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    #31
    O que é que tem essa?

    Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança. Numa manual meter a mudança requer sensibilidade na embraiagem e timing na mudança da caixa. É por isso que há quem meta be mudanças, que as metas bem e de vez enquado falhe, quem meta mal mudanças, etc.

    No volante tens que ter sensibilidade na viragem, sentes a estrada. Num joystick carregas num botão. Como no computador.

    Não sei pq é que a comparaçãoé assim tão descabida.

    Comentário


      #32
      Boas! Tenho esta caixa no meu carro (golf), e o motor é o 2.o TFSI.

      A nivel de consumos não tenho a referencia dos valores com a caixa manual, mas deve ser ela por ela. para dar um exemplo: auto estrada a velocidade estabilizada de 140 em plano gasta 8,5 sensivelmente. Cidade com para arranca é dificil fazer menos de 12. É curioso que consigo fazer melhores consumos no modo sequencial do q no modo D (vulgo modo economico descrito no manual).

      O prazer de condução não poderia ser melhor.. tb estava mt reticente sobre as capacidades desta caixa (tb nao gostava de caixas automaticas), mas mal experimentei fiquei rendido. As passagens de caixa são fulminantes acompanhadas de um som mt agradavel. Não ha solavancos , só uma lineariedade incrivel!

      Qt a custos de manutenção, tb estou sem saber, a ver vamos como será.

      E se tivesse de trocar de carro, seria com esta caixa sem duvida (isto no grupo VW claro)

      Comentário


        #33
        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

        citação:Originalmente colocada por dysplay21

        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

        1000 vezes uma manual...[:I]
        n percebo a experiencia q tens para afirmar isso.
        não é experiência... simplesmente não gosto de conduzir sem o pedal da embraiagem.....
        Ainda tens a "tinta muito fresca" pra dizer o que gostas o não. Ainda por cima sem nunca ter experimentado. ;)

        Cumprimentos

        Comentário


          #34
          citação:Originalmente colocada por jphbs

          Boas! Tenho esta caixa no meu carro (golf), e o motor é o 2.o TFSI.

          Qt a custos de manutenção, tb estou sem saber, a ver vamos como será.

          Reze para nunca ter problemas sobretudo se tiver o azar de cair em mãos de certos incompetentes (referiro-me a certos concessionarios)

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

            O que é que tem essa?

            Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança. Numa manual meter a mudança requer sensibilidade na embraiagem e timing na mudança da caixa. É por isso que há quem meta be mudanças, que as metas bem e de vez enquado falhe, quem meta mal mudanças, etc.

            No volante tens que ter sensibilidade na viragem, sentes a estrada. Num joystick carregas num botão. Como no computador.

            Não sei pq é que a comparaçãoé assim tão descabida.
            "Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança"
            Por acaso sabe do que está a falar?????
            Um botão para meter mudanças???? Não estamos a falar dos autocarros VOLVO que circulam (ou circulavam) por Lisboa! Falamos da DSG, sabe o que é?

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por mcag

              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

              citação:Originalmente colocada por dysplay21

              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

              1000 vezes uma manual...[:I]
              n percebo a experiencia q tens para afirmar isso.
              não é experiência... simplesmente não gosto de conduzir sem o pedal da embraiagem.....
              Ainda tens a "tinta muito fresca" pra dizer o que gostas o não. Ainda por cima sem nunca ter experimentado. ;)

              Cumprimentos
              É o que se diz... "falar da boca para fora"

              Comentário


                #37
                Para quem não sabe como funciona uma caixa MANUAL, repito, MANUAL automatizada/robotizada, funciona da seguinte maneira, ao acionarmos ao escolhermos a mudança é acinada a embraiagem e é passada a mudança, o facto de não haver pedal de embraiagem não quer dizer que não seja accionada. A mais valia da DSG é conseguir fazer tudo isto num tempo fulminante.

                Repito, quem diz mal ou que não gosta é porque não faz a mais pequena idéia do que está a falar. E reparem, eu também nunca experimentei esta em específico (Mas sim a da Suzuki), e a tendência nas automáticas é de enveredar cada vez mais por este caminho e abandonar as automáticas clássicas.

