim? Há mais alternativas?
                              Se tiveres alguma dúvida acerca do Sandero GPL, dispõe, já tive o II e agora tenho o III.

                              MAs não te preocupes que não sou pregador, apenas dou opinião mais técnica e tento ver se fará sentido para ti.

                              A alternativa mais refinada seria o Clio a GPL.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                Estás a fazer disto um bicho de sete cabeças desnecessáriamente. Trinta euros num contador de tomada e numa extensão decente, e nem sequer ficam agarrados ao prédio. Se um aquecedor de 3 kW não fizer saltar o disjuntor, dá perfeitamente para o EVSE que vem com o carro electrico. Não precisas de wallbox.



                                Qualquer coisa com bateria de 40 kWh para cima deve dar. Os Kia/Hyundai têm até versões de 64 kWh a preços decentes. Há por onde escolher nos usados: Eléctrico | Standvirtual
                                Até um Dacia Spring de 27kw faria facilmente os 120km diários com as médias que faz de 10-11kw por cada 100km. A razão automóvel fez estas médias com um Spring a circular maioritáriamente em autoestrada e segundo eles (sem olhar a consumos). Mas claro, o spring é um "charutico" pequeno e só dá 120kph, era melhor um elétrico mais rápido para ultrapassagens e mais confortável para fazer 120km por dia.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                  Tens um carro recente e super económico não vejo grande razão para mudares.

                                  Se andares 2.500 km/mês aos tais 12 euros/100 km gastas 300 euros por mês se passares para um que gaste 9 euros/100 km gastas 225 euros por mês são 75 euros é muito relevante ?

                                  É que normalmente nas trocas de carro "perde-se" dinheiro e investir 5 ou 10 mil euros para poupar 900 euros/ano ..... e as coisas mudam.

                                  Um elétrico gastarás quanto 4 ou 5 euros por 100 km !? poupas 150 ou mesmo 200 euros por mês ? Quanto tens que gastar ?

                                  Do ponto de vista de racionalidade acho que o melhor é estar quieto.
                                  Pois, ou converter para GPL.
                                  Vai recuperar o dinheiro num instante.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nunofrc Ver Post
                                    Então como e que um eléctrico e solução?! [emoji23]

                                    Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
                                    Não percebi o problema. O facto de não haver novos? Se sim compra usado, mesmo muitos carros de combustão estão com lista de espera, normalmente menos extensa.

                                    Ainda há uns dias li aí um user com um audi a gasóleo que comprou em julho do ano passado e ainda não recebeu.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      Tenho um amigo que tem um Zoe, apesar de gostar de carros e de conduzir.

                                      Anda basicamente em contexto urbano (Lisboa), uma vez teve que ir às Caldas da Rainha, já chegou lá em stress e teve que pela primeira vez carregar fora de casa.

                                      São carros muito fracos para fazer AE, um gajo fazer 600 km/semana a 100 km/h perdes quanto tempo de vida em relação a ires a 140 km/h ? Além do perigo de adormeceres ou de te distraíres.

                                      Aplica as 1h30/2h00 semanais que ganhas por ter um carro em que podes circular a 140/150 em tempo de qualidade com os teus filhos ou a tua mulher.
                                      Discordo em absoluto.
                                      Quer dizer, não conheço o ZOE, mas conheço o corpo humano.
                                      Se não consegue ir a 100 km/h sem adormecer, o melhor é ir de transportes publicos.
                                      Aí, o perigo não é o carro mas sim a pessoa.

                                      E não, não se ganha grande tempo face a ir a 140, que já implica muitas vezes um desperdício.

                                      Ou então vá pela EN para poupar portagens e ter uma condução mais activa.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Falas de 120 km diários em AE como se fosse uma odisseia


                                        Para muita gente é.

                                        Eu percebo bem o que dizes, mas muita gente n é como nós.

                                        Já pa não falar dos camionistas hehe.

                                        Eu faço 120 / dia entre AE, vias rapidas e EN e n me custa nd.
                                        Varia de cada um e conforme os hábitos.

