Projecto para reeditar a Apline em 2000 (Z11 Berlinette)
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Tópico Renault - O Diamante!
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostProjecto de meados dos anos 90 para mercados emergentes a produzir na Turquia
Exacto...sim...reciclaram e deu Mégane I Break
Se repararem na segunda foto, dá bem para ver o pára-choques típico do Mégane de 1995.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostInicialmente, a Mégane I Break foi apenas vendida na Turquia (onde foi produzida, juntamente com a variante 4 portas), ainda com a frente original do Mégane I, sendo apresentada uns 3 meses antes da renovação da gama, que ocorreu em Fevereiro de 1999.
Se repararem na segunda foto, dá bem para ver o pára-choques típico do Mégane de 1995.
Essa que postei é phase 2, não?
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Depois do 18 vem o 19... Não na lógica da Renault.
Sans titre 1.jpg
Setembro de 1985.
Este carro hoje em dia seria um desastre industrial: duas distâncias entre eixos (4 com a Break), duas disposições mecânicas do grupo propulsor consoante a família de motores e a necessidade de ter elementos de carroçaria (painéis e pára-choques) específicos em função de tal.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostDepois do 18 vem o 19... Não na lógica da Renault.
[ATTACH]143193[/ATTACH]
Setembro de 1985.
Este carro hoje em dia seria um desastre industrial: duas distâncias entre eixos (4 com a Break), duas disposições mecânicas do grupo propulsor consoante a família de motores e a necessidade de ter elementos de carroçaria (painéis e pára-choques) específicos em função de tal.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostMas tinha duas distâncias e colocação diferente como?
Sou muito velho para o R21 lol
Distâncias entre eixos distintas (o que implica chassis e peças de carroçaria diferentes de versão para versão).
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostEspace V cancelada (abertura assimétrica lateral: um lado porta deslizante, outro convencional)
Originalmente Colocado por Andre Ver PostClio III
(há qualquer coisa de Pug 206 nesta traseira )
Originalmente Colocado por Andre Ver PostJá encontrei!!
Desconhecia!
Grande conjunto de posts André! A maior parte podiam ir para o topic que criei há tempos sobre os concept da Renault.
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Originalmente Colocado por Eagle88 Ver PostDeduzo que isto ainda seja do tempo do Le Quément. De qualquer forma, essa traseira não se parece com nada que a Renault tenha feito. Aliás os farolins parecem de um Avensis.
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Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
Grande conjunto de posts André! A maior parte podiam ir para o topic que criei há tempos sobre os concept da Renault.
Vocês já devem ter reparado que gosto de falar de Renault e nutro um certo carinho
Gostei muito dos anos 90 deles. Adorei mesmo. Como miúdo fixado em carros (e comboios e aviões, enfim, todos os meios de transporte ) sempre achei que dentro das marcas generalistas a Renault se destacava. A época Le Quément, para mim, teve óptimas contribuições para a indústria. Depois, nomeadamente após 2002, acho que andou completamente perdida. O período 2005-2010 foi terrível, até me doía cada vez que lançavam alguma coisa. Só após o Van den Acker pegar naquilo finalmente voltou aos eixos.
Mas tenho saudade dessa Renault Le Quément.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostObrigado, gosto imenso de conhecer as versões/protótipos industriais, podem ir à vontade se assim quiseres.
Vocês já devem ter reparado que gosto de falar de Renault e nutro um certo carinho
Gostei muito dos anos 90 deles. Adorei mesmo. Como miúdo fixado em carros (e comboios e aviões, enfim, todos os meios de transporte ) sempre achei que dentro das marcas generalistas a Renault se destacava. A época Le Quément, para mim, teve óptimas contribuições para a indústria. Depois, nomeadamente após 2002, acho que andou completamente perdida. O período 2005-2010 foi terrível, até me doía cada vez que lançavam alguma coisa. Só após o Van den Acker pegar naquilo finalmente voltou aos eixos.