                Comentário


                  #38
                  nunca conduzi nenhuma dsg, com enorme pena pois todas as pessoas que conehço e a experimentaram dizem ser fantastica!
                  Quanto mim a caixa automática é uma escolha a fazer tendo em vista a utilizaçao do carro, por exemplo, tenho uma automatica no Classe E e manual nos golf's. a adaptação faz-se muito rapidamente e seguramente que em 80% das vezes era preferivel ter uma caixa automatica a uma manual... em cidade, em viagens, o confroto é incomparavelmente superior. que fique claro que adoro conduzir, adoro caixas manuais, mas sou obrigado a reconhecer a excelencia das actuais automaticas, embora, enquanto continuar a poder ter mais que um carro, pelo menos um há de ser sempre manual!

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por FGO

                    citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                    O que é que tem essa?

                    Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança. Numa manual meter a mudança requer sensibilidade na embraiagem e timing na mudança da caixa. É por isso que há quem meta be mudanças, que as metas bem e de vez enquado falhe, quem meta mal mudanças, etc.

                    No volante tens que ter sensibilidade na viragem, sentes a estrada. Num joystick carregas num botão. Como no computador.

                    Não sei pq é que a comparaçãoé assim tão descabida.
                    "Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança"
                    Por acaso sabe do que está a falar?????
                    Um botão para meter mudanças???? Não estamos a falar dos autocarros VOLVO que circulam (ou circulavam) por Lisboa! Falamos da DSG, sabe o que é?
                    Sei mais do que você sabe de valvulas de retenção.

                    As patilhas da DSG são um botão. Mais nada. Podiam ter a forma de um cogumelo e não deixavam de ser um botão.

                    É mais rápida do que uma caixa manual, mas isso para mim não é prazer de condução.

                    Um M5 para fazer os tempos que eles anunciam tem que se meter a caixa no modo mais rapido, carregar no botão ods 500cv, escolher mais uns modos e depois carrega-se a fundo no acelerador e mete-se a primeira. Depois é só ter o pé a fundo que ele faz tudo sozinho. Isso é prazer de condução? Para mim não.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por K2000

                      Repito, quem diz mal ou que não gosta é porque não faz a mais pequena idéia do que está a falar. E reparem, eu também nunca experimentei esta em específico (Mas sim a da Suzuki), e a tendência nas automáticas é de enveredar cada vez mais por este caminho e abandonar as automáticas clássicas.
                      Mas por tu gostares não significa que toda a gente tenha que gostar obrigatóriamente. Eu fico-me com as caixas manuais, expliquei pq, mas não as forcei a ideia a ninguem dizendo que não sabiam do que estavam a falar quando escolhiam caixas automaticas ou semi automaticas.

                      Comentário


                        #41
                        Não é prazer de condução? OK, tudo bem, ou seja, parte-se do principio que já experimentaste o M5 nessas condições e não gostaste. Nesse campo tens mais sorte que eu que nunca tive essa possibilidade, mas ainda gostava de ter esse "desprazer", a sério que gostava.

                        Comentário


                          #42
                          Falar da boca pra fora, não........

                          Com a embraiagem, condiuz-se , com a Caixa Auto / sequencial , acelera-se e trava-se.......

                          Com uma DSG ja é capaz de se fazer qq coisita....

                          Com a ebraiagem, eu controlo o tipo de arranque...por ex...
                          não é que isto sejam argumentos válidos.. mas são gostos...

                          Se agora houvesse um carro que vira-se o volante sozinho, em percursos de cidade por ex, também iam dizer que queriam isso ??

                          Um dia, hei-de conduzir uma coisa dessas robotizadas.....

                          Deve ser giro.. ... ou não....

                          Meu rico pedal da esquerda....

                          Até os F1 têm pedal (patilha) da embraiagem...

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                            citação:Originalmente colocada por FGO

                            citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                            O que é que tem essa?

                            Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança. Numa manual meter a mudança requer sensibilidade na embraiagem e timing na mudança da caixa. É por isso que há quem meta be mudanças, que as metas bem e de vez enquado falhe, quem meta mal mudanças, etc.

                            No volante tens que ter sensibilidade na viragem, sentes a estrada. Num joystick carregas num botão. Como no computador.

                            Não sei pq é que a comparaçãoé assim tão descabida.
                            "Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança"
                            Por acaso sabe do que está a falar?????
                            Um botão para meter mudanças???? Não estamos a falar dos autocarros VOLVO que circulam (ou circulavam) por Lisboa! Falamos da DSG, sabe o que é?
                            Sei mais do que você sabe de valvulas de retenção.

                            As patilhas da DSG são um botão. Mais nada. Podiam ter a forma de um cogumelo e não deixavam de ser um botão.

