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Qual a melhor relação curso / diâmetro?

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    #31
    citação:Originalmente colocada por Boxer

    E um motor com componentes mais leves é um motor mais rotativo.
    Não, não...

    O que tu queres dizer e é o que está correcto é que um motor leve sobe mais fácilmente de rotação... ;) ;)

    E estás a contribuir para a redução de atritos internos, o que fará com que a potência produzida pelo motor seja melhor aproveitada no movimento do veículo.

    Comentário


      #32
      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

      citação:Originalmente colocada por Boxer

      E um motor com componentes mais leves é um motor mais rotativo.
      Não, não...

      O que tu queres dizer e é o que está correcto é que um motor leve sobe mais fácilmente de rotação... ;) ;)

      E estás a contribuir para a redução de atritos internos, o que fará com que a potência produzida pelo motor seja melhor aproveitada no movimento do veículo.
      Bom, o motor não fica mais rotativo apenas por ser aligeirado, sim,
      expliquei-me mal. Mas aguenta mais rotação. Se lhe aumentarmos a
      potência e retirarmos o corte, ou o atrasarmos, ele faz mais RPM's.
      E sim, ao ter as medidas exactas do projecto, o atrito é reduzido
      de forma substancial, o que se traduz numa maior eficiência térmica
      e num melhor aproveitamento da energia produzida (menor dissipação).

      Hoje a minha cabeça está a ter um dia muito difícil, mas ao menos o
      carro passou na IPO :D

      Comentário


        #33
        ah e tal...

        ...e a velocidade linear dos pistons? nos motores de maior curso, para a mesma rpm, os pistons têm maior velocidade linear: mais atrito, mais desgaste, mais calor... julgo que tambem implica mais esforço aplicado no "braço" logo bielas mais resistentes (mais pesadas pelo reforço mas tb pelo tamanho - > maior inércia)

        Comentário


          #34
          Curso maior -> Maior inércia -> maiores forças em rotação -> menores velocidades máximas de rotação e mais vibrações (ou meter veios de equilíbrio -> construção + cara e + peças em movimento)

          Diâmetro maior -> melhor respiração -> maior velocidade de rotação, menor altura do motor (centro de gravidade potencialmente mais baixo) e menor binário em baixas e também mais calor gerado (melhorar arrefecimento) e diminuição da eficiência da faísca (meter + velas)

          Ou seja, os carros usam superquadrados ou quase-quadrados e os outros ficam para os tractores.

          Comentário


            #35
            citação:Originalmente colocada por Tartaranhão

            Curso maior -> Maior inércia -> maiores forças em rotação -> menores velocidades máximas de rotação e mais vibrações (ou meter veios de equilíbrio -> construção + cara e + peças em movimento)

            Diâmetro maior -> melhor respiração -> maior velocidade de rotação, menor altura do motor (centro de gravidade potencialmente mais baixo) e menor binário em baixas e também mais calor gerado (melhorar arrefecimento) e diminuição da eficiência da faísca (meter + velas)

            Ou seja, os carros usam superquadrados ou quase-quadrados e os outros ficam para os tractores.
            Muitos carros usam motores que de quadrados nao têm nada.

            E sem ter a certeza absoluta, penso que os motores com o curso maior têm mais binario e força em baixas...

            Comentário


              #36
              citação:Originalmente colocada por monicamelo

              Estive hoje a pesquisar as diferenças entre os cursos e os diâmetros de alguns motores diesel actuais. Notei que para cilindradas pequenas, até aos 2 litros, os cursos são geralmente superiores aos diametros. De todos só um não tinha esta configuração. Reparei também que alguns motores mais antigos, ainda em comercialização, esta relação era inversa, ou próxima disso, caso do 1.7 CDTI de origem Isuzu, cujo diâmetro é superior ao curso e do 1.8 TDCI da Ford que é quase um motor quadrado.

