Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Imposto automovel e imposto unico de circulação - Informação útil nas Pags. 13 e 17

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Relembro só mais uma vez um "pequenino" aspecto:

    Os cálculos saem todos do princípio q não há mexidas nos preços base por parte das marcas.....

    Sabem quem aplaudiu mais a alteração do IA? Uma dica: não foram os ambientalistas....

    Exacto, foi a ANECRA....

    Resta ver se é para poderem concorrer melhor com os importados usados mantendo os preços-base ou se é, como eu já ouvi queixas das vendas de automóveis, para aumentar as margens de venda, que relativamente a Espanha eles dizem que estão demasiado espremidas....

    Ora com abaixamento de IA e aumento de margens, resta ver se o PVP baixa ou aumenta.... Contudo se adicionarmos a alteração do I. Municipal para o IUC (leia-se "iaque", este nome decididamente está feliz ), duvido que o comprador/pagador de impostos tenha vantagens na alteração....

    Comentário


      IA - qual o simulador correcto???

      Boas pessoal,

      após ter decidido ir à Alemanha buscar um carro, comecei por simular o IA a pagar cá. usei 2 dos simuladores que falaram por aqui, no entanto dão-me valores diferentes. Em qual posso confiar??? Observem abaixo p.f. uma simulação para um 2.5 a gasolina de 2003.
      p.f. comentem

      002.jpg

      001.jpg
      Editado pela última vez por RPalma; 27 May 2007, 12:18.

      Comentário


        penso que o 1º é que está correcto mas tenta no bcp confirmar isso (outro simulador)

        http://www.millenniumbcp.pt/site/con...mp/index.jhtml

        Comentário


          Sinceramente não vejo onde está a dúvida!!

          A primeira tabela calcula o imposto a pagar já com o desconto pela idade

          A segunda tabela calcula a diferença entre o imposto que um carro paga agora ou a partir de Julho, sem desconto de idade.

          Essas duas tabelas não servem para calcular a mesma coisa!

          Comentário


            Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
            Sinceramente não vejo onde está a dúvida!!

            A primeira tabela calcula o imposto a pagar já com o desconto pela idade

            A segunda tabela calcula a diferença entre o imposto que um carro paga agora ou a partir de Julho, sem desconto de idade.

            Essas duas tabelas não servem para calcular a mesma coisa!
            RPALMA se reparares na segunda tabela tem a indicação da idade do carro, "3 a 4 anos", e á frente surge o respectivo desconto, logo comparam-se situações identicas


            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
            penso que o 1º é que está correcto mas tenta no bcp confirmar isso (outro simulador)

            http://www.millenniumbcp.pt/site/con...mp/index.jhtml
            SPINNAKER - obrigado pelo link, dá um valor muito similar ao primeiro simulador + - 8000 euros. Serão estes simuladores fidedignos. Alguem por aqui que já tenha importado consegue confirmar a veracidade destes simuladores??


            tks
            Editado pela última vez por Z003; 27 May 2007, 12:49.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Z003 Ver Post
              RPALMA se reparares na segunda tabela tem a indicação da idade do carro, "3 a 4 anos", e á frente surge o respectivo desconto, logo comparam-se situações identicas
              Introduziu na data do veículo 5 de Maio de 2003. Como tal, no segundo simulador deverá escolher o campo "Mais de 4 a 5 anos", porque o carro tem 4 anos e alguns dias, logo, mais de 4 anos.
              Por "Mais de 3 a 4 anos", que é exactamente o que consta na legislação, deverá entender Mais de 3 (3 anos e um dia por exemplo) a 4 anos (exactamente quatro anos, nem mais um dia).
              Espero ter sido claro, não se preocupe que o simulador é fiável.

              Comentário


                alguem me sabe dizer como vai ficar a compra de veiculos por pessoas com deficiência?



                já pesquisei e não encontrei informações sobre as implicações da nova reforma nesta vertente de compra.

                Comentário


                  deve ficar na mesma como é agora. o benefício é a isenção de X euros, independentemente de como o IA é calculado.

