Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Compra] Vamos lá fazer muitos kms em AE, mas como?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Pois eu como já passei várias vezes de segmentos A para D, para B etc, é-me igual ao litro.

    Só queria que todos tivessem a bela da suspensão hidropneumática mas é impossivel por isso olha nem me importo.

    Comentário


      #92
      Racionalmente falando, eu tb devia comprar um EV para a minha mulher.

      Actualmente tem um Mini OneD que tem 50.000kms em 7anos… para uso, até lhe faz mal.

      Mas há dois problemas… na minha cabeça, o Mini ia de vela e vinha um JCW!

      O segundo problema é que ela adora o carro… e cada vez que se fala nisso, aflorasse um enfardamento aqui ao user…

      Comentário


        #93
        É 1 bocado aquela cena de dinheiro=vicios, cada um terá os seus

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
          E como se comporta uma “coisa” dessas em AE? É confortável ao nível de quê? Só para ter uma referência…

          A mim custa me pensar em descer qualidade de utilização (e isto varia de pessoa para pessoa, claro!) para poupar 50/100€ ao mês.

          O teu caso parece ser super racional e tb me parece que compraste bem e em boa altura. Actualmente nem Zoe’s custam isso…

          Mas no caso do Scientist, imaginar que em vez de viajar em boas condições num Countryman que é um SUV de segmento C+ passar para um segmento B como aqui sugerem…

          Mas claro, cada um com as suas.
          Há algumas críticas ao I3 no sentido de alguma instabilidade em AE. Sinceramente não noto nada de especial e acima de tudo não é inseguro.
          Acho um carro silencioso, e falo a nível de ruídos aerodinâmicos. De motor claro que é.
          Penso que em AE está ao nível de um segmento C. A nível de comparação acho-o superior ao Leon 3 de 2020 que temos cá por casa. Como é sereno torna a utilização mais agradável.

          No mau piso é menos confortável já que a suspensão é para o rija. Quem estiver habituado a um Mini não vai estranhar.

          Comentário


            #95
            A questão dos segmentos: temos que também ter em consideração que um segmento B, atualmente, tem as mesmas dimensões, pneus, etc de um C há uns anos atrás.

            Comentário


              #96
              Não vou conseguir citar todos os posts, mas agradeço as opiniões e contributos de todos.
              A dinâmica deste fórum ainda faz valer a pena colocar aqui estas questões para reflexão.

              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              Tens a certezas que esse panorama profissional é para manter? Sem querer entrar em grandes pormenores da tua vida, pergunto isto porque, neste momento, as coisas mudam muito rápido. O mercado laboral está muito dinâmico.

              Esquecendo isso e assumindo que se vai manter, acho que tens de pensar em diversos pontos. Primeiro que tudo, tens um carro bom para esse tipo de utilização. Claro que há melhores do que o Countryman, mas vejo aí uma bom carro para isso.
              Há coisas mais económicas? Sim, claro. Mas é um dos incovenientes de se optar por um SUV. Se optares por uma berlina Diesel, duvido que a poupança em combustível seja relevante face ao investimento que terás de aplicar na troca.

              Podes sempre optar um utilitário com motor Diesel, daqueles que gastam muito pouco. No entanto, para utilizar em AE, não os vejo como uma boa opção. Evoluiram muito nos últimos anos, é certo, mas continuam a ser mais indicados para outro tipo de utilização.

              GLP de fábrica? Tendo em conta que falas num Sandero, não colocaria na equação. É certo que não conheço a geração atual, mas duvido que seja brilhante para AE. O motor conheço e é... curtinho.

              Quanto aos elétrico, tendo em conta que não podes carregar em casa, também não entraria nas opções.
              JGTB, da forma que as coisas estão no presente momento, mais depressa troco de casa para mais perto do trabalho do que de trabalho.
              Isto é, não digo que fique neste sítio para o resto da minha vida laboral, mas a perspectiva presente dá alguma estabilidade nesse aspecto.
              O "problema" é que a família (eu incluído, atenção) prefere genericamente a zona onde residimos actualmente (até trocamos algumas mensagens na altura em que compramos este apartamento).

