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20 anos de Revista Turbo - Toyota Corolla 1.3 1988 (o carro que não avaria!)pag.4

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    #91
    eu em 1987 tinha 3 anos, e nao ligava muito a leitura

    mas lembro de carros dessa altura, principalmente o Fiat Uno Turbo I.E que foi o carro do meu tio que andei muitas vezes

    mas tambem do Fiat Ritmo, e do 127(que e mais antigo que eu) que o meu pai tinha o 127 o meu pai ainda o tem na garagem do meu tio no algarve e foi um 1 carros que andei

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      #92
      Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post

      Bem diziam na altura que o Alpine A310 era o Porsche 911 "killer"

      Comentário


        #93
        O mundo automóvel está em constante evolução, não só nos últimos 20 anos mas desde que o automóvel apareceu.

        E ainda bem que assim o é, saimos todos beneficiados.

        Comentário


          #94
          Bom tópico.

          Sobre o passar dos anos, eis a minha opinião:

          Evolução: Segurança, Conforto, Velocidade de ponta, prestações, Consumos, Emissão de gases poluentes.

          Retrocesso: Tecnologia a mais (carros novos parados nas bermas à espera de um técnico da marca para ir lá fazer um Reset), Fiabilidade discutível (já não há nenhuma marca que possamos comprar e dizer "isto não avaria"... pois avariam TODAS) , Condução Desportiva só tem piada a velocidades proibidas (dantes a 120 "era um espectáculo" e as curvas a 70, 80 eram divertidas)...

          Um pormenor: Os Mercedes antigos (série w123) tinham um sistema de fecho centralizado que funcionava a ar comprimido. As portas fechavam e abriam com o virar da chave na porta do condutor... SEM QUALQUER SOM INCÓMODO. Os carros agora, mesmo com o comando à distância fazem TCHAK TCHAK TCHAK TCHAK! Mas o que é isto?!?!?! Evolução?

          Sobre o futuro: eu prevejo que dentro de pouco tempo todos os veículos estarão ligados com sensores e sistemas GPS ou Galileo para evitarem colisões uns com os outros. Isso seria muito positivo... embora eu gostasse de desligar tal sistema para umas corridas na pista abandonada em Estoril e tal... como os Track Day na Inglaterra

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
            Bom tópico.

            Sobre o passar dos anos, eis a minha opinião:

            Evolução: Segurança, Conforto, Velocidade de ponta, prestações, Consumos, Emissão de gases poluentes.

            Retrocesso: Tecnologia a mais (carros novos parados nas bermas à espera de um técnico da marca para ir lá fazer um Reset), Fiabilidade discutível (já não há nenhuma marca que possamos comprar e dizer "isto não avaria"... pois avariam TODAS) , Condução Desportiva só tem piada a velocidades proibidas (dantes a 120 "era um espectáculo" e as curvas a 70, 80 eram divertidas)...

            Um pormenor: Os Mercedes antigos (série w123) tinham um sistema de fecho centralizado que funcionava a ar comprimido. As portas fechavam e abriam com o virar da chave na porta do condutor... SEM QUALQUER SOM INCÓMODO. Os carros agora, mesmo com o comando à distância fazem TCHAK TCHAK TCHAK TCHAK! Mas o que é isto?!?!?! Evolução?

            Sobre o futuro: eu prevejo que dentro de pouco tempo todos os veículos estarão ligados com sensores e sistemas GPS ou Galileo para evitarem colisões uns com os outros. Isso seria muito positivo... embora eu gostasse de desligar tal sistema para umas corridas na pista abandonada em Estoril e tal... como os Track Day na Inglaterra
            funcionavam a vácuo,

            o último mercedes a usar este sistema foi o Classe S ( W 220 ) que foi substituido o ano passado.

            é pena.

            Comentário


              #96
              Curioso este tópico porque acabei agora de comprar a Automagazine nº 4 de Setembro de 1992!

