O Punto 1.2 75cv SX HSD do meu pai em 1994 já tinha ABS e AirBag do condutor de série (na altura achei fantástico) pelo que julgo que o Punto GT tambem deveria trazer estes dois equipamentos, não faz sentido o "topo de gama" do Punto não ter esses equipamentos e o Punto HSD ter...
Cumprimentos
O HSD é que era o "topo de gama"..:D
Quando fui procurar o meu primeiro carro...tinha um pouco a mania do diesel, fui ver um punto HSD a um stands de usados...entro no carro...posso dar á chave?...rodo...ESTA M**** NÃO É A DIESEL!!!????
citação:Desculpem o testamento mas... Ter vergonha de ter tido estes carros? Porquê???
jbranco, desculpa so responder agora, mas nao vi a tua resposta.
falei de vergonha porque, efectivamente, é isso que muitos teem! vem a nova moda e tudo o que ficou para tras é para esquecer, a nova moda é que é maravilha
sao poucos os proprietarios deste tipo de carros que nao segue essa filosofia, dai o ultimo paragrafo do meu post;)
citação:Desculpem o testamento mas... Ter vergonha de ter tido estes carros? Porquê???
jbranco, desculpa so responder agora, mas nao vi a tua resposta.
falei de vergonha porque, efectivamente, é isso que muitos teem! vem a nova moda e tudo o que ficou para tras é para esquecer, a nova moda é que é maravilha
sao poucos os proprietarios deste tipo de carros que nao segue essa filosofia, dai o ultimo paragrafo do meu post;)
O que vale é que a moda tantas voltas dá que vai buscar inspiração no antigamente, mais veículos como o Punto GT surgirão, assim espero [:I]
Vendi o meu em Junho do ano passado, e apesar de hoje ter um carro com 155 cv ainda hoje o belo do GT me deixa saudades. Quem teve ou tem, sabe do que estou a falar, e era bem capaz de pagar para andar uma tarde com ele... Vendi pois ía ser pai, e necessitava de mais espaço, e de carro mais confortável, pois estava equipado com Koni Sport e Eibach. Aquele Turbo era realmente brutal, e a nível de fiabilidade 0 problemas. O único senão era mesmo o consumo de óleo, mas segundo a própria marca e inclusive o manual, era perfeitamente normal. O meu próximo carro será com certeza um IMPREZA, pois um turbinado a gasolina, deixa imensas saudades. A quem os tem, deixo um conselho: CONSERVEM-NOS!
Vendi o meu em Junho do ano passado, e apesar de hoje ter um carro com 155 cv ainda hoje o belo do GT me deixa saudades. Quem teve ou tem, sabe do que estou a falar, e era bem capaz de pagar para andar uma tarde com ele... Vendi pois ía ser pai, e necessitava de mais espaço, e de carro mais confortável, pois estava equipado com Koni Sport e Eibach. Aquele Turbo era realmente brutal, e a nível de fiabilidade 0 problemas. O único senão era mesmo o consumo de óleo, mas segundo a própria marca e inclusive o manual, era perfeitamente normal. O meu próximo carro será com certeza um IMPREZA, pois um turbinado a gasolina, deixa imensas saudades. A quem os tem, deixo um conselho: CONSERVEM-NOS!
Exactamente os carros turbinados a gasolina são dificeis de resistir,[B)] e o impreza é sem dúvida uma referência nesse campo. [B)]
Ui... essa de não curvar é um bocado manhosa.
Era um carro que se dava muito bem com curvas rápidas.
O problema eram as outras, mais lentas, onde o eixo frontal tinha dificuldade em pôr os cavalos no chão. Sabem como é... turbos à antiga. on/off
Em comparação com o Punto 2, o Punto I tinha a vantagem de ter suspensão independente às 4 rodas. Faltava-lhe era conjunto mola/amortecedor mais eficaz
Tive um de 97 16-..-IX com essas mola e armotecedores e barras anti aproximaçao e aquilo em curvas rapidas era um bicho...
Nada que umas Eibach Springs & Koni Socks não resolvam! ;)
Desculpem lá o "desenterranço" deste tópico, mas a meu ver é merecido.
Eu tenho um Punto GT da bela colheita de 1994 (Fase 1) com uns simpáticos 75mil klm.