              Se eu tivesse o "mesmo" motor deste Countryman no Golf VII 5p que tive anteriormente (2.0 TDi 150 cv portanto), era quase "perfeito" para estas viagens.
              Ainda assim, a compra do Countryman foi resultado de uma ponderação cuidadosa, considerando o global dos nossos percursos e não apenas o dia-a-dia do condutor habitual (eu próprio).
              O B180d tinha o "pequeno-grande" defeito de ser demasiado baixo e criar dificuldades em rampas/similares (ou devo chamar feitio, tendo em conta que o A160 correspondente à geração seguinte é igual), e não era o tipo de carro que justificasse tal situação.
              Ainda se fosse um AMG ou equivalente... Assim, decidimos que este carro teria que ser mais versátil (e aqui está).

              Alinhando no diapasão de quem diz que esta deslocação de 120 kms em AE não é assim tão longa, até posso concordar que se faz bem com um segmento B moderno (só não concordo que não se note diferença entre um segmento C mais antigo e um segmento B recente, porque a diferença de segmento traz sempre detalhes que não são "actualizáveis").
              Entre a venda do B180d e a compra do Countryman voltei aos tempos de fazer tudo com o Fiesta (como quando o comprei e não tinha outro carro para as minhas deslocações). Fazia-se "razoavelmente", mas não é o ideal. O carro tem alguma dificuldade em lidar com velocidades de AE em termos de estabilidade e "confiança" transmitida ao condutor. Além disso, não estou certo que não acabasse a gastar o mesmo que o Countryman/B180d nestes percursos.

              Quando penso num segmento B a GPL (Sandero), assumo logo à partida que o comportamento em AE não vai referencial e que o motor vai ser relativamente curto, mas sendo um carro novo, bem menos "cansado" que o Fiesta, poderá cumprir com a sua missão sem problemas.
              Só me vejo a "comprar" em renting/leasing/outra expressão bonita em inglês, para ter uma gestão mais "mensal" dos gastos e não ter um investimento à cabeça. Ao fim do contrato poderei já ter condições para um EV e o Fiesta já teria sido também despachado (do que vejo do mercado, não teria muita dificuldade nessa operação).

              Comentário


                #97
                1 pormenor Scientist, o Sandero 100cv de curto não tem nada, quer dizer, claro que não é o mini com 150 ou 180cv né, mas aquilo é mt agil aliás basta ver o peso/potência.

                E está mt engraçado a diversos niveis, eu tenho um e fiquei mm surpreendido, por comparação a outros tantos carros que ja conduzi que vão deste fiat uno a Audi A4 ou Volvo V50.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Se tiveres alguma dúvida acerca do Sandero GPL, dispõe, já tive o II e agora tenho o III.

                  MAs não te preocupes que não sou pregador, apenas dou opinião mais técnica e tento ver se fará sentido para ti.

                  A alternativa mais refinada seria o Clio a GPL.
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Contas feitas ao GPL vs Diesel será cerca 100 a 120 euros / mês de poupança, dependendo do preço do diesel e GPL na zona em questão, apontando para 5.6L do actual diesel VS 7 do GPL.
                  Falta é o preço de aquisição.

                  A lógica económica seria vender o mini e comprar um Dacia novo a pronto com esse dinheiro se desse
                  Obrigado pela disponibilidade.

                  Pelas minhas contas, o custo de GPL + portagens deverá rondar 12-13€ por viagem, contra 19-20€ no Countryman.
                  São 6€ fixos de portagem, sendo que 2€ não são "contornáveis" - Ponte 25 de Abril, mesmo com Via Card teria sempre um custo fixo (nunca explorei essa opção porque até agora nunca fiz nº de viagens que o justificassem).

                  Ou seja, no máximo são 8€ de poupança em cada viagem, e se formos a ver que tenho uma proposta de ~300€/mês para o Sandero Stepway (posso dar detalhes das propostas enviadas pela Renault-Dacia a quem estiver interessado, via MP), precisaria de qualquer coisa como 450 viagens por ano para compensar essa diferença.