              Logo posto uns scans mas deixo já aqui umas coisinhas para abrir o apetite:

              Superteste Lamborghini Diablo
              Comparativo Ford Escort Cabrio x R19 Cabrio
              Comparativo AR 164 V6 Turbo x Lancia Thema Turbo 16v x Rover 820 Ti
              Ensaio Golf III GTi 130cv

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                Curioso este tópico porque acabei agora de comprar a Automagazine nº 4 de Setembro de 1992!

                Logo posto uns scans mas deixo já aqui umas coisinhas para abrir o apetite:

                Superteste Lamborghini Diablo
                Comparativo Ford Escort Cabrio x R19 Cabrio
                Comparativo AR 164 V6 Turbo x Lancia Thema Turbo 16v x Rover 820 Ti
                Ensaio Golf III GTi 130cv
                creio que a nº1 da Automotor ( 1989 ) trazia a apresentação do Mercedes SL, que curiosamente foi feita em Portugal.

                um abraço.

                Comentário


                  #98
                  Bom tópico.

                  Sobre o passar dos anos, eis a minha opinião:

                  Evolução: Segurança, Conforto, Velocidade de ponta, prestações, Consumos, Emissão de gases poluentes.

                  Retrocesso: Tecnologia a mais (carros novos parados nas bermas à espera de um técnico da marca para ir lá fazer um Reset), Fiabilidade discutível (já não há nenhuma marca que possamos comprar e dizer "isto não avaria"... pois avariam TODAS) , Condução Desportiva só tem piada a velocidades proibidas (dantes a 120 "era um espectáculo" e as curvas a 70, 80 eram divertidas)...

                  Um pormenor: Os Mercedes antigos (série w123) tinham um sistema de fecho centralizado que funcionava a ar comprimido. As portas fechavam e abriam com o virar da chave na porta do condutor... SEM QUALQUER SOM INCÓMODO. Os carros agora, mesmo com o comando à distância fazem TCHAK TCHAK TCHAK TCHAK! Mas o que é isto?!?!?! Evolução?

                  Sobre o futuro: eu prevejo que dentro de pouco tempo todos os veículos estarão ligados com sensores e sistemas GPS ou Galileo para evitarem colisões uns com os outros. Isso seria muito positivo... embora eu gostasse de desligar tal sistema para umas corridas na pista abandonada em Estoril e tal... como os Track Day na Inglaterra



                  além de que a mecânica de antigamente era muito mais "fácil" de perceber do que a actual, isto é, se houver um problema tenta-se resolver e a maioria das vezes resolvia-se, hoje em dia é mesmo melhor chamar o reboque...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Aston007 Ver Post




                    Termina aqui o artigo sobre o Porsche 959.
                    Tópicos assim é que valem a pena: confronto entre o actual e o que de melhor se fez.

                    É.............
                    o mercado automóvel mudou bastante!

                    E o das revistas do sector também.....

                    Há anos que eu não vejo uma reportagem sobre um automóvel como a deste exemplo ou outros que em tempos a Turbo trazia. Só em revistas de clássicos e muito raras vezes....

                    Foi com artigos destes que me o meu entusiamo pelos carros se cimentou....

                    As revistas agora são como as fraldas descartáveis: ler e deitar fora.

                    Ainda compro uma revista de ano a ano, para o meu filho daqui por 40 anos quando pegar nela, ver como os jornalistas e os directores das revistas de hoje em dia são BONS .....
                    Editado pela última vez por mpribas; 16 May 2007, 15:59.

                    Comentário


                      sera que alguem tem alguma revista automovel de 1989? gostava muito de ver a tabela de preços desse ano, particularmente do volkswagen jetta 1.3 a gasolina..

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por squidward Ver Post
                        fiz agora um scanner da auto+ de Maio de 1996, ou seja, uma revista com praticamente 11 anos.






                        ...neste momento nao consegui encontrar a minha revista mais antiga actualmente (automotor de 1991)

                        Então e quem ganhou?

                        Comentário


                          Um comparativo de uma Automotor de 1996:













                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                            Um comparativo de uma Automotor de 1996:














                            Eu tinha esta revista.