              Devem existir mais alguns que fogem à regra (o 2.0d da BMW), acham que isto é uma tendência actual? Quais as vantagens? Os novos sistemas de injecção têm alguma coisa a ver com isto?

              Para a mesma cilindrada, um motor com maior diametro, terá mais vantagens do que outro com maior curso? Ou será ao contrário. E em termos de binário, que influencia isto terá?

              Venham de lá essas respostas ;)
              Atenção que os dados para esse motor (1.7 CDTI) são:

              Diâmetro = 79mm
              Curso = 86mm

              ;)

              Comentário


                #37
                citação:Originalmente colocada por eser

                Muitos carros usam motores que de quadrados nao têm nada.

                E sem ter a certeza absoluta, penso que os motores com o curso maior têm mais binario e força em baixas...

                E tens toda a razão (mas eu também não disse o contrário ), curso maior é para maior binário em baixas (os tais "tractores") e diâmetro maior é para rpm mais elevadas (não necessariamente 19 mil rpm, mas também).

                Na generalidade dos países chama-se "superquadrado" a um motor que tem um diâmetro de cilindros maior que o respectivo curso, "quadrado" quando ambas as dimensões são iguais e "subquadrado" quando o curso é superior ao diâmetro. Mas acho que há excepções! Não sei se é na Finlândia ou Noruega ou por aí que trocam tudo ao contrário.

                Comentário


                  #38
                  citação:Originalmente colocada por Tartaranhão

                  citação:Originalmente colocada por eser

                  Muitos carros usam motores que de quadrados nao têm nada.

                  E sem ter a certeza absoluta, penso que os motores com o curso maior têm mais binario e força em baixas...

                  E tens toda a razão (mas eu também não disse o contrário ), curso maior é para maior binário em baixas (os tais "tractores") e diâmetro maior é para rpm mais elevadas (não necessariamente 19 mil rpm, mas também).

                  Na generalidade dos países chama-se "superquadrado" a um motor que tem um diâmetro de cilindros maior que o respectivo curso, "quadrado" quando ambas as dimensões são iguais e "subquadrado" quando o curso é superior ao diâmetro. Mas acho que há excepções! Não sei se é na Finlândia ou Noruega ou por aí que trocam tudo ao contrário.
                  desculpa, li mal o teu topico. achei q tinhas dito maior em vezde menor;)

                  Comentário


                    #39
                    citação:Originalmente colocada por Gavela

                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                    Estive hoje a pesquisar as diferenças entre os cursos e os diâmetros de alguns motores diesel actuais. Notei que para cilindradas pequenas, até aos 2 litros, os cursos são geralmente superiores aos diametros. De todos só um não tinha esta configuração. Reparei também que alguns motores mais antigos, ainda em comercialização, esta relação era inversa, ou próxima disso, caso do 1.7 CDTI de origem Isuzu, cujo diâmetro é superior ao curso e do 1.8 TDCI da Ford que é quase um motor quadrado.

                    Devem existir mais alguns que fogem à regra (o 2.0d da BMW), acham que isto é uma tendência actual? Quais as vantagens? Os novos sistemas de injecção têm alguma coisa a ver com isto?

                    Para a mesma cilindrada, um motor com maior diametro, terá mais vantagens do que outro com maior curso? Ou será ao contrário. E em termos de binário, que influencia isto terá?

                    Venham de lá essas respostas ;)
                    Atenção que os dados para esse motor (1.7 CDTI) são:

                    Diâmetro = 79mm
                    Curso = 86mm

                    ;)
                    Imensas desculpas ;)
                    Mas a fonte é que não foi credível ;)
                    Já tinha dado pelo erro.

                    Comentário


                      #40
                      citação:Originalmente colocada por jts


                      Com certeza que o ideal é uma relação de 1,618.

                      Curso / Diametro ou Diametro / Curso?