                  Atenção que isto não invalida (ainda) o potencial negócio (na minha cabeça).
                  Sim, não conseguiria recuperar totalmente o dinheiro investido (mensalmente), mas significaria um maior "tempo de vida útil" para o Countryman (para as viagens longas que fazemos regularmente) e um carro diferente na garagem, com baixo custo (relativo) de utilização.
                  As compras de carro não são só negócios "economicamente viáveis", também incluem em certo lado de gosto/vontade que não tem muito de racional.
                  Claro que se a mensalidade fosse 200 em vez de 300€ (para a proposta que faz sentido no meu caso, há muitas variáveis), diria que o negócio ficava muito mais perto de acontecer. Assim fica só como opção, e mais remota.

                  Comentário


                    #99
                    A partir do momento em que metes uma prestação de renting/leasing/etc. ao barulho, mesmo de um segmento B, dificilmente compensa outra opção que não manter o Mini.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                      Não sendo formado em gestão, mas sendo gestor creio que, honestamente, se o objectivo é poupar, neste post tens a solução para o que pretendes: menor custo para a deslocação que necessitas, ou seja transportes públicos. Podes vir a ler o fórum no telefone, artigos sobre carros etc, ainda pode ser um momento de lazer aproveitado para as reflexões que entenderes!

                      Fazer deslocações num carro não é só combustível. A esse ritmo tens de acrescentar as revisões, pneus, seguros, iucs, desvalorização do carro e claro, não contando com os imprevistos das avarias extra e acidentes.

                      Não conhecendo muito bem o teu perfil, mas admitindo que gostas de carros, na minha cabeça manteria o countryman para deslocações com a familia, despachava os outros, e comprava algo tipo mx5 ou, havendo folga um, 124 abarth para os momentos lúdicos de condução.

                      Em relação ao que se escreve de carros cansados e obseletos da década de 00's não é obrigatoriamente uma verdade absoluta!
                      Acompanho regularmente o teu DB e penso já ter referido que algo como o teu Z4 (mesmo com um motor menos potente) me serviria que nem uma luva
                      Infelizmente, não tenho de momento condições para enveredar por tal caminho.
                      Se fizer este investimento, é porque quero mesmo fazer uma gestão diferente dos custos, com uma organização diferente dos carros.
                      E sim, tenho noção da relação entre custos operacionais e custos de aquisição, mas estaria disposto a perder algum de certa maneira.

                      De resto, concordo contigo.
                      Sempre fui apologista do uso de transportes públicos e de momento estou a ser coerente com aquilo que defendo.
                      Utilizei muito menos (para não dizer nada) durante o pico da pandemia, mas agora só me faz sentido retomar (sempre que possível).

                      A opção que envolve menos investimento e maior segurança financeira é efectivamente utilizar o que tenho (seja Countryman ou Fiesta, os 2 que estão comigo), e complementar com transportes. Quando vou para o centro de Lisboa (que ainda acontece 1 ou 2x/semana), nem sequer ganho tempo no transporte próprio (e até tenho estacionamento gratuito).

                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                      @Scientist,

                      Não estás a “hiper-complicar” a situação?!

                      São 60kms… não 600kms… e ainda por cima em AE, sem grandes alarvidades fazes isso em cerca de 30min.

                      Tens um Countryman, não um segmento A/B. É um carros de 50k se comprado novo, tem um 2.0 muito bom com óptimos e bem utilizados 150cvs.

                      O nível de conforto é bastante bom.

                      Equacionas trocar estas qualidades no teu meio de transporte por um segmento B a gpl/eléctrico para poupar?

                      Se resposta a esta pergunta é porque efectivamente precisas de poupar, então não inventes e toca de comprar o passe pois as coisas têm que fazer sentido.

                      Tens nas mãos um excelente companheiro de viagem, se podes é usar, se não podes, é encarar a realidade e tomar as decisões necessárias que realmente tenham impacto relevante.