Antes de mais, deixem-me ressalvar um pormenor. O turbo do Punto GT nao é um Garret mas sim um IHI-VL7 (um pouco maior que o IHI VL5 do irmão mais velho Uno turbo Racing). Foi anunciado pela Fiat que o Punto GT teria um turbo garrett nos fase 3, mas tal nunca foi confirmado in loco. Tanto em PT, como no Reino Unido como em França, todos os GT vieram com o explosivo IHI VL7.
Em relação ao Chassi... De origem é um carro com graves problemas de motricidade graças ao overboost e à entrega de binario abismal. Nada que um bom setup de molas/amortecedor/jante maior não resolva. Ainda assim, não é um carro facil de conduzir... é preciso ter uma condução muito certa e sem show off's. Como já foi dito, a traseira quando provocada roda apenas o suficiente para apontar o carro ajudando assim em algumas situações. Nos traçados sinuosos o carro podia-se comportar bem melhor, nao fosse mais uma vez a falta de motricidade a ajudar à "festa".
Apesar de mais potencia, o Punto é um pouco menos "obsceno" que o Uno. Graças ao seu peso, a melhoria de suspensões e caixa mais curta tornou o Punto a "evolução lógica" do Uno. Um dos pontos mais marcantes no Punto GT, para quem os tem em bom estado é a travagem. Extremamente bem dimensionada, com uma travagem vigorosa e eficaz tendo um ABS muito pouco intrusivo em condução desportiva... Actua "na hora H" ;)
Em relação a prestações.... dissecando aqueles que andam mais que qualquer outro veiculo motorizado na estrada, faz os 0-100 em 7.9 segundos anunciados (nunca medi) e faz cerca de 210km/h de velocidade de ponta, em plano. Talvez mais qq coisa...
Algo que aqui ainda n foi referido, foi a tentativa da Fiat de "domar" um pouco o carro, colocando-lhe um limitador de binário na 1ª relação que limitava a pressao de turbo. O objectivo era reduzir o gasto excessivo de pneu em 1ª a arrancar :D
A fiat anunciava consumos de oleo até 0,8L/1000 Klm... No meu caso, verifico que este consumo se situa entre os 0,2 e os 0,3 L/1000...
Consumos... em autoestrada da ultima vez que fiz contas o carro fez uma média de 9,2L/100Klm, a uma velocidade constante de 120/130Km/h (com uma ou outra incursão aos 200).
É, a meu ver o último dos "pocket rockets" da altura... Marcou o fim de uma era de pequenos sobrealimentados (uno turbo, R5 Gtt, G40...) e a meu ver talvez tenha menos projecção que estes ultimos por já ser um carro mais "politicamente correcto". Na época o carro vinha já muito bem equipado (A/C, tecto de abrir electrico, vidros electricos, espelhos electricos, regulação de banco em altura e regulação lombar, regulação da coluna da direcção, etc, etc.)
Hoje em dia, é quase impossivel encontrar um GT em boas condições infelizmente... É um carro barato, e qualquer "puto" o compra para fazer duas ou tres corriditas no Autodromo Vasco da Gama, da pressao de turbo à parva, duas ou tres marteladas aqui e ali e ai vao eles...
Para finalizar deixo aqui umas fotografias do meu carro (detalhado, como se quer) e umas fotos de um dos encontros semanais do Clube Punto GT.
Boas rlopes. Bem vindo ao forum.Excelente máquina a tua, é de ficar com àgua na boca! És de onde? Onde Costumam ser esses encontros? Se tiveres mais fotos coloca aqui. Gostei bastante dos teus comentários, vê-se que és um grande conhecedor dessa e doutras máquinas.
Como poderia um carro com um motor daqueles ser seguro calçado com pneus 185/60R14, e com a qualidade que os pneus tinham na altura!
Se fosse hoje no mínimo dos mínimos tinha de ter 195/50R15 e uns pneus com piso macio e carcaça dura!
O meu carro é dessa altura, tem 4,51m de comprimento e devo dizer que os 195/55 R15 chegam perfeitamente. Claro que se fosse agora teria uns 225/45 17 ou algo do género :D
Desculpem lá o "desenterranço" deste tópico, mas a meu ver é merecido.
Eu tenho um Punto GT da bela colheita de 1994 (Fase 1) com uns simpáticos 75mil klm.
Antes de mais, deixem-me ressalvar um pormenor. O turbo do Punto GT nao é um Garret mas sim um IHI-VL7 (um pouco maior que o IHI VL5 do irmão mais velho Uno turbo Racing). Foi anunciado pela Fiat que o Punto GT teria um turbo garrett nos fase 3, mas tal nunca foi confirmado in loco. Tanto em PT, como no Reino Unido como em França, todos os GT vieram com o explosivo IHI VL7.
