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Se calhar vou ter que comprar um "eléctrico "
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostO que tenho visto mais é pessoal a carregar em parques dos CC, que são pagos. Ora das duas uma, se podem carregar em casa, não faz sentido ali carregarem. Se não podem carregar em casa, têm ali uma boa oportunidade enquanto vão fazer compras/whatever de meter carga no carro sem perder tempo.
Agora se estivermos a falar de pessoal que nunca sai de casa, e só come telepizza e ubereats, e manda vir tudo por telefone/online, aí claro, irá ter mais dificuldades. Teria de mandar vir carga para entregar em casa também..
Carregar na rua é feito com oportunidades, pelo que tenho visto. Além de CC, tenho visto carregadores perto de jardins públicos, perto de escritórios, supermercados, etc. Tudo locais de conveniência que qualquer pessoas acaba por passar algum tempo (menos os atrás indicados...).
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostÉ uma questão de pensarmos quantas vezes e durante quanto tempo estamos junto a carregadores no dia-a-dia. Eu diria que não serve para a larga maioria das pessoas. E aqui só estou a falar mesmo da logística, sem contar com o custo extra ou com a mais rápida degradação da bateria.
Eu diria que não precisa no dia. Uma carga de 200kms por semana dá para mais de 10.000 por ano. É só juntar as extras necessárias e não serão assim tantas em média.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostÉ verdade para ti, para mim não o é. Simples.
O caso mais absurdo nem é o financeiro, esse para mim fica para 2º lugar. O 1º é mesmo quem não tem onde carregar em casa, em que tu reduzes isso a carregar a 5€/100 kms. Ok, vamos aceitar (não faço ideia se é verdade ou não, parece-me pouco, mas siga), e o proposto é um tipo que tem que carregar o carro, imaginemos, dia sim dia não, vai ter que ter um posto ao pé de casa (mesmo ao pé) para não ter que perder horas à espera que a carga termine. É de facto uma bela maneira de passar o tempo...em vez de ir para casa e estar com a família ou fazer outra coisa qualquer. Mas alguém no seu perfeito juízo sem ter onde carregar em casa ou no trabalho vai comprar um veículo 100% eléctrico?
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostNo dia a dia? Mas quem é que precisa de carregar todos os dias 200kms? Quem é que faz 73.000 kms por ano?
Eu diria que não precisa no dia. Uma carga de 200kms por semana dá para mais de 10.000 por ano. É só juntar as extras necessárias e não serão assim tantas em média.
Contudo, isto tb vai mesmo de perfis e… sorte.
Em termos de perfis, eu por exemplo, sou incapaz de meter o carro na garagem com o depósito sequer próximo da reserva.
São pancadas… estaciono smepre de marcha atrás para sair rapidamente … pancadas.
Mas a verdade é que em caso de urgência, não ter que me preocupar em manobras e autonomia, são parte do meu descanso mental. Pancadas…
“Amanhã” é fim de semana, não programei nada mas acordo e tenho uma mensagem de alguém a convidar me para ir almoçar a Peniche ou a Vila Nova de Mil Fontes… ter essa liberdade de decidir e ir sem ter que estar a programar com antecedência é algo que valorizo e, penso, ainda não estamos la com os eléctricos.
Ao nível do interior, por exemplo, tb me parece que a nível de carregadores tb aidna estamos longe de ter uma cobertura decente para dar esse conforto a quem viaja no EV.
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostPois, visto dessa forma não é fácil refutar.
Contudo, isto tb vai mesmo de perfis e… sorte.
Em termos de perfis, eu por exemplo, sou incapaz de meter o carro na garagem com o depósito sequer próximo da reserva.
São pancadas… estaciono smepre de marcha atrás para sair rapidamente … pancadas.
Mas a verdade é que em caso de urgência, não ter que me preocupar em manobras e autonomia, são parte do meu descanso mental. Pancadas…
“Amanhã” é fim de semana, não programei nada mas acordo e tenho uma mensagem de alguém a convidar me para ir almoçar a Peniche ou a Vila Nova de Mil Fontes… ter essa liberdade de decidir e ir sem ter que estar a programar com antecedência é algo que valorizo e, penso, ainda não estamos la com os eléctricos.
Ao nível do interior, por exemplo, tb me parece que a nível de carregadores tb aidna estamos longe de ter uma cobertura decente para dar esse conforto a quem viaja no EV.
Ir almoçar fora? Para "urgências" dessas servem os PCR ou PCUR, que em poucos minutos resolvem o assunto. A não ser que estejas em Faro e te liguem às 12h para às 13h estares a almoçar em Peniche. Não sei como funciona a v/ agenda, mas encontros de lazer nunca são programados no próprio dia, sempre com alguma antecedência. Até porque podemos nem estar disponíveis por outro motivo que não a falta de carga no carro.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostUrgência? É só saber a que distância está o hospital e manter a autonomia mínima confortável para lá chegar. Ninguém vive a mais de 200kms de umas urgências.