                      Eu era dos que me deixaria ficar como estás, até porque normalmente ao trocar de carro perde se quase smpre dinheiro.
                      Eu até consegui ganhar dinheiro na venda do B180d, mas tenho bem noção que é uma excepção

                      Em relação ao Countryman, tudo o que referes é verdade. Faço o percurso em 35-40 mins se não tiver paragens (apanho trânsito nos acesso de e para a AE), com os consumos já referidos (mais para 5.5 L/100 kms do que para 6).
                      Mesmo sendo um SUV, como discuti noutro post, não perde muito para uma berlina tradicional.

                      De resto, sim, há sempre um lado de "overthinking" nestas coisas

                      Comentário


                        Ah, outra coisa, num Stepway acho que não ganhas nada.
                        Só mesmo a subjectiva estética.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          1 pormenor Scientist, o Sandero 100cv de curto não tem nada, quer dizer, claro que não é o mini com 150 ou 180cv né, mas aquilo é mt agil aliás basta ver o peso/potência.

                          E está mt engraçado a diversos niveis, eu tenho um e fiquei mm surpreendido, por comparação a outros tantos carros que ja conduzi que vão deste fiat uno a Audi A4 ou Volvo V50.
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          A partir do momento em que metes uma prestação de renting/leasing/etc. ao barulho, mesmo de um segmento B, dificilmente compensa outra opção que não manter o Mini.
                          A outra opção para a qual tenho valores, dentro do GPL, é o Duster, cerca de 100€/mês mais caro.
                          O Sandero (Stepway ou não) até pode não ser curto, mas em relação ao Duster tenho bastantes dúvidas...

                          O custo de aquisição, seja de um ou de outro, não sendo exagerado, está fora do que imaginaria gastar "à cabeça" nesta operação (mesmo com uma eventual retoma do Fiesta, e nunca do Countryman como já disse).
                          Não é que não o possa despender, é mesmo por estar a olhar para os gastos numa perspectiva diferente.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Ah, outra coisa, num Stepway acho que não ganhas nada.
                            Só mesmo a subjectiva estética.
                            Pode ganhar. Se fizer muita cidade e/ou pisos degradados, ou caminhos de terra.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                              Pode ganhar. Se fizer muita cidade e/ou pisos degradados, ou caminhos de terra.
                              Ah, certo, mas creio que ele vai ser mais de AE.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                A outra opção para a qual tenho valores, dentro do GPL, é o Duster, cerca de 100€/mês mais caro.
                                O Sandero (Stepway ou não) até pode não ser curto, mas em relação ao Duster tenho bastantes dúvidas...

                                O custo de aquisição, seja de um ou de outro, não sendo exagerado, está fora do que imaginaria gastar "à cabeça" nesta operação (mesmo com uma eventual retoma do Fiesta, e nunca do Countryman como já disse).
                                Não é que não o possa despender, é mesmo por estar a olhar para os gastos numa perspectiva diferente.
                                Sim, sei o que é isso. Por aqui são no mínimo 160 km dia num dos carros, por vezes são 750 km num dia. Este carro é sempre encarado como "descartável", por norma comprado com poucos anos km e depois vender ao desbarato carregado de km.

                                Não sendo para entrar numa onda de poupança pura e dura, de trocar o Mini por algo mais pequeno e económico (EV), então é meter km no Mini. Parece-me que todas as outras opções, financeiramente, farão pouco sentido.

                                PS: Há ainda a hipótese de meteres o Fiesta a fazer esse percurso, mas se torces o nariz a um segmento B actual, esse muito menos será opção.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                  Vais comprar um elétrico e vais fazer a AE devagar.
                                  Mais vale fazeres devagar com o mini e baixar a média.
                                  para fazer 120km, não precisa fazer devagar. Qualquer EV faz 120km a alta velocidade.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                    para fazer 120km, não precisa fazer devagar. Qualquer EV faz 120km a alta velocidade.
                                    Percebo pouco do assunto, é certo, mas parece que não.