Em relação ao Chassi... De origem é um carro com graves problemas de motricidade graças ao overboost e à entrega de binario abismal. Nada que um bom setup de molas/amortecedor/jante maior não resolva. Ainda assim, não é um carro facil de conduzir... é preciso ter uma condução muito certa e sem show off's. Como já foi dito, a traseira quando provocada roda apenas o suficiente para apontar o carro ajudando assim em algumas situações. Nos traçados sinuosos o carro podia-se comportar bem melhor, nao fosse mais uma vez a falta de motricidade a ajudar à "festa".
Apesar de mais potencia, o Punto é um pouco menos "obsceno" que o Uno. Graças ao seu peso, a melhoria de suspensões e caixa mais curta tornou o Punto a "evolução lógica" do Uno. Um dos pontos mais marcantes no Punto GT, para quem os tem em bom estado é a travagem. Extremamente bem dimensionada, com uma travagem vigorosa e eficaz tendo um ABS muito pouco intrusivo em condução desportiva... Actua "na hora H" ;)
Em relação a prestações.... dissecando aqueles que andam mais que qualquer outro veiculo motorizado na estrada, faz os 0-100 em 7.9 segundos anunciados (nunca medi) e faz cerca de 210km/h de velocidade de ponta, em plano. Talvez mais qq coisa...
Algo que aqui ainda n foi referido, foi a tentativa da Fiat de "domar" um pouco o carro, colocando-lhe um limitador de binário na 1ª relação que limitava a pressao de turbo. O objectivo era reduzir o gasto excessivo de pneu em 1ª a arrancar :D
A fiat anunciava consumos de oleo até 0,8L/1000 Klm... No meu caso, verifico que este consumo se situa entre os 0,2 e os 0,3 L/1000...
Consumos... em autoestrada da ultima vez que fiz contas o carro fez uma média de 9,2L/100Klm, a uma velocidade constante de 120/130Km/h (com uma ou outra incursão aos 200).
É, a meu ver o último dos "pocket rockets" da altura... Marcou o fim de uma era de pequenos sobrealimentados (uno turbo, R5 Gtt, G40...) e a meu ver talvez tenha menos projecção que estes ultimos por já ser um carro mais "politicamente correcto". Na época o carro vinha já muito bem equipado (A/C, tecto de abrir electrico, vidros electricos, espelhos electricos, regulação de banco em altura e regulação lombar, regulação da coluna da direcção, etc, etc.)
Hoje em dia, é quase impossivel encontrar um GT em boas condições infelizmente... É um carro barato, e qualquer "puto" o compra para fazer duas ou tres corriditas no Autodromo Vasco da Gama, da pressao de turbo à parva, duas ou tres marteladas aqui e ali e ai vao eles...
Para finalizar deixo aqui umas fotografias do meu carro (detalhado, como se quer) e umas fotos de um dos encontros semanais do Clube Punto GT.
Bem, já que o tópico foi desenterrado pelo meu amigo e companheiro do Clube Punto GT acho que também devería manifestar-me, não para comentar o bom ou mau que por aqui se disse, mas sim para realçar a existência de um Clube onde tentamos reunir o maior número possível de Punto GT e seus proprietários. A bela máquina continua bem viva e desde a criação do Clube podemos ver cada vez mais Punto GT em optimo estado de conservação eu diria mesmo imaculado estado de conservação! Sou o mais velho proprietário de um dos mais antigos Punto GT ( Comprado em 94 neste momento conta com 58 mil kms ) a circular em Portugal, somos já alguns (e cada vez mais) os que fazemos da nossa máquina o nosso "menino de oiro" só para os fim de semana ou momentos mais especiais como encontros semanais ou encontros nacionais.
Quanto ao valor do carro, é preciso primeiro conhece-lo, explora-lo e só depois abusar do seu potencial.
... se tens um Punto GT junta-te a nós!
Já agora tb gostaria de acrescentar algo se me é permitido...
Sou tb proprietário de um GT de 1996. Adoro o carro!
Tenho plena consciência das virtudes e defeitos, das suas limitações e limites. É um carro que necessita de um acompanhamento de perto e de alguma manutenção cuidada, para não se transformar em um “cancro”.