                  Comentário


                    Em relação ao imposto de circulação, se vai ser de circulação, não teria muito mais lógica se fosse pago com base nos kms feitos pelo carro?

                    É justo um BMW 750 IL que faz 2.000 kms por ano pagar estupidamente mais de imposto de circulação do que um Fiat Punto 1.3 Multijet que faça 60.000 kms por ano?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                      Em relação ao imposto de circulação, se vai ser de circulação, não teria muito mais lógica se fosse pago com base nos kms feitos pelo carro?

                      É justo um BMW 750 IL que faz 2.000 kms por ano pagar estupidamente mais de imposto de circulação do que um Fiat Punto 1.3 Multijet que faça 60.000 kms por ano?
                      Não é justo.. mas a situação que referes dificilmente seria fiscalizável.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por foo Ver Post
                        Não é justo.. mas a situação que referes dificilmente seria fiscalizável.

                        Não sei se seria assim tão dificil de fiscalizar.

                        Comentário


                          Sim, isso poderia ser verificado nas IPO's... ao menos fariam qualquer coisa de jeito sem ser chatear com coisas parvas...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por bralmeidapt Ver Post
                            Sim, isso poderia ser verificado nas IPO's... ao menos fariam qualquer coisa de jeito sem ser chatear com coisas parvas...
                            Além de que obrigaria todos os carros a irem às IPO, não apenas os mais velhos.

                            Há para aí carros que com 2 anos têm mais de 100.000 kms em cima e estão muito piores do que muitos com 8 anos.

                            Comentário


                              Mas esse imposto de circulação que vocês estão a sugerir anexado aos kms
                              que o carro faz, já existe, é o ISP. O ISP é aplicado sobre
                              os combustiveis, e portanto, quanto mais consumimos mais pagamos.
                              E é o mais justo, porque os carros que consomem mais, pagam mais,
                              e os carros que andam mais pagam mais.

                              Para mim, fazia sentido que fosse o único imposto especial sobre os automóveis. Ou seja, podiam acabar com o IA e com o imposto anual, e
                              ficava só o ISP. Agora, 3 impostos especiais sobre os automóveis,
                              e todos eles carissimos, o estado parece que quer viver à custa de quem
                              usa os automóveis...

                              Comentário


                                Pois é mas se pagássemos tudo via ISP, então aí é q havia de ser gasosa a 3€ ou mais...

                                E o gasóleo tb não ficava abaixo dos 2€....

                                Os ambientalistas eram capazes de aplaudir...

                                O problema era a taxa de inflação de todos os bens de 1ª necessidade q são transportados por estrada... Sim, pq neste país continuamos a não ter uma rede ferroviária de jeito....

                                E eu depois queria ver a malta que se queixa do IA e que compra carros de alta cilindrada a chiar com os preços da gasolina...

                                Não se esqueçam de uma coisa, paguem da maneira que quiserem, mas a receita para o Estado nunca vai ser reduzida. Só só uma questão de tentarmos empurrar de uns para os outros o ónus de pagar a receita fiscal do Estado: uns preferem na gasolina, outros no IA, outros menos IA e mais IUC....

                                Já pensaram que além da questão ambiental e da receita fiscal, tb se trata de um problema de balança de pagamentos com o exterior, visto que importamos mais carros do que exportamos? Qt mais caros os carros forem cá dentro, menos importamos e logo menos dinheiro mandamos para o exterior....

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por TEEZR Ver Post
                                  Já pensaram que além da questão ambiental e da receita fiscal, tb se trata de um problema de balança de pagamentos com o exterior, visto que importamos mais carros do que exportamos? Qt mais caros os carros forem cá dentro, menos importamos e logo menos dinheiro mandamos para o exterior....
                                  Se não os fazemos cá havemos de comprá-los onde?

                                  Os bens de 1ª necessidade sofreriam o aumento dos combustiveis e muito, mas por outro lado, as empresas deixariam de ter custos tão elevados com a compra de veículos, o que poderia fazer com os preços não fossem muito alterados.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                    Se não os fazemos cá havemos de comprá-los onde?