                            É mais rápida do que uma caixa manual, mas isso para mim não é prazer de condução.

                            Um M5 para fazer os tempos que eles anunciam tem que se meter a caixa no modo mais rapido, carregar no botão ods 500cv, escolher mais uns modos e depois carrega-se a fundo no acelerador e mete-se a primeira. Depois é só ter o pé a fundo que ele faz tudo sozinho. Isso é prazer de condução? Para mim não.
                            exacto... ou então, basta avariar o sensor ou da caixa... e lá vem o reboque...:D

                            mas a sério... conduzir 500cv deve ser uma coisa...

                            apenas acelarar 500cv deve ser outra..[)]

                            Comentário


                              #44
                              citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                              citação:Originalmente colocada por K2000

                              Repito, quem diz mal ou que não gosta é porque não faz a mais pequena idéia do que está a falar. E reparem, eu também nunca experimentei esta em específico (Mas sim a da Suzuki), e a tendência nas automáticas é de enveredar cada vez mais por este caminho e abandonar as automáticas clássicas.
                              Mas por tu gostares não significa que toda a gente tenha que gostar obrigatóriamente. Eu fico-me com as caixas manuais, expliquei pq, mas não as forcei a ideia a ninguem dizendo que não sabiam do que estavam a falar quando escolhiam caixas automaticas ou semi automaticas.
                              Não ponhas palavras na minha boca, não se trata de gostar ou não gostar, mas sim de falar sem experimentar.

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por K2000

                                Não é prazer de condução? OK, tudo bem, ou seja, parte-se do principio que já experimentaste o M5 nessas condições e não gostaste. Nesse campo tens mais sorte que eu que nunca tive essa possibilidade, mas ainda gostava de ter esse "desprazer", a sério que gostava.
                                Nunca conduzi, mas qual te dava mais prazer?

                                Seres tu a trocar as mudanças no tempo certo ou segurar no volante enquanto o carro faz tudo?

                                Acho que não disse nada do outro mundo.

                                Eu não preciso de experimentar para dizer que preferia fazer um arranque com um M5 com uma caixa manual do que com a SMG.

                                Comentário


                                  #46
                                  Mas que raio de condutores estes que não gostam de meter mudanças :D:D

                                  Comentário


                                    #47
                                    citação:Originalmente colocada por paulinhuu



                                    Com a ebraiagem, eu controlo o tipo de arranque...por ex...
                                    não é que isto sejam argumentos válidos.. mas são gostos...

                                    É com comentários desses que se nota que realmente não tens grande noção de como as coisas funcionam, controlas o arranque à tua maneira tal e qual, fazes com 1 pedal o que fazias com 2, ou seja, o pedal passa a servir para passar mudanças e não só para acelerar, o facto de acelerar ou desacelerar em determinadas situações dá uma ordem bem clara à caixa para aumentar ou reduzir, mesmo em modo totalmente automático, continuamos com o controlo total da caixa, mas isso não vos convém lembrar, ou se calhar nem sabiam...

                                    Comentário


                                      #48
                                      citação:Originalmente colocada por K2000

                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu



                                      Com a ebraiagem, eu controlo o tipo de arranque...por ex...
                                      não é que isto sejam argumentos válidos.. mas são gostos...

                                      É com comentários desses que se nota que realmente não tens grande noção de como as coisas funcionam, controlas o arranque à tua maneira tal e qual, fazes com 1 pedal o que fazias com 2, ou seja, o pedal passa a servir para passar mudanças e não só para acelerar, o facto de acelerar ou desacelerar em determinadas situações dá uma ordem bem clara à caixa para aumentar ou reduzir, mesmo em modo totalmente automático, continuamos com o controlo total da caixa, mas isso não vos convém lembrar, ou se calhar nem sabiam...
                                      Não sabiam ??? mas qual é a novidade de nós darmos ordem para trocar de velocidade, através do acelerador ??

                                      Isso até as camionetas da rodoviária de Lisboa fazem.....

                                      não estou a comparar, obviamente... mas esse sistema não é nada de novo.. a caixa em si é que é..