Ir almoçar fora? Para "urgências" dessas servem os PCR ou PCUR, que em poucos minutos resolvem o assunto. A não ser que estejas em Faro e te liguem às 12h para às 13h estares a almoçar em Peniche. Não sei como funciona a v/ agenda, mas encontros de lazer nunca são programados no próprio dia, sempre com alguma antecedência. Até porque podemos nem estar disponíveis por outro motivo que não a falta de carga no carro.Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostUrgência? É só saber a que distância está o hospital e manter a autonomia mínima confortável para lá chegar. Ninguém vive a mais de 200kms de umas urgências.
Ir almoçar fora? Para "urgências" dessas servem os PCR ou PCUR, que em poucos minutos resolvem o assunto. A não ser que estejas em Faro e te liguem às 12h para às 13h estares a almoçar em Peniche. Não sei como funciona a v/ agenda, mas encontros de lazer nunca são programados no próprio dia, sempre com alguma antecedência. Até porque podemos nem estar disponíveis por outro motivo que não a falta de carga no carro.
Tudo se resolve, como dizes e bem… mas ainda não é a mesma coisa e voltamos a bater nos perfis.
Há quem se importe zero de ter que coordenar almoços e paragens para cafés e xixis em sítios com carregadores durante as suas viagens e que mais 30min menos 30min é irrelevante… mas há quem não ache isso funcional ou no mínimo, agradável.
Voltamos aos perfis, para o meu ainda não dá.
Btw, as melhores experiências na vida são as não programas e inesperadas. [emoji6]
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Abri este tópico para a compra de uma viatura eléctrica e não o facto de ter dúvidas entre aquisição de um eléctrico ou motor a combustão, como disse vou manter o diesel e a gasolina em casa, depois de pesquisar vários modelos e experimentar o Megane, a lista ficou com 3 viaturas, posso me ter esquecido de algum modelo mas não me parece, dos que gosto, uns ficaram excluidos por prazos de entrega e preços, como por exemplo, Tesla Model 3 LR e Mustang Mach e, dito isto, como o carro ideal não existe a lista é a seguinte:
R. Megane Iconic 60 Optimun charge 220 cv
Nissan Ariya Evolve 87k 242 cv
Nissan Ariya 87 Evolve 4orce 306 cv
Destes 2 modelos só vi o Megane, já liguei para vários concessionários Nissan e não tem nenhum, dizem que chega durante este mês, vamos aguardar, ao vivo até posso não gostar. O problema do Megane é não ter algum equipamento que gostava de ter, equipamento esse que o Nissan traz.
Cumps
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostA minha agenda funciona com coisas programadas e temas espontâneos… nada de anormal.
Tudo se resolve, como dizes e bem… mas ainda não é a mesma coisa e voltamos a bater nos perfis.
Há quem se importe zero de ter que coordenar almoços e paragens para cafés e xixis em sítios com carregadores durante as suas viagens e que mais 30min menos 30min é irrelevante… mas há quem não ache isso funcional ou no mínimo, agradável.
Voltamos aos perfis, para o meu ainda não dá.
Btw, as melhores experiências na vida são as não programas e inesperadas. [emoji6]
Ou tens um VE com 100kms de autonomia e precisas de fazer os mesmos 300kms.
Em ambos os casos terá sempre de fazer uma paragem técnica para abastecer. No ICE podemos estar a falar de uma paragem de 10 minutos e no VE de uma paragem de 15 minutos.
As diferenças ainda existem mas já não estamos a falar de necessidades de paragens de uma hora.
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostAbri este tópico para a compra de uma viatura eléctrica e não o facto de ter dúvidas entre aquisição de um eléctrico ou motor a combustão, como disse vou manter o diesel e a gasolina em casa, depois de pesquisar vários modelos e experimentar o Megane, a lista ficou com 3 viaturas, posso me ter esquecido de algum modelo mas não me parece, dos que gosto, uns ficaram excluidos por prazos de entrega e preços, como por exemplo, Tesla Model 3 LR e Mustang Mach e, dito isto, como o carro ideal não existe a lista é a seguinte:
R. Megane Iconic 60 Optimun charge 220 cv
Nissan Ariya Evolve 87k 242 cv
Nissan Ariya 87 Evolve 4orce 306 cv
Destes 2 modelos só vi o Megane, já liguei para vários concessionários Nissan e não tem nenhum, dizem que chega durante este mês, vamos aguardar, ao vivo até posso não gostar. O problema do Megane é não ter algum equipamento que gostava de ter, equipamento esse que o Nissan traz.