                                    A autonomia de 100 para 150 deve passar para menos de metade e se falarmos de alta velocidade, tipo 200 então …. Esquece.

                                    Já para não referir que a maior parte dos elétricos é limitada e a velocidades tipo 150/160 ou assim.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Sim, sei o que é isso. Por aqui são no mínimo 160 km dia num dos carros, por vezes são 750 km num dia. Este carro é sempre encarado como "descartável", por norma comprado com poucos anos km e depois vender ao desbarato carregado de km.

                                      Não sendo para entrar numa onda de poupança pura e dura, de trocar o Mini por algo mais pequeno e económico (EV), então é meter km no Mini. Parece-me que todas as outras opções, financeiramente, farão pouco sentido.

                                      PS: Há ainda a hipótese de meteres o Fiesta a fazer esse percurso, mas se torces o nariz a um segmento B actual, esse muito menos será opção.
                                      Já torci mais o nariz à ideia de fazer o percurso com o Fiesta. Contudo, como referi, já o fiz por "obrigação" e posso voltar a fazer, mas não me parece estar a ter um "ganho" evidente a não ser a poupança do Countryman.
                                      Ainda estes dias o Countryman saiu para outra viagem e tive que ir no Fiesta, dá para ver bem as limitações.

                                      O carro é muito económico (1.4 TDCi, sem FAP), refiro-o amiúde no meu DB, mas em AE perde-se um pouco dessa poupança (não é o ambiente dele, claramente).
                                      Para fazer tiradas de 400 kms (como também fazemos com alguma regularidade) perde-se muito em conforto (logo que comprei o Golf, no início de 2018, foi uma diferença evidente), já em 60 kms perde-se essencialmente na sensação de segurança e estabilidade (o corpo não se ressente grande coisa).
                                      Além disso, ultrapassagens mais apressadas são naturalmente para esquecer, mas regra geral eu não faço incursões às autobahn alemãs.

                                      Se o trajecto fosse maioritariamente por EN em vez de AE (às vezes faço, mas nunca compensa em tempo, especialmente por causa do trânsito), aí iria acabar por utilizar bem mais o Fiesta.

                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      Percebo pouco do assunto, é certo, mas parece que não.

                                      A autonomia de 100 para 150 deve passar para menos de metade e se falarmos de alta velocidade, tipo 200 então …. Esquece.

                                      Já para não referir que a maior parte dos elétricos é limitada e a velocidades tipo 150/160 ou assim.
                                      Como refiro acima, não tenho problemas em cumprir os 120 km/h, não recuso opções por terem esse tipo de limitação (embora também perceba quem o faça, conforme visto noutros tópicos), mas teria sim problemas de ansiedade caso precisasse de esticar um pouco mais e corresse logo aí o risco de ficar sem bateria.
                                      Acredito que 120 kms em AE sejam exequíveis com maioria dos EV no mercado, mesmo até os mais citadinos (tipo o Spring referido nestas páginas ou o Zoe na versão 40), mas provavelmente iria ser à rasca ou a recorrer "continuamente" ao hypermiling, algo que só iria causar a tal ansiedade.
                                      Dito isto, teria sempre que optar por um EV mais "composto", isto é, Zoe no mínimo 50, i3 94 ou mesmo 120ah, por aí fora.

                                      Em relação à discussão dos carregamentos e afins, não citei os respectivos posts, mas aproveito para dizer é que cada caso é um caso.
                                      Quando comecei o tópico, sabia que iria ser questionado pela possibilidade de instalar um carregador, visto ter lugar de garagem. Já tinha tido uma conversa exploratória no tópico dos eléctricos sobre esse mesmo assunto e já estou informado sobre as várias possibilidades com esta configuração de garagem colectiva.
                                      Assim, vamos apenas assumir que não quero investir em qualquer forma de adaptação de um carregador nesta garagem, nem sequer ligar à tomada existente com um contador diferencial e à velocidade padrão da rede. Poderia conseguir fazê-lo, mas não quero. Pondero fazê-lo, sem dúvida, quando tiver uma garagem box com electricidade própria.
                                      Editado pela última vez por Scientist; 28 March 2022, 17:42.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                        Racionalmente falando, eu tb devia comprar um EV para a minha mulher.