                      De onde retirou esse valor?
                      Que carro é que tem essa relação?
                      Nos diesel a maior relação curso / diametro que encontrei foi o 1.4 e 1.9 TDI's, cerca de 1,2. E confirma-se, os BMW são dos poucos a terem diametros superiores aos cursos. Isto nos Diesel, OK?
                      Vou ver nos Otto e a começar pelo S2000. Deve ter um valor interessante. Será esse o dos 1.618?

                      Comentário


                        #41
                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                        citação:Originalmente colocada por jts


                        Com certeza que o ideal é uma relação de 1,618.

                        Curso / Diametro ou Diametro / Curso?

                        De onde retirou esse valor?
                        Que carro é que tem essa relação?
                        Nos diesel a maior relação curso / diametro que encontrei foi o 1.4 e 1.9 TDI's, cerca de 1,2. E confirma-se, os BMW são dos poucos a terem diametros superiores aos cursos. Isto nos Diesel, OK?
                        Vou ver nos Otto e a começar pelo S2000. Deve ter um valor interessante. Será esse o dos 1.618?
                        :D:D:D:D:D

                        Este valor é o valor da proporçao perfeita... é o valor pelo qual a maior parte dos seres vivos se proporcionam (tamanho dos olhos em relaçõ à boca, etc, etc...

                        Comentário


                          #42
                          citação:Originalmente colocada por eser

                          citação:Originalmente colocada por monicamelo

                          citação:Originalmente colocada por jts


                          Com certeza que o ideal é uma relação de 1,618.

                          Curso / Diametro ou Diametro / Curso?

                          De onde retirou esse valor?
                          Que carro é que tem essa relação?
                          Nos diesel a maior relação curso / diametro que encontrei foi o 1.4 e 1.9 TDI's, cerca de 1,2. E confirma-se, os BMW são dos poucos a terem diametros superiores aos cursos. Isto nos Diesel, OK?
                          Vou ver nos Otto e a começar pelo S2000. Deve ter um valor interessante. Será esse o dos 1.618?
                          :D:D:D:D:D

                          Este valor é o valor da proporçao perfeita... é o valor pelo qual a maior parte dos seres vivos se proporcionam (tamanho dos olhos em relaçõ à boca, etc, etc...
                          Bem granda galo :D:D:D:D
                          Bem que fui ver o S2000, mas nada [}][}][}]
                          Já estava para ir ver motas :D:D:D

                          Comentário


                            #43
                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            citação:Originalmente colocada por eser

                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                            citação:Originalmente colocada por jts


                            Com certeza que o ideal é uma relação de 1,618.

                            Curso / Diametro ou Diametro / Curso?

                            De onde retirou esse valor?
                            Que carro é que tem essa relação?
                            Nos diesel a maior relação curso / diametro que encontrei foi o 1.4 e 1.9 TDI's, cerca de 1,2. E confirma-se, os BMW são dos poucos a terem diametros superiores aos cursos. Isto nos Diesel, OK?
                            Vou ver nos Otto e a começar pelo S2000. Deve ter um valor interessante. Será esse o dos 1.618?
                            :D:D:D:D:D

                            Este valor é o valor da proporçao perfeita... é o valor pelo qual a maior parte dos seres vivos se proporcionam (tamanho dos olhos em relaçõ à boca, etc, etc...
                            Bem granda galo :D:D:D:D
                            Bem que fui ver o S2000, mas nada [}][}][}]
                            Já estava para ir ver motas :D:D:D
                            :D:D

                            Comentário


                              #44
                              Já se lembraram de algo amplamente esquecido ?!?
                              As 3000rpm qual dos motores tem maior velocidade linear do piston, o típico otto ou diesel ?

                              Comentário


                                #45
                                citação:Originalmente colocada por 3com

                                Já se lembraram de algo amplamente esquecido ?!?
                                As 3000rpm qual dos motores tem maior velocidade linear do piston, o típico otto ou diesel ?
                                Pela pergunta, deve ser o diesel, mas a repsosta assim sem pensar diria que é igual...