Cumps
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostImagina que tens o ICE com autonomia para 200kms, e precisas de fazer 300kms de urgência.
Ou tens um VE com 100kms de autonomia e precisas de fazer os mesmos 300kms.
Em ambos os casos terá sempre de fazer uma paragem técnica para abastecer. No ICE podemos estar a falar de uma paragem de 10 minutos e no VE de uma paragem de 15 minutos.
As diferenças ainda existem mas já não estamos a falar de necessidades de paragens de uma hora.
Quanto representa isso num EV?
Mas é como dizes o fosso, apesar de existir, tem vindo a diminuir substancialmente, seja pelo crescimento da autonomia dos EV seja pelo crescimento da rede de carregadores.
Penso que o grande boost para a qualidade da experiência EV será mesmo o avanço avassalador necessário na rede de carregadores.
Aí sim, só mm perfis muitos específicos terão que assumir perdas com a transição para os EV.
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostAbri este tópico para a compra de uma viatura eléctrica e não o facto de ter dúvidas entre aquisição de um eléctrico ou motor a combustão, como disse vou manter o diesel e a gasolina em casa, depois de pesquisar vários modelos e experimentar o Megane, a lista ficou com 3 viaturas, posso me ter esquecido de algum modelo mas não me parece, dos que gosto, uns ficaram excluidos por prazos de entrega e preços, como por exemplo, Tesla Model 3 LR e Mustang Mach e, dito isto, como o carro ideal não existe a lista é a seguinte:
R. Megane Iconic 60 Optimun charge 220 cv
Nissan Ariya Evolve 87k 242 cv
Nissan Ariya 87 Evolve 4orce 306 cv
Destes 2 modelos só vi o Megane, já liguei para vários concessionários Nissan e não tem nenhum, dizem que chega durante este mês, vamos aguardar, ao vivo até posso não gostar. O problema do Megane é não ter algum equipamento que gostava de ter, equipamento esse que o Nissan traz.
Cumps
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostAbri este tópico para a compra de uma viatura eléctrica e não o facto de ter dúvidas entre aquisição de um eléctrico ou motor a combustão, como disse vou manter o diesel e a gasolina em casa, depois de pesquisar vários modelos e experimentar o Megane, a lista ficou com 3 viaturas, posso me ter esquecido de algum modelo mas não me parece, dos que gosto, uns ficaram excluidos por prazos de entrega e preços, como por exemplo, Tesla Model 3 LR e Mustang Mach e, dito isto, como o carro ideal não existe a lista é a seguinte:
R. Megane Iconic 60 Optimun charge 220 cv
Nissan Ariya Evolve 87k 242 cv
Nissan Ariya 87 Evolve 4orce 306 cv
Destes 2 modelos só vi o Megane, já liguei para vários concessionários Nissan e não tem nenhum, dizem que chega durante este mês, vamos aguardar, ao vivo até posso não gostar. O problema do Megane é não ter algum equipamento que gostava de ter, equipamento esse que o Nissan traz.
Cumps
Está um Arya no concessionario Nissan em Viseu.
Porque descartaste o i4?
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostImagina que tens o ICE com autonomia para 200kms, e precisas de fazer 300kms de urgência.
Ou tens um VE com 100kms de autonomia e precisas de fazer os mesmos 300kms.
Em ambos os casos terá sempre de fazer uma paragem técnica para abastecer. No ICE podemos estar a falar de uma paragem de 10 minutos e no VE de uma paragem de 15 minutos.
As diferenças ainda existem mas já não estamos a falar de necessidades de paragens de uma hora.
Para mim continua a ser preocupação pela falta de confianla nos PCR existentes, que encontro muitas vezes "fora de serviço".
Ainda esta semana fiz cerca de 1.000kms num dia, com uma tirada seguida de 400kms em AE nos 140-150kmh. Além das horas de condução andar ainda preocupado com a questão logística dos abastecimentos, e mais tempo perdido, não é para mim. Normalmente faço tiradas de 300kms + 300kms e pouco mais, que dariam para gerir. Mas quando se sai do plano, complica tudo...
Apesar de ter muita vontade de avançar para um VE, não consigo deixar de apreciar a "segurança" que um plug in ainda dá no aspecto autonomia sem preocupações
Agora viraste o bico ao prego:
Usas os 10 minutos para uma paragem num ICE e 15 minutos para um VE.
Um valor razoável para o ICE mas super optimista para o VE.
200 kms de autonomia num VE são em muitos casos 30kwh (mais se for em AE). Dificilmente carregas 30 kwh em 15 minutos. É que PCURs não estão propriamente ao virar da esquina e não estão todos nos sentidos das "emergências". Para piorar nem todos os carros carregam a essa velocidade.