                                    Os bens de 1ª necessidade sofreriam o aumento dos combustiveis e muito, mas por outro lado, as empresas deixariam de ter custos tão elevados com a compra de veículos, o que poderia fazer com os preços não fossem muito alterados.
                                    é por causa disso q se inflaciona o preço de aquisição... Não se resolve o problema, tenta-se acabar com ele...

                                    Não conheço a estrutura de custos dos transportadores rodoviários, mas desconfio que os gastos variáveis com combustíveis são muito maiores que as despesas fixas de amortização da compra dos veículos...

                                    Eu não estou a tentar defender o governo, só estou a tentar mostrar que as coisas não se resolvem eliminando impostos... Podíamos até aumentar o IRS,IRC,IVA (cruz canhoto) para compensar a receita, mas depois não há compnentes de autoregulação ambiental (se a gasolina está cara, polui-se menos com menos consumo - se os carros estão caros, compram-se carros mais pequenos ou com menores níveis de poluição)

                                    E deixemo-nos de ilusões: com o protocolo de quioto temos todos de passar a poluir menos e aqueles que mais poluem têm de fazer o maior sacrifício - se não é um sacrifício material de saltar para um carro menos poluente, então levam com o sacrifício monetário...

                                    E outra: todos nós sabemos q qt mais novos, menos poluentes são os carros, mas os maiores ganhos estão é no salto para carros de menos cilindrada e potência, menos consumidores...

                                    É claro que ninguém quer ouvir esta parte da verdade, e só fala em carros mais modernos, mais eficientes e tal... Mas o que se quer é um carro que tenha mais potência, binário, velocidade, etc... O sentido da troca de carro é sempre, ou qs sempre, na subida de cilindrada, pelo que por muito q avancem as tecnologias, o nivel de poluição na melhor das hipóteses mantêm-se igual, qd tem de se reduzir....

                                    Excepção honrosa feita aos híbridos...
                                    Pensem em híbridos, células hidrogéneo, e combustíveis de fonte renovável, tais como etanol, biodiesel, etc...
                                    Na próxima década, julgo que vamos ter de nos debruçar todos sobre este tema e se calhar daqui a 10-20 quem quizer continuar a consumir combustíveis fósseis, vai pagar muito, mas muito mais impostos que os outros... (sim pq estamos numa democracia e estas coisas são todas tratadas na base da opção voluntária, regulada por impostos).

                                    Desconfio q nessa altura só os administradores das grandes empresas e outra malta do show-off é que vai continuar a consumir este tipo de combustíveis (fósseis), pq só eles é q vão ter dinheiro para a despesa fiscal...
                                    Editado pela última vez por TEEZR; 01 June 2007, 10:21.

                                    Comentário


                                      Supondo que o PVP aumente 5% em Portugal e com a alteração do IA, já alguém fez contas em quando fica ir buscar um veiculo novo a Alemanha e legaliza-lo cá?

                                      Outra dúvida que tenho é se o valor do IUC incide só sobre a compra de carros novos ou também sobre os carros usados comprados depois de Julho, mas com o 1º registo antes desse mês?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por mobilista Ver Post
                                        Introduziu na data do veículo 5 de Maio de 2003. Como tal, no segundo simulador deverá escolher o campo "Mais de 4 a 5 anos", porque o carro tem 4 anos e alguns dias, logo, mais de 4 anos.
                                        Por "Mais de 3 a 4 anos", que é exactamente o que consta na legislação, deverá entender Mais de 3 (3 anos e um dia por exemplo) a 4 anos (exactamente quatro anos, nem mais um dia).
                                        Espero ter sido claro, não se preocupe que o simulador é fiável.
                                        mesmo aplicando esse valor não daria o valor apresentado. O problema é que as células não estavam todas a somar.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por PSilva Ver Post
                                          Outra dúvida que tenho é se o valor do IUC incide só sobre a compra de carros novos ou também sobre os carros usados comprados depois de Julho, mas com o 1º registo antes desse mês?
                                          o que interessa é a data da primeira matricula em portugal.
                                          se é matriculado depois de julho, paga IUC como qualquer outro carro.
                                          é óbvio.