Mas tenho saudade dessa Renault Le Quément.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostNão te esqueças que coisas como o Vel Satis e o Avantime (deste hoje até gosto) surgiram bem antes, logo em 2001. Essa década em termos de design foi muito estranha, para mim só gostei do Clio e das carrinhas Lagunas II/III e Meganes II/III. A Scenic II versão curta também se safava.
Originalmente Colocado por Andre Ver PostObrigado, gosto imenso de conhecer as versões/protótipos industriais, podem ir à vontade se assim quiseres.
Vocês já devem ter reparado que gosto de falar de Renault e nutro um certo carinho
Gostei muito dos anos 90 deles. Adorei mesmo. Como miúdo fixado em carros (e comboios e aviões, enfim, todos os meios de transporte ) sempre achei que dentro das marcas generalistas a Renault se destacava. A época Le Quément, para mim, teve óptimas contribuições para a indústria. Depois, nomeadamente após 2002, acho que andou completamente perdida. O período 2005-2010 foi terrível, até me doía cada vez que lançavam alguma coisa. Só após o Van den Acker pegar naquilo finalmente voltou aos eixos.
Mas tenho saudade dessa Renault Le Quément.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostQualquer pessoa que conduza um QQ 1.5 dCi e um 1.6 dCi percebe que dificilmente compensa pagar mais pelo segundo.
A performance no mundo real não é muito diferente, essa é que é essa. O 1.6 dCi é mais silencioso mas até é pior em cidade, pelas baixas.
O 1.5 dCi, a meu ver, tem como único defeito grave ser áspero e ruidoso para os dias de hoje, parecendo um motor velho e de outros tempos. De resto, é bem simpático de utilizar pois é redondo para um diesel de baixa cilindrada.
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O 1.6 dCi acabou por ser tão bom que o 1.5 dCi continuou sempre a vender mais do que o primeiro. Ou seja, as vantagens técnicas que o 1.6 tem sobre o 1.5 não se traduziu em vantagem comercial.
Na verdade, o 1.6 dCi deveria ser um substituto do 1.5 dCi mas nunca o foi ou conseguirá ser. Aí está a prova, com o aparecimento do 1.7 dCi.
E com isto, o bloco 1.5 dCi já leva quase 20 anos de actividade no lombo, com múltiplas variantes e constantes evoluções, tendo passado por vários e alguns graves momentos de crise (fiabilidade) praticamente incólume, viu nascer e morrer alguma concorrência directa mas continua a ser um bloco com muita procura e nem mesmo o último escândalo relacionado com o Diesel e o retorno à gasolina lhe parecem fazer mossa.
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostGostei muito dos anos 90 deles. Adorei mesmo. Como miúdo fixado em carros (e comboios e aviões, enfim, todos os meios de transporte ) sempre achei que dentro das marcas generalistas a Renault se destacava. A época Le Quément, para mim, teve óptimas contribuições para a indústria. Depois, nomeadamente após 2002, acho que andou completamente perdida. O período 2005-2010 foi terrível, até me doía cada vez que lançavam alguma coisa. Só após o Van den Acker pegar naquilo finalmente voltou aos eixos.
Mas tenho saudade dessa Renault Le Quément.
De 2005 em diante, estavam completamente escaldados e foi preciso começar de novo e passou-se a ter uma Renault mais aborrecida, mais cinzenta e cautelosa, comprometida em melhorar a sua imagem para algo mais sério e de renovação de confiança com o mercado. E comisto também perderam alguma da sua identidade. Mas parece que o patinho feio se transformou novamente em cisne, vamos ver até quando...