                                        Entra aqui tambem a questão do conforto que no teu caso teria relevância mas não sei se o ZOE te seria suficiente.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                          Verdade, talvez por questões de segurança, limitações de acessos a algumas garagens e mesmo limitações de disponibilidade de abastecimento.
                                          Segurança de segmento B ou de GPL ?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Segurança de segmento B ou de GPL ?
                                            GPL.

                                            Hoje em dia felizmente houve uma grande evolução da segurança em todos os segmentos.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              Já andei numa vida de fazer ainda mais kms que esses por semana.

                                              A resposta económica é GPL. Ainda por cima com a incerteza do preço do gasóleo nos dias de hoje.

                                              O @now já disse o principal. Eu não convertia o A160 mesmo se houver kit dedicado, é caro e complexo. Pessoalmente só me metia nisso em carros de injecção indirecta.

                                              Tens a Renault, Dacia e podes converter um usado mas aí tens de estudar bem o caso e escolher bem.
                                              Ok, grande pormaior !!
                                              nem me lembrei disto.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                GPL.

                                                Hoje em dia felizmente houve uma grande evolução da segurança em todos os segmentos.
                                                Segurança do GPL ?
                                                Como assim ?
                                                É que aquilo é muitissimo seguro, bem mais que qq sistema a gasolina.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  GPL é boa opção, fiz durante 10 meses 130km/dia, não passava dos 120km/h porque não era necessário e num Clio IV fazia à volta de 7,2-7,3L/100km.

                                                  Este consumo tem em conta que ainda fazia IC-19 e 2a circular praticamente em hora de ponta (embora estivessemos em época covid o transito ainda era significativo)

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                    Não percebi o problema. O facto de não haver novos? Se sim compra usado, mesmo muitos carros de combustão estão com lista de espera, normalmente menos extensa.

                                                    Ainda há uns dias li aí um user com um audi a gasóleo que comprou em julho do ano passado e ainda não recebeu.
                                                    Se o objectivo e poupar, não e solução comprar um carro muito caro que é o caso de um eléctrico, ainda para mais com um problema a ultrapassar que é o carregamento. Talvez por um quarto do valor do carro eléctrico consegue um carro bifuel

                                                    Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      ontem não tive oportunidade de escrever, só de ler. 120kms por dia E AINDA POR CIMA EM AE faz-se na boa... eu vou repetir-me novamente (ando muito repetitivo estes últimos 2/3 dias).
                                                      eu fiz durante 4 anos 100kms diários sempre por nacional. o primeiro anito atravessava 2 serras, utilizava carro a gpl. era um 1.6 e os consumos, sempre a levantar o pé, eram de 9,5lts a gpl, mas pagava pouco mais de 50 cêntimos, com desconto de 10 ou 12 cêntimos ficou, no mínimo, a 42 ou 44 cêntimos o litro. um must! depois de 1 ano tive que despachar o carro a gpl por me dar sempre chatices de centralina, injetores, bicos do gás e o camandro (carro comprado com 145 mil kms e despachado 35 mil kms depois). depois fiz outro ano com um diesel, mudei de "poiso" para trabalhar e mais 2 anos pela nacional a fazer também 100kms diários. consumos na ordem dos 5.5lts diários.

                                                      agora continuo com o mesmo diesel a fazer 70kms por dia, em nacional também. faço médias de 5lts para ir trabalhar, 5,5 combinados com alguma leveza no pé, embora andando muitas vezes ligeirinho. um elétrico servia-me que nem uma luva, mas não há € para isso. ainda andaria a gpl se ele não tivesse dado tantos problemas.

                                                      tu na AE irás sempre a uma velocidade constante, por isso os consumos deverão ser baixos. se o teu carro é de 2009 e consideras obsoleto, o que dirias do meu que é de 2004 e fez anteontem 350 mil??? só se safa por ser um 1.9 que dura, dura, dura e dura. no teu caso, qualquer 1.3 a 1.5 faz isso na boa. se quiseres mais power, tens sempre os 1.6 ou 1.7 mais recentes. rentings não me meteria, não justifica assim tanto o "andar descansado". não são assim tantos kms quanto isso em 4 anos para avariar á primeira vez.