Isto é quase como ver a Mariana Mortágua trocar de equipa com o Mário Machado.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostEstá um Arya no concessionario Nissan em Viseu.
Porque descartaste o i4?
CumpsEditado pela última vez por 1975; 10 August 2022, 11:27.
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostNão entendi.
Cumps
Não era uma das premissas para esta aquisição? Poupar?
Debateu se aqui em várias páginas que isso seria impossível sem envolver a substituição de um dos carros da tua frota.
Sem isso, gastar 50k, torna se complexo (leia se, impossível) de recuperar.
Comentário
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostPercebo.
Não era uma das premissas para esta aquisição? Poupar?
Debateu se aqui em várias páginas que isso seria impossível sem envolver a substituição de um dos carros da tua frota.
Sem isso, gastar 50k, torna se complexo (leia se, impossível) de recuperar.
Cumps
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Originalmente Colocado por edununo Ver PostPara quem ainda à um 1 ano dizia isto:
Muito mudou.
Agora viraste o bico ao prego:
Usas os 10 minutos para uma paragem num ICE e 15 minutos para um VE.
Um valor razoável para o ICE mas super optimista para o VE.
200 kms de autonomia num VE são em muitos casos 30kwh (mais se for em AE). Dificilmente carregas 30 kwh em 15 minutos. É que PCURs não estão propriamente ao virar da esquina e não estão todos nos sentidos das "emergências". Para piorar nem todos os carros carregam a essa velocidade.
Isto é quase como ver a Mariana Mortágua trocar de equipa com o Mário Machado.
Este apanhado tb está bem castiço.
[emoji1787]
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostNão entendi. (Nem eu nem ninguém…)
Cumps.
Cumps
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostComo são carros que adoro, gostaria dos ter por muitos anos, se vou fazer mais km ao fim de uns tempos estão velhos com uma porrada de km, assim compro mais um carro e vou dividindo os km pelos 3, o eléctrico será carro para o dia a dia, o SUV para viagens mais longas e o cabrio para o verão, espero ter ficado entendido mas alguma dúvida basta perguntar.
Cumps
Poupar, não vejo aí nada…
Que carros é que queres poupar? Quais são os teus actuais carros? A não ser que tenhas algum carro de especial…. isso já desconheço.
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostAbri este tópico para a compra de uma viatura eléctrica e não o facto de ter dúvidas entre aquisição de um eléctrico ou motor a combustão, como disse vou manter o diesel e a gasolina em casa, depois de pesquisar vários modelos e experimentar o Megane, a lista ficou com 3 viaturas, posso me ter esquecido de algum modelo mas não me parece, dos que gosto, uns ficaram excluidos por prazos de entrega e preços, como por exemplo, Tesla Model 3 LR e Mustang Mach e, dito isto, como o carro ideal não existe a lista é a seguinte:
R. Megane Iconic 60 Optimun charge 220 cv
Nissan Ariya Evolve 87k 242 cv
Nissan Ariya 87 Evolve 4orce 306 cv
Destes 2 modelos só vi o Megane, já liguei para vários concessionários Nissan e não tem nenhum, dizem que chega durante este mês, vamos aguardar, ao vivo até posso não gostar. O problema do Megane é não ter algum equipamento que gostava de ter, equipamento esse que o Nissan traz.
Cumps
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Originalmente Colocado por 1975 Ver PostComo são carros que adoro, gostaria dos ter por muitos anos, se vou fazer mais km ao fim de uns tempos estão velhos com uma porrada de km, assim compro mais um carro e vou dividindo os km pelos 3, o eléctrico será carro para o dia a dia, o SUV para viagens mais longas e o cabrio para o verão, espero ter ficado entendido mas alguma dúvida basta perguntar.
Cumps
O cabrio não o utilizes só no Verão porque pode ser pior.
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Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostQueres comprar um EV, totalmente legítimo.
Poupar, não vejo aí nada…
Que carros é que queres poupar? Quais são os teus actuais carros? A não ser que tenhas algum carro de especial…. isso já desconheço.
Claro que poupar, na perspectiva clássica ou mesmo noutras não vai ser o caso. Mas não sei se vale a pena gastares o teu latim neste caso
1975,
Uma boa forma de poupares bastante era por exemplo se tivesses um carro gastador agora.
Passo a explicar tens um mx5 e um Quashqai (é um suponhamos) gastam pouco, tanto um como outro.
Se tivesses um Mustang V8 cabrio e um Hummer, com consumos mais másculos irias poupar muito mais com a introdução do Megane eléctrico. Pensa nisso a forma de maximizar a poupança é comprares 2 carros gastadores antesEditado pela última vez por SalvadorP; 10 August 2022, 13:00.
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