Olhando para certos preços, nomeadamente das grandes marcas devo dizer que hoje os carros estão mais baratos...comparando a qualidade, tecnologia, segurança, ergonomia, economia, modularidade, espaço interior, comportamento e tudo mais...hoje em dia pagamos mais mas por um carro 1000 vezes melhor!
vejam por exemplo os preços dos volvos, do serie 5 da bm, ou um jaguar por exemplo...hoje um S-type 3.0 240cv custa 66 mil euros...
e até nos utilitários....mas que raio um ford fiesta 1.8 DC com 60cv custava 3800 contos??
Cuidado!
Acho q nesta altura os carros a gasóleo pagavam mais I.A. mas n tenho a certeza. Houve uma altura em q pagavam.
Agora é que estou a ver quanto é que o meu pai deu pelo BX 14 TGE...1.995 contos
Antes tinha tido um AX 11 TRE mas com um ano e meio bateram-lhe e o carro foi para o lixo. Depois seguiu-se o BX...aquilo é que era conforto! E o conta kms parecia uma nave espacial.
Ainda me lembro que na altura era um carro bonito, mas hoje em dia....[)] Mas vêem-se muito poucos.
Olhando para certos preços, nomeadamente das grandes marcas devo dizer que hoje os carros estão mais baratos...comparando a qualidade, tecnologia, segurança, ergonomia, economia, modularidade, espaço interior, comportamento e tudo mais...hoje em dia pagamos mais mas por um carro 1000 vezes melhor!
vejam por exemplo os preços dos volvos, do serie 5 da bm, ou um jaguar por exemplo...hoje um S-type 3.0 240cv custa 66 mil euros...
e até nos utilitários....mas que raio um ford fiesta 1.8 DC com 60cv custava 3800 contos??
Uma conclusão empírica correctíssima. Aliás, hoje em dia pagamos em média um preço inferior pelos carros que compramos. Quer dizer, comparados com o rendimento médio actual os carros actuais são mais baratos que os de 1990. Então se metermos toda a panóplia de coisas que em 1990 eram extras ou nem sequer existiam, nem se fala.
Para terem um ideia dos preços actuais daquela tabela, multipliquem-nos por 2,27 (índice de preços no consumidor de base 100 em 1990). Assim dá para ficar com uma ideia mais aproximada do valor dos automóveis.
Nessa altura (1990) os carros eram mais baratos do que são agora e as pessoas tinham mais dinheiro.
Por acaso, será que alguem sabe qual era o preço do gasoleo nessa altura(1990)?
Cuidado com esse tipo de conclusões. Multiplica o preço da tabela por 2,27 para ficares com uma ideia mais concreta. Pode ser verdade nalguns casos (nos segmentos mais baixos), mas nos segmentos mais altos o que dizes não se verifica.
Quanto ao preço do gasóleo não sei, mas tenho quase a certeza que andaria de certeza abaixo dos 92 escudos. Os combustíveis subiram muito mais que a inflação pensou eu (corrijam-me se estiver enganado).
Para terem um ideia dos preços actuais daquela tabela, multipliquem-nos por 2,27 (índice de preços no consumidor de base 100 em 1990). Assim dá para ficar com uma ideia mais aproximada do valor dos automóveis.
Então cá vai:
Renault 5 GTR 5p -> 2.27*1562 cts = 17686€
Renault Clio 1.2 Privilege Luxe 5p -> 17250€
Opel Corsa 1.2 Swing 5p -> 2.27*1402 cts = 15874€
Opel Corsa 1.2 Cosmo 5p -> 17180€
Fiat Uno 60 SX 5p -> 2.27*1501cts = 16995€
Fiat GPunto 1.2 Dynamic 5p -> 15203€
Tenho de sair, depois faço o mesmo para os outros segmentos.
O Mercedes 190D 2.5 Turbo era estupidamente caro para o carro que é... E o Corrado G60 também tinha um preço demasiado alto em relação à concorrência. Não admira que 90% dos que se vêem cá em PT sejam importados
O Mercedes 190D 2.5 Turbo era estupidamente caro para o carro que é... E o Corrado G60 também tinha um preço demasiado alto em relação à concorrência. Não admira que 90% dos que se vêem cá em PT sejam importados
nafs, nao acho que o mercedes estivesse caro. equipara-se hoje em dia a um C270 CDI, que deve custar sensivelmente o mesmo hoje. é engraçado que nas marcas premium os preços vão-se mantendo nas mesmas fasquias. enquanto que outros já passaram para o dobro ou triplo
nafs, nao acho que o mercedes estivesse caro. equipara-se hoje em dia a um C270 CDI, que deve custar sensivelmente o mesmo hoje. é engraçado que nas marcas premium os preços vão-se mantendo nas mesmas fasquias. enquanto que outros já passaram para o dobro ou triplo
A comparação pode ser feita tendo em conta que são ambos, cada um no seu tempo, os mais potentes a diesel.
No entanto continuo a achar o preço muito alto. Vinha completamente despido de equipamento ao contrário do C270 actualmente e custava quase o mesmo que o 190E 2.6 que já era considerado uma berlina desportiva na altura.
O BMW 324TD custava menos 5.000€ e não se ficava atrás em termos de motor.
O Volvo 744 TD tinha a mesma potência, mais equipamento e custava também menos 5.000€
Editado pela última vez por Nafs; 11 May 2007, 20:02.
A comparação pode ser feita tendo em conta que são ambos, cada um no seu tempo, os mais potentes a diesel.
No entanto continuo a achar o preço muito alto. Vinha completamente despido de equipamento ao contrário do C270 actualmente e custava quase o mesmo que o 190E 2.6 que já era considerado uma berlina desportiva na altura.
Mas o C320CDI não é o mais potente?
Realmente nessa altura a mercedes era muito pobre de equipamento.
O meu pai teve um 190E de 88 do serviço dele e aquilo não tinha nada.
Nem VE nem FC. Só mesmo ABS.
podem, visto que as potências sobem como é logico aquando da substituição do modelo. e são também os mais potentes da marca a diesel naquele segmento, falando do c270 de 2002 por aí e tirando o C30. tinha-me esquecido que o C já tinha sido substituido e que tinha saído um 320cdi para o w203.
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