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu acho que não entendeste o que quis dizer, o que passa é a ideia que se carrega no acelerador até chegar à rotação certa de passar a mudança, mas é muito mais que isso, com o acelerador controla-se de facto a passagem, mas de forma muito mais rica e subtil do que isso que pode variar entre o levantar ligueiramente o pedal quando estamos com pouca aceleração que é sinal para passar a mudança mais cedo ou carregar com força que é sinal para passar mais tarde, quando digo que temos de reaprender a conduzir é por isso mesmo, não basta carregar no acelerador, pois o acelerador passa a ter um papel primordial na gestão da caixa, é possível passar as mudanças quando queremos e a que queremos, mesmo em modo automático, isso é que não estão a querer entender, quem já experimentou estas caixas sabe do que estou a falar, os outros têm uma vaga idéia.

                                        Um pedal passa a ter a função de 3 coisas, embraiagem, acelerador e passagem de mudanças.

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                          Falar da boca pra fora, não........

                                          Até os F1 têm pedal (patilha) da embraiagem...
                                          Eu acho que há muito que já não têm. Não tenho a certeza absoluta mas penso que só se usa a embraiagem nos arranques. De resto não usas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                            citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                            citação:Originalmente colocada por FGO

                                            citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                            O que é que tem essa?

                                            Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança. Numa manual meter a mudança requer sensibilidade na embraiagem e timing na mudança da caixa. É por isso que há quem meta be mudanças, que as metas bem e de vez enquado falhe, quem meta mal mudanças, etc.

                                            No volante tens que ter sensibilidade na viragem, sentes a estrada. Num joystick carregas num botão. Como no computador.

                                            Não sei pq é que a comparaçãoé assim tão descabida.
                                            "Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança"
                                            Por acaso sabe do que está a falar?????
                                            Um botão para meter mudanças???? Não estamos a falar dos autocarros VOLVO que circulam (ou circulavam) por Lisboa! Falamos da DSG, sabe o que é?
                                            Sei mais do que você sabe de valvulas de retenção.

                                            As patilhas da DSG são um botão. Mais nada. Podiam ter a forma de um cogumelo e não deixavam de ser um botão.

                                            É mais rápida do que uma caixa manual, mas isso para mim não é prazer de condução.

                                            Um M5 para fazer os tempos que eles anunciam tem que se meter a caixa no modo mais rapido, carregar no botão ods 500cv, escolher mais uns modos e depois carrega-se a fundo no acelerador e mete-se a primeira. Depois é só ter o pé a fundo que ele faz tudo sozinho. Isso é prazer de condução? Para mim não.
                                            exacto... ou então, basta avariar o sensor ou da caixa... e lá vem o reboque...:D

                                            mas a sério... conduzir 500cv deve ser uma coisa...

                                            apenas acelarar 500cv deve ser outra..[)]
                                            com certeza não tens noção do que estas a dizer... a caixa do M5 é da smelhores que existe! o meu pai teve o prazer de andar com um dos actuais m5 (507cv) no qual andei á pendura e a caixa é mais que formidavel, pelo que sei tem um funcionamento semelhante á dsg, mas num motor ''algo'' maior! a rapidez com que se fazem as passagens de caixa tanto em auto como em manual (patilhas) é de ficar de boca aberta e as reduçoes são perfeitas! suaves quando conduzimos confortavelmente ''apenas'' com 400cvs. e super eficazes quando puxamos pelos 507, a efectuar como que um ponta tacão em timing perfeito! enfim, um mimo!!! a pena que eu tenho de em julho ainda ter a carta, senão tambem o tinha guiado! hehe!

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                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu



                                              Um dia, hei-de conduzir uma coisa dessas robotizadas.....
                                              pois...

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                                                #53
                                                citação:Originalmente colocada por cloterico

                                                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                Falar da boca pra fora, não........

                                                Até os F1 têm pedal (patilha) da embraiagem...
                                                Eu acho que há muito que já não têm. Não tenho a certeza absoluta mas penso que só se usa a embraiagem nos arranques. De resto não usas.
                                                Ya.. é só no arranque... mas têm e isso é que é importante... isso e os cãoes de Loiça

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                                                  #54
                                                  com acixas que fazem tudo por nós, carros que estacionam sozinhos, direcção mais assistida que sei lá o quê, com tudo automático... daqui a nada, não conduzimos os carros......[8)]

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Também pensava assim antes.
                                                    Mas acabas por controlar na mesma, apenas de forma talvez mais eficaz ( como já disse pelo menos 2 vezes, nunca experimentei ) mas de certeza que para cidade é muito mais cómodo!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                      com acixas que fazem tudo por nós, carros que estacionam sozinhos, direcção mais assistida que sei lá o quê, com tudo automático... daqui a nada, não conduzimos os carros......[8)]
                                                      sim.. mal se consiga ter os carros a conduzir sozinhos, podes ter a certeza q proibem os humanos de conduzir.. afinal.. sao a pricipal causa de acidentes..