                                Comentário


                                  #46
                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                  Já se lembraram de algo amplamente esquecido ?!?
                                  As 3000rpm qual dos motores tem maior velocidade linear do piston, o típico otto ou diesel ?
                                  O que tiver maior curso, seja otto seja diesel. Mas na generalidade será Diesel.;)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Ora, se partirmos do suposto que maiores velocidades de piston significam um maior desgaste nos segmentos e camisas/cabeça do motor.....
                                    Ou seja, um otto ao bom estilo americano mas bem construído, faz milhões de quilometros

                                    Comentário


                                      #48
                                      E num motor com pistons ovais, como funciona a teoria?

                                      Comentário


                                        #49
                                        citação:Originalmente colocada por 3com

                                        Ora, se partirmos do suposto que maiores velocidades de piston significam um maior desgaste nos segmentos e camisas/cabeça do motor.....
                                        Ou seja, um otto ao bom estilo americano mas bem construído, faz milhões de quilometros
                                        Pois...
                                        Só está a esquecer que para a mesma velocidade de circulação, os diesel vão a rotações mais baixas. E então essas velocidades dos êmbolos, são mais lentas. E assim um diesel tem um tempo de vida útil superior aos otto. ;)

                                        Ao bom estilo americano [xx(][xx(][xx(][xx(]

                                        Comentário


                                          #50
                                          citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                          E num motor com pistons ovais, como funciona a teoria?
                                          Estive quase para ir ver os dados da NS-1 ;)
                                          Devem ser bem interessantes os dados sobre este aspecto.
                                          Deve ter uma area bastante grande, consequentemente um curso curto.
                                          Ainda para mais para alojar 5 [:0][:0] válvulas e uma vela de ignição. Um hino à mecânica[^]

                                          Comentário


                                            #51
                                            já agora alguem sabe qual é a maxima velocidade linear do embolo de um formula 1?

                                            Comentário


                                              #52
                                              citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                              citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                              E num motor com pistons ovais, como funciona a teoria?
                                              Estive quase para ir ver os dados da NS-1 ;)
                                              Devem ser bem interessantes os dados sobre este aspecto.
                                              Deve ter uma area bastante grande, consequentemente um curso curto.
                                              Ainda para mais para alojar 5 [:0][:0] válvulas e uma vela de ignição. Um hino à mecânica[^]
                                              A Honda chegou a produzir motores com pistons ovais e 8 valvulas por cilindro[:0].

                                              Comentário


                                                #53
                                                parabens pelo topico !!! finalmente se pode ver q afinal ainda há pessoas esclarecidas e não só bazofias!!! ainda há esperança para o forum!!!!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  citação:Originalmente colocada por rui freitas

                                                  já agora alguem sabe qual é a maxima velocidade linear do embolo de um formula 1?
                                                  Basta arranjarem dados sobre o curso e o regime de rotação máximo.;)

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Pode apontar-se para 92 mm de diâmetro e 45 mm de curso, para umas 18.500 rpm (o que dá uma aceleração máxima muito jeitosa).


                                                    Pelos vistos, os valores limite são estes:

                                                    For 2006, the engines must be 90° V8 of 2.4 litres maximum capacity with a 98 mm maximum circular bore, which imply a 39.7 mm minimum stroke. They have two inlet and two exhaust circular valves per cylinder, are normally-aspirated and must have a 95 kg minimum weight.

                                                    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of...la_One_engines

                                                    Comentário


                                                      #56

                                                      Pois para 45mm de curso, eu apontava para 72,81mm de diâmetro. A proporção divina não falha!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Isso implicava um V12 (ou "V" a 180º).

                                                        Mas era capaz de ser divino. :D

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                          citação:Originalmente colocada por rui freitas

                                                          já agora alguem sabe qual é a maxima velocidade linear do embolo de um formula 1?
                                                          Basta arranjarem dados sobre o curso e o regime de rotação máximo.;)
                                                          O que é utilizado na comparação entre motores é a velocidade média do pistão.
                                                          Normalmente 20m/s é considerado o limite prático para a maior parte dos motores. Como é calculada?