No entanto é um carro apaixonante. Como um bom carro Italiano que é transmite paixão, carisma, irreverência e vontade própria (para o bom e para o menos bom).
A primeira vez que o conduzi e lhe estikei uma 2º velocidade pensei pra mim “vou-me matar com isto”. E é isso que adoro no Punto.
Infelizmente o GT tem que viver com as ideias preconcebidas de que é um Fiat, e pouco fiável, e bêbado, etc, mas quem os tem, e bem conservados, sabe que não é assim. Eu que o diga já que problemas de fiabilidade até hoje são Zero.
Concluindo, o GT vale pelo que é, pela sua filosofia de construção e por todo o prazer muito particular que pode oferecer ao seu proprietário.
Não ker com isto dizer que seja melhor ou pior k este ou akele, simplesmente vale pelo k é.
Espetáculo de máquinas, cada vez gosto mais deste carro, a estética, a performance o equipamento, marcavam bem a diferença. (desculpem: marcava não, marca)
Sem dúvida um bólide a ter na garagem. Ainda não perdi a esperança!
993 Turbo com problemas de handling? Podia nao ser perfeito ( o 996 veio corrigir, de vez, o problema da distribuição de peso nos dois eixos ),mas o unico problema que se conheça do 993 era o eixo dianteiro saltitão, devido à falta de "lastro" neste, e não pela potência a mais...
O 930 Turbo,esse sim, tinho um problema cronico da epoca, muito power para pouco handling...
não corrigiu nada. Apenas atenuou esse problema, dado que o motor a partir da geração 996 viu a sua posição avançar em direcção ao eixo.
A única forma de equilibrar a distribuição de peso num 911 ou é pôr lastro na frente ou chamá-lo Cayman (mid-engine)
Espetáculo de máquinas, cada vez gosto mais deste carro, a estética, a performance o equipamento, marcavam bem a diferença. (desculpem: marcava não, marca)
Sem dúvida um bólide a ter na garagem. Ainda não perdi a esperança!
ainda te vou ver a negociar o micrott do sitefixe[}][}][}].
Entraram uma fornada de GTistas a defender o prato da casa... pode ser que venham para ficar... [:I]:D
Não sou nem mais nem menos que os outros, não venho para este tópico com intuito de dizer bem ou mal do carro por forma a rebaixar os outros carros, mas...
dizer que o GT não curva... que os pneus de origem não são suficientes... (185/55r14 e não 185/60r14) e afins... trata-se de um leigo na matéria!
Com uns pneus medianos em 185/55r14, como tive oportunidade de ter, o carro tinha um comportamento bastante engraçado... a suspensão de origem do GT (mais baixa e parece-me um pouco mais dura que a da restante gama) não é um ponto a favor, mas também não deixa assim tanto a desejar, e ser independente ás 4 rodas, não me venham com evoluções... continua a ser um must no mk1....! Agora, não é qualquer um que pega no carro e.... voilá eu faço isto e aquilo e entro assim em curva e vou lá com todos... É um carro que em rotações abaixo das 2500 é completamente morto e sem força... e que de repente dá tudo ás 3mil... e a coisa acaba lá para as 5500... outra coisa que para o comum dos mortais não faz muito sentido uma vez que muito provávelmente deixariam a rotação subir até ao corte ou perto do corte, rotações essas em que o carro deixa de ter força...
Já em relação ao tópico do rlopes, deixo apenas uma achega... penso que existem bastantes puntos GT's em bom estado pelo país fora... bastantes mais do que qualquer outro pequeno desportivo... talvez porque pouca gente sabe do verdadeiro poder de um carrinho de 8v... e pq quem os tem, ou trata deles, ou pouco tempo depois dão o "peido" por falta de assitência, também porque o GT é um carro em que é dificil fazer modificações mecânicas que não comprometam o carro e que deiam mais andamento ao carro... coisa que em outros pequenos desportivos é bem mais fácil!
O meu passou á pouco tempo a fasquia dos 100mil... e ainda é um menino... apenas tem koni sport, com molas weitec... e jante 15" com 195/45r15.... o que passou os limites do carro para algo muito bom, pelo menos eu considero que está quase no ponto... faltam os coilovers, mas com tempo vai lá!:D
Um abraço em especial para os membros do Clube Punto GT onde ainda se pode encontrar muita informação sobre a viatura... e desejos de que quem os tenha, os continue a estimar!
Comentário