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                                                        #57
                                                        Boa tarde!
                                                        Já conduzi uns milhares de km's com caixa automática ... visto já há ser o sugundo carro com caixa automática que possuo. As caixas automáticas proporcionam uma condição mais relaxada. Das que conheço, nenhuma se compara à DSG. COnduzi um A3 140cv com caixa dsg e achei um espanto. Em D é rápida mas não se diferencia enormemente das actuais boas caixas automáticas. Em sequencial, é rapidissima, suave e neste A3 que experimentei pareceu-me impossível a caixa manual ser mais desportiva. AS passagens, as reduções os comandos no volante, a rotação não cai e a condução é realmente boa. Se fosse num VAG a gasóleo nem hesitaria.
                                                        cumps

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                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                                          citação:Originalmente colocada por FGO

                                                          citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                                          O que é que tem essa?

                                                          Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança. Numa manual meter a mudança requer sensibilidade na embraiagem e timing na mudança da caixa. É por isso que há quem meta be mudanças, que as metas bem e de vez enquado falhe, quem meta mal mudanças, etc.

                                                          No volante tens que ter sensibilidade na viragem, sentes a estrada. Num joystick carregas num botão. Como no computador.

                                                          Não sei pq é que a comparaçãoé assim tão descabida.
                                                          "Numa DSG carregas num botão para meter uma mudança"
                                                          Por acaso sabe do que está a falar?????
                                                          Um botão para meter mudanças???? Não estamos a falar dos autocarros VOLVO que circulam (ou circulavam) por Lisboa! Falamos da DSG, sabe o que é?
                                                          Sei mais do que você sabe de valvulas de retenção.

                                                          As patilhas da DSG são um botão. Mais nada. Podiam ter a forma de um cogumelo e não deixavam de ser um botão.

                                                          É mais rápida do que uma caixa manual, mas isso para mim não é prazer de condução.

                                                          Um M5 para fazer os tempos que eles anunciam tem que se meter a caixa no modo mais rapido, carregar no botão ods 500cv, escolher mais uns modos e depois carrega-se a fundo no acelerador e mete-se a primeira. Depois é só ter o pé a fundo que ele faz tudo sozinho. Isso é prazer de condução? Para mim não.
                                                          Sabe mais não, sabe muito mais que eu sobre as tais "valvulas" de retenção!
                                                          As patilhas da DSG são um botão?? Não devemos estar a falar de caixas automaticas concerteza! Laranjas? Chocolates?Julgo que tambem não seja!

                                                          [img] uploaded/FGO/20061028214139_DSG.jpg [/img]

                                                          Diga lá onde estão as tais patilhas/botoes e se souber explique (que eu não sei (diz o Sr.) e sabe muito mais que eu ) o significado de cada letra?

                                                          Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] DSG.jpg
                                                          30.4KB

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            FGO, não se vê bem mas se reparares consegues ver o " - " e o " + " das patilhas


                                                            P.S.- foto retirada do DB do Taveirada

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                                                              #60
                                                              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                              Falar da boca pra fora, não........

                                                              Com a embraiagem, condiuz-se , com a Caixa Auto / sequencial , acelera-se e trava-se.......
                                                              Fala a voz da experiencia de quem está farto de conduzir com cxs automaticas. Conversas de café paulinhuu?

                                                              Com uma DSG ja é capaz de se fazer qq coisita....
                                                              Realmente é mesmo de quem não sonha o que faz a DSG!

                                                              Com a ebraiagem, eu controlo o tipo de arranque...por ex...
                                                              não é que isto sejam argumentos válidos.. mas são gostos...
                                                              E com a DSG por exemplo não?

                                                              Se agora houvesse um carro que vira-se o volante sozinho, em percursos de cidade por ex, também iam dizer que queriam isso ??
                                                              E qual o problema meu caro?

                                                              Um dia, hei-de conduzir uma coisa dessas robotizadas.....
                                                              E terá a mesma sensação quando se conta azulejos pela primeira vez!;)

                                                              Deve ser giro.. ... ou não....

                                                              Meu rico pedal da esquerda....
                                                              Até os F1 têm pedal (patilha) da embraiagem...
                                                              Não tarda e estamos a falar de SCANIAs, VOLVOs, ACTROS, DAFs, OPTALIDON, ASPEGIC...

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