                                                          N é o numero de rotações por segundo
                                                          1/N é o tempo em segundos de uma rotação do motor.
                                                          1/(2N) é o tempo que o pistão demora percorrer um curso
                                                          C é o curso em metros

                                                          Velocidade média= 2 N C

                                                          Tomando como exemplo o hipotético motor F1

                                                          N=18500RPM
                                                          C=45mm

                                                          VelPistao= 2 x (18500/60) x (45/1000)= 27.7 m/s

                                                          O que é um valor muito elevado. Recordo-me de ter lido que os motores V10 BMW eram os mais potentes da F1 pois ultrapassavam as 19000 rpm usando materiais especiais que toleravam as levadas velocidades do pistão.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            citação:Originalmente colocada por delarocha

                                                            citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                                            citação:Originalmente colocada por rui freitas

                                                            já agora alguem sabe qual é a maxima velocidade linear do embolo de um formula 1?
                                                            Basta arranjarem dados sobre o curso e o regime de rotação máximo.;)
                                                            O que é utilizado na comparação entre motores é a velocidade média do pistão.
                                                            Normalmente 20m/s é considerado o limite prático para a maior parte dos motores. Como é calculada?

                                                            N é o numero de rotações por segundo
                                                            1/N é o tempo em segundos de uma rotação do motor.
                                                            1/(2N) é o tempo que o pistão demora percorrer um curso
                                                            C é o curso em metros

                                                            Velocidade média= 2 N C

                                                            Tomando como exemplo o hipotético motor F1

                                                            N=18500RPM
                                                            C=45mm

                                                            VelPistao= 2 x (18500/60) x (45/1000)= 27.7 m/s

                                                            O que é um valor muito elevado. Recordo-me de ter lido que os motores V10 BMW eram os mais potentes da F1 pois ultrapassavam as 19000 rpm usando materiais especiais que toleravam as levadas velocidades do pistão.
                                                            Está certissímo!
                                                            [^][^][^]
                                                            Já agora convertendo para Km/H para terem uma ideia mais real:
                                                            Velocidade média do embolo = 99.72 Km/H

                                                            Daqui a pouco já coloco mais informações sobre o tópico.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Bem mais uma considerações, mas já estou a ver que isto já está a caminhar para o enterro

                                                              Em jeito de conclusão, podemos referir:

                                                              - que a tendência actual dos diesel são cursos superiores aos diametros. Exceptuando alguns motores que realmente visam potências elevadas, caso dos BMW, os Mercedes e algumas propostas mais recentes. Se será essa a tendência futura? Não sei.

                                                              - que motores com cursos superiores aos diametros apresentam melhor resposta a baixos regimes, devido a terem maior inércia. Não fazem tantas rotações e são mais duradouros. À partida, dependendo também dos materiais. Atingem-se maiores velocidades médias de deslocamento do embolo. Penso que este conceito combina melhor com os diesel.

                                                              - na proporção inversa, diametros superiores aos cursos, pode-se concluir o seguinte: são motores mais propensos à rotação, devido a uma menor inércia dos conjuntos móveis. A cabeça do motor pode ser mais larga o que possibilita a utilização de mais, ou maiores, válvulas. Daqui resulta uma melhor capacidade de enchimento dos cilindros. O motor é mais baixo podendo possibilitar uma diminuição do centro de massas. A velocidade média do embolo diminui. Agora um aspecto importante: com maiores diametros a reacção lateral do embolo sobre a camisa é mais intensa. Isto porque o cilindro ao descer, vai ser arrastado no sentido para onde a biela o irá puxar. Neste caso como o angulo entre a biela e o movimento rectilineo do embolo é maior, essa reacção na camisa do motor vai ser mais significativa. Daqui resulta uma duração inferior. Dependente também, como é óbvio da qualidade dos materiais. Como consequência é um motor que combina melhor com o ciclo Otto e motores de elevada performance.

                                                              Comentário

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