                            Já lá vão uns anitos.

                            Comentário


                              Revista Turbo - Março de 1987

                              Viva, por falta de tempo já à muito tempo que não actualizava esta espécie de retrospectiva do que era o mundo automóvel em 1987. Vinte anos passaram e os automóveis mudaram radicalmente.

                              Vou colocar aqui uns scans de um ensaio ao Seat Ibiza Junior, que ilustra bem a enorme evolução que sofreu o segmento dos utilitários em 20 anos, este antepassado dos famosos desportivos a diesel parece uma carroça quando comparado com um Ibiza dos dias de hoje, então a lista de equipamento roçava o indigente, só tem volante e mais nada.
                              Esta versão era uma versão base que não utilizava os celebres motores "system Porsche" mas sim o motor de 900cc do Fiat 127, é curioso o comentário do jornalista relativamento ao peso, pois considerava os 44cv fracos para os 850kg de peso, hoje um Ibiza pesa pelo menos mais 200kg.






                              Comentário


                                Revista Turbo Nº 76 - Janeiro de 1988

                                Viva, há 20 anos já havia carros a gastar 4 litros aos 100!
                                Lembram-se deste Innocenti?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
                                  Curiosamente a qualidade dos artigos também diminuiu com o tempo.
                                  Ao ler um artigo de há 20 anos atrás nota-se que o autor está a escrever com gosto e percebe do assunto.

                                  Nos testes para além de referirem o que interessa para o comum mortal, faziam referência a temas para aqueles mais aficcionados.

                                  Hoje em dia pouco ou nada se vê disto
                                  O jornalismo era mais profissional, técnico e abrangente. Não era só imagem, marketing e publicidade como quase tudo hoje

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                    O Guia do Automóvel é mais antigo que a Turbo.

                                    De facto, o mundo automóvel evoluiu mesmo muito e nem preciso recuar 20 anos, basta 10.
                                    A Turbo surgiu em 1981 e o Guia em 1985

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Joao_Paulo Ver Post
                                      Concordo plenamente relativamente às mudanças verificadas em 20 anos... lembro-me de comprar o Guia do Automóvel em que as folhas eram finíssimas (92/93 aprox.)... concordo plenamente com o Aston007 quando diz que os modelos eram muito menos!!!
                                      Por exemplo o Fiat uno só tinha quatro modelos: 45S, 60S , o turbo i.e. e o diesel). Hoje em dia cada modelo tem inúmeras variantes que se ramificam pelas ofertas de equipamento (ex: Renault Modus 1.5 dci - 70, 85 ou 105 cv??? - Confort, Privilege, Creative, Initiale??? - isto até nos confunde!) mas isto só demonstra como evoluíram as coisas e a quantidade de equipamentos ao nosso dispor para nos fornecer o máximo conforto;

                                      Já agora... parabéns por este tópico!!!
                                      A Renault já tinha muitas versões. Tem que se ter em atenção que além de haver menos crédito ao consumo e menos poder de compra, o mercado também tinha a contingentação e a Renault por ser a única fábrica completa em Portugaltinha cerca de 30% do mercado para si

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Aston007 Ver Post
                                        Viva, à 20 anos já havia carros a gastar 4 litros aos 100!
                                        Lembram-se deste Innocenti?

                                        Sim lembro-me. O meu pai chegou a vender desses carros novos na altura

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Aston007 Ver Post
                                          Viva, à 20 anos já havia carros a gastar 4 litros aos 100!
                                          Lembram-se deste Innocenti?

                                          http://img241.imageshack.us/img241/6233/digitalizar0004cl8.th.jpghttp://img241.imageshack.us/img241/4403/digitalizar0006yy3.th.jpg
                                          990cc, 36cv e a pesar 740kg é normal Um Smart com 45cv e 780kg anuncia 3.3l/100km, a ideia basicamente é a mesma, só que na altura aquele conceito não interessava muito

                                          Comentário


                                            Ao contrário da maior parte, vejo, não acho piada nenhuma a esses carros de há 20 anos atrás...