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Originalmente Colocado por mike11 Ver PostNem dá para acreditar que alguém que diz isto conheça os dois motores. O 1.6 dci é superior em tudo ao 1.5 dci. Tive os dois em carros semelhantes (meg3 ST e meg 4ST) e afirmo que o 1.6 é melhor em tudo. Mais silencioso, sobe muito melhor de rotação com muito mais vivacidade, mais redondo, às 1500 rpm já puxa em 6ª mesmo a subir enquanto o 1.5 não conseguia sair dessa rotação sem levar uma redução. O 1.6 Consome o mesmo que o 1.5 dci em modo de condução normal, e no modo ECO consome menos 0.3 a 0.5l/100km. Além do evidente que acelera muito melhor e alcança melhor velocidade maxima. É um motor muito mais refinado em todos os aspetos.
Em cidade, contudo, os baixos regimes do 1.5 dCi são melhores. Pela simples razão que tem 8V e o outro 16v. Razão essa que levou marcas como a Peugeot a voltar a versões 8V do 1.6 HDi há uns tempos, depois de terem lançado versões de 16v. Esta é a razão central para a Renault nunca ter chegado a livrar-se do 1.5 dCi e nunca apresentando uma versão na faixa 90-110cv do 1.6 dCi.
No final, o 1.6 dCi não vale o mais que custa para a maioria dos utilizadores, o que não impede não seja melhor, na globalidade. E o seu relativo insucesso comercial só demonstra isso.
Mesmo a versão twin turbo de 160cv tem deixado completamente a desejar. Ao ponto da Renault voltar agora à carga com um 2.0 dCi da mesma potência. A Renault será estúpida para numa era de downsizing abandonar um motor tão bom como dizes, regressando ao 2.0 dCi para a versão de topo do 1.6 dCi e abandonando-o por um novo 1.7 dCi a cobrir os 120cv a 150cv?
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostQue o 1.6 dCi é superior na maior parte dos pârametros...obviamente, mal seria. Mais recente, mais cilindrada, mais potência. Os consumos que falas são completamente optimistas pois o 1.6 dCi só a fazer percursos em AE é capaz de ser mais económico. Porque respira melhor em altas e exige menos regime para velocidades mais altas. Em todos os restantes percursos o 1.5 dCi é mais económico.
Em cidade, contudo, os baixos regimes do 1.5 dCi são melhores. Pela simples razão que tem 8V e o outro 16v. Razão essa que levou marcas como a Peugeot a voltar a versões 8V do 1.6 HDi há uns tempos, depois de terem lançado versões de 16v. Esta é a razão central para a Renault nunca ter chegado a livrar-se do 1.5 dCi e nunca apresentando uma versão na faixa 90-110cv do 1.6 dCi.
No final, o 1.6 dCi não vale o mais que custa para a maioria dos utilizadores, o que não impede não seja melhor, na globalidade. E o seu relativo insucesso comercial só demonstra isso.
Mesmo a versão twin turbo de 160cv tem deixado completamente a desejar. Ao ponto da Renault voltar agora à carga com um 2.0 dCi da mesma potência. A Renault será estúpida para numa era de downsizing abandonar um motor tão bom como dizes, regressando ao 2.0 dCi para a versão de topo do 1.6 dCi e abandonando-o por um novo 1.7 dCi a cobrir os 120cv a 150cv?
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Originalmente Colocado por Andre Ver PostMas tinha duas distâncias e colocação diferente como?
Sou muito velho para o R21 lol
Motores 2.0, 2.0 Turbo, 2.2 e 2.1 d/dT (Dourvin), colocação longitudinal do conjunto motor + caixa de velocidades (do tipo NJ), distância entre eixos menor de 2,60 m..
Podes ver melhor a diferença na distância da cava da roda para a porta. Os pára-choques e painéis laterais também são diferentes.
Ainda em termos mecânicos, as versões com colocação em modo transversal recebiam uma suspensão frontal herdada da solução usada no duo R9/R11, ao passo que as versões como disposição longitudinal recebiam uma solução herdada do R25 (ainda que simplificada).
Some-se a isto ainda a maior distância entre eixos da versão Nevada, a carrinha, em 15 centímetros.
Bela salganhada!Editado pela última vez por DeCeIi; 09 February 2018, 11:56.
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