                                        Actualmente tem um Mini OneD que tem 50.000kms em 7anos… para uso, até lhe faz mal.

                                        Mas há dois problemas… na minha cabeça, o Mini ia de vela e vinha um JCW!

                                        O segundo problema é que ela adora o carro… e cada vez que se fala nisso, aflorasse um enfardamento aqui ao user…
                                        Mini eléctrico?

                                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                        Um Mercedes novinho de 35 ou mais mil euros, mais a transformação …. Perca de garantia …….

                                        Realmente somos todos diferentes
                                        Originalmente Colocado por nunofrc Ver Post
                                        De que ano é o A160i?
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Eu não sei o ano, mas o A160 é recente, da última geração.
                                        O nosso A160 é dos 1ºs a saírem com esta motorização na 4ª geração, matriculado no início de 2019.
                                        Não está novinho em folha (~35 mil kms de momento) nem chegou aos 35k € na aquisição, mas a sua conversão para GPL está posta de lado, e muito ajudou o que li aqui neste tópico.
                                        Se já era uma opção remota, ficou definitivamente arrumada.

                                        Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                        Opá!
                                        compra um Marbella e mete a GPL!!

                                        Se eu consegui fazer Cascais Aveiro directo no Marbella 0.9 L tu tb consegues fazer 60 + 60km , e com um sorriso nos lábios

                                        (ok, talvez se aguentasse 2 ou 3 dias, uma semana já seria puxado!)
                                        Como já alguém disse aqui, só o kit valeria bem mais que o meu Clio mk1 1.1 de 91
                                        Esse vai ficando enquanto andar, ainda desenrasca várias vezes, mas está no Norte arrumado a maior parte do ano.
                                        Além disso, se eu digo que o Fiesta já está algo desactualizado (diferente de inseguro), o que dizer deste Clio

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                          para fazer 120km, não precisa fazer devagar. Qualquer EV faz 120km a alta velocidade.
                                          o que disse foi para manter o mini e andar mais devagar, se possível.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                            para fazer 120km, não precisa fazer devagar. Qualquer EV faz 120km a alta velocidade.
                                            ainda hoje vi um tesla a abrir na AE (eu ia a uns 110).

                                            Comentário


                                              Resumindo aquilo que já "aprendi" neste tópico:

                                              1) O que compensa mesmo, hoje em dia, é ter um EV que se possa carregar em casa (algo que já tinha ideia, mas que cada vez mais confirmo) - carregar no trabalho poderá ser uma limitação se a coisa não estiver de facto bem estruturada
                                              2) Ainda há alguma desconfiança em relação ao GPL e a oferta directamente de fábrica está na Renault/Dacia
                                              3) Afinal de contas já estou bem como estou

                                              Vejo muita apologia dos transportes públicos, mas infelizmente ainda não vejo assim tantas pessoas a colocar isso em prática.
                                              Gosto de pensar que o consigo fazer, pelo menos enquanto as minhas obrigações pessoais e profissionais não tornem o excesso de tempo incomportável. Talvez isto que acabei de dizer explique o parágrafo anterior

                                              Circular em EN para poupar na portagem não foi muito referido por aqui, mas também é outra coisa que vou tentar fazer mais.
                                              Nesta nota, da poupança nas portagens, alguém me sabe dizer se o Via Card efectivamente compensa?

                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              ainda hoje vi um tesla a abrir na AE (eu ia a uns 110).
                                              Esses podem abrir à vontade

                                              Comentário


                                                Cientista, tendo tu um Mini que te faz 5,6... e não me parecendo que sejas adepto de andar a pensar qual será o próximo ponto de carregamento onde "poderei parar durante 30 minutos para carregar electrões para mais 100 km"... não vejo uma real necessidade de alterar o que está bem.

                                                O Via Card compensa na Ponte 25 de Abril, se a fizeres assiduamente... até começas a ter descontos! Se lá passares 4 dias por mês... tira o cartão e logo decides em função da dimensão da fila... raramente compensa!