                                            Não têm a piada dos verdadeiros clássicos, pois são todos demasiado iguais, etc... não têm nada de surpreendente face aos carros actuais.

                                            Também não têm qualquer vantagem face aos actuais... parecem mais um Dacia Logan, mas em protótipo... e ainda mais "despido"...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Nafs Ver Post
                                              Bem diziam na altura que o Alpine A310 era o Porsche 911 "killer"
                                              É engraçado, porque quem acabou (literalmente!) killado foi o/a Alpine...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por jose manuel Ver Post
                                                funcionavam a vácuo,

                                                o último mercedes a usar este sistema foi o Classe S ( W 220 ) que foi substituido o ano passado.

                                                é pena.
                                                Esse sistema, dizem, tornava mais fácil os roubos e bastava a ajuda de uma bola de ténis com um furo ou uma seringa.

                                                Comentário


                                                  Revista Turbo - Janeiro 1988 - Toyota Corolla 1.3 Liftback

                                                  Viva, deixo aqui um ensaio publicado na revista Turbo nº 76 de Janeiro de 1988, ao mítico Toyota Corolla (o carro que num avaria!) aqui na sua sexta geração.












                                                  By aston007, shot with HP pstc3100 at 2008-07-01

                                                  Comentário


                                                    Sempre gostei muito desse Corolla Liftback, além de ser uma boa máquina tinha atributos muito interessantes para a época, excelente equipamento, interiores de qualidade e muito bem equipados.
                                                    As linhas não renegando as origens, eram muito equilibradas, esguias e modernas para o final dos anos 80, era um carro baixinho, bem interessante.

                                                    A minha mãe esteve para comprar um na altura em que sairam, mas acabou por ir para um Volvo 340 GLE.

                                                    Um outro Toyota que sempre admirei e que gostaria de encontrar é o Carina II GL Liftback , da mesma época.

                                                    Fossem assim os Toyotas de hoje e tinham aqui um cliente...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                      Esse sistema, dizem, tornava mais fácil os roubos e bastava a ajuda de uma bola de ténis com um furo ou uma seringa.
                                                      O fecho centralizado por vácuo tem vários problemas, não só a nível de segurança mas também de funcionalidade e manutenção. Uma pistola comum é bem mais fiável que uma bomba de vácuo.

                                                      Em relação à bola de ténis, não funciona. O canhão não tem que receber vácuo, a chave tem é que rodar e depois é que, mecanicamente, é activada a bomba de vácuo.

                                                      Comentário


                                                        Que maravilha de ensaio Aston! Os gráficos estão um mimo.
                                                        Faz-nos pensar o que raio aconteceu às revistas sobre automóveis nos últimos anos...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                          O fecho centralizado por vácuo tem vários problemas, não só a nível de segurança mas também de funcionalidade e manutenção. Uma pistola comum é bem mais fiável que uma bomba de vácuo.

                                                          Em relação à bola de ténis, não funciona. O canhão não tem que receber vácuo, a chave tem é que rodar e depois é que, mecanicamente, é activada a bomba de vácuo.

                                                          Então é apenas mais um mito urbano.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                            Que maravilha de ensaio Aston! Os gráficos estão um mimo.
                                                            Faz-nos pensar o que raio aconteceu às revistas sobre automóveis nos últimos anos...
                                                            Em Portugal tenho uma respeitável colecção de revistas Turbo, se estivesse aí garanto que inundava este tópico de scans!

                                                            A mim também me parece que algo se perdeu nestes últimos 15 a 20 anos no que diz respeito a revistas de automóveis. A Turbo a partir do meio da década de 90 passou a ser banal e deixou de parte aqueles testes detalhados que tanto a caracterizavam.

                                                            Comentário


                                                              Tenho religiosamente guardadas as revistas Turbo do 1 ao 10, tão religiosamente que nem sei onde as enfiei :-S

                                                              Comentário

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