                                                      se realmente queres mudar de carro, mentaliza-te que vais perder dinheiro, a não ser que andes com o carro 8, 10 ou 12 anos. por um elétrico idem, pois estás como eu, sem sítio para carregares o carro. aqui a diferença é que há mais tomadas espalhadas pelas garagens...

                                                      apostaria num bifuel (mas são fracos em termos de motor) ou num diesel mediano se fosse MESMO intenção de comprar algo mais recente, aí com 4/5 anos. para muito recente ou novo nem sequer equacionaria.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por nunofrc Ver Post
                                                        Se o objectivo e poupar, não e solução comprar um carro muito caro que é o caso de um eléctrico, ainda para mais com um problema a ultrapassar que é o carregamento. Talvez por um quarto do valor do carro eléctrico consegue um carro bifuel
                                                        E usar a calculadora?

                                                        Estou a recomendar o elétrico precisamente porque a curto-médio prazo vai reaver o valor superior de aquisição do carro elétrico. Ou tens vivido debaixo de uma pedra quando toda a europa tem andado a comprar carros a gasóleo mais caros, porque sabe que vai buscar a diferença mais tarde no custo do combustível?

                                                        O carro elétrico é muito mais caro, mas o custo por km é 1/3 - 1/4 de andar a motor de combustão, mesmo bifuel.

                                                        Talvez por um quarto do valor do carro eléctrico consegue um carro bifuel
                                                        Não inventes... Para o mesmo segmento, tens prai 7-10mil euros de diferença. 7-10mil de diferença a fazer 120km por dia, vai buscar num instante.

                                                        Num carro elétrico gastas aproximadamente 30€ para fazer 1000km num carro de média gama. Num carro a gasóleo vais gastar cerca de 90-100€ e num a gasolina uns 120-130€.

                                                        Sem qualquer deslocação para além do trabalho (ou seja, sem contar fins de semana, férias, ir ás compras ou outro qualquer desvio) o user em questão vai fazer aproximadamente 26.400km anualmente. Isto traduz-se em aproximadamente 790€ em eletricidade, 2500€ de gasóleo ou 3300€ de gasolina.

                                                        Ou seja, ao fim de 5 anos, face ao diesel o elétrico poupou 8550€, e face ao a gasolina 12550€... Só nas deslocações do trabalho paga a diferença para o elétrico.

                                                        Agora junta idas de férias, saídas ao fim de semana, desvios para ir ás compras ou visitar a tia, e metes fácil mais 5 ou 10mil km por ano. Realisticamente o carro elétrico ao fim de 3 anos já está a pagar-se a si próprio.


                                                        Obviamente isto é SE ele tive oportunidade de poder carregar em casa, e isso claramente descrito no post onde recomendava o elétrico. Se não pode, as coisas mudam, mas segundo o OP, não me pareceu impossível apenas uma barreira difícil de transpor.

                                                        Se for condomínio, eu considerava falar com os vizinhos e falar em colocar carregamento lá. Mas para 120km por dia, honestamente até com a tomada normal dá.
                                                        Editado pela última vez por Oliveiraz33; 25 March 2022, 16:38.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          falaste aí nos 26400kms. lembrei-me que eu cheguei a fazer durante cerca de 10 meses uma distância de 59kms para cada lado para ir trabalhar, num misto de via rápida e nacional. fiz, com passeios, saídas, etc (e nada de férias incluídas) 36200kms, isto já apanhando 1/3 do ano a fazer cerca de 70kms diários depois desses 120. ou seja, é fácil ele fazer os tais 30 mil se nem for de férias ou não for para longe. agora o problema mesmo é ele carregar o carro em casa ou sem custos até.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Vais comprar um elétrico e vais fazer a AE devagar.
                                                            Mais vale fazeres devagar com o mini e baixar a média.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Já percebi que há muitas variáveis nesta situação, mas eu diria que vendendo o Mini (que nem sei se é hipótese) e com pouco mais comprar um eléctrico era a melhor jogada do ponto de vista económico. Rapidamente recuperarias o investimento e a partir daí era só ganho.

                                                              Para 120 kms/dia nem precisavas de ir a pastelar na AE para qualquer EV com cerca de 200/250 kms de autonomia anunciada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X