                                                Eu tenho ambos os sistemas e já não carrego o Via Card vai para uns 6 anos... já nem sei o código! A VV costuma funcionar bem... especialmente agora que os combustíveis estão mais caros. E passo a ponte quase diariamente, ainda hoje antes das 9h... parece lento mas acaba por ser uns 10-15 minutos... Sem stress!
                                                Editado pela última vez por CL; 29 March 2022, 19:24.

                                                Comentário


                                                  Contas rápidas, a preços atuais, a tua poupança mensal com um EV rondará os 178€ face ao teu diesel, o que perfaz 2.136€ anuais.

                                                  Se fizeres a compra a 5 anos, falamos numa poupança, a preços atuais, de 10.680€.

                                                  Eu gastei 400€ a fazer uma puxada para o meu lugar de parqueamento, com os devidos disjuntores, quadro, tomada e contador de energia (para pagar ao condomínio).

                                                  Praticamente (quase) qualquer EV faz esses kms com uma carga e com folga, e carrega perfeitamente durante a noite na garagem os kms percorridos durante o dia.

                                                  Diria que não há muitas contas a fazer, mas é só a minha opinião.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                                    Resumindo aquilo que já "aprendi" neste tópico:

                                                    1) O que compensa mesmo, hoje em dia, é ter um EV que se possa carregar em casa (algo que já tinha ideia, mas que cada vez mais confirmo) - carregar no trabalho poderá ser uma limitação se a coisa não estiver de facto bem estruturada
                                                    2) Ainda há alguma desconfiança em relação ao GPL e a oferta directamente de fábrica está na Renault/Dacia
                                                    3) Afinal de contas já estou bem como estou

                                                    Vejo muita apologia dos transportes públicos, mas infelizmente ainda não vejo assim tantas pessoas a colocar isso em prática.
                                                    Gosto de pensar que o consigo fazer, pelo menos enquanto as minhas obrigações pessoais e profissionais não tornem o excesso de tempo incomportável. Talvez isto que acabei de dizer explique o parágrafo anterior

                                                    Circular em EN para poupar na portagem não foi muito referido por aqui, mas também é outra coisa que vou tentar fazer mais.
                                                    Nesta nota, da poupança nas portagens, alguém me sabe dizer se o Via Card efectivamente compensa?



                                                    Esses podem abrir à vontade
                                                    Desconfiança em relação ao GPL e o EV era a solução?! Não consigo perceber está idea. Para mim é exactamente o oposto! Mas sim, e preciso estudar bastante o mundo GPL para eliminar dogmas instalados na sociedade portuguesa. Ainda existe muito a mentalidade que GPL estraga carros e é coisa de pobre.
                                                    Agora digam me um EV em que a bateria dure os mesmos anos que um carro motor combustão e que consiga fazer 600 ou 700 klm sem preocupação na bateria! E, não se esqueçam, depois desses 700klm em férias, é preciso voltar para casa, será preciso abastecer num posto de abastecimento electrico sem ser em casa! Alguém já fez contas?

                                                    Este e mesmo um caso de modas. Anos 2000 foi a moda do diesel, neste caso e a moda dos EV mas sem qualquer vantagem como primeiro carro de família ou único carro de família, para além dos preços elevados!


                                                    Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

                                                    Comentário


                                                      Eu tenho dias de ir e voltar e faço 950 km a gasolina.

                                                      Não tenho vida para EVs e GPls... portanto cada um saberá da sua vida, mas a gastar 6 de gasóleo... ou 7-8 de gasolina... há quem não tenha 10 minutos depois do café e empada para ainda estar a perder tempo com carros e carregamentos.

                                                      Aqueles que tiverem hipótese de comprar umas baterias por 50 ou 100 mil euros... e depois andar a pisar ovos para não "cargar" que é para não gastar no papel higiénico...