                                          Comentário


                                            Sendo assim, acho que o mercado de carros usados importados de outros países, vai cair em flecha.

                                            Comentário


                                              durante uns tempos talvez, mas depois o mercado recupera (quando os usados mais pretendidos já forem todos pós IUC).

                                              Comentário


                                                Por acaso aqui fica uma dúvida...

                                                O novo imposto é aplicável ao carros matriculados depois de Junho (ou seja ja em Julho) ou ao que entram na alfândega depois de junho?

                                                Eu tenho ideia que apartir do momento que o carro chega à alfandega é lhe marcado o imposto correspondente ao mes em que se está! Qdo não tinha papeis do meu carro o da alfandega tinha la os impostos todos discriminados. Ou seja, depois de julho haverá ainda mto carro onde o imposto será o antigo, não? E deixa de ser possível aquela ideia do : "ah e tal matriculo a 1 de julho".

                                                Basicamente o que se irá ver é um porradão de carros novos parados na alfandega à espero que o mês acabe.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                                                  Por acaso aqui fica uma dúvida...

                                                  O novo imposto é aplicável ao carros matriculados depois de Junho (ou seja ja em Julho) ou ao que entram na alfândega depois de junho?

                                                  Eu tenho ideia que apartir do momento que o carro chega à alfandega é lhe marcado o imposto correspondente ao mes em que se está! Qdo não tinha papeis do meu carro o da alfandega tinha la os impostos todos discriminados. Ou seja, depois de julho haverá ainda mto carro onde o imposto será o antigo, não? E deixa de ser possível aquela ideia do : "ah e tal matriculo a 1 de julho".

                                                  Basicamente o que se irá ver é um porradão de carros novos parados na alfandega à espero que o mês acabe.
                                                  Os carros que sejam matrículadas até ao dia 30 de junho pagam o imposto antigo. O que conta é a data da matricula.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                    Os carros que sejam matrículadas até ao dia 30 de junho pagam o imposto antigo. O que conta é a data da matricula.
                                                    E os papeis da alfandega não têm o imposto lá marcado?
                                                    Tinha ficado com essa ideia. Mas se calhar o papel só é passado assim que há matricula e ai deixa de haver esse "problema".

                                                    Comentário


                                                      Que eu saiba o carro só é desalfandegado depois de matriculado....

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TEEZR Ver Post
                                                        Que eu saiba o carro só é desalfandegado depois de matriculado....
                                                        Pois tinha essa ideia. Mas um amigo disse-me que era qdo entrava no país para a alfandega e sem a matricula. Tkx.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                                                          E os papeis da alfandega não têm o imposto lá marcado?
                                                          Tinha ficado com essa ideia. Mas se calhar o papel só é passado assim que há matricula e ai deixa de haver esse "problema".

                                                          É assim se comprares um carro que seja matriculado até dia 29 de junho (ultimo dia util do mês), terás um carro com o imposto que tens agora, depois dessa data é já com o novo imposto.

                                                          O que conta é a data da matricula, por que é aí que o carro fica registado.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                                                            Pois tinha essa ideia. Mas um amigo disse-me que era qdo entrava no país para a alfandega e sem a matricula. Tkx.

                                                            Vou dar-te o meu exemplo.

                                                            O meu carro tem a declaração aduaneira de 23 de maio passado e tem a matricula de 25 de maio.

                                                            Comentário


                                                              Bom dia,

                                                              Hoje vi nas noticias da manhã, e disseram que todos os automoveis vão pagar imposto apartir de 2008!!

                                                              Vamos pagar IUC para automoveis matriculados antes de Junho de 2007?

                                                              Desculpem a minha duvída, mas queria confirmar isto, se faz favor.

                                                              Obrigado.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X