                                                      Pá... francamente... com tantos BM 330e e 530e (que também andam a "cargar")... continuo a não ver outra melhor opção que não sejam os diesel "fumarentos" a gastar 5-6-7 e que não ligam nada a consumos.

                                                      Mas isto sou eu que não tenho tempo para electrões! Cada um é como cada qual! Até há gente que nem precisa de carros!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por nunofrc Ver Post
                                                        Desconfiança em relação ao GPL e o EV era a solução?! Não consigo perceber está idea. Para mim é exactamente o oposto! Mas sim, e preciso estudar bastante o mundo GPL para eliminar dogmas instalados na sociedade portuguesa. Ainda existe muito a mentalidade que GPL estraga carros e é coisa de pobre.
                                                        Agora digam me um EV em que a bateria dure os mesmos anos que um carro motor combustão e que consiga fazer 600 ou 700 klm sem preocupação na bateria! E, não se esqueçam, depois desses 700klm em férias, é preciso voltar para casa, será preciso abastecer num posto de abastecimento electrico sem ser em casa! Alguém já fez contas?

                                                        Este e mesmo um caso de modas. Anos 2000 foi a moda do diesel, neste caso e a moda dos EV mas sem qualquer vantagem como primeiro carro de família ou único carro de família, para além dos preços elevados!
                                                        Parafraseando alguém; Mas sim, e preciso estudar bastante o mundo EV para eliminar dogmas instalados na sociedade portuguesa. Ainda existe muito a mentalidade que EV não dá para fazer viagens e é coisa de rico.

                                                        Vale a pena pensar nisto.

                                                        Comentário


                                                          Quem compra segmentos C's novos ou semi novos tambem compra EV se quiser.

                                                          Mas nem todos o conseguem, mta gente nem pensar, pelo menos para continuar a viver de forma decente sem corda ao pescoço.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Contas rápidas, a preços atuais, a tua poupança mensal com um EV rondará os 178€ face ao teu diesel, o que perfaz 2.136€ anuais.

                                                            Se fizeres a compra a 5 anos, falamos numa poupança, a preços atuais, de 10.680€.

                                                            Eu gastei 400€ a fazer uma puxada para o meu lugar de parqueamento, com os devidos disjuntores, quadro, tomada e contador de energia (para pagar ao condomínio).

                                                            Praticamente (quase) qualquer EV faz esses kms com uma carga e com folga, e carrega perfeitamente durante a noite na garagem os kms percorridos durante o dia.

                                                            Diria que não há muitas contas a fazer, mas é só a minha opinião.
                                                            Por isso é que eu digo, se não for GPL, terá de ser electrico, que sai ainda mais barato pelo menos carregando em casa, pena eu nao ter garagem e a 120 km/dia sai complicado carregar na rua.
                                                            Ou hibrido mas esses ainda n estudei bem a coisa.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                              Contas rápidas, a preços atuais, a tua poupança mensal com um EV rondará os 178€ face ao teu diesel, o que perfaz 2.136€ anuais.

                                                              Se fizeres a compra a 5 anos, falamos numa poupança, a preços atuais, de 10.680€.

                                                              Eu gastei 400€ a fazer uma puxada para o meu lugar de parqueamento, com os devidos disjuntores, quadro, tomada e contador de energia (para pagar ao condomínio).

                                                              Praticamente (quase) qualquer EV faz esses kms com uma carga e com folga, e carrega perfeitamente durante a noite na garagem os kms percorridos durante o dia.

                                                              Diria que não há muitas contas a fazer, mas é só a minha opinião.
                                                              Seguindo as tuas contas, feitas imagino, a preços de hoje (combustíveis fósseis muito caros e diesel mais caro do que nunca), consegue-se uma poupança em 5 anos de 10 mil euros.

                                                              Quanto é que é necessário investir hoje para ter essa poupança ?

                                                              E já agora, como seria se se investisse numa alternativa ? Por exemplo GPL, ou o diesel muito económico ?

                                                              É que dificilmente ele não investirá muito mais hoje. E se investir 30 hoje, daqui a 5 anos não poupou 10, enterrou 20 que é um bocado diferente

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X